PDA

Ver Versão Completa : Graxa nos discos de freio?



lelis
28/03/2013, 22:09
Pessoal, começando viagem hoje na Rod. Bandeirantes, por volta de 80-90Km/h, pisei um pouco mais forte no freio da XJ e ela bandeou forte pro lado esquerdo. Parei em um posto logo depois e senti um baita cheiro de queimado e fumaça vindo da roda direita. Tirei a roda direita e vi que a fumaça vinha de um "monte" de graxa sobre a borracha do terminal de direção direito, que fica bem próxima ao disco. Na sequência, ao tirar a graxa, vi que a borracha desse terminal estava rasgada. Aparentemente, a borracha "estourou" e jogou graxa sobre o disco direito ! (minha XJ é 98, com 215mil Km e esse terminal é original).

Pergunto: alguém já viu ou ouviu isso ocorrer? Pesquisei no forum aqui e gringos e não encontrei nada. De qualquer forma, acham que realmente pode ter "espirrado" graxa sobre o disco e por isso a frenagem não ocorre como deveria?

Obrigado!

Rustão
29/03/2013, 00:08
É mais fácil ter estourado a borracha da homocinética e ter jogado graxa no disco, e também no terminal de direção.

Fabiano Klug
01/04/2013, 14:01
Pra mim tem cara de graxa da homocinetica mesmo, manda inspecionar isso o quanto antes, custa razoavelmente barato o reparo, mas pode custar caro se tiver de trocar as juntas homocineticas por ter pego agua, areia e afins....

MARCELOLUCHESI
02/04/2013, 13:05
O Problema é em outro Local, Você se referiu a "um monte" de graxa? Eu acho que vocÊ tem problema na pinça de freio. Homocinética não pois a XJ é com cruzeta na dianteira.!!!!

Rustão
02/04/2013, 13:28
O Problema é em outro Local, Você se referiu a "um monte" de graxa? Eu acho que vocÊ tem problema na pinça de freio. Homocinética não pois a XJ é com cruzeta na dianteira.!!!!

Quando falei homocinética me referi a essa cruzeta do semi-eixo.
Cruzeta essa que esta cheia de graxa. Se a coifa de borracha que envolve essa cruzeta rasgar muito é graxa pra todo lado.

MARCELOLUCHESI
02/04/2013, 13:43
Quando falei homocinética me referi a essa cruzeta do semi-eixo.
Cruzeta essa que esta cheia de graxa. Se a coifa de borracha que envolve essa cruzeta rasgar muito é graxa pra todo lado.

Não, não existe coifa de borracha que envolve essa cruzeta. Essa cruzeta do semi eixo é aparente, vai graxa, mas pouca não para espalhar dessa forma, outro detalhe, ela fica atraz do rolamento de roda e o disco de freio é mais a frente.

Fabiano Klug
02/04/2013, 13:52
Posso estar sendo leigo ao extremo, mas não consigo imagina uma cruzeta que não esteja envolto em alguma proteção, elas teria o mesmo sistema de operação de uma junta de cardã? Que fica exposto no tempo?

MARCELOLUCHESI
02/04/2013, 14:49
Posso estar sendo leigo ao extremo, mas não consigo imagina uma cruzeta que não esteja envolto em alguma proteção, elas teria o mesmo sistema de operação de uma junta de cardã? Que fica exposto no tempo?

Exatamente! que nem cardã, isso ai mesmo. cruzeta exposta isso mesmo.

MARCELOLUCHESI
02/04/2013, 15:03
403977 Esse eixo não é de XJ nem de TJ porém o sistema é o mesmo. Ou seja, eixo com mulhão aberto e e semi eixo com cruzeta EXPOSTA. Porisso que eu acho um pouco dificil essa cruzeta ter jogado graxa no disco de freio.

Fabiano Klug
02/04/2013, 15:18
Oleo de freio então, com acumulo de pó poderia gerar algo pastoso como graxa?

Rustão
02/04/2013, 22:34
403977 Esse eixo não é de XJ nem de TJ porém o sistema é o mesmo. Ou seja, eixo com mulhão aberto e e semi eixo com cruzeta EXPOSTA. Porisso que eu acho um pouco dificil essa cruzeta ter jogado graxa no disco de freio.

Aprendi mais uma, não sabia que o sistema do semi-eixo da XJ era aberto.
Valeu Marcelo

RicardoSW
02/04/2013, 23:39
A minha XJ 98 aconteceu a mesma coisa...acontece q a pinca enrosca por ter um cilindro de baquelite q deveria ser trocado c alguma frequncia mas aqui no Brasa ja viu ne...ai o conjunto esquenta e derrete a graxa que fica sobrando no terminal ou se estourar a borracha do mesmo.
Mandei recuperar as pincas,talves com cilindro de metal que tem no mercado n tenho certeza mas resoveu
Abs

Ricardo

RicardoSW
03/04/2013, 07:23
Detalhe....fazia muuuuita fumaça qdo isso acontecia!

Fabiano Klug
03/04/2013, 09:03
Nada contra, mas se me perguntarem denovo, é mais um motivo para não ter uma XJ.

RicardoSW
03/04/2013, 12:29
Nada contra, mas se me perguntarem denovo, é mais um motivo para não ter uma XJ.

Fabiano,me parece que todas as pinças JEEP usam esse pistão de baquelite...

Fabiano Klug
03/04/2013, 17:12
Dai não sei, mas recentemente tivemos de trocar as coifas da homocinetica da ZJ 1995 que estamos recuperando.

lelis
10/04/2013, 20:14
Pessoal, obrigado pelas resposta e desculpe não responder antes...

Deixei a XJ na Suspentécnica aqui em SP e o diagnóstico foi trocar o reparo das pinças. Os pistões do lado direito estavam travados, por isso a "puxada" para a esquerda. Ainda puxa um pouco para a esquerda, mas melhorou bastante. Estão "investigando" o restante do problema.

O pistão de baquelite não é à toa, segundo eles pistões de metal transferem mais calor ao fluido, diminuindo a eficácia. Fica a dica. Se não me engano cada pistao de baquelite na Rockauto sai por USD 19.00.

Na XJ realmente não há a coifa de borracha...

Obrigado

Fabiano Klug
11/04/2013, 09:46
19 dolares é um preço muito bom se levarmos em conta que no ML custa 100 reais um kit para cada roda e ainda tem eficiencia inferior.