PDA

Ver Versão Completa : Embreagem



Cesar Rocha
21/09/2005, 21:47
Pessoal,

Queria saber se existe alguma especificação para fluido a ser utilizado na embreagem do Niva, tipo fabricante, modelo, sei lá... alguns dizem que é o mesmo utilizado no freio, é isso mesmo?

Abraços

christian govastki
22/09/2005, 10:52
Sim é o mesmo do freio.

Fluido de freio DOT-3 ou DOT-4 (para utilizações mais intensas), marca: Varga/ Teves/ Ipiranga/ Shell só não um genérico. Cuidado ao comprar pois comprei um varga falsificado que atacou todos os meus flexíveis.

MANFREDI
22/09/2005, 12:04
Complementando,

Cuidado pra não deixar escorrer pela lataria, COME TUDO. heheheh

Cesar Rocha
22/09/2005, 16:26
Christian, Manfredi

Muito obrigado pelas respostas e dicas! Produto falsificado é sempre uma m£#§@ :evil: além de não atingir as necessidades ainda destroe o que tava bom... Qaunto a deixar escorrer pela lataria, me dei mal... o antigo dono deve ter tido um vazamento acho que pelo cilindro mestre, consertou o vazamento mas deixou todo o fluido que escorreu pela parede corta-fogo, esta semana tirei o tal emborrachamento (ou manta asfaltica, não sei o nome) que tava no Niva e por baixo já tava cheio de fluido e a lata toda comida :x .

Abraços

christian govastki
23/09/2005, 12:46
Só um porém, o fluido não come a lata, mas sim a pintura. E para você poder repintar o local, você vai ter que lavar com muita água e sabão pois ele é meio oleoso e não deixa a pintura grudar na lata de novo. Se não lavar direito a pintura também pode arrepiar...

o Niva originalmente vinha com uma manta de um material que parecia ser casca desfibrada de coco, só que esta p..... segura qualquer água que entre no carro. Se a lata do seu carro está ruim, arranque a manta, verifique por onde está havendo infiltração, trate a ferrugem e refaça o emborrachamento do carro com massa anti-ruído a base de petróleo.

Se você quiser te passo uma MP com o tratamento completo. E para finalizar REPINTE O INTERIOR NA COR do carro, não invente em pintar de preto, que além de ficar com cara de gambiarra, vai esquentar mais ainda.

lhneves
23/09/2005, 13:32
Christian, esta massa a que você se refere é o Bate-Pedra que os funileiros usam ?
Estou refazendo o acabamento interno do meu. Retirei aquela manta original e não tem nada parecido para substituir. Gostaria de receber a descrição do tratamento completo que você diz acima.
Abraços

MANFREDI
23/09/2005, 15:01
Christian, manda pra mim também que o meu também está em reforma neste ponto de correção das ferrugens e soldas e pintura.

Aguardando..........

Grande abraço

ANDRÉ PEIXOTO
24/09/2005, 00:23
Christian, tambem gostaria de uma cópia.
valeu !

christian govastki
24/09/2005, 03:06
A manta existem duas possibilidades, uma de alfalto com uma camada de alumínio e feltro com piche.
a mais usada é a de feltro e piche.

Seguem as dicas, já rolou na lista do camaradas nacional, agora com modificações.

• Antes de pintar remova toda a tinta do carro, principalmente naqueles lugares suspeitos, como cantos de portas, pé das colunas entre outros;
• Quando for usar solda, prefira os tipos TIG ou MIG, além de realizar uma solda de melhor qualidade, o gás que auxilia na soldagem (formação do arco) evita o aparecimento de corrosão no lugar da solda.
• Passe um fundo fosfatizante (a cor da chapa fica num tom amarelo esverdeado) ou o PFC (é caro mais funciona) dos dois lados da peça, principalmente naqueles lugares onde houve solda, pois o calor destempera o aço facilitando o aparecimento de ferrugem e fragilizando a peça. Pela dificuldade os pintores/funileiros/lanterneiros, só passam pelo lado de fora.
• Elucide o iluminado do pintor que o interior das portas, atrás do painel, dentro do carro e por baixo, principalmente naquelas partes não visíveis e onde foi feito serviço de funilaria (ou lanternagem ) também faz parte do carro. E que vidros, borrachas, máquinas de vidros, maçanetas, painéis NÃO são pintados da mesma cor da carroceria...(a não ser que você queira assim)
• Nunca elimine os furos de drenagem do assoalho, aqueles que tem tampões de borracha. Aquilo ali foi colocado para drenar a água que por ventura entre no carro, devido a lavagem, trilhas e outros. Senão seu Niva vai virar uma caixa d'água ambulante (perguntem aos donos de Camper que não tem os furos como é que é...). A lista de peça diz quais substituem as originais;
• Desobstrua todos os furos originais do carro, aqueles que são fundos de porta, caixas seladas, lon-garinas, para evitar o acúmulo de água e conseqüente ressurgimento da ferrugem;
• Antes de passar o emborrachamento arranque todas as cracas, restos de emborrachamento, Neutrol ou qualquer outra porcaria que tiverem passado no assoalho. Deixe na chapa e comece do zero...
• Passe o emborrachamento a base de solvente (massa anti-ruído MaxRubber), a dica é passar a pincel com ele bem diluído em várias camadas (no meu eu passei ele tão ralo quanto água em umas 20 camadas, não se preocupe ele seca muito rápido...). Antes havia tentado passar com espátula, deu um trabalhão, não consegui alisar direito e ficou uma m..... No pincel ficou beleza. Não se esqueça que a camada deve ser mais fina nos furos de drenagem (senão o tampão não entra...). Ele por si só já reduz bastante o barulho e o calor dentro do carro;
• Se der passe também nas caixas de roda (dentro e fora), parte inferior do carro, interior das portas, sobre a chapa de proteção do tanque de combustível, embaixo dos reservatórios de fluídos e tudo mais;
• Por dentro do capô e no painel de fogo (neste caso o motor tem de estar fora do carro), coloque aquela manta de feltro com asfalto, igual ao colocado nos carros a diesel;
• Evite a tentação de pintar o assoalho do carro de preto, aquece mais e no original é pintado na cor da carroceria, além do aspecto ficar bem melhor (no meu o assoalho era preto agora é azul da cor da carroceria);
• Na carroceria use cores claras (afinal não estamos na Sibéria...) e lembre-se que quanto mais claro mais reflete o calor do sol (a cor alumínio é a que mais reflete (inclusive mais que o branco)). Outra dica, no documento a cor sai, por exemplo, azul mas você tem tons que variam de quase preto a quase prata (assim não tem que mexer com DETRAN..);
• Quanto as cores eu faria o seguinte:
- Cor que consta no documento (variando a tonalidade);
- Para padrões camuflados sugiro que NÃO siga as cores e padrões do exército e das PM's (Gate, Choque e entre outros...). Por uma questão de segurança (você pode virar alvo de bandido) e praticidade (pode aparecer um id.... e querer apreender seu carro dizendo que só o xpto pode usar tal padrão);
- Procure em sites sobre aviação e plastimodelismo os padrões de camuflagem usados (tem um padrão da F.A. russa usada na Sibéria em tons de azul que é espetacular). Os tons certos também podem ser obtidos em lojas de modelismo (eles têm uma gama de cores nos tons certos. É só comprar um amostra e levar para uma loja que manipule tintas...). E em geral, nestas lojas há pessoas que conhecem muito sobre as cores e padrões, basta perguntar (não tenha vergonha);
- Pintura saia e blusa é coisa de americano e eu acho muito feio. Mas tem quem goste;
- Somente o teto branco (como nas Land's) refresca e muito o carro e fica bonito (na minha opinião).(veja as Land's vermelhas com o teto branco);
- Para quem tem bagageiro no teto (aquele que fica afastado da carroceria) - Coloque uma chapa de alumínio por baixo do mesmo, ela reflete a radiação solar e o ar que circula entre ela e o teto faz o mesmo gelar (eu fiz a experiência com uma chapa de madeira compensada e o resultado é excepcional), para mais informações procure sobre o teto tropical das Land's;
- Cor original (Lembrem-se que no site da Lada russa tem um zilhão de cores...e não só o branco, ver-melho, grená (ou vinho), cinza e azul que vieram para cá).

lhneves
26/09/2005, 09:27
Christian, na parte interna pelo que vejo você passou o revestimento anti-ruído. O que você colocou por cima ? Estou reformando o meu e estou em dúvida pois colocar aquele feltro vai limitar a utilização
do carro. Não tenho planos em transformâ-lo em submarino mas derrepente em algum passeio pode surgir um riozinho . Acho que vou colocar uma borracha que vende em lojas especializadas e que são anti-derrapantes em cima da lata. Acho não vai fazer boa isolação acustica como a manta asfaltica. Se fosse um carro normal ficava fácil. Feltro por cima da lata e boa. Vamo conversando com o pessoal até chegar a uma boa solução.
Abraços

christian govastki
26/09/2005, 12:13
como meu niva não estava em reforma, e tudo estava no lugar, tirei apenas os bancos, as lateriais e o console, por dentro passaei a massa anti-ruido em todo o interior e depois pintei com tinta automotiva. Infelizmente o meu cilindro de embreagem estourou e estragou parte da pintura, mas o emborrachamento está ok.

Eu uso apenas os tapetes de borracha, estes comuns, acho que o combate correto ao calor e ao barulho tem que ser feito pelo lado de fora, com a colocação de manta anti-ruido no capô (feltro+asfalto), no painel corta-fogo (por dentro e por fora), por dentro das laterais, e das portas. Troca de todas as borrachas (o ideal era colocar borrachas duplas) e por baixo colocar aquela manta aluminizadas e defletores nos escapamentos (que tem que estar ok tb, senão não adianta nada disto)

E por fim, pintar o carro de uma cor clara e colocar a chapa de alumínio no bagageiro...

Assim teremos uma fortaleza a prova de calor e barulho...já pensou um niva que o barulho interno seja igual ao de um RR?

Cesar Rocha
27/09/2005, 15:26
Eu fico com a idéia do lhneves, colocar uma manta de borracha em cima da lata e pronto, ...quando molhar saca ela fora e depois é so colocar de novo, é bem pratico e dá pra acompanhar o estado da lata sempre de perto... me disseram que o isolamento acustico é satisfatorio, quanto ao isolamento termico eu acredito que se for bem feito pelo lado de fora da parede corta-fogo já resolva bem o problema. Eu tenho certo receio desse emborrachamento... fiquei assustado com o que vi por baixo dele, mas pode ser que ele tenha sido mal aplicado...e o feltro não combina muito com água...
A dica da chapa de aluminio tambem é muito boa!

Abraço

christian govastki
27/09/2005, 17:30
Cesar, se a chapa estiver em bom estado e for feita a preparação correta não há problema algum. Eu acho o Niva meio barulhento e o calor que irradia pelo túnel central chega ser obsceno... :D.

O feltro com asfalto é usado a muitos anos nos carros, naquelas partes onde o risco de ficar encharcado é menor e tem que ser muito bem colado na superfície, pelo seu menor custo, ser mais leve e trabalho para aplicar eu acho ela indicada para o capô, painel corta-fogo (dos dois lados) e entro das laterais traseiras.

Por dentro das portas, por baixo e dentro das caixas de roda algo mais resistente a úmidade e que não tenha risco de estragar a chapa, tipo manta asfáltica com alumínio. ( o FordFocus tem carpete por dentro das caixas de roda, mas deve ter um plástico por trás :concordo: )

Existe uma manta de borracha usada especificamente para redução do barulho, se não me engano chama Dynamat, ela é borracha e asfalto e é muito usada nesses carros de torneio de som automotivo para reduzir a reverberação da lata por causa do som, mas é muuuuuuuuuito cara.

Por dentro, naquelas partes onde aja grande risco de molhar (assoalho) um tapete de borracha grossa pode ajudar a atenuar o ruído, mas meu problema maior é o calor que vem do câmbio...

lhneves
28/09/2005, 10:08
Christian, será que o calor não vem do radiador do ar quente. Retirei o bicho este fim de semana e o mesmo é bem grande e fica bem alí no meio do painel. Imagino o carro bem quente em uma trilha e
aquele radiador bufando calor ali por perto.

christian govastki
28/09/2005, 13:31
Não, pois o meu está sem as mangueiras que ligam o ar quente ao radiador... Vem do câmbio mesmo.

Cesar Rocha
08/10/2005, 21:24
Christian,
Realmente o calor do tunel central é muito forte, o isolamento térmico pode ser feito por baixo da lata, digo pelo lado de fora do carro? não ficaria mais eficiente? e por dentro seria feito só o isolamento acustico, ou não?

christian govastki
08/10/2005, 22:45
Cesar

O certo seria fazer como você sugere. o isolamento térmico por fora e acústico por dentro, só que ai tem que tirar o conjunto mecânico, não tem espaço para tentar instalar o isolamento com o motor e o câmbio no lugar, ai o que dá para fazer é colocar só o acústico por dentro, o que acaba por reduzir o calor também.

No meu eu só refiz o emborrachamento com massa anti-ruido e ambos reduziram bastante...

Alexsou
07/02/2007, 10:19
Companheiros!

Estou ressuscitando o tópico para saber de vocês se qualquer Zé Roela consegue trocar a embreagem do Niva (platô, disco e rolamento) ou somente um mecânico especializado em Niva!

Alex!

Alexsou
08/02/2007, 07:58
:cry: Chuiff! Ninguém respondeu a minha pergunta!

Cavalcante
08/02/2007, 12:22
Não vejo muito problema em fazer isso não... Só que é um trampo da desgraça. Tem de sacar o câmbio, para isso tem de sacar a transferência, tais e tais...
Se for levar a um mecânico qualquer, só chame a atenção do cara pra usar uma abraçadeira em volta do acoplamento elástico, senão ele desmonta todo quando se retira.
O resto é soltar parafuso.

Demarques Ribeiro
08/02/2007, 17:48
Bem pessoal vou dar meu depoimento. No meu ex-niva eu fiz todo o tratamento da chapa como manda o figurino. Os drenos triangulares eu fechei e mantive somente os redondos com as borrachas. A diferença é que eu met manta asfáltica em tudo! Cra vou te falar que parecia outro carro!!!Calor? Barulho???SUMIRAM!!!!! Realmente acho que grande parte do calor vem do túnel da transmissão, cara é phoda!
Vou te falar que me arrependi de ter colocado manta asfáltica em tudo. Na minha opinião, hoje, eu colocaria somente a manta asfáltica por cima da transmissão pelo lado de dentro. No resto usaria, solto, aqueles isolantes térmicos que se usa para acampar. E por cima viria com a borracha e tapetes. Acho que utilizar apenas a borracha sem algum outro tipo de isolamento ainda vai ficar quente.
Mas minha grande dúvida é a seguinte: Se usarmos essas mantas asfálticas ou metálicas pelo lado de fora (entendam como por exemplo na transmissão por baixo do carro), numa chuva elas vão ficar molhadas e provavelmente apodrecerem. Isso pq as mantas não possuem pixe nas bordas....
Gostaria que vcs comentassem sobre minha dica dos isolantes de camping soltos e minha dúvida...
Seguem algumas fotos de como foi a reforma.
Infelizmente não tenho fotos sem os tapetes de alumínio...

Peter
09/02/2007, 08:03
Sr.Moderador
A resposta anterior poderia ser transferida para o topico a seguir
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24573&page=4
Pois não tem nada a ver com o assunto deste topico.
Obrigado

Alexsou
09/02/2007, 09:21
Cavalcante

Era o que eu imagina! P'ra evitar problemas vou levar num especializado mesmo! Ainda mais que parece que o platô está moído! Tem latinha quebrada e solta lá dentro pra todo lado!

Um abraço e obrigado pela orientação!