PDA

Ver Versão Completa : Teste de embreagem de DEFENDER

Waldmartins
16/03/2013, 20:42
Galera,

como minha 90tinha ainda está no estaleiro, estava pensando em aproveitar e fazer algumas revisões a mais.

Quando comprei a VTR, eu levei nesse mecânico que está fazendo o conserto dela e ele me disse que a embreagem estava ruim. O outro mecânico que levei falou que tava boa e "testou" comigo.

O problema é que não sei quem está certo e não sei como testar a embreagem dela... :pensativo:

Já tive duas Pick-ups Stradas que a embreagem acabou comigo (a primeira durou 147.000km e a segunda durou 195.000km!!!) e deu pra notar elas acabando. O pedal foi ficando gradativamente mais alto até acabar...

As perguntas são:

Acontece a mesma coisa na Defender 90? Como eu testo?

A "dureza" do pedal tem algo a ver com o desgate da embreagem?

O engate da primeira marcha as vezes é meio difícil. Tem a ver com a embreagem?

Voltar da reduzida para a normal às vezes tb é complicado (algumas vezes a marcha "saltou" do normal para o neutro sem eu perceber ou saber o que estava acontecendo!! Imagina o meu desespero no meio do trânsito... :freaking:). Isso tb pode ser por causa da embreagem?

Procurei um tópico a respeito disso e nenhum falava sobre o teste ou como sabemos que acabou...

batiati
17/03/2013, 12:05
...
Voltar da reduzida para a normal às vezes tb é complicado (algumas vezes a marcha "saltou" do normal para o neutro sem eu perceber ou saber o que estava acontecendo!! Imagina o meu desespero no meio do trânsito... :freaking:). Isso tb pode ser por causa da embreagem?

Se o motor estiver fora, o melhor teste é olhando pra embreagem e verificando o estado do disco, platô, garfo, etc.

Verifique os cilindros de embreagem em busca de vazamentos, o cilindro mestre e escravo costumam dar problema também.
A reduzida saltando verifique os coxins do motor e da caixa.

Abs.

Waldmartins
17/03/2013, 22:10
Se o motor estiver fora, o melhor teste é olhando pra embreagem e verificando o estado do disco, platô, garfo, etc.

Verifique os cilindros de embreagem em busca de vazamentos, o cilindro mestre e escravo costumam dar problema também.
A reduzida saltando verifique os coxins do motor e da caixa.

Abs.

Valeu Batiati.

Vou ver se peço alguém pra ir lá dar uma olhada nesses itens. O ruim é que o carro está na oficina do cara que falou que a embreagem ta ruim (andando no carro) e fica complicado eu pedir pra um outro mecânico ir lá olhar. Vou ver se meu pai sabe olhar e isso e peço ele pra olhar pra mim (o carro está em uma cidade [BH] e eu moro em outra [Montes Claros]).

ah sim...será que se ela estivesse ruim ela subiria algumas ruas bem inclinadas (Morros)? Ou isso não tem muito a ver?

Valeu!

Abs

batiati
17/03/2013, 22:20
ah sim...será que se ela estivesse ruim ela subiria algumas ruas bem inclinadas (Morros)? Ou isso não tem muito a ver?

Depende do problema, se é no acionamento da embreagem ou se é no desgaste dos discos.

Eu tive problema na embreagem 2 vezes, na primeira em arrancadas e manobras sentia alguns pequenos trancos/tremores. Pouco tempo depois a embreagem foi embora de vez. Na outra vez, a 1a parou de engatar, eu saia de 2a ... depois parou de engatar tudo, tive que encostar o carro.

Se você for mesmo fazer o serviço de embreagem, use uma original, tem gente que coloca a do Def 130 que dura mais.

MFREITAG
17/03/2013, 22:28
Já que o motor esta fora o melhor meio de saber se a embreagem esta boa é visualmente, basta o mecânico soltar o plato do volante do motor para verificar como esta o disco. Assim como as pastilhas de freio o disco vai se desgastando e deve ser trocado quando chega próximo ao final (antes de chegar nos rebites de fixação). Se o disco estiver ruim o ideal é trocar também o plato.
Se o disco estiver muito desgastado existe sim o risco da embreagem patinar sob esforço, principalmente quando o plato já esta cansado.

Waldmartins
18/03/2013, 19:05
Já que o motor esta fora o melhor meio de saber se a embreagem esta boa é visualmente, basta o mecânico soltar o plato do volante do motor para verificar como esta o disco. Assim como as pastilhas de freio o disco vai se desgastando e deve ser trocado quando chega próximo ao final (antes de chegar nos rebites de fixação). Se o disco estiver ruim o ideal é trocar também o plato.
Se o disco estiver muito desgastado existe sim o risco da embreagem patinar sob esforço, principalmente quando o plato já esta cansado.

Valeu galera mas nem deu tempo...

digamos que já me mandaram o orçamento hoje incluindo a troca da embreagem... Admito que desde que me falaram que tava ruim eu fiquei cismado apesar de não sentí-la patinando. Enfim...já que vão "trocar" o motor, que troquem tb a embreagem. Pelo menos posso saber que a partir de agora quando eu terei que troca-la de novo, sem sustos...

Aliás, quantos km dura em média uma embreagem original da defender? Pelos menos uns 100.000km? Eu rodo mais em rodovia do que em cidade...

Valeu e abs!!!

Preá 4x4
21/03/2013, 15:23
Pessoal,
estou em SP e com a embreagem falhando, o pedal está baixando, o nível no cilindro mestre descendo.
Já levei em uma renomada oficina especializada em LR da grande SP e trocaram os 2 cilindros por novos da BritPart.
Em 30 km o óleo voltou a baixar.
Completei com dot4. A embreagem volta a fiuncionar, mas o óleo baixa em poucos km e fico sem embreagem.
O chefe da oficina disse que pode ser a peça e pediu pra eu levar de novo lá.
Mas a peça é nova. Gastei uma grana na oficina, perdi meu tempo e muita dor de cabeça.
Alguém poderia me ajudar? Estou com o carro em SP, longe de casa, e com medo de seguir viagem. Estou indo pro Chile, queria sair com tudo funcionando corretamente.

Carlos A Paim Jr
25/03/2013, 08:47
Pessoal, Bom dia, Ótima semana santa a todos.

Resolvi aproveitar o tópico do nosso amigo Wald para relatar meu possível problema.

Há mais ou menos uma semana, estou sentindo que minha embreagem abaixou um pouco, ou seja, ela esta mais funda e quando estou tirando o pé do pedal parece que ele ta demorando a voltar (fica duro e volta de uma vez).

As marchas estão engatando normalmente e sem forçar em nada, mas ta me incomodando, ainda não levei no meu mecânico pra avaliar, gostaria da opinião de vocês.

Um abraço a todos

lucar
25/03/2013, 13:15
Carlos Paim blz?

Por acaso já conferiu o nível o fluido?? Viu se ele baixou? Apresenta algum vazamento, é fácil de ver e já te da alguma dica!

Quando comprei minha defender o fluido que estava nela estava fora de validade e muito sujo (não me pergunte onde entra a sujeira!?!?)

Isso que relatou é sinal de perda de pressão!

lucar
25/03/2013, 13:23
Já que o assunto é embreagem, por acaso alguma pessoa do fórum já retificou a embreagem???

Tenho um amigo caminhoneiro que me disse ser possível fazer este serviço, ele até me explicou como é feito nos caminhões da família dele e aqueles que ele arruma pois tem uma oficina diesel. Eu sou meio cético e só acredito comprovando, sabem como é, né?

Segundo o que ele me disse dependendo de como estiver o conjunto vale muito a pena retificar. Segundo ele existem "marcas" de embreagem ditas paralelas ou segunda linha que são muito piores que uma original retificada. Ele me indicou um lugar especializado nesse serviço e disse para eu ir lá ver como é feito.

Não vejo problemas n o debreio da minha viatura, porém conforme for, na próxima troca, coloco uma original Valeo com garfo HD (reforçar aqui mesmo se tudo der certo minha solda TIG chega antes da embreagem acabar...kkk) e mando a minha antiga para retifica e deixo de back up para qualquer emergência!

Queria saber se alguêm já usou ???

Carlos A Paim Jr
25/03/2013, 14:03
Carlos Paim blz?

Por acaso já conferiu o nível o fluido?? Viu se ele baixou? Apresenta algum vazamento, é fácil de ver e já te da alguma dica!

Quando comprei minha defender o fluido que estava nela estava fora de validade e muito sujo (não me pergunte onde entra a sujeira!?!?)

Isso que relatou é sinal de perda de pressão!

Lucar, bão sô.

Pois é também acho que foi perda de pressão, onde fica o reservatório para eu verificar o nível do fluído, quanto a vazamentos ontem a tarde fiquei embaixo dela e encontrei algumas gotas de óleo perdidas lá, mas não sei de onde são, muito pouco mesmo, inclusive ela estava com um vazamento no diferencial dianteiro ai tiramos ontem trocando o retentor.

Como lhe falei, as marchas ainda tão passando normalmente.

Queria aproveitar sua experiência, onde falei com o Sukys, cara muito gente boa, o que acha de eu comprar o Watchdog, apesar de eu não usar minha camionete pra nada, simplesmente casa escritório e a cada 15 dias uma viagem de 200 km onde trabalho em outra cidade. Mas sempre confiro tudo, fico olhando, conferindo magueiras, correia, água do reservatório, óleo.

Ou um abração p você e todos do forum.

Carlos A Paim Jr
25/03/2013, 16:16
Lucar, você não vai acreditar! Quase estoro a minha embreagem por burrice minha! Acredita que o reservatório do fluído estava 100% vazio, acredito que por isso que ela baixou assim.

Aí coloquei um fluído DOT4 da Vargas (TRW) to certo?

A embreagem voltou a funcionar normalmente.

Um abração.

Junior Paim

lucar
25/03/2013, 19:19
Carlos ainda bem que olhou o fluido a tempo....

Quanto a embreagem, eu acho melhor vc sangrar ela (troca de todo fluido) não só completar isso lava o sistema de possíveis sujeiras que acabam estragando o conjunto. O procedimento é simples, requer 2 pessoas e se quiser depois te digo como fazer passo a passo.

A respeito do Monitor (vou chamar assim pois existem vários tipos a gosto do "cliente") eu acho que o custo desse que me perguntou, o qual faço uso, se comparado ao estrago que ele pode evitar, é sim um item a ser levado em conta! Toda maquina esta sujeita a fadiga e desgaste e a falta daquilo que te indique um mal funcionamento pode aumentar e muito o valor de um reparo. Por exemplo, as mangueiras do sistema de afarrecimento quando tendem a dar problemas, elas começam por microfissuras que não se percebe com motor frio (quando olhamos antes de sair), mas que quando aquecidas tendem a vazar...se faltar água... já viu né... todos já sabem o resultado. Com um sensor desse antes de baixar muita água, ou o suficiente para queimar uma junta de cabeçote, ou foder tudo, voce vai perceber algo errado. Algumas vezes se tiver uma fita prata na viatura e um pouco de água para repor o reservatório...consegue chegar até um socorro evitando maiores problemas.
O mesmo com o temido alternador... se a carga dele variar, ou cair de vez... vai acusar e provavelmente terá tempo de chegar em um socorro.... entre outros parâmetros que ele observa!

Resumindo eu tenho e recomendo sim, mesmo para uso esporádico afinal quebras e acidentes não se consegue prever antes, né?

Carlos A Paim Jr
25/03/2013, 20:59
Lucar, pois é, vou sangrar a embreagem sim, vou fazer isso amanha, com certeza se puder me explicar ficarei satisfeito, quando ao "Monitor", vou adquirilo amanhã, agora meu medo é de não conseguir ninguém para montar. Mas vou comprar mesmo assim, se não conseguir levo em Goiânia, pois lá tem oficina "especializada".

Vou aproveitar aqui e tentar tirar uma dúvida com você.

Veja bem, minha camionete faz um barulho no motor que eu não sei se é normal ou não. Vou tentar explicar.

Ele faz um clek clek clek diferente, parace que algo vibra (não sei se realmente é vibrar) dentro do motor. Quando esta quente ele faz mais este barulho, somente quem conhece mesmo barulho deste tipo de motor a diesel sabe que lá no fundo o barulho parece estar diferente.

A camionete esta com o funcionamento normal, fumaça normal, potência normal, ou seja, nada fora do comum.

Revisei a bomba injetora totalmente na Bosch já faz mais de 8 meses e tudo em perfeita harmonia.

As vezes quando acelero e mantenho em velocidade baixa constante eu percebo o barulho como se o clek clek clek fosse bem rápido mesmo, aí paro de acelerar e coloco em ponto morto o barulho para.

As conclusões:

O cara que revisionou a bomba me falou que este barulho realmente é normal e que não preciso me preocupar, pois este motor trabalha assim mesmo.

Meu mecânico, que confesso, não confio muito nele, quer abrir a parte de cima do motor para ver um tal de balancim e outras coisas, e não quis me falar mais nada, não sei, pois sempre pago a vista e ele é muito difícil, tenho que ficar marcando de levar o carro la e ele me enrola.

Resumo:

1 - Fico com medo deste barulho, mas como lhe afirmei a camionete esta normal, tudo perfeito.

2 - Refiz a parte de cima do motor com 165000 mil por ignorância minha, hoje ela esta com 185000.

Não sei o que eu faço, ou se consegui expressar pra você realmente minha situação.

lucar
25/03/2013, 22:19
Se quem ajustou a bomba disse ser normal e não tem nada que voce desconfie fica tranquilo.

Quanto a abrir a parte de cima, não é a tampa do comando de valvulas... se for é relativamente simples. Tem um caso aqui que não me lembro quem foi que um parafuso que prende o mancal se soltou e apresentou barulho. Fazer o reaperto destes parafusos faz parte da retifica, deve ter voltado lá alguns KM depois para efetuar o reaperto, não?? Se não foi seria interessante fazer. esta tampa não precisa nem trocar a junta para inspeção... o manual manda depois de 5 vezes aberta a troca! se puder ver o mecânico fazer uma próxima vez não gasta nada!

Depois te mando via MP o passo a passo da sangria!

gustavoullmann
25/03/2013, 23:02
Opa!

Abrir a tampa do comando é bem simples mesmo, a única coisa absolutamente não recomendável é fazer o aperto dos parafusos da mesma com o motor quente. Os parafusos dessa tampa são rosqueados em prisioneiros, que por sua vez são rosqueados no cabeçote. Se apertar demais pode espanar a rosca do prisioneiro junto ao cabeçote de alumínio, então todo cuidado é pouco pois consertar isso é bem trabalhoso...

Sempre que regulo as válvulas do Land, faço com motor dormido. Ao recolocar a tampa, inspeciono o estado da junta (sempre tendo uma reserva a mão) e se estiver boa reaproveito sem problemas, apenas limpo muito bem as superfícies para remover todo o óleo do motor. O aperto faço com torquímetro!

Abaixo um vídeo sobre isso:

http://www.youtube.com/watch?v=RPEqUYbIWV0

Espero ter ajudado!

Grande abraço!!!

Gustavo Ullmann.

petcho
25/03/2013, 23:25
Carlos, antes de deixar o mecanico sair condenando coisa eu começaria por uma simples regulagem de valvulas,

uma valvula com folga muito grande apresenta um barulho estranho e so aparece em rotaçoes mais altas, essa regulagem é bem simples de fazer, tem um tutorial no site do Clemente e esse video que o Gustavo postou ajuda bastante tb!!!!!

Abraço, Pedro

Carlos A Paim Jr
26/03/2013, 08:00
Valeu pessoal, a regulagem de válvula já fiz há uns 2 meses, mas o barulhindo ainda incomoda, ontem conversei com outro mecânico de caminhões e ele também falou que é normal, inclusive deu uma volta nela, mas o tal barulhindo me incomoda as vezes. Vou acalmar meus pensamentos e ver a melhor opção.

Quando por exemplo me falaram que tenho que furar o reservatório de água para instalar o sensor já desanimei demais, não tenho coragem de fazer isso.

Vamo que vamo

scadufax
26/03/2013, 13:16
Carlos,

a bomba de vácuo também pode apresentar um barulho "semelhante" a folga de válvulas.
De uma escutada, se tiver um estetoscópio de mecânico fica fácil de ver se vem da bomba de vácuo ou do cabeçote.

t+

Carlos A Paim Jr
26/03/2013, 13:47
Carlos,

a bomba de vácuo também pode apresentar um barulho "semelhante" a folga de válvulas.
De uma escutada, se tiver um estetoscópio de mecânico fica fácil de ver se vem da bomba de vácuo ou do cabeçote.

t+
Meu Irmão,

Agora que falou em bomba de vácuo, o mecânico falou que poderia ser isso. Uma pergunta. Ela é muito cara, caso necessite trocar? Se eu deixar como está pode estragar mais ainda, pois agora gastei muito com a troca dos bancos.

Um abraço....

scadufax
26/03/2013, 19:45
Carlos,

2 opçoes para bomba de vácuo
- recondicionada na Perim - veja em http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/106373-bomba-de-vacuo.html#post1715483
- comprar uma de fora, veja a dica de uma Wabco pela DLS em http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/39726-problemas-com-bomba-de-vacuo-land-110-2000-a-16.html#post1893422

t+

alberto megda
26/03/2013, 22:49
Se for bomba de vacuo, o risco é vc ficar sem freio, o que nao deve ser legal num carro de 2 ton. Mas eu apostaria no balancin mesmo.

Carlos A Paim Jr
27/03/2013, 12:13
Pois é Sacufax e Seu Madruga.

Acho que semana que vem vou realmente olhar este barulhindo e vou verificar o Balancim. Uma dúvida! Será que se demorar um pouco pode me ocasionar algum problema. Conforme relatei a camionete está 100%. Tudo funcionando mesmo.

To na dúvida.

Abraços