Conectar

Ver Versão Completa : Duvidas basicas pajero dakar

RLeon
23/03/2013, 21:46
Pessoal,
Sou novo no mundo offroad, tenho uma Dakar 2013 e muitas dúvidas...

1- Em piso asfalto molhado, posso usar 4x4 (4H) ou não é aconselhavel devido a desgastes?
2- Pelo que pude entender, ele tem o mesmo sistema da TR4 - diferencial VCU. É isso mesmo?
2b. Dessa forma então, ela nao é como a Triton, que poderia sair de situações onde uma roda sem aderencia recebe menos torque que é transferido para a roda que tem maior aderencia.
3. Ela não tem controle eletronico de estabilidade, confere?

Obrigado pelas informações no site. São uma verdadeira escola!

Carlos A. C. Azevedo
27/03/2013, 10:27
Isso aí, pode acionar o 4x4H no asfalto mesmo sem estar chovendo, pra melhorar a estabilidade.

O sistema de tração é o super select na dakar e o easy select na triton, a triton tem 3 posições- 4x2, 4x4H e 4x4L, mas o 4x4H da triton é o que divide direto 50% da força pra cada eixo. No caso da dakar, são 4 posições, 4x2, 4x4H, 4x4Hlc e 4x4Llc, não sei se é essa a nomenclatura certa, mas o 4x4H da dakar é diferente do da triton pelo fato da dakar ter o acoplamento viscoso e isso altera a quantidade de força que vão para os eixos, o dianteiro recebe menos que o traseiro. No caso da posição 4x4Hlc é a mesma que a posição 4x4H da triton, essa sim divide 50% da força pra cada eixo, e não é indicado usar no asfalto mesmo que esteja chovendo.

:concordo:

Andrejur
27/03/2013, 17:25
Também estou interessado numa Dakar, mas ainda não decidi qual delas.
Pelo que andei pesquisando, a Dakar que tem a caixa de tração Super Select é apenas a HPE com motores 3.2 Diesel e 3.5 Flex.
A versão diesel que não é HPE possui a caixa de tração Easy Select como a L200 Triton. Essa versão tem com o câmbio automático ou manual.
A diferença de preço é em torno de R$ 20.000,00 entre as versões diesel.

Abs.

Isso aí, pode acionar o 4x4H no asfalto mesmo sem estar chovendo, pra melhorar a estabilidade.