Conectar

Ver Versão Completa : Ajuda! Jimny 0Km barulhos nas roadas dianteiras.

Marceloborges
18/03/2013, 00:54
Olá amigos, sou novo no mundo off road e também no 4x4 Brasil.
Depois de muito pesquisar na internet e principalmente neste forum, acabei comprando o suzuki jimny, porque atendia minhas necessidades no mato e na cidade.
Estou com o veículo há uns 20 dias e hoje fui pegar estrada (asfalto), pela primeira vez. Saindo da cidade, rodei uns 30 Km de asfalto com a velocidade variando entre 100 e 120, quando o carro, repentinamente, apresentou barulho que aparentava vir da roda dianteira esquerda, tipo: trrrrrrrrrrrrrrr
O barulho aparecia quando estava chegando em 100 por hora e quando diminuia para menos de 80, quando fazia tipo trá trá trá trá.
Chequei no painel e o 4x4 hi ou mesmo o low não estavam acionados.
Encostei o carro e olhei embaixo para ver se não havia nada enroscado. Estava limpo. Então tive a idéia de acionar o 4x4 hi, o que fiz em movimento. Logo que acionei ouvi um clang e o barulho desapareceu. Rodei uns 4 km assim e desliguei o 4x4. A partir daí o carro não fez mais barulho nenhum. Fiz trilhas leves com a tração acionada e nada de barulho. Na volta para casa, novamente no asfalto, após rodar uns 30 km, o barulho reapareceu. Repetio procedimento com a tração e novamente o carro voltou à normalidade.
Não tenho idéia do que seja e gostaria de uma ajuda dos amigos mais experientes, entes de levar o carro na concessionária.
Grato.
Marcelo

José Tadeu
18/03/2013, 08:05
Marcelo:

Pode ser a roda livre que esteja com problema.

At.

Tadeu

davidtuf
18/03/2013, 08:24
o meu é 2013 tbm e até agora só to com problema no ar q não tá gelando muito, e com o porta-malas quando passo em terreno irregular o porta-malas trepida bastante parecendo estar solto.. leva logo na suzuki pra eles ver o q pode ser, vai ver algum recall terá q fazer pois acontecer isso já em 1 dos primeiros carros é estranho..

Dlemos
18/03/2013, 10:55
Fala Marcelo, parabens pela viatura, é japa ou já é nacional? Estou com o meu a pouco tempo e não tenho muita experiencia offroad portanto o único conselho que te dou é leva-lo na Sazaki para uma inspeção completa. Estou morando em Cuiaba tb e sinto falta de um grupo de Jimnys para passeios. Topa marcarmos algo? Vc conhece muitas trilhas pela região, chapada, pantanal?
Abcs

Marceloborges
18/03/2013, 11:43
Grato pela dica José Tadeu. Vou pedir para a concessionária inspecionar.
Só mais uma pergunta: isso gera algum problema de segurança na estrada?
Valeu.

Marceloborges
18/03/2013, 11:45
o meu é 2013 tbm e até agora só to com problema no ar q não tá gelando muito, e com o porta-malas quando passo em terreno irregular o porta-malas trepida bastante parecendo estar solto.. leva logo na suzuki pra eles ver o q pode ser, vai ver algum recall terá q fazer pois acontecer isso já em 1 dos primeiros carros é estranho..
Bom, Davidtuf, com relação ao ar condicionado, ainda bem que o meu tá ok, pq senão tava ferrado aqui em Cuiabá. Isso aqui é muito quente, rsrsrs.
Ainda não notei esse problema no porta malas, mas o carro não tem ainda 1.000 Km rodados. Então, pode ser que apareça mais a frente.
Com quantos km apareceu o barulho no teu?

Marceloborges
18/03/2013, 11:51
Fala Marcelo, parabens pela viatura, é japa ou já é nacional? Estou com o meu a pouco tempo e não tenho muita experiencia offroad portanto o único conselho que te dou é leva-lo na Sazaki para uma inspeção completa. Estou morando em Cuiaba tb e sinto falta de um grupo de Jimnys para passeios. Topa marcarmos algo? Vc conhece muitas trilhas pela região, chapada, pantanal?
Abcs
Obrigado Dlemos. Apesar do probleminha to adorando a viatuar. O meu é japa ainda 12/12. O nacional chegou na sazaki depois que comprei. To contente de ter comprado o japinha, pois não sei como vai ser a fabricação no Brasil, em termos de qualidade.
Vou na Sazaki esta semana, mas queria, antes, ouvir o que os participantes do forum achavamo sobre isso, para evitar ficar perdido por lá, pois, como você, sou 0 Km no off road. Comprei o jipinho por necessidade mesmo. Sou mergulhador (sim, tem mergulho em Mato Grosso) e de vez em quando preciso enfrentar uns trechos onde o 4x4 e a reduzida ajudariam muito. Decidi pela compra após passar um aperto no meio do mato na Serra do Roncador, onde o meu fiestinha, não subia um trecho de cascalho e laje de pedra nem a pau.
Dlemos, não conheço tantas trilhas por aqui em Cuiabá, mas tô precisando de companhia prá rodar por aí. Topo marcar trilha sim. Anota meu contato aí: mbudbr@yahoo.com.br
Valeu.

davidtuf
18/03/2013, 12:41
no mesmo dia em q eu sai da css eu já ouvi, porém estou esperando meu emplacamento chegar lá pra eu resolver tudo de uma só vez..

Bom, Davidtuf, com relação ao ar condicionado, ainda bem que o meu tá ok, pq senão tava ferrado aqui em Cuiabá. Isso aqui é muito quente, rsrsrs.
Ainda não notei esse problema no porta malas, mas o carro não tem ainda 1.000 Km rodados. Então, pode ser que apareça mais a frente.
Com quantos km apareceu o barulho no teu?

Marceloborges
18/03/2013, 12:58
no mesmo dia em q eu sai da css eu já ouvi, porém estou esperando meu emplacamento chegar lá pra eu resolver tudo de uma só vez..
Quando passar na concessionária para reclamar do barulho e do ar, posta o resultado depois da manutenção. Pelo menos, se for defeito de fabricação, fico esperto desde logo.

davidtuf
18/03/2013, 13:17
com certeza! postarei o resultado.. abraço!

Quando passar na concessionária para reclamar do barulho e do ar, posta o resultado depois da manutenção. Pelo menos, se for defeito de fabricação, fico esperto desde logo.

Dlemos
21/03/2013, 11:51
Beleza Marcelo. Mergulho em Mato Grosso?! Heheheheehe. Certamente temos muitos rios para mergulhar. Meu contato é valenteflu@yahoo.com.br. Vamos marcar. Vc conhece mais Jimeiros por aqui? Outra coisa, posta aqui informando como foi o tratamento na CSS e se o suposto problema foi identificado e solucionado. Abcs

JulioTavares
21/03/2013, 12:25
O meu apresentou o mesmo problema na mesma situação, só que o barulho era tipo roncando (ronc ronc ronc, como se fosse algo arrastando/arranhando na roda esquerda. Tinha menos de 1000km.
Levei na suzuki e acabou sendo falta de lubrificação na roda livre segundo eles.

Marceloborges
22/03/2013, 01:00
Beleza Marcelo. Mergulho em Mato Grosso?! Heheheheehe. Certamente temos muitos rios para mergulhar. Meu contato é valenteflu@yahoo.com.br. Vamos marcar. Vc conhece mais Jimeiros por aqui? Outra coisa, posta aqui informando como foi o tratamento na CSS e se o suposto problema foi identificado e solucionado. Abcs
Contato anotado. Ainda não passei na CSS, marquei amanhã - sexta feira - de deixar o carro lá. vamos ver o que vão dizer.

Marceloborges
22/03/2013, 01:04
O meu apresentou o mesmo problema na mesma situação, só que o barulho era tipo roncando (ronc ronc ronc, como se fosse algo arrastando/arranhando na roda esquerda. Tinha menos de 1000km.
Levei na suzuki e acabou sendo falta de lubrificação na roda livre segundo eles.
Julio, e depois da lubrificação da roda o barulho parou de vez?

Marceloborges
26/03/2013, 13:32
Bem senhores, relatei o barulho nas rodas no começo do tópico. Pois bem, procurei a CSS e deixei o carro para avaliação. Pedi que dessem uma boa olhada na roda livre como sugerido pelo amigo lá em cima. Bom, a CSS me disse que não detectou problema nenhum; que fizeram vários testes com o carro, inclusive rodando com ele no asfalto e não apresentou barulho.
Também narraram que fizeram a checagem na roda livre e fizeram vários reapertos nas peças ali existentes.
De fato, depois da ida à Sazaki, o barulho não apareceu mais. Rodei bem com o carro no asfalto e fiz alguns trechos de terra, com uso da 4x4. O carro estava normal, como saído de fábrica.
O que ocorreu? Bem, tenho minhas hipóteses: 1- A CSS detectou o problema e resolveu, sem, contudo, me informar do ocorrido por receio de medidas judiciais ou reclamações com base no Código de Defesa do Consumidor. Não fiz nem um tipo observação nesse sentido e nem tinha essa pretensão, mas, devido ao aumento de demandas envolvendo danos morais e coisas do tipo, é até compreensível a posição da CSS, desde que resolva o problema;
2 - De fato, eles não detectaram o problema, mas, como fizeram o reaperto (segundo me disseram) das peças componentes da roda livre, o barulho e o consequente problema, mesmo que por acaso, foi resolvido.

LFC
26/03/2013, 15:10
Bem senhores, relatei o barulho nas rodas no começo do tópico. Pois bem, procurei a CSS e deixei o carro para avaliação. Pedi que dessem uma boa olhada na roda livre como sugerido pelo amigo lá em cima. Bom, a CSS me disse que não detectou problema nenhum; que fizeram vários testes com o carro, inclusive rodando com ele no asfalto e não apresentou barulho.
Também narraram que fizeram a checagem na roda livre e fizeram vários reapertos nas peças ali existentes.
De fato, depois da ida à Sazaki, o barulho não apareceu mais. Rodei bem com o carro no asfalto e fiz alguns trechos de terra, com uso da 4x4. O carro estava normal, como saído de fábrica.
O que ocorreu? Bem, tenho minhas hipóteses: 1- A CSS detectou o problema e resolveu, sem, contudo, me informar do ocorrido por receio de medidas judiciais ou reclamações com base no Código de Defesa do Consumidor. Não fiz nem um tipo observação nesse sentido e nem tinha essa pretensão, mas, devido ao aumento de demandas envolvendo danos morais e coisas do tipo, é até compreensível a posição da CSS, desde que resolva o problema;
2 - De fato, eles não detectaram o problema, mas, como fizeram o reaperto (segundo me disseram) das peças componentes da roda livre, o barulho e o consequente problema, mesmo que por acaso, foi resolvido.

Eu ia dar um palpite quando li o que vc escreveu, mas achei pouco crível. No entanto, como nada foi encontrado, podia ser falta de aperto nos prisioneiros. Quando vc aplicava mais torque nas rodas dianteiras (uso do 4x4 e velocidade) o barulho parava, correto? Fique de olho. Se voltar o barulho, faça a checagem. Inclusive é bom ter atenção com isso, pq os prisioneiros da Suzuki tem uma certa fragilidade.
Abs,
LFC

Marceloborges
28/03/2013, 02:43
Eu ia dar um palpite quando li o que vc escreveu, mas achei pouco crível. No entanto, como nada foi encontrado, podia ser falta de aperto nos prisioneiros. Quando vc aplicava mais torque nas rodas dianteiras (uso do 4x4 e velocidade) o barulho parava, correto? Fique de olho. Se voltar o barulho, faça a checagem. Inclusive é bom ter atenção com isso, pq os prisioneiros da Suzuki tem uma certa fragilidade.
Abs,
LFC
Valeu pela dica LFC. A hipótese dos prisioneiros não é de ser descartada, pois depois do reaperto, como disse anteriormente, o barulho parou. De fato, quando aplicava mais torque o barulho parava, tornando a aparecer quando reduzia a velocidade.
Ah, claro, demorei para descobrir que tipo de peça eram os prisioneiros, mas nada que uma boa pesquisada no forum não resolva. Nunca me interessei muito por mecanica nem por acessórios no carro. Só agora que estou com o jipinho tenho tido vontade de aprender sobre motor, suspensão e tração e tenho namorado bagageiros de teto, faróis de longa distância e outras coisas do genero.. To adorando ter um jipe. Tenho prazer em dirigí-lo, principalmente no barro.
Abraço.

tiagomorais
30/03/2013, 15:25
O meu é um 4street 2012/12, comprado em agosto do ano passado e apresentou o mesmo problema: barulho na roda dianteira esquerda...mas nem sempre em alta velocidade.
Aos seis meses de uso, fiz a primeira revisão e relatei o problema. Eles disseram que não encontraram nada de anormal e me deram a sugestão de que se voltasse a acontecer, acionasse a tração Hi. aconteceu mais uma vez e o conselho resolveu o problema. De lá pra cá não aconteceu novamente.
Não me arrependo de tê-lo comprado, pois atende as minhas necessidades fora da estrada e aconselho a todos que estão interessados comprarem. não notei outro problema no meu jimny e a questão da prota da mala, já tinha ouvido falar antes de comprar...é um problema que existe em todos os exemplares...

Marceloborges
01/04/2013, 11:33
O meu é um 4street 2012/12, comprado em agosto do ano passado e apresentou o mesmo problema: barulho na roda dianteira esquerda...mas nem sempre em alta velocidade.
Aos seis meses de uso, fiz a primeira revisão e relatei o problema. Eles disseram que não encontraram nada de anormal e me deram a sugestão de que se voltasse a acontecer, acionasse a tração Hi. aconteceu mais uma vez e o conselho resolveu o problema. De lá pra cá não aconteceu novamente.
Não me arrependo de tê-lo comprado, pois atende as minhas necessidades fora da estrada e aconselho a todos que estão interessados comprarem. não notei outro problema no meu jimny e a questão da prota da mala, já tinha ouvido falar antes de comprar...é um problema que existe em todos os exemplares...
Valeu pelo relato Tiagomorais. Pelo visto, teu problema era bem parecido com o meu. No meu caso também, quando acionava a tração, o problema sumia, mas, posteriormente, voltava a aparecer. Até o momento, depois dos apertos na roda, o problema não voltou a aparecer, mas também não cheguei a pegar um trecho mais longo de estrada.
No teu caso, Tiago, você chegou a pegar longos trechos de estrada com o jipe depois que cessou o problema?
Abraço.

LFC
01/04/2013, 15:19

Bom vc pode acionar o 4x4 hi e parar temporariamente, mas vc não pode andar em 4x4 hi no asfalto por muito tempo ou fazendo curvas em piso com aderência, então isso não me parece uma boa solução.
Abs,
LFC

Marceloborges
02/04/2013, 12:53
Bom vc pode acionar o 4x4 hi e parar temporariamente, mas vc não pode andar em 4x4 hi no asfalto por muito tempo ou fazendo curvas em piso com aderência, então isso não me parece uma boa solução.
Abs,
LFC
Isso é verdade LFC. No meu caso, como relatei, acionei por um curto período de tempo. Só uma dúvida, numa estrada de terra boa, sem atoleiros ou piscinas de areia, posso andar com a tração hi ligada?
Abraço

LFC
02/04/2013, 13:03
Isso é verdade LFC. No meu caso, como relatei, acionei por um curto período de tempo. Só uma dúvida, numa estrada de terra boa, sem atoleiros ou piscinas de areia, posso andar com a tração hi ligada?
Abraço
Se as curvas não forem muito fechadas, é uma boa prática, pois aumenta a segurança na condução. Em geral em estradões anda-se mais rápido e tem as "costelas de vaca" ou trechos com terra fina que desestabilizam o carro. Se o piso estiver molhado, vc pode andar em 4x4H direto. O que importa saber é que com os dois eixos tracionando por igual e sem um diferencial central, não se deve andar em piso com boa aderência. Não sei bem, mas acho que é o caso do Jimny (não tem diferencial central correto?).
Abs,
LFC

Cocatriz
02/04/2013, 13:11
Sim é o caso do Samurai / Jimny, não tem diferencial central, o trauma é ter ambos os eixos tracionando a mesma força, MAS, o entre eixos curtos minimiza isso um pouco. O que alivia o Cardã.

Mas por via de regra, se o local tiver boa aderencia, use 4x2.

Eu tenho uma dúvida, já quem meu samuca tinha os engates manuais, quando você passa de 4x2 para 4x4h as rodas tem que estar alinhadas certo? ou seja você pode estar andando, mas tem que estar na reta.
Outra dúvida é se o 4x4h engata parado.

Sfranco
02/04/2013, 14:53
Sim é o caso do Samurai / Jimny, não tem diferencial central, o trauma é ter ambos os eixos tracionando a mesma força, MAS, o entre eixos curtos minimiza isso um pouco. O que alivia o Cardã.

Mas por via de regra, se o local tiver boa aderencia, use 4x2.

Eu tenho uma dúvida, já quem meu samuca tinha os engates manuais, quando você passa de 4x2 para 4x4h as rodas tem que estar alinhadas certo? ou seja você pode estar andando, mas tem que estar na reta.
Outra dúvida é se o 4x4h engata parado.

Sim, perfeitamente alinhadas.
Engata parado sim, às vezes demora um pouco mais ou é necessário movimentar um pouco o jipinho.
4x4 somente em pisos com pouca aderência. Eu só engato quando extremamente necessário, afinal é mais divertido andar em 4x2..rsrsrs

Marceloborges
04/04/2013, 11:59
Se as curvas não forem muito fechadas, é uma boa prática, pois aumenta a segurança na condução. Em geral em estradões anda-se mais rápido e tem as "costelas de vaca" ou trechos com terra fina que desestabilizam o carro. Se o piso estiver molhado, vc pode andar em 4x4H direto. O que importa saber é que com os dois eixos tracionando por igual e sem um diferencial central, não se deve andar em piso com boa aderência. Não sei bem, mas acho que é o caso do Jimny (não tem diferencial central correto?).
Abs,
LFC

Blz, valeu pelo esclarecimento LFC. De fato, como o Cocatriz já colocou, o Jimny não tem diferencial central. A dúvida veio porque no manual do veículo não fala nada sobre isso. Daí pega alguém como eu que não tem experiência 4x4 e aciona a tração no asfalto, podendo danificar o diferencial.

Marceloborges
04/04/2013, 12:02
Sim, perfeitamente alinhadas.
Engata parado sim, às vezes demora um pouco mais ou é necessário movimentar um pouco o jipinho.
4x4 somente em pisos com pouca aderência. Eu só engato quando extremamente necessário, afinal é mais divertido andar em 4x2..rsrsrs

rsrsrsrs... a diversão de andar a 4x2 é prá quem ja é experiente na área. Eu ainda estranho um pouco a tração traseira e já andei tomando uns sustos em estrada de terra com ela.

tiagomorais
25/04/2013, 12:55
Valeu pelo relato Tiagomorais. Pelo visto, teu problema era bem parecido com o meu. No meu caso também, quando acionava a tração, o problema sumia, mas, posteriormente, voltava a aparecer. Até o momento, depois dos apertos na roda, o problema não voltou a aparecer, mas também não cheguei a pegar um trecho mais longo de estrada.
No teu caso, Tiago, você chegou a pegar longos trechos de estrada com o jipe depois que cessou o problema?
Abraço.

Marceloborges...já peguei longos trechos e voltou a aparecer o barulho na roda...mas acionando a tração por um curto espaço de tempo, resolveu...a segunda revisão é em agosto e vou relatar novamente e torcer para o problema ser sanado...

Grande abraço...

evcanais
26/04/2013, 23:05
Prezados amigos este é meu primeiro post e gostaria de sanar uma duvida se possivel. Estou com o Jimny a 3 semanas e tem algo que esta me incomodando: existe uma caixa de ar atras do painel perto do acelerador. gostaria de saber se é normal ela esquentar, pois chega a incomodar muito no pé do acelerador com o calor excessivo. Caso não seja normal o que pode estar ocorrendo ?

Outra duvida: Como sou novo no assunto 4x4 - peço até desculpas pela minha ignorancia - é normal também um suave ronco no diferencial quase que como o barulho de ré dos carros comuns ?

Desde ja agradeço e espero ainda poder aprender mais com os novos companheiros do forum.

MATOSWR
27/04/2013, 13:59
evcanais,

Não é normal esquentar nada ali perto do acelerado não. Posta uma foto dessa caixa ai pra gente ver, se for na parde do motor pode ser algo no seu escapamento.

Quando ao "suave ronco" quando ele ocorre? Se for em ladeira isso é comum nos jimny´s. Nos 2000/2001 que dirigi não tinha isso.

Prezados amigos este é meu primeiro post e gostaria de sanar uma duvida se possivel. Estou com o Jimny a 3 semanas e tem algo que esta me incomodando: existe uma caixa de ar atras do painel perto do acelerador. gostaria de saber se é normal ela esquentar, pois chega a incomodar muito no pé do acelerador com o calor excessivo. Caso não seja normal o que pode estar ocorrendo ?

Outra duvida: Como sou novo no assunto 4x4 - peço até desculpas pela minha ignorancia - é normal também um suave ronco no diferencial quase que como o barulho de ré dos carros comuns ?

Desde ja agradeço e espero ainda poder aprender mais com os novos companheiros do forum.

Cocatriz
28/04/2013, 11:53
Evcanais,

Pra ficar mais fácil de identificar o que está acontecendo, é bom você informar o ano do Jimny que isso está ocorrendo, por que aí fica específico pro modelo que pode ter algum detalhe.

O meu samurai 93 esquentava tanto nos pedais, que nos dias de calor, eu dirigia ele descalço, por que de sapato não aguentava.

Agora esse ronco pode ser lubrificação, quando foi trocado o óleo dos diferenciais? tem bloqueio?

evcanais
28/04/2013, 13:00
bom dia a todos , o meu jimny é 2013 e esta com 3 semanas de uso e esta todo original ainda, perguntei a um colega sobre o ronco do diferencial e ele me disse que é o som normal do pinha e coroa disse que eu nao preciso me preocupar.

quanto a peça que esquente proximo ao acelerador é a caixa de ar que fica atras do painel, penso que seja algum problema na valvula da agua que aquece o radioador do ar quente. sé é que este modelo tem essa valvula. Alguem saberia me informar ?

Percebo que ao movimentar os comandos do ar quente ele se comporta normalmente, mas acredito que a agua ainda fique circulando dentro dessa caixa (no radiador). penso que este seja um problema de valvula que comanda esse fluxo de agua.

agradeço a ajuda e informações ja recebidas e fico no aguardo de novas sugestões.
.

Marceloborges
30/04/2013, 01:07

evcanais, meu jimny é modelo 2012, mas comprado no mês de março deste ano. É japinha ainda. O teu já é o fabricado no Brasil. No caso da caixa de ar atrás do acelerador, nunca percebi sua existência, nem mesmo o calor a que você se referiu. O mesmo eu digo em relação ao leve ronco. Tirando o barulho das rodas que relatei neste post, e que acontece em ocasiões específicas, meu carro é muito silencioso. Nem parece que é um jipe.

Abraço.

Marceloborges
30/04/2013, 01:08
Marceloborges...já peguei longos trechos e voltou a aparecer o barulho na roda...mas acionando a tração por um curto espaço de tempo, resolveu...a segunda revisão é em agosto e vou relatar novamente e torcer para o problema ser sanado...

Grande abraço...

É tiagomorais, creio que seja defeito de fabricação então, pois no meu caso ocorre a mesma coisa. Já faz um bom tempo que o barulho não aparece, mas é só acionar a tração que resolve o problema.

Abraço.

evcanais
01/05/2013, 20:42
É tiagomorais, creio que seja defeito de fabricação então, pois no meu caso ocorre a mesma coisa. Já faz um bom tempo que o barulho não aparece, mas é só acionar a tração que resolve o problema.

Abraço.

O meu também esta com este barulho na roda dianteira ...parece ser alguma coisa solta ou um tipo de vibração, geralmente ele aperece quando estou em pistas esburacadas ou passando naquelas "costelas de vaca" dai o barulho aparece fica por um tempo curto e some. Algo que notei é que umas proteções de chapa que ficam na parte interna das rodas dianteiras geram uma certa vibração, mas nao acredito que seja esta a causa dos referidos barulhos.

Fico na duvida se levo ou nao na concessionaria (alias que são raras no estado) pois o pessoal que esta la atendendo me parecem ser muito inseguros a respeito de informações do carro. Liguei em 4 concessionarias e todas ficaram sem resposta a respeito do aquecimento da cx de ar quente. Pensei até em isolar as mangueiras de agua que entram na caixa, mas é até incoerente fazer isso em um carro com 1500 km rodados.

tiagomorais
03/05/2013, 22:28
a questão da temperatura eu desconheço...mas a garantia está aí para ser utilizada...leve à concessionária e tente resolver o problema...

Thierry
05/05/2013, 17:43
Boa tarde

Ha um tempo atras venho escutando um rangido que vem da parte da frente do meu Jimny, este barulho ia e vinha. Inicialmente não prestei muita atenção pensando que podia ser sujeira mas este fim de semana o barulho se instalou para ficar. É um rangido quando esterço a direção e parece que vem da caixa da direção. Fiz o teste com o carro parado e fazendo pequenos movimentos de zig zag no volante o rangido aparece.

Alguém já teve esta experiencia?

Muito obrigado

evcanais
05/05/2013, 18:41
Senhores , levei meu carro em uma css para resolução dos itens que escrevi antes, barulho na roda dianteira, aquecimento na caixa de ar e ronco qua acrediito ser no diferencial. Acreditem o carro ficou la por 2 dias e voltou do mesmo jeito, mostrando apenas que o pessoal de concessionaria não entendem nada de nada. Alguem por acaso saberia me informar se alguma css do estado de SP presta um bom serviço tirando as revisões ?

me preparei a mais de um ano muito empolgado para aquisição do jipinho, empolgação esta que esta se perdendo por conta dessa falta de informação nas css

evcanais
08/05/2013, 21:57
Olá amigos, sou novo no mundo off road e também no 4x4 Brasil.
Depois de muito pesquisar na internet e principalmente neste forum, acabei comprando o suzuki jimny, porque atendia minhas necessidades no mato e na cidade.
Estou com o veículo há uns 20 dias e hoje fui pegar estrada (asfalto), pela primeira vez. Saindo da cidade, rodei uns 30 Km de asfalto com a velocidade variando entre 100 e 120, quando o carro, repentinamente, apresentou barulho que aparentava vir da roda dianteira esquerda, tipo: trrrrrrrrrrrrrrr
O barulho aparecia quando estava chegando em 100 por hora e quando diminuia para menos de 80, quando fazia tipo trá trá trá trá.
Chequei no painel e o 4x4 hi ou mesmo o low não estavam acionados.
Encostei o carro e olhei embaixo para ver se não havia nada enroscado. Estava limpo. Então tive a idéia de acionar o 4x4 hi, o que fiz em movimento. Logo que acionei ouvi um clang e o barulho desapareceu. Rodei uns 4 km assim e desliguei o 4x4. A partir daí o carro não fez mais barulho nenhum. Fiz trilhas leves com a tração acionada e nada de barulho. Na volta para casa, novamente no asfalto, após rodar uns 30 km, o barulho reapareceu. Repetio procedimento com a tração e novamente o carro voltou à normalidade.
Não tenho idéia do que seja e gostaria de uma ajuda dos amigos mais experientes, entes de levar o carro na concessionária.
Grato.
Marcelo

Ola Marcelo , alguma soluçao sobre este barulho ? o meu esta com o mesmo problema e ja esta ficando mais frequente.

ESTEBAN
09/05/2013, 12:49
Esses carros ,que tem esse problema são montados aqui ou ainda são o lote japa?

evcanais
09/05/2013, 14:19
Ola Esteban, pelo que percebi são os dois , tanto o japa quanto o brasuca.

Ontem me ligaram da fabrica em Goias dizendo que vão fazer uma inspeção em todos os carros fabricados no Brasil, inspeção segundo eles para avaliar a questão da qualidade dos jipinhos brasileiro. Segundo a moça do SAC que entrou em contato comigo vao inspecionar itens como suspensão freios e funcionamento em geral.

A inspeção esta agendada para dia 17 de maio e sera executada por técnicos da fabrica. Vou aproveitar pra colocar todos os defeitos em questão e ver o que acontece. Pois como eu disse nos posts anteriores acho que esta faltando informação nas concenssionárias, afinal o carro ja tem 4 anos aqui e ninguem tem segurança nenhuma em dispor informações.

ESTEBAN
09/05/2013, 14:26
Boa atitude da fábrica , conferir o resultado ouvindo os clientes. Boa sorte

Cocatriz
09/05/2013, 19:03
O meu chegou, aqui, mas vai passar pela inspeção antes de ser entregue...
Estou morrendo de ansiedade mas ok, vou continuar na espera.

evcanais
10/05/2013, 21:18
Cocatriz tudo certo ?

Essa inspeção é aquela que a fabrica anda fazendo ? Sabe do que se trata ? fui convocado

Cocatriz
11/05/2013, 08:53
Não, sei ainda não peguei o carro, mas não é da fabrica não, é feita por um técnico, mas no pátio da ccs, antes de entregar o carro.
O meu chega semana que veem, ai relato se tem algum desses barulhos.

Marceloborges
20/05/2013, 13:33
Ola Marcelo , alguma soluçao sobre este barulho ? o meu esta com o mesmo problema e ja esta ficando mais frequente.

Então, evcanais, como eu disse anteriormente, a css não soube ou não quis dizer o que era. No momento, não tem aparecido, mas tenho pego trechos curtos de estrada. Gostaria de fazer uma viagem mais longa para testá-lo.
Quanto à qualidade das css, pelo que vi são a mesma porcaria não importa a montadora. Já li um posto aqui neste forum que achei muito interessante e que repito aqui: a única certeza que vc tem ao legar o carro na css é que o óleo será trocado e o carro lavado para entrega.

Marceloborges
20/05/2013, 13:35
Ola Esteban, pelo que percebi são os dois , tanto o japa quanto o brasuca.

Ontem me ligaram da fabrica em Goias dizendo que vão fazer uma inspeção em todos os carros fabricados no Brasil, inspeção segundo eles para avaliar a questão da qualidade dos jipinhos brasileiro. Segundo a moça do SAC que entrou em contato comigo vao inspecionar itens como suspensão freios e funcionamento em geral.

A inspeção esta agendada para dia 17 de maio e sera executada por técnicos da fabrica. Vou aproveitar pra colocar todos os defeitos em questão e ver o que acontece. Pois como eu disse nos posts anteriores acho que esta faltando informação nas concenssionárias, afinal o carro ja tem 4 anos aqui e ninguem tem segurança nenhuma em dispor informações.

Como foi a inspeção?

evcanais
21/05/2013, 20:18
Marcelo , a inspeção na verdade foi meio as escuras , eu não sei direito o que eles estavam procurando, mas o técnico apenas me relatou que o carro estava ok .... e me perguntou se o carro vibrava o volante entre 75 e 80 km/h ....informei que isso acontecia e que resolvi com um balanceamento no local.

No mais ainda informei os problemas que vem ocorrendo no carro: 1º a peça que esquenta perto do acelerador 2º o tal barulho na roda que acontece algumas vezes quando passo em buracos com vibrações fortes.

Solução : para o aquecimento da peça acabaram isolando as mangueiras de agua quente que entra no radiador do ar quente ou seja, to sem ar quente.
Para o barulho intermitente da roda, inverteram as duas rodas livre da direita para a esquerda e vice versa, mas tudoo continua como antes.

Dizem que para trocar as peças precisam evidenciar os defeitos e para isso precisam ficar varios dias com o carro até o defeito aparecer. Dai eu to lascado pois a css mais perto de mim é 300 km é só gasto em cima de gasto pra tentar resolver com o risco de não ter sucesso. Talvez saia mais barato pagar e perder a garantia.

Marceloborges
07/06/2013, 14:01
Putz, evcanais, isso da inspeção às escuras é complicado. Na verdade, é contra o Código de Defesa do Consumidor, que impõe ao fabricante a obrigação de informar sobre os riscos de fruição dos produtos que coloca no mercado. Quer dizer, eles detectam um problema e chamam para inspeção... como saber se o problema foi solucionado se não te informam qual era?
Quanto ao problema do aquecimento fizeram um gato, né? Resolveram um problema criando outro. Talvez a solução seja você cobrar a troca da peça que esquenta.
Mas aí, surge para ti o problema da distância da concessionária. Na verdade, eu não confio muito nos serviços prestados pelas concessionárias, seja de qual marca for. Sempre me dá a impressão que nas revisões eles só trocam as peças que o manual manda. Quando tinha um fiesta, enjoei de levar na Ford para resolver outros problemas além da revisão e o carro sempre voltava do mesmo jeito.
Ainda bem que o barulho que meu carro estava fazendo na roda dianteira não tem mais aparecido. Se tivesse insistente, acho que também iria em outra mecânica e jogaria para o alto a garantia do veículo.
No mais, boa sorte para ti com o carro.
Apesar desses pequenos contratempos, to adorando meu Jimny!!!!
Abraço.

Marcelo , a inspeção na verdade foi meio as escuras , eu não sei direito o que eles estavam procurando, mas o técnico apenas me relatou que o carro estava ok .... e me perguntou se o carro vibrava o volante entre 75 e 80 km/h ....informei que isso acontecia e que resolvi com um balanceamento no local.

No mais ainda informei os problemas que vem ocorrendo no carro: 1º a peça que esquenta perto do acelerador 2º o tal barulho na roda que acontece algumas vezes quando passo em buracos com vibrações fortes.

Solução : para o aquecimento da peça acabaram isolando as mangueiras de agua quente que entra no radiador do ar quente ou seja, to sem ar quente.
Para o barulho intermitente da roda, inverteram as duas rodas livre da direita para a esquerda e vice versa, mas tudoo continua como antes.

Dizem que para trocar as peças precisam evidenciar os defeitos e para isso precisam ficar varios dias com o carro até o defeito aparecer. Dai eu to lascado pois a css mais perto de mim é 300 km é só gasto em cima de gasto pra tentar resolver com o risco de não ter sucesso. Talvez saia mais barato pagar e perder a garantia.

evcanais
15/07/2013, 12:51
e ai Marcelo tudo certo ?

Alguma novidade sobre o barulho nas rodas ? o meu continua fazendo e ninguem acha a solução.

Se tiver alguma dica ai me avise por favor

Marceloborges
16/07/2013, 12:48
evcanais, o barulho nas rodas não tem aparecido. Já viajei com o jipe em distâncias de até 500 km e tem sido tranquilo. Eu acredito que o barulho seja na roda livre do jipe. Sempre que apareceu, ao acionar a tração o barulho parava e o som que fazia era como se alguma peça dentada (tipo engrenagem - e desculpem pelo termo mas não manjo de mecânica) se encaixasse no lugar. Você já tentou pedir na suzuki para eles fazerem algum aperto na roda livre ou darem uma revisada especificamente nessa parte?
O barulho que faz é direto ou só quando pega a estrada?
Abraço e boa sorte.

evcanais
04/08/2013, 22:05
Boa noite Marcelo , ja pedi na suzuki sim , o que eles fizeram foi trocar as rodas livres de lado, mas continua na mesma , ou seja mesmo trocado elas de lado o barulho parece continuar do lado esquerdo. Acontece em estradas muito esburacadas ou naqueles sinalizadores sonoros que produzem uma vibração mais forte no carro. tb não manjo muito de mecânica e portanto nao entendo direito o funcionamento das rodas livre , mas penso que em determinadas situações de vibração o lado esquerdo tente acoplar. não sei se tem haver com o vacuo, ou se existe alguma regulagem.
O que realmente sei é que nas varias suzuki´s que passei ninguem entende nada de nada e por conta da garantia não posso mexer fora rsrs.

Mas de qualquer forma obrigado se tiver alguma novidade nos mantenha informado.

Dendrobates
16/09/2013, 07:23
Bom dia Pessoal,

O meu 4 all peguei a alguns dias zero km. Porém apresentou uma vibração na roda dianteira, um barulho bem parecido como se a proteção do cárter estivesse frouxa e vibrando como acontece em carros de passeio. O barulho se dá a 50km/h em estrada de chão, e ao ligar a 4x4-hi o barulho para mesmo. porém logo volta. Não acontece no asfalto, somente em estradas com costela de vaca. Cheguei a parar o carro para verificar o aperto dos parafusos... mas nada tudo ok!

Se for a RL automática, eu nem me estressaria tanto... ja colocaria a RL avm 457 e deu pra bola. Será que perco a garantia se colocar a RL manual avm?

Vou na ccs esta semana verificar este e mais uns probleminhas: Porta-luvas abre quando passo por buraco, e um maldito barulho no painel do carro, e as vedações das janelas das portas que ficam com barulho de vento quando com dos vidros fechados.

Pensei que por pegar um carro japones de concepção mais robusta e com um projeto de mais de 40 anos eu estaria livre destes tipos de aporrinhações...

Dendrobates
18/09/2013, 11:49
Retornei na CCS hoje e fui prontamente e muito bem atendido, e relatei o ocorrido com a roda livre. E resolveram da seguinte maneira: Pediram uma peça nova que chegará em 10 dias. Relataram que já aconteceu isso com 3 jimnys vendidos por eles. A suzuki deve estar olhando este defeito... se durar até o final da garantia ok, pois no dia seguinte instalo a manual, pois perde a garantia.

O porta luvas era só falta de carinho... tem que dar uma batida mais forte, senão abre sozinho mesmo.

O barulho no painel e nos vidros esqueci de relatar...

Bom dia Pessoal,

O meu 4 all peguei a alguns dias zero km. Porém apresentou uma vibração na roda dianteira, um barulho bem parecido como se a proteção do cárter estivesse frouxa e vibrando como acontece em carros de passeio. O barulho se dá a 50km/h em estrada de chão, e ao ligar a 4x4-hi o barulho para mesmo. porém logo volta. Não acontece no asfalto, somente em estradas com costela de vaca. Cheguei a parar o carro para verificar o aperto dos parafusos... mas nada tudo ok!

Se for a RL automática, eu nem me estressaria tanto... ja colocaria a RL avm 457 e deu pra bola. Será que perco a garantia se colocar a RL manual avm?

Vou na ccs esta semana verificar este e mais uns probleminhas: Porta-luvas abre quando passo por buraco, e um maldito barulho no painel do carro, e as vedações das janelas das portas que ficam com barulho de vento quando com dos vidros fechados.

Pensei que por pegar um carro japones de concepção mais robusta e com um projeto de mais de 40 anos eu estaria livre destes tipos de aporrinhações...

andreuliana
18/09/2013, 12:06
Eu tive um barulho na roda dianteira direita depois de bater em um buraco! Depois de um tempo o barulho parou e não voltou mais...levei numa oficina para dar uma olhada e o cara não viu nada! Só desamassou a chapa fina de alumínio que cobre o disco de freio (por dentro da roda)...pode ser que ela estivesse pegando e fazendo aquele barulho de atrito! Enfim...tudo certo!

O barulho no painel dianteira que me dava os nervos, resolvi com o aperto dos parafusos próximo ao vidro dianteiro! Dica de uma amigo do fórum...

O barulho vindo da porta traseira resolvi colocando 3 camadas de fita isolante no "C" da porta traseira. Aonde uma borracha em "O" encosta nesse "C"...problema resolvido! Esse era um dos mais chatos...achava que era a tampa do macaco...

Agora o bixo ta bem silencioso...Só preciso melhorar o meu Pioneer 2 DIN que também faz um barulho quando passo em trepidações...muuuito pouco, mas faz! Sou chato com esse negócio de barulho! auehauehuae

Nivaldo Jr.
19/09/2013, 07:42
Eu tive um barulho na roda dianteira direita depois de bater em um buraco! Depois de um tempo o barulho parou e não voltou mais...levei numa oficina para dar uma olhada e o cara não viu nada! Só desamassou a chapa fina de alumínio que cobre o disco de freio (por dentro da roda)...pode ser que ela estivesse pegando e fazendo aquele barulho de atrito! Enfim...tudo certo!

O barulho no painel dianteira que me dava os nervos, resolvi com o aperto dos parafusos próximo ao vidro dianteiro! Dica de uma amigo do fórum...

O barulho vindo da porta traseira resolvi colocando 3 camadas de fita isolante no "C" da porta traseira. Aonde uma borracha em "O" encosta nesse "C"...problema resolvido! Esse era um dos mais chatos...achava que era a tampa do macaco...

Agora o bixo ta bem silencioso...Só preciso melhorar o meu Pioneer 2 DIN que também faz um barulho quando passo em trepidações...muuuito pouco, mas faz! Sou chato com esse negócio de barulho! auehauehuae

andreuliana, bom dia.

Fiquei curioso nessa montagem da borracha que você fez.
Poderia postar uma foto?

Grato.

andreuliana
20/09/2013, 11:31
Nivaldo Jr. Segue a foto do "reparo" na porta traseira! Só colar 3 camadas de fita isolante e pronto

Marceloborges
08/10/2014, 20:26
Bem senhores, abri este tópico por causa do barulho nas rodas, conforme narrei no primeiro post.
Venho relatar, em relação ao barulho, que ao fazer a revisão do veículo, novamente relatei à concessionária que o barulho vinha reaparecendo quando passava em uma trepidação. Desta vez fui atendido por um funcionário atencioso, de nome Leonardo, que me disse que além do meu, haviam mais dois Jimny 2012 com o mesmo problema, e que ele já havia aberto um chamado na fábrica para averiguar a existência de possível vício na fabricação.
Me informou ainda, que iria abrir um chamado para o meu e que seriam realizados alguns testes para confirmação desse defeito. Caso positivo o resultado do teste, fariam a troca da roda livre na garantia.
Pois, bem, o teste deu positivo e a fábrica enviou uma nova roda livre para a troca em garantia, sem qualquer ônus para mim. No caso, o consultor da css me disse que havia uma folga no interior da peça livre trocada, maior do que uma peça comum e que quando o carro passava por trepidação as duas peças com a folga se encostavam e ficavam produzindo o barulho. Ainda não peguei estrada, nem de terra ou asfalto para testar, mas assim que o fizer, informo aos demais.
Espero esta contribuindo para quem tem o mesmo defeito no carro.
Desculpem não saber explicar direito o defeito, mas o Jimny é o meu primeiro 4x4. Antes dele nunca me importei com mecânica ou com carro, então não consigo fazer um relato perfeito.
Mas, depois da compra do jipinho, consigo entender o por quê de os demais usuários deste forum dedicarem um bom tempo discutindo a mecânica dos carros.
Espero poder evoluir mais nesse quesito.
Abraços.

jorgeffn
08/10/2014, 20:39
Bem senhores, abri este tópico por causa do barulho nas rodas, conforme narrei no primeiro post.
Venho relatar, em relação ao barulho, que ao fazer a revisão do veículo, novamente relatei à concessionária que o barulho vinha reaparecendo quando passava em uma trepidação. Desta vez fui atendido por um funcionário atencioso, de nome Leonardo, que me disse que além do meu, haviam mais dois Jimny 2012 com o mesmo problema, e que ele já havia aberto um chamado na fábrica para averiguar a existência de possível vício na fabricação.
Me informou ainda, que iria abrir um chamado para o meu e que seriam realizados alguns testes para confirmação desse defeito. Caso positivo o resultado do teste, fariam a troca da roda livre na garantia.
Pois, bem, o teste deu positivo e a fábrica enviou uma nova roda livre para a troca em garantia, sem qualquer ônus para mim. No caso, o consultor da css me disse que havia uma folga no interior da peça livre trocada, maior do que uma peça comum e que quando o carro passava por trepidação as duas peças com a folga se encostavam e ficavam produzindo o barulho. Ainda não peguei estrada, nem de terra ou asfalto para testar, mas assim que o fizer, informo aos demais.
Espero esta contribuindo para quem tem o mesmo defeito no carro.
Desculpem não saber explicar direito o defeito, mas o Jimny é o meu primeiro 4x4. Antes dele nunca me importei com mecânica ou com carro, então não consigo fazer um relato perfeito.
Mas, depois da compra do jipinho, consigo entender o por quê de os demais usuários deste forum dedicarem um bom tempo discutindo a mecânica dos carros.
Espero poder evoluir mais nesse quesito.
Abraços.

Marcelo... valeu pelo relato!!
já ajuda demais quem estiver tendo um problema perecido, tendo em vista o descaso comum das Css....

abs!!!

brcampana
13/08/2016, 20:06
Olá amigos, meu carro esta parado a uma semana na concessionaria com o mesmo barulho. Mesmo passando o vídeo que fiz do meu Jimny para o mecânico, eles não encontraram nada de errado e disseram estar tudo ok. Irei comentar sobre os relatos que li aqui no fórum e irei solicitar a troca da roda livre, já que o carro ainda está na garantia.

https://www.youtube.com/watch?v=WqJS5XtIOmY

ESTEBAN
13/08/2016, 20:27
a Suspa do jimny tem nas duas borrachas na barra estabilizadora que recebem as pancadas . foi pensada para isso . da uma olhada nelas se estão em ordem,