PDA

Ver Versão Completa : Projetinho: Brasília/Maceió - Maio 2013



JointMan
17/03/2013, 13:59
Olá galera!

Estou para sair de Bsb rumo a Maceio em Maio de 2013.
Já havia feito uma pesquisa aqui mesmo no forum.
Um amigo deu a excelente idéia de fazer uma pausa em Lençóis.

O roteiro seria esse:

Brasília – Planaltina – Vila Boa – Alvorada do Norte – Luis Eduardo Magalhães – Barreiras – Ibotirama – Seabra – Lençóis – Itaberaba – Feira de Santana – Conceição do Jacuípe – Esplanada – Cristianópolis – Umbaúba – Estância – Porto Real do Colégio – Junqueiro – Teotônio Vilela – São Miguel dos Campos – Barra de São Miguel – Portal da Barra - Maceió.

Farei uma parada "estratégica" em Lençóis por um ou dois dias completos lá...
Vou à Palmeiras fazer a trilha do Parque Nacional e pretendo visitar a cachoeira da Fumaça ou a cachoeira do Buracão ( o que for possível na ida).
Depois, sigo viagem para Maceió, onde vamos ficar próximo à praia de Ipioca.
E daí vamos visitar:

Ipioca
Praia do Gunga
Sonho Verde
Guaxuma
Maragogi

Na volta outra paradinha estratégica de um dia ou dois de camping para conhecer outro pico da Chapada Diamantina, um banho numa cachoeira qualquer e então "pegar o beco" como dizemos por aqui.

Alguém conhece melhor essa área?
Pretendo seguir a viagem só... aliás, acompanhado do nosso poodle - Kiko :fight::

401015

Ela irá de avião com o restante da família e mais um casal e nos encontraremos em Maceió.
Vou postar os relatos depois, se for de interesse geral rsrsrsrs.
O tempo é curto e a Chapada é enorme, por isso estou meio perdido no planejamento (pra variar).
Qualquer dica será muito bem vinda :curtir:.

Ah, vou de 4x2... não pretendo pôr minha jabiraca em trilhas sob risco de atolamento ou quebras :discordo:.
Se alguém estiver planejando andar por essas bandas me avise, podemos fechar uma dupla de dois, um trio de três e por aí vai!

JointMan
01/04/2013, 22:40
Então, enquanto a viagem não chega e o relato não sai, decidi informar quanto ao planejamento.
Vai que alguém planeja ir por aquelas bandas este ano?
Bom, a viagem foi se transformando.
Agora considero a pausa na Chapada Diamantina uma das partes principais da viagem!
Gosto de cachoeiras e nunca vou me convencer de que prais supera a beleza de uma bela queda d' água.

Separei 2 dias inteiros para conhecer uma pequena parte desse paraíso.
Amadureci quanto a ideia de visitar alguns e vejo que terei que ser bem direto.
Encontrei este ótimo site: Guia Chapada Diamantina (http://www.guiachapadadiamantina.com.br/)
Nele temos a dimensão do local, quais são os melhores locais, qual a distância.
Enfim, se melhorar estraga!

Com base neste site, farei a visita a três lugares:

Cachoeira da Fumaça - Trilha pelo alto (6 km)
Poço Azul - Beira da estrada
Poço do Diabo e Mucugezinho - Beira da estrada

Sendo cachoeira da fumaça no primeiro dia e os dois outros picos no dia seguinte.
Uma pernoite no Vale do Capão e duas em Lençóis ou o inverso se eu gosta do Vale.
Talvez meu cachorro não vá :euforico:
Por isso considero campings e hostels como ponto de descanso.

Bom, é isso!
Achei interessante o site, portanto quis divulgá-lo.
Espero que isso ajude os próximos viajantes.

Um abraço!

rfdex
01/04/2013, 23:01
Amigo, o trecho entre Formosa e Ibotirama é isolado. Possui diversas cidades, mas fique atento. Apesar de não estar em veículo visado (como jipe ou camionete a diesel), não dê moleza à marginalidade. Ainda mais por estar sozinho, então fique mais atento em paradas, como postos de combustível. Não dificulte o acesso ao estepe, pois caso fure um pneu, você perde muito tempo retirando e reacomodando a bagagem. Ficar parado à beira da via chama atenção. Evite circular à noite. No mais o trajeto é legal, vai curtir. Os pontos citados por você em Maceió são legais, vai curtir. Tudo acessível a veículo 4x2. Se decidir levar o cachorro, ainda que no seu carro, leve comprovante de vacina. Apesar de não ser obritagório, vá ao veterinário credenciado e emita o GTA (Guia de Trânsito Animal) e terá a certeza de não ter qualquer problema ou tentativa de extorsão devido ao transporte do animal. Se quiser fazer um passeio legal, entre Salvador e Aracaju siga pela linha verde. Altere o caminho na ida ou na volta para conhecer, é bem legal. Existe a opção de retornar pelo norte de MG, estrada alternativa. Saudações

JointMan
01/04/2013, 23:07
Opa Raphael!

Anotadas as dicas! Valeu mesmo!
Vou estudar essa linha verde, se der vou mesmo!
Única preocupação mais séria são assaltos...
Vou evitar andar à noite!

Valeu!

jeisonk
02/04/2013, 08:30
JointMan, já que irá passar por Luis Eduardo Magalhães, aproveite para conhecer a Cachoeira do Acaba-Vida, o lugar merece uma visita, visual bacana e bom para umas braçadas.
Fica numa estradinha que sai do Anel da Soja, creio que conste nos mapas Tracksource.

Abraços


http://farm5.static.flickr.com/4139/4772502166_51b1ccc253_o.jpg

JointMan
02/04/2013, 10:20
Aaaaah Jeison!

Obrigado pela dica!
Linda a cachu!
Fiquei babando aqui!

Abraços!

Dimasi
02/04/2013, 19:32
Essas atrações da Chapada são realmente imperdíveis. Vc com certeza vai ficar com gostinho de quero mais. Cito mais algumas imperdíveis. Buracão, Poço Azul, Pratinha e gruta da Torrinha, Pai Inácio. Vale do Capão é bem legal tem forró na praça dependendo do dia. O clima é completamente hippie. Se vc curte, vai querer ficar por lá. Uma opção com bom custo X benefício é a pousada Tatu Feliz.
Abs

JointMan
05/04/2013, 22:25
Opa, anotado Dimasi!

Realmente, imagino que vou ter que organizar uma viagem somente para Chapada.
Tem muitos locais para visitar!
Agora, veículo 4x2 vai de buenas?

Em Off:
Troquei a viatura mas continuo no 4x2 agora de nova S10 flex... infelizmente (queria Diesel)...
Quaaaaase peguei uma frontier XE 2008, mas vi alguns relatos aqui sobre a NISSAN e as peças e desisti rapidinho.
Vai que o motor fundi na minha mão!?
O dono da revenda quase me esgana... mas no final que ia se ferrar era eu se desse problema...
Amanhã pego o carro e o caderninho... longo caderninho de suaaaaaaves prestações...:putz:
Mas como dizem, quem não arrisca não petisca e cansei de carro usado!

Abraços!

Dimasi
07/04/2013, 20:48
Opa, parabéns pela viatura. Dá para ir de 4X2 na boa. O único trecho que precisa de 4X4 é uma trilha entre Lençóis e Andaraí, mas essa é opcional, tem a estrada de asfalto. Agora, vc vai sentir falta do 4X4 no nordeste, para rodar nas dunas. Mto bom.
Abs

JointMan
21/04/2013, 10:52
Opa Dimasi!

Pois é! O 4x4 vai ficar pra próxima compra mesmo!
Umas das opções, além da Frontier, era um 4x4 usado, uma L200 Savana.
Mas daí quando li sobre manutenções dos dois aqui mesmo no forum, dei uma desanimada.
Daí comprei a S10 e não é que depois de uma semana de uso vou ter que trocar o catalisador!?
A Luz da Injeção vive acesa e o diagnóstico da CC recomenda a troca da peça.
Ou seja, nem carro 0Km salva a gente das panes e defeitos... sendo a garantia a única vantagem mesmo!

Quanto à viagem, estou aqui só na ansiedade!
Sairemos dia 03/05... eu e duas pessoas! :fight:
Uma delas conhece bem o trajeto até Alagoas e já foi à Lençóis.
Mantenho o mesmo plano de viagem inicial, separando pelo menos dois dias para Chapada Diamantina!
Tudo na base do "Low Cost", ou seja, camping bom, comida enlatada e cerveja barata!
Devo relatar todo o trajeto pois tem muita coisa legal pra conhecer e apresentar!

Agradeço todas as dicas até o momento!

JointMan
28/04/2013, 20:23
Contagem regressiva para sexta-feira!
Saio às 4:00 da matina!

O que está confirmado:
Vou ficar em Lençóis por dois dias;
Vou chegar à Maceió na quarta-feira...

Na volta pretendo conhecer o Vale do Capão...
Por enquanto é isso!
A ansiedade é grande por isso postei rsrsrs!

Flw!

Dimasi
28/04/2013, 21:46
É a famosa TPV ( tensão pré viagem ) hehehehe

GALEGUITO
28/04/2013, 21:47
Contagem regressiva para sexta-feira!
Saio às 4:00 da matina!

O que está confirmado:
Vou ficar em Lençóis por dois dias;
Vou chegar à Maceió na quarta-feira...

Na volta pretendo conhecer o Vale do Capão...
Por enquanto é isso!
A ansiedade é grande por isso postei rsrsrs!

Flw!

Precisando de orientação para visitar lugares em Maceió?
Estamos à disposição.
Abraço e excelente viagem.
P.S.: se puder, grave o percurso na tracklog do gps, principalmente o retorno porque pretendo visitar a chapada diamantina.

JointMan
28/04/2013, 22:54
Opa Galeguito!

Valeu! Vamos ficar na praia de Ipioca, numa cada alugada!
Já vimos alguns lugares para visitar:

Barra de São Miguel;
Gunga;
São Miguel dos Milagres;
Japaratinga;
Maragogi;
Praia do Francês.

Temos uma semana pra isso... alguma coisa deve ficar de fora.
Mas faço questão de pelo menos ir a Maragogi!

Quanto a Chapada, registrarei tudo que puder!
Espero que a visita renda, apesar do tempo curto!

Abraços!

GALEGUITO
30/04/2013, 10:00
Opa Galeguito!

Valeu! Vamos ficar na praia de Ipioca, numa cada alugada!
Em Ipioca sugiro passar pelo Hibiscus. Restaurante com boa estrutura e praia que parece um tapetão para descansar e se banhar em águas mornas.
Vizinho de Ipioca tem Paripueira (+/- 5km), com belas piscinas naturais e restaurantes convidativos à beira-mar.

Já vimos alguns lugares para visitar:

Barra de São Miguel;
Na Barra não deixe de se banhar no mar e petiscar em alguma barraca na praia, ou então levem as comidas com vocês. Estando lá vale a pena pegarem o catamarã e fazer o passeio pela lagoa do roteiro e desembarcar no gunga.

Gunga;
Pode ir pelo catamarã da Barra ou de carro. Lugar belo mas com mar traiçoeiro. Prefira tomar banho nas áreas próximas às barracas até a extensão que beira as falésias. Não recomendo banho na área longe das barracas indo em direção ao coqueiral. É perigosíssimo. Tem passeios de buggys e quadriciclos até os rios mais distantes. Se estiverem em um 4x4 chega de carro nesses locais.

São Miguel dos Milagres;
Lugar de praias calmas e belíssimas com bons locais para apreciar a culinária local.

Japaratinga;
Só conheço de passagem.

Maragogi;
Tem piscinas naturais, chamadas de "galés". Depois vocês podem comer em um restaurante na orla que é de um português (não lembro o nome dele mas não é difícil de achar. É o mais arrumado da orla). Muito bom. Pedi um prato que tinha lagosta, polvo e peixe com arroz, pirão e salada e deu para 04 pessoas. À época custava R$70,00. Não sei quanto está hoje mas vale o local para passar o dia.

Se visitar esses locais em vermelho num dia só continue o trajeto pelo litoral, partindo de São Miguel dos Milagres, siga até Porto de Pedras, atravesse a ponte para Japaratinga e continue a viagem até Maragogi. É a chamada "rota dos corais". Vai passar por locais com paisagens lindíssimas.

Praia do Francês.
Só vá em dia de semana. É bagunça demais nos finais de semana.

Temos uma semana pra isso... alguma coisa deve ficar de fora.
Seu roteiro de passeio está muito bom. Não tire nada. Se der acrescente Paripueira e faça o percurso até Maragogi pela rota dos corais, como sugeri.
Se passar por Maceió visite a churrascaria Spettus para comer um rodízio de lagosta a R$70,00 / pessoa.
Na orla vocês podem comer umas tapiocas com café, refrigerante ou cerveja.

O mais óbvio de tudo: saiam o mais cedo possível para aproveitar os passeios e as paisagens ao máximo.

Mas faço questão de pelo menos ir a Maragogi!

Quanto a Chapada, registrarei tudo que puder!
Espero que a visita renda, apesar do tempo curto!

Abraços!

Qualquer dúvida é só mandar. Se quiser posso passar meus telefones para contato.
Abraço e boa viagem.

GALEGUITO
30/04/2013, 10:18
408759408760408761408762


Fotos do Hibiscus, em Ipioca.
1- vista da entrada.
2 a 4- vista da paraia sentado numa mesa à beira-mar.

GALEGUITO
30/04/2013, 10:25
Rio na praia do Gunga. Pela praia só chega aqui de 4x4, buggy ou quadriciclo.
Pelo asfalto dá para chegar com qualquer carro.
É um local semi-isolado, por isso mesmo é belíssimo. Não tem estrutura de bares/restaurantes. Deve-se levar seus mantimentos.

GALEGUITO
30/04/2013, 10:44
Trecho entre São Miguel dos Milagres e Japaratinga pela praia.
Não pode mais trafegar de carro pela praia.
O cara da foto não sou eu. Era um pessoal que levei para conhecer aquele litoral.

GALEGUITO
30/04/2013, 10:48
408767408768408769

Parte do gunga, longe dos bares, que dá para tomar banho.

GALEGUITO
30/04/2013, 10:49
Perdoe a falha mas não tenho fotos do Francês, Maragogi nem Paripueura.
Espero que sirva de inspiração para a viagem e os passeios.

Grande abraço.

jeisonk
30/04/2013, 12:01
Show Galeguito, pensa numa saudade de uma praia.

Abraços

GALEGUITO
30/04/2013, 14:35
Show Galeguito, pensa numa saudade de uma praia.

Abraços

Tudo bom Jeison?
Já li e reli alguns relatos das suas viagens. Parabéns cara! Sou seu fã, tanto pelos preparativos como pelos passeios.
Se precisar de alguma ajuda para visitar Maceió é só falar que faremos o possível para ajudar.
Abraço.

GALEGUITO
30/04/2013, 14:38
Jointman, outra coisa que esqueci de passar para você: Programe seus passeios para, sempre que possível, pegar a maré seca nas praias de destino.
Vai a página da tábua das marés do mês de maio para você. Imprima e ande sempre com ela.

.: APMC - Administração do Porto de Maceió :. (http://www.portodemaceio.com.br/tabua_da_mare.php)

jeisonk
30/04/2013, 15:42
Se precisar de alguma ajuda para visitar Maceió é só falar que faremos o possível para ajudar.
Abraço.

Opa, valeu, uma hora dessas ainda dou um rolê pelo Nordeste e passo por aí.

:concordo:

Abraços

JointMan
30/04/2013, 19:20
Opa Galeguito!

Muito obrigado mesmo!
Vou seguir então com este planejamento incrementado com suas dicas!
Quanto à tabela das marés, valeu pelo toque!
Vamos nos programar de acordo com as marés.

Quanto à dica referente ao Gunga agradeço muito!
Uma amiga da minha esposa passou um perrengue lá.
Bom saber que é perigoso!

Estou aqui me coçando pra sair já!

Espero apenas que a chuva passe!
As previsões do tempo estão bem incertas!
E se forem igual ao video abaixo, ferrou!

PREVISÃO DO TEMPO - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Vly0u3W30ds&list=UUEWHPFNilsT0IfQfutVzsag&index=13)

Abraços!

nicksalgado
02/05/2013, 11:05
Então, enquanto a viagem não chega e o relato não sai, decidi informar quanto ao planejamento.
Vai que alguém planeja ir por aquelas bandas este ano?
Bom, a viagem foi se transformando.
Agora considero a pausa na Chapada Diamantina uma das partes principais da viagem!
Gosto de cachoeiras e nunca vou me convencer de que prais supera a beleza de uma bela queda d' água.

Separei 2 dias inteiros para conhecer uma pequena parte desse paraíso.
Amadureci quanto a ideia de visitar alguns e vejo que terei que ser bem direto.
Encontrei este ótimo site: Guia Chapada Diamantina (http://www.guiachapadadiamantina.com.br/)
Nele temos a dimensão do local, quais são os melhores locais, qual a distância.
Enfim, se melhorar estraga!

Com base neste site, farei a visita a três lugares:

Cachoeira da Fumaça - Trilha pelo alto (6 km)
Poço Azul - Beira da estrada
Poço do Diabo e Mucugezinho - Beira da estrada

Sendo cachoeira da fumaça no primeiro dia e os dois outros picos no dia seguinte.
Uma pernoite no Vale do Capão e duas em Lençóis ou o inverso se eu gosta do Vale.
Talvez meu cachorro não vá :euforico:
Por isso considero campings e hostels como ponto de descanso.

Bom, é isso!
Achei interessante o site, portanto quis divulgá-lo.
Espero que isso ajude os próximos viajantes.

Um abraço!

Quase "ao lado" do Poço Azul tem o Poço Encantado, que é IMPERDÍVEL. Dá uma pesquisada na internet que vais ver.
Não deixe também de ir ao Pai Inácio, que é fácil e tem uma vista lindíssima, especialmente o por-do-sol.
Se puderes esticar tua estada na Chapada Diamantina, não vais te arrepender.

Um abraço

GALEGUITO
17/05/2013, 23:57
E aí joint?
Como está ou foi o passeio?

JointMan
19/05/2013, 17:26
Opa Galeguito!

Cheguei hoje!
Estou separando as fotos para postar um relato!
Suas dicas foram excelentes e foi realmente o que você disse!
Não peguei seu cel pq simplesmente não tenho mais contato!
Deixei ele cair na piscina e ainda fiquei de comprar um chip novo...

Quanto à viagem, foi tudo ótimo!
Choveu nos primeiros dias e nos seguintes... por isso não pudemos ver tudo o que foi planejado.
Além disso, o tamanho do grupo de 10 pessoas nos primeiros dias limitou um bocado as visitas...
É difícil atender a todos e às vezes as coisa empaca.

Sua terra é ótima e o povo gente boa demais!
Ficamos, não em Ipioca mas em sauasui um pouco à frente num condomínio!
Consegui fazer o feijão com arroz: Praia dos Franceses, Maragogi, Sonho Verde, Gunga e mais algumas...
Mas não fiz o passeio de balsa pela costa...

Vamos voltar, com certeza!