Paulo Quintal
24/03/2013, 11:38
Amigos, minha viatura parou ontem o trânsito.
Ao sair em um sinal, 1° engatada e ao soltar a embreagem um "estalo" e aparentemente ponto morto!
Sintomas e tentativas:
- Pensei que a 1° não houvesse sido engatada corretamente... Mas simplesmente nenhuma marcha engatava.
- Tentei a alavanca da redução nem HI nem LOW funcionavam, Mas dá para ouvir o “engate” e nada.
- Simplesmente a sensação era de que os cardâns dianteiros e traseiros foram desconectados!
- Sem nada a fazer, deixei o carro ligado e engrenado mesmo (era indiferente, podia se engatar qualquer coisa e soltar a embreagem que era igual a ponto morto) e o empurrei para um estacionamento próximo, para testar mais coisas, na pior das hipóteses lá ele ficaria “guardado”.
- Como o motor estava ligado e a primeira engatada reparei que ao se acionar o freio de mão o carro ameaçava andar e andava!
- Imaginei o diferencial central assumindo e deslocando a força devido ao bloqueio (freio de mão) no diferencial traseiro.
- Assim fiz, como estava perto da casa de minha mãe, acionando de leve o freio de mão e a passos de tartaruga cheguei em casa, sem grandes traumas, estalos ou barulhos significativos no cambio (apenas um ronco), guardei o carro.
Conto com a ajuda dos Amigos para tentar entender o ocorrido e se nenhuma dica funcionar, vou precisar arrumar um MECÂNICO de LAND em São Gonçalo ou Niterói para resolver/reparar o problema! Caso alguém conheça, favor me passar o contato de algum MECÂNICO na região!
Obrigado e Já agradecendo qualquer ajuda, Paulo.
Ao sair em um sinal, 1° engatada e ao soltar a embreagem um "estalo" e aparentemente ponto morto!
Sintomas e tentativas:
- Pensei que a 1° não houvesse sido engatada corretamente... Mas simplesmente nenhuma marcha engatava.
- Tentei a alavanca da redução nem HI nem LOW funcionavam, Mas dá para ouvir o “engate” e nada.
- Simplesmente a sensação era de que os cardâns dianteiros e traseiros foram desconectados!
- Sem nada a fazer, deixei o carro ligado e engrenado mesmo (era indiferente, podia se engatar qualquer coisa e soltar a embreagem que era igual a ponto morto) e o empurrei para um estacionamento próximo, para testar mais coisas, na pior das hipóteses lá ele ficaria “guardado”.
- Como o motor estava ligado e a primeira engatada reparei que ao se acionar o freio de mão o carro ameaçava andar e andava!
- Imaginei o diferencial central assumindo e deslocando a força devido ao bloqueio (freio de mão) no diferencial traseiro.
- Assim fiz, como estava perto da casa de minha mãe, acionando de leve o freio de mão e a passos de tartaruga cheguei em casa, sem grandes traumas, estalos ou barulhos significativos no cambio (apenas um ronco), guardei o carro.
Conto com a ajuda dos Amigos para tentar entender o ocorrido e se nenhuma dica funcionar, vou precisar arrumar um MECÂNICO de LAND em São Gonçalo ou Niterói para resolver/reparar o problema! Caso alguém conheça, favor me passar o contato de algum MECÂNICO na região!
Obrigado e Já agradecendo qualquer ajuda, Paulo.