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Ver Versão Completa : Freelander 2005 - Problema de câmbio?



alexbdesigner
02/04/2013, 20:10
Olá amigos, boa noite.

Preciso da ajuda de vocês quanto a alguns problemas que estou tendo na minha FL 2005 (estou com ela há 3 anos):

1- No câmbio: todas as posições do câmbio estão perfeitas e a mudança de marchas funcionando corretamente. No entanto, com o carro parado, ao colocar em modo D, percebo que o o volante começa a vibrar e o pedal também. Apenas para comparação, dá pra sentir uma grande diferença quando se engata a ré, onde se percebe que não há tal vibração (fica suave) como ficava antes também no Drive. Parece que ao colocar em D algo começa a ser "forçado", dando a impressão de uma polia ou algo que está girando mais forte e pesado (mesmo que os RPMs não aumentem no painel), ou "pegando" em algo, e que isso se reflete em forma de vibração no volante e até no pedal (você sente esse giro pesado inclusive ao acelerar, em movimento);

2- Em determinado momento que eu estava dirigindo algumas marchas começaram a não entrar e tive que encostar o carro antes de causar um acidente. Mandei para oficina e trocaram o módulo e óleo do câmbio;

3- Depois que peguei o carro as marchas passaram a entrar normalmente, mas a vibração continuava. Fiquei uns dias testando até que o carro começou a apresentar problema de desenvolvimento na velocidade (as marchas entravam mas não deslanchava como devia);

4- O mais "sério" foi que cada vez que eu parava em um cruzamento ou semáforo (reduzindo bruscamente de 20 a 30 km/h até a parada total) o carro, ante de parar, dá 3 ou 4 trancos fortes como se estiver com o giro alto e não "entenda" a redução e parada. Se eu não tiver com o pé firme no freio esses trancos podem "empurrar" o carro pra cima do carro da frente.

Alguém tem alguma dica? Eu já levei em uma oficina que levo meus carros há anos e o mecânico disse que não era câmbio, mas não localizou o problema e já trocou o módulo, velas, coxins inferiores e superiores do motor e por fim a bobina de ignição.

Quero levar o veículo em outro mecânico (especializado), mas antes gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido. Tenho receio de parar em um mecânico que "invente" problemas e arranque a pele...rs. Entendo que a manutenção é cara, mas quero levar em gente competente e honesta. Estou em SP, capital, zona sul.

Abs e obrigado à todos.

Alexandre.

LeandroDelSanto
02/04/2013, 23:37
Esse negócio de dar tranco ao frear mais brusco a minha fazia quando tinha problema nas bobinas! E isso realmente assusta, pois quando você tem certeza que parou o carro dá um pulinho do nada, como soltar a embreagem de soco num carro manual...

Pelo resto do relato não parece ter muito a ver com bobinas, pois você não parece sentir perdas significativas de potências, mas respondi porque sua descrição dos trancos traduziu exatamente o que eu sentia! hehe

alexbdesigner
02/04/2013, 23:43
Esse negócio de dar tranco ao frear mais brusco a minha fazia quando tinha problema nas bobinas! E isso realmente assusta, pois quando você tem certeza que parou o carro dá um pulinho do nada, como soltar a embreagem de soco num carro manual...

Pelo resto do relato não parece ter muito a ver com bobinas, pois você não parece sentir perdas significativas de potências, mas respondi porque sua descrição dos trancos traduziu exatamente o que eu sentia! hehe

Valeu Leandro!

Estou recorrendo ao fórum pois tenho receio de encostar e o pessoal já soltar o famoso "o problema é do câmbio, tem que trocar ou reparar"...o que não é barato!...rs.

Agora, se for mesmo, lasquei-me!

Abs.

ramiresba
04/04/2013, 20:56
Valeu Leandro!

Estou recorrendo ao fórum pois tenho receio de encostar e o pessoal já soltar o famoso "o problema é do câmbio, tem que trocar ou reparar"...o que não é barato!...rs.

Agora, se for mesmo, lasquei-me!

Abs.

Fala Alex, tudo beleza?
Conseguiu resolver o problema? Caso sim, depois poste aqui a solução, pois servirá como um banco de dados para nós landeiros. Observe que você trocou muitas peças caras e o problema continuou. Postando a solução, evitará que um amigo do fórum gaste tudo isso que você gastou. Essa troca de experiências beneficiará a todos nós.
Um abraço

Steveservice
05/04/2013, 00:38
Boa noite Alex, entra em contato com Thespecialist, aqui no forum tem varios relatos sobre ele. Até pesquisei na net um tópico dele sobre a Freelander (http://www.thespecialist.com.br/faq/Faq.asp?id=1 ). Ver se ele pode te ajudar, porque não existe nada pior que mecânico que conserta por eliminação.Acho que é isso, acho que é aquilo, e no final trocou tanta coisa que vc não sabe qual era a peça com defeito !
Boa sorte .

alexbdesigner
19/03/2014, 01:06
resultado:

- abrir o câmbio e fazer a revisão total
- a vibração do volante era o ar-condicionado (parelelo) que estava com as polias travando. Coloquei um original e resolveu.

Levei no Ronald e a viatura tá nova!

Abs!