PDA

Ver Versão Completa : Ajuda aos Iniciantes



Stormbringer51
22/11/2003, 18:44
Pessoal,

Vi que não sou o único "semi-analfabeto" em mecânica e gostaria de pedir aos amigos uma ajuda á mais.
Poderíamos criar um dicionário ou uma especie de manual aqui no fórum, com o vocabulário que usamos e os mecânicos também.]
Porque chego em um mecânico precisando de uma peça, com o nome de um manual qualquer e ele nen sabe do que se trata. Ele tem que olhar para ver, ai diz: " Há!! a rebimboquinha! " Entenderam? :wink:

Poderia ser neste tópico mesmo ?

Pra ajudar ja queria saber o que é a " cruzeta" e onde fica? :lol:

Eduardo Velo
22/11/2003, 19:35
Muito legal a sua idéia , mas como vamos fazer isso , com fotos ou desenhos ??
A cruzeta ( se vc entrar em pesquisa vai ver que tem muitas fotos no site ) faz a ligação dos cardans com diferenciais e cx de transferencia , nos Engesas e em alguns GMs ligam o semi-eixo diant. ás rodas .

Agora já não sei se precisa explicar o que é cardan, diferencial , cx de transferencia , semi-eixo , etc... Talvez fosse até legal ter uma vista explodida da suspensão , câmbio e motor com denominação , aí não geraria a menor dúvida ...

[]s...

Giovani
22/11/2003, 19:59
Poderíamos criar um dicionário ou uma especie de manual aqui no fórum, com o vocabulário que usamos e os mecânicos também.
Pra ajudar ja queria saber o que é a " cruzeta" e onde fica? :lol:

:D Fala Stormbringer51!!!

:D Cada tópico do Fórum pode ser considerado um "manual", então podemos esclarecer todas as dúvidas aqui mesmo. Como o nº de peças em um Jeep é enorme, fica difícil fazer do nada! Então quem tiver dúvidas sobre algum item, é só enviar uma mensagem com sua dúvida para esse mesmo tópico, OK? :wink:
:D Respondendo: cruzeta é uma peça em forma de cruz, com rolamentos nas 4 pontas. É responsável por unir e articular partes móveis do conjunto de transmissão, como semi-eixos e cardãs. Nas barras de direção dos automóveis vc também encontra pequenas cruzetas. No Jeep vc encontra 6 cruzetas originais: 2 em cada cardã e 2 dentro dos munhões, unindo os semi-eixos, ou pontas de eixo, como são mais conhecidos. Nos carros modernos e alguns 4x4, as cruzetas dos semi-eixos são substituídas pelas juntas homocinéticas. :wink:
:D Aí vão as fotos da cruzeta e cardã. Numa das pontas do cardã vc pode ver uma peça onde são montadas 2 cruzetas. Esse é o cardã CV, que permite uma articulação maior, usado em veículos com grande curso de suspensão. :wink:
[]'s

Stormbringer51
24/11/2003, 09:23
Blz pessoal!!

Já vi que está dando certo, idéia é essa mesmo Giovanni, ter um tópico com as perguntas mais básicas como a minha... É para não desvar muito o assunto de outros tópicos. 8)

Stormbringer51
25/11/2003, 11:30
Ae pessoal,

O que seria o " Mancal do Virabrequin" ??
:?: :?: :?: :?: :?:

Marcio Vargas
25/11/2003, 11:43
ALL
Já que este topico é sobre duvidas quero tirar uma duvida!!!
Procurei na pesquisa mas não achei nada...

O munhão do CJ5 1967 é lubrificado como? Ele tem um parafusinho parcido com o do diferencial... Vai oleo por ali????

Valew

Mauro B.
25/11/2003, 12:19
O que seria o " Mancal do Virabrequin" ??
:?:
Oi Stormbringer51 !!! :D

"Mancal" é o lugar no bloco que apóia o virabrequim no seu eixo de rotação. O lugar correspondente no virabrequim se chama de "apoio" do virabrequim! :wink:
Na fig.22 nós vemos nos pontos A, B e C os mancais desse motor em questão.
Na fig.58, os mancais estão em C, e os apoios do virabrequim em A.


O munhão do CJ5 1967 é lubrificado como? Ele tem um parafusinho parcido com o do diferencial... Vai oleo por ali????
Aee Márcio !!! :D

Sim, ele é lubrificado por um bujão, que nem o do diferencial. Esse bujão fica na parte de trás do munhão (aquela parte que gira sobre a bolota). É por ali que se coloca graxa! :wink: Mas o pessoal tem feito um furinho na parte de cima do munhão e ponto uma graxeirinha de bico, para poder por com aquelas bombas de graxa comum, de bico! :wink:

Espero ter ajudado!

[]'s

Cícero Franco
25/11/2003, 12:45
E a parafuseta que dá tanto problema e tanto serviço pros mecânicos??? :wink: :wink: :wink:

Marcio Vargas
25/11/2003, 12:46
Grande Mauro...
Tudo tranquilo ai na Capitar??? Aki na serra tem uma serração de não enxergar o capo do Jeep...

Olha só,,, Em baixo do munhão tem uma xapinha removivel, e na lateral tem um parafuso, sendo assim com base na tua explicação entendi que essa chapinha de baixo serve para retirar a graxa velha, e que esse parafusinho na lateral serve pra colocar graxa.
Blz... sobre a graxeira,,, se eu coloca-la, coisa que eu acho bom, não teria que ter alguma abertura pra graxa velha sair?

Sera que é uma boa eu tirar toda graxa velha, lavar com querosene por dentro e depois completar de graxa nova?

Tem alguma graxa em particular que deve ser usada? Eu tenho uma que é um pote azul da ipiranga...

Valew, akele abraço.

Giovani
25/11/2003, 21:04
Olha só,,, Em baixo do munhão tem uma xapinha removivel, e na lateral tem um parafuso, sendo assim com base na tua explicação entendi que essa chapinha de baixo serve para retirar a graxa velha, e que esse parafusinho na lateral serve pra colocar graxa.
Blz... sobre a graxeira,,, se eu coloca-la, coisa que eu acho bom, não teria que ter alguma abertura pra graxa velha sair?

Sera que é uma boa eu tirar toda graxa velha, lavar com querosene por dentro e depois completar de graxa nova?

:D Fala Márcio!!!

:D Não sei de que chapinha vc fala, mas não existe nehuma no munhão para tirar a graxa velha! A única forma é desmontando o munhão. A graxa velha vai para dentro do tubo do eixo, à medida que vc vai repondo a graxa. Por isso, na minha opinião, não colocaria uma graxeira. Vc vai levar seu jeep num posto e pedir para lubrificar. Aí o carinha vai pôr graxa pra dentro até que ela saia por algum lugar. Só que esse lugar não existe! Dá pra imaginar o resultado... Tirando o bujãozinho, a graxa entra por ali e o cara vê quando tá cheio. :wink: Ao menos uma vez por ano, seria bom desmontar e limpar tudo! :wink:
[]'s

Mauro B.
26/11/2003, 00:36
Em baixo do munhão tem uma xapinha removivel, e na lateral tem um parafuso, sendo assim com base na tua explicação entendi que essa chapinha de baixo serve para retirar a graxa velha, e que esse parafusinho na lateral serve pra colocar graxa.
Oi Márcio !!! :D

Hmmm....não sei que chapinha é essa! Acho que essa chapinha para retirar a graxa não existe!!! :lol: Falando sério, desconheço alguma maneira da graxa velha sair a não ser do modo "in natura"!


Sera que é uma boa eu tirar toda graxa velha, lavar com querosene por dentro e depois completar de graxa nova?
Muito de vez em quando....! Depende tbm do que tu fazes com teu jipe...! Mas valeu por lembrar, pois já faz quase dois anos desde que abri a última vez o munhão do meu jipe! :P
Quanto a graxa que se deve colocar, eu não sei te dizer. Eu coloco a que tiver dentro da minha bomba! :wink:
Ah, aqui na capital tá um tempo estranho: nubla, dá sol, umedece, aquece, esfria....


...Por isso, na minha opinião, não colocaria uma graxeira.Vc vai levar seu jeep num posto e pedir para lubrificar. Aí o carinha vai pôr graxa pra dentro até que ela saia por algum lugar. Só que esse lugar não existe! Dá pra imaginar o resultado... Tirando o bujãozinho, a graxa entra por ali e o cara vê quando tá cheio.
Fala Giovani !!! :D

Tudo bem, com "o cara do posto" pode acontecer, mas para quem faz isso em casa, como eu, ou manda em um mecânico, é muito mais fácil! É só engatar o bico e bombear. E tbm, para ver se está cheio, não tem problema algum em pegar uma chave de boca e abrir o bujão para ver! :shock: Com a bomba de bico, eu acho muito mais simples e prático, pois a outra maneira, pelo bujão grande, lambuza bastante.... :(

[]'s

Marcio Vargas
26/11/2003, 07:26
Pessoal!!!

Quando vc's falam bujãosinho vc's estão se referindo a que especificamente??? Sera que o que eu chamo de munhão é esse bujão? Sera que munhão é outra coisa que eu nem faço ideia?
Na ponta do eixo na parte que seria a homocinetica em um carro tem uma especie de bola!!! Eu acredito que seja isso!!!
Como que eu faço para desmonta-la? Quero limpar pois tenho o jeep a um ano e meio, e vai saber a quanto tempo o antigo dono não limpava,,,, Ainda mais que esta chegando o verão e o litoral chama,,, Quero dexar em dia antes de viajar!!!!

Akele abraço gurrrizada

Marcelo
26/11/2003, 07:57
Pessoal,

Grande idéia essa tópico!! Mas não querendo ser achato, acho que ele deveria estar na seção Geral e não em Jeeps. :roll: :roll: :roll: O que acham??? :roll: :roll: Moderadores? :roll: :roll:

[s] querendo organizar os tópicos,

fpandur
26/11/2003, 08:01
Eu tenho esse "sistema" de graxeira no munhão do Jeep. O que faço, quando vou completar a graxa, é retirar um parafuso do suporte de rolamento inferior do munhão. É aquela peça retângular que tem encima e embaixo do munhão. Tirando um dos parafusos, a graxa tem por onde sair e não vai p/ o diferencial ... :wink:

Em tempo: desisti de engraxar em postos. A maioria utiliza graxa de chassis, que em termos de lubrificação é a mesma coisa que água .... :roll: Acabei comprando uma graxeira manual e compro graxa de balde (literalmente). Sai muuuito mais barato e tenho certeza do serviço bem feito. Já notei um aumento da durabilidade das cruzetas após isso .... :wink:

Abraços

Marcio Vargas
26/11/2003, 08:40
Isso mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!

Essa peça retangular que tem uma em cima e uma em baixo que eu tava achando que era uma tampinha pra trocar a graxa!!!!

Pronto, agora sim, é o suporte do rolamento!!!!

eheheh É bom esse forun!!!!!

akele abraço

monge
26/11/2003, 08:44
Fala Gente... :D

Ultimamente com ando quebrando muito cruzeta de semi eixo, e semi eixo, estou engraxando tudo pelo munhão desmontado. :D

É só mãozada de graxa que voa pra tudo em quanto é lado. :D

[]'s muito lubrificado.

Eugênio

Marcio Vargas
26/11/2003, 12:51
ALL

Sera que alguem teria por acaso alguma foto dos munhoes abertos? Facilitaria um monte a minha empreitada do final de semana!!!!

Se eu ver que não vou conseguir abri-los, vou tentar retirar a graxa e lavar sem abrir mesmo!!!!

Akele abraço.

Danniel Pizatto
26/11/2003, 14:06
tá aí! :wink:

Marcio Vargas
26/11/2003, 14:11
Meio complicado isso ai!!!!

Acho que vou só tirar o parafuso e meter graxa pra dentro...
Não vou conseguir abrir isso ai em casa!!!!

Valew Gurrizada!!!!!!!!!!!!!!!!

Mauro B.
24/01/2004, 20:08
Aee pessoal !!! :D

Esses dias um cara falou na palavra "munheca" e eu não sabia do que se tratava. Era alguma coisa a ver com o eixo. Por acaso "munheca" é aquela bolota que fica na ponta dos tubos do eixo dianteiro sobre a qual o munhão gira???? É isso??? Se não é isso, o que é então??? :shock:

[]'s

Giovani
24/01/2004, 23:23
Aee pessoal !!! :D

Esses dias um cara falou na palavra "munheca" e eu não sabia do que se tratava. Era alguma coisa a ver com o eixo. Por acaso "munheca" é aquela bolota que fica na ponta dos tubos do eixo dianteiro sobre a qual o munhão gira???? É isso??? Se não é isso, o que é então??? :shock:

[]'s

:D Grande Mauro!!!

:D Tchê, até onde sei munheca é mão, ou então aquele cara sovina, mão-de-vaca... :lol:
[]'s

monge
25/01/2004, 20:05
Fala Gente... :D

Munheca que eu estou acostumado a ouvir por aqui, tirando as situações que o gionavi falou, é a mão de amigo. :D

É a peça que faz o engate da carrocinha na bolade engate do carro. :D

Mas levando em conta que o assunto é o munhão. Provavelmente com uns 90% de possibilidade de munheca ser o munhão.

[]'s

Eugênio

Cícero Franco
26/01/2004, 12:28
Munheca é mão. Tanto que desmunhecar é quebrar a mão prá trás, quer dizer.....

kmoretto
26/01/2004, 13:05
Pessoal,

Munheca pra mim é a articulação do braço com a mão, possibilitanto você movimentá-la para cima, baixo e lados, algo parecido com o que o munhão faz com a roda.

Sigam meu raciocício:
munheca -> munhecão :shock: -> munhão :lol: :lol: :lol:
Ou seja, munhão nada mais é do que uma munheca grande :lol: :lol:

Mauro B.
26/01/2004, 13:15
hahahaha!!!!! :lol: pelo menos deu pra rir um pouco!!! :D

É...mas deve ser o munhão mesmo! :P

[]'s

Mauro B.
29/01/2004, 02:39
Aee pessoal !!! :D

Decobri onde que eu vi escrever "munheca": foi o Bill que escreveu, nesse tópico aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=562&highlight=eixo+flutuante .

Ou seja, não é o munhão. Bill, o que é "munheca"??? :shock: ...cruzeta??...bolota??... :?:

[]'s

Cowboy
30/07/2005, 14:02
Boa tarde pessoall. Para lubrificar o munhão utilizem graxa à base de sabão de lítio. É a mais indicada, para esse tipo de função, pois tem alto poder de gota, não dissolve com água e ainda por cima a repele. Não façam lubrificação em posto de gasolina, pois não se tem o controle da graxa que está sendo usada. Nada como uma lubrificação conciente, e com material adequado. Para a primeira vêz, abra o munhão e dê uma geral. Verifique folgas, desgastes, corrosão, impuresas... faça uma boa limpesa das peças, lubrifique tudo e depois feche corretamente, respeitando o torque de aperto de cada peça (inclusive rolamento). E nesse último, muuuito cuidado. Deve-se utilizar aperto dinâmico. Não ajuste os rolamentos de forma estática. Não utilize tinner ou coisas do tipo, para limpeza de rolamento. Existem manuais para isso. Banhem tosos os retentores em óleo de motor, antes de montá-los. Os rolamentos devem ter uma pré lubrificação enquanto abertos. Evitem de sopra-los com AR comprimido. Quanto a graxa invadir o tubo do eixo do diferencial, apesar de não ser correto, é melhor do que deixar espaço p/ água entrar. Em todo caso, evitem de manter graxa sob pressão lá dentro. Antes de engraxá-la com bomba pneumática ou manual, abra um orifício de alívio, até porque quando existir água no munhão ela deverá ser expulsa pela nova graxa, e não comprimida p/ dentro da tubeira.
Existe literatura expecífica p/ isso, e aqui mesmo no forum há tópicos muito exclarecedores.
Um curso de lubrificação ainda é acessível e muito proveitoso. Os manuais também dão ótimas dicas sobre os cuidados e apertos corretos.
Esse tópico vai ajudar muita gente, parabéns!
Grande abraço a todos.