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Ver Versão Completa : Novo diesel S10



Edison Full House
02/04/2013, 13:23
Boa tarde pessoal! Tenho lido muitas opiniões prós e contras a utilização do novo diesel S10. Tenho um Troller 3.0 NGD ano 2008 e gostaria de saber se para este veículo é ou não recomendável o novo diesel? Tem possibilidade de algum dano ao motor? Pode-se misturar o S10 e o diesel "antigo"? Obrigado.

Richardprado
02/04/2013, 14:10
Boa tarde !

Já ouvi falar muita coisa a respeito .....

Porém o diesel S10 será o padrão , ou seja , o diesel que utilizamos atualmente deixará de existir .Justamente visando atender as normas de emissão .
Então todos os veículos antigos ou novos farão uso do S10 .
Quando este novo diesel começou a ficar disponível aqui na cidade comecei a abastecer só com ele ..Na época eu tinha uma Frontier 2.8.Percebi que o consumo foi um pouco maior e parece que caiu o desempenho ( talvez seja impressão minha ),a fumaça do escapamento ficou mais "limpa" também .
.Rodei milhares de KM utilizando S50 e S10 com a Frontier e nunca tive problema algum .Acredito que não há nenhuma restrição para utilização do S10 até porque num futuro não tão distante só teremos ele a disposição .
Abraços

paulosergio
02/04/2013, 14:26
Boa tarde pessoal! Tenho lido muitas opiniões prós e contras a utilização do novo diesel S10. Tenho um Troller 3.0 NGD ano 2008 e gostaria de saber se para este veículo é ou não recomendável o novo diesel? Tem possibilidade de algum dano ao motor? Pode-se misturar o S10 e o diesel "antigo"? Obrigado.

Na verdade voce pode usar mas nao precisa usar o S10, mas se usar nao lhe trara nenhum prejuizo alem do preco. A vantagem é unicamente menos poluente. TEORICAMENTE nao afeta rendimento. Eu nao usaria, assim como nao usei quando eu tinha o meu 2010. O importante é voce procurar origem idonea do combustivel.

Richardprado
02/04/2013, 15:53
Na verdade voce pode usar mas nao precisa usar o S10, mas se usar nao lhe trara nenhum prejuizo alem do preco. A vantagem é unicamente menos poluente. TEORICAMENTE nao afeta rendimento. Eu nao usaria, assim como nao usei quando eu tinha o meu 2010. O importante é voce procurar origem idonea do combustivel.

Paulo já vi que você não é "ecológico "kkkkkkkk
Abracos

paulosergio
02/04/2013, 15:56
Paulo já vi que você não é "ecológico "kkkkkkkk
Abracos

Kkkkk, voce tem razao, vamos usar S10......

RcPM
02/04/2013, 16:04
Boa tarde pessoal! Tenho lido muitas opiniões prós e contras a utilização do novo diesel S10. Tenho um Troller 3.0 NGD ano 2008 e gostaria de saber se para este veículo é ou não recomendável o novo diesel? Tem possibilidade de algum dano ao motor? Pode-se misturar o S10 e o diesel "antigo"? Obrigado.

Já tem tópico aberto sobre o Diesel S-10.
Sugiro mantermos as informações menos pulverizadas.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/116397-consumo-com-oleo-s-10-a.html

Edison Full House
03/04/2013, 09:20
Richard, obrigado pela contribuição. Um abraço,

Albotti
29/07/2013, 11:56
Boa tarde pessoal! Tenho lido muitas opiniões prós e contras a utilização do novo diesel S10. Tenho um Troller 3.0 NGD ano 2008 e gostaria de saber se para este veículo é ou não recomendável o novo diesel? Tem possibilidade de algum dano ao motor? Pode-se misturar o S10 e o diesel "antigo"? Obrigado.

Bom dia! Prezado Edison, tenho uma SW4 - 06 e sempre uso o diesel marítimo ou o Verana da BR (também marítimo). Nunca tive problemas mecânicos ou de consumo. Este final de semana viajei p/ Tiradentes - MG com a família. O 1º quarto do tanque rodou exatos 268 km. Quando já estava na cidade e já havia rodado bastante o marcador apresentava 1/8 aproximadamente completei o tanque com o S10 no posto Barra Dez da BR para pegar estrada de volta. Para minha infeliz surpresa com a mesma marcação no painel rodei apenas 154 km, considero uma diferença de consumo absurda para um diesel que a BR diz ser de qualidade superior. Vamos aguardar pelo diesel da cana de açúcar e vermos se melhora o $. O fato é que S10 no meu carro não mais, prefiro ficar com o de costume que também é menos poluente. Abraços a todos.

John1532Jr
29/07/2013, 12:24
Bom dia! Prezado Edison, tenho uma SW4 - 06 e sempre uso o diesel marítimo ou o Verana da BR (também marítimo). Nunca tive problemas mecânicos ou de consumo. Este final de semana viajei p/ Tiradentes - MG com a família. O 1º quarto do tanque rodou exatos 268 km. Quando já estava na cidade e já havia rodado bastante o marcador apresentava 1/8 aproximadamente completei o tanque com o S10 no posto Barra Dez da BR para pegar estrada de volta. Para minha infeliz surpresa com a mesma marcação no painel rodei apenas 154 km, considero uma diferença de consumo absurda para um diesel que a BR diz ser de qualidade superior. Vamos aguardar pelo diesel da cana de açúcar e vermos se melhora o $. O fato é que S10 no meu carro não mais, prefiro ficar com o de costume que também é menos poluente. Abraços a todos.

Albotti,

O diesel Petrobras Verana é S50, ou seja, tem 5 vezes mais enxofre do que o S10 em sua composição. A quantidade de enxofre no diesel é significativa, pois com o uso, existe condensação de vapores no carter e o óleo lubrificante pode ser contaminado com resíduo da combustão do diesel. Quando isto ocorre, o que condensa no cater é H2SO4 mais conhecido como ácido sulfúrico o que é extremamente corrosivo para o motor. Há algum tempo atrás, devido a este fato, a BMW teve que substituir uma grande quantidade de motores de veículos série 3 e série 5 fornecidos para mercados onde a gasolina tinha quantidade de enxofre significativa. Isto estava gerando desgaste excessivo nos motores obrigando a substituição ainda em garantia (antes de 10.000km). Foi uma quantidade enorme de motores substituídos.

Vale o seguinte: quanto menos enxofre no diesel, melhor para o veíuclo e para o meio ambiente, inclusive para motores antigos. A informação da Petrobrás está correta também. O diesel S10 é superior ao S50.

Quanto à diferença de consumo, acho estranho os valores apresentados. Para 1/4 do tanque, o que significa 20lt para seu carro, o consumo foi de 7,7km/lt o que realmente é muito pouco. Ainda mais assumindo que você devia estar rodando em estrada. Tenho um Troller 2008 NGD3.0 que faz consistentemente 10km/lt na cidade usando S10. Poderia ser diesel adulterado ou o tanque não ter sido enchido totalmente?

Jaimesales
25/12/2013, 22:22
olá pessoal vou da uma desenterrada neste tópico, sou novo no assunto 4x4 e carro a diesel, o troller é o meu primeiro carro a diesel, voltando de viagem com ele de fortaleza eu enchi o tanque dele lá em fortaleza com o S10, na viagem eu parei em 2 postos e não tinha s10 e o bombeiro disse que não era para eu usar o normal, eu com medo resolvi arriscar até o próximo, no posto seguinte tbm não tinha, fui para o tudo ou nada e arriscar até o próximo, graças a Deus tinha o S10, minha duvida é, caso eu abasteça meu troller 2009 acontece algum problema?
abraço e obrigado desde já!

homerohermida
25/12/2013, 23:05
olá pessoal vou da uma desenterrada neste tópico, sou novo no assunto 4x4 e carro a diesel, o troller é o meu primeiro carro a diesel, voltando de viagem com ele de fortaleza eu enchi o tanque dele lá em fortaleza com o S10, na viagem eu parei em 2 postos e não tinha s10 e o bombeiro disse que não era para eu usar o normal, eu com medo resolvi arriscar até o próximo, no posto seguinte tbm não tinha, fui para o tudo ou nada e arriscar até o próximo, graças a Deus tinha o S10, minha duvida é, caso eu abasteça meu troller 2009 acontece algum problema?
abraço e obrigado desde já!
Nenhum problema.

Frederico Mendes
26/12/2013, 16:30
"... minha duvida é, caso eu abasteça meu troller 2009 acontece algum problema?
abraço e obrigado desde já!

Jaime, seu carro, utiliza o motor 3.0, que aceita muito bem o diesel comum e o diesel S10.
Porem pelo que vi aqui no forum, o S10, "limpa" o tanque e os bicos, isto é, retira a sujeira do tanque e joga para o motor.
Por isso, muitos nao recomendam simplismente mudar o oleo antigo para o S10, sem antes fazer uma bela limpeza no tanque.
Espero ter ajudado.

Martin427
27/12/2013, 18:52
Não faz sentido o S10 andar menos e consumir mais. O nível de cetanos no S10 é maior que no S500, de acordo com a Petrobras.

Estou colocando no meu o aditivado Ipiranga S10 e tenho a nítida impressão que o consumo melhorou ~0,3 km/l. Talvez seja psicológico, mas o fato é que certamente não piorou!

Há basicamente duas recomendações imprescindíveis para usar o S10:

1 - Procure usar sempre o aditivado, pois com menos enxofre, o diesel estraga bem mais rapido devido a decomposição por microorganismos (enxofre é bactericida). Se usar o S10 comum, não deixe no tanque por mais de 1 mês.

2 - Pela mesma razão, evite ao máximo abastecer em postos com pouco movimento - além, claro, do básico: postos que não cuidam direito do sistema de filtragem, tanques velhos, etc.

Quanto a soltar sujeira do tanque, em parte é lenda e em parte verdade - se o seu tanque estiver sujo e vc constantemente colocar diesel aditivado nele (seja S10 ou S500), é possivel sim soltar sujeira. Se o filtro estiver em ordem, vai entupir o filtro e mais nada - não é pra chegar na bomba nem muito menos nos bicos.

Fora isso, nenhum cuidado especial: pode misturar com o S500 (desde que seu motor não tenha DPF - troller 3.2), manter os intervalos de troca de óleo, etc etc etc. Sem frescuras.

Abraço,
Martin

Fabio_Roberto
23/01/2014, 15:21
Tirem suas próprias conclusões..

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