PDA

Ver Versão Completa : Como eu posso saber se o meu Snorkel esta funcionando da Land Rover 110



celite
20/03/2013, 17:25
Olá amigos ,

Gostaria da colaboração de todos em uma informação , Gostaria de saber se o Snorkel da minha Land esta tudo ok .

Como faço os devidos testes no mesmo ?

Waldmartins
20/03/2013, 17:40
Põe a VTR na água até o capô...se engasgar e morrer...num tá funcionando...:chorandoderir:

Foi mal a piadinha...mas de fato, gostei da sua pergunta e vou aguardar a resposta dos "entendidos"...

petcho
20/03/2013, 17:45
Tampe a entrada de ar do snorkel, se o motor morrer esta tudo OK!!!!!

se nao morrer ta tendo entrada de ar em algum outro lugar, ai vc vai ter q identificar e selar
mas o jeito do Wald da certo tb, so acho um pouco mais arriscado hehehehehehehehehe!!!!!

Abraço, Pedro

celite
20/03/2013, 17:46
Obrigado Pedro , Eu vo fazer o teste !

Um abraço

gustavoullmann
20/03/2013, 19:26
Tampe a entrada de ar do snorkel, se o motor morrer esta tudo OK!!!!!

Hummm...

Acho que só esse teste não é suficiente. Penso que, mesmo que o motor apague quando você tampar a entrada de ar do snorkel, isso não garante que não exista nenhuma pequena falha de vedação no corpo ou em alguma junção desse. Talvez o ar que entre por alguma falha não seja suficiente para manter o motor funcionando, mas se entrar água por essa mesma falha o resultado pode ser calço hidráulico.

Abaixo segue um vídeo da ARB, onde o carinha mostra a quantidade de água necessária para ferrar o motor. Pense numa pequena falha de vedação e um motor entrando acelerado (puxando muito ar) numa tentativa de cruzar água... acho que não é preciso um falha grande ou muito tempo sob a água para que o motor aspire a quantidade mostrada no vídeo...


http://www.youtube.com/watch?v=wNtJNuhIf4I

Não tenho snorkel no meu jipe, mas tenho vontade de colocá-lo para que haja menos admissão de pó em estradas de terra. Não sou muito fã de mergulhos, sejam rasos ou profundos. Mesmo assim, se um dia eu vier a colocar um snorkel no meu Land eu quero confiar 110% nele! Então penso em, independentemente da marca ou modelo do mesmo, tentar passar uma mangueira de borracha inteiriça desde a entrada de ar na ponta do snorkel até a admissão do alojamento do filtro de ar. Honestamente não sei se isso é possível, é só uma idéia...

E no mais, não se esqueça que apenas um snorkel não é garantir de travessias sem dores de cabeça futuras: exitem respiros dos diferenciais, da caixa de marchas e do tanque de combustível que também devem ser elevados. Outra coisa ignorada por muitos é o uso adequado doswading plugs que devem ser colocados na caixa seca e na parte onde fica a correia dentada, na frente do motor.

Espero ter ajudado!

Grande abraço e bons mergulhos!!!

Gustavo Ullmann.

celite
20/03/2013, 19:52
Gustavo , Você ou outro usuario aqui no 4x4 Brasil conhece algum lugar em São Paulo para fazer os testes devidamente corretos ?

Mando muito bem na explicação , Agradeço Cara !

Um abraço

petcho
20/03/2013, 19:58
Gustavo, esse teste foi indicaçao do Fraga da the specialist,

mas fiquei curioso com oque vc falou sobre a posibilidade do motor morrer mesmo com alguma pequena entrada de ar, entao tampei a entrada de ar no compartimento do filtro de ar( tb nao tenho snorkel) e o motor continuou funcionando normalmente so com o ar que entra naquelas fendinhas da parte de traz do habitaculo do filtro,

apenas começou um som de ar sendo sugado muito forte e a mangueira que liga o intercooler ao coletor de admisáo se espremeu (ja que o motor solicitava mais ar do que a turbina podia fornecer)

por isso acho q o teste de se tampar a boca do snorkel é valido, mas se fosse meu carro e se eu nao tivesse participado da instalaçao, eu reinstalaria tomando os devidos cuidades de vedaçao

Abraço, Pedro

alexx.files
22/03/2013, 14:25
O teste correto para checar se o snorkel está funcionando é tampar a entrada de ar do snorkel e observar a mangueira de borracha do intercooler. Se essa mangueira colapsar o snorkel está funcionando, se ela não colapsar está entrando ar por algum local. []s Alex

Fabrício Bastos
22/03/2013, 15:53
Por isso gosto de eu mesmo montar o snorkel!

Já vi muitos snorkel's que dizem ser excelentes e na verdade são só "perfumarias" para embelezar o carro não tendo função alguma! E acabam dando uma falsa impressão de segurança ao motorista acahando que pode se aventurar debaixo d'água!
O Snorkel que veio na Black por exemplo era um desses, ele usava as peças originais do carro, que no cofre do motor são somente encaixadas!(Olhem no tópico dela que vão ver as fotos dos componentes e a instalção!)

O teste de tampar a boca do snorkel sempre funcionou aqui! tanto é que já mergulhamos com a ex 90 com o snorkel intalado e verificado assim e nunca deu nenhum problema!
Após o carro "morrer asfixiado"(rsrsr) ao retirar a mão sentira um vácuo e um barulho de um suspiro(Não sei bem como explicar!) acredito eu que se tiver um mínimo vazamento alguns segundos após a "morte" ele não fara mais esse vácuo pois puxará ar pelo buraco existente!

Lembre-se de vedar bem o habitáculo do filtro de ar, pois no lado em que chega o ar ele é furado no encontro das laterais do cilíndro que o forma com a "base"!

Abraços, verifique o local que for atravessar e bons mergulhos!

ecoperegrino
22/03/2013, 18:51
Onde voce pretende mergulhar o Defender é tão alto assim?
Então se preocupe para que a bagagem não se molha.....

Waldmartins
22/03/2013, 20:45
Onde voce pretende mergulhar o Defender é tão alto assim?
Então se preocupe para que a bagagem não se molha.....

eu ACREDITO que ele nem vá mergulhar assim...acho que é só pra saber se está funcionando caso precise (que é meu caso). O ruim é que o meu é aquele que parece uma chaminé e num sei se tem como tampar o bocal com as mãos...tem?

Uma outra pergunta, aproveitando o tópico, qual a altura que o snorkel é necessário? 50cm de água não precisa, correto?

Abs

Fabrício Bastos
23/03/2013, 01:02
eu ACREDITO que ele nem vá mergulhar assim...acho que é só pra saber se está funcionando caso precise (que é meu caso). O ruim é que o meu é aquele que parece uma chaminé e num sei se tem como tampar o bocal com as mãos...tem?

Uma outra pergunta, aproveitando o tópico, qual a altura que o snorkel é necessário? 50cm de água não precisa, correto?

Abs

Wald,

O valor de transposição de trechos alagados no manual da land é justamente 50 cm ou 500 mm!
Não sei qual é seu snorkel mas todos de "chaminé que eu conheço, a chaminé sai! Aí fica só a ponta do "cano", só tampar e ver no que dá!

Abraços!

celite
23/03/2013, 17:58
Olá Amigo , Estou indo para a Serra da Canastra neste feriado , E da última vez que eu fui tinha alguns rios para atravessar e chegar até as cachoeiras . Obrigado pelas dicas !
Eu vo fazer o teste antes de seguir viagem !

Waldmartins
23/03/2013, 23:41
Wald,

O valor de transposição de trechos alagados no manual da land é justamente 50 cm ou 500 mm!
Não sei qual é seu snorkel mas todos de "chaminé que eu conheço, a chaminé sai! Aí fica só a ponta do "cano", só tampar e ver no que dá!

Abraços!

Valeu Fabrício!

Eh que minha 90tinha tava no estaleiro e eu num tinha certeza. Hoje vi que sai mesmo. Depois vou testar. Abs

lucar
24/03/2013, 00:23
Se não me engano alguns snorkels utilizam parte das mangueiras originais da defender. Esse sistema original tem 2 escapes para água. um é em forma de "Y" e fica logo no começo de onde tem a entrada de ar. outro é um bico que fica no próprio filtro de ar. tem que eliminar eles ou simplesmente tapar as "saídas" .... se ao abafar o cano do snorkel e continuar funcionado o motor pode ver que ainda entra ar por um desses "ladrões"...

celite
25/03/2013, 19:39
Amigos , Boa Noite !

Fiz o teste que a maioria me indico , Fechei a saida de ar do Snorkeel e o carro continuo funcionando normal ! Deve ter mesmo algum lugar que esteja vazando então ... Alguem sabe um local bom e de confiança em SP para fazer o reparo ?

Fabrício Bastos
26/03/2013, 12:14
Acrescentando as informações do Lucar além da "teta"rsrsrs(Já ouvi alguns chamando assim o ponta de borracha no habitáculo do filtro de ar) no próprio habitáculo não é totalmente vedado entre as soldas que ligam suas partes de ferro como já falado antes! Vale dar uma olhada tbm! Só passar um pouco silicone de alta temperatura e problema resolvido!

Celite se tiver tempo disponível vale vc mesmo verificar pq não é nada complicado!

Abraços!

norberto
26/03/2013, 14:38
O que se usa pra tapar ou substituir a "teta"? Tem um tubo metálico ali?

Abs

celite
26/03/2013, 18:28
Obrigado Fabricio !

Valew pela atenção ! Eu vo fazer isso sim !

Um abraço

vwinit
26/03/2013, 21:22
O que se usa pra tapar ou substituir a "teta"? Tem um tubo metálico ali?

Abs

Amigos, Snorkel sempre dá muita conversa... Então deixa eu colocar uma questão.

Essa "teta" existe para jogar fora qualquer água que passar pelo snorkel (chuva, lavajato, etc).
Seu formato, penso eu, permite que quando o motor puxa o ar, a borracha se fecha na ponta e não passa ar pela "teta" somente pelo duto do filtro... mas por gravidade, se tiver água dentro da caixa do filtro ela vai escorrer ali.

O Y também tem função de jogar fora água que entra pelo cano por gravidade, subindo apenas ar para o duto (ou pequena quantidade de água se a puxada for forte) e a "teta" joga o resto fora.

Quem tem snorkel direto para o filtro todo lacrado ... Nunca teve problemas?? :pensativo:

Vale a pena "selar" tudo?? :pensativo:

*lembrando que uma pequena quantidade de água aspirada pelo motor (seja numa travessia, seja num lavajato) pode ser suficiente para lascar ... conforme ilustrado no filme deste tópico.

:pensativo:

Abraço!

Luciano Valois
26/03/2013, 22:55
Hailton, meu raciocínio e minhas duvidas são iguais as suas.Minha antiga DEF 110 tinha o bico "teta" selado com silicone, comigo nunca deu problema, mas também nunca passei com água acima do capo da viatura.Minha DEF 90 atual tem o bico "teta" com sua abertura normal.Nao sei qual dos dois seria o correto. Espero que alguém que entenda de "teta", opss, Snorkel venha nos salvar com sua sabedoria.
Amigos, Snorkel sempre dá muita conversa... Então deixa eu colocar uma questão.Essa "teta" existe para jogar fora qualquer água que passar pelo snorkel (chuva, lavajato, etc).Seu formato, penso eu, permite que quando o motor puxa o ar, a borracha se fecha na ponta e não passa ar pela "teta" somente pelo duto do filtro... mas por gravidade, se tiver água dentro da caixa do filtro ela vai escorrer ali.O Y também tem função de jogar fora água que entra pelo cano por gravidade, subindo apenas ar para o duto (ou pequena quantidade de água se a puxada for forte) e a "teta" joga o resto fora.Quem tem snorkel direto para o filtro todo lacrado ... Nunca teve problemas?? :pensativo:Vale a pena "selar" tudo?? :pensativo:*lembrando que uma pequena quantidade de água aspirada pelo motor (seja numa travessia, seja num lavajato) pode ser suficiente para lascar ... conforme ilustrado no filme deste tópico.:pensativo:Abraço!

Fabrício Bastos
27/03/2013, 00:56
Fala pessoal!
Como a Hailton disse toda vez que esse assunto vem à tona... gera "polêmica"!rsrsr

Tanto no da 90 como no da Black a "teta" é vedada(Só encher por dentro com silicone! de preferencia alta temperatura(preto ou laranja) e o Y lá embaixo está "aberto"! A 90 já passou em mais de 1,50m de água e nem sentiu!
Mas eu penso que se tem o Y aberto, a água que entrar vai sair por lá! Não?? Então um local só basta! E não confio que somente com a sucção a "teta" feche totalmente! Já o Y eu acho que fecha sem porblemas! Até pela resitencia dos materias com que são feitos cada um!


Abraços!

Camilo JR
28/03/2013, 15:10
Mesmo assim, se um dia eu vier a colocar um snorkel no meu Land eu quero confiar 110% nele! Então penso em, independentemente da marca ou modelo do mesmo, tentar passar uma mangueira de borracha inteiriça desde a entrada de ar na ponta do snorkel até a admissão do alojamento do filtro de ar. Honestamente não sei se isso é possível, é só uma idéia...


Gustavo Ullmann.


O pessoal faz bastante isso no troller, de passar uma mangueira fora a fora pra nao correr o risco de entrar agua em algum lugar..

estou no 3 troller, nos dois primeiros ja entrei na agua ate metada do para brisa e nao teve problema algum... na defender, vou instalar snorkle semana q vem, e vou tirar o Y, deixando direto no filtro.. o bico de pato do filtro ( tetinha ) do meu carro ta quebrada, e onde sempre compro as peças o cara me informou q nao tem em lugar nenhum, parece q vou ter q importar isso.. alguem sabe um similar que achei mais facil aqui no brasil ? pois a teta, ou o Y tem q ter... e confio mais na teta que no Y, que pode travar a membrana aberta sem a gte perceber... ja a tetinha é mto mais facil de verificar frequentemente se esta ok.

Waldmartins
03/04/2013, 13:02
Putz...li tudo e nao entendi nada....vou ter que levar num mecanico mesmo. Meu medo eh ser enganado e ele disser que tenho que trocar o snorkel e tals...

Eu tampei o snorkel e o motor continuou funcionando. Nao sei o que eh essa " teta" e nem esse Y que a galera se referiu... :(

FOTOS!?!?

celite
03/04/2013, 13:25
Waldmartins , Também fiz este teste de tampar o snorkel , mas tive a informação que é quase impossível matar um motor como este fazendo este teste . Um abraço

vwinit
03/04/2013, 18:22
Putz...li tudo e nao entendi nada....vou ter que levar num mecanico mesmo. Meu medo eh ser enganado e ele disser que tenho que trocar o snorkel e tals...

Eu tampei o snorkel e o motor continuou funcionando. Nao sei o que eh essa " teta" e nem esse Y que a galera se referiu... :(

FOTOS!?!?

Vai ter que meter a mão na graxa...

Dá uma apalpada na caixa do filtro de ar que acha a teta!! rsrsrss

Deita embaixo do carro perto da roda do lado do snorkel e olha por onde passa a mangueira. Se ligar direto no filtro não tem Y. Se tiver você o verá fazendo a junção da mangueira que sai do snorkel e vai para o filtro. Se comparar com a letra, o Y do carro está de "cabeça para baixo". :concordo:

Waldmartins
04/04/2013, 14:52
Vai ter que meter a mão na graxa...

Dá uma apalpada na caixa do filtro de ar que acha a teta!! rsrsrss

Deita embaixo do carro perto da roda do lado do snorkel e olha por onde passa a mangueira. Se ligar direto no filtro não tem Y. Se tiver você o verá fazendo a junção da mangueira que sai do snorkel e vai para o filtro. Se comparar com a letra, o Y do carro está de "cabeça para baixo". :concordo:

Hailton,

meter a mao na graxa num eh problema pra mim...rsrs

Tem uma mangueira que sai do snorkel e vai direto ao filtro de ar. Mas ela tem um "joelho" fechado no meio e voltado pra baixo. Isso eh o tal "Y"???

Aproveitando...

aquelas aberturas que tem que fechar ao transpor "rios" podem ficar " eternamente" fechadas? ACHO que as minhas estao fechadas e nao sei se isso tem algum problema.

Valeu!

Abs

Fabrício Bastos
04/04/2013, 15:40
Hailton,

meter a mao na graxa num eh problema pra mim...rsrs

Tem uma mangueira que sai do snorkel e vai direto ao filtro de ar. Mas ela tem um "joelho" fechado no meio e voltado pra baixo. Isso eh o tal "Y"???

Aproveitando...

aquelas aberturas que tem que fechar ao transpor "rios" podem ficar " eternamente" fechadas? ACHO que as minhas estao fechadas e nao sei se isso tem algum problema.

Valeu!

Abs

Wald,

Esse é o "tal Y"!!!rsrsrs
Não entendi muito bem que abertura é essa que vc está falando!

Abraços!

Waldmartins
04/04/2013, 16:03
Wald,

Esse é o "tal Y"!!!rsrsrs
Não entendi muito bem que abertura é essa que vc está falando!

Abraços!

Fabricio,

entao...nao soube explicar direito. Sao uns "buracos" na caixa de transmissao que se fecham com uns parafusos...sabe o que estou falando agora?

Abs

Camilo JR
04/04/2013, 16:28
Wald,

Esse é o "tal Y"!!!rsrsrs
Não entendi muito bem que abertura é essa que vc está falando!

Abraços!

Deve ser o que tampa o furo na parte baixa da embreagem, que tem q fechar p travessias, e deixar aberto pra ver se nao ta vazndo oleo p dentro da embreagem .. e acho q tem tb um que fecha o compartimento da correia dentada ...

Camilo JR
04/04/2013, 16:34
isso aqui o portela postou em outro topico.. estou copiando e colocando o link do topico:

Jorge,

Nos Defender existem 3 respiros originais. Caixa de marchas, reduzida e diferencial dianteiro. Sugiro elevar o do tanque e o do diferencial traseiro. Ambos ficam na longarina esquerda, junto à roda traseira. O do tanque do lado de fora da longarina e o do diferencial traseiro, do lado de dentro.

Além disso existem os tais "wadding plugs" para a caixa da correia dentada e para o alojamento da embreagem. Eu costumo andar com ambos no lugar e verifico sempre. Mas há controvérsias quanto a deixá-los sempre lá.

Abs.,



"Jimny Hendrix" - Jimny 4All


link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/50022-travessar-agua-bujoes.html

vwinit
04/04/2013, 16:49
Quase Wald plugs ... rsrsrs

Então, melhor deixar sem eles...
Se vazar óleo vc fica sabendo. Caso contrário vai enchendo a cx seca e aí quando souber já era.

Waldmartins
05/04/2013, 10:07
Quase Wald plugs ... rsrsrs

Então, melhor deixar sem eles...
Se vazar óleo vc fica sabendo. Caso contrário vai enchendo a cx seca e aí quando souber já era.


Isso ai mesmo...os "wald plugs"...depois vou verificar isso. Agora em Unai, num calor infernal e com o carro na rua (nao entra na garagem aqui :( ) sem chances de entrar debaixo do carro...rsrs

Amanha volto pra casa e verifico.

Abs