Conectar

Ver Versão Completa : Duvidas basicas pajero dakar

RLeon
23/03/2013, 21:46
Pessoal,
Sou novo no mundo offroad, tenho uma Dakar 2013 e muitas dúvidas...

1- Em piso asfalto molhado, posso usar 4x4 (4H) ou não é aconselhavel devido a desgastes?
2- Pelo que pude entender, ele tem o mesmo sistema da TR4 - diferencial VCU. É isso mesmo?
2b. Dessa forma então, ela nao é como a Triton, que poderia sair de situações onde uma roda sem aderencia recebe menos torque que é transferido para a roda que tem maior aderencia.
3. Ela não tem controle eletronico de estabilidade, confere?

Obrigado pelas informações no site. São uma verdadeira escola!

Carlos A. C. Azevedo
27/03/2013, 10:27
Isso aí, pode acionar o 4x4H no asfalto mesmo sem estar chovendo, pra melhorar a estabilidade.

O sistema de tração é o super select na dakar e o easy select na triton, a triton tem 3 posições- 4x2, 4x4H e 4x4L, mas o 4x4H da triton é o que divide direto 50% da força pra cada eixo. No caso da dakar, são 4 posições, 4x2, 4x4H, 4x4Hlc e 4x4Llc, não sei se é essa a nomenclatura certa, mas o 4x4H da dakar é diferente do da triton pelo fato da dakar ter o acoplamento viscoso e isso altera a quantidade de força que vão para os eixos, o dianteiro recebe menos que o traseiro. No caso da posição 4x4Hlc é a mesma que a posição 4x4H da triton, essa sim divide 50% da força pra cada eixo, e não é indicado usar no asfalto mesmo que esteja chovendo.

:concordo:

Andrejur
27/03/2013, 17:25
Também estou interessado numa Dakar, mas ainda não decidi qual delas.
Pelo que andei pesquisando, a Dakar que tem a caixa de tração Super Select é apenas a HPE com motores 3.2 Diesel e 3.5 Flex.
A versão diesel que não é HPE possui a caixa de tração Easy Select como a L200 Triton. Essa versão tem com o câmbio automático ou manual.
A diferença de preço é em torno de R$ 20.000,00 entre as versões diesel.

Abs.

Isso aí, pode acionar o 4x4H no asfalto mesmo sem estar chovendo, pra melhorar a estabilidade.

O sistema de tração é o super select na dakar e o easy select na triton, a triton tem 3 posições- 4x2, 4x4H e 4x4L, mas o 4x4H da triton é o que divide direto 50% da força pra cada eixo. No caso da dakar, são 4 posições, 4x2, 4x4H, 4x4Hlc e 4x4Llc, não sei se é essa a nomenclatura certa, mas o 4x4H da dakar é diferente do da triton pelo fato da dakar ter o acoplamento viscoso e isso altera a quantidade de força que vão para os eixos, o dianteiro recebe menos que o traseiro. No caso da posição 4x4Hlc é a mesma que a posição 4x4H da triton, essa sim divide 50% da força pra cada eixo, e não é indicado usar no asfalto mesmo que esteja chovendo.

:concordo:

RLeon
28/03/2013, 20:38
Também estou interessado numa Dakar, mas ainda não decidi qual delas.

Minha opção foi pela HPE diesel pois a Dakar não é muito lá bem equipada... então dessa forma, a HPE me ofereceu algumas coisas a mais. abr.

Andrejur
29/03/2013, 12:47
Pois é, essa é a minha principal dúvida. O preço de uma diesel versão mais barata é o mesmo de uma HPE Flex.
E o pacote de equipamentos da HPE justifica a diferença. Além dos mimos e ítens de luxo, tem o sistema de tração Super Select que permite andar traçado em 4x4 no asfalto...

Abs.

Minha opção foi pela HPE diesel pois a Dakar não é muito lá bem equipada... então dessa forma, a HPE me ofereceu algumas coisas a mais. abr.

RLeon
29/03/2013, 13:58
Eu sei bem o que você está falando... passei a mesma coisa hehe.
O que fiz foi vender bem o meu carro anterior para a diferença da HPE diesel não pesar tanto no bolso. Depois pesquisei bastante na internet por financiamentos mais em conta. Tem bastante simuladores nos sites dos bancos... veja itau, BB, etc...
Depois fui na concessionária e negociei ao máximo com o vendedor.
Boa sorte!

P. Fonseca
31/03/2013, 22:43
André,

Passei essa dúvida ha alguns dias, e, acabei escolhendo pela HPE Flex... É a mesma viatura que a HPE a diesel, porem com uma diferença de preço de aproximadamente R$ 23.000,00, somente de preço, daí tem o IPVA e seguro (esse a diferença chegar a mais de 100%)...

Se vc anda mais que uns 45.000 km/ano... Pode pensar na diesel, porém se for menos... pensa na flex!!! A minha ta rodando bacana com gasolina... ta dando uma média de 6 km na cidade com ar ligado... anda bem tranquilo...

Estou muito satisfeito...

Andrejur
31/03/2013, 23:37
P.Fonseca,
Esse era o relato que eu esperava ouvir.
Eu tenho vários carros a diesel e também já cheguei a conclusão que não vale a pena.
A ideia é substituir a Xterra, cujo objetivo é fazer viagens e expedições. Roda uma média de 15.000 km por ano.
Vou vender alguns e comprar também um popular para andar na cidade.
O custo de manutenção do veículo a diesel também é mais caro, além do seguro e IPVA.
Depois, um V6 flex deve ser bem mais confortável para grandes viagens.
Fiz algumas expedições pela Argentina/Chile e lá percebi que é mais vantagem no carro a gasolina, tanto em relação ao preço quanto na qualidade do combustível.

Abs.

André,

Passei essa dúvida ha alguns dias, e, acabei escolhendo pela HPE Flex... É a mesma viatura que a HPE a diesel, porem com uma diferença de preço de aproximadamente R$ 23.000,00, somente de preço, daí tem o IPVA e seguro (esse a diferença chegar a mais de 100%)...

Se vc anda mais que uns 45.000 km/ano... Pode pensar na diesel, porém se for menos... pensa na flex!!! A minha ta rodando bacana com gasolina... ta dando uma média de 6 km na cidade com ar ligado... anda bem tranquilo...

Estou muito satisfeito...

P. Fonseca
02/04/2013, 17:00
André,

Rodo a faixa de 18000 km por ano.. demoraris kse 5 a 6 anos para tirara diferença no combustivel, entre a flex e a diesel... não compensa!!! Sem falar que o barulho do V6 quando quer ouvir é bonito viu...rs

Forte abs... qndo passar pelo Goiás da um aló...

Andrejur
02/04/2013, 19:27
Valeu, amigão.
Está anotado. Quando passar por aí te aviso.

Abs.

André,

Rodo a faixa de 18000 km por ano.. demoraris kse 5 a 6 anos para tirara diferença no combustivel, entre a flex e a diesel... não compensa!!! Sem falar que o barulho do V6 quando quer ouvir é bonito viu...rs

Forte abs... qndo passar pelo Goiás da um aló...