PDA

Ver Versão Completa : Tração 4x4 SW4 2006



halls.ramos
28/03/2013, 11:42
Olá pessoal, resolvi postar esse tópico pois tenho algumas duvidas sobre o funcionamento da tração da Sw4 2006 que é diferente da tração da hilux SRV, sei que a SW4 tem a tração integral 4x4 correto? Minha duvida é que ontem testei o 4x4 da SW4 que estou comprando, no teste que fiz não escutei nenhum barulho tudo OK, engatei 3 vezez o bloqueador do diferencial, a luz acendia e apagava normalmente, andei somente em linha reta, depois de algumas vezes fui voltar a condição normal de uso, percebi que a luz demorou um certo tempo para desligar, derrepente olhei e a luz ja estava apagada!! Como mencionei o carro foi revisado em concessionária todo o tempo, a ultima foi feito em dezembro de 2012 com 182.647 Km ,e depois o proprietário retornou a concessionária aos 184.455 para fazer a substituição do eixo cardã, agora éla está com 185.479 KM. Pesso aos donos e aos colégas que intendem desse sistema de tração da SW4 2006, que possam me orientar por gentileza. Abraço

jorge.duarte
28/03/2013, 17:06
Ramos,
A SW4 2006 não tem tração integral!!!! Ela é igual a sua SRV ou seja, na alavanca de tração temos: 4X2, 4X4H e 4X4L. Quando desengata a tração 4X4 é normal não apagar direto...no manual tem dizendo isso...devemos movimentar o carro para desengatar e assim apaga a luz.

Abs

WanBass
29/03/2013, 00:09
A SW4 anda com 70 e 30 não, outra coisa , com 185 tem q trocar o eixo cardã ?
abs

Leonardo Dic
29/03/2013, 00:47
Jorge, a SW4 após 2005 é diferente da Pick up. Ela é permanente com diferencial central sim, igual ao da Prado.
Ela possui um diferencial central com sistema de distribuição de torque LSD. A função desse diferencial central é distribuir o torque entre as rodas dianteiras e traseiras de acordo com a condição de rodagem.

na SW4 temos o seguinte:

4x4 - H (High 4x4) operação normal para uso em asfalto seco
4x4 - HL (High com Lock 4x4) bloqueio do diferencial acionado para uso off-road (igual ao 4x4 da pick up engatado)
4x4 - LL (Low com Lock 4x4) reduzida e bloqueio do diferencial

Best Cars Web Site - Avaliao - Hilux SW4 (http://bestcars.uol.com.br/testes2/hilux-sw4-2.htm#b)

halls.ramos
29/03/2013, 09:29
A SW4 anda com 70 e 30 não, outra coisa , com 185 tem q trocar o eixo cardã ?
abs

Olá WanBass, mesmo com as revisões carimbadas no manual até 182 mil km, eu resolvi ligar na concessionária para comprovar o que foi feito nas revisões, então o atendente da concessionária falou que tudo que o que precisou trocar foi trocado nas revisões. Como disse a ultima revisão foi aos 182 KM aos 184 KM ele retornou para trocar o "eixo cardan", não sei por qual motivo!! Sera algo grave que no futuro venhã ocasionar algum dano??

jorge.duarte
29/03/2013, 11:07
Jorge, a SW4 após 2005 é diferente da Pick up. Ela é permanente com diferencial central sim, igual ao da Prado.
Ela possui um diferencial central com sistema de distribuição de torque LSD. A função desse diferencial central é distribuir o torque entre as rodas dianteiras e traseiras de acordo com a condição de rodagem.

na SW4 temos o seguinte:

4x4 - H (High 4x4) operação normal para uso em asfalto seco
4x4 - HL (High com Lock 4x4) bloqueio do diferencial acionado para uso off-road (igual ao 4x4 da pick up engatado)
4x4 - LL (Low com Lock 4x4) reduzida e bloqueio do diferencial

Best Cars Web Site - Avaliao - Hilux SW4 (http://bestcars.uol.com.br/testes2/hilux-sw4-2.htm#b)

Acho que não foi isso que li no manual. A minha não é cambio automático, será que tem diferença? abs

dpab
29/03/2013, 12:15
Jorge,

Leia essa matéria, publicada pela revista 4 Rodas, quando do lançamento da SW4 em 2005:

Impresso ao dirigir: Toyota Hilux SW4 | QUATRO RODAS (http://quatrorodas.abril.com.br/carros/impressoes/conteudo_140763.shtml)

Parte da matéria:

"A transmissão também é nova. Enquanto a picape usa um sistema com os modos de operação 4x2, 4x4 e 4x4 reduzido, o utilitário esportivo tem tração 4x4 permanente, com as opções de bloqueio do diferencial central e de marcha reduzida. O sistema, com diferencial Torsen de deslizamento limitado, é o mesmo do Land Cruiser Prado, dispositivo que aumenta a segurança e a dirigibilidade em dias de chuva. A unidade avaliada era equipada com câmbio manual de cinco marchas, enquanto a versão automática tem quatro marchas."

Um abraço, Delfim.

WanBass
30/03/2013, 01:49
Olá WanBass, mesmo com as revisões carimbadas no manual até 182 mil km, eu resolvi ligar na concessionária para comprovar o que foi feito nas revisões, então o atendente da concessionária falou que tudo que o que precisou trocar foi trocado nas revisões. Como disse a ultima revisão foi aos 182 KM aos 184 KM ele retornou para trocar o "eixo cardan", não sei por qual motivo!! Sera algo grave que no futuro venhã ocasionar algum dano??
Pois é, fiquei pensativo, vou perguntar lá na toyota sobre isso e aquandoaquando

HERICK
30/03/2013, 05:57
Olá WanBass, mesmo com as revisões carimbadas no manual até 182 mil km, eu resolvi ligar na concessionária para comprovar o que foi feito nas revisões, então o atendente da concessionária falou que tudo que o que precisou trocar foi trocado nas revisões. Como disse a ultima revisão foi aos 182 KM aos 184 KM ele retornou para trocar o "eixo cardan", não sei por qual motivo!! Sera algo grave que no futuro venhã ocasionar algum dano??

Acredito que o eixo cardan deveria estar empenado, ou as cruzetas estouradas, se foi trocado é sinal que neste quesito não terás dor de cabeça, não vejo problema oculto que possa dar no futuro, pelo que sei nas ccs se as suas cruzetas estão com problemas é certo que vão trocar todo o conjunto cardan-cruzetas, desencana, rode tranquilo, a ccs tem esse procedimento, por isso muitas peças são vendidas em conjuntos completos, encarecendo e muito o serviço, ok!

dpab
04/04/2013, 00:53
PRINCIPAIS TIPOS DE TRAÇÃO 4X4:
(Explicação simplificada sobre os 3 principais tipos de tração 4x4 usando modelos mais recentes da Toyota (Hilux, SW4 e RAV4).

1- 4x4 Part Time - Hilux (e outras picapes)

É o sistema mais utilizado para aplicações fora de estrada e para transpor obstáculos sendo assim o preferido pelos "jipeiros".
O acionamento ou engate da tração 4x4 é feito numa caixa de transferência que na grande maioria das vezes também possui uma reduzida. Nesse sistema o 4x4 só deve ser utilizado em condições de piso com baixa aderência como terra, lama ou molhado. No asfalto seco deve-se usar sempre o 4x2, pois pela ausência de um diferencial central, apesar de robusto, o sistema pode ser danificado devido a diferença de rotação dos eixos dianteiro e traseiro.
Quando em 4x4, em situações mais extremas se usa a reduzida, que proporciona mais força ao veículo e deve ser utilizada em velocidades baixas (apenas para transpor algum obstáculo).

Na Hilux temos o seguinte:

4x2 - H2 (High 4x2) operação normal em asfalto seco, o H, de High, significa que a reduzida não está engatada
4x4 - H4 (High 4x4) para uso em piso com baixa aderência como terra, lama ou molhado
4x4 - L4 (Low 4x4) com engate da reduzida para uso em condições mais extremas como rampas com grande inclinação e transposição de obstáculos.

2 - 4x4 Permanente - SW4 e outros SUVs com chassis (derivados de picapes)

Neste caso a tração 4x4 é permanente. Ou seja, o veículo está sempre na condição de 4x4. Isso é possível devido à adoção de um diferencial central que distribui a tração entre as rodas dianteiras e traseiras, evitando que o sistema seja danificado no caso de utilizações em asfalto seco.
Esse sistema possui um diferencial central com sistema de distribuição de torque ("torque sensing" - saiba mais) e deslizamento limitado (LSD - limited slip diferential). A função desse diferencial central é distribuir o torque entre as rodas dianteiras e traseiras de acordo com a condição de rodagem.

Os benefícios sãos:

> Melhor aderência em qualquer condição de piso, contribuindo para uma melhor estabilidade direcional
> Mais aderência nas entradas e saídas de curvas, contribuindo para uma melhor dirigibilidade
> Maior segurança ativa

Para uso off-road, em adição ao sistema de distribuição de torque e deslizamento limitado, o diferencial central ainda pode ser bloqueado. O bloqueio do diferencial central distribui o torque (força) entre os eixos dianteiro e traseiro na proporção de 50% para cada eixo, garantindo torque para os dois eixos independente da condição do piso.
Para situações mais extremas ainda existe a reduzida, que proporciona mais força ao veículo e deve ser utilizada em velocidades baixas.

Então na SW4 temos o seguinte:

4x4 - H (High 4x4) operação normal para uso em qualquer terreno incluindo asfalto seco, o H, de High, significa que a reduzida não está engatada.
4x4 - HL (High com Lock 4x4) bloqueio do diferencial acionado para uso off-road proporcionando um melhor capacidade de tração diante das variações constantes de aderência
4x4 - LL (Low com Lock 4x4) reduzida e bloqueio do diferencial acionados para uso em condições mais extremas como rampas com grande inclinação e transposição de obstáculo.

4x4 Integral vs 4x4 Permanente

O termo integral tem sido utilizado por muitos em referência a "tempo integral". Porém pode ser considerado como integral no sentido de tração por inteiro, ou nas quatro rodas. Daí dizer 4x4 integral fica redundante. O correto seria dizer tração integral. Portanto acredito que 4x4 permanente deixa mais claro que a tração é 4x4 sempre.

3- 4x4 On Demand - RAV4 (e outros SUVs/crossovers derivados de carros de passeio)

Este sistema não tem o propósito de um uso off-road. Seu principal objetivo é aumentar segurança ativa em curvas ou vias escorregadias, caso de chuva, garoa, e neve/gelo. Mas também ajuda em estradas de terra molhada.

Neste caso o carro é um 4x2 de tração dianteira na maior parte do tempo. Em determinadas condições (que variam de modelo para modelo) a tração nas rodas traseiras é acionada através de um diferencial central com acoplamento gerenciado eletronicamente.

No caso do RAV4, nas acelerações o diferencial central reparte a tração deixando cada eixo com 50%. Na reta com aceleração constante, para melhorar o consumo de combustível, a tração é transferida 100% para o eixo dianteiro. E nas curvas a distribuição da tração se divide de acordo com a condição de aderência de cada eixo.
Ainda no caso do RAV4 pode-se fazer o bloqueio desse diferencial central para sair de alguma condição de piso escorregadio através de um botão no painel. Ao atingir a velocidade de 40 km/h o bloqueio é desativado automaticamente. O EcoSport 4WD (4 Wheel Drive) e outros carros de passeio (Fusion) utilizam um sistema similar.
Fonte: "Auto Entusiastas"

Dimasi
04/04/2013, 04:55
Valeu pela aula !:curtir:

HERICK
04/04/2013, 06:00
Grande Mestre! Essa é pra copiar e guardar, valeu!

WanBass
05/04/2013, 00:10
Muito bom dpad, valeu pela aula

Arildo MT
17/10/2013, 12:36
PRINCIPAIS TIPOS DE TRAÇÃO 4X4:
(Explicação simplificada sobre os 3 principais tipos de tração 4x4 usando modelos mais recentes da Toyota (Hilux, SW4 e RAV4).

1- 4x4 Part Time - Hilux (e outras picapes)

É o sistema mais utilizado para aplicações fora de estrada e para transpor obstáculos sendo assim o preferido pelos "jipeiros".
O acionamento ou engate da tração 4x4 é feito numa caixa de transferência que na grande maioria das vezes também possui uma reduzida. Nesse sistema o 4x4 só deve ser utilizado em condições de piso com baixa aderência como terra, lama ou molhado. No asfalto seco deve-se usar sempre o 4x2, pois pela ausência de um diferencial central, apesar de robusto, o sistema pode ser danificado devido a diferença de rotação dos eixos dianteiro e traseiro.
Quando em 4x4, em situações mais extremas se usa a reduzida, que proporciona mais força ao veículo e deve ser utilizada em velocidades baixas (apenas para transpor algum obstáculo).

Na Hilux temos o seguinte:

4x2 - H2 (High 4x2) operação normal em asfalto seco, o H, de High, significa que a reduzida não está engatada
4x4 - H4 (High 4x4) para uso em piso com baixa aderência como terra, lama ou molhado
4x4 - L4 (Low 4x4) com engate da reduzida para uso em condições mais extremas como rampas com grande inclinação e transposição de obstáculos.

2 - 4x4 Permanente - SW4 e outros SUVs com chassis (derivados de picapes)

Neste caso a tração 4x4 é permanente. Ou seja, o veículo está sempre na condição de 4x4. Isso é possível devido à adoção de um diferencial central que distribui a tração entre as rodas dianteiras e traseiras, evitando que o sistema seja danificado no caso de utilizações em asfalto seco.
Esse sistema possui um diferencial central com sistema de distribuição de torque ("torque sensing" - saiba mais) e deslizamento limitado (LSD - limited slip diferential). A função desse diferencial central é distribuir o torque entre as rodas dianteiras e traseiras de acordo com a condição de rodagem.

Os benefícios sãos:

> Melhor aderência em qualquer condição de piso, contribuindo para uma melhor estabilidade direcional
> Mais aderência nas entradas e saídas de curvas, contribuindo para uma melhor dirigibilidade
> Maior segurança ativa

Para uso off-road, em adição ao sistema de distribuição de torque e deslizamento limitado, o diferencial central ainda pode ser bloqueado. O bloqueio do diferencial central distribui o torque (força) entre os eixos dianteiro e traseiro na proporção de 50% para cada eixo, garantindo torque para os dois eixos independente da condição do piso.
Para situações mais extremas ainda existe a reduzida, que proporciona mais força ao veículo e deve ser utilizada em velocidades baixas.

Então na SW4 temos o seguinte:

4x4 - H (High 4x4) operação normal para uso em qualquer terreno incluindo asfalto seco, o H, de High, significa que a reduzida não está engatada.
4x4 - HL (High com Lock 4x4) bloqueio do diferencial acionado para uso off-road proporcionando um melhor capacidade de tração diante das variações constantes de aderência
4x4 - LL (Low com Lock 4x4) reduzida e bloqueio do diferencial acionados para uso em condições mais extremas como rampas com grande inclinação e transposição de obstáculo.

4x4 Integral vs 4x4 Permanente

O termo integral tem sido utilizado por muitos em referência a "tempo integral". Porém pode ser considerado como integral no sentido de tração por inteiro, ou nas quatro rodas. Daí dizer 4x4 integral fica redundante. O correto seria dizer tração integral. Portanto acredito que 4x4 permanente deixa mais claro que a tração é 4x4 sempre.

3- 4x4 On Demand - RAV4 (e outros SUVs/crossovers derivados de carros de passeio)

Este sistema não tem o propósito de um uso off-road. Seu principal objetivo é aumentar segurança ativa em curvas ou vias escorregadias, caso de chuva, garoa, e neve/gelo. Mas também ajuda em estradas de terra molhada.

Neste caso o carro é um 4x2 de tração dianteira na maior parte do tempo. Em determinadas condições (que variam de modelo para modelo) a tração nas rodas traseiras é acionada através de um diferencial central com acoplamento gerenciado eletronicamente.

No caso do RAV4, nas acelerações o diferencial central reparte a tração deixando cada eixo com 50%. Na reta com aceleração constante, para melhorar o consumo de combustível, a tração é transferida 100% para o eixo dianteiro. E nas curvas a distribuição da tração se divide de acordo com a condição de aderência de cada eixo.
Ainda no caso do RAV4 pode-se fazer o bloqueio desse diferencial central para sair de alguma condição de piso escorregadio através de um botão no painel. Ao atingir a velocidade de 40 km/h o bloqueio é desativado automaticamente. O EcoSport 4WD (4 Wheel Drive) e outros carros de passeio (Fusion) utilizam um sistema similar.
Fonte: "Auto Entusiastas"

com esta explicação me sugiu a duvida: então todas as sw4 desde as primeiras acho que 92 até agora 2013 são todas com tração ''integral'' ou ''permanente'' com diferencial central ? ou tem alguma sw4 igual as pick-up hilux só com t-case 4x4, 4x4 e reduzida?

dpab
17/10/2013, 13:45
Arildo,
Somente à partir de 2006 as SW4 passaram a vir com 4x4 Permanente, todas as anteriores são 4x4 Part Time.
Um abraço, Delfim

Arildo MT
18/10/2013, 09:02
Arildo,
Somente à partir de 2006 as SW4 passaram a vir com 4x4 Permanente, todas as anteriores são 4x4 Part Time.
Um abraço, Delfim

certo, obrigado.

Jsantos
29/05/2014, 19:21
Arildo,
Somente à partir de 2006 as SW4 passaram a vir com 4x4 Permanente, todas as anteriores são 4x4 Part Time.
Um abraço, Delfim

Desenterrando!!

segundo meu meca os encaixes das caixas de tração das sw4 3.0 1kzt e 1kzt-e são os mesmos das sw + novas.
Alguém sabe se essa informação procede?
já vi um comentário no fórum mas o usuário não entrou em detalhes

pelo menos são bem parecidas
Sw4 2000____________________________________Sw4 2008
464980464981

Junior84
22/01/2015, 09:13
Estava pesquisando sobre a SW4 e fiquei curioso sobre o cambio.

-Gostaria d saber até que ano foi fabricada a SW4 com cambio manual?

-Em uma pesquisa no mercado livre encontrei viaturas manuais até 2008.

Junior84
23/01/2015, 01:33
Pelo que deu pra entender na tabela deste site: http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/guia-compra/386-sw4-forca-e-conforto-para-qualquer-parada/2/

-O cambio manual foi oferecido até 2010

Vermelho
30/09/2017, 20:36
PRINCIPAIS TIPOS DE TRAÇÃO 4X4:
(Explicação simplificada sobre os 3 principais tipos de tração 4x4 usando modelos mais recentes da Toyota (Hilux, SW4 e RAV4).

1- 4x4 Part Time - Hilux (e outras picapes)

É o sistema mais utilizado para aplicações fora de estrada e para transpor obstáculos sendo assim o preferido pelos "jipeiros".
O acionamento ou engate da tração 4x4 é feito numa caixa de transferência que na grande maioria das vezes também possui uma reduzida. Nesse sistema o 4x4 só deve ser utilizado em condições de piso com baixa aderência como terra, lama ou molhado. No asfalto seco deve-se usar sempre o 4x2, pois pela ausência de um diferencial central, apesar de robusto, o sistema pode ser danificado devido a diferença de rotação dos eixos dianteiro e traseiro.
Quando em 4x4, em situações mais extremas se usa a reduzida, que proporciona mais força ao veículo e deve ser utilizada em velocidades baixas (apenas para transpor algum obstáculo).

Na Hilux temos o seguinte:

4x2 - H2 (High 4x2) operação normal em asfalto seco, o H, de High, significa que a reduzida não está engatada
4x4 - H4 (High 4x4) para uso em piso com baixa aderência como terra, lama ou molhado
4x4 - L4 (Low 4x4) com engate da reduzida para uso em condições mais extremas como rampas com grande inclinação e transposição de obstáculos.

2 - 4x4 Permanente - SW4 e outros SUVs com chassis (derivados de picapes)

Neste caso a tração 4x4 é permanente. Ou seja, o veículo está sempre na condição de 4x4. Isso é possível devido à adoção de um diferencial central que distribui a tração entre as rodas dianteiras e traseiras, evitando que o sistema seja danificado no caso de utilizações em asfalto seco.
Esse sistema possui um diferencial central com sistema de distribuição de torque ("torque sensing" - saiba mais) e deslizamento limitado (LSD - limited slip diferential). A função desse diferencial central é distribuir o torque entre as rodas dianteiras e traseiras de acordo com a condição de rodagem.

Os benefícios sãos:

> Melhor aderência em qualquer condição de piso, contribuindo para uma melhor estabilidade direcional
> Mais aderência nas entradas e saídas de curvas, contribuindo para uma melhor dirigibilidade
> Maior segurança ativa

Para uso off-road, em adição ao sistema de distribuição de torque e deslizamento limitado, o diferencial central ainda pode ser bloqueado. O bloqueio do diferencial central distribui o torque (força) entre os eixos dianteiro e traseiro na proporção de 50% para cada eixo, garantindo torque para os dois eixos independente da condição do piso.
Para situações mais extremas ainda existe a reduzida, que proporciona mais força ao veículo e deve ser utilizada em velocidades baixas.

Então na SW4 temos o seguinte:

4x4 - H (High 4x4) operação normal para uso em qualquer terreno incluindo asfalto seco, o H, de High, significa que a reduzida não está engatada.
4x4 - HL (High com Lock 4x4) bloqueio do diferencial acionado para uso off-road proporcionando um melhor capacidade de tração diante das variações constantes de aderência
4x4 - LL (Low com Lock 4x4) reduzida e bloqueio do diferencial acionados para uso em condições mais extremas como rampas com grande inclinação e transposição de obstáculo.

4x4 Integral vs 4x4 Permanente

O termo integral tem sido utilizado por muitos em referência a "tempo integral". Porém pode ser considerado como integral no sentido de tração por inteiro, ou nas quatro rodas. Daí dizer 4x4 integral fica redundante. O correto seria dizer tração integral. Portanto acredito que 4x4 permanente deixa mais claro que a tração é 4x4 sempre.

3- 4x4 On Demand - RAV4 (e outros SUVs/crossovers derivados de carros de passeio)

Este sistema não tem o propósito de um uso off-road. Seu principal objetivo é aumentar segurança ativa em curvas ou vias escorregadias, caso de chuva, garoa, e neve/gelo. Mas também ajuda em estradas de terra molhada.

Neste caso o carro é um 4x2 de tração dianteira na maior parte do tempo. Em determinadas condições (que variam de modelo para modelo) a tração nas rodas traseiras é acionada através de um diferencial central com acoplamento gerenciado eletronicamente.

No caso do RAV4, nas acelerações o diferencial central reparte a tração deixando cada eixo com 50%. Na reta com aceleração constante, para melhorar o consumo de combustível, a tração é transferida 100% para o eixo dianteiro. E nas curvas a distribuição da tração se divide de acordo com a condição de aderência de cada eixo.
Ainda no caso do RAV4 pode-se fazer o bloqueio desse diferencial central para sair de alguma condição de piso escorregadio através de um botão no painel. Ao atingir a velocidade de 40 km/h o bloqueio é desativado automaticamente. O EcoSport 4WD (4 Wheel Drive) e outros carros de passeio (Fusion) utilizam um sistema similar.
Fonte: "Auto Entusiastas"

Boa noite pessoal. Faz tempo que foi escrito esse tópico, mas como estou de olho em uma SW4 2006 surgiu uma dúvida.

O dono do carro que estou olhando, ela está com 250 mil km, me disse que em dias de chuva ele engatava a 4x4 HL!! Daí eu até questionei ele se não era prejudidicial, pois eu havia ouvido falar que como ela tem tração permanente não havia necessidade e inclusive podia danificar o sistema, que a 4x4 HL era só para offroad, estradas de terra e mesmo em dias de chuva não devia usar.

O fato é que ele só usava no asfalto, mal sabia o que era reduzida, mas fiquei com uma pulga atrás da orelha por ele ter usado no asfalto. Ao mesmo tempo que eu imagino que se fosse para dar problema já teria aparecido, afinal ele já rodou 250 mil km.

E afinal, pode ou não pode acionar a 4x4 HL no asfalto molhado?

Abs

WanBass
04/10/2017, 22:58
Boa noite pessoal. Faz tempo que foi escrito esse tópico, mas como estou de olho em uma SW4 2006 surgiu uma dúvida.

O dono do carro que estou olhando, ela está com 250 mil km, me disse que em dias de chuva ele engatava a 4x4 HL!! Daí eu até questionei ele se não era prejudidicial, pois eu havia ouvido falar que como ela tem tração permanente não havia necessidade e inclusive podia danificar o sistema, que a 4x4 HL era só para offroad, estradas de terra e mesmo em dias de chuva não devia usar.

O fato é que ele só usava no asfalto, mal sabia o que era reduzida, mas fiquei com uma pulga atrás da orelha por ele ter usado no asfalto. Ao mesmo tempo que eu imagino que se fosse para dar problema já teria aparecido, afinal ele já rodou 250 mil km.

E afinal, pode ou não pode acionar a 4x4 HL no asfalto molhado?

Abs

Ontem peguei uma chuva bem forte de Anapolis a Goiania, pista duplicada, liguei o 4x4, o carro fica mais " preso" no chao, a minha SW4 esta com 250 mil km, nunca tive problemas com a tracao, apesar de nunca ter usado as outras mais fortes, pois so ando em asfalto, de vez em quando vou a fazenda, mas uso a tracao integral dela na estrada de chao.
Abs

Vermelho
05/10/2017, 08:54
Ontem peguei uma chuva bem forte de Anapolis a Goiania, pista duplicada, liguei o 4x4, o carro fica mais " preso" no chao, a minha SW4 esta com 250 mil km, nunca tive problemas com a tracao, apesar de nunca ter usado as outras mais fortes, pois so ando em asfalto, de vez em quando vou a fazenda, mas uso a tracao integral dela na estrada de chao.
Abs

No caso não foi a 4x4 HL que tu usou?

enasor
05/10/2017, 10:08
... pode ou não pode acionar a 4x4 HL no asfalto molhado? ...

Caro amigo Vermelho
Bom dia.

Não é recomendável ... se pesquisares no fórum, verás muitas discussões a respeito desse assunto ... verás que este é o entendimento da maioria dos colegas mais experientes ...

Abs.

Vermelho
05/10/2017, 11:43
Caro amigo Vermelho
Bom dia.

Não é recomendável ... se pesquisares no fórum, verás muitas discussões a respeito desse assunto ... verás que este é o entendimento da maioria dos colegas mais experientes ...

Abs.

Pois é, foi o que eu havia entendido até então, por isso fiquei encucado com ele usar a 4x4 HL no asfalto em dia de chuva. E realmente acho que não há necessidade, pois a 4x4 sem ser HL é justamente pra isso, usar no asfalto, tanto seco como molhado.

Acho que vou desistir desse negócio, depois explode uma bomba na minha mão.

Abs

Julio Ickert
14/04/2019, 22:15
PRINCIPAIS TIPOS DE TRAÇÃO 4X4:
(Explicação simplificada sobre os 3 principais tipos de tração 4x4 usando modelos mais recentes da Toyota (Hilux, SW4 e RAV4).

1- 4x4 Part Time - Hilux (e outras picapes)

É o sistema mais utilizado para aplicações fora de estrada e para transpor obstáculos sendo assim o preferido pelos "jipeiros".
O acionamento ou engate da tração 4x4 é feito numa caixa de transferência que na grande maioria das vezes também possui uma reduzida. Nesse sistema o 4x4 só deve ser utilizado em condições de piso com baixa aderência como terra, lama ou molhado. No asfalto seco deve-se usar sempre o 4x2, pois pela ausência de um diferencial central, apesar de robusto, o sistema pode ser danificado devido a diferença de rotação dos eixos dianteiro e traseiro.
Quando em 4x4, em situações mais extremas se usa a reduzida, que proporciona mais força ao veículo e deve ser utilizada em velocidades baixas (apenas para transpor algum obstáculo).

Na Hilux temos o seguinte:

4x2 - H2 (High 4x2) operação normal em asfalto seco, o H, de High, significa que a reduzida não está engatada
4x4 - H4 (High 4x4) para uso em piso com baixa aderência como terra, lama ou molhado
4x4 - L4 (Low 4x4) com engate da reduzida para uso em condições mais extremas como rampas com grande inclinação e transposição de obstáculos.

2 - 4x4 Permanente - SW4 e outros SUVs com chassis (derivados de picapes)

Neste caso a tração 4x4 é permanente. Ou seja, o veículo está sempre na condição de 4x4. Isso é possível devido à adoção de um diferencial central que distribui a tração entre as rodas dianteiras e traseiras, evitando que o sistema seja danificado no caso de utilizações em asfalto seco.
Esse sistema possui um diferencial central com sistema de distribuição de torque ("torque sensing" - saiba mais) e deslizamento limitado (LSD - limited slip diferential). A função desse diferencial central é distribuir o torque entre as rodas dianteiras e traseiras de acordo com a condição de rodagem.

Os benefícios sãos:

> Melhor aderência em qualquer condição de piso, contribuindo para uma melhor estabilidade direcional
> Mais aderência nas entradas e saídas de curvas, contribuindo para uma melhor dirigibilidade
> Maior segurança ativa

Para uso off-road, em adição ao sistema de distribuição de torque e deslizamento limitado, o diferencial central ainda pode ser bloqueado. O bloqueio do diferencial central distribui o torque (força) entre os eixos dianteiro e traseiro na proporção de 50% para cada eixo, garantindo torque para os dois eixos independente da condição do piso.
Para situações mais extremas ainda existe a reduzida, que proporciona mais força ao veículo e deve ser utilizada em velocidades baixas.

Então na SW4 temos o seguinte:

4x4 - H (High 4x4) operação normal para uso em qualquer terreno incluindo asfalto seco, o H, de High, significa que a reduzida não está engatada.
4x4 - HL (High com Lock 4x4) bloqueio do diferencial acionado para uso off-road proporcionando um melhor capacidade de tração diante das variações constantes de aderência
4x4 - LL (Low com Lock 4x4) reduzida e bloqueio do diferencial acionados para uso em condições mais extremas como rampas com grande inclinação e transposição de obstáculo.

4x4 Integral vs 4x4 Permanente

O termo integral tem sido utilizado por muitos em referência a "tempo integral". Porém pode ser considerado como integral no sentido de tração por inteiro, ou nas quatro rodas. Daí dizer 4x4 integral fica redundante. O correto seria dizer tração integral. Portanto acredito que 4x4 permanente deixa mais claro que a tração é 4x4 sempre.

3- 4x4 On Demand - RAV4 (e outros SUVs/crossovers derivados de carros de passeio)

Este sistema não tem o propósito de um uso off-road. Seu principal objetivo é aumentar segurança ativa em curvas ou vias escorregadias, caso de chuva, garoa, e neve/gelo. Mas também ajuda em estradas de terra molhada.

Neste caso o carro é um 4x2 de tração dianteira na maior parte do tempo. Em determinadas condições (que variam de modelo para modelo) a tração nas rodas traseiras é acionada através de um diferencial central com acoplamento gerenciado eletronicamente.

No caso do RAV4, nas acelerações o diferencial central reparte a tração deixando cada eixo com 50%. Na reta com aceleração constante, para melhorar o consumo de combustível, a tração é transferida 100% para o eixo dianteiro. E nas curvas a distribuição da tração se divide de acordo com a condição de aderência de cada eixo.
Ainda no caso do RAV4 pode-se fazer o bloqueio desse diferencial central para sair de alguma condição de piso escorregadio através de um botão no painel. Ao atingir a velocidade de 40 km/h o bloqueio é desativado automaticamente. O EcoSport 4WD (4 Wheel Drive) e outros carros de passeio (Fusion) utilizam um sistema similar.
Fonte: "Auto Entusiastas"

Dúvidas, possuo uma SW4 V6 2009, final de semana tive de ser rebocado, patinou uma roda traseira e uma dianteira, se fosse bloqueado não poderia certo? Pois estava no HL

Sergio c
15/04/2019, 22:09
Está correto, em tração 4x4H ou 4x4L, para tracionarem mais de uma roda por eixo em caso de atolamento só tendo bloqueio de diferencial, dianteiro ou traseiro, ou em ambos os eixos. O bloqueio do diferencial central(os veículos que possuem), nada mais é que um bloqueio desse diferencial para que a mesma força vá para o eixo dianteiro e traseiro, aí vira um veículo 4x4 "normal", podendo sim patinar uma roda dianteira e uma traseira(as que tiverem menos aderência).
Dúvidas, possuo uma SW4 V6 2009, final de semana tive de ser rebocado, patinou uma roda traseira e uma dianteira, se fosse bloqueado não poderia certo? Pois estava no HL

dudu83
02/08/2020, 11:29
estou revisando a ct de um sw4 2005/06 manual, com tem pouquíssima coisa a respeito na internet vou postar aqui as fotos de como e o sistema por dentro.

Sergio c
02/08/2020, 15:36
Isso será de grande valia Dudu.
estou revisando a ct de um sw4 2005/06 manual, com tem pouquíssima coisa a respeito na internet vou postar aqui as fotos de como e o sistema por dentro.

dudu83
06/08/2020, 18:48
573957573958573959573960 resolvi fazer uma revisao completa nso 2 eixos na ct e na suspensao dianteira vou fazer uns videos dos servicos e disponibilizar depois