Conectar

Ver Versão Completa : Defeito Pajero TR4 2010 / Ajuda

ASQ1973
22/03/2013, 20:46
Caros amigos...desculpem-me se estou inserindo este topico no local equivocado, apesar de ler as regras do forum e buscar inúmeras correlações com meu problema infelizmente não encontrei nada parecido....enfim
Possuo uma Pajero TR4 10/10 flex com aproximadamente 20mil/km ...utilizada de forma muito cuidadosa com todas as revisões em perfeita ordem. No ultimo final de semana a viatura começou do absolutamente nada a engasgar acendendo a luz indicadora de injeção no painel apagando completamente. Após uma hora aproximadamente tentei liga-la novamente e comportou-se normalmente. Apesar disso, com todo cuidado que dispenso ao jipinho, me dispus a leva-la na concessionária para que levantassem as causas deste comportamento. Durante meu trajeto, o engasgo retornou no meio da rodovia, oscilando entre falhas com a luz de injeção surgindo no painel apagando em movimento e retomando seu funcionamento. Tal situação perdurou por uns 10km até apagar completamente no acostamento necessitando de guincho para desloca-la até a concessionaria Sankei (Fpolis).
No mesmo dia com uso do scanner não resultou qualquer tipo de manifestação de erros, causando surpresa nos técnicos da concessionaria. Desde então está na concessionaria, dizem que realizando testes em buscado problema que ja se manifestou em um teste de rodagem mais uma vez necessitando de reboque.
Assim sendo indago aos nobres foristas se alguém ja passou por situação análoga e se possível quais as medidas foram tomadas. Esclareço que antes de seguir para a concessionaria MIT, consegui chegar em uma ótima oficina que com o uso de um scanner Bosch também não conseguiram detectar nenhum tipo de problema.
Grato de antemão pelo apoio e compreensão de todos.

Sem Loção
22/03/2013, 20:52
Caros amigos...desculpem-me se estou inserindo este topico no local equivocado, apesar de ler as regras do forum e buscar inúmeras correlações com meu problema infelizmente não encontrei nada parecido....enfim
Possuo uma Pajero TR4 10/10 flex com aproximadamente 20mil/km ...utilizada de forma muito cuidadosa com todas as revisões em perfeita ordem. No ultimo final de semana a viatura começou do absolutamente nada a engasgar acendendo a luz indicadora de injeção no painel apagando completamente. Após uma hora aproximadamente tentei liga-la novamente e comportou-se normalmente. Apesar disso, com todo cuidado que dispenso ao jipinho, me dispus a leva-la na concessionária para que levantassem as causas deste comportamento. Durante meu trajeto, o engasgo retornou no meio da rodovia, oscilando entre falhas com a luz de injeção surgindo no painel apagando em movimento e retomando seu funcionamento. Tal situação perdurou por uns 10km até apagar completamente no acostamento necessitando de guincho para desloca-la até a concessionaria Sankei (Fpolis).
No mesmo dia com uso do scanner não resultou qualquer tipo de manifestação de erros, causando surpresa nos técnicos da concessionaria. Desde então está na concessionaria, dizem que realizando testes em buscado problema que ja se manifestou em um teste de rodagem mais uma vez necessitando de reboque.
Assim sendo indago aos nobres foristas se alguém ja passou por situação análoga e se possível quais as medidas foram tomadas. Esclareço que antes de seguir para a concessionaria MIT, consegui chegar em uma ótima oficina que com o uso de um scanner Bosch também não conseguiram detectar nenhum tipo de problema.
Grato de antemão pelo apoio e compreensão de todos.

Que eu saiba, alguns erros podem não ser acusados no Scanner...

pelo que vc contou, eu checaria bomba de combustível, filtro de combustível, sensor lambda e sensor MAF nessa ordem... cabos e velas acho pouco provável, mas não custa dar uma checada e ver se a bobina tá gerando energia suficiente...

tudo isso acho pouco provável de acontecer com essa quilometragem (tenho uma 2011 com 26.000km e so far so good), mas levando-se em conta a péssima qualidade do nosso combustível, tudo é possivel...

Depois dá uma luz aqui pra gente saber;;;

té mais!

ASQ1973
22/03/2013, 21:12
Que eu saiba, alguns erros podem não ser acusados no Scanner...

pelo que vc contou, eu checaria bomba de combustível, filtro de combustível, sensor lambda e sensor MAF nessa ordem... cabos e velas acho pouco provável, mas não custa dar uma checada e ver se a bobina tá gerando energia suficiente...

tudo isso acho pouco provável de acontecer com essa quilometragem (tenho uma 2011 com 26.000km e so far so good), mas levando-se em conta a péssima qualidade do nosso combustível, tudo é possivel...

Depois dá uma luz aqui pra gente saber;;;

té mais!

Grato companheiro...com toda certeza manterei o pessoal informado dos rumos deste problema. Tenho outra TR4 08/08 e com seus 50mil/km muito bem rodados...nunca me deu problema algum...só alegria mesmo.
Abs.

Sem Loção
23/03/2013, 20:23
Grato companheiro...com toda certeza manterei o pessoal informado dos rumos deste problema. Tenho outra TR4 08/08 e com seus 50mil/km muito bem rodados...nunca me deu problema algum...só alegria mesmo.
Abs.

Hahahah

mais um "doente" com duas TR4!!... Tenho uma 2006 Long range também, que é modificada e que é meu carro de trilha e dia-a-dia também.... 93mil km e com muito fôlego ainda!

abs!

ASQ1973
23/03/2013, 20:41
Hahahah

mais um "doente" com duas TR4!!... Tenho uma 2006 Long range também, que é modificada e que é meu carro de trilha e dia-a-dia também.... 93mil km e com muito fôlego ainda!

abs!

E põe DOENTE nisso...kkkkkkkkk....

evertonpoa
24/03/2013, 20:08
Pelos sintomas relatados eu também checaria o sistema de alimentação de combustível, bomba, filtro e bicos, com estes nossos combustíveis de baixa qualidade já vi carros com 6 mil km e a bomba ferrada..

Poste depois o que aconteceu.

jcdorini
24/03/2013, 21:47
Amigo,

Leia esse artigo:
Muitas vezes na oficina, o diagnóstico dá trabalho. Foi o caso da Pajero TR4 Flex (http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/consultor-ob/2261-muitas-vezes-na-oficina-o-diagnostico-da-trabalho-foi-o-caso-da-pajero-tr4-flex)
Talvez seja útil.

Boa sorte.

JC Dorini

ASQ1973
25/03/2013, 07:11
Pelos sintomas relatados eu também checaria o sistema de alimentação de combustível, bomba, filtro e bicos, com estes nossos combustíveis de baixa qualidade já vi carros com 6 mil km e a bomba ferrada..

Poste depois o que aconteceu.

Espero que hoje detectem algo...na realidade estou mais preocupado com a mão de obra desta brincadeira..afinal R$200,00/hora nestas concessionarias MIT...na busca de um defeito....acho que vou deixar minha vtr lá como pagamento...rsrsrrsrsr
Qualquer novidade, posto aqui tudo em detalhes!
Valeu pessoal

ASQ1973
25/03/2013, 07:16
Amigo,

Leia esse artigo:
Muitas vezes na oficina, o diagnóstico dá trabalho. Foi o caso da Pajero TR4 Flex (http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/consultor-ob/2261-muitas-vezes-na-oficina-o-diagnostico-da-trabalho-foi-o-caso-da-pajero-tr4-flex)
Talvez seja útil.

Boa sorte.

JC Dorini

Obrigado companheiro....estou registrando todas estas dicas e levarei na MIT hoje para indaga-los sobre tais possibilidades...quem sabe!!
Obrigado..abs

ASQ1973
25/03/2013, 19:38
Caros foristas..acabei de pegar minha vtr na concessionaria Sekai MIT...esclareço:
a) atendimento que me surpreendeu em MUITO....minha pajero ficou por la 7 dias...achei que fosse pagar uma fortuna de mão de obra....(oficialmente R$200,00 / hora)....o valor foi absurdamente pequeno perto do que imaginava;
b) me explicaram que um tal sensor de rotação foi a possível causa do problema...não entendi muito bem, mas afirmaram que ele se encontrava disposto de forma incorreta, provavelmente por conta de vibrações ou algo assemelhado. Assim em baixas rotações causavam corte da alimentação gerando o problema.
Infelizmente como o gerente da oficina estava realizado outros estes de campo, não recebi explicações mais detalhadas sobre o problema..querendo crer que realmente minha vtr voltou ao estado normal.
Após 20km rodando em engarrafamento...subidas e transito carregado...não foi possivel detectar qualquer tipo de anomalia.
Detalhe: o tal sensor não fora nem sequer substituído, sendo apenas ajustado a uma posição mais adequada...incrível. Estes carros e seus componentes eletronicos...affe!!!
Enfim...fim de tormenta (assim espero!!!!) agradecendo a todos que contribuíram neste caso...aproveitando o preço irrisório do serviço aproveitei para trocar o filtro de combustível..afinal como todos disseram: este maldito combustível nacional não ajuda em nada..!!!
Att

tr4_long_range
28/03/2013, 21:49
Caros foristas..acabei de pegar minha vtr na concessionaria Sekai MIT...esclareço:
a) atendimento que me surpreendeu em MUITO....minha pajero ficou por la 7 dias...achei que fosse pagar uma fortuna de mão de obra....(oficialmente R$200,00 / hora)....o valor foi absurdamente pequeno perto do que imaginava;
b) me explicaram que um tal sensor de rotação foi a possível causa do problema...não entendi muito bem, mas afirmaram que ele se encontrava disposto de forma incorreta, provavelmente por conta de vibrações ou algo assemelhado. Assim em baixas rotações causavam corte da alimentação gerando o problema.
Infelizmente como o gerente da oficina estava realizado outros estes de campo, não recebi explicações mais detalhadas sobre o problema..querendo crer que realmente minha vtr voltou ao estado normal.
Após 20km rodando em engarrafamento...subidas e transito carregado...não foi possivel detectar qualquer tipo de anomalia.
Detalhe: o tal sensor não fora nem sequer substituído, sendo apenas ajustado a uma posição mais adequada...incrível. Estes carros e seus componentes eletronicos...affe!!!
Enfim...fim de tormenta (assim espero!!!!) agradecendo a todos que contribuíram neste caso...aproveitando o preço irrisório do serviço aproveitei para trocar o filtro de combustível..afinal como todos disseram: este maldito combustível nacional não ajuda em nada..!!!
Att

Caro colega, acho estranho, pois, eu tenho uma TR4 06 modelo Longrange e voltando do trabalho ela quebrou a correia dentada, dado que me cobraram 3.000,00 pelo serviço resolvi fazer por conta própria e o referido sensor de rotação está localizado atrás da polia do virabrequim, não tem ajustes nele, fica em posição fixa, a capa da correia encaixa nele e tem um conector que liga na capa... o sensor de fase é bem posicionado e também não preve ajustes (fica fixo), acho muito estranho isso...

Espero ter ajudado...

ASQ1973
29/03/2013, 08:43
Caro colega, acho estranho, pois, eu tenho uma TR4 06 modelo Longrange e voltando do trabalho ela quebrou a correia dentada, dado que me cobraram 3.000,00 pelo serviço resolvi fazer por conta própria e o referido sensor de rotação está localizado atrás da polia do virabrequim, não tem ajustes nele, fica em posição fixa, a capa da correia encaixa nele e tem um conector que liga na capa... o sensor de fase é bem posicionado e também não preve ajustes (fica fixo), acho muito estranho isso...

Espero ter ajudado...

Bom dia a tds. Pois é esta explicaçao dada pela Mit...foi muito vaga, porem ate o presente o carro rodou sem qqer indicio do problema. De tda sorte pelo valor que paguei por 7 dias de oficina (R $230, 00) deve ter sido algo de facil conserto...talvez não tao facil deteccao.

hsrsilva
29/03/2013, 10:18
Bom dia a tds. Pois é esta explicaçao dada pela Mit...foi muito vaga, porem ate o presente o carro rodou sem qqer indicio do problema. De tda sorte pelo valor que paguei por 7 dias de oficina (R $230, 00) deve ter sido algo de facil conserto...talvez não tao facil deteccao.

Se a explicação foi vaga e com os esclarecimentos do colega, não tenha dúvidas de que o serviço depende de apenas um aperto aqui ou acolá, coisa que sequer deveriam ter cobrado. Os mecs da MIT não sabem de nada, não conhecem o carro e sequer sabem utilizar o scaner.

Outro dia cheguei lá na oficina e o mec tava tentando folgar um parafuso pro lado do aperto. Eu tive de dizer pra ele que era pro outro lado!!!

Minha última experiência na MIT foi eles mandarem eu trocar o sensor do inibidor do câmbio, dizendo que tava com mau contato, sendo que eu desconfiei disso e resolvi fazer um teste mechendo noutro lugar e resolvi o problema. Não gastei nada. Eles iriam me cobrar 1.500,00!

Fica esperto com essa galera.

Marcopollo
16/02/2017, 21:06
Prezados Foristas,

Perdoam-me por ressuscitar este tópico, mas revirando a internet e claro, o fórum foi o que mais se assemelhou ao problema que ocorre na minha, vamos lá, primeiro algumas considerações:

Comprei esta tr4 (2010 at - 60km sem nunca ter usado sequer 4x4!!!!) ao estado depois de quase 3 meses de testes e buscas, enfim conseguí para a patroa a tão desejada TR4 (que eu gosto de usar em estradas rurais, e claro, a paixão dela por este carro, e que deveras mesmo eu tendo carro bem mais baixo e com quase o dobro do tamanho gosto muito para fazer meus "rallyes" nas serras de SC e RS.

Já sabedor que é um carro que gosta de beber, fiquei feliz em saber que nestes 4-5 meses de uso a média de consumo urbano está em 8,8km/l em Floripa e uso pesado urbano majoritariamente.

Bem, agora o motivo do meu desconforto, segue:

Considerando que todos óleos, filtros, velas, cabos estão em estado bom e recente troca, e combustível no posto de confiança e sem problema no botão de OD.

Primeiro sintoma: Ao engatar a ré em um estacionamento ela apagou (tratando-se de um AT não e normal) sucedeu mais 2 "apagos" no mesmo dia sendo que em movimento, batendo a chave em seguida venho a ligar normalmente, entretanto com a rotação oscilando demais, fazendo sempre o carro ter que ficar com giro mais alto em cada parada (aceleração+freio).

Na sequência, levando a crer em algum problema com combustível (ressalva, marcador funcionando correctamente e com meio tanque) ao esticar ela em uma subida leva demorou para efetuar a troca e cortando o giro e perdendo marcha, para contornar tiro a aceleração e ela pestaneja na troca mas a efectua, mas com muita perda de rendimento.

A luz da injeção acende por um período e continua a mostrar este problema, por ser a patroa que dirige a maior parte do tempo não permiti mais por questão de segurança, pois ela tornou a apagar já em velocidade média em curva, o que tornou volante pesado e deveras complicado de fazer uma manobra que não trouxesse perigo a nós ou terceiros, de sorte que a via tinha poucos carros.

Ao levar na primeiro mecânico e fazer o teste junto (não tinha agendado) testamos em ruas, por conhecer o carro os giros estavam altos demais nas trocas e o modo de condução dele (pisando para valer) a fez funcionar "correctamente" pelo menos nas passagens. Por não poder escannear naquele momento e ver com mais afinco a possível causa, apenas solicitou a troca da bateria (pois era a original de fábrica - 7 anos, mas com carga boa e sem sinais de fadiga, mas por ser um item que deveria ser trocado).

Bem, ainda não agendei o retorno ao mecânico já que ela continua com mesmo problema mental entre rotação e troca de marcha, pelo menos não apagou e nem oscilou mais tanto a rotação.

Enfim, já lí desde o conversor de torque, chicote, sonda, sensor de rotação, etc. enfim, antes de me dirigir novamente a uma oficina, alguém já passou por algo assim? Até mesmo, por mais que você se atente, o mecânico for alguém honesto a possibilidade de levar uma rasteira é grande.

Se alguém tiver algo para relatar, se algo parecido aconteceu ficaria grato pelo compartilhamento da experiência e qual foi a solução.

SaudaçõeS!