PDA

Ver Versão Completa : Sistema de Portais



Will Fernandes
01/04/2013, 10:41
No último domingo (31/03) passou uma reportagem no Mundo 4x4 sobre o Sistema de Portais, que se propõe aumentar altura de veículo sem "mexer" na suspensão. Achei interessante, mas na internet não achei o tal sistema a venda e nem oficinas que façam instalação.
Fiquei na dúvida se nome do sistema tem variações ou é algo pouco utilizado mesmo.

sallespickup
01/04/2013, 12:48
Will, pelo que sei quem esta desenvolvendo e possivelmente vendendo é o Paulo Cesar do rio grande do sul que é o companheiro do Chakal, então aconselho a pedir o contato dele pelo site do mundo 4x4 ou pelo face do chakal, agora deve ficar caro pacas, pois senão ja tinha varias vanderleias andando por ai

Renato Fraga
01/04/2013, 13:04
Esse sistema é a menina dos olhos de qualquer off roader, não só pelo que aumenta o vão livre, mas principalmente pela redução que pode ser aplicada no pórtico. Unimog e alguns caminhões Volvo usavam isso. Até mesmo a Kombi das bem antigas usava algo semelhante. Hummer também usava.

Quanto mais perto da roda for a redução, menor é o esforço de todo o conjunto de transmissão.

Quando colocamos pneus maiores, se torna necessário elevar a suspensão, reforçar os semi eixos e reduzir a relação do diferencial. O eixo pórtico pode fazer tudo isso com maiores virtudes.

Outra virtude é a possibilidade de poder instalar um sistema de controle central da pressão dos pneus, semelhante ao rodoar dos caminhões, porém sem aquelas mangueiras aparentes. Tudo por dentro do eixo.

Mundo afora, só existe uma empresa que comercializa tal produto na forma de KIT e custa um valor bem alto para chegar às nossas mão, cerca de R$12.000,00 para cada roda.

O mecanismo não é complexo, mas precisa de certos recursos para confeccioná-lo, tal como o Paulo Cesar fez.

O pessoal da Macrotorque havia feito um protótipo que não saiu de um mero display.

Quem sabe um dia.....



Abraços

mali9ski
01/04/2013, 17:07
Esse sistema é a menina dos olhos de qualquer off roader, não só pelo que aumenta o vão livre, mas principalmente pela redução que pode ser aplicada no pórtico. Unimog e alguns caminhões Volvo usavam isso. Até mesmo a Kombi das bem antigas usava algo semelhante. Hummer também usava.

Quanto mais perto da roda for a redução, menor é o esforço de todo o conjunto de transmissão.

Quando colocamos pneus maiores, se torna necessário elevar a suspensão, reforçar os semi eixos e reduzir a relação do diferencial. O eixo pórtico pode fazer tudo isso com maiores virtudes.

Outra virtude é a possibilidade de poder instalar um sistema de controle central da pressão dos pneus, semelhante ao rodoar dos caminhões, porém sem aquelas mangueiras aparentes. Tudo por dentro do eixo.

Mundo afora, só existe uma empresa que comercializa tal produto na forma de KIT e custa um valor bem alto para chegar às nossas mão, cerca de R$12.000,00 para cada roda.

O mecanismo não é complexo, mas precisa de certos recursos para confeccioná-lo, tal como o Paulo Cesar fez.

O pessoal da Macrotorque havia feito um protótipo que não saiu de um mero display.

Quem sabe um dia.....





Abraços

em uma das edições anteriores da fenajeep 2011 ou 2010 vi em um estande um sistema desses mas com 3 engrenagens, mas erguia para carai* acho que ia F#der tudo na suspenção.....

não lembro a empresa que estava vendendo....

valew

Renato Fraga
01/04/2013, 17:25
Macrotorque !!!!

O projeto deles tinha que ser muito aperfeiçoado...

A empresa não atua mais

mali9ski
01/04/2013, 17:34
Macrotorque !!!!

O projeto deles tinha que ser muito aperfeiçoado...

A empresa não atua mais

isso ai eles tinha um bloqueio 100% a cabo.....

Will Fernandes
02/04/2013, 09:13
No site do Jeep clube de Bragança (Pará) tem uma reportagem sobre este sistema de Pórticos, acho que fala da FENAJEEP de 2010. Mas nenhum prototipo está no mercado segundo a matéria.

Spoa: Para quê? portais de eixos é a solução! (http://www.jeepclubedebraganca.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=91:spoa%3F-para-qu%C3%AA%3F-portais-de-eixos-%C3%A9-a-solu%C3%A7%C3%A3o)

Renato Fraga
02/04/2013, 16:11
Só que portais não vão funcionar nunca em suspensões por feixes de molas.....

JULIO PESSOA
03/04/2013, 11:47
e aê galera, igualmete a vcs eu tbm fiquei curioso para saber onde podia encontrar esse tal sistema de portais, tenho uma TR4 2005, apesar de alguns colegas do clube falarem q meu carro ñ presta, ela até agora ñ decepcional eu nenhuma trilha q participei, sempre se mostrou um carro muito resistente e forte no quesito LAMA e BARRO, màs com relação a água eu tive um pequeno problema, pois meu carro tem cambio automático, e depois de uma trilha onde entrei e fiquei afogado num rio, ela só passa as marchas manual agora, eu lí outro forum e um colega tbm teve o mesmo problema, se algum d vcs souber como eu posso consertar essa bronca me avisa. e tbm se souberem como eu posso entrar em contato com alguem q trabalhe com os PORTAIS. desde já agradeço vlw galera.

sallespickup
03/04/2013, 17:47
o que me deixa bastante apreensivo com os portais, é a falsa impressão ou não de que a carcaça dele não suportaria , o carro do Paulo ja passou em lugares bem complicados mais Eu ainda tenho muitas duvidas da resistencia da carcaça, ja das reduções ai não tenho a menor duvida que seria excelente

Will Fernandes
29/04/2013, 09:26
Este semana passou reportagem sobre um jipe com os portais no Mundo 4x4, mas é algo esperimental mesmo, não há fabricação ainda.