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Rubens Linhalis
02/04/2013, 16:06
Boa tarde pessoal,

Estou preparando uma Tracker para viagens e acampamentos. Dentre algumas coisas (pra não dizer varias) que quero fazer nela, esta a questão de colocar uma segunda bateria. Atualmente não tenho aquela geladeira 12v poderosas ( $$$ ), uso uma black & decker de 27 litros, ventilador 12v e lâmpadas. A geladeira só fica ligada enquanto o carro estiver funcionando, e isso não esta legal. Já troquei a bateria original de 48 Aph por uma Heliar 75Aph.

A questão toda é onde colocar essa segunda bateria!?! rs

Minha ideia inicial é no cofre do motor, no espaço que tem entre o reservatório de expansão do radiador, o reservatório de agua pra esguicho do para-brisa e o motor. Nesse local, já existe um suporte com furações, outras furações próximas. O que penso é fazer o suporte/base para a bateria fixada nesse local (sem precisar fazer outro furo na lataria). Testei com uma bateria que tinha em casa de 60Aph e coube bem justo, mas coube. Acredito que se colocar uma bateria mais alta e estreita, fica melhor ainda!

Não pretendo colocar aquelas baterias de gel por enquanto ($$$$).

Mais tarde posto fotos do local do motor, destacando o suporte e simulando a segunda bateria instalada.

O que acham?
Alguém tem outra sugestão de local para essa segunda bateria?
Alguém já instalou uma 2ª bateria na tracker/GV ??

Abraços !

LFC
02/04/2013, 16:45
Boa tarde pessoal,

Estou preparando uma Tracker para viagens e acampamentos. Dentre algumas coisas (pra não dizer varias) que quero fazer nela, esta a questão de colocar uma segunda bateria. Atualmente não tenho aquela geladeira 12v poderosas ( $$$ ), uso uma black & decker de 27 litros, ventilador 12v e lâmpadas. A geladeira só fica ligada enquanto o carro estiver funcionando, e isso não esta legal. Já troquei a bateria original de 48 Aph por uma Heliar 75Aph.

A questão toda é onde colocar essa segunda bateria!?! rs

Minha ideia inicial é no cofre do motor, no espaço que tem entre o reservatório de expansão do radiador, o reservatório de agua pra esguicho do para-brisa e o motor. Nesse local, já existe um suporte com furações, outras furações próximas. O que penso é fazer o suporte/base para a bateria fixada nesse local (sem precisar fazer outro furo na lataria). Testei com uma bateria que tinha em casa de 60Aph e coube bem justo, mas coube. Acredito que se colocar uma bateria mais alta e estreita, fica melhor ainda!

Não pretendo colocar aquelas baterias de gel por enquanto ($$$$).

Mais tarde posto fotos do local do motor, destacando o suporte e simulando a segunda bateria instalada.

O que acham?
Alguém tem outra sugestão de local para essa segunda bateria?
Alguém já instalou uma 2ª bateria na tracker/GV ??

Abraços !

Será que não é melhor vc comprar um auxiliar de partida com compressor Black & Decker:
RR Máquinas - Auxiliar de Partida com Compressor 300A/120psi 110/12V - JU300CB - BLACK & DECKER (http://www.rrmaquinas.com.br/canais/produtos/detalhes.asp?codLoja=674)
Acho até que vou comprar um.
Abs,
LFC

Rubens Linhalis
02/04/2013, 17:20
Será que não é melhor vc comprar um auxiliar de partida com compressor Black & Decker:
RR Máquinas - Auxiliar de Partida com Compressor 300A/120psi 110/12V - JU300CB - BLACK & DECKER (http://www.rrmaquinas.com.br/canais/produtos/detalhes.asp?codLoja=674)
Acho até que vou comprar um.
Abs,
LFC

LFC,

Valeu a opniao, meu pai chegou a falar isso.. mas nao me agradou muito a ideia.. mas quem sabe. Acho que se ficar acampado, 3 dias com o carro parado, a bateria principal deve zerar.. sera que esse auxiliar de bateria da conta? E se ficar zerando a beteria constantemente (2x mes), nao ira detonar o tempo de vida util dela ?
A 2ª bateria, ira funcionar independente da principal.. o que me garante que para a partida do carro, terie carga.

Abraços

PHMello
02/04/2013, 18:02
LFC,

Valeu a opniao, meu pai chegou a falar isso.. mas nao me agradou muito a ideia.. mas quem sabe. Acho que se ficar acampado, 3 dias com o carro parado, a bateria principal deve zerar.. sera que esse auxiliar de bateria da conta? E se ficar zerando a beteria constantemente (2x mes), nao ira detonar o tempo de vida util dela ?
A 2ª bateria, ira funcionar independente da principal.. o que me garante que para a partida do carro, terie carga.

Abraços
As baterias pros honda civic são mais finas, e devem resolver seu problema de espaço. Na hora de conectar, faça a conexão em paralelo ( positivo com positivo e negativo com negativo) para poder receber carga do alternador e não sobrecarregar o circuito elétrico (em paralelo mantém a mesma tensão). Voce pode colocar um interruptor entre a original e a segunda pra funcionar separada (ligando seus acessorios nela).
Eu faria assim.
Abç,
PH

Rubens Linhalis
02/04/2013, 18:47
Pessoal, Esse seria o lugar da bateria. Reparem como ficou justo e proximo a mangueira do radiador.

404017


Essa é a base/furação que já existe e a qual eu penso em aproveitar.
404018

Abraços

Rubens Linhalis
02/04/2013, 18:50
As baterias pros honda civic são mais finas, e devem resolver seu problema de espaço. Na hora de conectar, faça a conexão em paralelo ( positivo com positivo e negativo com negativo) para poder receber carga do alternador e não sobrecarregar o circuito elétrico (em paralelo mantém a mesma tensão). Voce pode colocar um interruptor entre a original e a segunda pra funcionar separada (ligando seus acessorios nela).
Eu faria assim.
Abç,
PH


PH..

Valeu pela dica de tamanho de bateria, quando vamos procurar em lojas os vendedores só sabem falar bateria "disso e daquilo", referindo-se a carros.

Sobre a instalação, ainda nao pensei e nem pesquisei como fazer. Um grande amigo tem esse sistema de 2 baterias em uma hilux e usa a anos, então quando estiver com o suporte e local definido eu começo a pesquisar sobre o modo instalação. Mas ta anotada aqui a sua dica ! Valeu !

Abraços !

PHMello
03/04/2013, 23:46
PH..

Valeu pela dica de tamanho de bateria, quando vamos procurar em lojas os vendedores só sabem falar bateria "disso e daquilo", referindo-se a carros.

Sobre a instalação, ainda nao pensei e nem pesquisei como fazer. Um grande amigo tem esse sistema de 2 baterias em uma hilux e usa a anos, então quando estiver com o suporte e local definido eu começo a pesquisar sobre o modo instalação. Mas ta anotada aqui a sua dica ! Valeu !

Abraços !
Se decidir pela bateria do civic, pesquise o preço nas concessionárias honda também, pois costumam ser mais baratas que em lojas comuns (ja tive um civic). Vc pode procurar em desmanches por suportes de bateria de acordo com o modelo que for usar e adaptar a furação.
Faça o serviço com um bom eletricista e não deverá ter problemas.
Abç.

Rubens Linhalis
04/04/2013, 17:28
Se decidir pela bateria do civic, pesquise o preço nas concessionárias honda também, pois costumam ser mais baratas que em lojas comuns (ja tive um civic). Vc pode procurar em desmanches por suportes de bateria de acordo com o modelo que for usar e adaptar a furação.
Faça o serviço com um bom eletricista e não deverá ter problemas.
Abç.

PHMello,
Vou procurar em desmanche sim, valeu novamente pela dica ! :concordo: Vou pedir para um serralheiro fazer a fixação nessa base que postei as fotos... vou ver se passo lá na prox semana. A bateria, medi umas numa loja proximo ao trabalho, e deve caber uma de 65 Aph .
Será que 2cm de espaço entre a a bateria e o mangote do radiador é o suciente para a torçao do motor nao fazer o mangote do radiador encostar na bateria ?

Preciso achar um cara bom para fazer a instalação. Isso é fundamental !


Abraços !

Newton Guerra
04/04/2013, 18:09
Rubens, eu estou querendo instalar a segunda bateria na Prado. Vou colocar um isolador de baterias da Warn como esse aqui: Isolador de Bateria - WARN (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?departamento=Eletrica&produto=Isolador+de+Bateria+-+WARN&dept_id=60&pf_id=IS050)

Um amigo que viaja muito e acampa já usa há anos e gosta muito.

Nesse post antigo do fórum tem bastante coisa sobre o assunto: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/25205-duvida-sobre-baterias-4.html

Parece que o Cavalcante manja bem do assunto.

Abraços

wporfirio
04/04/2013, 20:10
Rubens,

Tenho a idéia parecida com a sua, construir um carro para viagens longas e acampamento. Ainda não possuo a viatura, mas uma das viaturas que comecei pesquisar no inicio foi o GV/Tracker, pesquisei muito e falando da Tracker, na minha opnião no forum temos mais informações sobre modificações com foco em trilhas e não em viagens... Na época, encontrei com a Ironman uma solução de sistema de duas baterias que parece ser homologado para GV/Tracker, não entrei em contato com eles na época, mas acredito valer a pena dar uma olhada mais a fundo depois, eles tem dois modelos (140 amp e 275 amp):

140 amp:
140 amp. (http://www.ironman4x4.com.br/Ironman/index.php?option=com_content&view=article&id=12&Itemid=123)

275 amp:
275 amp. (http://www.ironman4x4.com.br/Ironman/index.php?option=com_content&view=article&id=11&Itemid=124)

Newton,

Lembrando da sua antiga GV/Tracker, qual a cor que pintou as rodas? Cinza chumbo? Eram maravihosas!

Abraços,

Newton Guerra
04/04/2013, 21:48
Newton,

Lembrando da sua antiga GV/Tracker, qual a cor que pintou as rodas? Cinza chumbo? Eram maravihosas!

Abraços,

Oi Porfírio, quem pintou de grafite foi meu amigo Mário Iwakura, viajamos juntos pela Argentina. Ficaram bem bonitas mesmo.

Abraços

Rubens Linhalis
05/04/2013, 10:06
Rubens, eu estou querendo instalar a segunda bateria na Prado. Vou colocar um isolador de baterias da Warn como esse aqui: Isolador de Bateria - WARN (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?departamento=Eletrica&produto=Isolador+de+Bateria+-+WARN&dept_id=60&pf_id=IS050)

Um amigo que viaja muito e acampa já usa há anos e gosta muito.

Nesse post antigo do fórum tem bastante coisa sobre o assunto: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/25205-duvida-sobre-baterias-4.html

Parece que o Cavalcante manja bem do assunto.

Abraços

Fala Newton !
Ainda nao comecei a pesquisar sobre o isolador de bateria.. mas acho que vai ser um desses ai mesmo. Tenho um amigo que colocou na hilux dele desde 2007 (Marcos Quintaes aqui do forum) , vou ver com ele qual a marca do isolador e depois posto aqui, assim comparamos.

Qual tamanho de bateria que pretende colocar na Prado ? Estou preocpado da capacidade da bateria de 65Aph ser pouco para o meu uso (geladeira 12v+2 lampadas florescente+ventilador 12v).

Vou dar uma lida no topico !

Grande abraço

PHMello
05/04/2013, 10:10
[QUOTE=Rubens Linhalis;1900594
Será que 2cm de espaço entre a a bateria e o mangote do radiador é o suciente para a torçao do motor nao fazer o mangote do radiador encostar na bateria ?
[/QUOTE]

Rubens o motor acompanha o movimento do carro pois é preso no chassis. Existe uma pequena oscilação devido aos calços serem de borracha, mas nada comprometedor. O importante é não ficar sempre encostado pq a vibração causaria desgaste na mangueira. Acho que 2 cm são suficientes sim. Vc pode testar elevando o carro com o macaco.
Abç.

Rubens Linhalis
05/04/2013, 12:03
Rubens,

Tenho a idéia parecida com a sua, construir um carro para viagens longas e acampamento. Ainda não possuo a viatura, mas uma das viaturas que comecei pesquisar no inicio foi o GV/Tracker, pesquisei muito e falando da Tracker, na minha opnião no forum temos mais informações sobre modificações com foco em trilhas e não em viagens... Na época, encontrei com a Ironman uma solução de sistema de duas baterias que parece ser homologado para GV/Tracker, não entrei em contato com eles na época, mas acredito valer a pena dar uma olhada mais a fundo depois, eles tem dois modelos (140 amp e 275 amp):

140 amp:
140 amp. (http://www.ironman4x4.com.br/Ironman/index.php?option=com_content&view=article&id=12&Itemid=123)

275 amp:
275 amp. (http://www.ironman4x4.com.br/Ironman/index.php?option=com_content&view=article&id=11&Itemid=124)

Newton,

Lembrando da sua antiga GV/Tracker, qual a cor que pintou as rodas? Cinza chumbo? Eram maravihosas!

Abraços,

Porfirio..

Realmente temos pouca coisa sobre a Tracker/GV modificado para viagens.. vai ver é pq nao precisa modificar muito..rs. Eu uso o carro a quase 1 ano para viagens, sempre acampando. Carro muito bom.. custo beneficio otimo. Um carro de mantenção barata, robusto, confortavel, e estava dentro do meu orçamento. O unico porem é o tamanho do carro. Hoje eu acampando dormindo dentro do carro. Fiz uma cama retratil de MDF, assim retiro os bancos traseiros, rebaixo os dianteiros e abro a cama com o colchão. Eu tenho 1,86m e dormo tranquilo com a patroa. E com o teto solar, vira hotel 5 estrelas..rs. É muito.. muito bom dormir dentro do carro. O problema que para montar/desmontar a cama tenho que tirar toda a tralha do carro e gasto quase 1:30 hr para montar/desmontar.. se for para ficar em so lugar acampado por 2..3 dias ate que é tranquilo.. mas se for pra parar a noite e sair de manha, é um saco. Ja pensei em trocar em uma sw4 , land 110 ou prado (sonhando c a Andina), mas agora nao dá, vou deixar mais pra frente. Para melhorar a dinamica do carro + acampamento, estou providenciando uma barraca de teto. Tendo a barraca de teto, otimizo o espaço interno do carro, inclusive com reservatorio de agua (70 litros) . Estou preparando o carro aos poucos, coloquei proteções inferiores e toldo asa de morcego da sumatra.

Sobre o produto da Ironman, o problema é o custo.. com certeza a qualidade é indicutivel, mas tem q ver se cabe no bolso. Esse kit ja vem completo, e ate agora nao pesquisei quanto ficaria para comprar as peças separadas e montar o "kit". Se a diferença de preço for pequena, compro Ironman com certeza.

Rubens Linhalis
05/04/2013, 12:05
Oi Porfírio, quem pintou de grafite foi meu amigo Mário Iwakura, viajamos juntos pela Argentina. Ficaram bem bonitas mesmo.

Abraços

Newton ,

Essa Tracker é muito bonita ! Fico bacana a cor das rodas, o foral de neblina e eu acho que ele escureceu beeem pouquinho as lentes das lanternas traseiras. Ficou show o carro !

Rubens Linhalis
05/04/2013, 12:07
Rubens o motor acompanha o movimento do carro pois é preso no chassis. Existe uma pequena oscilação devido aos calços serem de borracha, mas nada comprometedor. O importante é não ficar sempre encostado pq a vibração causaria desgaste na mangueira. Acho que 2 cm são suficientes sim. Vc pode testar elevando o carro com o macaco.
Abç.



Blz PHMello..

Se eu tiver "atoa" no finds, vou fazer uns testes com o macaco ! Mas tambem acredito que 2cm seja suficiente !


Abraços !

Newton Guerra
05/04/2013, 12:57
Fala Newton !
Ainda nao comecei a pesquisar sobre o isolador de bateria.. mas acho que vai ser um desses ai mesmo. Tenho um amigo que colocou na hilux dele desde 2007 (Marcos Quintaes aqui do forum) , vou ver com ele qual a marca do isolador e depois posto aqui, assim comparamos.

Qual tamanho de bateria que pretende colocar na Prado ? Estou preocpado da capacidade da bateria de 65Aph ser pouco para o meu uso (geladeira 12v+2 lampadas florescente+ventilador 12v).

Vou dar uma lida no topico !

Grande abraço

Eu estou pensando em colocar outra igual à original, que é de 78 Ah. Não entendo muito do assunto, estou pesquisando também. Hoje tenho o guincho, um pequeno inversor, PY e 2 milhas. No futuro pretendo comprar uma geladeira também.

Eu tenho a impressão que o sistema com o isolador é mais simples e menos sujeito a erros que esses kits eletrônicos de monitoramento de baterias. Se tiver a oportunidade de comprar o Warn nos EUA sai bem barato, paguei US$ 80,00.

Abraços

Rubens Linhalis
05/04/2013, 16:48
Eu estou pensando em colocar outra igual à original, que é de 78 Ah. Não entendo muito do assunto, estou pesquisando também. Hoje tenho o guincho, um pequeno inversor, PY e 2 milhas. No futuro pretendo comprar uma geladeira também.

Eu tenho a impressão que o sistema com o isolador é mais simples e menos sujeito a erros que esses kits eletrônicos de monitoramento de baterias. Se tiver a oportunidade de comprar o Warn nos EUA sai bem barato, paguei US$ 80,00.

Abraços

Como nao tenho urgencia, vou tentar comprar fora.. mesmo taxando sai mais barato. Tinha esquecido, pretendo colocar o PY tambem...rs. Como meu espaço no cobre do motor é limitado (bem limitado..rs) nao tenho muita opcao de colocar uma bateria maior... entao devo ir na de 65Ap com o isolador !

leodinossauro
14/11/2016, 21:49
Revivendo o tópico: instalei uma bateria auxiliar na Tracker exatamente onde o Rubens havia planejado. No entanto ali há um problema: pega muito calor da ventoinha/motor, o que é péssimo para a vida útil da bateria. Ela fica por baixo com uns 60C, o que está uns 15C do limite da maioria das marcas. Sendo assim, qual solução sugerem ? Alguém já tem bateria auxiliar no cofre há algum tempo e está satisfeito com a vida útil da mesma ?