PDA

Ver Versão Completa : Diferenças Xterra 2003/04 para as 2006/07/08

Ricardo Piovan
01/04/2013, 17:17
Fala pessoal, blz ?

Estou vendendo minha TR4 2009 para comprar uma Xterra. Encontrei uma 2003/04 que está muito nova e bonita, com 128.000 km.

Minha intensão era de pegar uma 06/07 ou uma 07/08, porém achei essa 03/04 muito interessante pela conservação. Valor R$50.000,00

Assim, por favor, me falem quais as diferenças entre as 03/04 para as mais novas. O que devo checar antes de comprar ?

Andei nela, mas achei ela bem chochona ...... O Troller 2.8 é minha base de comparação, e apesar de ter uma relação de C&P mais curta do que a Xterra, ele anda muito mais ........... Ela é chochona mesmo ?? Minha intensão era de colocar os 33" nela, mas acho que não vai virar ....... uns 31" exigiria menos .....

Alguém poderia me passar o consumo estimado ??

Abraços !!

MaurícioBsb
01/04/2013, 18:30
Bom a principal diferença é o motor eletrônico, apesar de ambas serem o MWM 2.8, ela também pode estar com bicos sujos ou turbina começando a abrir o bico mas a principal caracteristica deste motor e só acordar acima dos 2.000rpm, boa sorte pois é um excelente carro, daqui a pouco os mestres te ajudarão, inclusive existe um tópico somente sobre X-terra, http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/53009-comprei-um-xterra-e-gostei.html

HERICK
01/04/2013, 22:53
A minha tá com 33 + bl + sl= 5,5" de lift no total, não tá fraca, mas a BI tá mais aberta pra compensar essas modificações, consumo médio 10,5 lts cidade e 12 lts estrada, acredito que original deve beber um pouco menos, no seu lugar eu procuraria mesmo uma com um estado de conservação e manutenções em dia, de preferência particular, não esqueça do famigerado volante do motor, perto dos 100.000kms costumam dar pau, esse é um detalhe crucial na barganha do preço, um volante bimassa novo maus kit de embreagem sai uns 5.000 dilmas, original MWM, ok!

fassis
02/04/2013, 12:29
Deve ter algum probleminha no motor, pois ela não é xoxa, só lenta antes dos 2000rpm pelo turbo lag, mas com uma pequena mexidinha na bomba já melhora muito. Tenho uma 03/04 que adquiri com 125 mil km e hj está com 145 mil km e nunca teve nenhum problema. Sobre o troller, ele é mais pesado que a xterra, se não me engano coisa de uns 200kg a mais. Então tem que dar uma conferida no motor dessa X (bomba e bicos). Eu comprei (e hoje compraria novamente) a mais antiga, com bomba mecânica, pela confiabilidade maior, manutenção mais barata e maior facilidade de mexer (dar uma melhorada) no motor.

Ricardo Piovan
02/04/2013, 14:05
Fala pessoal, blz ?

Valeu pelas dicas ! Essa que estou vendo realmente acelera bem depois dos 2.000 RPM, aí sim ela anda, mas como no Troller com 1500 RPM a turbina já tá cheia .... esses 500 RPM a menos fazem muita diferença ... Cheguei a deixar ela morrer umas 3 vezes em esquinas na hora de sair ... Li aqui no Forum uma pessoa dizendo a mesma coisa, que no começo deixava ela morrer nas esquinas ... nada que não se acostume com a tocada dela ...

Com relação aos bicos, no MWM 2.8 consigo tirar os bicos para limpar sem destruí-los ????? pergunto isso pq nos International 3.0, no meu caso o Troller 3.0, tirou o bico já era, é lixo ..... já passei por essa experiência desagradável e depois de muito conversar aqui no Forum, essa informação é real. Então fica a dúvida com relação ao MWM 2.8.

Com relação ao volante do motor, como faço para analisar se está bom ???

Agradeço pela ajuda.

Abraços

DieselPower
02/04/2013, 23:19
Fala pessoal, blz ?

Valeu pelas dicas ! Essa que estou vendo realmente acelera bem depois dos 2.000 RPM, aí sim ela anda, mas como no Troller com 1500 RPM a turbina já tá cheia .... esses 500 RPM a menos fazem muita diferença ... Cheguei a deixar ela morrer umas 3 vezes em esquinas na hora de sair ... Li aqui no Forum uma pessoa dizendo a mesma coisa, que no começo deixava ela morrer nas esquinas ... nada que não se acostume com a tocada dela ...

Com relação aos bicos, no MWM 2.8 consigo tirar os bicos para limpar sem destruí-los ????? pergunto isso pq nos International 3.0, no meu caso o Troller 3.0, tirou o bico já era, é lixo ..... já passei por essa experiência desagradável e depois de muito conversar aqui no Forum, essa informação é real. Então fica a dúvida com relação ao MWM 2.8.

Com relação ao volante do motor, como faço para analisar se está bom ???

Agradeço pela ajuda.

Abraços

Pode retirar e calibrar os bicos do MWM Sprint 4.07 TCA sem problema nenhum...

HERICK
03/04/2013, 05:43
Volante do motor ruim gera ruídos de metal solto, principalmente em saídas em aclive acentuado, a VTR Tb perde rendimento, o não acoplamento disco de embreagem/volante do motor, começando a patinar, são vários sintomas, um mecânico de confiança saberá a hora de trocar, ok!

Ricardo Piovan
04/04/2013, 12:47
Fala pessoal, blz ?

Comprei ontem minha XTerra 03/04.

Levei num mecânico especializado em diesel e o cara confirmou que ela está perfeita ! Agora é só curtir !

A única coisa que ele disse que teria que fazer é regular as válvulas do MWM e trocar a barra central de direção, que estava com folga nos pivos, apesar de não sentir nenhuma vibração ou folga dirigindo na cidade e na pista.

Agora vou passar o Work 9.000, PY Yaesu e os Hella Comet 500 da TR4 para ela .......

Dúvida: Existe uma base de guincho pronto pra ela ? Onde instalar o PY ?

Em breve começarei os questionamentos sobre o lift ....

Abraços

BLUE BUS
04/04/2013, 14:17
Ricardo parabéns pela compra!!! O carro é muito bom e você não se arrempenderá....o MWM é um motor muito confiável e parrudo. Olhe no manual do carro e compare com a kilometragem que ele já tem, e faça o que o manual esta mandando. Fora isto, troque o básico, correia original, óleos e filtros de boa qualidade. Filtro eu coloco ou original ou o Fram. Troco filtro de AR, óleo Lubrificante e combustivel a cada 5.000 km, alguns reprovam dizem que pode trocar com 10.000, mas eu não arrisco.

Mais uma vez Parabéns

MaurícioBsb
04/04/2013, 16:17
Se abastecer so de diesel S-10 pode esticar o prazo de troca do filtro de combustivél!

HERICK
11/04/2013, 06:00
Fala pessoal, blz ?

Comprei ontem minha XTerra 03/04.

Levei num mecânico especializado em diesel e o cara confirmou que ela está perfeita ! Agora é só curtir !

A única coisa que ele disse que teria que fazer é regular as válvulas do MWM e trocar a barra central de direção, que estava com folga nos pivos, apesar de não sentir nenhuma vibração ou folga dirigindo na cidade e na pista.

Agora vou passar o Work 9.000, PY Yaesu e os Hella Comet 500 da TR4 para ela .......

Dúvida: Existe uma base de guincho pronto pra ela ? Onde instalar o PY ?

Em breve começarei os questionamentos sobre o lift ....

Abraços

Com relação ao guincho na dianteira não tem base para tal o que se faz é colocar um parachoque de ferro com base, ou adaptar uma base no parachoque original que no meu ver fica esquisito, mas gosto é gosto e Parabéns pela VTR!

Ricardo Piovan
11/04/2013, 14:10
Fala Herick, blz ?

Eu vi essa base da Todo Terreno: Suporte de Guincho Warn Nissan Xterra (http://www.todoterreno.com.br/app.empresa/app.view/app.produtos/app.view/descricao.php?ind=171&Suporte-de-Guincho-Warn-Nissan-Xterra)

Parece ser legal, mas não gosto muito de deixar o guincho escondido, onde vc não consegue acessar nada nele .... nem lubrificar nem limpar .....

Alguém já usou ??

HERICK
11/04/2013, 17:53
No meu parachoque de ferro fica mais escondido ainda, o guincho fica instalado dentro, esse modelo é bem legal e acredito que a maioria tá optando por escondê-lo por conta da vistoria anual, felizardos os estados que não fazem, aí meu amigo o céu é o limite hehehe mas que fica bonito e funcional todo pra fora com certeza fica.

Ricardo Piovan
11/04/2013, 18:12
Fala Herick, blz ?

Tem esse também da Newtrack: Base Guincho Frontier X-Terra (http://www.newtrack.com.br/Produto.aspx?IdProduto=144&IdProdutoVersao=222)

Em Ribeirão Preto não tem essas vistorias não .........

Você conhece algum suporte externo pronto ??

Abraço !

HERICK
11/04/2013, 20:45
Ricardo tem muita gente que faz o suporte (home made), o preço desse último tá Salgado, de repente levar a foto desse modelo num ferreiro deve sair bem mais em conta, além do que você pode fazer as mudanças que queres, botar o bichão pra fora hehehe, depois posta o que você escolheu, valeu!

Ricardo Piovan
12/04/2013, 08:58
É Herick, realmente é possível ser feito por um preço melhor ......... sempre fiz todas as peças, proteções, lift, etc eu mesmo, tanto pro Pé Grande, Trolha, TR4 ......... o foda é que toma muito tempo ......

Vamos ver se me empolgo novamente com a XTerra, porque jurei que nunca mais fabricaria nada, e sim compraria tudo pronto ......

Primeiro preciso trocar os pneus ....... Os 31" cabem nela sem fazer nenhum lift ??

Aração

fassis
12/04/2013, 11:59
os 31" cabem perfeitamente na Xterra, inclusive vieram de série nelas nas versões ecotrip. Na minha 2003/4 coloquei eles, porque tem opções mais interessantes do que os 265/70-15 originais e a diferença não é grande, pois os originais medem 29,6".

HERICK
12/04/2013, 16:17
É isso aí o Fassis já disse tudo, cabe beleza, eu só daria mais um grauzinho na barra de torção pra ficar show! A minha tá com 33x12,5x15, mas tem bl+sl = 5,5" aí coube tranquilo, acho até que poderia rolar um 35, mas vai sobrecarregar demais a suspa, põe os 31 que o visual melhora bastante, de preferência um A/T.

Ricardo Piovan
12/04/2013, 16:27
Fala Herick, blz ?

A idéia é e realmente essa. Subir ela pouco na suspa com 1,5" aprox, por os 31", por o guincho, rádio e Hellas ...

Não quero deixar ela muito fora da dirigibilidade original. Quero deixa-la confortável para usa-la no dia a dia e nas viagens, apesar dos 33" ficarem lindos !!!

Pra trilhas já uso meu CJ e Trolha .....

Depois preciso das dicas para o SL.

Abração

roos
07/05/2013, 22:43
Olá pessoal, esse é o meu primeiro post aqui no fórum da x-terra. Estou sondando em vender o meu tracker pra pegar uma x, tenho preferência por uma com o motor mecânico, porém achei uma 2006 muito boa com 63 km. A minha dúvida é vale a pena pegar uma dessa como motor eletrônico, e depois transformar em mecânico? O custo compensa? Ou com os devidos cuidados de manutenção, vale a pena ter uma eletrônica? Obrigado pessoal.
Abs.

HERICK
08/05/2013, 06:50
Minha opinião, em time que está ganhando não se mexe, se a VTR é originalmente eletrônica deixe-a assim, o custo dessa modificação não compensa, lembrando que o mais importante é ver primeiro o volante do motor, esse sim é o calcanhar de Aquiles da xterra!

Pablo RR
08/05/2013, 13:09
Roos, possuo uma Frontier com o motor MWM eletronico, já rodei 140.000km com esse motor e até agora não tive muita dor de cabeça ou arrependimento. Tive 2 problemas pontuais no sistema de injeção.

1. sensor de temperatura com defeito. Com isso o carro ficava em modo de segurança (limite de giro em 2.000 rpm) até o motor esquentar, depois funcionava normal. Substitui o sensor bosch (70 reais eu acho) apagou-se o erro na central e pronto. Carro 100%.

2. Em viagem abasteci em posto duvidoso (era única opção) e colocaram um diesel muito batizado, e entupiu parcialmente o filtro fazendo o motor entrar em modo de segurança novamente. Rodei 160km a 85km/h (velocidade que o carro alcança quando em modo de segurança) pra chegar em casa. No dia seguinte Joguei o diesel porcaria fora, coloquei diesel aditivado bom, troquei o filtro e Carro 100% novamente.

No mais o motor eletronico é um pouco mais silencioso e um pouco mais beberrão que o mwm mecanico (comparando com os relatos dos colegas donos de frontier com mwm mecanico). Hoje tenho feito perto de 9km/l na cidade (ar ligado 100% do tempo) e na estrada faço: 10,5km/l andando a 110km/h / 9,5km/l andando 120~130km/h. (sempre com o ar ligado).

Minha dica é: Use sempre filtro original MWM para motor eletronico (ele é mais comprido que para o MWM mecanico) e troque a cada 5.000km.

sergiopincelli
08/05/2013, 14:07
Pablo, troco meu filtro com 10.000km e tem saído bem limpo e sem resíduo de água ou impurezas, abasteço somente com diesel S10 em posto de bastante movimento e bandeiras, Petrobras , Shell e Ipiranga, minha PKP está com 159.000 km sem nenhum problema mecânico. Agora vou fazer a regulagem de válvulas, e passar o scanner pois está consumindo um pouco, mas está andando uma barbaridade.

roos
21/05/2013, 20:43
Muito obrigado pelas respostas, eu estou realmente decidido a pegar uma x. Pelo que já pesquisei a questão fundamental é manutenção em dias e diesel de boa qualidade. Tive dúvida também sobre andar em alagados devido a eletrônica embargada, pois aqui as trilhas daqui tem muita travessia de rio e esse é um dos principais motivos de sair de uma viatura a gasolina para a diesel.

HERICK
22/05/2013, 05:28
roos pega uma xt Mecânica e coloca um Snorkel que vai poder brincar à vontade na água! Boa sorte!

Dragon-vtec
14/01/2014, 19:55
Olá Pessoal,

Estou parecendo uma criança que não consegue decidir qual 4x4 comprar. Primeiro pensei em uma Tracker, depois uma Pajero Fulll (acabei descartando por causa do custo das peças).

Pelo preço, não consigo comprar uma SW4 das mais novas e a Landcruiser Prado ainda está acima do meu limite.

Sempre achei o desenho da Xterra simpática e depois de ver o motor é MWM, câmbio Eaton, eixo Dana se não me engano e chassi da Frontier. O preço de manutenção é menor e recebi a cotação do seguro hoje e está dentro do meu limite. Para um solteiro de 30 anos morando em São Paulo, imaginei que fosse inviável ter um carro a diesel usado. Fui olhar uma em uma loja esse fds e gostei do carro!

Andei pesquisando, mas não consegui achar todas as informações e estou com algumas dúvidas:

- Motor eletrônico: Se não estiver enganado, foi lançado em Ago/05. Os modelos a partir de 2006 que tem motor eletrônico ou existem modelos 2005 com motor eletrônico? Pelo que pesquisei no fórum, vou optar pelo mecânico pelo menor custo de manutenção.

- Ruído: O ruído interno em longas viagens chega a incomodar mesmo?

- Manutenção periódica: tem algum link que eu possa ver os itens que precisam ser trocadas/revisado de forma preventiva de acordo com a kilometragem? Não faço a mínima idéia do que precisa ser revisado de acordo com a kilometragem. Precisava dessa info para começar a ver os carros e negociar o valor. Vi que o volante, embreagem é um ponto crítico.

A média de kilometragem dos carros está entre 150 e 180 mil km.

HERICK
14/01/2014, 20:46
Olá Pessoal,

Estou parecendo uma criança que não consegue decidir qual 4x4 comprar. Primeiro pensei em uma Tracker, depois uma Pajero Fulll (acabei descartando por causa do custo das peças).

Pelo preço, não consigo comprar uma SW4 das mais novas e a Landcruiser Prado ainda está acima do meu limite.

Sempre achei o desenho da Xterra simpática e depois de ver o motor é MWM, câmbio Eaton, eixo Dana se não me engano e chassi da Frontier. O preço de manutenção é menor e recebi a cotação do seguro hoje e está dentro do meu limite. Para um solteiro de 30 anos morando em São Paulo, imaginei que fosse inviável ter um carro a diesel usado. Fui olhar uma em uma loja esse fds e gostei do carro!

Andei pesquisando, mas não consegui achar todas as informações e estou com algumas dúvidas:

- Motor eletrônico: Se não estiver enganado, foi lançado em Ago/05. Os modelos a partir de 2006 que tem motor eletrônico ou existem modelos 2005 com motor eletrônico? Pelo que pesquisei no fórum, vou optar pelo mecânico pelo menor custo de manutenção.

- Ruído: O ruído interno em longas viagens chega a incomodar mesmo?

- Manutenção periódica: tem algum link que eu possa ver os itens que precisam ser trocadas/revisado de forma preventiva de acordo com a kilometragem? Não faço a mínima idéia do que precisa ser revisado de acordo com a kilometragem. Precisava dessa info para começar a ver os carros e negociar o valor. Vi que o volante, embreagem é um ponto crítico.

A média de kilometragem dos carros está entre 150 e 180 mil km.

Meu amigo Xterra é uma excelente VTR em todos os sentidos, basta estar com as manutenções periódicas em dia, que será uma excelente compra, procure com calma e seja feliz! Boa sorte!

Andrejur
15/01/2014, 21:31
Eu tenho uma Xterra SE 2005/2006, que já é eletrônica. Posso observar algumas diferenças no motor eletrônico para o mecânico(bomba injetora) pois antes de comprá-la fiz teste com algumas abaixo de 2006(mecânicas) e tenho um JPX com o mesmo motor MWM 2.8 TCA 4.07. O motor eletrônico é o MWM 2.8 TCE 4.07 que também equipa as S10 de 2006 a 2012.
No meu modo de ver, as vantagens do eletrônico estão na potência e ruído. São 140 HPs contra os 132 mwm mecânico.
Como se sabe, o MWM por possuir sua transmissão por engrenagens, se torna muito áspero ou ruidoso. Já o eletrônico consegue amenizar essa aspereza, talvez pelo seu gerenciamento eletrônico de injeção e pela utilização dos tuchos hidráulicos, que não necessitam de regulagem periódicas como o seu antecessor.
A Xterra com motor mecânico com a regulagem original é + lerda na arrancada por causa do câmbio cuja 1ª marcha é muito longa, principalmente quando se usa pneus de 31", mas pode ser melhorada com uma leve mexida na bomba injetora ou a troca dos bicos pelos de maior vazão.

Abs.

Meu amigo Xterra é uma excelente VTR em todos os sentidos, basta estar com as manutenções periódicas em dia, que será uma excelente compra, procure com calma e seja feliz! Boa sorte!

HERICK
16/01/2014, 05:11
Eu tenho uma Xterra SE 2005/2006, que já é eletrônica. Posso observar algumas diferenças no motor eletrônico para o mecânico(bomba injetora) pois antes de comprá-la fiz teste com algumas abaixo de 2006(mecânicas) e tenho um JPX com o mesmo motor MWM 2.8 TCA 4.07. O motor eletrônico é o MWM 2.8 TCE 4.07 que também equipa as S10 de 2006 a 2012.
No meu modo de ver, as vantagens do eletrônico estão na potência e ruído. São 140 HPs contra os 132 mwm mecânico.
Como se sabe, o MWM por possuir sua transmissão por engrenagens, se torna muito áspero ou ruidoso. Já o eletrônico consegue amenizar essa aspereza, talvez pelo seu gerenciamento eletrônico de injeção e pela utilização dos tuchos hidráulicos, que não necessitam de regulagem periódicas como o seu antecessor.
A Xterra com motor mecânico com a regulagem original é + lerda na arrancada por causa do câmbio cuja 1ª marcha é muito longa, principalmente quando se usa pneus de 31", mas pode ser melhorada com uma leve mexida na bomba injetora ou a troca dos bicos pelos de maior vazão.

Abs.

Independente de ser eletrônica ou mecânica, Xterra é Xterra!

Andrejur
16/01/2014, 15:12
Pura verdade, Herick. Não entendo porque a Nissan interrompeu a fabricação no Brasil.
A minha está com 106.000 kms, a maior parte deles usada em grandes expedições, como Atacama(duas vezes), Argentina, Chile, Peru, Transamazônia, Nordeste e outras grandes viagens.
Atualmente estou pensando em vender e comprar uma nova viatura, mas não consigo escolher a substituta para a XT.

Abs.

Independente de ser eletrônica ou mecânica, Xterra é Xterra!

Dragon-vtec
16/01/2014, 19:07
Olá Pessoal,

Marquei para ver duas Xterra's esse sábado. Uma 2005 e outra 2007.

Como faço para ver se a embreagem e volante estão ruins? O ABS tem alguma forma melhor de testar do que meter o pé no freio?

Abs

Miguelborges
24/09/2015, 20:12
Boa noite a todos, acabo de me cadastrar aqui no fórum mas já sou um frequentador assíduo dos tópicos a algum tempo.
Tenho uma X Terra 2004 e gostaria de saber se a bomba da direção hidráulica foi modificada em relação aos modelos 2006 em diante ou se permanece a mesma desde sempre.

Parbéns a todos que fazem este forum, sempre aprendo muito lendo por aqui.
Abs

HERICK
25/09/2015, 05:19
Boa noite a todos, acabo de me cadastrar aqui no fórum mas já sou um frequentador assíduo dos tópicos a algum tempo.
Tenho uma X Terra 2004 e gostaria de saber se a bomba da direção hidráulica foi modificada em relação aos modelos 2006 em diante ou se permanece a mesma desde sempre.

Parbéns a todos que fazem este forum, sempre aprendo muito lendo por aqui.
Abs

Bom dia e seja bem vindo ao fórum! O que aconteceu com a sua bomba da hidráulica? Não posso lhe dar certeza, mas acredito que seja a mesma, você pode tirar essa dúvida na CCS, dar um papo no vendedor de peças ok