Conectar

Ver Versão Completa : Pinça da TR4 2009 trepidando

BrunoBB
01/04/2013, 18:16
Reparei um barulho na frente do carro quando estou rodando em ruas de calçamento, o ruído diminui bem quando freio, dai parei em uma valeta de troca de óleo e conferi as bieletas...e nada, dai ao mexer na pinça dianteira direita percebi que há um movimento, parece que há uma espécie de "camisa" de borracha (ou nylon, não desmontei ainda) entre os parafusos de fixação e a própria pinça, deve ser para permitir algum alívio de trepidação (estou chutando). Não descobri nenhuma informação no fórum nem na internet, talvez eu esteja procurando pelo nome errado, tentei "bucha do pino guia". Baixei o manual de manutenção da TR4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/25595-manual-de-manutencao-pajero-tr4-pinin.html) e na vista explodida da pinça a legenda indica "bushing" ou seja é alguma embuchamento. Será que algum forista já teve o problema e pode me indicar o caminho das pedras, se há para venda separado (aonde e quanto), se terei que mandar fazer ou se o caminho é morrer na autorizada?

RogérioNunes
01/04/2013, 18:58
Bruno, essa folga se dá entre o pino do cavalete e o corpo da pinça. Esses pinos tem medida standart e sobre medidas para ajustar essa folga. O ideal e remover a pinça e levar numa autopeças e ver qual pino melhor se ajusta no alojamento.

abraço

Reparei um barulho na frente do carro quando estou rodando em ruas de calçamento, o ruído diminui bem quando freio, dai parei em uma valeta de troca de óleo e conferi as bieletas...e nada, dai ao mexer na pinça dianteira direita percebi que há um movimento, parece que há uma espécie de "camisa" de borracha (ou nylon, não desmontei ainda) entre os parafusos de fixação e a própria pinça, deve ser para permitir algum alívio de trepidação (estou chutando). Não descobri nenhuma informação no fórum nem na internet, talvez eu esteja procurando pelo nome errado, tentei "bucha do pino guia". Baixei o manual de manutenção da TR4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/25595-manual-de-manutencao-pajero-tr4-pinin.html) e na vista explodida da pinça a legenda indica "bushing" ou seja é alguma embuchamento. Será que algum forista já teve o problema e pode me indicar o caminho das pedras, se há para venda separado (aonde e quanto), se terei que mandar fazer ou se o caminho é morrer na autorizada?

tr4_long_range
01/04/2013, 21:25
O meu TR4 era o rolamento de roda, parecia que estava raspando, troquei um lado e depois tive um barulho similar e era o outro lado do rolamento, comprei no ML horizonte auto peças pra trocar precisa fazer alinhamento de caster e camber pois desmonta a torre inteira, outro item q faz barulho é o pivo que segura por baixo a roda (apresenta folgas) levanta a roda com um macaco e sacoalha a roda e vc consegue sentir a folga.

Espero ter ajudado

BrunoBB
06/04/2013, 08:40
O problema é realmente no pino guia da pinça da tr4, em anexo está a vista explodida que retirei do manual de manutenção, entre parênteses as peças que procuro.

404571

Daniel Taschetto
28/10/2013, 11:59
Senhores, sou novo aqui no fórum e preciso de ajuda.
Eu tenho um Pajero TR4 2008 flex e está fazendo um barulho de metal solto nas rodas da frente, que quando freio diminui. Pode ser esse pino da pinça? como faço pra resolver?

Gilll
30/05/2014, 21:19
O problema é realmente no pino guia da pinça da tr4, em anexo está a vista explodida que retirei do manual de manutenção, entre parênteses as peças que procuro.

404571

Já foi detectado o mesmo problema no pino guia da pinça no meu carro. Meu mec disse q n encontro só esse pino e teria que trocar a pinça completa. Disse também que existe uma alternativa: retirar o pino. Encher de solda e ir p o torno p ajustar perfeitamente. Alguém ja viu esse procedimento? Funciona?

BrunoBB
31/05/2014, 14:45
O mecânico da cidade disse que já tinha visto este problema e que a solução era desmontar encher com silicone pois a graxa que tinha antes estava saindo quando a pinça esquentava. Achei uma solução estranha e questionável mas como não encontrei outra resposta além da troca de toda a pinça optei por experrimentar. Até agora não tive mais nenhum problema.

Gilll
31/05/2014, 22:08
O mecânico da cidade disse que já tinha visto este problema e que a solução era desmontar encher com silicone pois a graxa que tinha antes estava saindo quando a pinça esquentava. Achei uma solução estranha e questionável mas como não encontrei outra resposta além da troca de toda a pinça optei por experrimentar. Até agora não tive mais nenhum problema.

Interessante a solução...mas me diga uma coisa ( desculpa a ignorância ), que tipo de silicone? Silicone frio?? Daqueles que usamos em vedações hidráulicas?? rsrs
Estamos falando do pino guia da pinça?:rolleyes:

BrunoBB
01/06/2014, 23:06
Foi silicone convencional, daqueles de tubo, fiquei cético mas já vai um ano do "conserto" e está tudo bem.

Zimbres
08/12/2015, 10:15
Comprei o pino na autorizada há cerca de um ano, coisa de R$ 75, vem completo com a tal bucha.

fsantoss
26/10/2016, 22:15
Prezados,

Revivendo o post, pois meu carro está com o mesmo barulho mencionado. O silicone milagroso, rsrsrsrs, é a graxa de silicone?

Leandro_tevars
15/05/2019, 11:52
Bom dia pessoal,

Esse barulho pode ser, como dito por alguns colegas acima, de desgaste dos dutos dos cavaletes onde trabalham os pinos guias da pinça de freio. O barulho costuma incomodar bastante.

Desenvolvi o serviço de restauração do cavalete trazendo a medida interna do cavalete para a medida original com padrão de precisão H7. Com isso, podemos usar os pinos originais caso estejam bons sem folga ou então fazer a substituição deles por novos pinos com a medida original que são fáceis de se encontrar no mercado.

Caso alguém do fórum precise de tipo de serviço em Belo Horizonte e região é só entrar em contato. Fica um serviço perfeito, seguro e o custo é muito baixo em relação à uma eventual troca da pinça.

Emerson Galvão
23/05/2020, 11:30
Olá Leandro! Gostaria de realizar o procedimento de reparo com os pinos guia da pinça de freio, TR4 2008, lado esquerdo.
Como podemos agendar?
Obrigado, Emerson Galvão/Contagem MG.

Bom dia pessoal,

Esse barulho pode ser, como dito por alguns colegas acima, de desgaste dos dutos dos cavaletes onde trabalham os pinos guias da pinça de freio. O barulho costuma incomodar bastante.

Desenvolvi o serviço de restauração do cavalete trazendo a medida interna do cavalete para a medida original com padrão de precisão H7. Com isso, podemos usar os pinos originais caso estejam bons sem folga ou então fazer a substituição deles por novos pinos com a medida original que são fáceis de se encontrar no mercado.

Caso alguém do fórum precise de tipo de serviço em Belo Horizonte e região é só entrar em contato. Fica um serviço perfeito, seguro e o custo é muito baixo em relação à uma eventual troca da pinça.