Ver Versão Completa : Problema nivel de fluído da embreagem da ranger xlt 2.3 16v gasolina
Olá pessoal! Estou precisando de um help de vocês novamente!
Troquei a uns 5mil km atrás, o conjunto de disco+plato+atuador da minha ranger 2.3 16V gasolina 2008. Aparentemente tinha ficado joia, mas ultimamente venho estranhado um pouco a embreagem, e ante-ontem carreguei um palet de tijolos (cerca de 500kgs) e acabei queimando um pouco a embreagem em marcha ré, para subir devagar em uma garagem bem inclinada. Depois disso, as primeiras marchas começaram a enroscar, e tive a impressão da primeira marcha trepidar umas duas vezes.
Hoje essa impressão passou, mas resolvi olhar o nível do fluído de embreagem e fiquei com dúvida. Existe um "copinho" quando se tira a tampa, esse copinho tem fluído nele, mas removendo o copinho, o reservatório está SECO. Esse fluído do copinho não deveria escorrer para baixo e entrar no reservatório? E se não deveria escorrer, se é normal, preciso completar com fluído urgente, porque está SECO.
Outra dúvida é a seguinte: Como foi trocada recentemente, será que o mecânico fez cagada e não tirou o ar, e agora, com 5mil km rodados, o ar "subiu" pelo sistema, baixando assim o nível? O cara é de confiança, eu que forneci as peças, acredito fielmente que ele trocou tudo certinho, só tenho dúvidas quanto ao conhecimento técnico dele para fazer a sangria no sistema. Então, o atuador, por exemplo, acredito que esteja tudo ok, é original, novo. Eu acho mesmo que deva ser ar no sistema que com o rodar acabou subindo, mas como não manjo muito, quero a opinião e ajuda de vocês!
Ah sim, e é só completar com fluído? Qual usar?
Se puder comentem e me deem dicas de como proceder daqui pra frente!
Abraços! Valeu!
miguelcps
26/03/2013, 18:48
Troquei a uns 5mil km atrás, o conjunto de disco+plato+atuador da minha ranger 2.3 16V gasolina 2008. Aparentemente tinha ficado joia, mas ultimamente venho estranhado um pouco a embreagem, e ante-ontem carreguei um palet de tijolos (cerca de 500kgs) e acabei queimando um pouco a embreagem em marcha ré, para subir devagar em uma garagem bem inclinada. Depois disso, as primeiras marchas começaram a enroscar, e tive a impressão da primeira marcha trepidar umas duas vezes.
Hoje essa impressão passou, mas resolvi olhar o nível do fluído de embreagem e fiquei com dúvida. Existe um "copinho" quando se tira a tampa, esse copinho tem fluído nele, mas removendo o copinho, o reservatório está SECO. Esse fluído do copinho não deveria escorrer para baixo e entrar no reservatório? E se não deveria escorrer, se é normal, preciso completar com fluído urgente, porque está SECO.
Outra dúvida é a seguinte: Como foi trocada recentemente, será que o mecânico fez cagada e não tirou o ar, e agora, com 5mil km rodados, o ar "subiu" pelo sistema, baixando assim o nível? O cara é de confiança, eu que forneci as peças, acredito fielmente que ele trocou tudo certinho, só tenho dúvidas quanto ao conhecimento técnico dele para fazer a sangria no sistema. Então, o atuador, por exemplo, acredito que esteja tudo ok, é original, novo. Eu acho mesmo que deva ser ar no sistema que com o rodar acabou subindo, mas como não manjo muito, quero a opinião e ajuda de vocês!
Abraços! Valeu!
Ontem mesmo abri o tal copinho da minha, qdo abri chegou a cair oleo de tao cheio, o oleo é o mesmo do freio Dot4, entao acho que voce deva completar e ver se vai baixar novamente.
PauloLimited
26/03/2013, 18:52
Ontem mesmo abri o tal copinho da minha, qdo abri chegou a cair oleo de tao cheio, o oleo é o mesmo do freio Dot4, entao acho que voce deva completar e ver se vai baixar novamente.
Num lembro agora, mas esse copinho tem a marcação mínima e máxima, num tem ?
Num lembro agora, mas esse copinho tem a marcação mínima e máxima, num tem ?
Não me recordo... Mas eu acho que não tem. O estranho é que quando eu retirei ele, o reservatório estava vazio. Pra mim, o copinho tinha "furinhos" que deixavam o fluido escorrer, mas agora fiquei na dúvida. Amanhã cedo, antes de sair, vou verificar novamente pra ver se o copinho esvaziou.
Fala Miguel! É isso mesmo, não lembrava ao certo, mas é dot4 mesmo, por isso é fino pra caramba. Vou ver se ainda tenho, senão vou comprar um potinho e preencher. Será que tem problema misturar novo com velho, ou até mesmo usar algum fabricante diferente?
miguelcps
26/03/2013, 19:07
Não me recordo... Mas eu acho que não tem. O estranho é que quando eu retirei ele, o reservatório estava vazio. Pra mim, o copinho tinha "furinhos" que deixavam o fluido escorrer, mas agora fiquei na dúvida. Amanhã cedo, antes de sair, vou verificar novamente pra ver se o copinho esvaziou.
Fala Miguel! É isso mesmo, não lembrava ao certo, mas é dot4 mesmo, por isso é fino pra caramba. Vou ver se ainda tenho, senão vou comprar um potinho e preencher. Será que tem problema misturar novo com velho, ou até mesmo usar algum fabricante diferente?
Acredito que nao ha problema algum em misturar marcas diferentes, pois, sendo Dot4, tem que possuir as mesmas qualidades seja a marca que for. Tbem acho que nao ha problema em misturar o velho com o novo, porque pra usar apenas o novo teria que sangrar o sistema e nao sei se é facil fazer isto. Tbem nao vi marcas de nivel no da minha, mas tbem vou dar uma olhada direito manha a tarde no da minha,
abcs.
PauloLimited
26/03/2013, 19:25
As vezes estou confundindo umas "ranhuras" com a marcação. Mas eu nunca vi esse reservatório baixo, sempre que prestei atenção ele estava bem cheio.
thiago.correia
26/03/2013, 19:27
Olá,
Segue a imagem retirada do manual do proprietário, talvez possa ser útil:
402751
Abraços,
Olá,
Segue a imagem retirada do manual do proprietário, talvez possa ser útil:
402751
Abraços,
Valeu thiago! eu tinha visto no manual em pdf (não tenho ele em papel... :() mas até hoje não descobri onde fica essa marca de MAX.. :parede:
Vamos lá! Hoje levantei cedo e fui lá checar se o fluído do tal copinho de borracha tinha descido ou não, e ele não desceu, permaneceu no copinho de borracha. Tirei o copinho e chequei o reservatório, continuava vazio. Peguei o dot4 na casa dos meus pais que fica perto da minha e comecei a completar, joguei um pouco e até borbulhou, ou seja, saiu ar, então estava baixo mesmo. Depois joguei novamente, e não sei se ele já estava quase no reservatório ou se joguei muito, sei que não desceu nem borbulhou, acho que deveria ter jogado devagar como a primeira jogada, mas tudo bem. Agora vou monitorar o nível pra ver se desce, se descer um pouco pode ser que seja um pouco do ar que ainda tenha ficado no caninho abaixo do reservatório e que tenha subido com o andar da caranga, ai nesse caso vou dar uma segunda chance, se se baixar novamente, ai pode ser que seja o atuador que esteja com vazamento.
Ah, hoje cedo deu pra olhar melhor o reservatório, e o PauloLimited tinha perguntado do nível, no copinho eu não achei nada, mas no reservatório tem uma marcação mais ou menos na metade, não é bem marcação, é mais um desnível mesmo, mas acho até que essa possa ser a marcação de nível. Em todo caso, enchi até ali, passou só um pouquinho, mas na hora de colocar o copinho quase derramou.
Neto Morruga
28/03/2013, 10:47
Ele não tem marcação não,pelo menos na minha ranger,sempre confiro todos os fluidos da ranger 1 vez por semana.
Na minha é muito dificil abaixar o nivel do oleo da embreagem,sempre deixo quase completo.
A propósito no manual da minha ranger pede óleo DOT 3.Só coloco DOT 3 na minha.
Já no reservatório do freio tem marcação sim.
lincolnjb
27/04/2013, 22:26
Abraços! Valeu!
Paulolange................
5.000 km é pouco para uma embreagem assentar por completo. Você vai sentir diferença ainda por um bom tempo principalmente quando carregar um pouco mais de peso.
Agora o reservatorio de fuido hidraulico da embreagem (copinho) tem marcação sim. O nivel do fluido deve ser mantido e verificado de vez em quando para que o sistema possa funcionar.
Acho que o seu MECANICO BOBEOU. Ele deve ter trocado o conjunto (disco/Platô/Atuador) e depois de sangrar o sistema para encher o ATUADOR ele esqueceu de completar adequadamente o nível no reservatório.
A tubulação que liga o cilindro mestre e o atuador faz uma curva sinistra. Esta curva dificulta a retirada de ar do sistema. Mas acredito que você não terá problemas pois a tal "curva" fica bem lá em baixo.
Faça o seguinte:
1) Complete o nível dentro do reservatório.
2) Sentado no banco do motorista toque o pedal da embreagem bem de leve com a ponta do pé varia vezes.
3) Complete o nível.
Obs. Não é para apertar a embreagem até o fundo!!! Dê pequenos toques com os pés. Esses toques vão permitir a retirada das bolhas que estão abaixo do piston.
Siga estes passos até não ter que completar mais o nível.
Sua embreagem vai voltar ao normal logo logo...
Veja o video Ford Ranger & Mazda B-Series Pickup Clutch Hydraulic Release System Bleeding Procedures - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=HgNTDGwcjZc) e você vai entender melhor o que eu disse.
Abraços
Bom dia Lincoln! Belíssima dica, deu pra entender melhor com certeza. Se hoje ue chegar em casa e ainda estiver claro eu vou fazer o lance das pisadinhas na embreagem, senão eu faço amanhã! Só o nível que eu ainda não faço idéia de onde que é a marcação... :)
Valeu!
lincolnjb
30/04/2013, 11:08
Bom dia Lincoln! Belíssima dica, deu pra entender melhor com certeza. Se hoje ue chegar em casa e ainda estiver claro eu vou fazer o lance das pisadinhas na embreagem, senão eu faço amanhã! Só o nível que eu ainda não faço idéia de onde que é a marcação... :)
Valeu!
Quanto ao nível faz o seguinte...... 1 dedo polegar abaixo da tampa.
abraços
O problema desse reservatório de fluído da embreagem é que, ao abrir a tampa, existe uma 'sub-tampa', como se fosse um 'copo interno' de borracha flexível que vai até la no fundo. Ao remover a tampa, tire também esse copinho de borracha que o fluido estará lá dentro! acabei de completar o nivel da minha aqui!
Pelo que entendi esse copo de borracha permite uma 'flexibilidade' do espaço dentro do reservatório sem aumentar a pressão interna. A tampa tem um buraco pro ar sair, então se o fluido expandir, o copo de borracha se deforma, de modo que o ar que tava dentro dele sai pela tampa sem pra isso deixar a possibilidade de fluido escorrer. :)
Moisés S.M
17/03/2015, 18:52
Pessoal uma duvida,fui conferir o nível do fluido da embreagem,o copinho não tem marcação nenhuma...como saber se tá no nível ou não?Podem ver nas fotos que tem uma camisinha dentro do copinho e ela não tá cheia,ao tirar ela aparece mais fluido,tenho que encher até a boca com a camisinha no lugar?pois se completar e colocar ela depois vai vazar fluido,segue as fotos do copinho,motor ainda quente,a recém tinha chego em casa.
abs!
Outra coisa,na tampa do pote diz dot3 e no manual diz dot4,é uma Ranger 2008.