Conectar

Ver Versão Completa : Novato precisando de dicas - Explorer diesel, vale a pena???

Cristiano BH
21/03/2013, 12:56
Olá pessoal, sou novato aqui no fórum e gostaria que vocês me dessem algumas dicas, se isso não for pedir demais!!! Sempre leio posts aqui sobre vários assuntos e sempre foi muitíssimo esclarecedor (e por isso eu parabenizo a todos do fórum!!!), mas é a primeira vez que posto alguma coisa.

O Lance é o seguinte. Estou namorando uma Ranger 99/99 V6 gasolina mas sei que o consumo não é brincadeira, ainda mais em BH que é só morro. O valor que o vendedor quer é R$24mil.

E agora surgiu uma oportunidade de pegar uma Ranger 2.8 diesel de um amigo meu que bateu ela na lateral e não vale a pena arrumar. A partir dai surgiu a conversa de transplantar a mecânica dela toda para uma Explorer que tem um baixo curso de compra e parece ser um ótimo carro. Como ele não tem seguro, está oferecendo ela pra mim por R$10 mil. Vi uma Explorer a venda aqui por R$14 mil. Até ai os valores empatariam. O gasto a mais seria com mão de obra e eventualidades que surgirem... só que quanto a isso eu não faço ideia de quanto eu gastaria...

Li os tópicos do Vinicius que pegou a Explorer dele e colocou mecanica diesel 3.0 e ficou super legal.

Agora fica a dúvida, será que vale a pena comprar essa Explorer e fazer esse transplante e encarar a dor de cabeça que vai dar inclusive porque vou ter que instalar um 4x4 para legalizar e tudo mais e ter uma Explorer a diesel ou se fico mesmo com a Ranger V6 a gasolina e pronto???

Alguém ajuda??? Obrigado!!!

hugocsl
22/03/2013, 15:49
Fazer o transplante vai ser uma "ventura"... principalmente se a Explorer for automática....

Além do motor vc vai ter que transplantar todo o eixo dianteiro, fiação, sistema 4x4, ct, etc... só de mão de obra devem ir uns 5 mil pra fazer o serviço completo, mas o despachante pra liberar o documento!

Se a Xplo fosse 4x4 valeria mais a pena, mas por ser 4x2 vai dar uma trabalheira sem fim. Eu esperaria mais um pouco e pegava uma Ranger 2.8 sem estar batida... Apesar disso a Explorer é um ótimo carro, e deve fazer por volta de 6/7 kml

Vinicius Hauagge
22/03/2013, 16:58
Bem, eu fui o autor do tópico...
É uma adaptação complexa, mas o resultado é muito bom... Porém tem que ter paciência e mão de obra qualificada...
Fiz e não me arrependo, sobretudo pelo fato de ter um carro que sei que é exclusivo...
Como o uso da minha é para trilhas super pesadas, a explorer tá parada, porque encomendei uma relação mais curta...
Abraço,
Vinicius.

Alessandro,
22/03/2013, 17:30
Estou com sono e não entendi bem a parte do 4x4.
A Explorer, pelo menos 90% delas já tem 4x4, e a princípio, se adaptam bem nas caixas da Ranger.

Como vc ainda vai comprar uma Explorer, não compre qq bagaço pensando apenas no motor. Painel, bancos, portas podem fazer um chocalho danado dentro do carro e vc perderá o tesão com o carro. Fechaduras, janelas e travas elétricas tb podem apresentar problemas intermitentes e ficar apurrinhando.

A caminhonete por 10k, é pechincha! Ainda mais pq vc estará comprando todo o conjunto de tração e eletrônica necessária e de quebra, alguns dos componentes que citei acima, ainda é possível de aproveitar.

Conseguindo uma Explorer ruim de motor, mas com boa estrutura e preço abaixo de uns 15k reais, estará com um bom negócio - um ótimo carro e excelente mecânica.

Ao aproveitar essa ranger, adote tb o câmbio, pois o original não 'casa' com motor diesel. O regime de relação de motor diesel e gasolina é diferente.

sandersondf
22/03/2013, 17:43
acho que pra valer a pena tem que achar uma explorer já 4x4 com valor baixo, com a lataria e interior em bom estado

cambio e motor voce vai sacar mesmo, se for cambio manual dá pra tentar vender mais facilmente o conjunto