PDA

Ver Versão Completa : Cinta, corda ou cabo de aço???

mir000
20/09/2005, 17:43
Olá pessoal,

Estava pra comprar a minha cinta, mas dois amigos me deram a dica de olhar cordas também... E na loja onde comprei duas anilhas (ou manilha :pensativo: ) me ofereceram também o cabo de aço.

Quase comprei o cabo de aço... Mas fiquei pensando na elasticidade que a cinta e a corda possuem... Que diminuem os trancos...

No caso da corda ou do cabo de aço, a loja iria trabalhar as pontas (pra ficar um elo, como nas cintas)... :idea:

Estou pensando em algo em torno de 6 metros e pra umas 6 a 8 toneladas...

O que vcs acham e preferem???

[s] perdidos :mrgreen:

Sergio Rocha
20/09/2005, 18:57
Rafael

Eu prefiro cinta, é mais fácil de guardar e de limpar.O cabo de aço é perigoso, desfia e machuca a mão pode arrebentar e dar uma chicotada.

[]'

Marcelo R. A. da Cunha
20/09/2005, 19:12
Compre a cinta e bem mais seguro.

rgds

mir000
20/09/2005, 23:00
O cabo de aço é perigoso, desfia e machuca a mão pode arrebentar e dar uma chicotada.

Olá Sérgio.
Fiquei receoso do cabo de aço por causa disso também... Se arrebentar pode machucar (gravemente) aalguém e ainda pode causar "bons" estragos nas viaturas... :parede:

Estou mesmo pro lado da cinta... :concordo:

Mas queria saber se alguém usa corda... Alguém??? Alguém??? :mrgreen:

Mesmo assim obrigado Sérgio e Marcelo!!! :concordo:

[s]

Feroza4x4
21/09/2005, 00:46
Cabo de aço :pensativo: ???

Putz... meu dedo que sabe o que é aquilo depois do passeio pra Catas Altas, quando foi decepado pelo Cabo da Lilian... :evil: :putz:

:discordo:

Sai fora disso :stop:

Sds,

Marcelo
21/09/2005, 07:15
Rafael,

Fique longe do cabo de aço, ele só serve pro guincho. :? Ele não tem elasticidade e, numa puxada, não terá aquela pequena elasticidade, que a cinta proposciona, e poupa a viatura. :concordo: :concordo:

Entre a cinta e a corda, fique com a cinta. Uma corda para suportar o peso que você precisa será um pouco grande, e não tenho certeza se ela tem a elasticidade de uma cinta. :roll: Além de que a cinta, por ser chata, é mais fácil de guardar. :concordo:

[s] cintados,

Cícero Franco
21/09/2005, 08:05
Cinta! Toda a vida!!! :concordo: :concordo: :concordo:

Vinicius Hauagge
21/09/2005, 08:41
Sem duvida alguma, cinta!
Dobra, cabe em qualquer canto, nao solta ferpas e é lavavel....
Corda, sei la.... pesada e dificil de transportar...
Cabo de aço, so pra guincho!

mir000
21/09/2005, 09:30
Valeu galera...

Vou na cinta mesmo!!! :mrgreen:

[s] :concordo:

lucas felipe
21/09/2005, 09:42
mir000,

Na donatti4x4 tem uma cinta de 6 metros para 8000kg...

Acho que o preço é de 76 reaus...

www.donatti4x4.com.br

mir000
21/09/2005, 13:46
lucas felipe,
Eu já tinha visto... Valeu!!!

Na verdade, com o preço com o frete pra BH fica pouco mais barato que outra cinta vendida aqui mesmo...

Porém a daqui é de 100mm e da Donatti é de 60mm (acho que de espessura)... As duas pra 8 toneladas... Essa medida sendo menor, a cinta pode ser menos resistente???

Outra coisa alguém (fora de SP) já comprou na Donatti pela net??? É seguro???

[s] já decidido na cinta de 8ton e 6m :concordo:

Cícero Franco
21/09/2005, 14:33
lucas felipe,
Eu já tinha visto... Valeu!!!

Porém a daqui é de 100mm e da Donatti é de 60mm (acho que de espessura)... :concordo:

Se for de comprimento, não compra que é muito curta!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Ronaldo B.
21/09/2005, 15:29
Outra coisa alguém (fora de SP) já comprou na Donatti pela net??? É seguro??

Rafael,

A Donatti4x4 fica em Ribeirão Preto e eu moro na Capital, então no meu caso só comprando via internet mesmo. Já fiz várias compras na Donatti4x4 sempre via net e sempre usando SEDEX a cobrar, as entregas foram sempre rápidas e nunca tive problemas, já entrei em contato com o Central de Atendimento deles também e o antendimento foi muito bom, pode comprar tranquilo via net na Donatti4X4, eu recomendo.

[]´s Sem comissão

w@ldo
21/09/2005, 17:32
Donatti é seguro, sempre comprei via net e com cartão... tranquilo tranquilo!!!

Fernando César Ximenes
21/09/2005, 18:21
Olá amigos,
Outro dia, na praia, maré enchendo, deixei de rebocar um jipeiro que estava com uma das mangueiras do radiador do seu jeep estourada, por falta de uma cinta, corda ou cabo. Desde esse dia, ando com uma corda grossa de nylon que tanto pode servir para socorrer outra pessoa como a mim mesmo. Como quero substitui-la por uma cinta, pelas vantagens que voces já expuseram, gostaria de saber qual o comprimento ideal, espessura e demais medidas a serem consideradas na hora da compra, além do nome do fabricante. Grato.

Pavani
21/09/2005, 20:29
Lembrando que e sempre importante ficar atento com cintas, cordas e cabo de a;co....
Estava fazendo um evento em RIbeirao Pires, estava arrumando a cinta para tirar um carro do atoleiro, o mesmo so saia com tranco... O que aconteceu?!?
A cinta nao arrebentou, o que arrebentou foram os para-fusos do gancho do Troller.... Vi aquele gancho pesado passando a meio metro da minha perna.... Com a for;ca que tava, se pegasse na minha canela, com certeza teria uma fratura....
Acreditem, foi um tiro de gancho... Realmente fiquei impressionado com a potencia...

Nao interessa se e cinta, corda ou cabo dea;co, todos exigem cuidados por que as vezes o que arrebenta e o equipamento e nao o cabo, corda ou cinta.... E so um toque.... :concordo:

Abra;co

Pavani

tio
21/09/2005, 20:40
Fala aí pessoal

Na primeira vez que fui fazer uma trilha , ainda não tinha cinta , portanto , levei uma boa corda de 30m , que tinha guardada e uma patesca......antes de entrarmos na lama , passou um CJ muito preparado ,viu minha corda e tirou um sarro dizendo que aqilo ali não sevia pra nada.
No primeiro atoleiro , uma Cross Lander de quase 3 ton ficou , era uma curva e as cintas não alcançavam.....a corda livrou o dia.........hoje uso cintas , ams sempre levo uma boa corda , para o dia que a cinta não resolver.

lucas felipe
21/09/2005, 21:11
Pode confiar no donatti4x4 !

Já visitei ele em ribeirão várias vezes :D , compro sempre de lá :concordo: muito seguro e eficiente...

[]'s de quem já comprou muito da donatti :mrgreen:

Cícero Franco
22/09/2005, 07:10
Eu tava na Praia do Moçambique e tava um pessoal numa Hilux cabine dupla toda transada. Passaram por mim e foram até mais adiante. Passou um tempo e eu vi que eles tavam cavando em volta da Hilux. Fui até lá e, com a cinta, puxei eles que foi uma beleza! Não precisei nem engatar a tração! :palmas: :palmas: :palmas:

William_NATAL
22/09/2005, 16:16
No PAULISTA 4X4 estava acredito a semana passada :

cinta 8 metros / 10 ton. por 60,00

Edintruder
22/09/2005, 18:41
Estou mesmo pro lado da cinta...

Mas queria saber se alguém usa corda... Alguém??? Alguém???

Eu uso corda, na verdade são três pois numa puxada mais pesada é muito fácil de arrebentar, então fiz uma trança de 7 metros e fiz olhais nas 2 pontas e retrancei pelo centro do cabo, ou seja, fiquei com um cabo de cordas de 3 metros onde tem no ponto mais fino 5 cordas de polipropileno de 1/2". Segura a Ranger em 4x4 Low parada patinando as 4 rodas parelho! Numa extremidade eu uso uma manilha e a outra eu laço a bolota de reboque. Ah, preço? de graça! Ganhei essas cordas tirando uma Belina que tinha capotado dentro de uma valeta!

Wallace
22/09/2005, 19:43
Eu sempre recomendo duas cintas de tamanho diferentes e 3 manilhas.
As cintas podem ter 4 e 8 metros ou algo parecido, assim fica com mais flexibilidade de uso

mir000
22/09/2005, 23:15
Valeu galera... Na verdade já comprei 2 manilhas... Uma 5/8 e outra 3/4...

Vou na cinta de 6 m pra 8 toneladas... Contactei a Paulista4x4 (www.paulista4x4.com.br), quero ver como fica o envio pra BH... Alguém já comprou nela??? (à distância :mrgreen: )

Se não rolar acho que vou ficar na da Donatti...

Obrigado a todos!!! :concordo:

Martin Melcop
23/09/2005, 05:53
Eu tenho esta cinta do Donatti (6 metros x 8 toneladas) já dei muito tranco nela, por mais de um ano, ela ainda continua ótima. :concordo:

Tatão
23/09/2005, 07:23
as melhores cintas que seu dinheiro pode comprar: 19 3581-4515, Cintal, o dono é jipeiro e faz umas cintas SUPER reforçadas, pra quem faz trilhas pesadas de verdade são uma ótima opção

sem mensalão :D

Cícero Franco
23/09/2005, 07:25
Eu comprei a minha na Donatti. Uso um monte. Inclusive, estávamos instalando uma talha de 3 ton na firma (dá até prá levantar a Potranca) e usamos a cinta para fazer toda a movimentação das partes pesadas... Ela nem chiou. Só ficou suja.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eriksom Teixeira Lima
23/09/2005, 10:05
Eu vi UMA VEZ esse cabo TITAN em ação, e achei muito interessante. Vale a pena saber se alguém mais conhece ou testou. A empresa é na Paraíba, especializada em cabos navais.

http://www.brascorda.com.br/

Eriksom

norberto
23/09/2005, 12:48
Fala Rafael!!

Já comprei algumas coisas na Donatti, pelo site.
Sempre deu tudo certo, recomendo. Mas pelo preço, não sei se está valendo a pena.
Mas, me diz uma coisa: pra quê voce quer uma cinta pra 8 ton.?
Cabo-de-aço é roubada. Muito perigoso e de difícil mauseio, além de dar mais tranco.

[]s

mir000
23/09/2005, 15:33
Mas, me diz uma coisa: pra quê voce quer uma cinta pra 8 ton.?

Fala Norberto, blz???

Eu quero uma de 8 pra ter ela por muito tempo... Muitos já me falaram das de 4 ton arrebentarem nos trancos... Pago um pouco mais caro na de 8ton, mas fico com ela pra "sempre"...

Ou não??? :pensativo:

A de 4 toneladas no Caminho das Pedras tá bem barata, será que guenta os trancos??? :parede:

[s] quase descididos

PS: Vai na trilha da Trilha4x4???

norberto
23/09/2005, 16:07
A minha é de lá. Já aguentou muito tranco, inclusive uma vez que um Vitara 5P ficou embicado num poço de lama que parecia uma cola, e um Defender 90 puxou, e não conseguia tirar porque escorregava. Aí foi só no tranco. E muitos...Fiquei impressionado da cinta não arrebentar.
Mas é claro que a de 8 ton. é mais resistente, hehe.

Estou querendo ir na Trilha, sim. Vambora? Ou pra outra trilha.

[]s

mir000
23/09/2005, 23:23
Tem uma na Paulista4x4. 8 toneladas por 60 pilas...
Será que é seguro comprar com eles via net??? Pois o preço está bem chamativo!!! :pensativo:

[s]

Eriksom Teixeira Lima
24/09/2005, 10:10
Esqueci de dizer, mas existem cintas e cintas.

Existem as normais, para içamento de cargas, e as automotivas. A diferença entre elas é simples: as automotivas aceitam trancos, as de carga, não :!:

Eriksom

Wallace
24/09/2005, 12:30
Se alguem quiser uma cinta de alta qualidade tenho em estoque Cinta Elástica ProComp 230000 2"x 30' 9 Ton. R$ 230,00 a vista mais frete.
E uma cinta "elastica" que amplia a força de puxada.

Engels Kbça
25/09/2005, 18:56
Uso sempre cintas e uma boa corda de 10m, cabo de aço só no guincho.

Wallace
25/09/2005, 23:52
E pode até trocar o cabo de aço do guincho por um sintetico, muito mais seguro.

Eriksom Teixeira Lima
26/09/2005, 07:01
Wallace

Cabo sintético, essa é sua sugestão mais interessante. :lol:

Veja se mantém pelo menos 1 em estoque aqui no Brasil, pois no final do ano irei comprar um desses. :wink:

Eriksom

Wallace
26/09/2005, 16:50
Pode parecer brincadeira, mas tudo que compro para estoque acaba vendendo rapidinho...

Fabil
26/09/2005, 18:16
rafa...
já te falei.. pode comprar a de 4Ton que dá conta do vitara sem problema,,, um de 8ton é exagero, tenho certesa de que uma de 8ton tá mais facil o ponto de ancoragem do vitara sair voando...

e outro detalhe, comprar cinta cara é bobagem, cinta em pouco tempo gasta, esfola, sem falar que vc pode perder esquecendo-a na trilha ou emprestada com alguem etc...
tem um amigo da nossa turma que está PUTO!! emprestou a cinta p/ um cara numa trilha e na confusao esqueceu de pegar de volta..... virou lenda!!! hehheh

mir000
27/09/2005, 12:04
Pelo preço, me interessei na da Paulista4x4... Mas não to sentindo firmeza na compra online e no envio... :parede:

[s]

Wallace
27/09/2005, 20:37
Fabiano, tenho que discodar, tenho cinta bem velha que esta um pouco judiada e já ficou emprestada para varios depois de trilhas.
Acho que é uma questão de saber cuidar e que os amigos na trilha também cuidem um do equipamento do outro.
Uma coisa importante é identificar corretamente o equipamento.

Fabil
27/09/2005, 21:00
Wallace... nao foi eu quem ficou sem a cinta, foi um amigo meu..
mas que isso acontece, acontece.....
nem sempre temos apenas amigos e conhecidos na trilha, dai um cara que vc nunca viu mais gordo precisa de sua ajuda, vc vai lá e ajuda, só que na confusao esquece de pegar de volta o que havia emprestado... pronto!! virou lenda....

T+

Wallace
27/09/2005, 23:16
é só evitar a confusão... é sempre bom tentar marcar de cabeça mesmo o que esta sendo usado de cada um.
Cintas uma hora ou outra acho no final da trilha ou sei com quem ficou para pegar depois.
Manilha vivia trocando sem querer, depois marquei as minhas...

Jeanilson
28/09/2005, 10:45
E pode até trocar o cabo de aço do guincho por um sintetico, muito mais seguro.

Wallace, tenho interesse nesse cabo sintético, como ele é e quanto sairia um desses para um Work 9000?

Wallace
28/09/2005, 17:38
- Cabo Sintético p/ Guincho 5/16" x 27,5m, US$ 280,00

Cabo sintético p/ guincho, construção de fibra de HMPE de 12 fios.
Capacidades:
- Mínimo : 5,600kg (12,300 lb)
- Média : 6,200kg ( 13,700 lb).
- Peso: aprox. 2Kg ( 28m )
Inclui :
- Terminal do lado do tambor
- Terminal olhal do lado do gancho

Cabo Sintético p/ Guincho 3/8" x 27,5m, US$ 345,00

Cabo sintético p/ guincho, construção de fibra de HMPE de 12 fios.
Capacidades:
- Mínimo : 8,000kg (17,600 lb)
- Média : 8,900kg ( 19,600 lb).
- Peso: aprox. 2Kg ( 30m )
Inclui :
- Terminal do lado do tambor
- Terminal olhal do lado do gancho

mir000
29/09/2005, 13:44
Comprei minha cinta hoje...
Preferi economizar na cinta e comprei a de 4 toneladas mesmo (e com a diferença da de 8ton ainda levei um par de farol de milha)...
Espero que dure muitos trancos!!! :twisted:

Agradeço as dicas

[s]

André-4WD
30/09/2005, 21:47
Entrei pras trilhas faz 5 anos apenas. Uma das primeiras coisas que fiz foi comprar uma CINTA principalmente para ser puxado ( sabe como é novato..). A cinta é da Oxford, para 9 metros, 8 Ton, olhal duplo e reforçado nas pontas. Excelente cinta!! Tenho até hoje mesmo rompida em uma das pontas.
Arrebentou porque ao puxar um mané numa trilha, ele enrolou a cinta no para-choque e com a força o para-choque serviu de navalha na minha cinta. Penso em aproveita-la ainda colocando um gancho na ponta.

Enquanto isso, comprei outra cinta, do portugues4x4, com 9 metros e 8 ton tb. Só que com gancho nas duas pontas ( é para engatar na barra de direção do proximo vivente que nao tiver ponto de ancoragem.. :twisted: :twisted: :twisted: )
Ela é mais estreita do que a da Oxford e nao tem bolsa para guarda-la. A da oxford veio na época c/ uma bolsa de nylon com fecho.
Essa é a minha experiencia com as cintas...

Qto as cordas, vejo a galera com aquela corda trançada n vezes ( para dar maior resistencia) que parece que retiraram de um navio. Fica aquela corda enorme... como alguns falaram, dificil de guardar, lavar e ate de usar...( depois de molhada fica um chumbo...).

É isso ai!!!

Giovani
02/10/2005, 17:05
NMHO, a cinta é sem dúvida a melhor opção.
Cintas com ganchos, são perigosas. O ideal são cintas com olhais. Vc pode ter no jeep algumas manilhas e ganchos, para usar quando o veículo não tem um bom ponto de ancoragem, que pode vir à danificar a cinta. Tenho também um pedaço de corrente, de + ou - 80cm, com argolas nas duas pontas. Esse eu uso quando preciso laçar um pára-choque ou alguma outra parte do veículo. :twisted: Nesses casos, faço questão de dar um bom tranco...
Na trilha, prefiro eu mesmo ir "instalar" a cinta. Em algumas ocasiões eu simplesmente não puxei o outro jeep, pq o cara não tinha ancorado corretamente. Quer fazer errado e continuar teimando? Fica no buraco!

[]'s

André-4WD
02/10/2005, 20:48
Giovani:
A cinta com gancho torna-se perigosa em que situação? ela é mais fraca na costura que fixa o gancho? Ou é porque escapa com maior facilidade??
Agora ferrou.. ja comprei uma com gancho...
Obrigado,
André

Wallace
03/10/2005, 23:21
Porque o gancho vira um projetil mortal em caso de problemas.

Giovani
04/10/2005, 02:03
Porque o gancho vira um projetil mortal em caso de problemas.
Isso mesmo!!

Se a cinta não tem os ganchos, vc a usará sempre que possível, ancorada diretamente nas viaturas. Só terá um possível "projétil" ocasionalmente, se o veículo não tiver um ponto de ancoragem. :concordo:
Nesses casos, vale à pena deixar um peso sobre a cinta, tipo um casaco ou um galho, um pouco afastado do ponto + sujeito à escapar. Assim ela não dá uma chicotada... :concordo:

Sei bem o que é uma bola de reboque voando contra o pára-brisa... Comigo dentro! :shock:

[]'s

Pedro Freitas
04/10/2005, 18:02
Sei bem o que é uma bola de reboque voando contra o pára-brisa... Comigo dentro!

Nem paro pra pensar nisso...
Vou comprar uma cinta de 8 ton com 9 metros. parece qeu vai ser o melhor custo benefício para ajudar e ser ajudado nas trilhas.

[]'s

leopoldo
08/10/2005, 17:55
Eu uso a seguinte:

http://www.jcwhitney.com/wcsstore/jcwhitney/images/imagecache/10013049.gif

ou melhor: 40 000lbs com 30 pés de comprimento e largura de 4 polegadas. É uma cavala.

tem outras opções:

http://www.jcwhitney.com/autoparts/Product/showCustom-0/Pr-p_Product.CATENTRY_ID:2004417/c-10101/Nty-1/p-2004417/Ntx-mode+matchallpartial/N-10101/tf-Browse/s-10101/Ntk-AllTextSearchGroup?Ntt=vehicle%20recovery%20%20str ap

mir000
10/10/2005, 13:06
Essa é bruta!!! :twisted:

[s]

spinelli
05/01/2006, 10:50
pessoal, nas trilhas uso corda, fomos em um evento em jaboticabal e uma toyota bandeirante atolou as quatro rodas na lama, e conseguimos tirar normal com a corda

Dirço
05/01/2006, 11:06
Sempre usei a corda....

acima de 2500 kg de ruptura... comprimento de 10m e deixo pronto "dois laços" de +/- 30cm e ficará com 9 m e qualquer pedacinho a mais... (o diametro é de 3/4").

Sai bem mais em conta no preço (algo em torno de 30,00 com 10m).

A maioria das cintas (fora as citadas acima dessa capacidade), custam mais caro e sempre corre o risco de rebentar, caso o jeep a ser rebocado, não tenha ganchos adequados....

Martin Melcop
05/01/2006, 11:41
Eu continuo usando a minha cinta de 6mX8ton e já puxei caminhão com ela :concordo:

Rangel Cesar
22/05/2006, 19:27
Falando sobre sintas tive uma duvida como usar as sintas que não tem gancho nas pontas as chamadas sintas lisas?? Qual a melhor forma ou equipamento para prender a sinta?

Wallace
24/05/2006, 16:53
Manilha.
Ganchos em cintas são perigosos.

Tio Eddie
29/03/2007, 20:25
Seja corda ou cinta precisamos delas....

Utilizo uma corda/cinta de 10m, feita de corda de nylon 10,5mm com trança de 3 pernas, uma alça em uma ponta (costurada na pr'pria trança) e um gancho na outra ponta. Com este sistema, posso ajustar o comprimento da cinta colcanco o gancho por dentro da trança.

A utilizei muuuuuuito na época do meu saudoso CJ5 azul calcinha, com guincho mecânico ramsey 9000lbs. (a usava tb como ponte de ancoragem pro guincho)

Hoje fiz uma nova, mais curta, também trançada, só que com duas alças, 4m de comptimento e feita de corda super estática de alpinismo (que aguenta simplesmente 3800kg)

Não vejo a hora de estar na "roubada"para estreiar o brinquedo...

AH, custo da primeira cinta, apenas o gancho para 1,5 ton
Da segunda, ZERO.

My 2 cents

Loras
01/04/2007, 15:43
Eddie,

Cuidado com as cordas de alpinismo. Elas são muito sensíveis à abrasão...:concordo:

Além disso o prazo de validade não passa de cinco anos, mesmo que esteja devidamente GUARDADA em estoque.

Pessoalmente não vejo grandes vantagens em seu uso. Aqueles cabos náuticos seriam melhor opção, pois são impermeáveis e mesmo molhados não encharcam...:idea:

Agora, qual seria o prazo de validade das cintas? E das cordas?:?:

Posso remendá-la caso arrebente? Como faço?:?:

Abs,

Tio Eddie
01/04/2007, 19:02
Loras, as cordas que utilizei para a cinta tem 1,5 ano desde a fabricação, e são "refugo" do passeio que gerencio aqui em Bonito.

Na verdade quero ver como se comporta esta "cinta" pois as cordas de alpinismo, mesmo as estáticas, tem cerca de 7% de elasticidade.

Prazo de validade de cintas e cordas? Acho que vale o bom senso e a regra que usamos para as cordas de aplinismo.....5 anos de "prateleira" ou substituir após ser submetida a esforços demasiadamente extremos...

Mais uma informação, as cordas que utilizo são especiais para espeleologia, e possuem capa reforçada e suportam uma abrasão impressionante. São bem diferentes das cordas dinâmicas de escalada, que são mais macias e NÃO suportam abrasão.

My 2 cents

Abs

Eddie

Loras
02/04/2007, 01:00
Eddie,

Parece que você juntou o melhor de dois mundos!!!:dance:

Pelo seu e-mail anterior achei que se tratava de cordas de alpinismo simples. Aí tenho certeza que não ia durar...

Realmente as cordas de espeleologia devem ser reforçadas. Desconheço tal especificação, mas pelo ambiente de uso que estão sujeitas devem ser até hidrófobas na medida do possível!!! Aí fica show de bola mesmo!!! Tem fotos?

Tenho uma cinta que foi cortada, pois o gancho do reboque ficava exatamente atrás da placa dianteira, no Jeep de um amigo.:parede:

Mandei no sapateiro, que cortou o pedaço fora e fez nova alça. Ficou mais curta, mas ainda quebra um senhor galho. Por isso minha curiosidade sobre como fica após danos...

Abs,

Tio Eddie
02/04/2007, 07:02
Loras,

Estou no trabalho, mas chegando em casa, providencio fotor das duas cintas.

Abs

Eddie

Tio Eddie
02/04/2007, 21:21
Loras,

Conforme prometido, lá vão as fotos.:-D:-D

A primeira cinta, de nylon bem encardida tem cerca de 10+ anos, :dance:conforme mencionei anteriomente, alça e gancho, com regulagens, conforme as fotos. Foi muito utilizada no Cj5 com Ramsey mecânico de 9000lbs.:twisted::twisted:

Já apresenta sinais de desgaste/abrasão :putz:, mas ainda é a que fica atrás do banco da caminhonete. :concordo:

A outra é nova, feita de corda super estática millet, 10,5mm.:palmas: É toda trançada, sem emendas...bem artesanal :concordo:

Vamos ver como ela se comporta...:twisted::twisted::twisted:

Abraços

Eddie

Loras
02/04/2007, 22:47
Gostei bastante do resultado final do segundo modelo!!!:concordo:

Como fechou a trança? Que nó? Pelo que entendi é simples na alça e dupla no corpo. Mas como fechou?

A idéia da primeira (regulável) também é boa, mas tenho certo medo de objetos metálicos presos nesses equipamentos...

Quando testar, poste suas impressões!!!

Abs,

Tio Eddie
02/04/2007, 23:17
Loras,

A tranca é "empatada", ou seja, faz a trança, deixa as pontas soltas e "costura" de volta seguindo as pernas da trança...nada muito complicado...

vê se a foto ajuda

Abraços

Eddie

Ah, assim que usar a cinta, digo como foi

Luciano SHAKALL
16/04/2007, 19:21
Cuidado com as cordas de alpinismo. Elas são muito sensíveis à abrasão...
Além disso o prazo de validade não passa de cinco anos, mesmo que esteja devidamente GUARDADA em estoque. CAmaRAdas, só um adendo: As cordas de escalada possuem validade de (no máximo) 5 anos de uso - ou “de prateleira” - (ou até sofrerem uma tração brusca) QUANDO UTILIZADAS EM ESCALADAS. Mas não quer dizer que sejam frágeis ou que, efetivamente, só sejam confiáveis por cinco anos. Isso é uma norma da U.I.A.A. (Federação internacional de escalada) não só para as cordas, mas também para as cadeirinhas (de bombeiro), costuras, fitas, freios (ATC ou Oito); ou qualquer outro material do qual dependa sua vida quando se está a centenas de metros de altura...

Caso sejam utilizadas para qualquer outra coisa, tais cordas podem “durar” 10, 15 anos ou mais. Se romperem, a única perda vai ser a da própria corda (ao contrário da escalada, onde pode se perder - no mínimo - os movimentos, ou até a vida...).
Detalhe: Dois tipos de cordas podem ser usados em escalada: As Dinâmicas – que possuem elasticidade (podem ferir alguém se arrebentarem sob tração), e as Estáticas, (mais utilizadas no Rappel) – que não possuem elasticidade, ou seja, não apresentam “efeito chicote”, caso arrebentem.

PS.
Alpinismo é, especificamente falando, escalada praticada nas Cordilheiras dos Alpes (berço do esporte), mas generalizou-se o termo para escalada em gelo.
A escalada em rocha – que praticamos aqui – é uma das formas de praticar o montanhismo (termo usado erroneamente como sinônimo de escalada), que também pode ser praticado (dependendo da montanha, lógico) através do trekking.
.

Loras
16/04/2007, 23:17
Assim como "rapel" não é esporte... e sim uma técnica de descensão...:concordo:

Poder usar como cinta de reboque pode... assim como podemos usar cabos náuticos, corda de sisal, etc...

Agora, pessoalmente, acho que cada material teve sua tecnologia desenvolvida para determinada situação. Imagine você rebocando um amigo ladeira acima. De repente a corda se rompe e lá vai ele sem freios, de ré.... (ops) ladeira abaixo...:putz:

Nessa situação eu confio mais na cinta. Sem dúvida.

Por isso fico meio cabreiro com nossas "adaptações". De qualquer forma, achei a idéia interessante, principalmente pelo conceito de REUTILIZAR o segundo princípio da Reciclagem...:palmas:

Por outro lado as cordas de atividades verticais são certificadas. Quais cintas para off road passam por processo semelhante?:?:

Existe certificação INMETRO para cintas de reboque?:?:

Abs,

Abs,

Tio Eddie
17/04/2007, 08:06
Vamos lá...rsrsrs:-D

Luciano, conheço bem as especificações dos materiais de vertical, trabalho com isso desde 87, e ajudei, inclusive a testar e deseonvolver alguns dos produtos que utilizamos atualmente.

E quero deixar claro que NÃO estou estimulando ninguém a fazer como eu.:concordo:

Loras, as preocupaçõs tuas são legítimas as mesmas que as minhas.:palmas:

Mas realmente reutilizar materiais que até então não tinham destino é uma idéia que particularmente me agrada.

Quero deixar claro, que a cinta de corda super estática está em testes e utiliza uma corda que não sofreu danos, apenas desgaste de capa e foi retirada da operação comercial turística, mas que se encontra em prefeito estado. (estas cordas se usadas simples, são péssimas para puxar coisas, pois embora suportem cerca de 3ton de tração, elas esticam até 7% de seu comprimento), daí a idéia de usar trança de 3 pernas.

Quanto a certificação ela é sem dúvida um diferencial, mas que não vale de nada se não houver manutenção do equipamento, seja ele qual for.

My 2 cents.

Abraços a todos

Murillus
26/12/2007, 19:35
Quero deixar claro, que a cinta de corda super estática está em testes e utiliza uma corda que não sofreu danos, apenas desgaste de capa e foi retirada da operação comercial turística, mas que se encontra em prefeito estado. (estas cordas se usadas simples, são péssimas para puxar coisas, pois embora suportem cerca de 3ton de tração, elas esticam até 7% de seu comprimento), daí a idéia de usar trança de 3 pernas.

:concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:

Murillus
27/12/2007, 15:44
...tenho interesse nesse cabo sintético ...

Kevlar é o nome dado pela DuPont (http://pt.wikipedia.org/wiki/DuPont) a um tipo de fibra (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fibra) sintética muito resistente e leve... Ele é um polímero (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADmero) resistente ao calor e sete vezes mais resistente que o aço por unidade de peso...

No Exterior, o Kevlar é fabricado em dois tipos principais, conhecidos como 29 e 49.

O Kevlar 29 é:
5 vezes mais resistente a impactos que o aço convencional;
10 vezes mais que o alumínio e com uma densidade de cerca da metade daquela encontrada na fibra de vidro habitual;
não se funde e pode ser usado sem degradação em temperaturas que vão até níveis insuportáveis pelo corpo humano;
não incandesce;
sendo uma fibra flexível, tornou-se passível de ser costurada e inserida em vestes comuns.

O unico problema é que quanto atingido por objetos perfuro-contundentes seu fator protetor diminui p/ apenas cerca de 90%

azaiats
09/07/2011, 11:28
Achei a informação de kevlar que eu estava procurando no tópico "http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/29418-cabo-de-aco-para-guincho-qual-usar-3.html". Lá estávamos em discussão sobre qual tipo de material utilizar nos guinchos, e eu passei um pouco das informações que conheço sobre os cabos de aço, porém fiquei sem conhecimento para comparar com o kevlar.

Obrigado pelos detalhes Murillus... vou dar uma procurada e entender um pouco mais sobre este produto junto da dupont. Valeu!

rguazzel
09/12/2011, 18:11
Pessoal, estou querendo comprar uma cinta e achei essa aqui na Gama4x4, alguém sabe me dizer se essa cinta é boa???

Tratorgama e Gama 4x4 - Tel: (11) 5062 - 9000 - Trator, 4x4, jeep, jipe, rodas, pneu, roda, pneus, embreagem, willys, off-road, trilha, acessorios 4x4, Gama 4x4, off road, trilhas, fora de estrada (http://gama4x4.com.br/produto_mostra.asp?cat_descricao=Oportunidade%20da %20semana&subc_descricao=&prod_id=6252)

Alguém saberia me dizer o pq essa de 12T é o mesmopreço desse outro de 10T??

Tratorgama e Gama 4x4 - Tel: (11) 5062 - 9000 - Trator, 4x4, jeep, jipe, rodas, pneu, roda, pneus, embreagem, willys, off-road, trilha, acessorios 4x4, Gama 4x4, off road, trilhas, fora de estrada (http://gama4x4.com.br/produto_mostra.asp?cat_descricao=Oportunidade%20da %20semana&subc_descricao=&prod_id=736)

Desde já agradeço...

[]s

Marcelo Corradi
31/01/2012, 20:44
pessoal, tenho uma duvida quanto a uma corda. vejo várias dessa corda laranja vendendo, da marca Western.
Cabo Para Reboque Em Nylon - R$ 21,59 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-218245090-cabo-para-reboque-em-nylon-_JM)
porém, algumas dizem q é pra 3 ton e outras aparentemente identicas dizem q é pra apenas 1 ton.

afinal, essa cordinha aguenta ou é só enganação? pq tá muito barata....

Marcelo Corradi
31/01/2012, 20:47
tem essa aqui tbm, marca Super Tool, pra 3 ton:

Cabo Para Reboque-ideal Para Barcos,4x4,carros E Socorro 4m - R$ 29,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-217869484-cabo-para-reboque-ideal-para-barcos4x4carros-e-socorro-4m-_JM)

Marcelo Corradi
02/02/2012, 14:48
ninguém???

Paulista VM
04/02/2012, 23:40
Quer minha opinião? Compra um cabo de aço, e coloca um gancho numa ponta e deixa uma siruela (uma volta, um laço, como entender) que vai ser bem melhor, jah cansei de ter corda partida... Pra arrastar qqr coisa uso o cabo, tem varias bitolas (grossura) dependendo de qual eh a intenção...
Uma corda de nilon, com um gancho de metal na ponta, eh soh pra vc correr o risco dela arrebentar e o gancho acertar um carro, ou alguém... Não que nao possa acontecer com o cabo, mas eh mais difícil...

Murillus
10/04/2012, 15:54
pessoal, nas trilhas uso corda, fomos em um evento em jaboticabal e uma toyota bandeirante atolou as quatro rodas na lama, e conseguimos tirar normal com a corda

Spinelli,

Cuidado com isso...
A corda arrebenta bem mais facil que uma cinta... e tb e' mais leve...
Dai, quando ela chicotear, vai parecer uma "faca"...
Ja vi estragos que isso faz...

Sds

sgrul1
11/04/2012, 15:49
Eu por desconhecimento acabei comprando uma cinta com gancho, mas vi que alguns acham perigoso. Teriam alguma recomendação p usar esse tipo de cinta?

Murillus
12/04/2012, 15:06
Eu por desconhecimento acabei comprando uma cinta com gancho, mas vi que alguns acham perigoso. Teriam alguma recomendação p usar esse tipo de cinta?

Use a cinta em "U" se ela for grande... ou... use uma corda de 2 metros pra ligar o gancho em outro ponto de ancoragem... a funcao da corta e' segurar a ancora pra ela nao sair voando...

luiz albano
13/04/2012, 18:23
Sem sombra de dúvidas a cinta é a melhor opção ( sem ganchos metalicos) ,segura,compacta e eficiente.

euclidesneto
11/01/2013, 11:11
Amigos, qual o tamanho ideal e onde encontro as manilhas para uma L200 Sport?