PDA

Ver Versão Completa : Alargar o CJ-5



Luis Assis
24/03/2003, 19:47
PessoALL,

Ha algum tempo atraz eu postei uma mensagem sobre colocar eixo de rural em um CJ-5 e alarga-lo.
O tópico é: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=30
Estou com meu CJ-5 66 inteiro desmontado, pronto para comecar a reforma, e estou pensando se parto para uma aventura destas ou não.
Como estou na dúvida e as pessoas que mais conhecem de jipe são voces, gostaria da opinião de cada um que visitar este tópico.
Vale a pena fazer tal adaptação? Será que na hora de vende-lo não será mais dificil? Ou as vantagens como ganho de establidade vale a pena?
Gostaria de contar com o voto e a opinião dos Senhores...
[]'s

Giovani
25/03/2003, 00:35
:D Olá Gustavo!

:D Tudo são números... Vc já tem os eixos da rural? Quanto vc irá pagar por eles? Quanto custa o serviço na lataria? Vc pretende vender esse jeep à curto prazo?
Analise essas questões e veja se o custo compensa, pelo uso que vc fará do jeep. Vc ganhará estabilidade e conforto na cabine. Não acho que seja mais difícil de vender do que qualquer outro CJ.
:idea: Como vc está no "zero" do seu jeep sugiro não mexer no chassi, alargue somente a lataria. Se vc ainda não comprou eixos e câmbio e pretende fazer um belo (e bom) jeep, invista um pouquinho mais e ponha câmbio e eixos da Toyota Bandeirante. Ao menos por aqui (RS) a diferença de preço é mínima. Mas, a robustez desse conjunto é inquestionável! :wink: O eixo da Toyota, em tamanho, fica entre o do Jeep e o da Rural, nem estreito e nem largo demais. :wink:

Luis Assis
25/03/2003, 01:43
Olá Giovani,


Vc já tem os eixos da rural?
Não tenho nada ainda... :( O Jipe esta somente no chassis, os gastos com cambio, lataria, motor e eixos serão invevitáveis. Para não falar que ele esta sem nada, ele possui algumas partes da lataria, o eixo trazeiro e uma redução completa, alem do chassis e da documentação em dia é lógico! :D


Quanto vc irá pagar por eles?
Pelo que andei pesquisando os eixos de CJ-5 são mais caros que os de Rural. Não sei por que, mas tem uma oferta maior de eixo de Rural no mercado do que de CJ-5, pelo menos aqui em SP :?


Quanto custa o serviço na lataria?
A diferença é muito pouca, ja vi isso com o funileiro.


Vc pretende vender esse jeep à curto prazo?
Assim como todo jipeiro nunca pretendemos, mas o futuro a Deus e aos ministros da Economia pertencem. :( O meu CJ-5 59 ( este ai do avatar ) esta comigo a mais de 10 anos. 8)

Alias este é outro dado interessante que esqueci de citar, :idea: este 66 seria o meu segundo Jipe restaurado... Então por que não partir para um negocio diferente, úma vez que já se tem um CJ-5 original?? A resposta talvez seja, onde guardar 2 jipes, sendo que um deles teria 2,10m de largura. Moro em prédio e o CJ-5 consigo colocar em vagas onde outros carros não cabem e por isso não tem dono, já este CJ modificado com cara de Humer, ocuparia uma vaga King Size... :roll: É logico que no fim das contas teria que vender um deles!
[]'s indecisos
Gustavo

Giovani
25/03/2003, 02:11
:D Olá Gustavo!

:? Garagem é um problema, já tive que construir uma especialmente pro Azulão. Mas e os eixos de Toyota? É um meio termo, se vc usar rodas e pneus aro 16", basta colocar uns "fenders". :wink:

billj
25/03/2003, 07:34
Se eu tivesse começando um CJ do zero, com a intenção de fazer trilha com ele, não pensaria duas vezes quanto os eixos. Seriam da Rural mesmo......

Os eixos da Toy também seria uma boa, mas aqui em Sampa, os da Rural são bem mais fáceis de achar, portanto mais barato. E pessoalmente, eu acho a largura a mais dos da Rural só traz vantagens, pois se pode usar um pneu mais largo sem ele pegar nos feixes. Alternativamente, se pode usar rodas com um off-set bem mais positivo, assim diminuindo o esforço sob os rolamentos e o sistema de direção. Sem falar das opções infinitas de bloqueios e relações que existem para o D44. Até os garfos no pinhão são iguais dos do eixo CJ original.....

Independente do qual eixo você escolhe, é altamente recomendável que seja instalado freios a disco nas 04 rodas e que o eixo traseiro seja convertido para flutuante........

Abraços,

Luis Assis
25/03/2003, 18:01
Giovani,

Hoje pensando, e vendo algumas fotos, gostei muito da sua idéia de meio termo, usando o eixo da Toyota!!
Voce tem porai as medidas dele? E da rural e do Jipe para fazermos uma comparação, voce tem?
Aqui acho que vai ser meio dificil de se achar, mas ai no Sul tem isso facil?
Quanto ao cambio, como é ele, não sei nada de Toyota. A redução tb seria da Toy? Será que ele adaptaria legal ao motor MPFI 4.1 PowerTech de Silverado? Se não me engano, este cambio é para motor de baixa rotação, não é não??
Ufa chega de perguntas!! :D
Gustavo

dptucunduva
25/03/2003, 18:13
Giovani,

Quanto ao cambio, como é ele, não sei nada de Toyota. A redução tb seria da Toy? Será que ele adaptaria legal ao motor MPFI 4.1 PowerTech de Silverado? Se não me engano, este cambio é para motor de baixa rotação, não é não??

Gustavo

Gustavo,

A solução de 4.1MPFI + câmbio/redução de Toyota é bem conhecida dos engeseiros. A grande vantagem é a possiblidade de utilização de guincho mecânico, coisa que o engesa original não permite

Existem kits prontos no mercado (se não me engano a Deep Tec vende) pra ligar esse motor nesse câmbio/reduzida.

Só não sei se vai caber em um CJ...

Giovani
26/03/2003, 00:16
:D Olá Gustavo!

:D O conjunto motor silverado+câmbio toyota cabe num CJ. Como eu sei? Simples, é a mecânica que estou montando no Jeep do meu brother! Uma engrenagem do câmbio Toyota tem o dobro da expessura de uma do Willys. A caixa não é para baixa rotações, isso independe do motor. E o 4.1 da Silverado não é de rotações tão altas assim. Temos alguns eixos de Toyota por aqui, mas no momento não sei de nenhum "filé". Tem um traseiro flutuante ano 1989 por 1 mil e um dianteiro mesmo ano com o pinhão quebrado por 500.
:( As larguras dos eixos Willys não tenho à mão, mas sei que o da Rural é +ou- 24cm maior que o do Jeep. Já a Toyota é 1.415mm na dianteira de 1.400mm na traseira. Se vc tem um eixo do jeep aí é só medir e comparar. :wink:
:D Quanto à conseguir bloqueios para os diferenciais da Toyota, a Ensimec fabrica o 100%.
:D Ah sim, o câmbio 4 ou 5 marchas e a caixa de tração e reduzida é tudo da Bandeirante, a única adaptação é na capa-seca do motor. :wink:
:D Quando o "monstrinho" do meu brother estiver pronto (parte mecânica e suspensão com mola espiral) vou encher de fotos esse fórum! :wink: Aguarde!!!!!

Davi Gonçalves
16/08/2009, 21:51
:D Olá Gustavo!

:D O conjunto motor silverado+câmbio toyota cabe num CJ. Como eu sei? Simples, é a mecânica que estou montando no Jeep do meu brother! Uma engrenagem do câmbio Toyota tem o dobro da expessura de uma do Willys. A caixa não é para baixa rotações, isso independe do motor. E o 4.1 da Silverado não é de rotações tão altas assim. Temos alguns eixos de Toyota por aqui, mas no momento não sei de nenhum "filé". Tem um traseiro flutuante ano 1989 por 1 mil e um dianteiro mesmo ano com o pinhão quebrado por 500.
:( As larguras dos eixos Willys não tenho à mão, mas sei que o da Rural é +ou- 24cm maior que o do Jeep. Já a Toyota é 1.415mm na dianteira de 1.400mm na traseira. Se vc tem um eixo do jeep aí é só medir e comparar. :wink:
:D Quanto à conseguir bloqueios para os diferenciais da Toyota, a Ensimec fabrica o 100%.
:D Ah sim, o câmbio 4 ou 5 marchas e a caixa de tração e reduzida é tudo da Bandeirante, a única adaptação é na capa-seca do motor. :wink:
:D Quando o "monstrinho" do meu brother estiver pronto (parte mecânica e suspensão com mola espiral) vou encher de fotos esse fórum! :wink: Aguarde!!!!!
Estou pensando em trocar meu cambio clark 260f por um de toyota, isso devido ao medo de a reduzida original da minha f 75 ñ aguentar o torque do 4.1mpfi.
Alguém aqui ja fez a adptação do cambio da toyota bandeirante no motor da silverado??? É mto trabalhoso???

fico no aguardo

abraços

patrick plaza
06/09/2009, 13:42
Estou pensando em trocar meu cambio clark 260f por um de toyota, isso devido ao medo de a reduzida original da minha f 75 ñ aguentar o torque do 4.1mpfi.
Alguém aqui ja fez a adptação do cambio da toyota bandeirante no motor da silverado??? É mto trabalhoso???

fico no aguardo

abraçosola davi estou fazendo a mesma coisa que vc mas com o v6 que usa a capa seca da c20 ,nao é muinto complicado o serviço , o certo seria vc faser um gabarito igual o que fis fis o seguinte fis uma flange que se encaixa no furo central da capa seca e outra que se encaixa no casco da toyota "no rolamento do eixo piloto" souda as duas flanges bem sentradas .assim vc deixa as duas peças bem centradas para nao ter problemas de ficar o cambio fora de centro com o motor ai é so refurar a capa seca conforme o cambio assim que possivel vou postar umas fotos da capa seca e dos recortes ,e da flange que fiz ,espero ter ajudado ok :concordo:

Angelo Avelar
07/09/2009, 15:45
ei eu tenho uma carroceria ideal pra vc fazer isso ai ela e alargada em torno de 18 cm é so fazer uns consertos e pronto é primeira pois estou mudando a carroceria para uma de fibra do modelo parecido com troller