PDA

Ver Versão Completa : Tracker apresentando pré-detonação (batida de pino)



Christian Andreas
22/03/2013, 16:49
Amigos



Tenho uma Tracker 2008 que só pára de bater pino se eu utilizar ao menos 50% de podium. Caso contrário o motor fica grilando. Já usei gasolina de diversos postos e não adianta. Já revisei tudo, filtros, velas etc. etc...

Tenho uma outra Tracker 2007 que não tem esse problema. Vai normal com gasolina comum.


Alguém tem alguma dica?


Valeu

PHMello
22/03/2013, 21:54
Peça pra verificar o "ponto" do motor. A gasolina podium tem maior octanagem e por isso diminui a pre detonação que é causada pela explosão do combustível antes do pms do pistão.
Abç.

Christian Andreas
23/03/2013, 18:15
Mas acredito que o ponto não tenha regulagem. Nem distribuidor esse motor tem. Pelo jeito fui premiado...

Tiagobel
23/03/2013, 19:04
Tem regulagem sim, no sensor de fase do comando. Pode ser que o seu carro esteja trabalhando com o ponto um pouco avançado, isso não é incomum de acontecer no tracker.

Essa parte do manual de serviço explica como regular o ponto de ignição:

http://www.suzuki-forums.com/attachments/1g-1999-2005-vitara-grand-vitara/7000d1237974804-adjusting-ignition-timing-pages-99500-65d20-01e_vol2.pdf

andre_monteiro
24/03/2013, 17:46
A minha tava com esse problema e o Makoto daqui de Brasilia resolveu "no ouvido", ele andava com carro e acertava o ponto e parava, andava denovo... foi nessa uma 3x, até o carro ficar bom.

eder oliveira
24/03/2013, 21:11
andré, como é que ele acertou o ponto no ouvido? estou precisando acertar o ponto do meu gv também, pois está com os mesmos sintomas descritos acima.

Christian Andreas
25/03/2013, 09:25
Tem regulagem sim, no sensor de fase do comando. Pode ser que o seu carro esteja trabalhando com o ponto um pouco avançado, isso não é incomum de acontecer no tracker.

Essa parte do manual de serviço explica como regular o ponto de ignição:

http://www.suzuki-forums.com/attachments/1g-1999-2005-vitara-grand-vitara/7000d1237974804-adjusting-ignition-timing-pages-99500-65d20-01e_vol2.pdf


Tiago obrigado pela ajuda.
Não pensei nesta hipótese pois a regulagem no sensor de fase ainda está lacrada de fábrica.

Mas vou verificar.

Valeu.

Tiagobel
25/03/2013, 09:41
andré, como é que ele acertou o ponto no ouvido? estou precisando acertar o ponto do meu gv também, pois está com os mesmos sintomas descritos acima.

Se você não tiver um mecânico "bom de ouvido", basta um com a pistola de ponto hehehe
Não tem erro, é só seguir esse procedimento do manual de serviço: trava o ponto com um jumper no conector e verifica com a pistola. O ponto original deve estar em 5 +- 1º APMS, mas dependendo das condições do local você pode atrasar um pouco mais.

Newton Guerra
25/03/2013, 10:01
Sabem o que ajuda bastante? Abastecer com Podium, pegar uma estrada e andar uns 30-40 minutos ou mais a 4000 rpm. Essa dica foi dada pelo Daniel, mecânico aqui de Sampa. Fiz com a minha e um amigo também fez, funcionou.

Abraços

andre_monteiro
28/03/2013, 23:26
No meu caso, ele rodava com carro e ia vendo se fazia aquele barulho de lata batendo, parava e rodava uma peça que parecia ser o distribuidor... rodava e acertava ate o barulho parar, segundo ele a tracker nao teria como ligar a pistola de maneira facil

chicok
29/03/2013, 06:55
Como é esse ruido? O meu carro está com um ruído bem chato que parece de uma chapa metálica vibrando quando faço retomadas por volta das 1800rpm.

Newton Guerra
29/03/2013, 14:34
Como é esse ruido? O meu carro está com um ruído bem chato que parece de uma chapa metálica vibrando quando faço retomadas por volta das 1800rpm.

Veja se não está com algum parafuso frouxo (ou faltando) na proteção metálica que vai sobre o coletor. É aquela placa grande ao lado esquerdo do motor. Verifique com o carro frio!!!!!

Abraço

andre_monteiro
03/04/2013, 11:29
Como é esse ruido? O meu carro está com um ruído bem chato que parece de uma chapa metálica vibrando quando faço retomadas por volta das 1800rpm.
Era exatamente esse barulho que tinha no meu... retomadas de 60km em 5ª ate os 80...85, parecia que tinha uma chapa batendo no escapamento, eu nunca ia descobrir que era ponto. O primeiro mecanico condenou até a tração, o outro disse que nao tinha nada de errado no terceiro (Makoto referencia de suzuki em brasilia) que matou a charada.
A principio pensei nessa proteção metalica do motor, o parafuso que vai la tinha caido mas (acho que dá uma corrosão galvanica ele come todo) não era ele.

fpinta
29/08/2022, 14:36
Oi, tudo bom?

Tenho uma tracker 2008 com algumas modificações para trilha, mas de maneira geral, está praticamente original.
Todas as trocas de óleo e revisões realizadas, mas semana passada reparei que um dia ao ligar, fez um barulho de algo batendo como podem ver neste vídeo.


https://youtube.com/shorts/jRdohMRlC1M?feature=share

o carro estava parado a um tempinho e frio... Depois de 1 minuto, esquentou e parou.

Alguma idéia do que pode ser para pelo menos começar a investigar aqui?

Abraço!

luizcarlosw
29/08/2022, 17:05
Parece o tucho do cabeçote demorando para encher, é bem comum na combinação óleo grosso + frio + borra no cabeçote + baixa pressão bomba.

Se não demorar muito para parar "não tem nenhum problema" exceto o barulho chato, geralmente só esperar uns 2 a 3 min o óleo esquentar para afinar, passar pelo furo dos tuchos e encher.

Borra vai criando com o tempo, mesmo que pouco "é normal", resolve fazendo um flush o que fará com que as galerias de óleo fiquem totalmente livres novamente e ajuda a melhorar isso.
A bomba com o tempo vai perdendo pressão também, é suficiente para o motor mas galeria entupida + óleo grosso pode ser que não mais dê conta, ai é afinar o óleo ou esperar o verão que também some sozinho.

Se esta usando 25w40 baixe para 15w40, a Tracker de fábrica usa 5W30 e aceita todas as variações entre 5w30 e 25w40.

5W30 com certeza resolve isso no inverno, mas por não ser mais um motor 0Km pode ficar bebendo muito óleo, 15w40 esta em uma ótima medida.

Agora se já fez flush, já usa óleo mais fino, também ocorre no verão e demora muito para parar é sinal que ou a bomba de óleo ou os tuchos de cabeçote vão abrir o bico em breve e podem precisar de substituição.

Como fala que para em 1 minuto, provavelmente só o óleo muito grosso e cansaço / sujeira normal do motor com o tempo, no verão some rs... ou baixa mais um pouquinho a viscosidade do óleo para não ouvir este tec tec na primeira partida do dia no inverno.