PDA

Ver Versão Completa : Expedições na América do Sul - É preciso tanta preparação? Qual a última fronteira?



Vicente Guimaraes
26/03/2013, 15:05
Lendo e relendo sobre preparação de viaturas para viagens na América do Sul tenho percebido que muitos colegas estão fazendo uma super-preparação e gastando muito para fazer viagens relativamente fáceis...

Por exemplo, qualquer um chega em Ushuaia ou no Atacama de fusquinha. As estradas são ótimas, lisas e bem sinalizadas.

Vale a pena gastar R$ 20 mil? R$ 30 mil com preparação para isso? colocar guincho, pneuzão, bloqueios, trocar eixos, trocar bancos, fazer armários internos, mandar adesivar o carro com o nome da expedição, etc...

Mesmo a Ruta 40 tão temida... teve um casal português que a percorreu com uma Kombi... eles tem um blog é só dar uma pesquisada... Em fev/2012 eu percorri 100Km da Ruta 40 no Norte da Argentina entre Cafayate e Angastaco de Corsa 1.4 alugado, foi tranquilo.

Então o 1º ponto que quero debater é será que devemos perder tempo e dinheiro com preparação? ou com a viagem?

A questão que quero colocar é; Qual será realmente a "ultima fronteira" na América do Sul? qual o caminho que é realmente desafiador e que vale a pena tanto investimento?

Newton Guerra
26/03/2013, 22:26
Acho que pensando friamente, só no custo-benefício, não vale.

Mas para quem curte "morar" no carro, não vale um belo jipe com cama, tralha de camping ou barraca de teto? Ir para o Atacama e resolver dar um pulinho no campo de Piedra Pomez e pelos arenales chegar a Fiambalá? Ou dar um pulinho até a cratera do Galán? A Kombi não vai.
Uma boa parte do custo de uma barraca de teto, por exemplo, é amortizado pela economia do camping em relação a hotéis e pousadas. Bobeou numa viagem de 30 dias já se paga a barraca.

Já fui para Ushuaia e pelas estradas que passei qualquer carro passava, não precisava ter ido de GV. Já no NOA não conseguiria andar pelos arenales se não fosse com um 4x4.

Acho que pensando só na grana, para valer o investimento de um carro super equipado, a última fronteira está aqui no Brasil mesmo: a Amazônia. Mas o prazer não tem preço, até mesmo só para quem curte a viatura para passear por aí no asfalto.

Abraços

VOVÔ DO TROLLER
26/03/2013, 23:27
Acho que pensando friamente, só no custo-benefício, não vale.

Mas para quem curte "morar" no carro, não vale um belo jipe com cama, tralha de camping ou barraca de teto? Ir para o Atacama e resolver dar um pulinho no campo de Piedra Pomez e pelos arenales chegar a Fiambalá? Ou dar um pulinho até a cratera do Galán? A Kombi não vai.
Uma boa parte do custo de uma barraca de teto, por exemplo, é amortizado pela economia do camping em relação a hotéis e pousadas. Bobeou numa viagem de 30 dias já se paga a barraca.

Já fui para Ushuaia e pelas estradas que passei qualquer carro passava, não precisava ter ido de GV. Já no NOA não conseguiria andar pelos arenales se não fosse com um 4x4.

Acho que pensando só na grana, para valer o investimento de um carro super equipado, a última fronteira está aqui no Brasil mesmo: a Amazônia. Mas o prazer não tem preço, até mesmo só para quem curte a viatura para passear por aí no asfalto.

Abraços




Concordo plenamente com o Newton. No caminho de Sampa até Ushuaia, por exemplo, há vários caminhos alternativos e lugares que só se alcança com um 4x4. Um 4X4 vai até onde um 4x2 não vai. O contrário não é possível. Com um 4x4 você vai ficar muito mais tranquilo para encarar certos desafios . Em Ushuaia , para ficar num único exemplo, faz-se trilhas que com um 4x2 seria impossível. Rodar milhares de quilômetros, gastar uma grana, gastar um tempão e ficar impedido de fazer determinados passeios, é bem frustrante. Se você quiser ficar no arroz com feijão, realmente, qualquer carro dá, agora, não se esqueça que um fusca ou uma kombi, são carros valentes, com tração traseira e encaram muitos desafios que um carro com tração dianteira não encara. Com relação aos equipamentos, basta ter um carro com tração nas 4 rodas, que já dá para se divertir um bocado. Abs. Válter.
p.s. e nunca se esqueça de que os lugares mais bonitos (geralmente) estão em locais de difícil acesso e aí um 4x4 faz toda a diferença(experiência própria de um ancião com mais de 60 anos).

jeisonk
27/03/2013, 08:46
e pelos arenales chegar a Fiambalá? Ou dar um pulinho até a cratera do Galán? A Kombi não vai.

X2

Existem jeitos e jeitos de viajar.

Por exemplo, quando fomos à Laguna Brava, dava pra chegar lá tranquilo com carro baixo.
Mas fazer o contorno completo dela, sem chance, só 4x4 e por muitas vezes usando reduzida.

Idem para o trajeto ligando os salares de Antofalla e Arizaro e posteriormente aquela estradinha que sai de frente do Cono de Arita e termina lá na Mina Casualidad, 4x4 e reduzida boa parte do tempo e com pneus bons para aguentar as pedras afiadas no caminho.

Abraços

http://i247.photobucket.com/albums/gg146/jeisonk/2011/01-19/20110119_20.jpg

Vicente Guimaraes
27/03/2013, 10:36
há vários caminhos alternativos e lugares que só se alcança com um 4x4. Um 4X4 vai até onde um 4x2 não vai. O contrário não é possível. Com um 4x4 você vai ficar muito mais tranquilo para encarar certos desafios . .

JeisonK e IDOSO, eu sei que de 4x4 chegamos ao "inchegável". Eu tenho um 4x4 (Engesa, diesel). O que questiono são os gastos com a montagem dos veículos para expedições.

Este posto serve de auto-crítica a mim mesmo. Uma coísa é ter um 4x4 (eu tenho um Engesa alongado em 1 metro, justamente para expedições, ele está no meca refazendo a capota e portas) , outra é gastar os tubos $$$ com bloqueios, troca de rodas, 200 faróis de milha, pneus gigantes, etc etc... equipamentos que serão superfluos ou pouquissimos usados.

Eu mesmo, por exemplo,estava querendo colocar 2 bloqueio nos eixos, ia gastar 7.000, mas pensei , Poh eu vou usar isso realmente? Isso é para viatura de trilha e eu já tenho um guincho de 16 mil libras... qq problema o guincho me arranca. E fora que bloqueio força muito mais os semi-eixos e pode quebrá-los (o que não é bom em um lugar muito isolado)...

Acho que é uma bobagem o cara pegar uma viatura nova ou bem conservada e colocar rodas 17 e pneus 35" para fazer expedição...colocar bloqueio ARB nos 2 eixos, trocar molas... para "ir ali e voltar"... Acho isso meio sem propósito. Carro de expedição não tem que ser bonito, tem que ser funcional. PAra expedição acredito que o equipamento tem que ser o mais simples, fácil de se encontrar e resistente possível. Por exemplo, os pneus ideais para expedição, na minha cabeça são: o 31" ou 30" (aro 15pol) ou 235x85 ou 265x75 (aro 16 pol) ou, dependendo da viagem, até o 750x16 (que ficaria bem econômico).

Sobre a barraca de teto, conheço gente que detestou e gente que adora. Eu particularmente, ainda não entendo a vantagem de gastar 3.000 em uma barraca de teto para 2 pessoas (fora o arrasco aerodinamico), enquanto uma EXCELENTE barraca de chão para 6 pessoas (com muito mais espaço, espaço de avancê , etc...) vc encontra por 800 ou 1000. Outras barracas de melhor qualidade, para climas polares vc encontra por 2000 ou 3000 (quero ver acampar com estas barracas de teto no Inverno na Patagônia, Carretera Austral, etc..)

Grassmann
27/03/2013, 10:43
Pois é... Sempre me faço essas perguntas...
Que o 4x4 é imprescindível, concordo.
Mas também penso que preparação demais é dinheiro jogado fora.
Quanto à barraca, sem comentários... Questão de opção. Eu sempre opto por hotéis e pousadas de baixo custo.
Concordo plenamente que o mais simples é o melhor. Usar "pneuzão" só atrapalha. Sob o pretexto de rodar em trilhas, o sujeito roda 5000km de asfalto com um pneu gritando no ouvido e comprometendo a estabilidade.

jeisonk
27/03/2013, 11:01
É, na verdade tudo se resume ao destino proposto e bom senso para evitar exageros.

Pneuzão também acho furada, se for aumentar que seja muito pouco além da medida original, afinal o veículo foi projetado para tal.
Bloqueio e guincho também, tudo depende de onde irá.
Se tiver pelo menos um dos dois consegue abraçar quase tudo por aí, acho que o bicho pega mesmo somente em trajetos como os propostos pela TAC.

Barraca de teto concordo com o Grassmann, vai da pessoa. Eu gosto, acho prático, etc e tal, mas que é um bom valor empatado, isso é. Para climas mais extremos, nada que um bom saco de dormir e/ou um cobertor elétrico não resolva.
Vendi minha grande e comprei duas pequenas, vou com duas opções de instalação, teto ou reboque, dependendo do tipo da viagem uso de um jeito ou de outro.

Vicente, o post é realmente muito oportuno, essas análises só enriquecem nosso meio.

Abraços

Vicente Guimaraes
27/03/2013, 12:06
Que o 4x4 é imprescindível, concordo. Mas também penso que preparação demais é dinheiro jogado fora. Concordo plenamente que o mais simples é o melhor. Usar "pneuzão" só atrapalha. Sob o pretexto de rodar em trilhas, o sujeito roda 5000km de asfalto com um pneu gritando no ouvido e comprometendo a estabilidade
.

Opa estamos de acordo, concordo 100% !

Obviamente estou tratando de preparação para viagens curtas (de até 30 dias) para uma viagem volta ao mundo evidentemente a preparação extrema é necessária.

Li recentemente o livro "Mundo por Terra" e uma dica me marcou "tudo tem que ser prático e disponível para ser usado em 10 segundos, senão vc acaba não usando". Ou seja praticidade é o item que deve nortar nossa preparação.

402898


Quanto à barraca, sem comentários... Questão de opção. Eu sempre opto por hotéis e pousadas de baixo custo.

Eu já fiz e refiz as contas, em uma única viagem de 30 dias sai muito mais barato e confortável ficar em pousadas econômicas (eu sempre busco hospedagens com preço entre 60 e 80R$, tentando fujir de albergues e hostels). Barraca de teto só se paga se o cara ficar todos os dias da viagem na barraca e usá-la sempre (aí vale a pena).

Mas penso que ter uma barraca - destas comuns - é uma boa numa viagem longa... porque sempre surgem locais onde vale a pena acampar por 1 ou 2 dias. Eu quero fazer uma viagem pela carreteira austral em 2014 no inverno e vou precisar de uma barraca de inverno, mas também pretendo intercalar com paradas estratégicas em pousadas e hotéis pelo caminho.


Pneuzão também acho furada, se for aumentar que seja muito pouco além da medida original, afinal o veículo foi projetado para tal.Bloqueio e guincho também, tudo depende de onde irá.Se tiver pelo menos um dos dois consegue abraçar quase tudo por aí

Concordo, e acho que um bom guincho já é suficiente para te tirar de enrascadas (evidentamente, fora a transamazonica, que a preparação deve ser a mesma para trilhas pesadas, ou seja são focos diferenciados). Acho que nas expedições devemos evitar trilhas muito extremas, mesmo que nossas viaturas tenham capacidade de passar não podemos nos dar ao luxo de quebrar nada a estando a 6.000Km de casa.

Sobre os pneus, o meu engesa tem pneus 285x75x16, mas penso em mudar para o 235x85x16 para as viagens (melhoraria muito o consumo de combustível).


Barraca de teto concordo com o Grassmann, vai da pessoa. Eu gosto, acho prático, etc e tal, mas que é um bom valor empatado, isso é. Para climas mais extremos, nada que um bom saco de dormir e/ou um cobertor elétrico não resolva.
Vendi minha grande e comprei duas pequenas, vou com duas opções de instalação, teto ou reboque, dependendo do tipo da viagem uso de um jeito ou de outro.

Interessante esta opção de duas barracas. Essa dica do coberto elétrico é ótima, é cobertor mesmo ou é aquele "calienta cama" que é colocado entre o fundo da barraca ou do colchão e a pessoa?


Vicente, o post é realmente muito oportuno, essas análises só enriquecem nosso meio.

Ok, valeu, temos aqui no fórum 4x4 Brasil muitas informações sobre preparação extrema e para trilhas e pouca coisa sobre preparação para expedições e viagens prolongadas. As vezes sinto que o pessoal (não vocês) confunde preparação para expedição com preparação para trilha.

Sobre preparação, uma coisa que é fundamental são os bancos e questões ergonômicas de nossas viaturas. Estou de olho em bancos da rally design, afinal ficamos quase 50% do tempo da viagem sentados nos bancos ;)

jeisonk
27/03/2013, 12:56
Essa dica do coberto elétrico é ótima, é cobertor mesmo ou é aquele "calienta cama" que é colocado entre o fundo da barraca ou do colchão e a pessoa?


Creio que tanto faz, o que eu vi foi esse "calienta cama" num camping, mas era uma barraca de chão com um carro encostado ao lado.
Eu sempre me virei com saco de dormir mesmo, mas a patroa intimou depois que viu o cobertor :mrgreen:
Falando agora do outro extremo, a barraca de teto é muito boa no calor, a altura da montagem somada às amplas portas/janelas permitem um sono bacana mesmo em temperaturas altas.





Sobre preparação, uma coisa que é fundamental são os bancos e questões ergonômicas de nossas viaturas. Estou de olho em bancos da rally design, afinal ficamos quase 50% do tempo da viagem sentados nos bancos ;)

X2
É o mesmo princípio de investir num bom colchão em casa.

Abraços

roazambuja
27/03/2013, 13:35
Pessoal, lendo esse tópico, o que me ocorre é que todos tentam "racionalizar" ou justificar os gastos, o tempo investido, o empenho, quando na verdade, a maior motivação é passional. Ter uma viatura legal, planejar as melhorias, os equipamentos, as instalações, é muito prazeiroso para quem gosta. É realmente um hobby. Mesmo que seja só para ficar olhando o carro na garagem, ninguém se arrepende dos gastos...Estou errado?
Abraço a todos.

Vicente Guimaraes
27/03/2013, 17:25
Ter uma viatura legal, planejar as melhorias, os equipamentos, as instalações, é muito prazeiroso para quem gosta. É realmente um hobby. Mesmo que seja só para ficar olhando o carro na garagem, ninguém se arrepende dos gastos...Estou errado?.

É verdade azambuja, concordo com você em tudo. Hobby cada um encara de uma forma e com suas po$$ibilidades.

A minha visão é que a viatura tem que rodar, mesmo sem preparação vai e viaja. Planejamento é fundamental (eu trabalho com isso ;) ) e preparação támbém. Mas, tem gente (e aqui não estou me referindo à você ou aos colegas acima) que só planeja, prepara, planeja, e mas não faz nada,,, quem não age não tem resultado e não se anima.... Isso em todas as áreas, em todos os hobbys

O meu negócio é viajar, seja como for, eu tinha planejado ter a viatura pronta agora em janeiro para fazer uma viagem à Patagônia mas os atrasos na reforma mecânica impediram isso... então fui de avião e aluguei um carrinho 4x2.. não teve a mesma graça que ir de 4x4... mas eu fui :) E agora deu mais vontade de ir de novo ;)

Eu recentemente começei a ler um blog... era de um casal. Eles , por baixo, gastara uns R$ 150.000 (uma Defender 130 quase OKm, investiram em pneus, barraca de teto, guincho, armários, bagageiros e o escambau...) e iniciaram a viagem, no 2º dia na Argentina ficaram em um hotel 5 estrelas... pohhh isso é um despropósito ... ;) hahaha eu parei de ler o blog.

Grassmann
27/03/2013, 21:06
É verdade azambuja, concordo com você em tudo. Hobby cada um encara de uma forma e com suas po$$ibilidades.

A minha visão é que a viatura tem que rodar, mesmo sem preparação vai e viaja. Planejamento é fundamental (eu trabalho com isso ;) ) e preparação támbém. Mas, tem gente (e aqui não estou me referindo à você ou aos colegas acima) que só planeja, prepara, planeja, e mas não faz nada,,, quem não age não tem resultado e não se anima.... Isso em todas as áreas, em todos os hobbys

O meu negócio é viajar, seja como for, eu tinha planejado ter a viatura pronta agora em janeiro para fazer uma viagem à Patagônia mas os atrasos na reforma mecânica impediram isso... então fui de avião e aluguei um carrinho 4x2.. não teve a mesma graça que ir de 4x4... mas eu fui :) E agora deu mais vontade de ir de novo ;)

Eu recentemente começei a ler um blog... era de um casal. Eles , por baixo, gastara uns R$ 150.000 (uma Defender 130 quase OKm, investiram em pneus, barraca de teto, guincho, armários, bagageiros e o escambau...) e iniciaram a viagem, no 2º dia na Argentina ficaram em um hotel 5 estrelas... pohhh isso é um despropósito ... ;) hahaha eu parei de ler o blog.



Tá louco?
Pra gastar R$150k num carro e ficar só em hotel 5 estrelas, nem precisa planejamento!
Com pesquisa, dicas de quem já foi, muita força de vontade, a gente realiza o que quer.
Eu demorei a fazer minha primeira viagem ao exterior em 2007. Tinha muito medo de situações fora do que a gente conhece. Afinal, tá fora do País.
Em 2007, depois de muito planejar, fui até Valparaiso num Troller com esposa e 2 filhos pequenos.
Em 2011 (dezembro) fui de moto até o Ushuaia. Esposa e flihos foram de avião.
Em julho/2012 conseguimos realizar o sonho de ir pra Las Vegas.
Em outubro fui de moto até Montevideo.
Em dezembro/12, fomos até Miami.
E em junho agora vamos pra Ilha de Páscoa.
Isso sem contabilizar as viagens nacionais.
Tá, muitas dessas viagens não são de carro. Muitas de avião.
Mas o planejamento entra aí. Junto com uma pitada de sorte. Achar bons hotéis a baixo custo. Buscar passagens aéreas baratas. Definir uma data alvo e correr atrás. Planilhar ações a serem tomadas e ir fazendo, uma a uma.
Concordo contigo. Tem que ir "matando" as pendências e fazer acontecer no prazo. Mesmo que não se execute 100% do planejado. Se ficar só procurando condições ótimas, vai ficar no "papel" o resto da vida.
Aliás, curiosidade: Eu já estava com o roteiro pronto pra ir pra Buenos Aires em junho. Por sorte, apareceram passagens pra Ilha de Páscoa por R$919 (ida e volta!). Resultado: Mudei os planos! Ilha de Páscoa não sei quando eu posso voltar. Já Buenos Aires estará sempre a 3 dias de carro. ;)

dudu83
27/03/2013, 21:08
iteins indispensáveis na minha opinião:

veiculo 4x4
inversor de corrente 12v para 110v
farol de milha
tablet ou qualquer coisa com acesso wifi e gogle maps
caixa de ferramentas condizente com o veiculo
silvertape
arame
fusível
reservatório de aguá e combustível pode ser Pet de 2 litros
lanterna
corda


barraca de teto: acho algo complicado ficaria meio com medo de dormir e o arrasto prejudica muito... mas e muito importante ter um modo de dormir em caso de emergência devido ao meu tamanho reduzido fiz uma cama dentro do carro e tbm carrego uma baraca se tenho sono encosto e durmo

guincho: muito útil não só em atoleiro, ja destombei carro, retirei carros de atoleiros que estavam atrapalhando etc... mas dispensável numa expediçao, um hilift se souber usar faz as mesmas coisas custa muito mais barato e mais leve...

geladeira: totalmente dispensavel, quando estou em viajem faço grande parte das refeiçoes no carro e so comprar comida enlatada pao etc...

dois estepes ou dois jogos de pneu: so em viajens muito

radio comunicador : so faz sentido se for viajar em grupo no mais peso desnecessário...

bloqueio: totalmente desnecessário numa expedição

pneu: sempre seguir medidas originais ou medidas que não comprometam de forma alguma o comportamento e durabilidade do carro, pneu mud só em situações especias...

e o principal...... conhecer o carro! não adianta nada ter um carro todo equipado e não saber trocar um fusivel...

jeisonk
27/03/2013, 21:28
o principal...... conhecer o carro! não adianta nada ter um carro todo equipado e não saber trocar um fusivel...

:palmas:

Mata boa parte dos probleminhas que por ventura aparecerem

Abraços

GMC
27/03/2013, 21:46
2 cents

Não tenho experiência em expedições de carro , sou um apaixonado por elas e irei realiza-las , mas concordo com tudo que foi dito,sendo a maior parcela creditada ao medo/ansiedade que são causados pelo desconhecido , até porque é o que eu sinto, nas vezes que penso em equipar a minha Viatura ,seriam por esseS motivos, pois me imagino perdido ou quebrado no meio do nada , com minha esposa e filha e acredito que uma barraca de chão de reserva pode ser útil , aí vc pensa e se isso ? E se aquilo , qdo vê já gastou muita grana e rodou menos do que gostaria ou no meu caso , não equipei ,não rodei e só sonhei...

Vicente Guimaraes
27/03/2013, 22:50
Grassman,

Legal suas viagens.. ir de moto para Ushuaia é sim uma aventura, principalmente com aquele vento todo.

Dudu,

Essa sua lista de itens obrigatórios está perfeita. Eu acrescentaria fosforos, uma caixa de primeiros socorros e um combustível para fogueira (alcool, querosene, etc..). Sobre o guincho, a minha viatura tem guincho somente porque também pretendo fazer algumas trilhas com amigos engeseiros, fora que sou meio de viajar sozinho e o guincho é importante nestes casos.

GMC

Cara, não precisa se preocupar em equipar para viajar, viaja assim mesmo. As estradas na Argentina e Chile são tranquilas, seguras e bem sinalizadas. E mesmo as mais isoladas não são assim tão isoladas, sempre tem alguem passando (mesmo que seja um carro por hora ;) ). Com mulher e filhos é só vc fazer uma rota que passe por estradas mais movimentadas dá para ir e voltar do Ushuaia assim, pela RN 3. Uma viagme bem tranquila é fazer Buenos Aires, Mendoza, Santiago e depois descer para Pucon e Puerto Varas (tudo retão liso). Outra dica, viajar o Norte da Argentina e depois de lá ir para o Atacama é SUPER tranquilo (veja meu blog depois). Não tem mistério. Estradas excelente, bem sinalizadas, bom movimento de carros e caminhões durante o dia. Dá para ir de fiat uno :)

GMC
28/03/2013, 09:04
Grassman,

Legal suas viagens.. ir de moto para Ushuaia é sim uma aventura, principalmente com aquele vento todo.

Dudu,

Essa sua lista de itens obrigatórios está perfeita. Eu acrescentaria fosforos, uma caixa de primeiros socorros e um combustível para fogueira (alcool, querosene, etc..). Sobre o guincho, a minha viatura tem guincho somente porque também pretendo fazer algumas trilhas com amigos engeseiros, fora que sou meio de viajar sozinho e o guincho é importante nestes casos.

GMC

Cara, não precisa se preocupar em equipar para viajar, viaja assim mesmo. As estradas na Argentina e Chile são tranquilas, seguras e bem sinalizadas. E mesmo as mais isoladas não são assim tão isoladas, sempre tem alguem passando (mesmo que seja um carro por hora ;) ). Com mulher e filhos é só vc fazer uma rota que passe por estradas mais movimentadas dá para ir e voltar do Ushuaia assim, pela RN 3. Uma viagme bem tranquila é fazer Buenos Aires, Mendoza, Santiago e depois descer para Pucon e Puerto Varas (tudo retão liso). Outra dica, viajar o Norte da Argentina e depois de lá ir para o Atacama é SUPER tranquilo (veja meu blog depois). Não tem mistério. Estradas excelente, bem sinalizadas, bom movimento de carros e caminhões durante o dia. Dá para ir de fiat uno :)


Vicente obrigado pelos conselhos ....

Foltram F 1000
28/03/2013, 09:20
Bom, eu concordo com o Dudu, muitas vezes Vicente o equipamento que levamos acaba ajudando mais a outras pessoas do que a nó mesmos, já ajudei familias que sairam para viajar sem nenhum equipamento.
Gostária de aproveitar para agradecer e parabenizar os amigos foristas, que dedicam seu tempo a montar detalhadamente seus roteiros e depois compartilham conosco suas viagens e experiências, a eles deixo o meu agradecimento por saber que, com certeza
ierei usar um dia em minhas viagens.

Um forte a braço a todos.

Marrafa
02/06/2013, 21:38
Bom, eu concordo com o Dudu, muitas vezes Vicente o equipamento que levamos acaba ajudando mais a outras pessoas do que a nó mesmos, já ajudei familias que sairam para viajar sem nenhum equipamento.
Gostária de aproveitar para agradecer e parabenizar os amigos foristas, que dedicam seu tempo a montar detalhadamente seus roteiros e depois compartilham conosco suas viagens e experiências, a eles deixo o meu agradecimento por saber que, com certeza
ierei usar um dia em minhas viagens.

Um forte a braço a todos.


Amigos, também gostaria de agradecer a todos pelo companheirismo e pela dedicação no compartilhamento das suas experiências com pessoas que, assim como eu, sonham em alcançar distâncias cada vez maiores e aproveito para indagar a opinião de vcs:

Estou planejando uma viagem com a patroa de troller curitiba-cuzco via salta e atacama, entrando novamente no Brasil pela transamazonica e indo até Natal, RN, em setembro de 2013. Já estou com a viatura quase pronta e já verifiquei os roteiros, faltando ainda contactar possíveis locais de hospedagem. Todavia, tenho alguns receios:
1- quanto a eventual quebra da viatura, nesse roteiro seria relativamente facil o conserto? Caso negativo, há dicas?
2- quanto à corrupção nesses países que citei, ela existe? Pode me prejudicar? Quais cuidados devo tomar nas estradas?
3- quanto a roubos / violência, devem ser motivo de preocupação?
4- a transamazonica em setembro é tranquila em relação aos atoleiros, correto? mas há outros perigos nela com os quais devo me preocupar?
5- O que vcs acham do roteiro citado? É viável ou loucura? Existe algum grave risco que alguém conheça?

Agradeço desde já as colaborações e coloco-me à disposição para receber quaisquer dicas e críticas.

Grande abraço,

Marrafa.
Troller 2009 58.000km

dudu83
02/06/2013, 22:53
Amigos, também gostaria de agradecer a todos pelo companheirismo e pela dedicação no compartilhamento das suas experiências com pessoas que, assim como eu, sonham em alcançar distâncias cada vez maiores e aproveito para indagar a opinião de vcs:

Estou planejando uma viagem com a patroa de troller curitiba-cuzco via salta e atacama, entrando novamente no Brasil pela transamazonica e indo até Natal, RN, em setembro de 2013. Já estou com a viatura quase pronta e já verifiquei os roteiros, faltando ainda contactar possíveis locais de hospedagem. Todavia, tenho alguns receios:
1- quanto a eventual quebra da viatura, nesse roteiro seria relativamente facil o conserto? Caso negativo, há dicas?
2- quanto à corrupção nesses países que citei, ela existe? Pode me prejudicar? Quais cuidados devo tomar nas estradas?
3- quanto a roubos / violência, devem ser motivo de preocupação?
4- a transamazonica em setembro é tranquila em relação aos atoleiros, correto? mas há outros perigos nela com os quais devo me preocupar?
5- O que vcs acham do roteiro citado? É viável ou loucura? Existe algum grave risco que alguém conheça?

Agradeço desde já as colaborações e coloco-me à disposição para receber quaisquer dicas e críticas.

Grande abraço,

Marrafa.
Troller 2009 58.000km

1 o troler ta novo ainda minha ranger com a mesma mecánica so foi dar problema depois de 150.000 e so ter um pouco de criterio ao abastecer faca uma revisao antes, mas nada de revisao de concessionaria encontré um meca que realmente entenda leve uns fusiveis e troque a abteria antes de sair batería costuma dar problema sem avisar 2 so tem guarda malandro na argentina nas regioes de fronterira com o Brasil geralmente morre u$100,00 3 isso ai e so no Brasil 4 transamazónica em setembro pouca chuva so poeira provavelmente nem tem atoleiro 5 roteiro tranquilo so nao conehco a parte da Bolivia mas por la e tranquilo...

Vicente Guimaraes
03/06/2013, 01:31
Fala Marrafa , meus pitacos :)

1- quanto a eventual quebra da viatura, nesse roteiro seria relativamente facil o conserto? Caso negativo, há dicas?

Se for troller com motor eletrônico é mais complicado para mecher, não vai ser qq oficina que meche. E o troller é um viatura nacional as peças podem ser complicadas de encontrar lá fora. Para esta viagem vc pode levar algumas peças mais sensíveis e itens de manutenção preventiva...

2- quanto à corrupção nesses países que citei, ela existe? Pode me prejudicar? Quais cuidados devo tomar nas estradas?

Argentina sim, principalmente nas provincias perto do Paraguai que são mais pobres (perto de Resistência, Posadas, etc.), fora dali, pelo que passei, é bem menor. Mas nada que vai atrapalhar sua viagem. Pelo que li as principais "estorquidas" são multas inventadas e pagas sem recibo, Não ande com muito dinheiro na carteira... diga que está sem dinheiro... não diga que irá fazer uma "grande viagem" por isso sou contra estes adesivos que as pessoas adoram colar nos carros.. "expedição XX"

No Chile = zero corrupção.... não ofereça nada senão pode ir preso..

Nos demais não sei.. Parece no Peru (pelo que já li) existe também uma polícia mais corrupta.

3- quanto a roubos / violência, devem ser motivo de preocupação?

Pode viajar tranquilo, mas tome as precauções necessárias, não dê bobeira.

4- a transamazonica em setembro é tranquila em relação aos atoleiros, correto? mas há outros perigos nela com os quais devo me preocupar?

A transamazonica será o trecho mais perigoso da viagem, poucos lugares de abastecimento e hospedagem principalmente se for cruzá-la inteira... Eu, pessoalmente, não encararia ela sozinho, deixaria para uma expediçaõ com outras viaturas em conjunto.

5- O que vcs acham do roteiro citado? É viável ou loucura? Existe algum grave risco que alguém conheça?

Com tempo e dinheiro tudo é possível.

dudu83
03/06/2013, 15:10
no Peru e igual ao chile nada de corrupcao, transamazónica no periodo de novembro da para fazer de carro baixo nao e esse deserto todo da para fazer sozinho tranquilo... para mim o maior perigo desse roteiro sao as BRs brasileiras debido ao grande trafego e accidentes constantes ...

Bandinho
17/06/2013, 09:23
Amigos é um sonho antigo fazer uma longa viagem de carro e, como foi dito aqui, às vezes por medo do desconhecido e preocupação do que é preciso, ficamos muito programando e não realizamos. Achei muito oportuno, pra mim, esse tópico. Fui convidado por amigos da minha região a participar de uma viagem que estão planejando pra agosto, não era minha intensão viajar este ano, mas como surgiu a oportunidade não vou deixar passar mais uma. A preparação do carro sempre foi dúvida por tudo que já li anteriormente. Vamos em 4 carros, 2 trollers e duas Land, uma 110 e outra Freelander gasolina. Meu troller é um 2005 e depois de ler estes relatos, já decidi, não vai ter preparação nenhuma ele está com pneus 31 BF A/T, proteções inferiores e manutenção sempre em dia. Vou colocar aqui a programação feita por um dos participantes que me foi passada. Gostaria de receber sugestões, críticas e opiniões dos amigos com experiencia em viagens pela América do Sul, o planejamento é de 35 dias mas por será reduzido para 30 dias:

Documentos pessoais necessários:

- RG com foto atualizada ou Passaport.

- Permissão internacional para dirigir (PID) pagar duda no Detran, aproximadamente R$ 80,00

- Certificado internacional de vacina contra a febre amarela, com sua Carteira de Vacinação expedida por orgão municipal ir na Anvisa e obter o certificado, Rua Evaristo da Veiga, 16 - centro RJ Tel. 25246977

- Maquina Fotografica.
- Binóculo.
- Protetor solar
- Remédios que normalmente usa com a receita.
- Bota já usada e tenis, tem que ser confortável.
- Uma necessaire para sua higiene pessoal.
- Barraca para acampar, com saco de dormir, isolante termico e colchonete.
- Seguro-saude que atenda no mercosul.
- Beber de 3 a 4 litro de agua por dia em razão da altitude
- Altitude o que fazer? não há medicamentoas especificos para o mal da altitude, ainda que mts tomem aspirinas para amenizar as dores de cabeça. O corpo naturalmente se aclimata, os andinos usam mt o chá de COCA que lá não é proibido e é até industrializada, não tem nada a ver com a droga, mascam tbm a folha desta planta para amenizar os efeitos da altitude, o importante é não fazer esforços desnecessários.

CARRO:

- Seguro Carta-Verde para o período da viagem exigido nos países do mercosul, cobre contra acidentes a terceiros, de 220,00 a 380,00

- Seguro para o carro no período da viagem, aproximadamente 700,00

- Kit Mangueiras de agua, bomba dagua e correias, dentada, alternador e ar: 530,00

- Cambão, cabo de aço para reboque,

- correntes para o pneu, neve.

- + 1 triangulo.

- Kit de primeiros socorros.

- Imprimir resoluções sobre documentação exigida no mercosul para trafegar em portugues..

- 2 lençois de solteiro, eles chamam de mortalha, dizem que não é obrigatorio, mas ha alguns relatos de viagem que houve a exigência pelos guardas.



O que não pode:

- Insulfilme escuro.demais.
- aquela bola do reboque
- faróis auxiliares se tiver tem que ser amarelo.
- quebra-mato que exceda o para-golpe.

VIAGEM

- 12.000 kms aproximadamente

- pelo Brasil de ida até Rio Branco no Acre: 3.949 kms e na volta de Foz a Cantagalo: 1.582 kms total: 5.531 kms

- pelo Mercosul, no Peru: 2.475 kms Na Bolivia: 1.200 kms No Chile: 735 kms e na Argentina: 1.454 kms.

LOGISTICA DA VIAGEM, paradas para descando

1. dia: Cantagalo-Araxa MG: 772 kms, visitar museu Dona Beija.
2. dia: Araxa-Mineiros GO: 706 kms
3. dia: Mineiros-Cuiaba MT: 517 kms
4. dia: Cuiaba-Vilhena RO: 761 kms
5. dia: Vilhena-Porto Velho: 703 kms visitar museu estrada de ferro Madeira-Mamore
6. dia: Porto Velho-Rio Branco AC: 505 kms
7. dia: Rio Branco-Inapari PERU-Puerto Maldonado: 561kms antes de começas a subir os Andes a 4.800 mts de altitude.
8. dia: P.Maldonado-Cuzco: 430 kms ficamos 5 dias se aclimatando, Atrações principais: Machu Picchu, diversos museus, o Vale Sagrado, diversas ruinas incas e mt mais.
l4.dia: Cuzco-Nazca: 611 kms ficamos 1 ou 2 dias, vamos conhecer as Linhas de Nazca e os mistérios que as envolvem, até hoje não decifrado.
16.dia: Nazca-Arequipa: 565 kms pela Panamericana a mais longa estrada do mundo vai da Patagonia no chile ao Alasca, ficamos 2 dias para conhecer o Vale dos condores, o maior e mais profundo canion do mundo.
19. dia: Arequipa-Puno: 308 kms, Conheceremos o Lago Titicaca e suas ilhas flutuantes de junco chamado de totora.
21.dia: Puno-Copacabana BO-La Paz: 257kms, aqui decidimos se vamos conhecer a capital ou ficamos em Copacabana.
22.dia: La Paz-Uyuni: 732 kms Salar de Uyuni maior deserto de sal do mundo
Aqui tbm podemos decidir se vamos pela Bolivia ou pelo Chile pela Panamericana e entramos em San Pedro de Quermes na Bolivia.
24.dia: Uyuni-San Pedro de Atacama: 608 kms ficamos 2 dias paisagens sulreais e o vulcão Licacambor a quase 7.000 mts
27.dia: S P Atacama-Salta ARGENT: 735 kms
29.dia: Salta-Resistencia: 817 kms
30.dia: Resistencia-Foz: 642 kms ficamos 1 dia
32.dia: Foz-Londrina: 504 kms
33.dia: Londrina-Sorocaba-Campinas-S.J.Campos: 677 kms ficamos 1 dia
35.dia: S J Campos- Cantagalo: 462 kms

Obs: É claro que existem os imprevistos e mudanças de planos, mas é um bom começo para o planejamento.

Agradeço e abraço a todos.

Vicente Guimaraes
17/06/2013, 11:29
Bandinho, é isso mesmo, a prepação necessária é mais mental mesmo.. acho que a turma se preocupa com a preparaçaõ do veículo como uma forma de ir se preparando psicologicamente para a viagem. Mas te garanto que não te nada de mais. Os brasileiros são muito bem recebidos na Argentina, Chile e Peru.

Em uma viajem minha recente à Argentina eu estava indo de carro alugado de Cordoba para Salta, cerca de 700Km de viagem e esqueci de acender os faróis na estrada (era de dia)... isso lá é obrigatório. Não deu outra o policial rodoviário de lá me parou... perguntou se eu sabia porque ele tinha me parado... eu logo percebi que era por conta dos faróis e disse isso a ele. Ele percebeu logo que eu era estrangeiro pelo meu sotaque e perguntou de onde eu era. Eu disse que era do Brasil, depois expliquei que no Brasil não tinhamos como costume usar farois acessos durante o dia, disse que iria ter mais cuidado (despacio em espanhol) daí ele me liberou sem mais problemas.

Sobre o documento vá com a identidade + Passaporte, e ande sempre com eles (naõ deixe no carro ou na mala)

CARRO:
- 2 lençois de solteiro, eles chamam de mortalha, dizem que não é obrigatorio, mas ha alguns relatos de viagem que houve a exigência pelos guardas hahahaahahahah ISSO É UMA LENDA... NÃO EXISTE ESSA NECESSIDADE... não sei quem inventou essa estória de mortalha... deve ser o pessoal da máfia dos lençóis brancos.

Altitude o que fazer?
Beber agua normalmente. Se vc beber muito tá lascado, na altitude vc faz xixi toda hora, então se beber 4 litros vai urinar a cada 15 minutos. Uma dia é mascar folha de coca (lá vc encontra á venda em qq lojinha ou posto de estrada) é mais forte que o chá. O ideal é subir aos poucos. Se vc tiver problema de pressão alta ou cardíaco consulte o seu médico.

Já viu o meu blog? tem várias dicas.

Bandinho
17/06/2013, 15:28
Olá Vicente, já li sim o seu blog. É acredito que tenha muito mito criado tbém mas, com a ajuda dos amigos vamos excluindo os excessos. Acompanhei o encontro dos engesas em Campos e vi que vc teve problemas e não pode ir mas, graças a Deus ta tudo bem com seu pai.
Abs.

cristian-sp
17/06/2013, 17:39
gostei do tópico....passando para assinar e acompanhar, pois também pretendo fazer essas viagens, já fiz meus primeiros testes por aqui, em trilhas e passeios por SP, serra da canastra....e pretendo ir ampliando a distância....

só um detalhe, sobre os comentados pela barraca no teto, eu particularmente já estou preparando o Itaú para uma, talvez não seja viável para lugares frios etc...mas é muito prática para montar e desmontar, e nessas viagens de parar - dormir - continuar, ou aproveitar o lugar por pouco tempo....me incomoda bastante o tempo de montar e desmontar o "acampamento" ...e olha que tenho uma 2second's....mas preciso encher o colchão.....e depois dobrar e guardar tudo de novo...consome tempo....

já deixei de fazer algumas viagens de finais de semana por isso...preguiça dessa operação...acaba valendo mais uma pernoite em uma pousada....o que com a de teto seria evitado....

eu ainda acho válido, apesar do custo alto....a praticidade é invejável, e a higiene, em função da altura, em relação a terra/areia/umidade....me parece ser algo muito diferente das de piso.

abraço!!!

dudu83
17/06/2013, 21:17
Olá Vicente, já li sim o seu blog. É acredito que tenha muito mito criado tbém mas, com a ajuda dos amigos vamos excluindo os excessos. Acompanhei o encontro dos engesas em Campos e vi que vc teve problemas e não pode ir mas, graças a Deus ta tudo bem com seu pai.
Abs.
Aconselho tirar passaporte por que agiliza nas alfandegas, PID na precisa mas na Argentina quando leles querem uma plata normalmente querem reter a cnh se tiver PID e so largar la com eles...Vacina sei que precisa mas nunca me pediram em lugar nehnhum do mundo, seu roterio ta muito bom mas nao perca seu tempo conhecendo porto Velho , do resto nao tem nada demais so trafegue a noite em ultimo caso e muito cuidado no Peru muitos animais na pista...

Vicente Guimaraes
17/06/2013, 21:34
Valeu DUDU :curtir:

Cristian, barraca de teto é bom mas é um baita investimento, só se paga se vc for usar muito mesmo. Acho que 90% das pessoas que compram barracas de teto não as usaram tanto (ou nem chegaram a usar) que valesse a pena.

Dudu83, boas dicas heim.. eu prefiro viajar de dia para ver a paisagem, mas a dica da viagem a noite vale muito para a região do noroeste da Argentina próxima ao sul do Paraguai (Posada, Missiones, etc.) para evitar os "puliças" caras de pau de lá.

Bandinho
17/06/2013, 22:15
Valeu Dudu, o passaporte e PID estamos providenciando. Estamos pensando em fazer duas pernas mais longas no início, Friburgo/Itumbiara e Itumbiara/Cuiabá(+-1.100km cada), nos 2 primeiros dias que estamos mais descansados e chegar um pouco mais rápido ao Acre. O trecho de Rio Verde a Cuiabá estamos pensando em fazer desviando por Barra do Garça para evitar as carretas em Rondonópolis, vale a pena?
Abs.

dudu83
18/06/2013, 02:15
Valeu Dudu, o passaporte e PID estamos providenciando. Estamos pensando em fazer duas pernas mais longas no início, Friburgo/Itumbiara e Itumbiara/Cuiabá(+-1.100km cada), nos 2 primeiros dias que estamos mais descansados e chegar um pouco mais rápido ao Acre. O trecho de Rio Verde a Cuiabá estamos pensando em fazer desviando por Barra do Garça para evitar as carretas em Rondonópolis, vale a pena?
Abs.
faz tempo que nao ando por ali, mas sempre preferí ir barra do garca - primavera do leste - campo verde ("vira no posto") chapada dos guimaraes e cuiaba ... dai depois e melhor pegar por caceres - pontes e lacerda - comodoro - vilhena, a estrada ta melhor... quanto a definir ciudades especificas para durmir acho muito complicado melhhor ir devagar pq o índice de accidentes ta altissimo

Bandinho
18/06/2013, 11:13
Pessoal, documentos preparados agendamento pronto para fazer o passaporte mas, uma noite de insônia com a proximidade do casamento de minha filha caçula(05/10)e a data da viagem 20/8 a 20/09, me fizeram adiar meu sonho, não posso atrapalhar a viagem dos companheiros. Então resolvi deixar pra uma data após o casamento, ainda tenho tempo para uma próxima programação.
Obrigado pelas informações e abraços a todos.

jeisonk
18/06/2013, 11:44
O trecho de Rio Verde a Cuiabá estamos pensando em fazer desviando por Barra do Garça para evitar as carretas em Rondonópolis, vale a pena?
Abs.

Com certeza vale a pena evitar o trecho Rondonópolis-Cuiabá.
Passei duas vezes este ano pelo trecho Rio Verde - Montevidiu - Piranhas - Barra do Garças - Primavera do Leste - Campo Verde - Chapada dos Guimarães - Cuiabá.
Vem tranquilo que a estrada é boa, salvo alguns pequenos trechos com um pouco de buraco, só.
Trânsito tranquilo também.

Abraços

Marrafa
21/06/2013, 10:53
Bandinho,

Vc citou num tópico lá atrás um seguro para o carro durante o período da viagem por R$ 700,00. Onde??? Já pesquisei um monte e ninguém faz esse seguro. Só fazem seguro anual e com extensão de perímetro apenas para o mercosul, daí o Chile e o Peru estão fora...

Bandinho
23/06/2013, 20:36
Boa noite Marrafa aquela citação eu copiei do amigo que está programando a viagem então não cheguei a conversar com ele sobre os detalhes. Eu acho que seguro q que ele se refere seja um seguro anual parcelado e não completar o pagamento, só pode ser. Quanto a cobertura nos países tbém vou questionar.
Abs.

Daniel Engelbrecht
26/08/2013, 00:15
Achei extremamente válido o tópico criado pelo colega Vicente. Creio que uma viagem feita em veículo 4x4 nos dá maiores possibilidades. Mas para a maior parte dos roteiros pela Argentina, Uruguai e Chile não é necessária uma super preparação dos carros. Uma boa revisada num 4x4 e um pouco de conhecimento sobre a mecânica são suficientes para se aproveitar os destinos. Sem dúvida uma preparação mais radical é necessária para certos trajetos no norte do país, onde o biche realmente pega na época das chuvas (já morei no Amazonas).
Estou planejando uma ida ao Atacama no próximo ano, passando por Salta e Jujuy na Argentina. Tenho a opção de ir num veículo 4x2 automático e confortável, mas estou com vontade de me aventurar num pequeno Suzuki Samurai.
É claro que não sou completamente louco. O Samurai teve o motor repotencializado para 1600 cilindradas e totalmente revisado, de modo que está com um rendimento um pouco melhor que o original e me passando uma sensação de segurança em relação a possíveis defeitos. Será que vou me arrepender? É aquela velha questão: dá para ir com qualquer carro convencional, mas temos sempre aquela vontade de fazer andar nossos 4x4.
Tenho dúvidas também em relação a alguns acessórios. Quebra mato e faróis auxiliares (inclusive no bagageiro) são itens que vão me dar dor de cabeça? Já vi fotos de Land Rovers fazendo esse roteiro com quebra mato e guincho instalados, mas comumente leio comentários de que não pode.
Ocorrendo algum problema inesperado, existe alguma coisa da Suzuki na Argentina e no Chile?
Agradeço pela ajuda.

Vicente Guimaraes
26/08/2013, 15:02
Fala Daniel,

Obrigado pelo elogio ao tópico, eu acredito que o imporante é viajar... de que adianta investir 150.000 numa viatura para visitar o Ushuaia? com 150.000 eu dou a volta ao mundo com um fiat uno.. O que é melhor?

Para Salta, Norte da Argentina e Atacama dá para ir tranquilo de 4x2 inclusive vc poderá fazer alguns passeios, no meu blog tem este link (http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/search/label/Atacama%3A%20Mapas%20%26%20GPS%20POIs) com mapas e coordenadas GPS dos lugares que eu visitei com um corsa 1.4.

Se vc for de 4x4 dá para fazer todos os passeios com o seu Vitara (tanto no NOrte da Argentina ira a Iruya, Tolar Grande, percorrer a Ruta 40 entre Salta - Cachi - Cafayate; quanto no Atacama ir ao Geisers del Tatio, Salar de Tara, Termas de Puritama e Bolivia no Salar de Uyuni).

Sobre os acessórios, pelo que sei as viaturas não podem ter nada excedendo o tamanho dos parachoques, ou seja se guincho estiver embutido teoricamente não tem problema, quebra mato neste caso seria proibido, pois geralmente os modelos que usamos no Brasil ficam à frente do parachoque dianteiro, tem alguns modelos integrados ao parachoque que não tem problema (o quebra mato do meu engesa será removível e fixado por suporte com 8 grandes parafusos no parachoque... quando eu viajar eu tiro ele fora) Os farois auxiliares tem que ser amarelos (vc pode usar película amarela). Bagageiro eu acho não tem problema.

Tem muito Susuki na Argentina e Chile, no Chile então deve ter mais que no Brasil.

tjflorindo
26/08/2013, 16:35
Dando meus "pitacos" tmb...

Daniel, em 2008 passei no Atacama com um Focus 1.8, entrando por Salta, passando por Santo Antonio de Los Cobres, um bela viagem, sem problemas algum. No entanto, por falta de planejamento na época, tive problemas na estrada do pacífico no Perú, antes de asfaltarem, passei na semana passada lá, de Corolla, agora uma "tetéia".
Tmb sou do seguinte raciocínio, aproveitar o máximo da viagem com o mínimo de imobilizado possível, resultado em mais Km ou mais viagens.....mas para isso, o planejamento da viagem é essencial para evitar esses gargalos....
Uma curiosidade, pensa em ir em quantas pessoas em um Samurai? Pergunto por que tenho um Vitara e já ando sem os bancos traseiros por questão de espaço...

Abraços,

Daniel Engelbrecht
26/08/2013, 21:00
tjflorindo,
com certeza penso em ir apenas com minha esposa no samurai. Já tirei há muito tempo o banco traseiro também. rs
Com o espaço que fica livre dá para levar muita coisa.
Já fiz viagens em torno de 2.500km ida e volta com o samuca. Essa somaria uns 6.000km. Ainda estou avaliando se compensa.
Essa foto que postou é do acesso ao Chile por qual localidade?

Vicente,
se entendi bem alguns passeios demandam o uso de um 4x4. Quem vai de 4x2 consegue ir nesses locais por meio de agências de turismo?

tjflorindo
26/08/2013, 22:02
tjflorindo,
com certeza penso em ir apenas com minha esposa no samurai. Já tirei há muito tempo o banco traseiro também. rs
Com o espaço que fica livre dá para levar muita coisa.
Já fiz viagens em torno de 2.500km ida e volta com o samuca. Essa somaria uns 6.000km. Ainda estou avaliando se compensa.
Essa foto que postou é do acesso ao Chile por qual localidade?

Vicente,
se entendi bem alguns passeios demandam o uso de um 4x4. Quem vai de 4x2 consegue ir nesses locais por meio de agências de turismo?

Essa foto é em Passo Sico. Em Salta segue para Santo Antonio de Los Cobres, lugar muito bonito.

Vicente Guimaraes
26/08/2013, 22:48
Vicente,
se entendi bem alguns passeios demandam o uso de um 4x4. Quem vai de 4x2 consegue ir nesses locais por meio de agências de turismo?

Isso mesmo,

No Norte da Argentina dá para rodar tudo de 4x2, Salta, Cafayate, Cachi, Tilcara, Iruya, Susques, Paso Jama é tudo asfalto ou ripio em bom estado. Vc só vai precisar de 4x4 para ir a Tolar Grande e Paso Socompa (arg x chile)

No Atacama tem passeios para todo lado. de 4x2 vc faz a maioria dos passeios é só ter um gps. Para o Salar de Tara e Geisers del tatio vc precisa de 4x4.

Vicente Guimaraes
26/08/2013, 22:51
Essa foto é em Passo Sico. Em Salta segue para Santo Antonio de Los Cobres, lugar muito bonito.

A estrada entre Salta - San Antonio de Los Cobres - Paso Sico está em bom estado?

Continuando neste caminho no Chile se chega à San Pedro do Atacama, antes vc passa pelas Lagunas Altiplanicas (Meniques e Miscanti), Socaire (cidadezinha) e Toconao (cidadezinha). Eu sei porque tinha planejado este caminho mas fui e voltei pelo Paso Jama, mais ao norte.

tjflorindo
27/08/2013, 09:07
A estrada entre Salta - San Antonio de Los Cobres - Paso Sico está em bom estado?

Continuando neste caminho no Chile se chega à San Pedro do Atacama, antes vc passa pelas Lagunas Altiplanicas (Meniques e Miscanti), Socaire (cidadezinha) e Toconao (cidadezinha). Eu sei porque tinha planejado este caminho mas fui e voltei pelo Paso Jama, mais ao norte.

Vicente, eu passei nessa estrada a muito tempo, fazem já 5 anos. Em sí a estrada era boa, o lado da argentina que pega um pouco da cordilheira tinha uns lugares piores, mas a maioria das subidas já era concretada. Á unica coisa que me preocupou na época, o tráfego é muito pequeno, não recomendam cruzar sozinho...quando passei, a média era 1 carro por dia na aduana.

Vicente Guimaraes
27/08/2013, 12:45
o tráfego é muito pequeno, não recomendam cruzar sozinho...quando passei, a média era 1 carro por dia na aduana.

Poh lega... aí que está a emoção :)

tjflorindo
27/08/2013, 13:51
Poh lega... aí que está a emoção :)
ahahaha...foi por isso que passei!

Mas a estrada é muito bonita, lagunas e mais lagunas na beira da estrada.
Nesse link tem várias fotos desse pedaço>
Desbravadores da América: 28/02 - Campo Quijano - Ar a San Pedro de Atacama - Ch (http://www.desbravadoresdaamerica.blogspot.com.br/2008/03/2802-campo-quijano-ar-san-pedro-de.html)
Desbravadores da América: São Pedro de Atacama (http://www.desbravadoresdaamerica.blogspot.com.br/2008/03/so-pedro-de-atacama.html)

Quando passei, o único carro que encontrei foi um Motorhome de um casal de Alemães, estavam vindo do canadá e me perguntam se estava muito longe de Fortaleza-Ce! Que situação! rsrs

Vicente Guimaraes
27/08/2013, 14:00
show as fotos !


Quando passei, o único carro que encontrei foi um Motorhome de um casal de Alemães, estavam vindo do canadá e me perguntam se estava muito longe de Fortaleza-Ce! Que situação! rsrs

Caraca !!! isso é que é estar perdido... hahahahahahaha

Daniel Engelbrecht
27/08/2013, 21:42
Só de ver as fotos dá vontade de antecipar a viagem.

Consegui um mapa para GPS do projeto tracksource que tem quase todos os pontos turísticos que você cita no blog, Vicente. Bem detalhado o mapa, com indicação das estradas pavimentadas e de terra. Só não tem o Salar de Tara. Mas com as coordenadas fica tranquilo.

samucace
22/09/2013, 20:21
Sempre fui de fazer trilha ou viagens pequena.
Mas dessa vez estou programando algo um pouco maior (sabendo a dificuldade de ferias do resto da família) de uns 15 dias. Saindo de Recife, conhecendo a chapada Diamantina, vale do catimbal, os canions do são Francisco entre cidades históricas do interior nordestino. Nada de tão grande quanto foi citado aqui por vcs, mas vale pra começar.
Queria agradecer pelas dicas lidas aqui. Realmente antes de ler esse tópico estava prestes a preparar mais minha triton que ja tem pneus Bf all terran e suspensão elevada. Mas pensando bem, da pra ir a esses lugares sem muita parafernália. Rsrs

planejamento da viagem tb ja está em andamento e pretendo passar 15 dias de estrada e trilha leve, num total de uns 3000 km apenas.


Ps. Esse foi uns dos tópicos mais interessantes que ja li no fórum

Vicente Guimaraes
23/09/2013, 00:23
Queria agradecer pelas dicas lidas aqui. Realmente antes de ler esse tópico estava prestes a preparar mais minha triton que ja tem pneus Bf all terran e suspensão elevada. Mas pensando bem, da pra ir a esses lugares sem muita parafernália. Rsrs

Ps. Esse foi uns dos tópicos mais interessantes que ja li no fórum

Opa legal !!! manda ver e boa viagem !!! depois conta como foi :curtir:

Fico feliz que tenha gostado do tópico.

AAssis
07/11/2014, 17:24
Fantastico tópico!!

copiei muita dica!!! risos...

e, vicente, seu blog ta show tb!!



Opa legal !!! manda ver e boa viagem !!! depois conta como foi :curtir:

Fico feliz que tenha gostado do tópico.

reybelo
18/11/2014, 09:51
tjflorindo,
com certeza penso em ir apenas com minha esposa no samurai. Já tirei há muito tempo o banco traseiro também. rs
Com o espaço que fica livre dá para levar muita coisa.
Já fiz viagens em torno de 2.500km ida e volta com o samuca. Essa somaria uns 6.000km. Ainda estou avaliando se compensa.
Essa foto que postou é do acesso ao Chile por qual localidade?

Vicente,
se entendi bem alguns passeios demandam o uso de um 4x4. Quem vai de 4x2 consegue ir nesses locais por meio de agências de turismo?

Amigo,
Se usa o espaço do assento traseiro como porta malas sugiro a instalação de uma rede que separe o espaço com o dianteiro
Em um acidente bem leve com um amigo vi o estrago que malas "voando pelo carro" podem fazer !

Daniel Engelbrecht
23/11/2014, 21:44
É uma boa ideia. Já tinha pensado nesse risco.

Vicente Guimaraes
24/11/2014, 14:31
Amigo,
Se usa o espaço do assento traseiro como porta malas sugiro a instalação de uma rede que separe o espaço com o dianteiro
Em um acidente bem leve com um amigo vi o estrago que malas "voando pelo carro" podem fazer !

Boa idéia :curtir:

Não precisa muito para sair tudo voando.... passar numa lombada ou depressão numa estrada de terra a 80km/h pode fazer tudo voar dentro do carro.

Então o ideal é rede + amarrar tudo bem amarrado.

Amostardeiro
24/11/2014, 19:51
Amigo,
Se usa o espaço do assento traseiro como porta malas sugiro a instalação de uma rede que separe o espaço com o dianteiro
Em um acidente bem leve com um amigo vi o estrago que malas "voando pelo carro" podem fazer !

É bom amarrar bem as tralhas, um amigo quase foi atingido pelo Hi-Lift que estava no porta malas da VTR, para terem uma ideia passou entre ele e o zequinha e saiu pelo para brisa dianteiro :shock: .

Abs

RcPM
24/11/2014, 21:13
Boa idéia :curtir:

Não precisa muito para sair tudo voando.... passar numa lombada ou depressão numa estrada de terra a 80km/h pode fazer tudo voar dentro do carro.

Então o ideal é rede + amarrar tudo bem amarrado.

Putz, isso me lembra….
Todo o cuidado é pouco para quem vai encarar a Ruta 40 (principalmente ao sul de Bajo Caracoles) com asfalto novinho, lisinho e sem sinalização nenhuma.
Não se animem. Tem armadilhas do tipo lombadas de Itú sem aviso previo.
Eles não colocam placas tipo fim de asfalto, depressão, valeta nem estrada interditada.
Tá facil de se ferrar por lá.
A Carretera Austral também está em construção, fiquem espertos.

afernandonm
01/02/2015, 22:09
Pesssoal, parabéns pelo tópico!! Peguei várias dicas...

Estou começando a me organizar para ir em julho ao Atacama. E estou com a seguinte dúvida: Meu carro está com os pneus sobrando para fora dos para-lamas. Vocês saberiam me dizer se isso pode ser um problema com a polícia da Argentina ou do Chile?

Obrigado

Vicente Guimaraes
02/02/2015, 00:13
Pesssoal, parabéns pelo tópico!! Peguei várias dicas...

Estou começando a me organizar para ir em julho ao Atacama. E estou com a seguinte dúvida: Meu carro está com os pneus sobrando para fora dos para-lamas. Vocês saberiam me dizer se isso pode ser um problema com a polícia da Argentina ou do Chile?

Obrigado

Pode dar problema sim, bem como faróis auxiliares (tem que ser amarelos ou cobertos por capas), protetores de parachoque e quebra mato...

afernandonm
02/02/2015, 04:26
Vicente, obrigado pela dica. Vou ver o que eu faço, pois não tem alargador de para-lamas para Troller no mercado :twisted:.


Pode dar problema sim, bem como faróis auxiliares (tem que ser amarelos ou cobertos por capas), protetores de parachoque e quebra mato...

Walter da Camper
02/02/2015, 10:25
Fui para o Atacama e parte do NOA em janeiro e posso atualizar algumas informações postadas pelos colegas.

Passo Jama 100% asfaltado. Paso Sico sem asfalto, porém em excelentes condições. Esqueça o Google Maps para uma expedição nessa região pois essa estrada sequer aparece quando se tenta traçar uma rota. Os melhores mapas gratuitos para Garmin são o ProyectoMapear e o ViajerosMapas.

A estrada para o Geiser Del Tatio está em ótimas condições e trafegável para qualquer carro.

Com um veículo 4x2 dá para visitar praticamente todas as atrações famosas do Atacama, exceto o Salar de Tara que exige travessias de trechos de puro deserto, com pedras soltas e areia, sem pista consolidada.

A vantagem de estar de 4x4 é poder sair do circuito convencional e explorar o deserto.

Vicente Guimaraes
02/02/2015, 11:40
Vicente, obrigado pela dica. Vou ver o que eu faço, pois não tem alargador de para-lamas para Troller no mercado :twisted:.

Amigo, qual o pneu que está usando? pneu de trilha não é o ideal para expedições.


Fui para o Atacama e parte do NOA em janeiro e posso atualizar algumas informações postadas pelos colegas. Passo Jama 100% asfaltado. Paso Sico sem asfalto, porém em excelentes condições. Esqueça o Google Maps para uma expedição nessa região pois essa estrada sequer aparece quando se tenta traçar uma rota. Os melhores mapas gratuitos para Garmin são o ProyectoMapear e o ViajerosMapas. A estrada para o Geiser Del Tatio está em ótimas condições e trafegável para qualquer carro. Com um veículo 4x2 dá para visitar praticamente todas as atrações famosas do Atacama, exceto o Salar de Tara que exige travessias de trechos de puro deserto, com pedras soltas e areia, sem pista consolidada. A vantagem de estar de 4x4 é poder sair do circuito convencional e explorar o deserto. .

Walter que legal o seu relato, vc foi com a Camper? Realmente no Google maps a estrada pelo Paso Jama não existe, mas é excelente... Existe muito mito sobre Expedições no Atacama mas grande parte dos locais é visitável por qualquer veículo. Para os geisers depende da época do ano, quando neva (inverno), os rios que cortam as estradas aumentam de volume (pelo degelo) e só veículos altos passam. Quando eu fui (fevereiro de 2014 tinha chovido muito e a estrada estava interditada pelo acumulo de água.

Walter da Camper
02/02/2015, 12:57
Vicente, eu fui de Pajero totalmente original (inclusive os pneus) e realmente as condições das estradas dependem da época do ano. Estava tudo muito seco e o único "obstáculo" foi o excesso de poeira.

Vicente Guimaraes
02/02/2015, 14:32
Vicente, eu fui de Pajero totalmente original (inclusive os pneus) e realmente as condições das estradas dependem da época do ano. Estava tudo muito seco e o único "obstáculo" foi o excesso de poeira.

Legal, a Pajero Sport? é a 2.8 ou a 2.5?

Eu peguei neve no Paso Jama em pleno fevereiro (verão) acredita ? estava de carro 4x2 alugado (corsa sedan), olha a foto

http://3.bp.blogspot.com/-j0PWLh-DrM4/UTVewPx-IKI/AAAAAAAAAnc/2wY2xZAIre4/s400/Jama-neve.jpg

Meccano
03/02/2015, 16:10
Olá Vicente, T bom? conforme a temperatura e umidade o aspecto desse asfalto pretinho engana... engana bastante heheh!

O tal´´ielo negro´´, uma fina camada de VIDRO! de moto é como andar no sabão, escorrega pra todo lado e já pude provar que é bem dolorido hehehehe!
Abss!

Vicente Guimaraes
03/02/2015, 16:54
Olá Vicente, T bom? conforme a temperatura e umidade o aspecto desse asfalto pretinho engana... engana bastante heheh!

O tal´´ielo negro´´, uma fina camada de VIDRO! de moto é como andar no sabão, escorrega pra todo lado e já pude provar que é bem dolorido hehehehe!
Abss!

Sim Meccano, mas estava tinha começado a nevar a pouco, e não tinha gelo acumulado. De qq forma eu estava a uns 30km/h... e fui curtindo a paisagem :)

Uma informação importante, é comum o Paso Jama fechar no inverno por longos período devido a neve. O nosso amigo Raul Rangel ficou 4 dias esperando em Jama (cidadezinha na Argentina, onde fica a alfandega argentina) pela abertura do Paso e acabou desistindo e buscando outra rota.

Walter da Camper
03/02/2015, 16:59
Vicente, eu pequei pequenos fragmentos de neve no Paso Jama e em outros pontos de elevada altitude. Os cumes dos vulcões também estavam nevados.
A Pajero é 2.5 diesel.


Sim Meccano, mas estava tinha começado a nevar a pouco, e não tinha gelo acumulado. De qq forma eu estava a uns 30km/h... e fui curtindo a paisagem :)

Uma informação importante, é comum o Paso Jama fechar no inverno por longos período devido a neve. O nosso amigo Raul Rangel ficou 4 dias esperando em Jama (cidadezinha na Argentina, onde fica a alfandega argentina) pela abertura do Paso e acabou desistindo e buscando outra rota.

caio.piton
03/02/2015, 17:17
Boa tarde, eu acabei de fazer uma viagem de 8100kms saindo de Foz onde moro, indo a Salta- Argentina, San Pedro do Atacama- Chile, subi para o Peru em Puno e Cusco, retornando para foz pelo Brasil, Acre, Rondonia, Mato Grosso, MS, enfim, fiz com uma Pajero Full para nao se dizer totalmente original ela é chipada e pneus A/T, peguei desde neve ate muito calor, nao vi necessidade de qualquer preparacao que o carro precise ter, sendo que esta nao foi a primeira viagem que fiz pela Argentina e Chile.
Espero ter ajudado, e faca um esforco para ir ate o Peru o pais é encantador.
Abracos

afernandonm
04/02/2015, 02:17
Vicente, estou com BF KM2 de 35". Uso o carro para tudo... dia a dia, passeios, viagens e trilhas!! Sei que não é o ideal para expedições, mas também não é um pneu muito agressivo, exclusivo para trilhas.


Amigo, qual o pneu que está usando? pneu de trilha não é o ideal para expedições.



Walter que legal o seu relato, vc foi com a Camper? Realmente no Google maps a estrada pelo Paso Jama não existe, mas é excelente... Existe muito mito sobre Expedições no Atacama mas grande parte dos locais é visitável por qualquer veículo. Para os geisers depende da época do ano, quando neva (inverno), os rios que cortam as estradas aumentam de volume (pelo degelo) e só veículos altos passam. Quando eu fui (fevereiro de 2014 tinha chovido muito e a estrada estava interditada pelo acumulo de água.

Vicente Guimaraes
04/02/2015, 10:25
Olá Fernando (que nick é esse? afernandonm) kkkkk :)

Olha , visualmente eu adoro os pneus grandes...

O problema é que o 35 não é o pneu original do carro. Vc força mais suspensão, eixos, cambio, etc.. Mesmo sem fazer trilhas pesadas a % de quebra aumenta muito. Estando perto de casa numa trilha ou viagem curta (menos de 1000 Km) .. quebrou? vai lá.. guincha o carro leva pra casa... e se vc estiver a 10.000Km de casa? como fazer?

Além disso pneus grandes aumentam o centro de gravidade e tornam a direção mais boba. Ou seja dão menos estabilidade e menor dirigibilidade em estradas, se tiver que dar uma guinada brusca (por exemplo para desviar de um animal na pista) a chance de capotagem aumenta em muito.

Pneus largos e com desenho Mud (como o KM2) também são piores no asfalto com chuva pois aumentam a chance de aquaplanagem. O ideal para Expedições são pneus comuns ou A/T (caso vá transitar por estrada de terra)

Por isso considero que para "longas viagens" o ideal é estar próximo da configuração original. Não tem jeito.

Walter da Camper
04/02/2015, 10:34
Fernando. Além das desvantagens que o Vicente citou, os MUD tem desgaste acelerado no uso em asfalto.
Numa expedição dessas, se roda 6000km de asfalto, 2000 de terra batida e, no máximo 300 de areia fofa ou pedras soltas.
Se vc tem os originais guardados, vale a pena instalá-los para uma expedição de depois voltar para os 35.

O problema é que o carro não vai aparecer tão imponente nas fotos da viagem. Para alguns "jipeiros" isso é inaceitável :parede:

cristian-sp
04/02/2015, 10:49
Gostei da sinceridade sobre as fotos!!!!.....rs....

mas é realmente algo a sem pensar, 10mil km....é capaz de usar 50% (?) ...da vida útil do jogo....

colocar isso no "budget" da viagem pode fazer repensar um pouco....rs...


porque os MUD se desgastam realmente rápido no asfalto em velocidade, apesar dos BF serem papaléguas, e também seu último terço de vida só dá desgosto...rs...pois perde muita a função "mud" ...e fica tipo pato, não anda, não nada e não voa direto...

afernandonm
04/02/2015, 21:33
Entendo as desvantagens e sei que tenho que ter cuidado redobrado em condições de chuva etc. Moro em Rio das Ostras - RJ e já fui até Recife - PB com o carro, sem problemas rodei mais de 5000 km nesta ocasião. Não sou de correr.
E troquei relação (mais reduzida) e pontas de eixo do carro por mais reforçadas para evitar quebras prematuras. Troquei amortecedores e molas também...

Com relação ao desgaste, não é minha principal preocupação e os originais já vendi a tempos. Acho que vou colocar as rodas originais para evitar de os pneus sobrarem para fora dos para-lamas. Irei perder jogo na direção para manobrar. E talvez raspe a caixa de roda em algumas situações.

Lucas melo
01/08/2015, 13:12
assinando o tópico. excelente já peguei muitas dicas... parabéns a todos.

Pilon
15/11/2015, 17:05
Olá a todos e parabéns pelo tópico, adquiri um 4x4 e planejo iniciar meus passeios mais curtos em breve. Não tenho a intenção de efetuar muitos investimentos no carro, pois farei apenas trajetos leves e expedições. As trilhas curto fazer com meu ATV.

Com relação a passeios pela América Latina, tenho duas dúvidas:
1 - Nos locais de elevada altitude, é necessário efetuar alguma programação na injeção eletrônica?
2 - Quando se falam que o trajeto precisa de 4x4, exemplo alguns passeios no Atacama mencionados anteriormente, um original de fábrica consegue chegar? Ou é necessário efetuar algum investimento?

Marcio Vargas
30/05/2018, 19:23
Bueno,
Vou para los penitentes no inverno 2019 de tracker, estava mesmo procurando algumas informações sobre o que é necessário de preparação na viatura, e depois deste tópico fiquei bem mais tranquilo.

Basicamente:
- O cambão e o segundo triangulo, que exigem lá.
- Maleta com ferramentas básicas.
- Kit primeiros socorros + remédios mais comuns (paracetamol, epocler...)
- Algumas peças sobressalentes.

Agora pergunto:
De peças, o que é bom ter? Pensei em fusíveis diversos, lampadas diversas, o spray aquele que veda e enche pneu, silver tape, uns retalhos de borracha, algum plastico grosso (para caso de quebra de vidro vedar)... Correias vale a pena? PX ajuda?

Foltram F 1000
18/06/2018, 14:29
[QUOTE=Marcio Vargas;2476327]Bueno,
Vou para los penitentes no inverno 2019 de tracker, estava mesmo procurando algumas informações sobre o que é necessário de preparação na viatura, e depois deste tópico fiquei bem mais tranquilo.

Basicamente:
- O cambão e o segundo triangulo, que exigem lá.
- Maleta com ferramentas básicas.
- Kit primeiros socorros + remédios mais comuns (paracetamol, epocler...)
- Algumas peças sobressalentes.

Agora pergunto:
De peças, o que é bom ter? Pensei em fusíveis diversos, lampadas diversas, o spray aquele que veda e enche pneu, silver tape, uns retalhos de borracha, algum plastico grosso (para caso de quebra de vidro vedar)... Correias vale a pena? PX ajuda?[/QUO

Marcio, levar ferramentas nunca é demais se você não souber consertar sempre aparece alguém que saiba, nas minhas viagens levo peças que sem elas o carro não andaria de forma alguma, tb vai depender do terreno que você vai andar, se tiver muita água e barro eu levaria motor de arranque, alternador, cruzeta e uma troca de todos os óleos, se tiver muito pó, levaria a 2 filtros de ar, equipamento de resgate vária de acordo com tamanho da aventura, o restante seria mais para o seu conforto, gosto de pick up para expedição pois são feitas para levar peso e pq em algumas regiões lhe permite levar combustível extra com mais segurança.
Boa sorte nas aventuras.

RAlves
18/07/2018, 17:10
Eu já vi em lojas de moto kit para reparo de pneus sem câmera, aqueles macarrões marrons. Custa barato (Cerca de R$30) e junto com um compressor eletrico pequeno já livra a cara com pneu furado, sem depender tanto do estepe.

Estou entrando no mundo 4x4 agora, sempre viajei de moto, mas acredito que alternador e motor de arranque é meio exagerado. Se estiver meia boca, melhor revisar antes de sair (de preferência uns meses antes) pra viajar.

Lâmpadas com certeza eu levaria, aliás sempre ando com as do farol reservas no porta malas. Já fiquei sem farol a noite e nunca mais.

Óleos com certeza você acha em qualquer cidade grande não acho que seja necessário levar. Filtro de óleo normalmente tem vários equivalentes. Filtro de ar eu levaria sim, mas na pior das hipóteses tira ele e bate um ar no meio da viagem.

De resto é ver os problemas crônicos da Tracker e se preparar pra eles.