Conectar

Ver Versão Completa : Diferencial mais longo

guigmbh
18/03/2013, 10:59
Bom dia, galera! Eu tenho um CJ5 79 - Ford OHC 4 CC e gostaria de saber se há meios para tornar o diferencial com uma relação mais longa. Teria jeito?

georgevalle
18/03/2013, 11:03
Tem que ver qual a relação que está nos teus diferenciais e trocar, mas vai perder força.

guigmbh
18/03/2013, 13:01
É, realmente, eu já tinha pensado nisso, bom. Parece que os diferenciais são originais, pelo menos, é o que o antigo dono me disse. O que eu sei é que eles são da Ford que, pelo o que eu acho é que eles são mais longos que os da Willys, correto? Aí, eu tenho algumas dúvidas: Existe relação mais longa que a original da Ford? Em caso positivo, teria que substituir nos dois eixos? o ganho de velocidade final em detrimento da força é vantajoso? Estou perguntando, porque eu sou meio leigo nessas coisas, apesar de já ter possuído três Jeeps (os dois primeiros Willys - um 1960, um 1966 e este último 1979 - Ford) e já ter feito algumas trilhas.

guigmbh
18/03/2013, 13:06
Estou querendo fazer esta modificação, por tratar-se de um veículo de uso misto, pelo menos, na minha realidade de hoje, pois eu tenho um sítio em zona rural, com lugares bons de trilha, mas tenho que rodar um trecho mais ou menos longo de asfalto (ida e volta, uns 200 Km). Daí a minha necessidade de um diferencial mais longo, OK? Se alguém souber de algo, fico agradecido.

Jackson Castro
18/03/2013, 13:44
Para o pessoal começar a te responder você precisa informar qual a relação o seu jeep possui hoje.
vai lá na tampa do diferencial e verifique se tem uma chapinha a numeração da relação, ela é fixada pelos parafusos da tampa.
Muitas vezes nem a plaquetinha é confiável, pois muitos já trocaram as relações originais e não trocaram a plaquetinha.
Certeza só tirando a tampa e contando os dentes da coroa e do pinhão.
A relação mais longa você pode comprar nova ou procurar em ferro velho a coroa e pinhão do maverick, f-1000, f-100, aero willys verifica se o eixo é dana 44 igual ao seu na tampa.
Se não vai fazer trilha a troca de força por velocidade pode compensar, se não ficar satisfeito pode desfazer a troca ou trocar por outra até achar uma que satisfaça. (depende de R$)

tuna
18/03/2013, 14:24
Tem um jeito mais fácil basta contar o numero de voltas do cardã para uma volta do pneu e depois calcular, por exemplo 4,88 voltas do cardã para uma volta do pneu é igual a relação 9x44, 5,35 é a 8x43, se o jeep for original é relação 9x44, outra maneira de conseguir alongar a relação é trocar os pneus por uns de diâmetro maior, a propósito, qual o power train do jeep e quais pneus está usando? se for inteiro original deve ser motor ford georgia, câmbio 4 marchas, reduzina dana 18 e pneus militares 6,00x16... trocando os 6.00x16 por 7.50x16 ou 31" já ganha quase 20% de "alongamento"

[]´s

Dodger
19/03/2013, 08:05
ter jeito sempre tem, pode trocar a relação interna ou o diferencial todo.
Nos anos 80 meu pai fez um Jeep 51 para uso em asfalto, tirou toda mecanica de um Maverick 4 cilindros, o diferencial dele(Dana 44) é 12X47 ou seja 3,92:1. para carro passeio é muito curto mas mesmo assim mais longo que qquer relação disponivel para Jeep.
Ai perdeu-se a função off road, usava só pra ir pescar e pra ir pro sitio que num tinha muita complicação com estradas ruins, mas era um capetinha pra rodar no asfalto...eheheh ficou até meio perigososo o jipinho.

maico lapschies
19/03/2013, 08:27
qual é o conjunto completo,motor, caixa, pneus?

pelo ano do seu jeep se os eixos forem originais, os dois são dana 44, mas nos jeep que usam relações 9x53, 8x43, 9x44 usam caixa de satelite diferente das relações mais longas, portanto tem que trocar além da coroa e pinhão a caixa de satelite tb.

mas o o correto é você conferir tudo primeiro, se a relação for muito longa e dependendo do tamanho do pneu o motor não toca. vai ser dinheiro jogado fora.

[]'s

guigmbh
19/03/2013, 10:14
Obrigado à todos, vou verificar (o carro está na oficina) e obterei mais informações.

Robertux
20/03/2013, 00:18
Se o seu Jeep for original, o pinhão deve ter 9 dentes e a corôa 44. Isto significa 4,89:1 (4,89 voltas do cardan para cada volta da roda). É possível colocar uma relação 47/11, que daria 4,27:1. Se vc estiver usando pneus originais (6.00X16) ele deve ficar um pouco menos amarrado no asfalto, mas se o pneu for 7.50X16 ou maior eu não recomendo, ele vai perder muito nas subidas.
Eu uso 7.50X16 com a relação original (44/9) e preciso puxar 3ª marcha com frequência em subidas um pouco mais longas.
Eu estou pensando em colocar um câmbio do Chevette 5 marchas com relação 43/8 (5,38:1) no diferencial, assim eu teria uma 4ª um pouco mais curta, equivalente à original (44/9 com pneus 6.00X16) e uma 5ª pouco coisa mais longa do que a 4ª que tenho hoje, melhorando um pouco a economia e a velocidade final.

Abaços

Roberto

Sydney66
13/04/2013, 22:29
Correto Roberto, só lembrando uma coisa que até esqueci de falar em outro tópico. Não só o conjunto corôa/pinhão tem que ser casado, mas também ter sido produzido (forjado acho) no mesmo grupo de tolerância. Para os modelos dana44 do jeep, foram produzidos em 3 tolerâncias: L, 0 e H. Essa marcação existe no conjunto coroa/pinhão e na carcaça do diferencial. Não sei as implicações de se colocar conjunto de coroa/pinhão de um grupo em carcaça de outro, mas não deve ser coisa boa.
Abs

Mário RED JEEP
30/05/2013, 08:57
E ai pessoal!
Tb tenho essa dúvida! Sinto meu jeep preso na estrada em 4º marcha, prece pedir uma 5° marcha. Fica com giro alto e pouca velocidade, uns 70 km/h. Anda 80% em asfalto e trilhas leves, levando um barquinho pra pesca.
Tenho duvida se mexo no diferencial ou caixa de chevette com 5 marchas. Pra colocar pneus 33" teria que subir a suspensão.
Que orientam os mais experientes?

m0r473n53
30/07/2013, 17:23
qual é o conjunto completo,motor, caixa, pneus?

pelo ano do seu jeep se os eixos forem originais, os dois são dana 44, mas nos jeep que usam relações 9x53, 8x43, 9x44 usam caixa de satelite diferente das relações mais longas, portanto tem que trocar além da coroa e pinhão a caixa de satelite tb.

mas o o correto é você conferir tudo primeiro, se a relação for muito longa e dependendo do tamanho do pneu o motor não toca. vai ser dinheiro jogado fora.

[]'s
Boa noite.

Estou com um diferencial Dana44 causando uma baita dor de cabeça.

Ele estava com relação 11x47, e resolvi colocar 8x43 (Estou colocando Motor AP), o eixo dianteiro ja esta com 8x43, este traseiro retirei a relação e troquei por uma relação 8x43 (a minha 11x47 ja foi trocada novamente com outra pessoa, segundo o rapaz que trocou comigo), mas com essa relação o pinhão não alcança a coroa (o mecânico me explicou isso).
Comprei uma relação no Mercado-livre como sendo "nova", esta o mecânico disse que o eixo da meia volta ajustado certo e depois enrosca, que se montar assim vai roncar um bocado.
Resumindo estou com dois casais 8x43 e não esta sendo possível montar nenhum no eixo traseiro do jeep.
Seria possível ser alguma coisa com a caixa satélite?