PDA

Ver Versão Completa : Diesel com menos enxofre



gabriellara
20/09/2005, 09:18
Prezados,

estive neste sábado com um amigo que possui uma Ranger XLT 2001 na concessionária FORD e num bombista e fiquei impressionado com o problema que o diesel com menos enxofre que a Petrobrás lançou está ocasionando.

É formado uma borra (parece cola de junta) dentro do tanque que posteriormente entope os filtros e bomba alimentadora. Segundo informações da FORD, após o início da comercialização deste diesel pela petrobrás aqui no Vale do Aço o número de bombas alimentadoras que eles trocam aumentou assustadoramente. Eles queria inclusive trocar já a do meu amigo.

Mas estivemos em um bombista que também citou o aumento na demanda deste tipo de serviço, mas que ao invés de trocar as peças efetou a limpeza das mesmas com tinner e resolveu o problema.

O sintoma é que a camionete começa a dar entrada de ar com frequência.

Dentro do suporte do filtro tem uma lingueta metálica que funciona como uma válvula, com a borra esta lingueta fica presa ocasionando o problema.

Pelo que observamos o problema é ocasionado em veículos que possuem tanques plásticos, pois a substância que está substituindo o enxofre reage com o plástico.

Alguém já teve ou fico sabendo de casos semelhantes a este?

Abraços,

Edintruder
22/09/2005, 19:32
Vou tratar de tirar o tanque da minha Ranger para dar uma olhada no estado assim que for possível, pois só uso o Diesel Aditivado da Petrobrás. :roll:

nfsleo
25/09/2005, 17:58
Afffffff... essa Petrobosta é um lixo mesmo, será que esses imundos se dâo ao trabalho de testar os produtos antes de colocar no mercado, ou o consumidor que se dane? :evil:

ninrod
25/09/2005, 18:08
Olá.

Tive este mesmo problema há alguns meses atrás e, segundo o bombista que me atende, é realmente este diesel da Petrobrás que está dando problema. Segundo ele, além de mim mais 4 sujeitos, somente naqueles dias estavam com os mesmos sintomas e todos usavam o maldito diesel aditivado BR :x

No meu caso ele resolveu o problema limpando tudo, inclusive o tanque, com um tipo especial de produto de limpeza para motores, ele só não me falou e eu esqueci de perguntar o nome :oops:

[]'s

Thales Pimenta
25/09/2005, 22:53
leiam:

__________________________________________________ ______________________________________

Contaminado
Diesel sob suspeita

Eduardo Aquino


Combustível vem sendo apontado como o principal responsável por problemas em motores na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Petrobras está investigando


Motor falhando, perda de potência e dificuldade de partida. Estes são os problemas que estão afetando alguns veículos a diesel, equipados com tanque de plástico e que usam combustível de postos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os defeitos surgiram no início de junho, quando a Petrobras iniciou a comercialização do diesel denominado S500, com baixo teor de enxofre (500 ppm de enxofre), nas regiões metropolitanas de BH, Rio de Janeiro e São Paulo, nas quais o problema da poluição é mais grave. Segundo a empresa, o S500 tem como principal objetivo a redução da emissão de material particulado (fumaça preta) e de SOx (óxido de enxofre, que causa a chuva ácida), mas também assegura benefícios ao veículo, como menor formação de depósito nos motores e maior durabilidade dos lubrificantes.

A venda desse combustível estava prevista dentro do cronograma da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para janeiro do ano que vem, mas a Petrobras acabou antecipando sua comercialização devido à entrada em operação de quatro unidades de hidrotratamento de diesel da empresa para a redução do teor do enxofre. Os problemas surgiram logo após o lançamento. “Começamos a encontrar um material estranho (parecendo chiclete) nos tanques de combustível de plástico. Esse material acaba entupindo o filtro do pescador de combustível, a tela filtrante da bomba alimentadora, o filtro de combustível e os dutos de alimentação de combustível, causando até a parada total do veículo (veja quadro com os sintomas), que precisa ser rebocado”, explica Edmar Bergamini, da Refordiesel, representante autorizado dos fabricantes de motores diesel MWM/International.

O número de veículos com problemas é alto. De acordo com Edmar, desde o início de junho, aparecem em média dois casos por semana em sua oficina. A Mecânica Mundial, também especializada em veículos a diesel, atendeu a quatro veículos (picapes Toyota Hilux e Ford F-1000) nos últimos 30 dias. “Os veículos chegaram com o filtro de combustível entupido com pouco tempo de uso. Parecia uma borra gelatinosa, que endurece quando seca”, explica George Washington Galvani, proprietário da Mundial. O problema atinge veículos a diesel de todas as marcas. Marcelo Pereira, que tem uma oficina no Posto Ravena, às margens da BR-381, disse que tem aparecido caminhões de todas as marcas com este material estranho entupindo a bomba alimentadora.

CONCESSIONÁRIOS

Os casos não surgem apenas nas oficinas independentes. A concessionária Volkswagen Elmaz, de caminhões e ônibus, atendeu a dez casos de borra nos últimos três meses. Os problemas não se limitam à formação de uma borra, colocando sob suspeita a qualidade do diesel que está chegando às bombas. Segundo o gerente de serviços da concessionária Ford Inova, Roberto Fonseca, “já atendi a dois casos em que encontrei sujeira parecida com terra no tanque”. O mesmo problema também foi detectado pelo gerente de oficina da concessionária Mercedes-Benz Minasmáquinas, Welker Resende, que tem atendido a diversos casos graves de filtro de combustível sujo, que chegaram a provocar a parada total dos veículos.

A Petrobras reconhece a existência dos problemas e montou grupo de trabalho para avaliar a questão, mas ainda não chegou a um diagnostico definitivo. De acordo o gerente de soluções comerciais e desenvolvimento de produtos da Petrobras, Frederico Kremer, “identificamos a presença significativa de água em alguns veículos e postos de serviços. Outro aspecto que estamos analisando é uma possível incompatibilidade do diesel S500 com a material do revestimento de tanques de plástico, que pode ser o causador de formação de depósitos”. Mas um dos fabricantes desses reservatórios, a Bepo, descartou essa hipótese com seus produtos. “Recebemos três reclamações sobre o problema. Abrimos os tanque e, depois que retiramos a borra e fizemos nossas análises, todos estavam em perfeitas condições”, assegura Júlio César Gomes, do Programa de Produção da Bepo.

Sintomas/Custo

1) Perda gradativa de potência, sendo que, no início, o veículo não consegue nem vencer uma subida leve, e, no final, acaba parando por completo;

2) Dificuldade de partida pela manhã, com o motor frio.

Reparo

Remoção do tanque para limpeza e substituição da bóia (de R$ 180 a R$ 220), troca da bomba de transferência (R$ 160) e do filtro de combustível (R$ 1, totalizando de R$ 358 a R$ 398.
__________________________________________________ ________________________________
Reportagem extraída do jornal Estado de Minas, Quarta Feira 21 de Setembro de 2005. Caderno Veículos.

Luiz Antonio
25/09/2005, 22:59
Putz !!!
Eu só uso o oléo diesel aditivado da Petrobrás, preocupante.....

[]'s

Luca
26/09/2005, 17:10
Putz !!!
Eu só uso o oléo diesel aditivado da Petrobrás, preocupante...
1) Não se preocupe, Luiz. Toyota não usa tanque de plástico.
2) Eu somente não uso o diesel aditivado da Petrobras, pois não encontro mais em SAMPA. Achava que já tinham descontinuado o produto.
3) O diesel dos postos da Petrobras continua sendo o mais confiável.

[]´s

Pequeno jr
26/09/2005, 18:23
Putz !!!
Eu só uso o oléo diesel aditivado da Petrobrás, preocupante...
1) Não se preocupe, Luiz. Toyota não usa tanque de plástico.
2) Eu somente não uso o diesel aditivado da Petrobras, pois não encontro mais em SAMPA. Achava que já tinham descontinuado o produto.
3) O diesel dos postos da Petrobras continua sendo o mais confiável.

[]´s

Anteriormente eu tava usando Diesel Comum da BR ... a uns 3 meses to usando o Diesel Aditivado da Texaco.

Mas pq vc fala q diesel da Petrobras é o mais confiável ??

Walter L. L. Casitta
26/09/2005, 21:33
O diesel dos postos da Petrobras continua sendo o mais confiável.


Eu acho que um posto de confiança vem em primeiro lugar. A distribuidora vem depois...

Luca
26/09/2005, 23:56
... pq vc fala q diesel da Petrobras é o mais confiável ??
Pequeno Jr.,
Já li mais de um relatório dando conta de que a BR quer ser referência entre os usuários caminhoneiros e marinheiros, e está investindo pesadamente na qualidade do seu distribuidor de óleo diesel. Não é só propaganda. É ação mesmo. Tem fiscalizado e cobrado do revendedor. Porém, isto é na teoria. Na prática te afirmo que abastecendo somente em BR´s, não há presença de sujeira ou acúmulo de água no filtro de minha Toyota. Em outras bandeiras, já houve caso de "uma tancada uma drenada", de tanta água que havia.

Eu acho que um posto de confiança vem em primeiro lugar. A distribuidora vem depois...
Walter,
Concordo. Mas o que é um posto de confiança, longe de casa? Essa está sendo a diferença da BR, acho eu. Sei que há bons revendedores em outras bandeiras, claro. Mas me parece que a BR está sendo exigente, de fato. Talvez ela possa, devido ao tamanho, exigir. Não penso que foi sorte, e não quero fazer propaganda de estatal. Mas tenho que dar a mão à palmatória, do Chuí, ao Jalapão (mais algumas tancadas na Argentina), somente pude elogiar o trabalho da BR.
[]´s

Walter L. L. Casitta
27/09/2005, 08:52
Certo! O problema maior é que várias vezes quase fiquei sem diesel em viagens por caminhos desconhecidos, por ficar procurando preço ou postos com melhor aparência ou bandeira. No sufoco acabo abastecendo com qualquer diesel mesmo. É F...

mancelmo
27/09/2005, 12:30
Sera que isso só acontece com o diesel aditivado? o comum não?

Engels Kbça
27/09/2005, 22:28
:concordo: :dance: Aqui na Bahia, só abasteço nos postos BR, com diesel aditivado e nunca tive nenhum problema. :concordo: :dance:

Edintruder
29/09/2005, 20:29
Vou passar a abastecer num posto de abastecimento marítimo ondo é usado o Diesel Marine que é livre de álcool e outros solventes. O preço é apenas R$ 0,09 mais caro por litro. Vou começar a usar esse diesel e comparar consumo, limpeza de filtros, fumaça, óleo lubrificante e desempenho. A comparação é a mesma da gasolina dos postos com a gasolina gringa onde é 100% pura. Espero evitar assim o aparecimento de residuos no tanque e tubulação usando um dóleo de melhor qualidade.