PDA

Ver Versão Completa : WORK super 12000

William_NATAL
21/09/2005, 09:32
Ola pessoal, pequisei nos topicos mas ainda estou com duvidas

Apareceu um guincho usado, work 12000 (não sei se é o super), vou ter que fazer uma revisão nele pois esta parado a algum tempo, alguem pode me ajudar ? quais as vantagens e desvantagens deste equipamento?
é muito antigo ? pretendo utiliza-lo no jipe CJ5 (motor ap) , como adapta-lo no CJ , ja que ele me pareceu ser um pouco "volumoso" , devo instala-lo por dentro do parachoque? ou sobre o parachoque?

Abraços,

William

Marcos Ojeda
21/09/2005, 09:40
Willian, o local ideal e sobre o parachoque dianteiro, o mais importante no Guincho é a instalação, por isso tome cuidado, ele deve ser bem fixado, e a parte eletrica é muito importante para o bom funcionamento do guincho, use cabos de no minimo 25mm e a bateria de no minimo 75 ah, se usar material inferior o guincho nte deixará na mão. Revisão não tem muito no que mexer se ele estava bom quando guardaram, e só ligar.

William_NATAL
21/09/2005, 09:54
Ok valeu,

Mas vc conece este equipamento ,pelo site da fabrica (work) ele é o super 12.000, ele é muito antigo ou seria tudo + - a mesma coisa ?

Marcos Ojeda
21/09/2005, 10:13
o meu é o compcto, pelo que sei a maior diferença é de peso, o seu é mais pesado, de resto funciona perfeitamente.

Marcelo
21/09/2005, 21:44
Pessoal,

Aproveitando que o tópico é de instalação de guincho vem uma pergunta: é possível colocar uma espécie de "chave-geral" pro guincho, algo como um botão liga-desliga para ele? :roll: :pensativo: :pensativo: Não sei como é feita a instalação da energia para o guincho, pelo que li, são dois cabos - positivo e negativo - que saem do guincho e vão direto para a bateria, ok? E a caixa de controle, dela também saem fios para o guincho, certo? Poderia colocar uma chave seletora nesse meio? :roll: :roll:

Vi um tópico beeeem lá atrás de alguem que colocou algo exatamente como queria (até com fotos), com luz indicadora e tudo mais, mas não achei... :roll: :roll:

[s] pensando nas instalações futuras,

Marcos Ojeda
21/09/2005, 22:28
Tem aquela chave geral de competição, coloque uma no positivo do guincho sem problemas.

Marcelo
21/09/2005, 22:29
Já encontrei http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1507 :concordo: :concordo:

[s] melhores pesquisados,

Gerson Jacareí
22/09/2005, 17:30
Marcelo eu montei um comando para ligar o guincho no painel do meu FI com chave seletora para direcionar o guincho um led para indicação e um botão de acionamento e coloquei uma chave geral no cabo positivo do guincho , para desligar tudo porque a minha filha adora mexer no jeep e deixei a tomada original do controle remoto para um acionamento de fora do jeep , amanha eu posto algumas fotos .

Wallace
22/09/2005, 20:46
Muito cuidado com a chave geral para o guicho, ela precisa surportar toda a amperagem que o guincho precisa com folga.
Dependendo do guincho vai pagar mais na chave geral geral que no guincho... :mrgreen:

Tatão
23/09/2005, 08:28
Muito cuidado com a chave geral para o guicho, ela precisa surportar toda a amperagem que o guincho precisa com folga.
Dependendo do guincho vai pagar mais na chave geral geral que no guincho...

X2 :)

Eriksom Teixeira Lima
23/09/2005, 10:53
:discordo: :discordo: :discordo: :discordo:

Não entendi a objeção com relação a chave no painel. Pelo que entendi, o Gerson colocou no painel o comando que aciona as "barriquinhas" :wink: da caixa de controle do guincho. Ou seja, aquele fiozinho que quase nem tem corrente, e é tão fino quanto qualquer fio que aciona relês de farol. Aliás, é o mesmo fio que está no inteior do comando manual.

Acho que vocês misturaram as duas mensagens, a que Gerson escreveu, e a que o Marcelo perguntou.

Na instalação do Gerson não há qualquer problema. :concordo:

Para atender ao Marcelo, SIM, uma chave geral SERÁ um problema. :putz:

IMHO, não se deve instalar chave geral, no guincho. Se for o caso, deve-se instalar uma chave geral no borne negativo da bateria, e em caso de problema, desligá-la juntamente com o motor. O "juntamente" é importante, pois chave geral no borne negativo não desliga o motor, apenas não permite ligá-lo. :wink:

Eriksom

Wallace
23/09/2005, 11:28
Eriksom, não vejo como uma chave geral no negativo da bateria desligaria o guincho, mas talvez não seja isso que tenha querido falar.
Mas também tenho minhas duvidas que uma chave geral no negativo não permite ligar o motor! Pode dificultar mas talvez permita ligar.
Só que isso é somente uma medida contra roubo e não de segurança em caso de problemas.

Marcelo
23/09/2005, 15:56
Pessoal,

Na verdade, eu me referi à chave-geral no sentido mais amplo (por isso às aspas). Ou seja, algo que impeça do guincho ser energizado e/ou apenas que impeça que ele funcione, mas tenha energia.

E acredito que todo mundo respondeu minhas perguntas, ou eu não entendi muito bem. :roll: :roll:

Se for para energizar o guincho, realmente precisa de uma chave-geral que suporte a amperagem demandada pelo guincho.

Se for apenas para impedir que alguém acione o guincho descuidadamente, qualquer chavezinha comprada na padaria serve, ou seja, a chave não será para impedir que a energia chegue ao guincho, mas sim, habilitar o controle apenas quando a chave estiver ligada. :concordo:

É isso? :roll: :pensativo: :roll:

[s] chave-energizados,

Eriksom Teixeira Lima
24/09/2005, 09:27
Vamos por partes, e sem tecnicalidades.

O Work 12000 é igual ao meu. Dentro daquela caixinha de controle dele há 4 "barriquinhas" que trabalham cruzadas. São elas que "abrem passagem" da energia para o motor do guincho. Elas são acionadas como qualquer relê, um pequena carga para fechar o "circuito" que conecta a bateria ao guincho. liberando a passagem da energia. Se o guincho receber energia por um "lado", o motor enrola; pelo outro, o motor desenrola (o lado depende de qual dupla de "barriquinhas"estiver sendo habilitada, ou seja, recebendo a minúscula carga do controle manual). Note que se aquela caixa de comando não estiver aterrada, o guincho não funciona, pois as "barriquinhas" não terão seu "circuito de comando" fechado. Para entender, o melhor é desmontar um relê de farol e entender como ele funciona, pois o princípio é o mesmo.

Se as "barriquinhas" não forem acionadas pela pequena carga da chave de comando, elas não liberam energia. Logo, não funcionam. Assim, o chave no painel é qui-nem-qui o chave de comando manual, para um lado manda carga numa dupla de "barriquinhas", o motor enrola, pro outro, a outra dupla é acionada, e o motor desenrola. Nesse circuito da chave de comando, qualquer chave no painel, com meros 4 amperes segura o tranco fácil. :wink:

O problema é na hipótese remota de as "barriquinhas" colarem funcionando. É um risco. Nesse caso, o ideal seria uma chave geral capaz de suportar centenas de amperes. :?: Foi nesse ponto que eu disse para colocar uma chave geral no borne negativo que desligada SIMULTANEAMENTE com o motor, cortaria a força para o guincho e ele pararia. Com a bateria desconectada da massa e o alternador desligado, o guincho vai pegar energia de onde? Foi isso que eu quis dizer :twisted:

Na minha Camper, eu NÃO tenho essa chave, e se por acaso as "barriquinhas" travarem, eu simplesmente quebro as ditas cujas, pois quebradas estão, logo serão substituídas. Marreta existe para isso, e eu tenho sempre ferramentas à mão. Se não, uma .38 ou .380 bem colocada (tenha sempre duas, pois quem tem uma não tem nenhuma), resolve fácil em emergências (qualquer emergência), basta dizer NÃO em outubro :lol:

Eriksom

Alessandro Henrique
24/09/2005, 10:09
Interessante esta questao da preocupacao com os reles (solenoides,barriquinhas..).
Normalmente para motores DC, a configuracao de acionamento e atraves de uma ponte.
Realmente existe a probabilidade de acidente caso os reles "grudem"(soldem os contatos), mas acredito que seja dificil (nao impossivel) de dois falharem simultaneamente, impedindo de desligar o guincho.
Outra preocupacao eh saber se existe algum bloqueio mecanico ou eletrico para evitar o acionamento do outro grupo de solenoides caso haja um soldado, evitando assim um curto-circuito de grandes proporcoes.

Sds.

Wallace
24/09/2005, 13:18
Erikson, é bem provavel que o guincho esteja todo aterrado pela sua fixação.
Não é um aterramento tão bom, mas o guincho deve funcionar...

Wallace
24/09/2005, 13:50
Numca parei para reparar nos componentes de acionamente dos Works, mas aparentemente os outros guinchos são mais simples e seguros!
Nos HDW por exemplo, voce só tem basicamente os solenoides e o botão de acionamento do controle.
O botão vai colocar energia no circuito primario (baixa amperagem) de um (ou dois solenoides, dependendo se o guincho tem dois ou 4 solenoides) que ai passa energia para o outro solenoide (ou outro conjunto de solenoides).
Ai os circuitos secundarios dos solenoides vão permitir a passagem da energia de alta amperagem.
Sendo que os solenoides são totalmentes blindados.

Eriksom Teixeira Lima
24/09/2005, 17:00
Wallace,

Nós estamos falando a mesma coisa. :lol: :lol: :lol:

Barriquinha, solenóide, pontes, relês, esquecendo a tecnicalidade do detalhe, funcionam de modo similar.

O aterramento do guincho se faz pela base :arrow: chassis, ao qual o borne negativo da bateria está conectado. Logo, se desconectar o borne negativo, todo equipamento DC que estiver nesse circuito desligará imediatamente. Por isso falei de desligar simultaneamente o motor, pois sem alternador não haverá suprimento de energia.

Em tempo, as "barriquinhas" da work (eu prefiro chamar assim, questão de gosto) também são blindadas, e tão seguras quanto quaisquer outras usadas nos outros guinchos, desde que de boa qualidade também.

Eriksom

Alessandro Henrique
24/09/2005, 17:16
Se o borne negativo da bateria for desconectado durante o funcionamento do guincho em regime de carga e o motor do veiculo estiver em funcionamento a probabilidade de danos ao alternador eh grande.
O fato de desligar o cabo positivo ou negativo da bateria com o motor em funciomento nao provoca o seu desligamento.

Sds.