Conectar

Ver Versão Completa : Diesel S10 na Argentina, Chile e Bolivia

felipecota
01/04/2013, 17:43
Fala pessoal, alguem sabe como está a situação do diesel S10 nos paises vizinhos? Estou programando uma expedição para o Atacama e tem um Troller 3.2 na turma e agora estamos com essa preocupação... a situação é igual ou pior que no Brasil? Porque aqui também dependendo do lugar sem chance certo? Só nos grandes corredores acha-se esse diesel...

Abraços!!

Dimasi
02/04/2013, 19:43
Na Bolívia esquece...

Dimas Offx4
02/04/2013, 20:28
Fala pessoal, alguem sabe como está a situação do diesel S10 nos paises vizinhos? Estou programando uma expedição para o Atacama e tem um Troller 3.2 na turma e agora estamos com essa preocupação... a situação é igual ou pior que no Brasil? Porque aqui também dependendo do lugar sem chance certo? Só nos grandes corredores acha-se esse diesel...

Abraços!!

Felipe:
Sobre diesel S10 eu também não sei, tô querendo saber, pois também pretendo fazer ARG/CHILE e Atacama (se bem que minha viatura não necessita S10 - ainda).
Vocês vão quando ? Eu vou só lá para o final do ano.
Abraços....

rcofreitas
02/04/2013, 22:06
Olá Felipecota!

Como eu também pretendo ir para Atacama, fiz uma pesquisa e decobri que o equivalente ao nosso S-10, somente após 2016 (na Argentina).Pela lei, todos os postos deveriam ter o Euro diesel (que na melhor das hipóteses mal chega à S-30) desde 2008, mas isto só acorre nas grandes cidades. (MAS a qualidade dele é muito superior ao nosso diesel!)
Até Jujuy, acredito não ter problemas para encontrar, mas no Chile, encontrei somente um tipo de diesel. Extremamente cristalino, mas ainda não tenho informações do nível dele.
Não espere encontrar diesel por menos de $7 pesos. Há relatos de até $9 e a oferta também não é mais a mesma.
Vou continuar pesquisando.

abs,

Ricardo
T4-2004

rcofreitas
02/04/2013, 22:28
Complementando:

Encontrei na: Fuels: Chile (http://www.dieselnet.com/standards/cl/fuel.php)

No Chile existem dois tipos de diesel, A1 - somente para Santiago e B para o restante do país.

0 A1 era S50 (equivalente) e agora é S15, desde Setembro de2011.

Desde Março/2012 o B está bem próximo do A1 (sem especificar).

Como o Chile é mais sério, a informação deve corresponder com a realidade.

abs,

Ricardo

felipecota
02/04/2013, 22:42
Valeu pessoal qq novidade vou postando aqui tb... estamos programando ir em fevereiro.

Coloquei s10 mas ate s50 n tem problema...

Acreano
03/04/2013, 11:27
Aqui no Brasil, do jeito que a turma gosta de tirar vantagem em tudo, não é nada improvável estarem vendendo diesel S1800 ou S500 como S50 ou até mesmo como S10. Não há como vc saber o que estão colocando dentro do seu tanque. É rezar e torcer para não ser premiado. Estive na AR ano passado e notei diferenças de consumo bem altas em determinadas ocasiões e não sei se era o diesel, o clima frio ou algo mais. Fui numa Frontier LE MT 4x4 10/11 e aqui no Brasil fazia na pior das hipóteses 10 km/l em rodovias e lá teve ocasiões que não chegou a 8 km/l.

Léo !!!
14/09/2013, 00:59
Alguma novidade ou informação ??
Estou indo para o Atacama em dezembro com um troller 13/13.

A questão do S10 é motivo de preocupação ??

felipecota
16/09/2013, 10:11
Fala Leo, então, acho que até o atacama deve ir tranquilo porque a argentina possui vários postos com o euro diesel e no chile eles só tem diesel s10. Por onde você vai? Vai passar em salta?

Agradeceria muito se puder depois dizer como foi, ou passar o link caso for fazer um blog ou algo assim. Se souber de algo te passo por aqui também.

Um link legal que me passaram em outro tópico são os endereços dos postos na argentina:
http://www.shell.com.ar/products-services/on-the-road/shell-station-locator/station-finder.html (http://www.shell.com.ar/products-services/on-the-road/shell-station-locator/station-finder.html)
http://geoservices.ypf.com.ar/EESSYPF/# (http://geoservices.ypf.com.ar/EESSYPF/#)

Já dá para programar alguma coisa... abraços!

Léo !!!
16/09/2013, 11:10
E ae Felipe,

Já usei os doi links. Ralmente traçando a rota pelos sites parece não ter problema, o negócio aperta de Salta a San Pedro de Atacama. Na prática não é bem assim, o país sofre e muito com o abastecimento de combustivel, portanto, se falhar um trecho sem posto com S10 (Eurodiesel) lá se vai a viagem.
Pensei em levar uns 60 lts no carro, além do risco, acho que nem faz tanta diferença em se tratando de 4 mil Km, sem contar que essa reserva acho que usariamos no trecho Salta-San Pedro.

Entrei em contato com um amigo que já foi diversas vezes (Hilux antiga) e ele comentou q uma das vezes precisou abastecer com querozene (puro) por falta do diesel. Disse que achar qquer tipo de diesel em algus lugares já é uma grande sorte.

Em fim, desistimos da viagem, achamos que envolve mtos riscos, além do mais a revisão do carro venceria no meio do trajeto.

Vamos viajar pelo Brasil mesmo até o combustivel se tornar mais popular lá fora ou até que inventem uma maneira de retirar o filtro de particulas e enganar os sensores.

No mais viajar pelo Brasil é bão também, provavelmente vamos ao Jalapão e mais alguns Parques (Nacionais/Estaduais).

De qquer forma agraço a sua atenção e aos demais.

OBS: O Blog ta na sua mão agora !!!:computador: Aliás, procure em blogs que tem MUITA informação, e em muitos deles trata sobre o comustivel.

Abraço

Fala Leo, então, acho que até o atacama deve ir tranquilo porque a argentina possui vários postos com o euro diesel e no chile eles só tem diesel s10. Por onde você vai? Vai passar em salta?

Agradeceria muito se puder depois dizer como foi, ou passar o link caso for fazer um blog ou algo assim. Se souber de algo te passo por aqui também.

Um link legal que me passaram em outro tópico são os endereços dos postos na argentina:
http://www.shell.com.ar/products-services/on-the-road/shell-station-locator/station-finder.html (http://www.shell.com.ar/products-services/on-the-road/shell-station-locator/station-finder.html)
http://geoservices.ypf.com.ar/EESSYPF/# (http://geoservices.ypf.com.ar/EESSYPF/#)

Já dá para programar alguma coisa... abraços!

felipecota
16/09/2013, 11:26
Poxa que pena Leo, acho que seremos os primeiros a ir com os 2013 então kkkk

Jalapão é bom demais, um dos melhores lugares que já conheci. Uma paz e um contato com a natureza fantástico...

Léo !!!
16/09/2013, 12:02
Se vc vai com outras pessoas (carros) eu nem me preocuraria tanto.

Não conheço nada do Jalapão. Vou começar a pesquisar agora. Saindo de MG devo ir até o Maranhão. kkkk Já que não posso ir para o Atacama vou rodar o brasil inteiro só de raiva !!!

Sua viagem começa onde ? ou Onde vc mora ?

Abraço.

Jalapão é bom demais, um dos melhores lugares que já conheci. Uma paz e um contato com a natureza fantástico...

felipecota
16/09/2013, 12:55
Sou de São Paulo, começamos aqui, vamos até foz e ai mais uns 3 dias até san pedro rs.

Eh, acho que vai ser tranquilo... estamos planejando além de levar combustível extra passarmos o diesel s10 dos trollers antigos para os novos antes de abastecer. Assim já ganhamos mais km. Iremos em 2 trollers 2013, 2 trollers 3.0 e 1 2.8. Bom, vamo q vamo rs no pior das hipóteses a gente reboca ou paga um guincho.

E. Mac
17/09/2013, 09:29

Fui ao Jalapão na semana passada e levei 40 litros de S10, por lá, quando se encontra diesel, é o comum

Preferências

Newton Guerra
17/09/2013, 09:44
Felipe, como estão se comportando os Trollers 2013 de seus amigos? Se algum deles estiver dando os sintomas de falha vai ser complicado fazer viagem longa com eles.

Acabei de voltar da Argentina, lá tem o S-10 (Eurodiesel) mas só em alguns postos. O lance é ir parando em todos os postos YPF pelo caminho e abastacer sempre que encontrar, não importa o nível do tanque.

Abraços

felipecota
17/09/2013, 10:58
Fala Newton, por enquanto estão se comportando bem sim... sem problemas.

A ideia é levar o combustível extra e tb passarmos os dos trollers anteriores para os novos antes de abastecer qd só tiver o comum. Ai vamos tentar rs... se acharmos o Eurodiesel a cada 400km mais ou menos ta bom. Até cadastrei alguns postos pelo site da shell no gps para programar.

Você lembra quais cidades encontrou o eurodiesel?

Léo !!!
17/09/2013, 11:05
E.Mac
Mass passou aperto no jalapão sem o S10 ? Os 40 lts foi o suficiente ? Com 40 Lts pode ir sem se preocupar ?

Fui ao Jalapão na semana passada e levei 40 litros de S10, por lá, quando se encontra diesel, é o comum

Preferências

Newton Guerra
17/09/2013, 11:21
Fala Newton, por enquanto estão se comportando bem sim... sem problemas.

A ideia é levar o combustível extra e tb passarmos os dos trollers anteriores para os novos antes de abastecer qd só tiver o comum. Ai vamos tentar rs... se acharmos o Eurodiesel a cada 400km mais ou menos ta bom. Até cadastrei alguns postos pelo site da shell no gps para programar.

Você lembra quais cidades encontrou o eurodiesel?

Não fui por esse caminho agora. Fui até Mendoza (por Rosário) e desci mais para o sul da Argentina. Usei o Eurodiesel só em Malargue, porque o comum usado na cidade não tinha anticongelante (todos os Euro da YPT têm). A Prado pode usar diesel comum, só usei ele onde pude. Quando chegava em algum posto olhava se tinha Euro ou não. Alguns tinham a bomba para ele mas faltava o diesel. Acho que só abasteci uma vez num Shell, a YPF é a muito maior por lá e tem o diesel um pouco mais barato. O S-10 da Shell chama Nitro ou algo assim.

O problema é que na Argentina o S-10 ainda não é obrigatório para os novos carros, então não se usa muito. Mas acho que nas cidades um pouco maiores, como Salta, Posadas ou Corrientes, deve dar para achar.

Abraço

felipecota
17/09/2013, 11:41
O maior problema é essa falta de informação... só encontrarmos nas cidades grandes não vai resolver, precisamos encontrar nas cidades pequenas também... pelo menos saber se será uma ou outra ou todas que não encontraremos rs se alguém tiver alguma informação e puder ajudar, no mais, vou tentar perguntar para os hotéis.

Valeu pela ajuda Newton!

fpandur
19/09/2013, 09:44
Fiz Patagonia no final do ano passado, 15000 Km pelo Chile e Argentina. Como já foi comentado, YPF aparenta ter uma rede bem maior que Shell por lá. Sempre abasteci com diesel comum, mas pelo que me lembro quase todo YPF tinha a bomba do Eurodiesel, mas no "interiorzão" várias vezes estava em falta, o diesel comum às vezes também em falta mas com mais oferta que o Euro. Abastecimento na Argentina pode ser complicado, algumas vezes tive que pegar fila para encher o tanque e se não fizesse isso, o diesel acabaria na cidade e só chegaria alguns dias depois (informação dada por moradores e frentistas). Logo no 1º dia na Argentina já tomei um susto: vim com o tanque cheio desde Uruguaiana /RS e em Zarate (próximo a B.Aires) estava para entrar na reserva. Procurei diesel nos postos de estrada e nada, tudo em falta. Tive que entrar em uma cidade para procurar e então encontrei. Depois disso, nunca mais deixei chegar próximo a reserva enquanto estava na Argentina. Aproveitei e já abastecei o tanque extra extra de 20 Lts que levei. Por sorte não precisei usar o extra, voltou para o Brasil cheio .. rs, rs, rs

Enfim, não vejo como fazer um planejamento para abastecer de Euro, pode ser que tenha posto com Euro na cidade mas o combustível esteja em falta naquele momento. Tem que seguir a dica do Newton: abasteça sempre que encontrar Eurodiesel disponível.

felipecota
19/09/2013, 09:57
Valeuu pela informação!! Não teve problema em andar com o galão extra no carro? Vamos levar diesel extra tb para emergência e aumentar a autonomia. Marquei os postos shell pois no site informa se possuem ou não diesel s10 (teoricamente eu sei rs). Mas o shell só tem onde tem YPF tb então ta tranquilo. Onde não tem shell marquei os YPF. Vamu q vamu! rs Valeu!

Newton Guerra
19/09/2013, 10:32
Teoricamente é permitido andar com galões de combustível. Parece que até o limite de 333 kg não é considerado carga perigosa. E acho que isso vale para todo o Mercusul. Tem esse post antigo num fórum argentino falando disso:

Patagonia 4x4 Off Road Argentina ? Ver Tema - COMBUSTIBLE EXTRA EN LAS CHATAS (http://www.patagonia4x4.com.ar/phpbb3/viewtopic.php?f=1&t=21673)

O ideal é dar uma procurada na internet e imprimir a resolução

Abraços

fpandur
19/09/2013, 10:42
Valeuu pela informação!! Não teve problema em andar com o galão extra no carro? Vamos levar diesel extra tb para emergência e aumentar a autonomia. Marquei os postos shell pois no site informa se possuem ou não diesel s10 (teoricamente eu sei rs). Mas o shell só tem onde tem YPF tb então ta tranquilo. Onde não tem shell marquei os YPF. Vamu q vamu! rs Valeu!
No meu caso o galão extra foi no bageiro do teto. Não tive qualquer problema, inclusive cruzei as aduanas entre Chile e Argentina varias vezes com o galão cheio e nunca nem sequer comentaram a respeito. E o galão estava bem à mostra. O que se incomodam mesmo é com alimentos, nisso o Chile é bem rigoroso e vistoriam mesmo o veículo. Em uma aduana chegaram a trazer um cão farejador para checar o carro. Na Argentina dependia da aduana, mas no geral são bem mais tranquilos que o Chile nesse aspecto.

felipecota
19/09/2013, 11:14
Valeuu, bom saber que não teve problema... acho que vai ser tranquilo.

Agora é ver se encontraremos o S10 com a frequência mínima necessária...

Pato de Foz
27/09/2013, 01:23
Oi Pessoal,
Por trabalho fico viajando pelo Brasil y Argentina, de 30 em 30 dias. Tenho uma Ranger 3.0 XLT 2011, uso ela com combustivel diesel da Shell, Formula Shell principalmente, alternando com o Nitro Diesel.
Sao "longe" os de melhor qualidade que vai a encontrar na Argentina. Com segurança e conhecimento os digo que nao vao ter problemas com estes diesel, inclusso vai render aprox. um 10% mais os outros.
De nao achar Shell, vou ao posto da Esso, e como ULTIMA opçao os da YPF, os combustivel sao muito ruims, segúm me informaron o diesel é da Venezuela, e a qualidade é bem inferior.
Podem experimentar, carregando com Shell e logo com YPF, vao ver que a média é bem diferente com um e com outro.
Agora ja praticamente em tudos os postos do país tem o diesel com baixo teor de enxofre ( S10 ).

A venda de Combustível em galoes esta proibida em muitos lugares ( na Argentina ), excepto sejan os específico para combustivel, o melhor é levar os tanques náuticos, aqueles laranjas / vermelhos, com estes nao tem problemas.

Shell V-Power Nitro+ Diesel contenido máximo de enxofre de 10 partes por milhao,

Shell Fórmula Diesel contenido máximo de enxofre de 500 partes por milhao.
Buscador Red de Postos: http://www.shell.com.ar/products-services/on-the-road/shell-station-locator/station-finder.html

ESSO
Energy Euro + Diesel contenido máximo de enxofre de 10 partes por milhao.
Energy Diesel 500 contenido máximo de enxofre de 500 partes por milhao.
Buscador de Postos Axion Energy - Red de estaciones de servicio Esso (http://www.axionenergy.com/buscador-de-estaciones.php)

YPF
Eurodiesel contenido máximo de enxofre de 10 partes por milhao
UltraDiesel contenido máximo de enxofre de 500 partes por milhao, com uma porcentagem de Biodiesel.
Buscardor de Postos: YPF EESS (http://geoservices.ypf.com.ar/EESSYPF/)

Fico a disposiçao, desde Foz do Iguaçu PR e/ou em Rosario ( Santa Fe ) Argentina.

Pato de Foz
27/09/2013, 01:25
Buscardor de Postos YPF: YPF EESS (http://geoservices.ypf.com.ar/EESSYPF/)

felipecota
27/09/2013, 08:51
Excelente notícia Pato, então não está complicado de achar o S10!

Vamos levar aqueles galões tipo militar, que vai atrás de alguns jipes, de cor verde mais próprios para carregar combustível. Acho que não teremos problema.

Valeuu pelo comentário!

E. Mac
29/11/2013, 19:31
Pessoal,

E no PERÚ, EQUADOR, COLÔMBIA E VENEZUELA? Há o diesel correspendente ao nosso S10 e S50?

Policarpo
09/02/2014, 22:00
Pessoal alguma notícia do diesel s10 na Argentina...lá na terra do fogo tb está disponível?

felipecota
10/02/2014, 11:00
Pessoal, nessa quinta-feira (13) sairemos em direção ao atacama e uyuni com 2 trollers 3.2, 2 3.0 e 1 2.8... quem quiser pode acompanhar nossa viagem, iremos atualizar a situação do diesel... torçam para não termos problema com o diesel e nem com essa crise que está tomando conta da Argentina! Abraços!!

https://www.facebook.com/dovaleaoatacama

telles0808
19/03/2014, 20:39
Pessoal, nessa quinta-feira (13) sairemos em direção ao atacama e uyuni com 2 trollers 3.2, 2 3.0 e 1 2.8... quem quiser pode acompanhar nossa viagem, iremos atualizar a situação do diesel... torçam para não termos problema com o diesel e nem com essa crise que está tomando conta da Argentina! Abraços!!

https://www.facebook.com/dovaleaoatacama

Conte como foi!

felipecota
19/03/2014, 22:44
Fala Telles mais fácil vc perguntar... no site do face tem relatos diários

E. Mac
09/05/2014, 07:42
Pessoal,

De 15/02 a 06/04 viajei pela Argentina, Chile e Uruguai e não tive problema com Diesel. No Chile é S50, na Argentina há o Euro e no Uruguai é o S50

JORGE LUIZ SANTANA
26/05/2014, 16:43
Olá pessoal, o problema das versões (diesel comum) 1.800 e 500 é que a borra existente em tanques velhos pode vir pra seu tanque. Os filtros comuns (papelão) não protegem adequadamente o sistema de alimentação, principalmente em viagens longas. Já as novas versões (S50 e S10) com ausência de enxofre o problema é quantidade de água existente e/ou gerada no tanque da viatura. Outro senão é que o baixo teor de enxofre reduziu a capacidade de lubrificação das bombas injetoras. Tem gente colocando um punhado de bobagem para suprir essa deficiência. Participei de um encontro sobre o problema e a solução (para o baixo teor de enxofre = baixa capacidade de lubrificação da bomba) são os aditivos específicos existentes no mercado e que são fabricados para essa finalidade (castrol, Br, etc...). Quanto a água, li um artigo da Br que diz que o processo de refino do "S", em uma das fases, é hidrogenado. Vou tentar achar essa artigo e trago o parágrafo todo para discutir. Quanto ao diesel comum tem uma industria do Paraná que fabrica filtros para diesel cujo elemento filtrante tem parede de 25 mm de espessura e 5 microns de vazão. Ele tem uma parte transparente para inspeção diária e te permite esgotar a água existente. É um filtro que já vi funcionando que vai ajudar muito em todas essas expedições. Façam contato com o Sr. Éder (representante) pois a especialidade dele são suas viaturas tel. 61-3386.1101. Eu já ajudei a instalar em algumas viaturas Discovery D3, Pajero, L200, Volvo FH, Scania, máquinas agrícolas e é impressionante. Não vai fazer milagre mas vai filtrar e te permitir ver diariamente como tá indo seu consumo. Espero ter ajudado.

Dimasi
26/05/2014, 20:12
O processo é hidrotratamento. O enxofre é retirado da cadeia e "saturado com H2 " formando H2S, o famoso gás sulfidrico com cheiro de ovo podre. Outra molécula de H2 vai para o lugar do enxofre na cadeia. O mesmo acontece com os oxigenados, formando H2O.

LuizBHZ
28/07/2014, 14:53
Pessoal;

Alguem tem informações do diesel na Bolívia? Sera que consegue algo próximo ao s10 ou s50?

feitosac
28/07/2014, 23:15
Luiz,
Que eu saiba só o comum e encontrei este artigo que confirma é de outubro de 2013.

Tem uma Bolívia no meio do caminho | Revista Carga Pesada (http://cargapesada.com.br/revista/2013/10/01/tem-uma-bolivia-no-meio-do-caminho/)

Abs.

nicksalgado
04/08/2014, 08:36
Olá pessoal, o problema das versões (diesel comum) 1.800 e 500 é que a borra existente em tanques velhos pode vir pra seu tanque. Os filtros comuns (papelão) não protegem adequadamente o sistema de alimentação, principalmente em viagens longas. Já as novas versões (S50 e S10) com ausência de enxofre o problema é quantidade de água existente e/ou gerada no tanque da viatura. Outro senão é que o baixo teor de enxofre reduziu a capacidade de lubrificação das bombas injetoras. Tem gente colocando um punhado de bobagem para suprir essa deficiência. Participei de um encontro sobre o problema e a solução (para o baixo teor de enxofre = baixa capacidade de lubrificação da bomba) são os aditivos específicos existentes no mercado e que são fabricados para essa finalidade (castrol, Br, etc...). Quanto a água, li um artigo da Br que diz que o processo de refino do "S", em uma das fases, é hidrogenado. Vou tentar achar essa artigo e trago o parágrafo todo para discutir. Quanto ao diesel comum tem uma industria do Paraná que fabrica filtros para diesel cujo elemento filtrante tem parede de 25 mm de espessura e 5 microns de vazão. Ele tem uma parte transparente para inspeção diária e te permite esgotar a água existente. É um filtro que já vi funcionando que vai ajudar muito em todas essas expedições. Façam contato com o Sr. Éder (representante) pois a especialidade dele são suas viaturas tel. 61-3386.1101. Eu já ajudei a instalar em algumas viaturas Discovery D3, Pajero, L200, Volvo FH, Scania, máquinas agrícolas e é impressionante. Não vai fazer milagre mas vai filtrar e te permitir ver diariamente como tá indo seu consumo. Espero ter ajudado.

Qual a marca desse filtro ? Já tentou colocar numa Disco4 3.0 ?

abreu
04/10/2014, 00:22
Interessante esse tópico, assinando...

Jorge Luiz, muito interessante esse relato do filtro.

Eu também tenho que resolver esse problema, pois pretendo ir em fevereiro para Ushuaia, eu meu carro só recebe S-10.

Pensei que com a reprogramação, fechamento da EGR e remoção do filtro de partículas e carro iria receber bem o diesel S500 e S1800, mas não sabia desse detalhe do filtro de papel original não ser eficiente.

O elemento filtrante do Troller é barato, se eu levar vários deles e trocar a cada tanque abastecido, será que ele não segura as impurezas do diesel S500 e S1800?

Abraços.

E. Mac
25/10/2014, 02:44
Pessoal,
Em março e abril de 2014 eu fiz a Carretera Austral, Patagônia Argentina e Uruguai (14.000Km), fiquei 52 dias viajando com o meu Troller TGV 3.2 2013/2013. Não tive problema com o Diesl do Chile e do Uruguai que era S50. na Argentina havia o Diesel Euro, que equivale ao nosso S10.

Não tive problema algum com a qualidade do Diesel também não passei por problema devaneios seca.

Aqueles que quiserem ver algumas fotos me passem o enderço do face que eu habilito um grupo que abri.

Evanio Machado

Terra Adentro
11/02/2015, 18:53

Abraços!!

Fizemos uma viagem pelo Uruguai, Argentina e Chile em Janeiro de 2015. Escrevemos um post no nosso site com as informações de como anda a situação do S10 por lá: http://terraadentro.com/2015/02/09/diesel-s-10-no-uruguai-argentina-e-chile/

Abraços,
Henrique e Sabrina
terraadentro.com

André Bussade
08/03/2015, 17:03
Legal o site Xiz di Fora!

Este ano devo rodar por lá e aproveito as dicas que deixou.

Abraço!

Fizemos uma viagem pelo Uruguai, Argentina e Chile em Janeiro de 2015. Escrevemos um post no nosso site com as informações de como anda a situação do S10 por lá: http://terraadentro.com/2015/02/09/diesel-s-10-no-uruguai-argentina-e-chile/

Abraços,
Henrique e Sabrina
terraadentro.com

MadaFoka
30/11/2015, 08:37
Tenho-a resposta definitiva.
Na Argentina já sabemos que tem o Eurodiesel que atende bem.
No Chile o diesel equivale ao S50 que serve.
No Peru o diesel B5 também equivale ao S50 com biodiesel na mistura.o que faltava saber era sobre a Bolívia.
Perguntei a um boliviano que estava no Facebook convidando a conhecer a Bolívia.
Vejam a resposta:

Paulo Cesar Albuquerque en Bolivia solo hay Diesel común, no se importan vehiculos con motores Common rail, la importación de vehiculos diesel es solo para transporte publico, pesado o superior a 4.000cc. Por lo tanto la mayoría es Gasolina y el diesel que se comercializa es solo el común. Saludos!

Robram
14/11/2016, 14:25
Na Bolivia o Diesel é S-2000.

E a previsao para S50 ou menos é para no minimo 2018, para producao interna.

La no mejora en gasolina y diésel deja en duda cumplir norma Euro 4 (https://www.eldia.com.bo/index.php?cat=357&pla=3&id_articulo=201420)