PDA

Ver Versão Completa : Guincho elétrico x alternador

danielgab
21/09/2005, 21:23
Troquei de viatura recentemente e a nova já veio com guincho elétrico 9000lbs. Ele está ligado diretamente à bateria original.
Nunca tive guincho. Teoricamente recomenda-se utilizá-lo com o motor do jipe ligado, mantendo um pouco de aceleração e com outras parafernálias elétricas desligadas, certo?
Neste caso, como fica o alternador? Como haverá o guincho "puxando" mais corrente além do que o alternador é projetado pra fornecer, ele (o alternador) pode sofrer algum dano? Ou no máximo é só uma descarga total da bateria mesmo?

Valeu!

SmootH_
21/09/2005, 22:23
creio eu que apenas a descarga total da bateria, mas creio que se usar uma aceleração um pouco elevada enquanto usa o guincho, nao va acaba a bateria
e mesmo se acaba, o correto é SEMPRE leva uma bateria reserva
abraço!!!

Wallace
22/09/2005, 19:28
Qualquer guincho consome facilmente mais que qualquer alternador pode fornecer.
Na pratica normalmente que toca o guincho é sempre a bateria.
Claro que um alternado mais forte ajuda a evitar uma descarga maior da bateria e carega a bateria mais rápido.
Veja com o fabricante do guincho qual o consumo maximo do seu guincho.
Ai veja a corrente de partida ou CCA de sua bateria.
Se dividir o consumo maximo do seu guincho por 0,7 tem que dar um numero menor que a CCA de sua bateria ou ela é indadequada.
Se informar qual o guincho e bateria ajudamos nas contas.

danielgab
27/09/2005, 12:12
Valeu Smooth e Wallace!

OK Wallace, entendo que quem toca o guincho é a bateria, mas como o circuito do alternador está em paralelo com ela, surgiu a dúvida. O guincho vai "puxar" corrente também do alternador. Isso poderia danificá-lo? De repente tô viajando, nunca ninguém teve problema com isso, e não preciso me preocupar...

O guincho é um Work 9000 e estou esperando o fabricante me enviar a tabela de consumo de corrente. A bateria é uma comum, Durex, de 60Ah, mas não soube encontrar a informação de corrente de partida (CCA).

Obrigado,
[]s

Eduardo Velo
27/09/2005, 12:22
Fala Daniel td blz ??
Hj se não chover muito vou no Poli ...
O consumo desse guincho deve ser prox. a 400 A/h , e essa sua bateria , por ser 60 A deve ter i de partida por volta de 500 A/h ...
Se for esses num. mesmo e fizermos a conta que o Wallace propos vamos ter perda de 50 A/h aproximadamente ...

[]s ...

danielgab
27/09/2005, 15:35
Blz mestre Edu!!!
Também devo dar uma passada lá hoje...

[]s

Wallace
27/09/2005, 21:52
se for isso mesmo tem que trocar de bateria.

Eduardo Velo
27/09/2005, 23:38
É isso mesmo Wallace , mas não sei qual i de partida da bateria do Troller do Daniel , a bateria que tinha no meu Engesa era 520 a/h e consumo do Work 12000 em torno de 400 a/h , pela conta ficava faltando 50 a/h , a bateria não aguentou , agora tenho uma de 70 A e i de partida de 660 a/h , tem 90 a/h de sobra tenho que esperar um pouco pra carregar qdo uso muito o guincho , mas ela aguenta bem mais ...

[]s ...

Wallace
28/09/2005, 00:24
É essa uma grande vantagem do HDW 9000 G que tem um consumo maximo muito baixo, 280 A.
Mesmo o HDW 12.500 Pro com 5,6 Hp de potencia tem um consumo maximo de baixos 415 A, mas com 10.000 lbs são só 355 A e com 8.000 lbs só 275 A. E isso porque deve ser bem mais rápido que o Work 12.000.

danielgab
29/09/2005, 21:53
Recebi a informação da Work: o consumo máximo do 9000lbs é 450 A, bem maior que o do super, mega, master, blaster, plus, advanced HDW :mrgreen: (foi mal Wallace, mas é que acabei de ver essa propaganda na TV e não resisti...)

Pelas suas informações e as do Edu, a bateria teria que ser maior mesmo, como a de 70Ah. Fica pra quando tiver que trocar a atual...

Obrigado :concordo:
Abraços

Wallace
30/09/2005, 01:51
vai precisar de uma que tenho corrente de partida (CCA) de uns 650 ou mais.
Ou seja a beteria do Eduardo esta no limite, mas veja qual a CCA da que vai comprar.
Recomendo comprar um já e desixar a atual como reserva que vai levar quando for fazer trilha...
Pois com essa o guincho pode ter um sofrimento sofrivel e pode danificar a bateria rapidinho.