Ver Versão Completa : Falta de potência na Ranger 3.0 diesel 4 x 4
xavier2005
28/03/2013, 16:54
Olá a todos,
Sou novo no forum e estou com um problema de falta de potência na minha Ranger 4 x4 3.0 turbodiesel (2006). O defeito é intermitente e acontece na maioria das vezes quando ligo o motor ainda frio. A pickup não desenvolve mais potência ao ser exigida em qualquer marcha. Os 4 cilindros estão operando e o scanner não acusa nada. Não apresenta falhas em ponto morto (trepidações) ou em marcha normal com giro abaixo de 2500 e não acusa nada no painel. Ao ser exigida o turbo não enche além do segundo traço (em segunda, terceira ou quarta marcha)e a rotação não passa dos 2500 giros (em segunda ou terceira marcha). Depois de aquecido o motor, ao se desligar e dar a partida novamente o problema se resolve instantaneamente em 90% das vezes.
Já testei bicos, entupimento, filtro de combustível, sensor de fluxo de ar (MAP) e fiz limpeza do tanque.
Ainda não testei bomba de combustível ou outro item que possa ser pertinente.
Agradeço se alguém puder dar uma luz nesse problema.
Douglas Souza
28/03/2013, 17:46
Problema simples de resolver. Basta desconectar o conector do sensor de admissão e desenrolar a fita isolante bem no pé do conector e logo vai ver que tem um fio quebrado, é só soldar que volta tudo ao normal.
O sintomas são:
Não passa dos 2000-2500 giros
Ao ligar e desligar volta ao normal
Depois posta o resultado!
403042
marcoswiedemann
28/03/2013, 19:01
ja aconteceu comigo uma unica vez
desliguei ela e ao ligar novamente ficou normal, no escanner mostrou falta de combustivel na bomba.
troquei o filtro de diesel e não deu mais problemas.
posta o resultado
Olá a todos,
Sou novo no forum e estou com um problema de falta de potência na minha Ranger 4 x4 3.0 turbodiesel (2006). O defeito é intermitente e acontece na maioria das vezes quando ligo o motor ainda frio. A pickup não desenvolve mais potência ao ser exigida em qualquer marcha. Os 4 cilindros estão operando e o scanner não acusa nada. Não apresenta falhas em ponto morto (trepidações) ou em marcha normal com giro abaixo de 2500 e não acusa nada no painel. Ao ser exigida o turbo não enche além do segundo traço (em segunda, terceira ou quarta marcha)e a rotação não passa dos 2500 giros (em segunda ou terceira marcha). Depois de aquecido o motor, ao se desligar e dar a partida novamente o problema se resolve instantaneamente em 90% das vezes.
Já testei bicos, entupimento, filtro de combustível, sensor de fluxo de ar (MAP) e fiz limpeza do tanque.
amigo, de uma olhada na bomba de combustivel que fica no tanque, pode ser a peneirinha entupida, e pode ser a bomba queimada, ou com baixa vazao/pressao, a minha estava queimada e e a camionete funcionava, tendo esporadicamente os mesmos defeitos relatados por vc, faça o seguinte, retire a mangueira que entra no filtro de combustivel, ponha uma garrafa pet (para o combustivel nao cair no chao) e ligue a chave (sem dar a partida), tem que sair quase 1 l de oleo, ate a bomba desliar sozinha, se nao sair, ou sair pouco, o defeito é na bomba, que pode estar entupida, ou queimada, ou ainda queimando!!!!
abraço
xavier2005
01/04/2013, 11:10
Já tinha trocado o sensor mas não verifiquei se havia problema no cabo. Vou ver se o cabo tem problema.
Valeu pela dica.
Problema simples de resolver. Basta desconectar o conector do sensor de admissão e desenrolar a fita isolante bem no pé do conector e logo vai ver que tem um fio quebrado, é só soldar que volta tudo ao normal.
O sintomas são:
403042
xavier2005
01/04/2013, 11:12
A peneirinha eu já havia verificado mas a bomba ainda não. Assim que puder vou ver a bomba e informo o resultado.
Obrigado
amigo, de uma olhada na bomba de combustivel que fica no tanque, pode ser a peneirinha entupida, e pode ser a bomba queimada, ou com baixa vazao/pressao, a minha estava queimada e e a camionete funcionava, tendo esporadicamente os mesmos defeitos relatados por vc, faça o seguinte, retire a mangueira que entra no filtro de combustivel, ponha uma garrafa pet (para o combustivel nao cair no chao) e ligue a chave (sem dar a partida), tem que sair quase 1 l de oleo, ate a bomba desliar sozinha, se nao sair, ou sair pouco, o defeito é na bomba, que pode estar entupida, ou queimada, ou ainda queimando!!!!
abraço
Douglas Souza
08/04/2013, 20:15
Xavier, resolveu o problema?
xavier2005
09/04/2013, 15:44
Xavier, resolveu o problema?
Ainda não foi resolvido. O cabo não está partido. Falta verificar a bomba de combustível mas como uso o carro constantemente ainda não tive tempo de fazer isso. Pretendo ver na semana que vem somente.
xavier2005
15/05/2013, 17:16
Foi trocada a bomba de combustível do tanque e a pickup continuou com o mesmo problema de falta de potência. Assim o retrato é o seguinte:
MAP trocado
cabo do MAP verificado
conector do MAP OK (foi trocado também)
Bomba de combustível do tanque trocada
Agora a desconfiança paira sobre a central eletrônica do motor, pois não vejo mais nada que possa ser verificado. O problema é que uma usada custa perto de R$ 1.800,00.
Alguma sugestão de algo que eu não tenha percebido?
Imperador!
15/05/2013, 19:37
Isso aí, eliminando a questão da bomba de combustível ou é sensor MAP ou sensor da turbina (erro ODB P0238 - olha no google)
A minha apresenta esse defeito aí, não tô tendo tempo de arrumar, aí pego meu scanner e apago o erro... a cada dois dias faço isso.
xavier2005
17/05/2013, 19:15
Bom.......não tenho scanner mas o profissional que tá vendo pra mim só encontra erro do MAP (que já foi trocado). Ou é a central ou a cabeação (chicote). Vi uns posts reclamando desse chicote da Ranger. Vamos ver no que dá.
Imperador!
17/05/2013, 20:07
Bom.......não tenho scanner mas o profissional que tá vendo pra mim só encontra erro do MAP (que já foi trocado). Ou é a central ou a cabeação (chicote). Vi uns posts reclamando desse chicote da Ranger. Vamos ver no que dá.
Se sensor foi trocado e o erro permanece, 100% de chance de ser o chicote...
Um ponto a verificar é o sensor da flauta este também da estes problemas, já tive este problema e antes me trocararm valvulas etct até chegar nele.
O sintomas são:
403042
Olá
Eu estava com esse problema
Troquei sensor e nada
Era um fio mesmo
MardenMalta
15/02/2014, 10:49
Bom dia!
Xavier seu problema foi resolvido?
Estou com o mesmo problema, a minha fica sem potencia somente fria, já limpei a peneira do tanque troquei a PCV, testaram outro sensor map, já troquei até bateria para ter ideia pois tinha idade, por ultimo condenaram o modulo para mim, a questão é que o modulo custa R$2300 aqui, acho que vou tentar os chicotes agora.
Na scanner não apresenta erro a minha.
Vlws....
Magno 4x2 sim
19/02/2014, 18:41
Bom dia!
Xavier seu problema foi resolvido?
Estou com o mesmo problema, a minha fica sem potencia somente fria, já limpei a peneira do tanque troquei a PCV, testaram outro sensor map, já troquei até bateria para ter ideia pois tinha idade, por ultimo condenaram o modulo para mim, a questão é que o modulo custa R$2300 aqui, acho que vou tentar os chicotes agora.
Na scanner não apresenta erro a minha.
Vlws....
Vejo que esse probleminha de potencia é pertinente, tambem estou a um ano com essa falta de potencia tambem ja troquei,bomba,lavei tanque,peneirinha,filtro......um verdadeiro teste de prateleira e haja din din . só falta o chicote tambem, por falta de tempo vai ficando, só uma curiosidade , meu meca mexeu na haste que fica na turbina melhorou 20% rsrs, mas ainda ta chocha . no aguardo de solução .rsrs
Imperador!
20/02/2014, 08:51
Vejo que esse probleminha de potencia é pertinente, tambem estou a um ano com essa falta de potencia tambem ja troquei,bomba,lavei tanque,peneirinha,filtro......um verdadeiro teste de prateleira e haja din din . só falta o chicote tambem, por falta de tempo vai ficando, só uma curiosidade , meu meca mexeu na haste que fica na turbina melhorou 20% rsrs, mas ainda ta chocha . no aguardo de solução .rsrs
Esse problema de potência (se o erro no scanner for o P0238) tem as seguintes causas:
a) Sensor T-MAP
b) Problema na alimentação de combustível
c) Sensor do Rail
d) Wastegate travada ou livre ou desregulada
e) Chicotes
f) Problema no sensor barométrico na ECU
No meu caso, na minha última Ranger o problema era no sensor barométrico que fica dentro da ECU. Foi preciso desmontá-la e trocar o chip que faz a leitura dos dados recebidos pelo T-MAP. Acompanhei o serviço e custou R$600 o conserto. Quem quiser detalhes explico melhor depois.
Mais detalhes:
Adjustable MAP sensor (http://jeep-xj.info/HowtoMAPsensor.htm)
452061452062
Magno 4x2 sim
21/03/2014, 21:33
Esse problema de potência (se o erro no scanner for o P0238) tem as seguintes causas:
a) Sensor T-MAP
c) Sensor do Rail
e) Chicotes
No meu caso, na minha última Ranger o problema era no sensor barométrico que fica dentro da ECU. Foi preciso desmontá-la e trocar o chip que faz a leitura dos dados recebidos pelo T-MAP. Acompanhei o serviço e custou R$600 o conserto. Quem quiser detalhes explico melhor depois.
Mais detalhes:
452061452062
o que seria e onde fica os
Imperador!
22/03/2014, 19:33
Wastegate e uma peca mecânica de alívio da pressão da turbina, sendo dela relativamente comum ficar travada.
O sensor barométrico fica dentro da ECU,mas sem um computador para testa-lo não tem como saber se está com defeito...
Como e o seu problema?
Jean Lima
23/03/2014, 11:43
Sugiro que olhe com mais atenção a fiação do conector. Tive o mesmo problema com a minha 3.0 2009 e depois de muita dor de cabeça, realmente tinha um fio quase partido, só que na parte que fica embutida no conector do sensor MAP.
Magno 4x2 sim
23/03/2014, 12:24
Sugiro que olhe com mais atenção a fiação do conector. Tive o mesmo problema com a minha 3.0 2009 e depois de muita dor de cabeça, realmente tinha um fio quase partido, só que na parte que fica embutida no conector do sensor MAP.
ok, brigadão a todos, eu fui em um eletrecista ele me informou que como nunca mexeu em um chicote de ranger,ele disse que precisaria dos "valores" em correntes dos fios rsrsrs, po aí ferrou rsrs, com saberei isso? acho que ele viajou srrs concordam ? ou ele ta certo ?
ok, brigadão a todos, eu fui em um eletrecista ele me informou que como nunca mexeu em um chicote de ranger,ele disse que precisaria dos "valores" em correntes dos fios rsrsrs, po aí ferrou rsrs, com saberei isso? acho que ele viajou srrs concordam ? ou ele ta certo ?
Bem uma forma básica de se verificar a fiação é um teste de continuidade se conecta o aparelho a uma ponta do fio do sensor e a outra é necessário saber qual é o terminal da concxão da ECU que corresponde ao terminal do sensor e ser testado.
Imperador!
24/03/2014, 07:43
Tem base... mas mais fácil que descobrir a tensão de cada fio é pegar uma Ranger que esteja 100% e testar somente os fios do TMAP
marcoswiedemann
03/04/2014, 18:07
hoje foi minha vez de fica com a vtr sem força.
fui ate uma oficina o cara foi direto no conector do sensor map, era um fio quebrado.
trocou todo conector soldou os fios, andei estava tudo certo novamente.
quando perguntei quanto deu o serviço a resposta R$120,00 por um conector e 15 min.
sem fala que na semana anterior ja tinha gasto R$400,00 em limpeza de tanque mais filtro, pq a vtr andava apagando do nada.
Magno 4x2 sim
04/04/2014, 17:13
hoje foi minha vez de fica com a vtr sem força.
fui ate uma oficina o cara foi direto no conector do sensor map, era um fio quebrado.
trocou todo conector soldou os fios, andei estava tudo certo novamente.
quando perguntei quanto deu o serviço a resposta R$120,00 por um conector e 15 min.
sem fala que na semana anterior ja tinha gasto R$400,00 em limpeza de tanque mais filtro, pq a vtr andava apagando do nada.
Amigo que alegria resolveu rápido. To na peleja ainda . Ai eu pergunto alguem sa me informar com esse SENSOR MAP , e verificado se esta bom !! ou uma imagem por que o meu rsrsr da minha ranger ele ta meio escuro aquela parte que fica pra dentro ( tipo uma lampadazinha) só que já procurei de tudo....nada de fio quebrado, nem o conector que vai para a flauta. Alguem faria a GRANDE GENTILEZA de tira uma foto dele fora do lugar pra verificar se ele é escurinho mesmo . por favor Vou agradecer muito que fizer essa pra mim.
Magno 4x2 sim
07/04/2014, 15:42
Pô, a última agora !!!! condenaram a turbina....diz o meca que ela num ta dando a pressão certa rsr caraca....hem !!que que eu faço ????
Magno 4x2 sim
07/04/2014, 15:46
PQP, vo ficar fazendo teste de prateleira agora?? aja dindin pra isso . Só o seguinte tambem ...como viram na minha assinatura a baixo digo 210 cv chipado !!!, é que coloquei um chip de potencia Gastei 750 pau, num deu em nada é como não tivesse o chip. rsrsr. minha PELEJA É GRANDE NA LUTA !!!.
marcoswiedemann
07/04/2014, 19:06
PQP, vo ficar fazendo teste de prateleira agora?? aja dindin pra isso . Só o seguinte tambem ...como viram na minha assinatura a baixo digo 210 cv chipado !!!, é que coloquei um chip de potencia Gastei 750 pau, num deu em nada é como não tivesse o chip. rsrsr. minha PELEJA É GRANDE NA LUTA !!!.
quando vc chipou ela como ficou,
apos quanto tempo começou apresentar problemas.
Magno 4x2 sim
07/04/2014, 19:09
quando vc chipou ela como ficou,
apos quanto tempo começou apresentar problemas.
Não deu reação nenhuma, comprei o chip pra ver se resolvia o problema de potencia,só que com ele ou sem ele dá no mesmo, o vendedor do chip diz que o chip ta perfeito aí e a gora ??
fernando927
07/04/2014, 19:22
Levaram a minha 3.0 power, fui lá e peguei a 3.2 xlt. Ja faz 10 meses e ainda tenho saudades da velhinha, mudou o carro como um todo, a nova tá muito boa em tudo mas nao ta com aquela pegada da 3.0. Estou feliz com a nova mas é nessas hora q gente percebe que temos que acompanhar a evolucao dos carros, mas nem sempre gastando mais a gente fica mais feliz. Deveriam ter congelado a velhinha no tempo. Abraco a todos. Ps. tive o mesmo problema de apagar motor na 3.0, no meu caso foi a peneirinha da bomba suja.
Estou com este mesmo problema. Já foi checado Cabos do T-Map, trocado o sensor, Retirado o Tanque.
Foi postado alguns possíveis defeitos, inclusive que pode ser o Sensor Barométrico na ECU, alguém sabe me dizer, qual a leitura deste sensor que aparece no Scanner, quando esta tudo normal?
O Carro apresenta o Erro P0239, apaga o Erro usando o Scanner, com ela ligada funciona normalmente, Desligou volta o problema de limitar a rotação e o erro.
Desde já agradeço
abç Luis
Magno 4x2 sim
10/04/2014, 13:10
Erro: 239 Circuito B sensor de carga do turbo
Magno 4x2 sim
10/04/2014, 13:11
QQ dúvida da uma olhada neste link : http://www.alfatest.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2012/04/1.13.01.192_RAD700_VER1.09_MANUAL-DE-FALHAS.pdf
Magno o sensor do turbo já foi trocado.
Já Retirado Tanque para limpeza, Sensor do Turbo trocado, Checado os Fios do Sensor.
E o erro continua.
Magno 4x2 sim
11/04/2014, 09:39
Ixi, aí lascou
Imperador!
11/04/2014, 09:49
Magno o sensor do turbo já foi trocado.
Já Retirado Tanque para limpeza, Sensor do Turbo trocado, Checado os Fios do Sensor.
E o erro continua.
Às vezes pode ser a wastegate travada. Já aconteceu comigo.
Magno 4x2 sim
11/04/2014, 10:12
Rapaziada, analisando essa falta de potencia na minha Ranger, que ta me fazendo perder o sono já, Pois bem estive lendo sobre o INTERCOOLER, e comecei a repara que minha picape, na parte da manhã ela da uma "forcinha a mais", nestes dias fiz uma pequena viagem de 100km a noite ela foi bem, e que no fim de tarde solzão pegando , ela fica mais frouxa .Então pode ser o intercooler que não esta resfriando o ar do motor .......conclusão mais uma pra quebrar a cuca AJUDA AÍ GALERA SE TEM ALGO HAVER !!!!!!!
Magno 4x2 sim
11/04/2014, 11:08
Estou com este mesmo problema. Já foi checado Cabos do T-Map, trocado o sensor, Retirado o Tanque.
Foi postado alguns possíveis defeitos, inclusive que pode ser o Sensor Barométrico na ECU, alguém sabe me dizer, qual a leitura deste sensor que aparece no Scanner, quando esta tudo normal?
O Carro apresenta o Erro P0239, apaga o Erro usando o Scanner, com ela ligada funciona normalmente, Desligou volta o problema de limitar a rotação e o erro.
Desde já agradeço
abç Luis
Luis tc Dá uma lida no achei acho que tira sua dúvida do erro que vc falou >>>>>>>>>A maioria destes veículos usa o primeiro sistema, ou seja, intercooler do tipo ar/ar. O que acontece é que pode ocorrer no intercooler rompimento que faz o ar comprimido se perder e não chegar ao motor à pressão que deveria chegar. Cito um exemplo, na Chevrolet Tracker Diesel com sistema Common Rail a lâmpada de diagnose no painel, muitas vezes chega a acender e isto é sinal de falha no sistema e, quando o técnico avalia com o equipamento de diagnose, na grande maioria ele aponta para o sensor de pressão de turbo com sinal errôneo.
Normalmente o componente é substituído e a falha permanece. Qual é o erro? Acontece que neste exemplo este sistema possui alem do sensor de pressão de turbo também o medidor de massa de ar, este está montado na entrada de admissão de ar, antes do turbo e o sensor de pressão do turbo, capta a pressão no coletor de admissão, pós turbo e intercooler.
NESTE SITE:rmadiesel.webnode.com.br/news/sistema%20de%20injeção%20diesel%20common%20rail%20 (na%20pratica)%20/
Douglas Souza
11/04/2014, 12:04
Luis tc Dá uma lida no achei acho que tira sua dúvida do erro que vc falou >>>>>>>>>A maioria destes veículos usa o primeiro sistema, ou seja, intercooler do tipo ar/ar. O que acontece é que pode ocorrer no intercooler rompimento que faz o ar comprimido se perder e não chegar ao motor à pressão que deveria chegar. Cito um exemplo, na Chevrolet Tracker Diesel com sistema Common Rail a lâmpada de diagnose no painel, muitas vezes chega a acender e isto é sinal de falha no sistema e, quando o técnico avalia com o equipamento de diagnose, na grande maioria ele aponta para o sensor de pressão de turbo com sinal errôneo.
Normalmente o componente é substituído e a falha permanece. Qual é o erro? Acontece que neste exemplo este sistema possui alem do sensor de pressão de turbo também o medidor de massa de ar, este está montado na entrada de admissão de ar, antes do turbo e o sensor de pressão do turbo, capta a pressão no coletor de admissão, pós turbo e intercooler.
NESTE SITE:rmadiesel.webnode.com.br/news/sistema%20de%20injeção%20diesel%20common%20rail%20 (na%20pratica)%20/
Eu acredito nessa hipótese do intercoler! Não comparando com o diesel que é o caso do tópico, mas tenho esse exemplo, que nos carro a gasolina atual tem acontecido muito esse problema de perca de potencia e a maioria é entupimento de escapamento.
Magno 4x2 sim
11/04/2014, 15:07
Eu acredito nessa hipótese do intercoler! Não comparando com o diesel que é o caso do tópico, mas tenho esse exemplo, que nos carro a gasolina atual tem acontecido muito esse problema de perca de potencia e a maioria é entupimento de escapamento.
vc diz entupimento de escapamento exatamente ou no intercooler que refrigera o ar pro motor ?
Douglas Souza
12/04/2014, 12:18
vc diz entupimento de escapamento exatamente ou no intercooler que refrigera o ar pro motor ?
Acredito no intercooler, mas verifica escapamento tb!
Magno 4x2 sim
13/04/2014, 22:13
Acredito no intercooler, mas verifica escapamento tb!
Vai pro meca nesta segunda e pra ficar o dia inteiro a caça desse defeito....
Magno 4x2 sim
14/04/2014, 21:07
Galera, to de volta depois de passar no MECA, a tarde toda, ele chegou a um diagnostico,(pra falta de potencia)revisou os fios,MAP,COMMOM RAIL,O INTERCOOLER. TUDO OK. então verificou a falta de compressão no motor !!! diz ele o meca, que tem que fazer uns reparos(retífica) nas camisas nos anéis, por esta passando pressão,verificou que a mangueira do respiro sai uma fumacinha tipo escapamento e tmb quando tira a vareta de óleo espirra umas gotículas de óleo pra fora.Ele fez uma limpeza no sensor map, na mangueira e tal deu uma melhorada, diz ele que essa passagem de óleo no intercooler suja o MAP, daí ele não envia mensagens correta !!!. e o PREJU disso 4 pau$. O QUE VCS ACHAM ? ISSO VAI RESOLVER ???????? ME AJUDA, OU DEVO CONSULTAR OUTRO MECA? DIGO ESSE É CONFIÁVEL. ..........AJUDA AÍ GALERA !!!!!!!!!!!!!
miguelcps
14/04/2014, 21:19
Galera, to de volta depois de passar no MECA, a tarde toda, ele chegou a um diagnostico,(pra falta de potencia)revisou os fios,MAP,COMMOM RAIL,O INTERCOOLER. TUDO OK. então verificou a falta de compressão no motor !!! diz ele o meca, que tem que fazer uns reparos(retífica) nas camisas nos anéis, por esta passando pressão,verificou que a mangueira do respiro sai uma fumacinha tipo escapamento e tmb quando tira a vareta de óleo espirra umas gotículas de óleo pra fora.Ele fez uma limpeza no sensor map, na mangueira e tal deu uma melhorada, diz ele que essa passagem de óleo no intercooler suja o MAP, daí ele não envia mensagens correta !!!. e o PREJU disso 4 pau$. O QUE VCS ACHAM ? ISSO VAI RESOLVER ???????? ME AJUDA, OU DEVO CONSULTAR OUTRO MECA? DIGO ESSE É CONFIÁVEL. ..........AJUDA AÍ GALERA !!!!!!!!!!!!!
Vou deixar para os Experts te ajudar mas eu tive uma 2006 que qdo tirava a vareta de óleo saía respingos de óleo e tbem saia uma fumacinha no respiro mas andava normal, qdo vendi o comprador fez estes testes e falou que todas que foi olhar soprava pela tampa do motor ou vareta, não sei não....., talvez seria o caso que ter outras opiniões de mecânicos.
Magno 4x2 sim
14/04/2014, 21:25
Vou deixar para os Experts te ajudar mas eu tive uma 2006 que qdo tirava a vareta de óleo saía respingos de óleo e tbem saia uma fumacinha no respiro mas andava normal, qdo vendi o comprador fez estes testes e falou que todas que foi olhar soprava pela tampa do motor ou vareta, não sei não....., talvez seria o caso que ter outras opiniões de mecânicos.
Pois é, queria saber se isso é normal nas Ranger, esses respingo e fumacinhas na mangueira do respiro e um pouquinho quase zero, de óleo na turbina muito pouco mas tem .
Imperador!
15/04/2014, 08:30
Esse negócio de espirar óleo do motor quando ele em funcionamento só é diagnóstico válido para um tipo de motor (OM 364 das Bandeirantes). Esse NGD tem a taxa de compressão altíssima. Até o motor zero km espirra óleo lubrificante.
Esse diagnóstico de pouca compressão é possível, dado que você já investigou todas as outras possibilidades. Agora peça alguns testes pra comprovação: mande verificar o estado da turbina, especialmente a folga no rotor (turbina com folga também gera acumulação de óleo; verificar a haste da wastegate da turbina, pra verificar se ele está travando (aberta ou fechada); por fim, um teste de compressão do motor - SEM OLHÔMETRO.
Imperador!
15/04/2014, 08:31
Pois é, queria saber se isso é normal nas Ranger, esses respingo e fumacinhas na mangueira do respiro e um pouquinho quase zero, de óleo na turbina muito pouco mas tem .
Toda turbina é um pouquinho melada de óleo, o que realmente é indicativo de problema é o acúmulo excessivo (tipo, estar escorrendo o óleo... algo assim. Só saberia dizer visualmente).
Douglas Souza
15/04/2014, 10:55
Siga o conselho do Imperador, este tem uma grande Gama de experiencia nesse motor!
Para testar a compressão tem aparelhos adequados além dos parametros de fábrica, acho muito provavel se fazer reparo em camissa mesmo porque este motor não tem camisa, nem tão pouco reparo em anel isto não existe, falta de potencia no 3.0 tem inumeros fatores já apanhei muito com isto e a conclusão é de que tem de checar todos os sensores os bico as válvulas e isto só se consegue na tentativa e erro, meu mecanico tem todos os compomentes reserva e vai testando um a um por zona de possiveis problemas, sempre acerta. rodei 300.000 com o primeiro motor abri e esta beleza nada no cilindro nem nos aneis, portanto cuidado.
Magno 4x2 sim
15/04/2014, 12:27
Muito obrigado a todos, estou bem mais tranquilo com as respostas dos amigos, vou procurar agora alguem que faça esse teste de compressão com o aparelho certo e testar a turbina ( colocar uma emprestada )pra melhor avaliação. CHEGUEI A PENSAR NO ESCAPAMENTO...JÁ TIVE UM CARRO MONZA QUE ENTUPIU O SILENCIOSO AS LÃS FECHARAM. SERRÁ QUE PODE SER ? PENSO QUE SIM.
O meca mediu todos os fios de tomadas ,sensores, o map, o commom Rail, passou o RASTE VERIFICOU TODAS AS PRESSÕES DE VÁLVULAS, NADA ACUSA . E REALMENTE A TURBINA NÃO FICA ENXARCADA, SÓ PASSANDO DEDO NELA VERIFICAMOS UM MELADINHO.... E DIZENDO ELE QUE SUJA O MAP , POR ISSO NÃO FAZ A LEITURA CERTA. VOLTA AQUI PRA CONTAR COMO FOI .
Muito obrigado a todos, estou bem mais tranquilo com as respostas dos amigos, vou procurar agora alguem que faça esse teste de compressão com o aparelho certo e testar a turbina ( colocar uma emprestada )pra melhor avaliação. CHEGUEI A PENSAR NO ESCAPAMENTO...JÁ TIVE UM CARRO MONZA QUE ENTUPIU O SILENCIOSO AS LÃS FECHARAM. SERRÁ QUE PODE SER ? PENSO QUE SIM.
O meca mediu todos os fios de tomadas ,sensores, o map, o commom Rail, passou o RASTE VERIFICOU TODAS AS PRESSÕES DE VÁLVULAS, NADA ACUSA . E REALMENTE A TURBINA NÃO FICA ENXARCADA, SÓ PASSANDO DEDO NELA VERIFICAMOS UM MELADINHO.... E DIZENDO ELE QUE SUJA O MAP , POR ISSO NÃO FAZ A LEITURA CERTA. VOLTA AQUI PRA CONTAR COMO FOI .
Pois é faça por exclusão tira o escapamento e testa, acho que não é escape tira o chip e testa, aparelho de scaneamento não da informação objetiva, infelizmente, espero que encontre sua falha as vezes estes motores são assim mas estando tudo OK não tem igual.
Olá Magno, como já havíamos conversado anteriormente, minha Ranger esta com o mesmo problema, quando da partida apresenta erro P0238, giro não passa de 2500 rpm e fica fraca. Apaga o Erro com o Scanner Normaliza.
O Mecânico me ligou agora no final da tarde, e substitui o Kit Painel e Central. Disse que o carro não esta mais apresentando o problema. Amanhã cedo vou na oficina confirmar e posto aqui. O imperador já havia postado anteriormente de defeito na central, no sensor barométrico.
a) Sensor T-MAP
c) Sensor do Rail
e) Chicotes
Mais detalhes:
452061452062
Imperador onde você levou para arrumar sua Central e trocar o CI do sensor barométrico?
Imperador!
15/04/2014, 20:50
Imperador onde você levou para arrumar sua Central e trocar o CI do sensor barométrico?
Serviço foi feito numa oficina em Fortaleza.
"Sertões Off Road" - Av. Aguanambi, 999
Magno 4x2 sim
16/04/2014, 12:32
Olá Magno, como já havíamos conversado anteriormente, minha Ranger esta com o mesmo problema, quando da partida apresenta erro P0238, giro não passa de 2500 rpm e fica fraca. Apaga o Erro com o Scanner Normaliza.
O Mecânico me ligou agora no final da tarde, e substitui o Kit Painel e Central. Disse que o carro não esta mais apresentando o problema. Amanhã cedo vou na oficina confirmar e posto aqui. O imperador já havia postado anteriormente de defeito na central, no sensor barométrico.
Luis TC, a sua com funcionamento do motor e ao retira a vareta de óleo espirra óleo "respingos" isso é.. retirando a vareta com o motor ligado!!! e uma pequenina fumacinha na manguera de respiro!!!, se sim comenta aí ok. Sorte na sua.
Luis TC, a sua com funcionamento do motor e ao retira a vareta de óleo espirra óleo "respingos" isso é.. retirando a vareta com o motor ligado!!! e uma pequenina fumacinha na manguera de respiro!!!, se sim comenta aí ok. Sorte na sua.
OK. ocorre o que você falou ai.
Quanto ao defeito, estive na oficina hoje de manhã e realmente o carro utilizando outro módulo não apresenta mais o defeito.
Agora vou correr atrás do concerto do módulo ou comprar outro.
abç Luis Carlos
Serviço foi feito numa oficina em Fortaleza.
"Sertões Off Road" - Av. Aguanambi, 999
Imperador obrigado pela informação, pena que estou muito longe, estou em Minas Gerais.
Abri o módulo e identifiquei o sensor barométrico, mas não encontrei para compra-lo. Você teria como perguntar nesta oficina se eles venderiam uma peça do sensor para ser enviada para MG. Grato Luis Carlos
Magno 4x2 sim
22/04/2014, 12:44
Amigos, notei o seguinte; depois de uma vasta procura da causa de falta de potencia, o meca deu uma limpada com algodão no sensor MAP, deu uma conceituada melhora, religuei o chip tambem somou mais um pouco de potencia, o que notei agora foi que numa subida bem ingrime que normalmente se faz de segunda, eu dei bastante giro notei que pediu terceira, mas tambem notei uma SEGURADA, tipo falta de combustível como eu (o meca ) já avia feito a limpeza de tanque fiquei com MAIS UMA DÚVIDA do que pode ser rsrsrs . O QUE VCS ACHAM ?
Imperador!
22/04/2014, 13:33
Amigos, notei o seguinte; depois de uma vasta procura da causa de falta de potencia, o meca deu uma limpada com algodão no sensor MAP, deu uma conceituada melhora, religuei o chip tambem somou mais um pouco de potencia, o que notei agora foi que numa subida bem ingrime que normalmente se faz de segunda, eu dei bastante giro notei que pediu terceira, mas tambem notei uma SEGURADA, tipo falta de combustível como eu (o meca ) já avia feito a limpeza de tanque fiquei com MAIS UMA DÚVIDA do que pode ser rsrsrs . O QUE VCS ACHAM ?
Estranho. No caso do sensor MAP ou você tem força total ou não tem nenhuma. Não é "liga/desliga"
Magno 4x2 sim
22/04/2014, 13:49
Estranho. No caso do sensor MAP ou você tem força total ou não tem nenhuma. Não é "liga/desliga"
Então quando limpa ele volta a ficar melhor,por isso que o meca disse a falta de compressão faz sujar o MAP, mas to desconfiado do sensor barométrico,... Mas Imperador ja vi vídeo no youtube sobre sensor MAP sujo de óleo ( Dr. carro ) aí se limpa pra ficar melhor. E A QUELA FALTA NA SUBIDA QUANDO PISA FUNDO O QUE VC ACHA ?
Imperador!
22/04/2014, 13:59
Falta de força numa subida tem haver com alimentação de combustível (bico ruim, falta de pressão, sensor da flauta ruim, PCV...) não é problema de MAP.
Pro T-MAP ficar ruim por causa de excesso de óleo o motor tem q estar muito "quengado" (cearensês) já... fumando muito, consumindo óleo, turbina enxarcado... nenhum T-MAP é limpinho do jeito que vem da loja
Magno 4x2 sim
22/04/2014, 16:32
Falta de força numa subida tem haver com alimentação de combustível (bico ruim, falta de pressão, sensor da flauta ruim, PCV...) não é problema de MAP.
Pro T-MAP ficar ruim por causa de excesso de óleo o motor tem q estar muito "quengado" (cearensês) já... fumando muito, consumindo óleo, turbina enxarcado... nenhum T-MAP é limpinho do jeito que vem da loja
Intendi ...
Magno 4x2 sim
25/04/2014, 07:57
Notei não só na subida , mas principalmente qdo o giro do motor atinge 2.500 a 3.000 aí da uns cortes . hoje vou fazer alguns teste sem o chip, pra ver. será que é a quele limitador de velocidade ?
Imperador!
25/04/2014, 08:21
Notei não só na subida , mas principalmente qdo o giro do motor atinge 2.500 a 3.000 aí da uns cortes . hoje vou fazer alguns teste sem o chip, pra ver. será que é a quele limitador de velocidade ?
Deixa eu entender: o giro sobe bem devagar até 2000rpm, depois sobe um pouco mais ligeiro e depois de 2500 o carro começa a falhar?
Se for isso e o carro tiver continuando com problema de desempenho, aí não questão de alimentação não, ainda tem a ver com o P0238 e P0239
Magno 4x2 sim
25/04/2014, 17:27
Deixa eu entender: o giro sobe bem devagar até 2000rpm, depois sobe um pouco mais ligeiro e depois de 2500 o carro começa a falhar?
Se for isso e o carro tiver continuando com problema de desempenho, aí não questão de alimentação não, ainda tem a ver com o P0238 e P0239
É, o giro ta normal o carro ta forte,num ta barulhento de vvrruummm como antes,to fazendo o que não fazia antes,tenho uma estrada ingrime que antes não puxava em terceira ,agora puxa e pede quarta e continua puxando esticando e pedindo marcha, e mesmo na auto estrada atinjo 130 km em quinta marcha com giro até 2500, 2550, se pisar o carro quer ir mais, aí começa a cortar. (( caraca)) tô quase lá com ajuda de vcs .
Magno 4x2 sim
29/04/2014, 20:47
É, o giro ta normal o carro ta forte,num ta barulhento de vvrruummm como antes,to fazendo o que não fazia antes,tenho uma estrada ingrime que antes não puxava em terceira ,agora puxa e pede quarta e continua puxando esticando e pedindo marcha, e mesmo na auto estrada atinjo 130 km em quinta marcha com giro até 2500, 2550, se pisar o carro quer ir mais, aí começa a cortar. (( caraca)) tô quase lá com ajuda de vcs
Imperador!
30/04/2014, 10:04
É, o giro ta normal o carro ta forte,num ta barulhento de vvrruummm como antes,to fazendo o que não fazia antes,tenho uma estrada ingrime que antes não puxava em terceira ,agora puxa e pede quarta e continua puxando esticando e pedindo marcha, e mesmo na auto estrada atinjo 130 km em quinta marcha com giro até 2500, 2550, se pisar o carro quer ir mais, aí começa a cortar. (( caraca)) tô quase lá com ajuda de vcs
Aí é problema com combustível (linhas entupidas, tanque suja, bomba de baixa com pouca vazão, combustível ruim...). Aí não é MAP não.
Muito difícil fazer esses diagnósticos sem andar no carro e ver, mas estou tentando :concordo:
Magno 4x2 sim
01/05/2014, 21:00
Aí é problema com combustível (linhas entupidas, tanque suja, bomba de baixa com pouca vazão, combustível ruim...). Aí não é MAP não.
Muito difícil fazer esses diagnósticos sem andar no carro e ver, mas estou tentando :concordo:
Agradeço o esforço pra me ajudar, vou abastecer pra uma pequena viajem de 200km, vou abastecer num posto que "parece" ser sério,para teste
Desde já agradeço
abç Luis
Pessoal, seguindo as dicas do Imperador, chequei no módulo ECU com defeito. Abri a central de injeção, e troquei o Sensor Barométrico, Problema resolvido.
Magno 4x2 sim
02/05/2014, 11:55
Pessoal, seguindo as dicas do Imperador, chequei no módulo ECU com defeito. Abri a central de injeção, e troquei o Sensor Barométrico, Problema resolvido.
Amigo Luiz TC que bom conseguiu resolver. como e onde vc acho o sensor barométrico e por qto ?, que tipo de MECA resolveu isso pra vc, te pegunto por que o meu MECA, não quis mexer na central ECU, como detectou que era o barométrico? se não for pedir muito ,detalha pra mim como achar o defeito,onde compra-lo e qto custa ok. obrigado.
Amigo Luiz TC que bom conseguiu resolver. como e onde vc acho o sensor barométrico e por qto ?, que tipo de MECA resolveu isso pra vc, te pegunto por que o meu MECA, não quis mexer na central ECU, como detectou que era o barométrico? se não for pedir muito ,detalha pra mim como achar o defeito,onde compra-lo e qto custa ok. obrigado.
Magno boa tarde!
Na oficina primeiro fizemos o teste trocando a Central e o Painel.
E o Carro voltou a funcionar normalmente.
O imperador já havia postado que havia resolvido um problema parecido trocando o sensor barométrico dentro da central.
Eu mesmo que abri a minha Central, identifiquei quem era o Sensor e fui procurar na net para comprar, mas não consegui, o componente (sensor) consegui em uma Auto Elétrica, que tinha 2 Centrais usadas que haviam sido trocadas. O cara retirou o componente das 2 centrais e me enviou, me cobrou R$ 60,00 pelos componentes sem garantia que estariam bons. Pois segundo ele, uma das centrais quando foi substituída apresentava o mesmo problema da minha. 1 dos sensores que recebi, também estava ruim, mas o outro funcionou.
A substituição no meu caso, foi eu mesmo que fiz, pois tenho conhecimentos de eletrônica e estação de solda para remover o componentes.
Mas não é bicho de sete cabeças, encontrando o componente, qualquer loja que da manutenção de aparelhos eletrônicos consegue fazer a troca para você.
Em campinas encontrei uma empresa que da manutenção em Central de Injeção e também tem para vender.
Eles cobram R$ 80,00 para analisar se sua Central tem conserto.
Chama se MARCOFIAT.
https://www.facebook.com/oficinamarcofiat?fref=ts
Amanhã posto o código do componente, foto dele e da central mostrando a localização do mesmo. Não tenho aqui agora.
abraço
miguelcps
04/05/2014, 20:10
Magno boa tarde!
O imperador já havia postado que havia resolvido um problema parecido trocando o sensor barométrico dentro da central.
Eu mesmo que abri a minha Central, identifiquei quem era o Sensor e fui procurar na net para comprar, mas não consegui, o componente (sensor) consegui em uma Auto Elétrica, que tinha 2 Centrais usadas que haviam sido trocadas. O cara retirou o componente das 2 centrais e me enviou, me cobrou R$ 60,00 pelos componentes sem garantia que estariam bons. Pois segundo ele, uma das centrais quando foi substituída apresentava o mesmo problema da minha. 1 dos sensores que recebi, também estava ruim, mas o outro funcionou.
A substituição no meu caso, foi eu mesmo que fiz, pois tenho conhecimentos de eletrônica e estação de solda para remover o componentes.
Mas não é bicho de sete cabeças, encontrando o componente, qualquer loja que da manutenção de aparelhos eletrônicos consegue fazer a troca para você.
Em campinas encontrei uma empresa que da manutenção em Central de Injeção e também tem para vender.
Chama se MARCOFIAT.
Amanhã posto o código do componente, foto dele e da central mostrando a localização do mesmo. Não tenho aqui agora.
abraço
Luiz, voce é aqui de Campinas?, muito boa esta informaçao, pode ajudar o Magno e muitas outras pessoas, esta oficina fica proximo de Casa e mais proximo ainda do meu trabalho, apenas pra facilitar ao Magno estou postando o fone da Marco Fiat,
Abraço.
http://www.marcofiat.com.br/images/slider02.jpg
http://www.marcofiat.com.br/images/telefones.png
Imperador!
05/05/2014, 08:08
Magno boa tarde!
Chama se MARCOFIAT.
abraço
Meu teste foi do mesmo jeito, exceto pelo preço, mas nesse caso deve-se a suas habilidades com eletrônica (rs)...
Meu conserto custou R$600 e o carro ficou novo de novo, dava gosto de usar. Só que logo em seguida troquei pelo Pesadelo - identifiquei vários vazamentos de óleo que certamente teriam estourado nesses últimos meses, além que já tava começando a passar a hora de trocar as correntes - e como rodo bastante, preciso estar com o carro sempre na ponta d'agulha. Mas como deixei o carro na ccs, deixa que eles cuidam da garantia agora rsrsrsrs
Magno boa tarde!
Chama se MARCOFIAT.
abraço
Bom dia! Moro em Santa Rita do Sapucaí MG, a peça consegui na cidade de Varginha. Na MARCOFIAT, fiz contato para saber se eles faziam manutenção no meu módulo e se tinham outro para vender.
Realmente o preço que ficou para arrumar o meu módulo, foi por que eu mesmo que abri e consegui comprar o componente. Eu troquei o componente baseada na experiencia passada pelo nosso amigo Imperador que teve o mesmo problema.
O código do componente é MPXH6115A , o fabricante é Freescale. Sensor Barométrico.
Magno 4x2 sim
05/05/2014, 18:30
Bom dia! Moro em Santa Rita do Sapucaí MG, a peça consegui na cidade de Varginha. Na MARCOFIAT, fiz contato para saber se eles faziam manutenção no meu módulo e se tinham outro para vender.
Realmente o preço que ficou para arrumar o meu módulo, foi por que eu mesmo que abri e consegui comprar o componente. Eu troquei o componente baseada na experiencia passada pelo nosso amigo Imperador que teve o mesmo problema.
O código do componente é MPXH6115A , o fabricante é Freescale. Sensor Barométrico.
MMuuuito obrigado LUIZ TC e IMPERADOR. vou começar a busca desse "menino" o COMPONENTE SENSOR BAROMÉTRICO, Amanhã começo a busca frenética. Mas uma coisa é certa, nem tento mexer não tenho a msm habilidade do amigo com "estação de solda" se fosse solda elétrica rsrsr na hora !!
O meu problema é que na minha querida Juiz de Fora,MG não tem ou não to achando nenhum "meca" pra testar a central. Vou ter que comprar o componente, levar em um amigo técnico em eletronica fazer a troca da peça e torcer pra ser ele rsrs Assim que conseguir postarei aqui o resultado amigos ...vvll
:pular:
Douglas Souza
05/05/2014, 20:30
Quanto custou o componente?
Magno 4x2 sim
05/05/2014, 20:47
Luiz, voce é aqui de Campinas?, muito boa esta informaçao, pode ajudar o Magno e muitas outras pessoas, esta oficina fica proximo de Casa e mais proximo ainda do meu trabalho, apenas pra facilitar ao Magno estou postando o fone da Marco Fiat,
Abraço.Valeu msm Amigão, vou ligar amanha sedo .................................................. .................................................. .................................................. .................................................. ..........................................
http://www.marcofiat.com.br/images/slider02.jpg
http://www.marcofiat.com.br/images/telefones.png
Valeu msm Amigão, vou ligar amanha sedo .................................................. .................................................. .................................................. .................................................. ..........................................
miguelcps
05/05/2014, 21:09
Valeu msm Amigão, vou ligar amanha sedo .................................................. .................................................. .................................................. .................................................. ..........................................
De nada, a intenção é ajudar quem precisa, caso precise de alguma coisa é só chamar,
abraco
Magno 4x2 sim
13/06/2014, 09:51
Galera, um bom tempo sumido daqui mas to de volta ..meu problema de falta de potencia na ranger,ta quase resolvido "eu acho", digamos 90%, ela esta bem forte mas ainda não na sua totalidade que sei que pode, mesmo chipada sinto que pode mais,vejam que ela atige 140 km com 2.500 giros "bom não acham"? cheguei há 160 ela não atingiu 3.500 giros.como esta na foto .466817466817 ainda não achei na minha cidade o sensor Barométrico que suspeitamos que seja ele o vilão da história agora já todos as outras já foram revisados .Só que na minha cidade não encontro uma central pra teste, os cara aki é meio rui de jogo . Se os amigo tiverem um sensor rodando por aí de bobeira rsrs, combina comigo eu compro ok. no mais td ok abçs....
Eduardo Alemão
13/06/2014, 22:34
Galera, um bom tempo sumido daqui mas to de volta ..meu problema de falta de potencia na ranger,ta quase resolvido "eu acho", digamos 90%, ela esta bem forte mas ainda não na sua totalidade que sei que pode, mesmo chipada sinto que pode mais,vejam que ela atige 140 km com 2.500 giros "bom não acham"? cheguei há 160 ela não atingiu 3.500 giros.como esta na foto . ainda não achei na minha cidade o sensor Barométrico que suspeitamos que seja ele o vilão da história agora já todos as outras já foram revisados .Só que na minha cidade não encontro uma central pra teste, os cara aki é meio rui de jogo . Se os amigo tiverem um sensor rodando por aí de bobeira rsrs, combina comigo eu compro ok. no mais td ok abçs....
160km/h e tirando foto do painel? Baita irresponsabilidade meu caro. Tenho dito.
miguelcps
14/06/2014, 00:39
160km/h e tirando foto do painel? Baita irresponsabilidade meu caro. Tenho dito.
depende em qual circunstância a foto foi tirada, se a pista estiver
vazia problema só dele, já andei a 170km/h na Boxer pra testar o chip várias vezes, claro 7:00 da manhã e só eu na pista, e nem por isso fui irresponsável.
Magno 4x2 sim
16/06/2014, 09:26
Caro, não te conheço por esse motivo não vou te ofender com vc fez a mina pessoa, sou Homem,casado pai de 4 filhos 5 netos 49 anos, e cheguei onde cheguei com muita responsabilidade . è claro q foi uma situação de pleno controle do veiculo, pista vazia Br 040 MG 7:00 da manhã se é q vc acorda essa hora. uma reta de no minimo 3 km de reta (pista vazia) tenho responsabilidade no volante .Caso contrario como iria testar a situação do veiculo
Ainda aguardo opiniões de amigos sérios e sinceros . abs. vl.
Imperador!
16/06/2014, 09:45
Galera, um bom tempo sumido daqui mas to de volta ..meu problema de falta de potencia na ranger,ta quase resolvido "eu acho", digamos 90%, ela esta bem forte mas ainda não na sua totalidade que sei que pode, mesmo chipada sinto que pode mais,vejam que ela atige 140 km com 2.500 giros "bom não acham"? cheguei há 160 ela não atingiu 3.500 giros.como esta na foto .466817466817 ainda não achei na minha cidade o sensor Barométrico que suspeitamos que seja ele o vilão da história agora já todos as outras já foram revisados .Só que na minha cidade não encontro uma central pra teste, os cara aki é meio rui de jogo . Se os amigo tiverem um sensor rodando por aí de bobeira rsrs, combina comigo eu compro ok. no mais td ok abçs....
Magno o desempenho da Ranger é esse mesmo. Pra passar de 160km/h ela já sofre mais (mesmo chipada) por causa da péssima aerodinâmica. Sobre estar com esse RPM, o chip não altera a relação RPM x velocidade (tanto a chipada como a original estarão no mesmo RPM na mesma velocidade), a diferença é o tempo que cada uma demora pra atingir essa velocidade.
Magno 4x2 sim
16/06/2014, 10:56
pô, mesmo rsrs, achei q tava abafando rsrsrs mas ela ta respondendo rapidinho na acelerada , acho agora só menso a troca do sensor pra toque final . Obrigado pela resposta .
joaodomato
21/06/2014, 18:01
Tenho acompanhado as mensagens deste tópico desde o início, tenho uma ranger 2006 3.0 com 160.000, apesar de gostar muito do carro ele tem apresentado o mesmo problema. Na próxima terça vou levá-la a uma mecânica Bosch, para resolver o problema, espero que não vire uma odisseia. Vou começar eliminando os detalhes mais simples, como vi aqui no tópico, destes, já fiz a limpeza do tanque e da bomba de baixa pressão. Espero contar com a experiência de vocês.
Magno 4x2 sim
22/06/2014, 17:29
Rsrsrs, boa sorte na busca da solução , pois to nessa á 6 meses , já fiz de tudo q falaram aki, só falta o sensor barométrico q não to achando . vl
joaodomato
29/07/2014, 16:26
Desculpe pela demora na resposta pessoal. Mas felizmente resolvi o meu problema. Fui na mecânica Bosch citado acima, os mecânicos verificaram todos os itens discutidos acima e não encontraram nada de errado ATÉ VERIFICAREM A CENTRAL. Ao passar o scanner, apresentava falha no relé da bomba do tanque e no sensor MAP, mas ao substituir o MAP por um novo para testar o problema continuava, inclusive quando os erros eram apagados com o veículo rodando, a pressão do turbo voltava ao normal, os mecânicos chegaram a conclusão que o defeito era na central. Voltei pra casa com o problema, pois aqui em Rondônia é muito difícil encontrar que saber fazer reparos em central. Resolvi levar na FORD do município de Ji-Paraná, mas disseram que se fosse central, só trocando por uma nova, pois não faziam reparos ao custo de 7.000 R$. Mas me deram a dica de um ex mecânico da autorizada que era especializado em centrais e parte elétrica, então levei na AUTOMEC e realmente o defeito era na central. Tive que pagar 2.300 R$, segundo o mecânico ele não conseguiu os componentes de reposição da central que estavam queimados e tive que comprar uma central usada. Já estou andando a mais de 50 dias e não tive mais problemas, apesar do preço estou satisfeito em ter resolvido o problema.
Chacal_MT
01/11/2014, 13:10
Boa tarde galera. Sou novo no fórum, tenho acompanhado os problemas discutidos sobre perda de potencia na ranger. Outro dia tava lendo uma matéria na net que dizia que veículos eletrônicos quando ocorre qualquer problema em algum sensor, o caro adota automaticamente uma configuração padrão da ECU projetada pelo fabricante especificamente para aquele tipo de veiculo, para que o mesmo continue andando até o condutor procurar assistência técnica. Nessa configuração "padrão" o fabricante geralmente limita a rotação do motor. Ou seja, pode ser QUALQUER sensor danificado. Não sei se isso procede, mais como não temos certeza de nada não custa testar sensor por sensor e aproveitar e dar uma limpadinha.
Fico ai no aguardo de mais informações sobre esse problema.
Abraços.
Olá pessoal, o que pode ocorrer tb é problemas com a bomba d água. Ou seja, o motor aquece além do que o sistema permite, justamente por falta de "circulação" da água, e entra em modo de segurança para proteger o motor, ocasionando perda de potência. Porém pode-se notar que a temperatura fica "louca". O a/c fica sem funcionamento qdo está em modo de segurança, bem como o ar quente fica bem fraco pela falta de circulação de água.
Espero ter ajudado, grande abraço.
Luzemario
05/12/2014, 19:56
Pessoal,
Para quem tem uma Ranger Limited eletrônica, o computador de bordo pode ser utilizado facilmente para verificar o funcionamento do sensor barométrico (não lembro se as XLT eletrônicas mais antigas também tem). Além de verificar a pressão do ar ambiente para fazer os ajustes necessários no motor, a central convenientemente também informa a altitude do local onde você se encontra com o carro. A altitude varia com a pressão barométrica e a temperatura, mas em geral, sem grandes variações de temperatura o erro não é maior que 20 metros. Assim, se você verificar a altitude no lugar onde costuma quando a temperatura for a mesma num dia sem nuvens, logo de cara vai verificar que o sensor barométrico está com defeito.
A pressão barométrica do ar muda com o clima, assim mudanças na indicação de altitude em dias de chuva são normais (mas não são muito grandes). Sempre que vou ligar o carro de manhã, costumo olhar se a altitude está muito diferente para chutar se vai chover. Apesar de estranho, de vez em quando isso me ajuda a levar o guarda chuva no carro... :) Quando o sensor está com defeito, começa a mostrar valores absurdamente diferentes de altitude. Em um período atrás comecei a perceber que a altitude começou a ser mostrada com um erro considerável, mesmo na época da seca e sem grandes mudanças na temperatura (aqui em Brasília a cada ano temos 6 meses sem chuva). O painel do carro mostrava 430m, sempre que ia ligá-lo de manhã no mesmo horário, e assim ficava medindo com a diferença em todos os lugares por onde eu passava (lá na porta de casa são 1180m). Além das diferenças de desempenho no carro já relatadas aqui, o scanner não mostrava nenhum erro, mas imaginei que se o carro "pensava" que estava em uma altitude 700m menor, certamente não iria perceber que o ar estava mais rarefeito e a mistura seria incorreta.
Como trabalho muito com Arduino, embarcados e afins, importei o sensor de uma loja não me lembro onde por um valor menor que dez dólares e eu mesmo troquei. Esse componente não é exclusivo da central da Ranger. É um barômetro eletrônico simples, há muitos parecidos em sites de automação e desenvolvimento de projetos eletrônicos. A FreeScale é uma divisão de componentes eletrônicos da Motorola. Esse sensor, fabricado pela FreeScale, é usado em várias aplicações embarcadas, assim é possível encontrá-lo em vários distribuidores da FreeScale mundo afora. O link abaixo mostra por exemplo, um projeto de um cara alemão usando um barômetro semelhante ao usado na Ranger.
Elektronischer Barometer (http://www.technik.dhbw-ravensburg.de/~lau/barometer.html)
Quem não tiver computador de bordo, pode tentar um scanner mais decente que mostre a pressão lida em hPa e usar um outro barômetro para comparar. Muitos relógios Protrek da Casio tem barômetro, assim dá para ter uma idéia.
Seguinte, sei que é meio tosca minha colocação, mas você verificou o filtro de ar, bem como a válvula de alivio da turbina, mangueiras de ar da admissão, bem como se o inter cooler não está furado ou entupido, pois se por ventura no scanner ela acusou falha no sensor do turbo dá uma verificada nisso. Bom a principio seria esta minha sujestão, pois sou novo por aqui.
Fabrício Fernandes Feijó
29/06/2015, 20:57
Tenho uma Ranger 3.0 2005 e está apresentando o mesmo problema descrito! A luz da injeção está acesa coincidências ou não aconteceu logo após eu encher o tanque em um posto a princípio suspeitei do diesel mas me parece que foi só coincidência mesmo! Passei no scanner e apresenta o erro P0237 pressão do turbo, no painel o medidor de pressão fica preso mostrando como se tivesse uma pressão constante na turbina mesmo com ela parada! Levei em 3 mecas já é não acharam o defeito um condenou a turbina depois levei em outro que fez o teste e disse que ela está ok! Estou suspeitando desse t-map que falaram mas o erro no scanner é diferente do postado aqui no fórum! Sou leigo em mecânica mas estou disposto a verificar os fios e conectores, se alguém puder me dar uma orientação, fotos ou vídeos do que devo procurar !
505979
Imperador!
29/06/2015, 22:44
Tenho uma Ranger 3.0 2005 e está apresentando o mesmo problema descrito! A luz da injeção está acesa coincidências ou não aconteceu logo após eu encher o tanque em um posto a princípio suspeitei do diesel mas me parece que foi só coincidência mesmo! Passei no scanner e apresenta o erro P0237 pressão do turbo, no painel o medidor de pressão fica preso mostrando como se tivesse uma pressão constante na turbina mesmo com ela parada! Levei em 3 mecas já é não acharam o defeito um condenou a turbina depois levei em outro que fez o teste e disse que ela está ok! Estou suspeitando desse t-map que falaram mas o erro no scanner é diferente do postado aqui no fórum! Sou leigo em mecânica mas estou disposto a verificar os fios e conectores, se alguém puder me dar uma orientação, fotos ou vídeos do que devo procurar !
505979
Isso aí T-MAP! E provavelmente nem o sensor é, é o chicote!
Mas precisa passar o scanner pra apagar o erro...
Coophamat
29/06/2015, 23:56
Tópico muito bom esse, o imperador sempre com boas contribuições para os rangeiros.
A minha não tem o medidor de pressão no painel, mas pelo scanner ela não mostra a pressão, só mostra a máxima pressão que as vezes e 1,5 bar e as vezes a máxima varia entre 1,8 e 2,2 bar.
Ela também mostra o erro P0238.
Imperador!
30/06/2015, 11:06
Tópico muito bom esse, o imperador sempre com boas contribuições para os rangeiros.
A minha não tem o medidor de pressão no painel, mas pelo scanner ela não mostra a pressão, só mostra a máxima pressão que as vezes e 1,5 bar e as vezes a máxima varia entre 1,8 e 2,2 bar.
Ela também mostra o erro P0238.
O que tem que ser feito, que é chato e trabalhoso, é retirar o chicote do TMAP e procurar por fios desencapados e quebrados. Aí basta recuperar, passar um scanner e baixar um erro pra bruta voltar ao normal. Já passei por isso (inclusive troquei sem necessidade o T-MAP duas vezes) até descobrir que era o chicote que é meio mal protegido.
Douglas Souza
30/06/2015, 14:27
505979
Tira o chicote do sensor (um sensor preto em cima do coletor de admissão onde vai a mangueira de entrada de ar), e pode desenrolar a fita e ver que está quebrado bem no pé do chicote! O sintomas são: não passa de 2 mil giros, as vezes quando liga e desliga volta ao normal, e luz acesa da injeção. Tive esse problema e era somente isso!! Levei a vários mecânicos ou mechanicos e nada! Hoje de tanto ver post deste fórum, inclusive do IMPERADOR eu que faço os reparos mecânicos e elétricos em minha camionete.
Eduardotmz
03/07/2015, 14:46
Estou com o mesmo problema na minha Ranger, falta de potência, rotação não passa das 3.000 RPM. Quando desliga e liga volta ao normal quase sempre. Já fiz de tudo, limpeza do tanque, filtros, troca bomba tanque e limpeza, reforma na bomba de alta e válvulas, verificação da turbina. Depois da reforma da bomba de alta e troca da bomba do tanque ela ficou um tempo boa, mas de uns tempos pra cá o problema voltou, só que agora o indicador do turbo ficou louco, variando sem motivo. Lendo esse tópico vi essas questões da fiação do sensor MAP e do sensor barométrico. Hoje retirei o chicote do sensor da admissão e verifiquei até onde ele se conecta nos outros cabos, não achei nada, mas aproveitei pra fazer uma limpeza com limpador de contatos elétricos, tanto nesse conector quanto nos outros da central que fica logo acima dele. Ainda não deu falta de potência, mas verifiquei que o indicador do turbo agora ficou estático (foto).
Outro detalhe é que como moro ao nível do mar, verifiquei que o indicador de altitude está em 140-150m.
O fato é que somente com essa limpeza o indicador do turbo se modificou, isso poderia indicar com certeza alguma coisa? Essa diferença na indicação de altitude indica problema no sensor barométrico?
506390
Obrigado.
Ranger XLT 3.0 4X4 2007
marcoswiedemann
04/07/2015, 11:03
vc limpou o sensor que fica em baixo da central bem na admissão de ar.
Se tiver um fio rompido ele causa essa falta de potencia.
pelissari
06/07/2015, 10:15
Bom dia a todos.
Eu já estou a ponto de tacar fogo na minha ranger.
A poucas semanas eu estava na rodovia andando a uma média de 120 km/h deu uma falha, engasgada como se estivesse faltando combustível e logo em seguida perdeu força e a velocidade caiu para 70km/h e não passava disso. Quando chegava em morros a tortura aumentava, pq a velocidade caia para 30 a 40km/h.
Na oficina o scanner acusava o 3º bico, então para ter certeza o mecânico inverteu a posição do 3º e 2º bicos, mas o scanner continuava acusando o 3º cilindro e o problema no bico foi descartado.
Bomba de baixa verificada, bomba de alta verificada e nada de achar o problema.
Mais alguns testes feitos e o motor voltou a funcionar normalmente. 5 dias sem apresentar problemas, fui fazer uma pequena viagem de de 150km e no meio do caminho aconteceu o que eu temia, agora andando a no máximo 50km/h. Chegando na cidade, o carro fica desligado por 30 min. e quando dou a partida o motor está redondo e sem falhar.
Volto para casa sem problemas.
2 dias depois, no meio do trânsito o motor volta a falhar, motor trepidando muito e velocidade máxima de 50km/h.
Não sei mais o que fazer, já que o scanner apresenta apenas o 3º cilindro como o problema.
Será que existe uma possibilidade de ser cabeçote ?
Eduardotmz
06/07/2015, 14:30
vc limpou o sensor que fica em baixo da central bem na admissão de ar.
Se tiver um fio rompido ele causa essa falta de potencia.
Sim marcos, foi esse sensor, seria o T-MAP. Como não encontrei nenhum fio rompido, estou esperando chegar o multímetro que comprei para fazer teste de continuidade nesse conector, apesar de nunca ter feito, mas vou ter q aprender a fazer.
Achei em um fórum da argentina, acho q é o clubranger, que esse conector é o mesmo conector do ar condicionado do gol 1997-1999, no caso de precisar trocar, com um custo bem mais baixo, alguém já tentou isso?
Só pra constar a Ranger continua entrando em modo de segurança, com a potência baixa, mas só de vez em quando, e o indicador do turbo as vezes trava no terceiro, como na foto que coloquei, e as vezes ficou louco. A indicação de altitude tb varia, semana passada estava em 140 m e hoje no mesmo local esta marcando 50 m, sendo que estou ao nível do mar. Seria sensor do barômetro da ECU Imperador?
Valeuu
Ranger XLT 3.0 4X4 2007
fabriciusmaximus
30/07/2015, 00:39
Boa pessoal tb venho passando por situação semelhante com minha ranger 2007, no começo foi complicado pois eu não conhecia nada desse carros. Pesquisei na internet e com mecânicos da própria ford, mas a minha ranger ainda anda cerca de 70 porcento , tem dias que 100 por cento . Conheci um mecanico da mwm que ta dando uma força!!!
resumindo o que fiz na ford e não resolveu:
resetaram a ecu e o carro continua sem potencia,
testaram uma ecu zerada na minha ranger (continua a mesma coisa)
baixaram 3 vezes o tanque pra limpar os filtros e testar a bomba baixa (as vezes melhorava)
trocaram a bomba baixa e abriram mais o orificio da peneira pra evitar o entupimento
limparam o map varia vezes e verificaram se tinha algum fio quebrado (as vezes melhorava)
resultado: caminhonete fraca e barulhenta
o mecanico da mwm me falou que varias coisas poderiam está influenciando no desempenho do carro (principalmente a questão da alimentação ):
- citou que a pcv poderia está dando sinal de troca (troquei por pcv siemens)
-citou tb que o sensor da embreagem tb colaborava com isso (não troquei ainda pois vou precisar a pedaleira toda)
-filtro do combustivel tb poderia ser a causa (troquei)
-sensor map (foi limpo com limpa contato)
-fio quebrado (não foi identificado nenhum um fio quebrado)
-bicos entupidos (ainda não tive coragem de mexer pois todo mecânico torce o nariz quando toca no assunto)
resultado : caminhonete melhorou o desempenho ficou mais forte está rodando bem melhor cerca de 70 por cento mais ainda apresenta falhas
Bom pessoal essa é minha saga com minha ranger 2007 limited !
RENAN CAMARGO
04/08/2015, 22:52
Galera,
Tenho um troller t4 3.0 2011, e estou um pouco confuso com relacao ao meu problema.
Meu troller pega normal de manha, so que mesmo ele frio, ou ja quente, quando chega no 4000 giro, ele perde potencia. Ocorre tal perda tambem, abaixo dos 4000 giro, ou seja, em 1 º marcha ou 2º ou terceira, o veiculo da uma engasgada e depois desenvolve normal. Acontece que percebo na bomba eletrica ( de baixa) um barulho como se estive entrando ar , ou com sujeira.
Tal perda de potencia, ou travamento de potencia, pode ser ocasionado pela peneira do tanque, ou pela bomba eletrica?
Ja li post de bomba d agua, de pre filtro (pescador), de bomba eletrica, de turbina.
Aguardo a ajuda
Galera,
Tenho um troller t4 3.0 2011, e estou um pouco confuso com relacao ao meu problema.
Meu troller pega normal de manha, so que mesmo ele frio, ou ja quente, quando chega no 4000 giro, ele perde potencia. Ocorre tal perda tambem, abaixo dos 4000 giro, ou seja, em 1 º marcha ou 2º ou terceira, o veiculo da uma engasgada e depois desenvolve normal. Acontece que percebo na bomba eletrica ( de baixa) um barulho como se estive entrando ar , ou com sujeira.
Tal perda de potencia, ou travamento de potencia, pode ser ocasionado pela peneira do tanque, ou pela bomba eletrica?
Ja li post de bomba d agua, de pre filtro (pescador), de bomba eletrica, de turbina.
Aguardo a ajuda
Olá amigo, perder potência a 4mil rpm? Isso me parece incoerente, 4mil já é "fim de curso"!!!
Abraço
Caro Xavier
Possuo uma Ranger Limited 3.0 2006 com o mesmo problema.
Pergunto:
Qual foi a solução para o seu carro
desde ja agradeço
Ongley
Rafael Nolasco
25/10/2015, 20:34
Comprei a 1 mês 0 km e não saiu da consecionaria. Antes era a luz da injeção agora acende a uma amarela com interrogação no meio e perde potência. Tenho um carro com 500 km rodados e não tenho segurança alguma para viajar e a Ford não resolve. Já aconteceu com alguém?
Deivid DVD
05/11/2015, 16:05
Olá, amigo gostaria que me desse umas dicas sobre a troca do sensor barométrico, como faço para abrir a central tipo e complicado, ela não e blindada?
Pois tenho uma Ranger 2005/2006 XLT 3.0
Esporadicamente tanto com o motor quente ou não ela fica sem força, e ao desligar e ligar novamente fica ok, as vezes e preciso deligar 2, 3, até 4 vezes o carro, para voltar ao normal.
Também já percebi que altitude está sempre errada, aonde eu trabalho a altitude e de 120m e no painel do carro fica entre 450m e 490m.. será que pode ser esse sensor????
Deivid DVD
05/11/2015, 16:07
Pessoal,
Para quem tem uma Ranger Limited eletrônica, o computador de bordo pode ser utilizado facilmente para verificar o funcionamento do sensor barométrico (não lembro se as XLT eletrônicas mais antigas também tem). Além de verificar a pressão do ar ambiente para fazer os ajustes necessários no motor, a central convenientemente também informa a altitude do local onde você se encontra com o carro. A altitude varia com a pressão barométrica e a temperatura, mas em geral, sem grandes variações de temperatura o erro não é maior que 20 metros. Assim, se você verificar a altitude no lugar onde costuma quando a temperatura for a mesma num dia sem nuvens, logo de cara vai verificar que o sensor barométrico está com defeito.
A pressão barométrica do ar muda com o clima, assim mudanças na indicação de altitude em dias de chuva são normais (mas não são muito grandes). Sempre que vou ligar o carro de manhã, costumo olhar se a altitude está muito diferente para chutar se vai chover. Apesar de estranho, de vez em quando isso me ajuda a levar o guarda chuva no carro... :) Quando o sensor está com defeito, começa a mostrar valores absurdamente diferentes de altitude. Em um período atrás comecei a perceber que a altitude começou a ser mostrada com um erro considerável, mesmo na época da seca e sem grandes mudanças na temperatura (aqui em Brasília a cada ano temos 6 meses sem chuva). O painel do carro mostrava 430m, sempre que ia ligá-lo de manhã no mesmo horário, e assim ficava medindo com a diferença em todos os lugares por onde eu passava (lá na porta de casa são 1180m). Além das diferenças de desempenho no carro já relatadas aqui, o scanner não mostrava nenhum erro, mas imaginei que se o carro "pensava" que estava em uma altitude 700m menor, certamente não iria perceber que o ar estava mais rarefeito e a mistura seria incorreta.
Como trabalho muito com Arduino, embarcados e afins, importei o sensor de uma loja não me lembro onde por um valor menor que dez dólares e eu mesmo troquei. Esse componente não é exclusivo da central da Ranger. É um barômetro eletrônico simples, há muitos parecidos em sites de automação e desenvolvimento de projetos eletrônicos. A FreeScale é uma divisão de componentes eletrônicos da Motorola. Esse sensor, fabricado pela FreeScale, é usado em várias aplicações embarcadas, assim é possível encontrá-lo em vários distribuidores da FreeScale mundo afora. O link abaixo mostra por exemplo, um projeto de um cara alemão usando um barômetro semelhante ao usado na Ranger.
Elektronischer Barometer (http://www.technik.dhbw-ravensburg.de/~lau/barometer.html)
Quem não tiver computador de bordo, pode tentar um scanner mais decente que mostre a pressão lida em hPa e usar um outro barômetro para comparar. Muitos relógios Protrek da Casio tem barômetro, assim dá para ter uma idéia.
Olá, amigo gostaria que me desse umas dicas sobre a troca do sensor barométrico, como faço para abrir a central tipo e complicado, ela não e blindada?
Esporadicamente tanto com o motor quente ou não ela fica sem força, e ao desligar e ligar novamente fica ok, as vezes e preciso deligar 2, 3, até 4 vezes o carro, para voltar ao normal.
Também já percebi que altitude está sempre errada, aonde eu trabalho a altitude e de 120m e no painel do carro fica entre 450m e 490m.. será que pode ser esse sensor????
Imperador!
06/11/2015, 11:11
O sensor barométrico da 3.0 é ajustável manualmente. Se ele está marcando 490m, provalvemente está desconfigurado.
Com o uso de um GPS você verifica a altitude do local onde você se encontra, em seguida ajusta o sensor barométrico no computador de bordo (basta selecionar a altitude, apertar e segurar o botão...). Depois de ajustado, ele funcionará normalmente.
Resumindo, a primeira configuração é manual, depois funciona direitinho.
Deivid DVD
10/11/2015, 09:28
OK, Amigo vou tentar fazer esse ajuste, e se der resultado aviso.. muito obrigado.
Deivid DVD
27/11/2015, 15:50
Ola Imperador, fiz o ajuste no painel como você me passou, mas não tive resultado, o problema permanece apos o ajuste andei com ela uns 3 dias sem problema, apos tive que desligar ela por 2 vezes para voltar ao normal, tens mais alguma dica para me passar sobre esse problema, muito obrigado..
Imperador!
28/11/2015, 09:19
Ola Imperador, fiz o ajuste no painel como você me passou, mas não tive resultado, o problema permanece apos o ajuste andei com ela uns 3 dias sem problema, apos tive que desligar ela por 2 vezes para voltar ao normal, tens mais alguma dica para me passar sobre esse problema, muito obrigado..
Cara, aí você tem que observar se ele tá resetando no momento em que dá a partida no motor. Se ele resetar nesse momento, seu problema é bateria morrendo, porque, depois de ajustado, o altímetro não desregula mais.
A minha saga recomeçou hoje! Tenho minha Ranger desde de 2012 e apresentou este problema logo após 3 meses de uso. Naquela época recorri a uma Autorizada Bosch e detectaram problema em três válvulas, as quais foram trocadas e o problema aparentemente foi resolvido. Hoje acredito que as limpezas realizadas no motor foram responsáveis pela melhoria e amenizaram o problema naquele instante. O problema retornou e com o passar do tempo a falta de potência era solucionada com o desligar/ligar do motor já colocado aqui por vários rangeiros. A um mês, o problema se agravou e a tática do desliga/liga não mais resolveu. Decidi internar o veículo na mesma mecânica de 2012. Vou aguardar o diagnóstico... vou atualizando os colegas e discutindo possíveis soluções e consequências!
Após 5 dias em testes o diagnóstico veio com a condenação dos quatro bicos injetores e ainda com possibilidade de necessidade de revisão na bomba de alta pressão... O orçamento inicial entre peças e serviços ficou pela bagatela de R$ 6.500,00!!!!! Segundo o "consultor técnico" da mecânica, o problema foi causado por uso de combustível de má qualidade. Abasteço sempre no mesmo posto e tenho confiança na idoneidade do mesmo... Lembrando que já troquei dois bicos em 2013 e agora, apenas 65.000km depois, terei que trocar os quatro? Alguma sugestão senhores?
Imperador!
04/12/2015, 09:07
Após 5 dias em testes o diagnóstico veio com a condenação dos quatro bicos injetores e ainda com possibilidade de necessidade de revisão na bomba de alta pressão... O orçamento inicial entre peças e serviços ficou pela bagatela de R$ 6.500,00!!!!! Segundo o "consultor técnico" da mecânica, o problema foi causado por uso de combustível de má qualidade. Abasteço sempre no mesmo posto e tenho confiança na idoneidade do mesmo... Lembrando que já troquei dois bicos em 2013 e agora, apenas 65.000km depois, terei que trocar os quatro? Alguma sugestão senhores?
Leve em outro bombista pra confirmar o diagnóstico.
Os bicos que você colocou eram originais?
Tem postos que apesar de serem aparentemente honestos e "serem bonitos" são da pior laia. Infelizmente no Brasil ser honesto é exceção. Até mesmo num local de suposta confiança você pode estar sendo lesado sem saber.
Deivid DVD
04/12/2015, 12:44
Imperador, ela não esta resetando quando dou partida, e apos o ajuste no painel, não desregulou altimetro ficou ok.!!!!!
( OBS, apos desligar/ligar o carro quase sempre quando ligo e mantendo o giro do motor alto, tipo com a segunda marcha engatada fazendo subir o giro rapidamente o problema resolve)..
Imperador!
04/12/2015, 13:04
Imperador, ela não esta resetando quando dou partida, e apos o ajuste no painel, não desregulou altimetro ficou ok.!!!!!
( OBS, apos desligar/ligar o carro quase sempre quando ligo e mantendo o giro do motor alto, tipo com a segunda marcha engatada fazendo subir o giro rapidamente o problema resolve)..
Problema resolvido!
Boa sorte com o carro!
Abs
leonardo andrade
28/12/2015, 15:40
E aí rapaziada.
Alguém aqui tem, já teve ou conhece quem já teve uma Ranger NGD 3.0 que não tenha ficado na mão com algum desses defeitos?
Andei pesquisando vários tópicos no fórum sobre os problemas da Ranger e é muito desanimador para quem está querendo comprar uma como eu.
Apareceu a oportunidade de comprar uma XLT 2009/2009, com uns 130000 km rodados, mas parece que vc já compra sabendo que vai te deixar no prego.
mguriano
28/12/2015, 16:25
Rapaz, comprei a minha 07/08 ano passado com 59000 km. No primeiro dia ela apresentou essa brocheza e não passava de 80 km/h. Levei num mecânico, era a tela da bomba de baixa entupida. Tanque limpo, tela trocada e nunca mais deu problema. Hoje está com pouco mais de 102000 km.
Imperador!
28/12/2015, 16:56
E aí rapaziada.
Alguém aqui tem, já teve ou conhece quem já teve uma Ranger NGD 3.0 que não tenha ficado na mão com algum desses defeitos?
Andei pesquisando vários tópicos no fórum sobre os problemas da Ranger e é muito desanimador para quem está querendo comprar uma como eu.
Apareceu a oportunidade de comprar uma XLT 2009/2009, com uns 130000 km rodados, mas parece que vc já compra sabendo que vai te deixar no prego.
Faz parte da saga de comprar um carro usado.
Você está sujeito a sofrer por causa de má manutenção do dono anterior, mau uso ou mesmo em decorrência do decorrer do tempo mesmo. São problemas pontuais com soluções conhecidas.
MOAmosca
11/01/2016, 18:11
Tenho ranger 3.0 diesel powerstroque , ela esta andando e dando tipo umas cabeçadinhas , só em baixa , alguma dica ? EM ALTA POTENCIA NORMAL
Imperador!
11/01/2016, 19:36
Tenho ranger 3.0 diesel powerstroque , ela esta andando e dando tipo umas cabeçadinhas , só em baixa , alguma dica ? EM ALTA POTENCIA NORMAL
Problema de alimentação. Pode começar com filtro de filtro de combustível e limpeza do tanque e do filtro que fica dentro do tanque.
Artur Raczenski
13/04/2016, 14:47
Boa tarde, tenho uma Ranger 2005, 3.0 4x2 foi trocado cabeçote dela pois o anterior apresentava uma trinca, no dia em que fui levar a oficina para troca do cabeçote sem mesmo saber que era a trinca, ela apresentou perda quase total de força, parecia um motor de moto 100 cc puxando a carcaça da pick up, logo depois ela retomou a força mas não totalmente, o cara onde levei viu uns pequenos furos no radiador do intercooler e disse q aquilo poderia ser o problema da perca de força alegando q a pressão da turbina saia pelos buracos, foi feito o serviço de retificação no radiador do intercooler, mas no dia fui busca-la depois do serviço acabado, por uns 50 km na estrada ela foi bem respondia acelerações e tudo, depois disto começou a apresentar o problema de perder força, acendeu uma luz de Bomba de combustível com umas gostas no painel, mas quando cheguei em casa com o motor fraquejando depois de desligar e ligar novamente ela acelerava normalmente na garagem, não sai mais andar com ele pelo motivo da garantia do cabeçote, mas a luz da bomba com as gotas continuam la, será esse o problema ou é coisa diferente este problema?
Imperador!
13/04/2016, 15:26
Essa luz aí que você indicou é a indicação da presença de água no combustível. É preciso drenar o filtro de combustível que fica no motor.
Boa noite pessoal. Mais um aqui que estava com o mesmo problema de falta de potencia e limitacao em 2500 rpm. Bem, como fiz o diagnostico.
01 - Tirei a cacamba e limpei os filtros da bomba de diesel eletrica do tanque. Estavam um pouco sujos somente.
02 - Verifiquei a fiacao do sensor Tmap ate o modulo da injecao. Por via das duvidas, troquei o conector do sensor. Nao me lembro, mas parece que eh de uma bobina da volkswagen, que eh igualzinho. E, com um multimetro, fui fio a fio batendo continuidade e chacoalhando a rede eletrica, e, tudo certo.
03 - Troquei o sensor Tmap. (240 pilas na mwm aqui em curitiba). Resolveu ? Que nada, fiquei na mesma. Luz da injecao acesa.
04 - Com um scanner, vi os erros da injecao, e, no modo de leitura dos valores, comparei os valores da pressao barometrica e da pressao do coletor de admissao. Sem dar partida, os dois podem ter no maximo uma diferenca de 35 kpa, senao a injecao entra em modo de falha. O meu estava maior.
05 - Via painel, comecei a verificar o altimetro, e o meu variava muito, mesmo dentro da cidade. Entao, sensor de pressao barometrica da injecao estava com problemas. Achei um topico por aqui, e, adquiri o sensor da mouser dos Eua, por 12 doletas cada, comprei dois, mais vai so um.
06 - Aguardei somente 4 semanas para chegar, paguei uma baba de imposto, e :
07 - desliguei a bateria, retirei os conectores da injecao, retirei os parafusos que prendem a mesma (chave 10 em cima e 12 em baixo), e, com delicadeza, retirei a tampa metalica da injecao.
08 - com um soprador para smd, retirei o sensor antigo, que e um motorola MXPH6115A.
09 - soldei o novo no lugar, fechei, instalei, e, no painel indicava valor High para o altimetro. Nao tinha dado certo.
10 - volta pra bancada, e, refiz as soldas com bastante precisao, fechei e liguei a injecao de novo, e, voi-la. Perfeito, quase nada de diferenca entre a pressao manometrica da injecao e do coletor de admissao. Parafusos no lugar (nao pode esquecer o terra que vai junto com um dos parafusos, senao queima a injecao), conectores limpos com limpa contato, e, tudo certo.
11 - ta nova de novo. Apaguei os erros com o scanner e perfeito.
Muitas vezes somos forcados a trocar e pagar caro, mas, com calma a gente chega la e gasta menos. Uma injecao usada estava na faixa de 1500 por aqui, e, nao tinha certeza se estava ok ou nao. O sensor custou 50, mas frete 120, mais impostos, etc, deu uns 300.
Sofri mais fica aqui o tutorial para quem tiver o mesmo problema e nao estiver achando.
JRoberto
10/06/2016, 17:45
Boa noite pessoal. Mais um aqui que estava com o mesmo problema de falta de potencia e limitacao em 2500 rpm. Bem, como fiz o diagnostico.
01 - Tirei a cacamba e limpei os filtros da bomba de diesel eletrica do tanque. Estavam um pouco sujos somente.
02 - Verifiquei a fiacao do sensor Tmap ate o modulo da injecao. Por via das duvidas, troquei o conector do sensor. Nao me lembro, mas parece que eh de uma bobina da volkswagen, que eh igualzinho. E, com um multimetro, fui fio a fio batendo continuidade e chacoalhando a rede eletrica, e, tudo certo.
03 - Troquei o sensor Tmap. (240 pilas na mwm aqui em curitiba). Resolveu ? Que nada, fiquei na mesma. Luz da injecao acesa.
04 - Com um scanner, vi os erros da injecao, e, no modo de leitura dos valores, comparei os valores da pressao barometrica e da pressao do coletor de admissao. Sem dar partida, os dois podem ter no maximo uma diferenca de 35 kpa, senao a injecao entra em modo de falha. O meu estava maior.
05 - Via painel, comecei a verificar o altimetro, e o meu variava muito, mesmo dentro da cidade. Entao, sensor de pressao barometrica da injecao estava com problemas. Achei um topico por aqui, e, adquiri o sensor da mouser dos Eua, por 12 doletas cada, comprei dois, mais vai so um.
07 - desliguei a bateria, retirei os conectores da injecao, retirei os parafusos que prendem a mesma (chave 10 em cima e 12 em baixo), e, com delicadeza, retirei a tampa metalica da injecao.
08 - com um soprador para smd, retirei o sensor antigo, que e um motorola MXPH6115A.
09 - soldei o novo no lugar, fechei, instalei, e, no painel indicava valor High para o altimetro. Nao tinha dado certo.
10 - volta pra bancada, e, refiz as soldas com bastante precisao, fechei e liguei a injecao de novo, e, voi-la. Perfeito, quase nada de diferenca entre a pressao manometrica da injecao e do coletor de admissao. Parafusos no lugar (nao pode esquecer o terra que vai junto com um dos parafusos, senao queima a injecao), conectores limpos com limpa contato, e, tudo certo.
Muitas vezes somos forcados a trocar e pagar caro, mas, com calma a gente chega la e gasta menos. Uma injecao usada estava na faixa de 1500 por aqui, e, nao tinha certeza se estava ok ou nao. O sensor custou 50, mas frete 120, mais impostos, etc, deu uns 300.
Sofri mais fica aqui o tutorial para quem tiver o mesmo problema e nao estiver achando.
Valeu pela postagem do tutorial, muito bom!
Tem como você nos dizer qual é o tópico que fala sobre isso? E, que ano e qual a km da viatura?
73!
Valeu pela postagem do tutorial, muito bom!
Tem como você nos dizer qual é o tópico que fala sobre isso? E, que ano e qual a km da viatura?
73!
Boa noite amigo. Entao, minha ranger e uma Limited 2005, e esta com 156000 km. Cuido bem dela, mas, esse problema demorei para resolver. Sempre troco todos os oleos de acordo, em casa mesmo, (motor, caixa cambio, caixa reduzida, diferencial dianteiro e traseiro), e, o maior problema que apareceu foi furar o cabecote bem no meio da altura onde vai o bico. Tive que trocar, nao teve jeito de soldar nem nada. De resto, foi embreagem uma vez, pastilhas, discos, os dois cilindros freio traseiro, e, os dois rolamentos traseiros tambem. O resto foi normal, mas, esse, me tirou do serio. Era questao de honra resolver.
Sds
Jardel
JRoberto
13/06/2016, 18:45
Boa noite amigo. Entao, minha ranger e uma Limited 2005, e esta com 156000 km. Cuido bem dela, mas, esse problema demorei para resolver. Sempre troco todos os oleos de acordo, em casa mesmo, (motor, caixa cambio, caixa reduzida, diferencial dianteiro e traseiro), e, o maior problema que apareceu foi furar o cabecote bem no meio da altura onde vai o bico. Tive que trocar, nao teve jeito de soldar nem nada. De resto, foi embreagem uma vez, pastilhas, discos, os dois cilindros freio traseiro, e, os dois rolamentos traseiros tambem. O resto foi normal, mas, esse, me tirou do serio. Era questao de honra resolver.
Sds
Jardel
Essa do cabeçote é complicado, nunca vi pessoalmente um com problema, mas já li aqui no fórum alguns relatos de cabeçotes trincados. Também gosto de fazer eu mesmo o máximo possível da manutenção, pelo menos a parte mecânica vai tranquilo, já quanto a eletrônica vou tomando meus bailes e aprendendo por aqui. Esse seu tutorial já foi devidamente copiado rsrs...
Abraços!
marcelinhodamooca
18/06/2016, 08:22
ola galera, depois sofrir um superaquecimento do motor ranger 3.0 por causa trincas no cabecote, o carro de manha nao tem forca e pontecia para subir declive da minha garagem, mas se eu deixa em marcha lenta em 5 minutos ou mais, fica boa o carro, somente primeira partida do dia q fica fraco, cabecote foi feito mas ta mesma coisa, motor com boa marcha lenta,
quando liga o carro ele pegar de primeira, nao apresenta falhas,
obs,
o carro sofreu varios.vezes de aquecimento
porque mecanico nao.achava o problema do superaquecimento, foi.trocando as pecas do sistema arrefecimento , trocava uma peca me chama para pega o carro, eu saio com carro e voltava superaquecimento.no motor, trocou a tampa.bomba da agua, valvula termostatica, polia viscosa, sensor temperatura,etc..por ultimo era problema trincas no cabecote .
outro problema.tambem.agora eh os gazes muito forte q sai do escapamento.
kleber junior
18/06/2016, 08:55
Tenho nova Ranger XLT 2014 e estava com o mesmo problema, o problema da sua Ranger é cronico e foi um erro comitido pela ford onde nao assumem o erro, na concessionária vao alegar que é o combustivel ruim e bla bla ,o problema ocorre na bomba Alta que é da marca Simens e tem dado diversos problemas nao somente na ranger como frontier e outras marcas acima de 2013, ja é a segunda vez que ocorre esse problema e o custo para solucionar é de 6100,00, inclusive a nova ranger 2016 acabou com o problema da regeneracao do catalisador mas mantiveram essa bomba e o problema deve continua na nova tambem
Imperador!
19/06/2016, 09:58
Tenho nova Ranger XLT 2014 e estava com o mesmo problema, o problema da sua Ranger é cronico e foi um erro comitido pela ford onde nao assumem o erro, na concessionária vao alegar que é o combustivel ruim e bla bla ,o problema ocorre na bomba Alta que é da marca Simens e tem dado diversos problemas nao somente na ranger como frontier e outras marcas acima de 2013, ja é a segunda vez que ocorre esse problema e o custo para solucionar é de 6100,00, inclusive a nova ranger 2016 acabou com o problema da regeneracao do catalisador mas mantiveram essa bomba e o problema deve continua na nova tambem
Amigo, acredito que você esteja engando. Estou na minha segunda Ranger 3.0 e nunca tiver qualquer problema com bomba de alta, apesar de concordar com você que Siemens não é das melhores.
A Ranger modelo novo (NNR 2017) não usa mais Siemens, mas Denso nos bicos e bomba de alta pressão. E o DPF na NNR foi mantido, foi apenas reposicionado.
ola galera, depois sofrir um superaquecimento do motor ranger 3.0 por causa trincas no cabecote, o carro de manha nao tem forca e pontecia para subir declive da minha garagem, mas se eu deixa em marcha lenta em 5 minutos ou mais, fica boa o carro, somente primeira partida do dia q fica fraco, cabecote foi feito mas ta mesma coisa, motor com boa marcha lenta,
quando liga o carro ele pegar de primeira, nao apresenta falhas,
obs,
o carro sofreu varios.vezes de aquecimento
porque mecanico nao.achava o problema do superaquecimento, foi.trocando as pecas do sistema arrefecimento , trocava uma peca me chama para pega o carro, eu saio com carro e voltava superaquecimento.no motor, trocou a tampa.bomba da agua, valvula termostatica, polia viscosa, sensor temperatura,etc..por ultimo era problema trincas no cabecote .
outro problema.tambem.agora eh os gazes muito forte q sai do escapamento.
Amigo, realmente não tenho ideia do que seja seu problema. Me parece uma questão na parte de força do motor e não nada relacionado aos serviços anteriores de cabeçote. Ou então seu motor pode estar com baixa taxa de compressão quando frio e consegue elevar a compressão depois de aquecido.
hidrojunior
09/09/2016, 20:10
Oi pessoal,
Vou deixar uma informação importante para todos RANGER 3.0
Sempre que ocorrer falha e quebra de potência onde o carro não passa dos 70 ou 80km/h e o Gráfico da Turbina não enche, o primeiro passo é desconectar o plug do combustível que vem do tanque lá no filtro de combustível que fica no lado do motor. Em seguida liguem a chave do carro sem dar a partida. Vc vai verificar a vazão do combustível que sairá da mangueira. Caso esteja fraca, o problema está no tanque devido a sujeira presa nas 02 peneiras da bomba de combustível. Tem que tirar o tanque fora pra lavar tudo e atentar para limpar a peneira plástica e a de ferro que fica dentro da base da bomba.
535858
Se a vazão estiver alta ao ligar a chave do carro sem dar a partida, o problema estará no CONECTOR DO SENSOR MAP. Vc não conseguirá identificar onde quebrou o fio pois ele não se solta mas ele certamente estará com alguma perna do fio partida dentro do plástico isolador colorido. Por isso que, ao simplesmente mexer nele, o carro volta a funcionar perfeitamente por algum tempo até que a vibração do motor faça com que ele corte o sinal novamente.
535861
Agora uma ótima notícia! Vc pode procurar aí em sua cidade esse conector. Ele é o mesmo PLUG conector do sensor MAP do GOL, Saveiro, Parati e Tempra. Custa menos de R$ 30,00. tem 04 fios e pode ser que venha de cores diferentes da Ranger mas qualquer pessoa pode substituir seguindo a ordem do original da Ranger. Até no ML vc encontra.
535857
Muitos mecânicos picaretas saem condenando o carro todo alegando Bomba de Alta, Flauta do Comon Rail, Central eletrônica e se duvidar até o som MP3 é o culpado.
Fiquem atentos. Sofri com isso mas aprendi e deixo aqui a minha DICA!
JRoberto
11/09/2016, 12:19
Oi pessoal,
Sempre que ocorrer falha e quebra de potência onde o carro não passa dos 70 ou 80km/h e o Gráfico da Turbina não enche, o primeiro passo é desconectar o plug do combustível que vem do tanque lá no filtro de combustível que fica no lado do motor. Em seguida liguem a chave do carro sem dar a partida. Vc vai verificar a vazão do combustível que sairá da mangueira. Caso esteja fraca, o problema está no tanque devido a sujeira presa nas 02 peneiras da bomba de combustível. Tem que tirar o tanque fora pra lavar tudo e atentar para limpar a peneira plástica e a de ferro que fica dentro da base da bomba.
535858
Se a vazão estiver alta ao ligar a chave do carro sem dar a partida, o problema estará no CONECTOR DO SENSOR MAP. Vc não conseguirá identificar onde quebrou o fio pois ele não se solta mas ele certamente estará com alguma perna do fio partida dentro do plástico isolador colorido. Por isso que, ao simplesmente mexer nele, o carro volta a funcionar perfeitamente por algum tempo até que a vibração do motor faça com que ele corte o sinal novamente.
535861
Agora uma ótima notícia! Vc pode procurar aí em sua cidade esse conector. Ele é o mesmo PLUG conector do sensor MAP do GOL, Saveiro, Parati e Tempra. Custa menos de R$ 30,00. tem 04 fios e pode ser que venha de cores diferentes da Ranger mas qualquer pessoa pode substituir seguindo a ordem do original da Ranger. Até no ML vc encontra.
535857
Muitos mecânicos picaretas saem condenando o carro todo alegando Bomba de Alta, Flauta do Comon Rail, Central eletrônica e se duvidar até o som MP3 é o culpado.
Valeu pela informação! Você sabe dizer de quanto é a vazão normal?
Tellesdmenezes
22/09/2016, 21:05
Douglas onde fica exatamente este sensor , tem um circulo vermelho la em cima na foto fiquei confuso
marcelinhodamooca
22/09/2016, 22:45
Problema resolvido...
Problema eh um dos bico ta ruim, as ponta do bico carbonizado, eu mesmo retirei o bico e limpei com papel higenico..descobri com uma ajuda de aparelho, vi um dos cilindro tava com valor diferente....como o bico tava carbonizado, so purifica quando ta muito quente...
Tellesdmenezes
26/09/2016, 20:21
HidroJunior p favor manda teu contato pelo whats p favor meu whats 51 98293457 Francisco Menezes
535858
535861
535857
Fiquem atentos. Sofri com isso mas aprendi e deixo aqui a minha DICA![/QUOTE]
jucavalim
07/10/2016, 21:49
Problema resolvido...
Problema eh um dos bico ta ruim, as ponta do bico carbonizado, eu mesmo retirei o bico e limpei com papel higenico..descobri com uma ajuda de aparelho, vi um dos cilindro tava com valor diferente....como o bico tava carbonizado, so purifica quando ta muito quente...
Amigo boa noite, qual aparelho vc usou. Poderia me ajudar informando o nome dele e onde comprou???
Tellesdmenezes
05/02/2017, 17:35
Senhores comprei muinha ranger a alguns meses e ela de vez em quando perdia potencia, nao opassava de 2.000 rpm , ok depois de muito ler , perguntar pesquisar meu mecanico , macacao velho descobriu uma falha do PEDAL do acelerador, troquei e resolvi o meu problema.
JRoberto
06/02/2017, 10:31
Senhores comprei muinha ranger a alguns meses e ela de vez em quando perdia potencia, nao opassava de 2.000 rpm , ok depois de muito ler , perguntar pesquisar meu mecanico , macacao velho descobriu uma falha do PEDAL do acelerador, troquei e resolvi o meu problema.
Sabe dizer qual era o tipo da falha que apresentava?
Artur Raczenski
09/02/2017, 09:07
Bom dia, fiz vários serviços no motor da minha ranger 3.0 2005, no inicio ficou bom só que agora ela esquenta e perde a força, pra retornar ao ritmo normal tem que aguadar esfriar, o que pode ser?
Imperador!
09/02/2017, 17:47
Bom dia, fiz vários serviços no motor da minha ranger 3.0 2005, no inicio ficou bom só que agora ela esquenta e perde a força, pra retornar ao ritmo normal tem que aguadar esfriar, o que pode ser?
V
Verificou a válvula termostática? Que serviços foram esses que você fez?
AlexandreCE
09/02/2017, 21:07
Estou com uma Ranger em minha oficina que depois do serviço do Cabeçote ela ficou sem potencia não enche aquele medidor de pressão da turbina chega ate o quarto pauzinho mas sem potencia anda muito pouco. ja fiz tudo q possam imaginarem.
1° tanque, limpeza das peneiras
2° troca de todos os filtros (originais MWM)
3° troquei os 4 bicos (de outra ranger que funciona perfeitamente)
4° troquei o sensor do common rail (de outra ranger que funciona perfeitamente)
5° Sensor t- map (de outra ranger que funciona perfeitamente)
6° Chicote verificado (tinha um fio partido no conector so t-map, mas ja solucionado). ia troca-lo tbm (de outra ranger que funciona perfeitamente)
7° troquei as arruelas dos bicos(aquela que ficam na ponta dos bicos) de todas as espessuras de 1 mm a 3mm. Sendo que Original é 2mm.
depois disso tudo o eletricistas passou o scanner e estava tudo ok. sem erros (no scanner)
Mas ainda sem potencia.
Estou querendo tirar o cabeçote novamente para trocar a junta pois a que tinha nela era a de 2 furos(1,40 mm) e a que coloquei foi a de 3 furos(1,50mm) e colocar a de 2 novamente.
o único serviço feito no cabeçote foi refeito um buraco onde tava dando passagem de combustão para arrefecimento e Plainado 0,10 mm
Resumindo vou ter que comprar o carro do cliente:pensativo:
Luciano Giareta
05/03/2017, 19:27
Boa noite a todos
A minha Ranger tambem estava com problema de falta de potencia e depois que li aqui
sobre o problema com o fio quebrado na entrada da tomada o sensor MAP
Tive sorte de um fio estar quebrado e assim que o eletricista trocou o terminal do sensor
meu problema foi resolvido.
Obrigado pela dica
Imperador!
07/03/2017, 09:32
Estou com uma Ranger em minha oficina que depois do serviço do Cabeçote ela ficou sem potencia não enche aquele medidor de pressão da turbina chega ate o quarto pauzinho mas sem potencia anda muito pouco. ja fiz tudo q possam imaginarem.
1° tanque, limpeza das peneiras
2° troca de todos os filtros (originais MWM)
3° troquei os 4 bicos (de outra ranger que funciona perfeitamente)
4° troquei o sensor do common rail (de outra ranger que funciona perfeitamente)
5° Sensor t- map (de outra ranger que funciona perfeitamente)
6° Chicote verificado (tinha um fio partido no conector so t-map, mas ja solucionado). ia troca-lo tbm (de outra ranger que funciona perfeitamente)
7° troquei as arruelas dos bicos(aquela que ficam na ponta dos bicos) de todas as espessuras de 1 mm a 3mm. Sendo que Original é 2mm.
depois disso tudo o eletricistas passou o scanner e estava tudo ok. sem erros (no scanner)
Mas ainda sem potencia.
Estou querendo tirar o cabeçote novamente para trocar a junta pois a que tinha nela era a de 2 furos(1,40 mm) e a que coloquei foi a de 3 furos(1,50mm) e colocar a de 2 novamente.
o único serviço feito no cabeçote foi refeito um buraco onde tava dando passagem de combustão para arrefecimento e Plainado 0,10 mm
Resumindo vou ter que comprar o carro do cliente:pensativo:
Cara,
Realmente complicada sua situação. A minha modesta experiência com esse carro, o seu problema não está relacionado à mecânica, mas à eletrônica. Se a eletrônica estivesse ok, voce ia ter a pressão do turbo normalmente e o problema mecânico iria estourar onde há um problema, como o cabeçote por exemplo.
No seu caso aí, sugiro fazer o seguinte: a) voltar as arruelas originais dos bicos (o carro está fumaçando muito, vibrando ou com funcionamento irregular?) b) Voltar os bicos originais do carro; c) arrancar o chicote todo do carro fora, tirar de dentro dos espaguetis e fazer teste de continuidade de um por um.
A última possibilidade de problema, se tudo estiver ok, é na central do carro,no chamado sensor barométrico. A boa notícia é que é resolvível. Inclusive já passei por esse problema: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/117901-falta-de-potencia-na-ranger-3-0-diesel-4-x-4-a-2.html#post2091682
Imperador!
07/03/2017, 09:39
Um detalhe que esqueci de perguntar: o altímetro do carro tá funcionando corretamente?
evanschu
10/05/2017, 21:16
Boa noite a todos. Já que o assunto é potência vejam só. Em uma viajem para Joinville, na volta, na serra do mar, por duas vezes a minha Ranger perdeu potência no mesmo lugar!! Porém anda sempre revisada, não tendo motivos para suspeitar dos sensores, filtros novos, etc e tal....muito bem, depois de não sobrar nada cismei com a temperatura, oras. A Ranger antes de ferver entra em modo de segurança e reduz a potência...antes da ultima viajem solicitei ao mecânico que fizesse uma limpeza do sistema de arrefecimento...mesmo que a temperatura sempre indicasse normal...e aí estava o problema. NO meu caso não uso produtos pois o dono anterior fez o favor de deixar de lado esse importante aditivo, agora, seguindo recomendações não tenho como voltar a usar sob pena de gerar vazamentos e corrosões futuras. Portanto senhores, para alguns casos, é válido observar o sistema de arrefecimento em caso de perda de potência, pois o módulo entra em modo de segurança e reduz o giro do motor.
Imigrante
17/05/2017, 09:21
Oi pessoal,
...Se a vazão estiver alta ao ligar a chave do carro sem dar a partida, o problema estará no CONECTOR DO SENSOR MAP. Vc não conseguirá identificar onde quebrou o fio pois ele não se solta mas ele certamente estará com alguma perna do fio partida dentro do plástico isolador colorido. Por isso que, ao simplesmente mexer nele, o carro volta a funcionar perfeitamente por algum tempo até que a vibração do motor faça com que ele corte o sinal novamente.
535861
535857
A outra ponta deste cabo fica ligada aonde?
Eu tenho uma Ford Ranger XL 3.0 PSE 4x4 CS TDI 2009 e comprei um scanner por curiosidade: MODELO VGATE OBD VERSÃO 1.5
547949
Instalei o app Torque no Android e fiz a conexão via bluetooth entre o scanner e o smartphone.
Ao abrir o app, a central da Ranger foi identificada automaticamente, porém o manômetro "Pressão Barométrica" está sem dados.
547950
Eu retirei o sensor map para limpar e passei limpa contatos no plug do cabo, mas nao resolveu.
Será que há um problema no sensor map ou é só falha no scanner?
Gostaria de saber aonde fica conectada a outra ponta do cabo do sensor map, antes de arrebentar toda a isolação do chicote para refazer a fiação.
Agradeço se algum amigo puder me ajudar com informações e possível solução.
Coophamat
17/05/2017, 22:53
Imigrante, a minha aconteceu a mesma coisa, o chicote do sensor map tinha um fio rompido, próximo ao conector do sensor.
Walter da Camper
18/05/2017, 12:21
O sensor de pressão barométrica fica dentro da central, diretamente na placa eletrônica. Salvo engano é possível substituí-lo.
Imigrante
18/05/2017, 13:14
Imigrante, a minha aconteceu a mesma coisa, o chicote do sensor map tinha um fio rompido, próximo ao conector do sensor.
Mas apresentava algum problema no funcionamento da Ranger?
A minha está funcionando 100%.
Se o sensor tivesse problema, não apresentaria problema no funcionamento do motor?
Coophamat
18/05/2017, 19:24
Mas apresentava algum problema no funcionamento da Ranger?
A minha está funcionando 100%.
Se o sensor tivesse problema, não apresentaria problema no funcionamento do motor?
Não apresentava nenhum problema aparente, mas depois que arrumou percebi uma melhora grande no desempenho. No scaner aparecia um erro que não me lembro, no tópico que tenho da minha ranger tem um print do torque com o erro.
Imigrante
18/05/2017, 19:55
Não apresentava nenhum problema aparente, mas depois que arrumou percebi uma melhora grande no desempenho. No scaner aparecia um erro que não me lembro, no tópico que tenho da minha ranger tem um print do torque com o erro.
Obrigado mesmo por essa informação. Então vou levar a Ranger em algum lugar pra verificação. Tomara que seja algo simples, e que ao resolver, o desempenho fique melhor do que já está.
Abraço.
Imigrante
19/05/2017, 14:37
Obrigado mesmo por essa informação. Então vou levar a Ranger em algum lugar pra verificação. Tomara que seja algo simples, e que ao resolver, o desempenho fique melhor do que já está.
Abraço.
Bom, hj consegui ir numa oficina.
O scanner do cara leu normalmente o sensor barométrico. Concluindo que o problema é com o meu scanner (adaptador ou software).
Menos mau!
Também pude validar com o scanner os demais itens. A Ranger está 100% ok.
Aproveitei que estava na oficina e que eu já tinha removido o isolamento do chicote e troquei o conector do map, só como preventiva mesmo.
A pulga saiu de trás da orelha. rsss
Coophamat
19/05/2017, 22:35
Agora ela indica a pressão do turbo no torque?
Imigrante
19/05/2017, 22:55
Agora ela indica a pressão do turbo no torque?
No Torque continua sem dados no manômetro da pressão barométrica. É problema no adaptador OBD ou no software Torque. Talvez alguma configuração no Torque.
Deivid DVD
22/05/2017, 13:20
ola amigo você saberia me dizer qual os pinos que liga o sensor Tmap ate a central, para min tentar fazer um teste de continuidade com o multímetro.
Deivid DVD
22/05/2017, 13:22
[QUOTE=pu5skg;2375515]Boa noite pessoal. Mais um aqui que estava com o mesmo problema de falta de potencia e limitacao em 2500 rpm. Bem, como fiz o diagnostico.
Sofri mais fica aqui o tutorial para quem tiver o mesmo problema e nao estiver achando.[/QUOTE
ola amigo você saberia me dizer qual os pinos que liga o sensor Tmap ate a central, para min tentar fazer um teste de continuidade com o multímetro.
Deivid DVD
22/05/2017, 13:24
Oi pessoal,
535858
535861
535857
igor pedra
16/06/2017, 21:12
A minha ta com 2 fios quebrados quando eu ando ela fica nhe nhe nhe engasgando eu uso diesel s10
RafaelJales
20/06/2017, 18:44
Olá a todos,
Conseguiu Resolver o problema?
Estou com a minha do mesmo geito
Deivid DVD
10/07/2017, 12:42
Muito obrigado, vou atras desse conector.
Deivid DVD
18/07/2017, 10:19
ola amigo fiz a troca do conector e não resolveu vou tentar trocar o sensor Map agora..:?
Teria mais alguma dica para me passar, não sei se seria conhecidência ou não mas apos a troca do conector parece que o problema se agravou mais.
Alexandre81
19/07/2017, 22:48
Boa noite à todos!! Tive esse mesmo problema e após horas vasculhando descobri q o problema era um dos fios do conector do bico. Tenta conferir pode ser aí o problema.
Deivid DVD
25/07/2017, 09:05
Ola bom dia, fiz a troca do sensor MAP mas não resolveu, já não sei mais oque fazer hoje 25-07-2017 deixei em um mecânico para ver se acha o defeito..
se alguém tiver mais alguma dica para passar agradeço..
Tbm tenho uma ranger 2007 4x2 motor pawer, faz 2 anos que ela perde potencia, força, as fezes viajo 200 km blz, derrepente ela começa perder força, e não passa de 100km hora, coloca na quarta macha vou mais a 120 km hora, quando mudo pra quinta macha ela começa a cair pra 100,90,80,70, tenho colocar qurta novamente e não passar de 2.000 giro.
ja troquei valvula reguladora de combustivel, bomba de baixa, filtros, lipezas de tanque, e outras coisas mais, só nunca mexeram em partes eletricas.
Deivid DVD
12/10/2017, 16:38
Ola, Boa tarde consegui resolver o problema da minha que apresentava perca de potencia depois de quase um mês no mecânico,
Foi trocado a válvula da entrada da bomba e sensor MAP, também a troca do conector do sensor MAP.
Agradeço se alguém puder dar uma luz nesse problema.[/QUOTE]
Walter da Camper
25/10/2017, 20:12
Parece estar entrando em modo de segurança. Pode ser defeito no sensor de temperatura da água (ou temp do retorno) ou mal contato no chicote.
Precisa andar com um scanner ligado monitorando essas temperaturas.
TiagoGIN
14/12/2017, 13:26
Parece que esse tópico também se perdeu, mas vamos lá... Quem sabe alguém pode contribuir...
Peguei uma Ranger 3.0 Limited 2008, veio com o marcador de pressão travado entre o 3º e 4º traço, com erros P0236 e P0238 que não apagavam... Pois bem, depois de ler esse tópico, chequei o plug do sensor e claro que estava com fio rompido, bem no pé... Comprei um plug novo e troquei, marcador voltou, carro melhor pra andar, vai até os 4k rpm e anda bem... MAS... faz bastante fumaça e ainda está com o erro P0238...
Ainda não fiz o teste da bomba elétrica pq estou em dúvida sobre qual mangueira tirar. Aprendi hoje, aqui nesse tópico, como fazer uma verificação para checar o sensor barométrico, farei isso mais tarde.
Mais alguma recomendação?
Ah, no meu scanner (Via wifi no iphone, usando o Track Addict), a temperatura do ar da admissão (Intake Air Temp) está sempre nos 150º, não varia, porém não achei nenhum sensor NO CARRO e nem A VENDA. O Sensor MAP também faz essa verificação da temperatura da admissão? Se sim, vou reconferir o chicote...
evanschu
29/12/2017, 15:32
Tiago. A mangueira que vêm do tanque é a menor ou mesmo estando do lado direito delam olhando para o motor será a mangueira à sua esquerda ok? A maior é a que vai para a bomba de alta. Você a desconecta e coloca um pote e simplesmente gira a chave sem ligar o motor. O próprio relê deverá fazer a bomba parar. Use um pote de 1litro na minha injeta 300ml, não sei as outras qual a quantidade normal. Boa sorte.
JRoberto
30/12/2017, 10:18
Tiago. A mangueira que vêm do tanque é a menor ou mesmo estando do lado direito delam olhando para o motor será a mangueira à sua esquerda ok? A maior é a que vai para a bomba de alta. Você a desconecta e coloca um pote e simplesmente gira a chave sem ligar o motor. O próprio relê deverá fazer a bomba parar. Use um pote de 1litro na minha injeta 300ml, não sei as outras qual a quantidade normal. Boa sorte.
Também fiz esse teste a um tempo atrás e por várias vezes deu a mesma vazão da sua, 300 ml. Procurei por alguma informação mas, nunca achei nada a respeito. Como a minha vtr tá normal, andando bem, acho que essa vazão deve ser a normal, porém nunca medi a pressão.
554722
TiagoGIN
03/01/2018, 11:27
Obrigado pela resposta... acabei "descobrindo" graças a um trocador de óleo do posto que abasteço, ele foi checar se tinha água no filtro e eu já perguntei sobre o teste... ele fez dessa maneira que vc falou e realmente saíram 300ml mesmo...
O erro P0238 finalmente apagou e não voltou mais (andei mais de 1000km nesse feriado), porém ainda estou na dúvida quanto a temperatura da admissão e do excesso de fumaça com o pé embaixo...
franslley
19/01/2018, 20:02
Ela pode ter sido chipada por um antigo dono?
TiagoGIN
16/03/2018, 14:22
Ela pode ter sido chipada por um antigo dono?
Não sei dizer... A principio acho que não, ela tem o rendimento normal (forte) de uma Ranger 3.0...
Hoje, depois de 3 meses, o erro P0238 voltou e não apaga de jeito nenhum, mas, não sinto nada de diferente na Ranger, somente as vezes na primeira partida, ela não desenvolve, mas depois, no resto do dia, fica normal...
E pelo que estive vendo, o sensor de temperatura do ar é lenda, não marca nada, fica sempre em 150ºC, vi outros diagnósticos de outras Rangers e estava igual
Meu teste foi do mesmo jeito, exceto pelo preço, mas nesse caso deve-se a suas habilidades com eletrônica (rs)...
Meu conserto custou R$600 e o carro ficou novo de novo, dava gosto de usar. Só que logo em seguida troquei pelo Pesadelo - identifiquei vários vazamentos de óleo que certamente teriam estourado nesses últimos meses, além que já tava começando a passar a hora de trocar as correntes - e como rodo bastante, preciso estar com o carro sempre na ponta d'agulha. Mas como deixei o carro na ccs, deixa que eles cuidam da garantia agora rsrsrsrs
Creio que a minha esteja com esse problema, mas é intermitente, já tentei reproduzir andando com esses scanner ELM327 e nada... Até que hoje aconteceu de novo, mas foi numa situação onde havia transito e era a subida mais inclinada da cidade, a ranger perdeu completamente a força, tive que parar, desligar e religar, aí normalizou. o Detalhe é que eu estava com o scanner ligado no celular, o app é bem limitado, mas eu estava olhando o sensor MAP e não consegui identificar se houve alteração, parecia normal. Não entendi se o que o scanner lê é o MAP ou se é esse sensor, que tem a mesma função do MAP. (afinal o MAP também vai ligado na central...)
De qualquer forma já comprei no aliexpress o tal sensor, já que não encontrei a venda no brasil(buscando no google).
Alguém aí sabe onde encontro no Brasil? Esse do Ali é uma marca que nunca ouvi falar...
Coophamat
05/05/2018, 00:39
O que o torque lê do map é a pressão na admissão, que é negativa em baixa e fica positivo quando a turbina começa a pressurizar, se ele não lê esse parâmetro ou mostra um parâmetro sem sentido o sensor pode estar com problema ou o chicote danificado. Mas esse sintoma que vc relatou pode ser sujeira no pré filtro da bomba que fica no tanque.
Faz um tempão que não navego por aqui. Este problema ocorreu comigo quando eu tive a ranger. A solução dada foi sujeira no pré filtro e no tanque também. Após limpeza e troca da peça ficou bom. Aproveitei e tirei a peneirinha do pescador. Danada pra entupir captando a sujeira do tanque. Depois disso foi só alegria.
Pior que eu troquei a bomba do tanque não faz muito tempo, estava com uma bosh que parecia ser de gasolina, bem menor que a da ranger, aí acabei deixando sem esse filtro plástico porque o que tinha era menor.
Cheguei a pensar que fosse um problema no acelerador, mas cada vez mais estou certo de que seja nesse sensor de pressão, as vezes eu enfio o pé e seguro no fundo e ela não responde, aí do nada acelera forte, mas o pior é quando fica sem força na estrada ou em alguma subida. Aí desliga e liga e volta tudo ao normal.
Mas a bomba do tanque continua me dando problemas, está com algum mal contato, liga quando quer, e quando liga é perceptível o barulho que ela faz.
Luzemario
31/08/2018, 21:20
Também fiz esse teste a um tempo atrás e por várias vezes deu a mesma vazão da sua, 300 ml. Procurei por alguma informação mas, nunca achei nada a respeito. Como a minha vtr tá normal, andando bem, acho que essa vazão deve ser a normal, porém nunca medi a pressão.
554722
Bom, a pressão da bomba elétrica do tanque é de 3 BAR, o que dá aproximadamente 300ml nesse teste simples que vocês fizeram, indicando que a vazão da bomba elétrica está aparentemente "boa".
O sensor do coletor da Ranger 3.0 é um sensor TMAP (Temperature and Manifold Absolute Pressure), assim ele mede a temperatura do ar admitido no coletor e a pressão desse ar. A "bolinha" que se suja e o pessoal limpa por aí é um termistor NTC, ou melhor, o sensor de temperatura. O diafragma que faz a leitura da pressão fica do lado de dentro de onde está a base dessa "bolinha", às vezes impossível de se ver, dependendo da posição. Ele também se suja, mas como já disse o Imperador, tem de estar muito sujo mesmo para influenciar em alguma coisa. Esse diafragma é bem difícil de limpar. Já o barômetro que fica dentro da central serve para ajudar a determinar a altitude. Apesar do TMAP também ser uma espécie de barômetro, ele mede a pressão confinada dentro do tubo coletor, que já é pressurizado pela compressão da turbina. Isso só é igual a pressão atmosférica do ambiente, medida pela central usando o outro sensor, quando o motor está parado.
Falhas no sensor TMAP são bastante sérias para o funcionamento do motor. É preciso calcular o volume do ar admitido para poder saber quanto de combustível é necessário injetar. Sem a temperatura e a pressão, é impossível calcular o volume de ar, assim a central "chuta" um valor intermediário de combustível (entrando assim no modo de emergência).
O volume do ar que entra nesse carro depende basicamente da turbina (através de uma bombinha de vácuo que mexe no wastegate) e da temperatura desse ar admitido, quanto mais frio, mais volume. É aí que entra o intercooler, para ajudar a manter o volume do ar admitido maior, deixando-o mais frio. Para fazer a mistura ser estequiométrica (na mesma proporção), a central tenta injetar mais ou menos combustível de acordo com o volume de ar, ainda que você pise no acelerador até o fim. Pisar num acelerador eletrônico faz você dizer a central "eu quero mais", mas ela só atende bem a esse comando se as condições permitirem. É bom não esquecer que a ignição do diesel ocorre por compressão ao invés de faísca, e esses momentos são em tempos bem definidos. A tolerância da mistura ar-combustível é mais apertada do que nos carros à centelha. Carros a diesel em geral não possuem "borboleta", para controlar a entrada do ar. Isso fica a cargo da aspiração do motor, que varia conforme a queima ocorre.
Infelizmente o desenho do motor 3.0 é bem grande para a caixa da Ranger, desenhada para o motor 2.8 (substituído à partir de 2005). Isso faz com que o chicote do sensor, que fica preso na parte mais atrás da entrada de ar que vai para o turbo. fique muito dobrado. Ele fica relativamente pressionado contra a parte de trás, abaixo de onde fica a central. Pressionado até o ponto de causar fadiga dos fios no pé do conector. Assim, não é raro que um ou vários fios se quebrem, ou fiquem interrompidos dentro da capa plástica. Quando algum desses fios se quebra, o defeito varia, dependendo do que foi que quebrou. Para se ter uma idéia, eu estava viajando no interior do Piauí e de repente o carro começou a dar solavancos bem fortes, semelhantes aos defeitos relatados aqui. Era o fio verde (pressão) se partindo, causando medidas de valores muito diferentes que confundiam a central por causa do mal contato. De cara logo olhei para o gráfico do turbo (a minha é Limited) e vi o indicador de falha ser exibido, onde as três primeiras barras piscam três vezes, depois ficam permanentemente acesas. Infelizmente isso só é exibido nas Ranger que tem gráfico do turbo no painel.
Se o fio que corresponde a alimentação do TMAP se partir, ambos os sensores param e a central de imediato aciona a luz de falha do motor, uma vez que sem saber a temperatura do ar admitido e a pressão dele, não dá para calcular o volume. Sem saber qual o volume do ar, não dá para saber quanto diesel injetar naquele momento. Aí é chute. O modo de segurança é ativado.
Se o fio do sensor de pressão partir, a central pode entender que há um defeito no TMAP e piscar as três primeiras barras três vezes, ou outra quantidade de vezes, especificando qual foi o erro. Depois disso, as três primeiras barras ficam permanentemente acesas (perda de comunicação com o sensor de pressão) ou piscando mais 3 vezes (se os fios ainda fazem algum contato). Esse liga e desliga pode dar uns solavancos bem fortes, deixando o motorista assustado. Sem saber a pressão, a central chuta um valor médio, injetando combustível em quantidade errada que aumenta muito o nível de fumaça preta. Acelerar lentamente ajuda a diminuir a emissão de fumaça.
Já se o fio do sensor de temperatura partir, a central não tem como saber a temperatura do ar comprimido pela turbina, também importante no cáculo do volume de ar, e assim erra a mistura de novo. Esse problema não é percebido diretamente pela central, assim geralmente não há indicação ou código de erro. É necessário usar um scanner decente para ver a temperatura lida pelo TMAP.
Lembrem-se que a central controla o volume de combustível, mas não o volume de ar que entra, assim ela tenta manter o volume de combustível proporcional ao do ar, que ela não consegue determinar nesse caso (e pode pensar que o volume está pouco, diminuindo a injeção ou muito, aumentando a injeção).
O sensor de temperatura externa é utilizado em conjunto com o barômetro que fica dentro da central, para determinar a altitude. A central equilibra a mistura a medida que o ar fica mais rarefeito (subida, menos volume de ar) ou menos rarefeito (descida, mais volume de ar). Mesmo nos modelos que não mostram a temperatura ou altitude no painel, ambos os sensores estão presentes.
Se a central achar que há maior volume do ar na hora errada é prejudicial. Isso faz o motor sobreaquecer devido a mistura ficar muito rica, causando outro defeito agravante, que é a central diminuir a injeção por sobreaquecimento. Esse motor diminui a injeção em casos extremos, como um sobreaquecimento, por exemplo. O carro assim acaba ficando "fraco".
Se a central achar que o volume de ar está menor na hora errada, vai diminuir a injeção de combustível tentando manter a estequiometria, dando a impressão que o carro está "fraco". No final, ele sempre fica "fraco" para proteger o motor.
Luzemario
14/12/2018, 11:36
Estou com o mesmo problema na minha Ranger, falta de potência, rotação não passa das 3.000 RPM. Quando desliga e liga volta ao normal quase sempre. Já fiz de tudo, limpeza do tanque, filtros, troca bomba tanque e limpeza, reforma na bomba de alta e válvulas, verificação da turbina. Depois da reforma da bomba de alta e troca da bomba do tanque ela ficou um tempo boa, mas de uns tempos pra cá o problema voltou, só que agora o indicador do turbo ficou louco, variando sem motivo. Lendo esse tópico vi essas questões da fiação do sensor MAP e do sensor barométrico. Hoje retirei o chicote do sensor da admissão e verifiquei até onde ele se conecta nos outros cabos, não achei nada, mas aproveitei pra fazer uma limpeza com limpador de contatos elétricos, tanto nesse conector quanto nos outros da central que fica logo acima dele. Ainda não deu falta de potência, mas verifiquei que o indicador do turbo agora ficou estático (foto).
Outro detalhe é que como moro ao nível do mar, verifiquei que o indicador de altitude está em 140-150m.
O fato é que somente com essa limpeza o indicador do turbo se modificou, isso poderia indicar com certeza alguma coisa? Essa diferença na indicação de altitude indica problema no sensor barométrico?
506390
Obrigado.
Ranger XLT 3.0 4X4 2007
Para quem estiver com esse problema, é o velho problema do chicote do conector do TMAP. Os fios SEMPRE quebram devido a posição apertada onde ele fica. Vejam essa postagem aqui do fórum:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/167364-ranger-3-0-indicador-digital-de-pressao-de-turbina-travado-1.html#post2494154
xico resolve
27/01/2019, 00:18
505979
olha vendo vc falar assim parece que sou eu falando o problema da minha 2005 apos bastecer duas veses no mesmo dia no mesmoo posto quando saí ja vii q o carro estava fraco suspeitei logo do diesel voltei ao posto reclamei pedi a nota fiscal, no dia seguinte retirei o tanque nao tinha nada anormal, daí p k só problema levei em todas as oficinas daqui da minha cidade e nada foi quando resolvi da uma olhada na net e vi que tudo que esta aqui é exatamente o que esta acontecendo comigo; vou seguir algumas dicas que encontrei aqui e depois agente vai se f
alando até!
xico resolve
27/01/2019, 00:23
olá pessoal sou novo aqui e vejo que temos em comun o mesmo problema vou seguir a dica do gaiola ap injetada e amanha primeira coisa que vou faser é abrir este chicote e da um geito nesse defeito tou muito confiante que será esse o defeito
xico resolve
27/01/2019, 13:53
Tira o chicote do sensor (um sensor preto em cima do coletor de admissão onde vai a mangueira de entrada de ar), e pode desenrolar a fita e ver que está quebrado bem no pé do chicote! O sintomas são: não passa de 2 mil giros, as vezes quando liga e desliga volta ao normal, e luz acesa da injeção. Tive esse problema e era somente isso!! Levei a vários mecânicos ou mechanicos e nada! Hoje de tanto ver post deste fórum, inclusive do IMPERADOR eu que faço os reparos mecânicos e elétricos em minha camionete.
boa tarde pessoal! como eu disse que iria verificar este fio hoje assim o fiz logo sedo e adivinha a surpresa? justamente como descrito acima o fio estava rompido fiz a solda e testei no primeiro momento a luz continuou acesa mais depois de alguns minutos apagou e espero que seje para sempre rsrsrs muito obrigado mesmo pelo post; ja estava me preparando para gastar pelo menos uns 3 mil, sem falar no que ja gastei que está em torno de uns 800 conto e nao resolveu nada levei em varias oficinas só tive dor de cabeça afinal eu mesmo resolvi e sem gastar nada
Edson Rodrigues Esteves
27/08/2019, 08:57
Olá pessoal, tenho uma Ranger 3.0 2008 adquirida em 2011, nos primeiros meses de uso passei por estes problemas de falta de potência, a rotação não subia e rodava em baixa velocidade, depois descobri que desligando e ligando o motor por várias vezes voltava ao normal, porém depois de 1 ano não tive mais problemas e hoje está com 270 mil Km e 7 anos sem apresentar falhas.
Fui informado que os filtros de combustível dessa época (2008~2011) usavam papel filtrante importado, as fábricas nacionais apenas montavam os filtros porque no Brasil não havia tecnologia na época para fabricar estes filtros, e este produto importado não previa a adição do maldito biodiesel ao nosso combustível, principalmente o proveniente de rejeitos animais (sebo) que obstruem o filtro porque este papel era preparado para barrar partículas muito pequenas. Com a nacionalização dos filtros o nosso papel é mais permissivo (menos filtrante) e estas partículas passam pelo filtro. O fato é que passei a trocar o filtro de diesel com mais frequência e só abastecer em posto de marca e de confiança e nunca mais tive problemas. Sou do tipo que não gosta de mexer no que está funcionando, minha Ranger está com 270 mil Km e nunca troquei nenhuma bomba, nem de alta nem elétrica do tanque, na verdade até a correia Poli V ainda é original. O que troquei nesse motor foi apenas corrente de comando porque fazia barulho na partida, bomba dágua que patinava o eixo de metal na turbina de plástico, coloquei original Motorcraft toda de metal e mais nada.
carlosss
09/09/2019, 16:29
Solução do problema com falha de aceleração potência fraca e carro falhando!
Vou resumir rapidamente, comprei uma ranger 3.0 2011 com 90mil km original a 4 meses atrás
Começou minha luta para descobrir o que tinha o carro que falhava e não tinha muita força, acelerador parecia pesado e o carro penava pra atingir 120km/h
Dentro de todo esse tempo, limpei tanque, mandei limpar bico, troquei válvula pcv, troquei sensor de temperatura, troquei filtro diesel, chequei o MAP, levei na Ford para diagnostico e nada nem ninguém sabia o que era, diziam que o carro não tinha nada!
Até que... por ela apresentar aquele barulho de corrente, como todos dizem que é normal na 3.0, eu resolvi trocar o kit inteiro, apesar de estar com 90mil km.
Pronto, corrente estava com uma folga mínima, mas isso foi suficiente para desalinhar o ponto do motor, ou seja, motor estava fora de ponto com a corrente levemente folgada
Comprei tudo MWM, todas as peças que mencionei foram originais MWM, desmontei tudo, limpamos e montamos motor no ponto ficou top, outro carro, ficou leve para andar, giro sobe mais leve, turbina aciona mais fácil , carro mudou totalmente, parou as falhas no acelerador, a bruta ficou forte!
Ou seja, precisamos buscar todas informações precisas por conta própria, deixar na mão de qlq mecânico, pessoal só quer tirar dinheiro e mexer em peças caras, que não tem nada a ver com o problema
Fica a dica para a geral!
chelton91
20/11/2019, 12:10
Boa tarde, comprei uma ranger 3.0 limited 2011 faz 5 dias q estou com ela notei que agora no arrancar ela está mais fraca demorando pra desenvolver, após 2500 giros parece ir bem com força, abaixo disso demora pra desenvolver. Nos 2 primeiros dias em segunda marcha não dava pra acelerar muito que já cantava pneu uma força enorme , agora não tem mais essa pegada. Minha esposa andou um dia uns 2km com Freio acionado e catingou a queimado mais segundo mecânico não interfere em nada foi olhado os freios estão ótimos, embreagem tem 6 meses que foi trocada pelo antigo dono.
Mecânico disse q ela está normal, mais eu senti uma diferença enorme nessa pegada que ela tinha só acima dos 2500 giros que ela vai forte.
carlosss
21/11/2019, 12:30
Boa tarde, comprei uma ranger 3.0 limited 2011 faz 5 dias q estou com ela notei que agora no arrancar ela está mais fraca demorando pra desenvolver, após 2500 giros parece ir bem com força, abaixo disso demora pra desenvolver. Nos 2 primeiros dias em segunda marcha não dava pra acelerar muito que já cantava pneu uma força enorme , agora não tem mais essa pegada. Minha esposa andou um dia uns 2km com Freio acionado e catingou a queimado mais segundo mecânico não interfere em nada foi olhado os freios estão ótimos, embreagem tem 6 meses que foi trocada pelo antigo dono.
Mecânico disse q ela está normal, mais eu senti uma diferença enorme nessa pegada que ela tinha só acima dos 2500 giros que ela vai forte.
Boa tarde, mas antes ela estava boa? quanto tempo? porque e normal ela desenvolver mais apos os 2mil giros, sendo que a turbina abre apos essa rotação. Ela tem remap?
chelton91
21/11/2019, 13:54
Boa tarde, mas antes ela estava boa? quanto tempo? porque e normal ela desenvolver mais apos os 2mil giros, sendo que a turbina abre apos essa rotação. Ela tem remap?
Ela não tem remap, peguei ela na quinta feira da semana passada e notei q ela perdeu essa pegada no domingo, tô achando que possa ser por causa do combustível porque depois que abasteci rodei uns 50km depois só liguei ela no outro dia e notei q ela estava diferente. O antigo dono me falou q só usava s10, continuei abastecendo com s10 tbm, tô sem entender uq houve
carlosss
21/11/2019, 14:49
Ela não tem remap, peguei ela na quinta feira da semana passada e notei q ela perdeu essa pegada no domingo, tô achando que possa ser por causa do combustível porque depois que abasteci rodei uns 50km depois só liguei ela no outro dia e notei q ela estava diferente. O antigo dono me falou q só usava s10, continuei abastecendo com s10 tbm, tô sem entender uq houve
Estranho, mas o recomendado para o uso deste ano e S500, quem usa S10 e por conta o por achar que algo melhor.. porem fabricante e recomendação e para S500, pode ser algo de combustivel mesmo! tenta zerar o tanque e aguardar pra ver
BALLARIM
16/09/2020, 07:22
[QUOTE=pelissari;2293765]Bom dia a todos.
A poucas semanas eu estava na rodovia andando a uma média de 120 km/h deu uma falha, engasgada como se estivesse faltando combustível e logo em seguida perdeu força e a velocidade caiu para 70km/h e não passava disso. Quando chegava em morros a tortura aumentava, pq a velocidade caia para 30 a 40km/h.
Na oficina o scanner acusava o 3º bico, então para ter certeza o mecânico inverteu a posição do 3º e 2º bicos, mas o scanner continuava acusando o 3º cilindro e o problema no bico foi descartado.
Mais alguns testes feitos e o motor voltou a funcionar normalmente. 5 dias sem apresentar problemas, fui fazer uma pequena viagem de de 150km e no meio do caminho aconteceu o que eu temia, agora andando a no máximo 50km/h. Chegando na cidade, o carro fica desligado por 30 min. e quando dou a partida o motor está redondo e sem falhar.
2 dias depois, no meio do trânsito o motor volta a falhar, motor trepidando muito e velocidade máxima de 50km/h.
Estou exatamente com o mesmo problema, já invertemos os bicos e o Scanner acusa a mesma falha.
Oque fez pra resolver?
BALLARIM
16/09/2020, 07:29
Estou exatamente com o mesmo problema, já invertemos os bicos e o Scanner acusa a mesma falha.
Oque fez pra resolver?
Walter da Camper
16/09/2020, 12:52
No Troller, que usa o mesmo motor, o scanner acusa falha no cilindro 3 quando desconecta aquele sensor de pressão da admissão. Dê uma verificada no chicote desse sensor, passe um spray limpa contatos no plug. Em último caso troca o sensor.
[QUOTE=pelissari;2293765]Bom dia a todos.
Oque fez pra resolver?
Bom dia amigos, comprei uma nova ranger xl 2005 4x4, pneus 31x10,5 mud ela tinha alguns problemas já identificados na compra, como ar condicionado, e vazamento na direção, isso resolvido.
Quando comprei, ela apresentava algumas falhas, diagnóstico, trocar os bicos injetores, troquei os 4, mas ela continua muito fraca, em subidas medianas, tenho que por terceira marcha. em uma viagem recente ela perdeu muita forca de uma vez, como se não acelerasse mais, tive que andar uns 20 km em segunda e terceira para poder desenvolver algo, nesse caso até a temperatura do motor baixou, muito estranho.
Agora a cereja do bolo, quando eu acelero forte, tipo ultrapassagens, não importa a marcha (mas mais comum nas baixas, 1ª, 2ª e 3ª) a caminhonete simplesmente corta o giro a 2500 rpm, mas se eu tiro o pé dou uma pisadinha ela volta a acelerar e vai até 3500 rpm tranquilo, ou seja se acelerar ela suavemente ela vai, se acelerar forte ela corta (em decidas e retas até 4ª marcha, em quinta não faz nada, é igual carro 1.0 carregado subindo com 5 pessoas kk).
Ela está fraca e não passa de 100 km/h, mesmo em retas e em 5ª, em subidas tenho que reduzir para terceira e ela parece não puxar.
Lí um monte de tópicos procurando algo parecido e ví muito sobre tanque sujo, sensor map, waste gate, barômetro, bomba, etc. que podem ser o problema, mas na tentativa e erro gastarei o equivalente a outra caminhonete se não encontrar de cara (não entendo de mecânica nem eletrônica), além do que, não encontrei nada que se referisse a esse corte de giro somente em aceleradas mais fortes.
Algum dos amigos poderia me ajudar com uma luz do que poderia ser ou o que testar primeiro, levando em conta o mais barato ou fácil de verificar?
Moro em Maringá no PR, e não tenho contato com mecânicos diesel que eu julgue ser de confiança.
Bom dia amigos, comprei uma nova ranger xl 2005 4x4, pneus 31x10,5 mud ela tinha alguns problemas já identificados na compra, como ar condicionado, e vazamento na direção, isso resolvido.
Quando comprei, ela apresentava algumas falhas, diagnóstico, trocar os bicos injetores, troquei os 4, mas ela continua muito fraca, em subidas medianas, tenho que por terceira marcha. em uma viagem recente ela perdeu muita forca de uma vez, como se não acelerasse mais, tive que andar uns 20 km em segunda e terceira para poder desenvolver algo, nesse caso até a temperatura do motor baixou, muito estranho.
Agora a cereja do bolo, quando eu acelero forte, tipo ultrapassagens, não importa a marcha (mas mais comum nas baixas, 1ª, 2ª e 3ª) a caminhonete simplesmente corta o giro a 2500 rpm, mas se eu tiro o pé dou uma pisadinha ela volta a acelerar e vai até 3500 rpm tranquilo, ou seja se acelerar ela suavemente ela vai, se acelerar forte ela corta (em decidas e retas até 4ª marcha, em quinta não faz nada, é igual carro 1.0 carregado subindo com 5 pessoas kk).
Ela está fraca e não passa de 100 km/h, mesmo em retas e em 5ª, em subidas tenho que reduzir para terceira e ela parece não puxar.
Lí um monte de tópicos procurando algo parecido e ví muito sobre tanque sujo, sensor map, waste gate, barômetro, bomba, etc. que podem ser o problema, mas na tentativa e erro gastarei o equivalente a outra caminhonete se não encontrar de cara (não entendo de mecânica nem eletrônica), além do que, não encontrei nada que se referisse a esse corte de giro somente em aceleradas mais fortes.
Algum dos amigos poderia me ajudar com uma luz do que poderia ser ou o que testar primeiro, levando em conta o mais barato ou fácil de verificar?
Moro em Maringá no PR, e não tenho contato com mecânicos diesel que eu julgue ser de confiança.
Complementando, ontem levei ao um bombista que revisou os bicos e tudo ok, me disse que é na bomba de alta, mas antes de mexer nela quero ver outras coisas, até porque não botei fé nele.
Ontem fiz um teste, acelerei até cortar umas 4 vezes o motor subiu a temperatura para a metade e dai para a frente não andou mais, parece que fria e acelerando na maciota ela fica uns 75%, mas seu eu der algumas puxadas ela esquenta e ai perde muita foça, cai para uns 40% de rendimento.
Walter da Camper
24/03/2021, 13:06
Ela está entrando em modo de segurança.
Uma das causas para isso pode ser o sensor de temperatura com defeito (ou sua conexão). Esse motor tem 2 sensores, um para o painel e outro para o módulo.
Complementando, ontem levei ao um bombista que revisou os bicos e tudo ok, me disse que é na bomba de alta, mas antes de mexer nela quero ver outras coisas, até porque não botei fé nele.
Ontem fiz um teste, acelerei até cortar umas 4 vezes o motor subiu a temperatura para a metade e dai para a frente não andou mais, parece que fria e acelerando na maciota ela fica uns 75%, mas seu eu der algumas puxadas ela esquenta e ai perde muita foça, cai para uns 40% de rendimento.
Pedro Sylvestre
24/03/2021, 13:44
Amigo, isso está com cara de ser problema em algum sensor ou componente eletrônico. Vá a alguma oficina que tenha o Scanner para esse motor, se tiver algum problema eletrônico, vai ser detectado na hora.
Ela está entrando em modo de segurança.
Uma das causas para isso pode ser o sensor de temperatura com defeito (ou sua conexão). Esse motor tem 2 sensores, um para o painel e outro para o módulo.
Walter, imaginei isso, pedi para o meca passar o scanner e acusou erro DTC-097, pesquisando:
CODIGO DTC - P0097
Tipo de Falha
Sensor de temperatura do ar de carga:
• Temperatura do ar de carga muito baixa comparada à temperatura do ar de admissão (MIN)
Aí faz sentido ser o sensor, e o maca (o que me fez perder total a confiança) falou que ese código era de baixa pressão do óleo e seria necessário trocar a bomba de alta.
Vou levar em outra oficina, pois a que levei me parece ser "picareta".
Mas vou passar o scanner de novo e vou acompanhar para eu mesmo ver a falha.
Walter da Camper
25/03/2021, 16:51
Cara, é impressionante como os mecânicos gostam de ir direto no mais caro!
Qualquer defeito, por mais simples que pareça, os fdp já mandam trocar os bicos e a bomba de alta.
Não sabem sequer analisar os parâmetros mostrados no scanner (pressão do rail, pulso de injeção... etc).
Walter, imaginei isso, pedi para o meca passar o scanner e acusou erro DTC-097, pesquisando:
CODIGO DTC - P0097
Tipo de Falha
Sensor de temperatura do ar de carga:
• Temperatura do ar de carga muito baixa comparada à temperatura do ar de admissão (MIN)
Aí faz sentido ser o sensor, e o maca (o que me fez perder total a confiança) falou que ese código era de baixa pressão do óleo e seria necessário trocar a bomba de alta.
Vou levar em outra oficina, pois a que levei me parece ser "picareta".
Mas vou passar o scanner de novo e vou acompanhar para eu mesmo ver a falha.
Walter, surreal isso né, eu encontrei um mecânico de confiança, o problema é que fica em uma cidade a 80 km daqui, quando falei para ele do problema ele já largou "isso é filtro do tanque, traz aqui que eu limpo", mesmo que não seja, já passa uma confiança maior pois o cara recomentou um serviço que dá trabalho e é barato de cara, não foi na bomba né hehe.
Atualizando, rodei mais uns 300km com ela, um parto diga-se de passagem, durante a rodagem a cada 15/20 km eu parava ela, desligava e ligava (sem acionar o motor) umas 3 vezes para injetar diesel, senti uma leve melhora mas ela ainda estava sem força, limpei todo o sistema de arrefecimento, sensor map e de temperatura, nada resolveu, por fim, o problema do corte aos 2400 2500 rpm se mantem em qualquer momento (quente, fria, em 1ª, 2ª 3ª, em quarta nem chega lá pois não tem força), a caminhonete quando fria desenvolve um pouco melhor que quando quente, aparentemente após os 20km ele perde metade da força, ou seja, ao sair da garagem 75% da força, após 20km em média 50% da força, bem mais fraca que um ford ks 1.0 2005 com ar ligado que tenho. Como referência estava em descida, com o pé colado em quinta e ela não passava de 120 km/h, quando começou a subir, ainda em 5ª com o pé colado, caiu para 7 kmh/h e coloquei 4ª para não morrer, isso em coisa de 700 metros.
Mais alguma opinião dos amigos? Quero levar em uma mecânica, mas já direcionar para não ser enrolado.
Walter da Camper
29/03/2021, 12:45
Vale à pena dar uma pesquisada nos tópicos da Ranger (inclusive este) e descobrir qual scanner OBDii barato consegue ler os parâmetros desse sistema de injeção e adquirir um para fazer uns testes por conta própria.
Lembrando que o Troller usou o mesmo motor, mas teve a ECU alterada para não funcionar com scanners comuns, portanto pesquise especificamente sobre a Ranger.
Olá pessoal, atualizando meu martírio com a Ragner:
Tanque e sistema do diesel completo limpo, peneira do pescador e bomba trocadas.
Todos os óleos e filtros trocados
Filtro de combustível novo
Sensor MAP verificado, chicotes verificados
Intercooler está ok
Turbina tinha um vazamento de ar, trocada a junta
Junta do escapamento plainada e trocada
Ainda apresentando o mesmo problema, falta de potência e cortes a 2.500 rpm
O meca (de confiança) falou que realmente deve ser a bomba de alta, pois esses cortes não está com cara de pcv.
Vou olhar antes disso o sensor de temperatura do motor, e o sistema de arrefecimento (bomba e valvula termostática) mas fora isso não tenho mais ideia, vou ter que cair nas mãos do meca e mechar na bomba de alta.
Se tiver alguém que passou por isso e tem alguma outra solução e puder ajudar. sou todo ouvidos.
P.S. tem algum jeito de testar o pedal do acelerador e o sensor barométrico sem um scanner profissional ou equipamento específico? Minha ranger é uma xl e não tem as infos no painel
Walter da Camper
03/04/2021, 18:50
O Scanner mostra a pressão do rail com o carro em movimento.
Com aceleração máxima e rotação acima de 3000rpm, se atingir 1600BAR significa que a bomba de alta está cumprindo sua função. Se essa pressão variar pode ser defeito na válvula pcv.
A primeira coisa a ser entendida é que esses corte não é o defeito propriamente dito, é a central entrando em modo de emergência e limitando a potência.
Somente com a observação de todos os parâmetros do scanner é possível fazer um diagnóstico razoável sem ficar chutando e trocando peças sem necessidade.
Vou ter que levar na terceira mecânica pelo jeito, a primeira que trocou os bicos e não me passou confiança, a segunda nem olhou e já largou um "é bomba de alta", mecânico de confiança e honesto é difícil de achar por aqui.
Adicionando mais um sintoma, minha caminhonete quase não faz fumaça, parece carro gasolina, bem diferente de uma s10 que eu tinha, até estranhei.
O fim da saga, depois de passar em 4 oficinas, sendo a segunda e terceira Bosch service e todos me dizerem que eu teria que trocar a bomba sem antes terem olhado os outros componentes, peguei indicação de uma outra mecânica com um amigo, diga-se de passagem a menor e mais "feia" de todas, levei a caminhonete lá, expliquei o caso e o cara ficou de olhar, 2 dias depois o veredito, válvula pcv e chicote da válvula, a bomba está muito boa.
Resultado: se paro em qualquer uma das 3 primeiras oficinas grandes, bonitas e com placas da bosch, teria deixado mais de R$3.000, nessa ultima, ficou por R$950.
Acabei de achar a minha mecânica de injeção de confiança e como dizem, não julgue o livro pela capa, pois a oficina mais simples foi a mais capacitada e que se dispôs a realmente procurar o defeito.
Agora sim posso acelerar a bicha, que por sinal é bruta demais.
histórico:
Problema: falta de potência, perca mais acentuada quando quente e em subidas, partica ok, cortes aos 2.400 rpm
Manutenções por ordem:
troca da corrente de comando
limpeza do tanque
troca da bomba de combustível do tanque
troca de todos os filtros e óleos
limpeza e teste dos sensores de temperatura, comom rail, map, filtro de combustível
Teste do sistema de refrigeração
Teste do sensor barométrico
Por fim, a resolução do problema quando foi testado e trocado a valvula PCV e o chicote/plug da valvula
MADSONSFERNANDES
14/10/2021, 17:37
Olá amigo, apesar de acompanhar o grupo a muito tempo, sou novo membro...
Preciso de ajuda com uma questão na minha ranger 2006 3.0 diesel, quando acelerando ela falha como se estivesse cortando diesel ou injetando pouco, então comprei um scanner elm327 e notei a temperatura de admissão de ar travada em 150°C.
Alguém poderia me ajudar com essa questão? Qual valor deveria indicar essa temperatura? Essa temperatura vem do sensor T-MAP?
Olá amigo, apesar de acompanhar o grupo a muito tempo, sou novo membro...
Preciso de ajuda com uma questão na minha ranger 2006 3.0 diesel, quando acelerando ela falha como se estivesse cortando diesel ou injetando pouco, então comprei um scanner elm327 e notei a temperatura de admissão de ar travada em 150°C.
Alguém poderia me ajudar com essa questão? Qual valor deveria indicar essa temperatura? Essa temperatura vem do sensor T-MAP?
Amigo bom dia, o mais provável é defeito no sensor MAP, tira ele e dá uma limpada, se não resolver troque-o, pode ser o chicote sensor também.
A minha deu exatamente o mesmo problema, porem sem o erro na central, era a válvula PCV da bomba de alta.
Peça para medir a pressão do óleo do motor também e confere o filtro de combustível,
Júnior Tourinho
24/02/2023, 21:33
Amigo estou com um troller 3.0 com problema semelhante, vc poderia me passar seu contato ou e-mail pra trocarmos ideia ? O meu acontece aos 3 mil rpm perde força e ao aliviar o pé ele volta a ganhar força e vai embora…
Alex Rosario
27/01/2024, 14:22
Tenho uma Ford ranger xls 3.0 turbo diesel, que está perdendo força (principal quando sobe morros). Quando ocorre este problema desligo e ligo a novamente, aí volta ao normal.
Ela apresentou também falha no sensor do pedal do acelerador.
Alguém passou por este tipo de defeito, se sim, qual a solução?
Abs
jairaraxa
29/10/2024, 13:48
...
...
Arrumou ?? a minha esta assim tb
miguelcps
30/10/2024, 11:10
Está usando o filtro de Combustivel Original?
Tenho uma Ford ranger xls 3.0 turbo diesel, que está perdendo força (principal quando sobe morros). Quando ocorre este problema desligo e ligo a novamente, aí volta ao normal.
Ela apresentou também falha no sensor do pedal do acelerador.
Alguém passou por este tipo de defeito, se sim, qual a solução?
Abs
Tive um problema semelhante com um Ford Ranger e descobri que era um sistema de combustível entupido. Vale a pena conferir os filtros e injetores.