PDA

Ver Versão Completa : Ar condicionado para Land Rover DEFENDER 90 e 110

Geraldo Forti
31/03/2013, 16:21
Pessoal, boa tarde.
Faz tempo que não posto nada aqui no Forum, embora não tenha deixado de acompanhar e consultar os assuntos tratados aqui periodicamente.
Resolvi abrir um novo tópico, embora já tenha diversos sobre o assunto "ar condicionado", tendo em vista que consegui instalar o tão sonhado ar-condicionado na minha LAND. E por um preço decente.
A questão de instalar um ar-condicionado numa Defender, até que não é problema, desde que se sujeite a pagar o que se pede pelos instaladores. Para instalar um ar numa Toyota gasta-se cerca de R$2.000,00, mas basta voce falar que é para uma Defender e o preço imediatamente sobe para R$5.000,00 ou R$6.000,00 .
Daí, procura para cá, procura para lá, e acabei achando um anúncio no site OLX, sobre o kit para caminhonetes, aqui em Ribeirão Preto (SP). Consultei o vendedor se seria possivel instalar esse kit numa defender e ele me falou que sim, e que o preço seria o mesmo do anúncio, mais a mão de obra. OPA, aí é coisa de Deus....como dizem os caras do Pânico.
Fui lá, vi os equipamento e mandei instalar. Ficou em R$2.400,00 completinho. Funciona muito bem, gela legal, todas as peças são novinhas. Até agora nada a reclamar.
O anuncio está neste link: ar condicionado para veiculos pesados kit completo 12 e 24 volts. (http://ribeiraopreto.olx.com.br/ar-condicionado-para-veiculos-pesados-kit-completo-12-e-24-volts-iid-462193572)
Não quero fazer propaganda de ninguem, mas é que o ar condicionado aqui na região faz uma falta danada. Então quem se interessar, entre em contato direto com o cara do anúncio que ele é muito prestativo.
Pessoal, é lógico que não é o ar original da Land, mas a diferença de preço é absurda e cumpre bem o a finalidade de gelar o ambiente do carro, que é o que interessa.
Quem já tiver a caixa evaporadora original, pode negociar com ele para por só a parte que vai lá no motor. Deve ficar um pouco mais em conta.
Vou ver se consigo colocar umas fotos que tirei do ar instalado para voces terem uma noção melhor de como é que fica o equipamento.
Abraço
Geraldo.403534403542403541403540403539403538403537 403536403535403543

FabioDefender
01/04/2013, 11:12
Olá Geraldo, estou fazendo uma geral aqui na minha defender e como não tem ar cond, estou querendo colocar na minha, achei o kit barato, mas o condensador ficou num lugar muito ruim hein. Nao existe um condensador que fique no meio ?

Geraldo Forti
01/04/2013, 13:36
Olá Geraldo, estou fazendo uma geral aqui na minha defender e como não tem ar cond, estou querendo colocar na minha, achei o kit barato, mas o condensador ficou num lugar muito ruim hein. Nao existe um condensador que fique no meio ?

Fábio, talves ele tenha outros condensadores, mas teria que ver com o vendedor.
O Original da Land, não fica no meio também. Na verdade ele fica uma parte do lado do passageiro e outra do lado do motorista, correto?
No meio do painel, na parte de baixo, não cabe de jeito nenhum. Uma opção seria puxar ele até a traseira dda Land e instalar no teto, bem acima da porta traseira. Mas neste caso ficariam todos cabos em mangueiras passados por dentro carro. Até vi isso com ele, mas ficaria em R$3.000,00 com esse tipo de instalação.
Mas liga lá e fala com o instalador, quem sabe voce acham uma outra forma de colocar a peça.
Valeu.

Hugo K
12/06/2013, 08:49
Fábio, talves ele tenha outros condensadores, mas teria que ver com o vendedor.
O Original da Land, não fica no meio também. Na verdade ele fica uma parte do lado do passageiro e outra do lado do motorista, correto?
No meio do painel, na parte de baixo, não cabe de jeito nenhum. Uma opção seria puxar ele até a traseira dda Land e instalar no teto, bem acima da porta traseira. Mas neste caso ficariam todos cabos em mangueiras passados por dentro carro. Até vi isso com ele, mas ficaria em R$3.000,00 com esse tipo de instalação.
Mas liga lá e fala com o instalador, quem sabe voce acham uma outra forma de colocar a peça.
Valeu.

Geraldo.

Como está funcionando este Ar depois de um tempo instalado? continua com a mesma eficiência? as peças estão aguentando?

Geraldo Forti
13/06/2013, 20:34
Fábio esse kit é assim mesmo. O que pode ser feito, é colocar um condensador maior e instalar ele lá na parte traseira da Land, acima da porta traseira. Dái, se não me engano, o preço fica em torno de R$2.700,00.
Ou então, voce pode comprar o condensador original usado, que sempre aparece vendendo por aí e colocar o restante do KIT novinho. Dái fica show.
E espaço da Land, voce sabe, é muito limitado. Se não for um condensador original, não tem como colocar ele no meio do carro.

Djalma Inoue
16/06/2013, 14:18
A minha já tinha ar e gelava muito bem o saco kkkkk e o pessoal de traz ficava suando, então resolvi fazer isso:

417011

Foi o Wladmir que fez este serviço ele é daqui do forum.

Preá 4x4
17/06/2013, 01:12
Amigo,
comprei um tempo atras um ar condicionado original de uma defender nova que capotou ano 2009. Veio com o compressor e todo o kit completo, funciona que eh uma beleza.
Instalei tem uns 2 anos e ate hoje esta fuincionando muito bem. Inclusive nessa viagem, ele trabalhou bem e nenhum problema.
Se precisar dos contatos e mais detalhes, me fale.
Abraco

dasvirgens
25/07/2013, 16:12
Aproveitando o tópico, gostaria de saber onde encontro o esquema elétrico do ar condicionado de uma Defender 90 ano 2000. O ventilador do condensador queimou, andou queimando uns fusíveis (não sei se tem relação) mas quando desmontei o motor do ventilador ele estava completamente destruido por dentro, corroido e derretido. Troquei por um novo mas não tá funcionando, nenhum fusível queimado, logo, imagino que o circuiro esteja aberto em algum canto.

Ponto pra funcionar o motor, ligo o ar condicionado mas o eletroventilador não funciona (o que fica junto ao condensador, na grade frontal do capô).

Abraços, Joaquim

Geraldo Forti
25/07/2013, 19:33
""esquema elétrico do ar condicionado de uma Defender 90 ano 2000". Eu não tenho a menor idéia onde achar isso. Galera, quem souber, vamos ajudar aí. Abraços.

petcho
25/07/2013, 22:37
Dasvirgens, eu tenho o esquema eletrico da defender, acho q nele tem o esquema do ar, mas nao to conseguindo anexar aqui, me passa seu email que te mando

Marado
25/07/2013, 23:35
Aqui os esquemas disponibilizados por nosso amigo Petcho.

423312

423313

dasvirgens
26/07/2013, 11:32
Ola amigos, grato pelos esquemas, porém a situação evoluiu. Levei o carro em uma oficina e o técnico falou que o compressor estava sem compressão (lembrando que o ar estava sem esfriar). Aconteceu que quando eu estava saindo da oficina, alguns quilômetros adiante, o gas do sistema vazou completamente por uma válvula no compressor (parecia um pneu estourando). Agora fiquei curioso: Se o compressor não estava comprimindo, como é que ele conseguiu pressão pra sobrecarregar o sistema? Será que o evaporador/mangueiras está entupidos ou o mecânico está querendo "empurrar" um compressor novo? Segundo os esquemas, há uma chave de pressão que aciona a parte elétrica que por sua vez aciona um relé que aciona a ventoinha frontal, é possível que o relé esteja falhando mas agora só vou poder avaliar após descobrir porque o gas vazou.

Coisa difícil achar uma oficina de confiança por aqui viu?

dasvirgens
20/03/2014, 13:25
Ola amigos, grato pelos esquemas, porém a situação evoluiu. Levei o carro em uma oficina e o técnico falou que o compressor estava sem compressão (lembrando que o ar estava sem esfriar). Aconteceu que quando eu estava saindo da oficina, alguns quilômetros adiante, o gas do sistema vazou completamente por uma válvula no compressor (parecia um pneu estourando). Agora fiquei curioso: Se o compressor não estava comprimindo, como é que ele conseguiu pressão pra sobrecarregar o sistema? Será que o evaporador/mangueiras está entupidos ou o mecânico está querendo "empurrar" um compressor novo? Segundo os esquemas, há uma chave de pressão que aciona a parte elétrica que por sua vez aciona um relé que aciona a ventoinha frontal, é possível que o relé esteja falhando mas agora só vou poder avaliar após descobrir porque o gas vazou.

Coisa difícil achar uma oficina de confiança por aqui viu?

O problema da Defender foi resolvido substituindo o Compressor por um novo. Com isso eu enfrentei uma série de consequencias:

1) Eventualmente o gas escapava sendo necessário uma nova recarga. Notei que o ventilador que foi instalado (eu mesmo instalei e me certifiquei que estava funcionando corretamente) foi religado para ficar soprando ao contrário - aí o condensador não ia funcionar nunca!

2) o compressor que foi instalado, apesar de ser do mesmo modelo e marca, veio com uma polia ligeiramente diferente da original e que não alinha com as "poli V" do conjunto. Resultado, a correia partiu-se e foi dureza encontrar outra. Mesmo a nova não entra no conjunto, acho que porque a polia do compressor tem um diametro maior que o da original (a que ta instalada tem 12cm de diâmetro) e não sei qual o diametro da original (Quem puder medir me informe por favor?).

A solução proposta por uma oficina de AC foi de dar um passo na polia do compressor de forma a abrir mais um "v" para que a correia encaixe e utilizar outra correia maior (5pk1340 da Pajero convertida para 4pk na base da faca!)

alguem saberia se isso funciona?

Denilsom
24/11/2014, 09:41
Colegas minha Defender tem ar mas como é 96 o sistema ta meio antigo e não funciona ontem encontrei uma defender 2001 no ferro velho com o ar Gela saco queria comprar ele completo sera que da pra colocar tudo sem problemas pelo que vi o painel em baixo é igual onde e parafusado a cx , aquela cx que vai no motor e menor sera que o corte na parede do corta fogo é a mesma medida, coisa estranha é que ocupa muito espaço nos pes do passageiro, alguem ja fez essa modificaçao para me passar uma opinião. grato

Baré
24/11/2014, 16:53
Olá Denilson,

coincidentemente tenho uma 1996 e semanas atrás substitui o ar dela por uma ano 2000, que tem sistema igual a que vc está vendo.
O ar da 1996 realmente é uma porcaria, ainda mais para o nosso verão aqui no litoral. O sistema é muito fraco e a caixa evaporadora fica no compartimento do motor, puxando sujeira e ar quente o tempo todo.
O que vc vai precisar trocar é somente a caixa evaporadora completa, com as saídas gela saco, termostato, controle, etc... vai precisar de alguns tubos também e de um bom instalador, preferencialmente q já tenha feito este serviço.
O compressor, condensador e filtro permanece o da sua 1996.
Aquela caixa preta horrorosa que vai no motor vai sumir, vc não precisará mais dela.
Depois da mudança, agora eu posso dizer q tenho um ar condicionado.

Qq dúvida pode me ligar. (21) 98446-8760

Abs,
Baré

Denilsom
25/11/2014, 13:56
Obrigado pelas dicas vou la ver se faço o negocio do ar tem um amigo meu jipeiro que tem uma oficina que mexe com ar ele me diz que faz o serviço pra mim.

Olá Denilson,

coincidentemente tenho uma 1996 e semanas atrás substitui o ar dela por uma ano 2000, que tem sistema igual a que vc está vendo.
O ar da 1996 realmente é uma porcaria, ainda mais para o nosso verão aqui no litoral. O sistema é muito fraco e a caixa evaporadora fica no compartimento do motor, puxando sujeira e ar quente o tempo todo.
O que vc vai precisar trocar é somente a caixa evaporadora completa, com as saídas gela saco, termostato, controle, etc... vai precisar de alguns tubos também e de um bom instalador, preferencialmente q já tenha feito este serviço.
O compressor, condensador e filtro permanece o da sua 1996.
Aquela caixa preta horrorosa que vai no motor vai sumir, vc não precisará mais dela.
Depois da mudança, agora eu posso dizer q tenho um ar condicionado.

Qq dúvida pode me ligar. (21) 98446-8760

Abs,
Baré

Denilsom
10/12/2014, 14:17
Pois é Bare não deu negocio no ar que tava pegando da Defender 2000 o cara pediu um absurdo, dono de ferro velho sabe como é prefere perder aquilo do que vender de um preço justo .agora to pensando em recuperar o meu queria saber se alguem do forum tem uma 96 com o ar funcionando e se Gela mais ou menos .o meu ta com a cx preta enorme que fica la no motor fazendo barulho na ultima velocidade e sem gaz. grato

Rhuan
10/12/2014, 16:37
Denilsom, beleza?

Tem um cara muito bom no Bairro Santa Tereza que pode resolver seu problema. A oficina dele fica na Rua Raimundo Nonato, esquina com Pouso Alegre (paralelo à Silviano Brandão). Só mexe com ar e o trabalho dele é muito elogiado além de mexer com vários carros antigos clássicos. Ele fez o da Band de um amigo meu e ficou show.
Eu tenho uma 90ntinha 96 também e vou levar lá pra ver o que pode ser feito. É o ar do painel também e não pretendo mudar.

Acho que vale a pena dar uma olhada.

Grande abraço

Rhuan

Denilsom
11/12/2014, 09:31
Ok Rhuan ja é uma ideia ir lá, mas tava querendo mesmo era colocar o mais novo esse do painel muitos falam que não é bom fico com medo de gastar e não ficar bom .queria ver um funcionando pra ver se agrado. abraço

Denilsom, beleza?

Tem um cara muito bom no Bairro Santa Tereza que pode resolver seu problema. A oficina dele fica na Rua Raimundo Nonato, esquina com Pouso Alegre (paralelo à Silviano Brandão). Só mexe com ar e o trabalho dele é muito elogiado além de mexer com vários carros antigos clássicos. Ele fez o da Band de um amigo meu e ficou show.
Eu tenho uma 90ntinha 96 também e vou levar lá pra ver o que pode ser feito. É o ar do painel também e não pretendo mudar.

Acho que vale a pena dar uma olhada.

Grande abraço

Rhuan

viamati
22/12/2014, 02:34
passa o contato de quem fez esse ar ai no fundão!

A minha já tinha ar e gelava muito bem o saco kkkkk e o pessoal de traz ficava suando, então resolvi fazer isso:

417011

Foi o Wladmir que fez este serviço ele é daqui do forum.

Nelson Defender 110
26/12/2014, 18:15
Pois é Bare não deu negocio no ar que tava pegando da Defender 2000 o cara pediu um absurdo, dono de ferro velho sabe como é prefere perder aquilo do que vender de um preço justo .agora to pensando em recuperar o meu queria saber se alguem do forum tem uma 96 com o ar funcionando e se Gela mais ou menos .o meu ta com a cx preta enorme que fica la no motor fazendo barulho na ultima velocidade e sem gaz. grato

Denilson,
o meu carro é 96/97.
O ar é original ingles. Aquele que tem uma caixa grande com o evaporador (frio) junto com com o ar quente.
Eu desmontei tudo fiz alguns reparos na caixa que estava rachando, fiz com durepoxi, mas hoje com os ensinamentos do mestre Meccanno faria em fibra....
Depois mandei re-instalar na REFRICENTRO aqui no RIo de Janerio.
Revisaram o compressor, puseram o gas etc, etc.
Está funcionando normalmente.
É um ar condicionado ingles, para o verão ingles ....
Mas funciona bem.
Feche a ligação de água quente e ponha a antepara (que seleciona ar quente e frio) na posição correta.
Fiz algumas "melhorias" para direcionar o ar para cima do banco do motorista...
A ultima velocidade faz barulho mesmo...
Se o motor estiver ruim, compre um motor universal novo.
Deve funcionar.
Boa sorte.

Denilsom
29/12/2014, 10:56
Ok Nelsom obrigado pelas dicas quarta feira aproveitando o feriado desmontei tudo o ar ainda tinha gaz, muita sujeira , o motor solto raspando em baixo, a parte do ar quente que ja tava isolado tava solta e batendo la dentro , agora vou fazer uma limpeza e tentar recuperar a cx preta que ta quebrada naquele suporte da parte de cima então como disse fibra adere com o plastico da cx , e vou deixar sem aquele radiador do ar quente.

CassyFLU
08/01/2015, 20:53
Peço a gentileza de passar o contato do irmão que coloca o ar condicionado na parte de trás. Pois gela saco é PHODA...
abracos a todos.

Bruma20
09/01/2015, 20:33
Peço a gentileza de passar o contato do irmão que coloca o ar condicionado na parte de trás. Pois gela saco é PHODA...
abracos a todos.

Cassy, fale com o Wladimir da esquina do ar. 21 7810 6123

aflauzino
12/01/2015, 18:28
bem amigos, um defeito curioso que agradeço se alguem puder me ajudar. tenho uma 2002 e ela gela legal. mas primeiro ela vaza no pé do passageiro, segundo e mais grave. Toda vez que uso o ar, existe um estalo pra ligar e desligar. estalo esse que continua acontecendo. mesmo com o carro desligado. E notei que de alguma forma isso rouba carga da bateria. (Bateria nova e alternador ford novo instalados) ai eu fico insistindo no "liga, desliga" ate que uma hora parece que o sistema consegue se desligar, parando assim o roubo de carga. É como se o sistema nao tivesse se desligando (mesmo as ventoinhas nao funcionando) eventualmente qdo esta acontecendo esses estalos ao dar partida escuto os ventiladores funcionando mesmo estando desligados.

V8
22/06/2015, 17:06
Pessoal,
Estopu instalando um AR COND na Defender 110 ano 2000 do meu pai, o condensador e ventuinha nao estao cabendo atras da Grade frontal (entre o radiador e a Grade dianteira), alguem teria alguma dica?
Grato,
Flavio

bello
22/06/2015, 19:24
Pessoal,
Estopu instalando um AR COND na Defender 110 ano 2000 do meu pai, o condensador e ventuinha nao estao cabendo atras da Grade frontal (entre o radiador e a Grade dianteira), alguem teria alguma dica?
Grato,
Flavio

Olá, os Defenders que saíram com ar condicionado original nesta época saíram com um prolongamento da grade do radiador para caber as ventoinhas. Não seria o caso? Repare que existem defenders com um prolongamento do grade do radiador (fica bicudo).
Abs
Sergio

V8
22/06/2015, 21:54
Essa nao tem esse prolongamento da Grade dianteira... sera que so trocando a grade?
Abraço,
Flavio

andre.abreu
23/06/2015, 11:28
Olá a minha possui ar-condicionado e não tem esse prolongamento, se quiser posso tirar umas fotos.

V8
26/06/2015, 06:50
Opa Amigo,
Se puder tirar as fotos eu agradeço... o Meca ta quebrando a cabeça tentando colocar o condensador e Ventuinha atras da Grade... rsrs

luiz ccosta
26/06/2015, 08:15
Opa Amigo,
Se puder tirar as fotos eu agradeço... o Meca ta quebrando a cabeça tentando colocar o condensador e Ventuinha atras da Grade... rsrs

ola tirei umas fotos mas devido ao guincho não ficou bom, mas meu ar foi instalado depois, e é muito fácil, o condensador vc deve comprar um bem fino aproximadamente com 1,5 cm de espessura e comprimento e altura de todo o espaço ali na frente e de fluxo paralelo saída e entrada do mesmo lado , ele vai ser instalado atras das duas barras que sobem tipo uma pirâmide
eletroventilador voce vai comprar tambem o mais fino possivel que entre essas duas barras ou retirar as barras coloca um maior e faz duas barras chatas mais espaçadas so para dar apoio ao caput.
não esqueça de verificar se ele vai instalar pressostato de alta e baixa pra protejer o compressor.
recomendo medir o espaço e ir em uma loja que venda peças avulsas para ar condicionado no RJ Av. Brasil em bonsucesso antes do habibis ou em são Cristovam e com as medidas vc escolhe fácil.

V8
29/06/2015, 18:01
Maravilha Luiz, muito obrigado... vou passar as informaçoes para o MECA... abraço.

Magnosalvador
11/11/2015, 11:14
Amigos, bom dia.

Estou com uma Defender 2002 Tdi e quero colocar ar condicionado nela. Estou no Rio de Janeiro e gostaria de saber se algum dos colegas sabe onde posso conseguir um sistema completo de ar usado para comprar. Obrigado!

CCASTANHO
07/01/2018, 16:08
Pessoal, quem poderia me dizer onde fica instalado o pressostato do ar da defender ?

Walter da Camper
29/01/2018, 18:36
Ainda não tenho Defender, mas como ninguém respondeu, vou dar uma informação genérica que serve para qualquer ar condicionado:
O pressostato de alta pressão fica entre o compressor e o condensador (serpentina na frente do carro) e o pressostato de baixa fica próximo ao evaporador (serpentina interna). Você deve seguir os dutos e localizar uma espécie de cebolinha em que saem 2 fios.
Há casos em que os pressostatos de alta e de baixa são uma peça única e saem mais de 2 fios. De uma forma ou de outra, qualquer coisa que estiver conectada nos dutos e possuir fios, é um pressostato.

Pessoal, quem poderia me dizer onde fica instalado o pressostato do ar da defender ?

Pedro WIgg
31/01/2019, 16:11
Cassy, fale com o Wladimir da esquina do ar. 21 7810 6123
boa tarde.
Tenho uma defender 110 2004 e o ar dela só é capaz de gelar a parte da frente. Alguem tem indicação de quem instale um segundo ar condicionado para ficar na parte de tras dela?

Pedro Wigg

Carlosmnb
12/03/2019, 14:10
Procura esquina do ar em São Cristóvão e fala com Vladimir.

leonardo888
01/04/2019, 18:25
Procura esquina do ar em São Cristóvão e fala com Vladimir.

Carlos voce teria o telefone ou o endereço da esquina do AR? obrigado

luiz ccosta
01/04/2019, 19:03
Carlos voce teria o telefone ou o endereço da esquina do AR? obrigado
wladimir esquina do Ar fica em guaratiba saida do tunel da grota funda especializado land rover ele é landeiro tambem,inclusive instala a caixa de ar trasira na 110 tel. 2199676 7789

luiz ccosta
01/04/2019, 19:09
wladimir da esquina do Ar em guaratiba tel 99676-7789

leonardo888
02/04/2019, 23:37
wladimir da esquina do Ar em guaratiba tel 99676-7789

ok. obrigado.

Geversondierings
08/09/2019, 22:00
Amigos preciso de uma ajuda. Tenho uma 110 2005 Que comprei ano passado. Está sem ar. Compressor estragado, sem condensador, mangueiras é tubos danificados. Encontrei o compressor no mercado livre, tubos da pra fazer, mas estou com dificuldade no condensador. Onde encontro? Posso usar de outro veículo?

rafael zara
29/08/2023, 12:04
Ola amigo, pode passar o contato do Fornecedor do ar condicionado..

Obrigado