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Ver Versão Completa : Camper/Engesa com pinças da Toyota Bandeirantes.



rub
22/03/2013, 21:26
Amigos,

Estou adaptando o disco e a pinça da Toyota Bandeirantes na Camper e agora surgiu o problema da roda. Tentei com a roda da D20 aro 15 (ferro) e deu interferência na pinça de freio.

Não gostaria de ter que lixar a pinça e sim procurar uma roda que pudesse encaixar neste conjunto.
Alguém que já passou por situação semlehante poderia me ajudar com dicas e possíveis soluções?

Desde já agradeço pela ajuda,

Rubens

Walter da Camper
24/03/2013, 11:32
Para usar aro 15 sem esmerilhar a pinça tem que ser uma roda com offset negativo, ou usar espaçadores de roda, soluções que não me agradam pois submete os cubos e rolamentos a um maior efeito alavanca, além de deixar os pneus para fora do paralama (se for 33").

Eu uso exatamente essa roda de ferro original da D-20 com a pinças emerilhadas, há mais de um ano de estradas e trilhas sem problema algum relacionado ao esmerilhamento.

Outra solucão é usar rodas 16". Eu tenho aqui sobrando um jogo de Mangels originais da Camper.

Fique atento aos reapertos periódicos do suporte/adaptador, ou use trava química nos parafusos. No último final-de-semana voltei de uma viagem sem um dos parafusos que fixa o suporte da pinça. Senti uma aspereza quando freava e a causa foi a perda do parafuso , o que fazia a pinça raspar dentro da roda ao frear.

guilhermeabreu
24/03/2013, 13:37
Amigos,

Estou adaptando o disco e a pinça da Toyota Bandeirantes na Camper e agora surgiu o problema da roda. Tentei com a roda da D20 aro 15 (ferro) e deu interferência na pinça de freio.

Não gostaria de ter que lixar a pinça e sim procurar uma roda que pudesse encaixar neste conjunto.
Alguém que já passou por situação semlehante poderia me ajudar com dicas e possíveis soluções?

Desde já agradeço pela ajuda,

Rubens

RUB

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tiorico
25/03/2013, 09:07
Para usar aro 15 sem esmerilhar a pinça tem que ser uma roda com offset negativo, ou usar espaçadores de roda, soluções que não me agradam pois submete os cubos e rolamentos a um maior efeito alavanca, além de deixar os pneus para fora do paralama (se for 33").

Eu uso exatamente essa roda de ferro original da D-20 com a pinças emerilhadas, há mais de um ano de estradas e trilhas sem problema algum relacionado ao esmerilhamento.

Outra solucão é usar rodas 16". Eu tenho aqui sobrando um jogo de Mangels originais da Camper.

Fique atento aos reapertos periódicos do suporte/adaptador, ou use trava química nos parafusos. No último final-de-semana voltei de uma viagem sem um dos parafusos que fixa o suporte da pinça. Senti uma aspereza quando freava e a causa foi a perda do parafuso , o que fazia a pinça raspar dentro da roda ao frear.

Walter,

Estou interessado em alterar meu sistema de freio por esse da Toyota, esmerilhando as pinças.

Você gostou do resultado da mudança?
Está usando aulgum tipo de porca auto-travante no suporte?

O sistema traseiro continua original?

Obrigado,

Walter da Camper
25/03/2013, 14:42
Walter,

Estou interessado em alterar meu sistema de freio por esse da Toyota, esmerilhando as pinças.

Você gostou do resultado da mudança?
Está usando aulgum tipo de porca auto-travante no suporte?

O sistema traseiro continua original?

Obrigado,

tiorico, O freio dianteiro melhora bastante com as pinças e discos da Band, não só pelo tamanho, mas tembém pelo fato dos discos serem ventilados.
Quando instalei os discos/pinças, também foi trocado o cilindro-mestre e hidrovácuo pelo da Band e o resultado ficou muito bom, mantendo o tambor traseiro original.
Tempos depois, resolvir instalar eixo flutuante e o kit da enfer veio com as pinças traseira de Kadett, cuja eficiência nem se compara ao sistema original, tanto no freio de serviço quanto no de estacionamento. Se fosse hoje usaria um flutuante que permitisse manter o tambor original.
Quanto à porca-auto travante, o que segura o suporte são dois parafusos que vão direto nas roscas existentes no cubo original mais outros dois que vão na pinça que, salvo engano, não utilizam porcas. Depois de quase 3 anos afroxou um lado e caiu um parafuso que segura o suporte, o qual substitui e usei trava química (loctite). Conferí o aperto na outra roda e estava bem firme.

Luciano Mariussi
27/03/2013, 20:47
RUB

Já respondido por MP


Guilherme,

Ctrl C ......Ctrl V


Abraco

lmaimone
28/03/2013, 23:53
tiorico, O freio dianteiro melhora bastante com as pinças e discos da Band, não só pelo tamanho, mas tembém pelo fato dos discos serem ventilados.
Quando instalei os discos/pinças, também foi trocado o cilindro-mestre e hidrovácuo pelo da Band e o resultado ficou muito bom, mantendo o tambor traseiro original.
Tempos depois, resolvir instalar eixo flutuante e o kit da enfer veio com as pinças traseira de Kadett, cuja eficiência nem se compara ao sistema original, tanto no freio de serviço quanto no de estacionamento. Se fosse hoje usaria um flutuante que permitisse manter o tambor original.
Quanto à porca-auto travante, o que segura o suporte são dois parafusos que vão direto nas roscas existentes no cubo original mais outros dois que vão na pinça que, salvo engano, não utilizam porcas. Depois de quase 3 anos afroxou um lado e caiu um parafuso que segura o suporte, o qual substitui e usei trava química (loctite). Conferí o aperto na outra roda e estava bem firme.
Eu também coloquei o kit da Enfer com pinças do Kadett e agora estou procurando o que devo trocar para colocar as pinças da Band na traseira.

gabriel correia
29/03/2013, 07:53
leonardo com pinça de toyota na dinteira e kadett na traseira não fiou bom?

CARLOS SIQUEIRA
29/03/2013, 17:42
Galera, no tópico do "Mulo" tem a mudança que o Rogério (ROGER NUNES), fez no eixo traseiro, com pinças do Gol e disco da Band, com diâmetro reduzido no torno, substituindo as do Kadet. A dica foi dada pelo Tom, mecânico e jipeiro de Volta Redonda, que tem instalado em seu "Caveirão" e no "Urso Polar" do Aurelio. A grande vantagem do sistema em relação as pinças da Band, é que não necessita de redutores de vazão para evitar arraste dos pneus, além do custo das peças.


Abraços.

guilhermeabreu
15/07/2013, 00:08
REATIVANDO O TÓPICO


A muito tempo que venho falando que freio a disco da BAND nas 4 rodas fica muito e fica sim , MAS TEM O INCOVENIENTE DE ARRASTAREM AS RODAS TRAZEIRAS PRIMEIRO , pq o freio traseiro TEM QUE SER MENORES DO QUE OS DIANTEIROS , isto é a física , mas mesmo assim coloquei e coloquei 2 VÁLVULAS EQUALIZADORAS EM SÉRIE E MAIS UMA VÁLVULA PROPORCIONADORA DA F-100 lá embaixo antes da bifurcação do caninho que vai para as duas rodas traseiras , E MESMO ASSIM AINDA ARRASTA AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO EM CASO DE UMA FREADA MAIS FORTE .

SOLUÇÃO PARA ISTO :

1- Fazer o que o CARLOS SIQUEIRA fez no dele aqui com o ROGERIO ( ROGER NUNES ) que foi colocar DISCOS VENTILADOS e PINÇAS da BAND na frente e na traseira DISCO VENTILADO da BAND retrabalhado e pinças do GOL .

2- E o que vou fazer no meu , já esta lá no ROGERIO para fazer o que idealizei que é :

Como já tenho o DISCO VENTILADO e PINÇA da BAND e para não mexer em nada mais , VOU APENAS recortar a pastilha da BAND para que fique com tamanho menor , do tamanho por exemplo da pastilha do GOL ou da KOMBI .

Lembrando que vou cortar apenas a parte de contato com o disco que antigamente era de amianto , ou seja recortar só o material de atrito da pastilha .

Acho que com isto terei a EQUALIZAÇÃO correta da frenagem , que é o travamento das 4 rodas ao mesmo tempo , e desta forma não terei despesas extras em ter que fazer reposição das pastilhas , apenas tendo que recortá-las todas as vezes que precisar de trocá-las .

tiorico
15/07/2013, 11:16
Guilherme,

como vai ficar o freio de mão com ese conjunto?

guilhermeabreu
15/07/2013, 13:12
Guilherme,

como vai ficar o freio de mão com ese conjunto?

TIORICO

A muito tempo que não tenho freio de mão , já até acostumei , MAS TEM QUE TER FREIO DE MÃO e no meu caso eu tenho a T-CASE da BAND adptada no meu cambio original , daí vou colocar o freio de mão no cardã original da BAND , sei que não é bom mas tem gente que faz um up-grade nele que fica bom , vou fazer desta forma , colocar o freio de mão original da BAND pois a T-CASE é a original da BAND .

CARLOS SIQUEIRA
16/07/2013, 03:23
Guilherme, realmente os freios ficaram ótimos! Quanto ao freio de mão, fiz uma adaptação para a inverção das posições de acionamento dos cabos da alavanca e do tambor, e depois de ter que desmontar parte da caixa de transferencia para sanar vazamento, consegui regulagem e o bruto parou em uma pequena inclinação, coisa que nunca fiz. Ainda escorrega um pouco, mais um pequeno ajuste nas sapatas e acho que ficará perfeito. Assim que puder posto fotos.

[]'s

uxio69
16/07/2013, 12:10
Apenas contribuindo.

No Galego instalei o kit de repotencialização de freios da SuperBreakDisk (SBD) - www.superbreakdisk.com.br (http://www.superbreakdisk.com.br/).

Na dianteira os disco e pinças da Band, com suporte da SuperBreakDisk.

Na traseira instalei os discos e suportes da Superbreakdisk, com pinças da Kombi.

Veja nesse link (post #505) - Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD - Página 43 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-43.html#post1803738) e vá lendo até o post #530, que tem muita informação sobre os freios.

Como no Galego uso rodas 17", não tive problema com as pinças. Porém , um amigo daqui de Salvador usou esse kit nas rodas aro 16" e precisou esmerilhar um pouco.

CARLOS SIQUEIRA
16/07/2013, 16:48
Segue fotos do "inversor" dos cabos do freio de mão e as pinças do gol com disco de Band com diâmetro reduzido.

[]'s

jaycamargo
23/07/2020, 16:40
Boa Tarde.Estou querendo adaptar os freios a disco da bandeirantes na minha engesa, porem reparei que o diâmetro interno do disco da bandeirantes tem 106,5 mm e o cubo de roda da engesa tem diâmetro menor ( achoe que é 100 mm). Como faço essa adaptação?