Ver Versão Completa : Barra de torção X Mola helicoidal
danielmotta
22/09/2005, 22:49
Olá pessoal, hoje estava pensando quais seriam as vantagens e devantagens de cada um desses tipos de suspensão. Pois pelo que sei a barra de torção deixa o carro bem limitado quando se deseja dar um lift! Porque caminhonetes como a ranger e outra médias se utilizam desse equipamento e não de molas como os jipes e caminhonetes de grande porte?
Abraços
Daniel Motta
leopoldo
23/09/2005, 18:23
1- Porque o engenheiro projetou daquela forma. :twisted:
2- Porque o espaço só permite um ou outro modelo. :roll:
3- Porque o fabricante não leva em conta as modificações que todos querem fazer depois. :cry:
1- Porque o engenheiro projetou daquela forma. 2- Porque o espaço só permite um ou outro modelo. 3- Porque o fabricante não leva em conta as modificações que todos querem fazer depois.
Pô, mestre, matou a pau. O ítem 3 é lapidar.
Deixe eu dar um pitaco, pro Daniel não ficar tão no "mato sem cachorro".
IMHO todas tem vantagens e desvantagens.
- Molas elipticas são da época das bigas romanas, barulhentas, com atrito interno elevado, suspensão dura, resistentes, fácil de fazer alterações.
- Molas helicoidais + McPhearson, precisa, suspensão macia, cara, menos resistentes, ocupam mais espaço, alterações mais caras.
- Molas helicoidais + braços articulados, idem acima, mas não ocupam tanto espaço, alterações limitadas.
- Barra de torção, precisa, suspensão macia, simples, barata, resistente, não ocupa muito espaço, alteração limitadíssima.
[]´s
1- Porque o engenheiro projetou daquela forma. :twisted:
Esses malditos engenheiros... :twisted: Não entendo como pessoas tão ignorantes possam ser contratadas pelas montadoras para desenvolver veículos como pick-ups, principalmente 4x4!!! :evil:
Não fazem à mínima idéia de que existe uma legião de apreciadores dessas máquinas e de todas as modificações que desejam fazer nelas!
Se existem grandes fábricas de pneus, produzindo sapatinhos de 35", 38", 40" e até maiores, eles pensam que é para usar onde???
Espero um dia ainda poder ver um 4x4 sair de fábrica com uns opcionais, tipo pneus 35" ou 38" e suspensões de acordo...
São umas bestas!!! :mrgreen: :lol: :lol: :lol:
Leopoldo, mostra o teu currículo :P , digo teu jeep, para as montadoras. Aí eles te contratam e vc faz um 4x4 para calçar pneus 38". :concordo:
[]'s
leopoldo
05/10/2005, 21:30
Giovani,
Veja que mesmo o TJ-7 moderno mais bravo - o Rubicon - sai com um enorme pneu ......... "31" :!: :!: :!:
É o seguinte ...... eu não sou projetista de fábrica mas compreendo os porques ..... pense logísticamente o porque não tem pneu de fábrica acima disso :
1- O pneu deve ser padrão na indústria e possuir vários "alternativos". Pneu maior = pneus nem tanto padrão na indústria.
2- O fornecedor do pneu deve providenciar maciças entregas com um acerto financeiro de menor preço para o fabricante do carro. Pneu maior = carro mais caro.
3- Pneus maiores geram maiores consumos, o que seria contra as regulamentações ambientais.
4- Pneus maiores aumentam o peso do veículo. E aumenta o peso ...... aumenta o consumo.
5- Para pneus maiores, se fazem necessárias outras alterações no dimensionamento de semi-eixos e na transmissão, em componentes já "padrão". Ninguém quer isso.
6- Pneus maiores prejudicam os sistemas de freio já comuns na indústria automobilística.
7- Pneus maiores alteram a posição do CG ...... para pior.
Temos outras considerações práticas como tamanho do ESTEPE e o seu suporte.
O tamanho do pneu também deve ser levado em consideração no caso do usuário que vai manipular o bicho. Imagine um senhor ou uma senhora - e ó que tem - tentando trocar um pneu 36" x15" x15" de seu jeep ?????? Você pode achar ridículo mas isso tem que ser levado em consideração.
Assim, entendo o porque não se faz um veículo como um wrangler com pneus 33" ou acima ...... de fábrica.
Porém, nada impede de nós inventarmos um monte de modificaçõeszinhas.
1- O pneu deve ser padrão na indústria e possuir vários "alternativos". Pneu maior = pneus nem tanto padrão na indústria.
2- O fornecedor do pneu deve providenciar maciças entregas com um acerto financeiro de menor preço para o fabricante do carro. Pneu maior = carro mais caro.
3- Pneus maiores geram maiores consumos, o que seria contra as regulamentações ambientais.
4- Pneus maiores aumentam o peso do veículo. E aumenta o peso ...... aumenta o consumo.
Quem quer mesmo, paga mais por isso. Uma Cheroka nova à gasolina, faz média 4,5 - 5,0 Km/l. Onde está a economia???
5- Para pneus maiores, se fazem necessárias outras alterações no dimensionamento de semi-eixos e na transmissão, em componentes já "padrão". Ninguém quer isso.
Faria parte do kit... Paga-se por isso.
6- Pneus maiores prejudicam os sistemas de freio já comuns na indústria automobilística.
É só as montadoras comprarem os UBD! :mrgreen: Pô, se eles não são capazes de fazer um freio que funcione...
7- Pneus maiores alteram a posição do CG ...... para pior.
Isso é problema de quem compra. Quem quer acelerar compra um Vectra, não uma Ranger! :wink:
Temos outras considerações práticas como tamanho do ESTEPE e o seu suporte.
Isso é fácil! Acabe com o espaço da bagagem! Tem muito carrinho que sai assim de fábrica! Ou ponham um suporte externo!
O tamanho do pneu também deve ser levado em consideração no caso do usuário que vai manipular o bicho. Imagine um senhor ou uma senhora - e ó que tem - tentando trocar um pneu 36" x15" x15" de seu jeep ?????? Você pode achar ridículo mas isso tem que ser levado em consideração.
Quem quer um caminhão, deve saber o que está comprando. E só imagino um senhor ou senhora trocando um simples pneu de uma F-250! Nem à pau! Então que diferença faria???
Olha só, são coisas diferentes, porém para o mesmo fim, que é o Off-road:
Uma moto Tornado, vendida normalmente, tanto para uso urbano como para off-road, tem por base um projeto voltado para o off-road. São inúmeros detalhes, que não cabem discutir aqui. Com uma simples troca de pneus e relação e desmontagem parcial de alguns itens, vc tem uma das melhores motos nacionais, senão a melhor, para a prática de algumas modalidades. Em poucas horas vc vai do On para Off, sem ficar devendo nada!
Salvo as devidas proporções, poderíamos ter veículos 4x4 assim. Projetados para Off, e apenas "maquiados" para On. Mas o que vemos é justamente o oposto! :evil: Mesmo nas marcas consagradas para esse fim, como "Jeep". :(
[]'s
O unico legitimo Off Road brasileiro atualmente é o troller!!
Será, talvez, viável construir uma picape inspirada na F-75 ou fazer uma versão puramente Off Road para um público específico?
leopoldo
06/10/2005, 08:06
não acredito que eu lí isso !
Sergio Rocha
06/10/2005, 10:05
nâo acredito que eu lí isso !
TUMBEM :shock:
[]'
Celsogvs
06/10/2005, 14:10
O unico legitimo Off Road brasileiro atualmente é o troller!!
É melhor ler isso que não saber ler. :putz:
Beto Lacerda
07/10/2005, 20:05
É melhor ler isso que não saber ler
eu preferia não saber ler :twisted:
[]'s
Senhores desculpem minha ingnorancia!!!
Mas porque o que disse é errado?
eu preferia não saber ler
X2 :concordo:
O unico legitimo Off Road brasileiro atualmente é o troller!!
Senhores desculpem minha ingnorancia!!!
Mas porque o que disse é errado?
Um dos lemas da Troller é "... criado no asfalto." Isso te dá uma idéia?
É tão Off-road quanto uma S-10 ou Ranger.
Falando nisso, tentem acessar o www.troller.com.br
Se vc não se cadastrar, fornecendo até CPF, só pode acessar umas bobagens... Esses caras pensam que são o quê??? :evil:
[]'s
Obrigado pelo esclarecimento!!!
Passarei a ver a troller de modo diferente
Marcelo A. Marchiodi
16/09/2009, 15:29
Ia criar um tópico pra isso, mas como achei esse, vai aqui mesmo.
E voltando ao assunto sobre molas de torção, já que o assunto principal do tópico foi desvirtuado.
É o seguinte, vendo o projeto deste gringo (ver anexo ou o tópico completo: http://www.race-dezert.com/forum/showthread.php?t=48910) onde ele pretende usar molas (ou barras?...qual o termo correto?) de torção nas 4 rodas, sendo a suspensão com braços duplos A também nas 4 rodas... e mais, todos os braços são intercambiáveis, isso tudo pra evitar o uso de coilovers (baratear o projeto), usar somente um amortecedor by-pass por roda, e tirar o unsprung weight da roda, ou seja... diminuir o peso não suspenso, melhorando assim a performance do veículo... enfim, um PUTA projeto, pelo menos eu acho, muito interessante!
Ainda mais lá que eles tem muitas opções de calibragem dessas molas, devido à vasta indústria direcionada á "desert racing" e bajas.
Enfim, pensei em fazer algo parecido, no meu humilde projeto do meu Gurgel com susp. ind. mas usando-se, claro, componentes nacionais.
E cheguei à conclusão que os únicos veículos que possuíam esse sistema num tamanho pequeno e calibragens variadas, são os próprios veículo VW, tipo Kombi, Variant, Brasilia, Fusca... pois nas pick-ups elas são muito grandes e não serviriam pra mim.
Mas a grande dúvida é como saber dados dessas molas... existe algum catálogo? Ou alguma maneira de eu calcular isso, fórmulas?
Ou vai ter que ser no olhômetro?
O que acham?
Obs: só explicando onde vão as molas no projeto do gringo, elas vão presas abaixo do braço inferior da suspensão, na segunda foto dá pra ver mais ou menos como vai ser, uma ponta da mola presa no braço e a outra ponta no chassis tubular.
Grande Marcelo!
Legal o projeto do Race-Dezert.
Molas de torção (ou barras de torção) são uma boa solução, inclusive são utilizadas na Formula 1. Barras de torção são molas de torção com a seção
transversal circular.
A Ranger e a S10 também utilizam essa solução, com a barra de torção presa ao braço inferior, e a outra extremidade presa ao chassis, conforme desenho abaixo.
No meu carro eu prefiro utilizar o coil-over, pois neste caso eu preciso de apenas um "ponto duro" no chassis. No caso da solução com barra de torção vc precisa de dois, um para fixar o amortecedor e outro para fixar a barra ou mola de torção (o que pode adicionar peso ao projeto).
Para reduzir a rigidez da barra basta usinar o externo em um torno, o que é bem fácil.
A equação para calcular a rigidez de uma barra de torção é:
K = (G*pi*d^4)/(32*L)
onde:
G - módulo de elasticidade transversal do aço
pi - 3.1415
d - diâmetro externo da barra
L - comprimento da barra
O M1A-1 Abrahams é de grande porte, off-road e usa barras de torção =)
Tudo bem que não é uma caminhonete nem jipe hehehehe.
HF-Campos1980
18/05/2022, 22:22
Pessoal desculpe encomodar . por que nao se usa mais barra de torcao em utilitarios ?
Sergioporto
26/05/2022, 20:38
Obrigado pelo esclarecimento!!!
Passarei a ver a troller de modo diferente
Prefiro minha bandeirante 91 do que um X-TUDO
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