Ver Versão Completa : Instabilidade no Tracker
Pessoal, no Tracker que comprei recentemente e instalei o Lift de suspensão de 2"da R/C, apresenta o seguinte.
A medida em que aumenta a velocidade, a frente do carro fica saindo,não sei o termo correto se seria: passarinhando, sambando, dançando, enfim acho que os amigos entenderam, porem não é o "schimyn".
Características do meu carro:
Tracker 2008, com Llift de suspensão de 2" R/C pneus 235/70r16, Cambagem não consigo manter coloquei parafusos CAM 12 para regular a Cambagem, só que montei 02 parafusos em cada cubo para não fazer o rasgo do furo no amortecedor, o que foi um erro as rodas abriram na parte de baixo provavelmente os pra fusos giram e com isso alterou o angulo para mais negativo o que poderia ser benéfico para se andar em linha reta. Para resolver isso vou recolocar os parafusos originais e fazer o rasgo no furo para acertar a Cambagem.
Mas acho que o angulo de Caster, também influencia bastante e no meu caso esta com 1° 24' e 2º 12' , portanto diferentes um do outro e menores que 2º 40' que seria o ideal.
Vou tentar corrigir o Caster, mais me informaram que durante a aplicação da força pode estourar o rolamento do cubo, talvez eu ache um local onde tem equipamento que não aplique a força no cubo.
Também percebi que existe uma pequena folga na caixa de direção.
Pergunto:
- Tem como regular (algum parafuso) para tirar essa folga ou tem que trocar o reparo da caixa de direção.
- Alguém já teve esse problema da frete saindo (instabilidade) com o aumento de velocidade, caso afirmativo que procedimento adotou.
Aguardo dos amigos mais experientes ou não, sugestões para me ajudar a solucionar esse problema.
Vou me inteirar bem desse assunto, pois quando parar pretendo fazer todos os serviços ao mesmo tempo para não ficar desmontando a suspensão varias vezes.
Amigo delirio tem custo, torço para que resolva
VOVÔ DO TROLLER
24/03/2013, 16:55
Pessoal, no Tracker que comprei recentemente e instalei o Lift de suspensão de 2"da R/C, apresenta o seguinte.
A medida em que aumenta a velocidade, a frente do carro fica saindo,não sei o termo correto se seria: passarinhando, sambando, dançando, enfim acho que os amigos entenderam, porem não é o "schimyn".
Tracker 2008, com Llift de suspensão de 2" R/C pneus 235/70r16, Cambagem não consigo manter coloquei parafusos CAM 12 para regular a Cambagem, só que montei 02 parafusos em cada cubo para não fazer o rasgo do furo no amortecedor, o que foi um erro as rodas abriram na parte de baixo provavelmente os pra fusos giram e com isso alterou o angulo para mais negativo o que poderia ser benéfico para se andar em linha reta. Para resolver isso vou recolocar os parafusos originais e fazer o rasgo no furo para acertar a Cambagem.
Mas acho que o angulo de Caster, também influencia bastante e no meu caso esta com 1° 24' e 2º 12' , portanto diferentes um do outro e menores que 2º 40' que seria o ideal.
Vou tentar corrigir o Caster, mais me informaram que durante a aplicação da força pode estourar o rolamento do cubo, talvez eu ache um local onde tem equipamento que não aplique a força no cubo.
Pergunto:
- Tem como regular (algum parafuso) para tirar essa folga ou tem que trocar o reparo da caixa de direção.
- Alguém já teve esse problema da frete saindo (instabilidade) com o aumento de velocidade, caso afirmativo que procedimento adotou.
Aguardo dos amigos mais experientes ou não, sugestões para me ajudar a solucionar esse problema.
Vou me inteirar bem desse assunto, pois quando parar pretendo fazer todos os serviços ao mesmo tempo para não ficar desmontando a suspensão varias vezes.
Boa tarde gtrong. Acredito que o problema do seu Tracker, seja realmente na cambagem. Na minha opinião, o melhor mesmo é fazer este rasgo no amortecedor, como ensina a própria RC4x4. Dá uma ligada para o Rodrigo Portugal e vê no que ele pode te ajudar. Aqui em Sampa temos ótimos mecânicos que poderiam resolver este problema mas aí em Curitiba eu não conheço ninguém Abs e boa sorte. Válter.
p.s. coloque as suas dúvidas lá nos tópicos abaixo, que com certeza o pessoal vai te ajudar.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/48822-pecas-substitutas-paralelas-genericas-para-o-tracker-grand-vitara.htm
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/33743-tracker-2007-preparacao-para-trilhas.html
Grande Válter, agradeço pela resposta.
Já havia falado para o Rodrigo da R/C, mas como foi ele mesmo que me convenceu a não fazer o rasgo para vender os parafusos CAM12, ficou assim... o dito pelo não dito...
Foi trocando ideia em uma das vezes que fui fazer a geometria com o técnico que eu perguntei sobre o CAM 12 que ele me falou que esses parafusos são excelentes para donos de Geometria o cliente fica sempre voltando para acertar a cambagem. E no caso de estar usando 2 de cada lado pode comprometer a segurança pois esse parafuso tem um diâmetro menor que o original para poder girar com o excêntrico e proporcionar o deslocamento calculei e vi que tem-se uma redução de 44% da areá de cisalhamento do parafuso, diminui-se assim o coeficiente segurança na mesma proporção.
Vou recolocar os parafusos originais, e fazer o rasgo, também solucionar a folga da caixa que não sei se consigo fazer apenas com regulagem ou terei que trocar o reparo se é que existe.
Oi Gtrong,
Fiz o lift recentemente tb e a minha não passarinha tanto, mas ficou mais instável sim. Não passo mais dos 120km/h.
Tb comprei 4 cam12 com o Rodrigo e não usei. Tb acho q o desenho dos pneus influenciaram no sambamento mas a cambagem está zerada.
Um pqno "jogo" no volante tb apareceu e antes o carro não tinha nada. Para mim foi o lift e os pneus que diminuiram a estabilidade, mas nada que me arrependa. Tudo tem vantagens e desvantagens e a única desvantagem do lift foi essa instabilidade.
[ ]s
Grande Válter, agradeço pela resposta.
Já havia falado para o Rodrigo da R/C, mas como foi ele mesmo que me convenceu a não fazer o rasgo para vender os parafusos CAM12, ficou assim... o dito pelo não dito...
Foi trocando ideia em uma das vezes que fui fazer a geometria com o técnico que eu perguntei sobre o CAM 12 que ele me falou que esses parafusos são excelentes para donos de Geometria o cliente fica sempre voltando para acertar a cambagem. E no caso de estar usando 2 de cada lado pode comprometer a segurança pois esse parafuso tem um diâmetro menor que o original para poder girar com o excêntrico e proporcionar o deslocamento calculei e vi que tem-se uma redução de 44% da areá de cisalhamento do parafuso, diminui-se assim o coeficiente segurança na mesma proporção.
Vou recolocar os parafusos originais, e fazer o rasgo, também solucionar a folga da caixa que não sei se consigo fazer apenas com regulagem ou terei que trocar o reparo se é que existe.
Faça o pequeno rasgo no amortecedor, mas faça do tamanho que o limite do rasgo seja a regulagem ideal da cambagem. Do contrário, com qualquer pancada mais forte pode perder a regulagem, caso faça um rasgo muito grande.
No meu Vitara, o rasgo ficou muito grande e foi necessário aplicação de pequenos limitadores no rasgo, presos com solda. Agora ficou bom, não desregulou mais.
Abraço!
Pergunto:
Gtrong,
1) tenho uma Trk em condições semelhantes: 2008, mas com lift "caseiro" (mola D Opala 6cc + Amort Omega Sup na traseira e calços 2" de tecnil feitos em torneiros);
2) tive o mesmo problema de geometria. A oficina especializada em alinhamento técnico, optou por aumentar o furo do amortecedor dianteiro, mas não é um furo rasgo grande. Consigo fazer a geometria em qualquer lugar.
3) a frente sambava nas seguintes condições: + 100km/h e estrada com muitos remendos. No meu caso, o problema era causado pelo suspensão dianteira como todo. Fiz o lift, mas não alterei mais nada. Os amortecedores eram originais (52mil km) e estavam muito moles. Tinham folga nas bieletas, nos terminais de direção e ponteiras e os pivos da bandeja. Troquei os amortecedores, os terminais e as ponteiras. Já melhorou bastante. Estourei de vez os pivos e troquei pelo da L 200 GL. Melhorou mais. Quebrei a bieleta e troquei pela da COFAP. Ou seja, minha suspensão dianteira é praticamente nova e resolvi o problema da instabilidade dianteira. Hoje, eu posso chegar aos 130/140 que a frente fica bem estável, mas só faço isso em certas ocasiões. O normal é 110/120. Dê uma olhada: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/117040-gm-tracker-somente-topicos-de-manutencao.html
4) Outra causa da frente mole é a falta da bieleta ou da barra estabilizadora. Antes de colocar a bieleta nova, tive que retirar as 2 e prender a barra estabilizadora para trás. Fica ótimo na trilha, mas com pouca estabilidade na estrada e em alta velocidade. http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/117567-gm-tracker-bieletas-originais.html
Estou pensando em adotar este procedimento de retirar as bieletas quando for andar em trilhas.
5) Folga na direção e batidas na coluna, veja este post: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/97252-tracker-07-08-faz-barulho-quando-da-se-partida-e.html
Abraços
Agradeço aos amigos pelas respostas com elas estou procurando entender cada vez mais sobre esse problema e quem sabem no futuro ajudar outros.
A principio vou acetar a cambagem, verificar os terminais da direção, quanto aos amortecedores quando fiz o lift, pude verificar que não estavam moles era preciso muita força para retornar.
Vou também ver as buchas da suspesão. E as bieletas
Mas dar uma atenção especial a coluna da direção, parte do problema pode ser a soma de pequenas folgas ao longo da coluna.
Outra coisa que tem incomodado e está aumentando é um rangido que vem da suspensão.
Não sei se são as buchas ou atrito da mola na bandeja ou da barra estabilizadora. Porem quando levanto o carro com o macaco e solto é possível perceber bem esse rangido, um mecânico ficou em baixo do carro para tentar identificar de onde vinha esse rangido enquanto eu subia e baixa o carro com o macaco, ele disse que não consegui saber com certeza do local mas achou que é das molas, espero que quando desmontar novamente a suspensão possa resolver isso também.
Caso alguém saiba também alguma coisa sobre aquietar rangido peço informar.
Obrigado.
Galera, tenho uma Tracker 2008 que está com instabilidade quando entra em algum desnível da pista. A geometria está ok, já troquei as buchas da barra de direção, buchas do braço traseiro. Fui em 3 mecanicos que me disseram estár tudo perfeito mas não consigo resolver. Será que pneus podem estar ocasionando isso? Outra pergunta, a tracker tem regulagem da caixa de direção? Talves tenha uma pequena folga e aparece só quando anda...alguém pode me ajudar?
Luis
MARCANGIANE
10/08/2015, 16:14
Mande verificar a folga nos cubos de roda(dianteiros).
tonyPapaleguas
10/08/2015, 22:12
Pergunto:
Gtrong,
Minha tracker também tem lift de 2 polegadas e as mesmas características de dirigibilidade instável relatada. Também acredito ser a cambagem , não sei se os rasgos dos amortecedores foram feitos pois já comprei o carro assim. Estou para fazer a suspensão do carro este mês e posto minhas impressões e experiências assim que os fizer.