Conectar

Ver Versão Completa : Ford F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total

Sadlowski
16/03/2013, 17:16
Bom pessoal,

Depois de muito tempo de pesquisa, eis que "startei" o tópico da minha "F"... Vamos lá.

Trata-se de uma F-75 ano 76/76 que comprei no inicio de 2012. Eu sabia o que queria mais não sabia como fazer e nem o que fazer.

Queria uma F-75 com um visual mais original possível, mas com muito conforto e uma mecânica confiável, pois esta será minha pick-up dos fins de semana e para os passeios (pra onde for tem que aguentar).

Inicialmente pensei em partir pro estilo "Hot" com caçamba Step-side, motor 2.0 AP, cambio de chevette, mas logo desisti da ideia (ainda bem).

Quando comprei a minha F em 2012, fui em um restaurador aqui na minha cidade e na época ele estava fazendo uma F-1 (sem comentários) e então conversando com ele, me sugeriu passar no FV e comprar um chassi de blazer ( fez a F-1 usando chassi, suspensão e tudo mais da blazer, menos o motor) que havia por lá. Ná época, de imediato descartei esta possibilidade e fui pesquisando, procurando por tudo "qué" lado, ai resolvi partir pro 6L do opala, mas pensei melhor e desisti pelo fato de ser carburado e não achar um motor bom por menos de 3K.

Por final, estava decidido. Iria comprar uma mecânica da blazer (motor, cambio, direção hidráulica, diferencial traseiro e o sistema de freio), e montar na F-75. Mas ainda faltava um item muito importante pra mim que era a suspensão. Fui em um pessoal que trabalha com 4x4, e iria acertar para primeiro fazer a suspensão semelhante a do Engesa/Troller e depois partir pro restante das adaptações, mas conversa vai, conversa vem, já tinha acertado o valor pra fazer a suspensão, quando comentei que iria pegar em breve a mecânica da blazer. Foi onde mudou tudo de rumo novamente, o cara botou maior pilha pra usar toda a mecânica da blazer, ai meu pai gostou da ideia, eu tbm e começamos a pesquisar.

Depois de muito pesquisa, mede aqui, mede ali, vai no ferro velho, encontra ficha técnica da blazer, imagina um corte aqui, outro corte ali e o veredito final. Vamos usar tudo da blazer.

Por fim segue abaixo a ficha técnica do que será a minha F-75 (caso não mude de ideia).

A Mecânica:

Mais confiável e confortável possível.

Motor: V6 4.3
Cambio: 5M Blazer (modelo não definido).
Embreagem: Hidráulica Blazer.
Radiador: se servir, será o da Blazer, caso contrario farei sob medida.
Direção: Hidráulica Blazer
Coluna de direção: Escamotiável do Opala .
Freios: Sistema completo da Blazer ( pinças, pedaleiras, servo).
Freio traseiro: tambor, Sistema completo da Blazer com acionamento orignal da F-75 para o freio de estacionamento.
Diferencial traseiro: Blazer (Blazer 1,54)
Suspensão dianteira: Sistema completo da Blazer.
Suspensão traseira: feixes de mola, Sistema completo da Blazer.
Amortecedores: ainda não definidos.
Rodas: Modelo daytona (offset negativo nas rodas traseiras).
Pneus: Maxxis 771 Bravo (to na duvida de qual perfil)
Tanque combustível: Balzer ou irei fazer de inox sob medida.
Limpadores de parabrisas: não definido.
Posição do Estepe: Ficará no lugar original, mas provavelmente mudarei o sistema.
Detalhes que não lembrei, e que vou lembrar.

O Visual:

Mais clean e original possível.

Cor principal: voodoo blue da FJ CRUISER (PU, mas talvez ainda mude a cor pelo amarelo).
Cor secundária: Branco (teto e os parachoques)
Cabine: Modelo original F-75.
Caçamba: Modelo original F-75 (tampa FORD).
Parachoque dianteiro: Modelo original F-75.
Parachoque traseiro: Modelo original F-75.
Acabamento parachoque dianteiro: sim.
Retrovisores: Modelo original F-75.
Grade dianteira: quadriculada (que já está nela, inclusive na cor branca).
Maçanetas externas: C-10.
Fechaduras: Da Brasilia / Fusca
Vidros: inteiriços da Stepside.
Bocal tanque: Kit vendido com tampa da RD350.
Lona maritima: Sim.
Farol: De vidro modelo da kombi.
Pisca dianteiro: Modelo grande F-75.
Lanternas traseiras: Modelo original F-75.
Luz de ré: Sim.
Farol de milha: bem provável (Falta definir como, onde, qual).
Mola à gás no capô: sim (definir a força necessária)

O interior:

Mais confortável possível.

Bancos: Banco traseiro em couro do Xsara picasso, caso não fique confortável partirei para algum banco inteiriço (talvez até o original, pois quero manter os 03 lugares).
Forros de porta: Modelo de fibra da Stepside
Instrumentos: Gostaria de manter os originais, mas o sensor do velocímetro é eletrônico (achei uma solução no eBay que custa $300), mas tentarei adaptar algum mecanismo eletrônico no original.
Comandos: Seta, limpador, alerta e esguicho irão para a coluna do opala, mas manterei o estilo original no painel deixando liga/desliga farol, luz alta/baixa no painel e um interruptor para os milhas.
Acendedor de cigarros original: Sim, Falta encontrar.
Tela proteção alto falante original no painel: sim.
Cinzeiro no painel: Sim (colocar moedas :D)
Porta luvas: sim (muito útil).
Forração interna: Falta definir.
Maçanetas internas: Falta definir.
Ar condicionado: sim falta definir qual, mas já vi alguns que acho que ficará bem discreto.
Os opcionais que ainda estão por definir: vários

Bom sendo assim, vou postar algumas fotos ( são poucas), e no decorrer da obra irei postar todo o andamento da "empreitada" que será dura e longa (sem malícias).

Pretendo também contar com a colaboração de todos e agradecer a todos que eu já incomodei aqui no fórum.

Dúvidas, sugestões, doações :lol: e criticas serão bem vindas.

Sadlowski
16/03/2013, 17:24
Segue algumas fotos de quando comprei ela...aparentemente ela estava boa, mas...
400891

400885400886400887400888400889400890

franciscatto
16/03/2013, 17:35
Tava na hora de abrir um topico pra tua F kkkkkkkk
Acompanhando a empreitada.
Só uma pergunta porque não usar a coluna de direção da blazer que também é escamotiável?

Abraço

Sadlowski
16/03/2013, 17:41
Segue fotos de como ela está. Fizemos uma caçamba FLAT BED home-made...

400892400893400894

Aqui fotos da caçamba e das portas que eu comprei e raspei até a lata.

400895400896

Fotos dos bancos do xsara picasso. Fiz a troca do sistema dos trilhos, e passei pro banco do motorista a regulagem.

400897400898400899400900400901

Sadlowski
16/03/2013, 17:51
400903400904400905400906

Alavanca de seta quebrada

400907400908

Chapa de acabamento do assoalho do opala

400909400910400911

Sadlowski
16/03/2013, 17:56
Tava na hora de abrir um topico pra tua F kkkkkkkk
Acompanhando a empreitada.
Só uma pergunta porque não usar a coluna de direção da blazer que também é escamotiável?

Abraço

Fala Franciscatto,

"poise" cara, tava na hr mesmo. Acho que seu tivesse aberto o tópico antes, muitas das respostas que eu procurei por tanto tempo já estariam aqui. Antes tarde do que nunca.

Bom optei pela coluna do opala por ter um visual mais da época, entendeu? quero manter o visual da F bem original. Mas quem sabe, daqui a uns dias a blazer ta chegando ai e talvez eu acabe usando mesmo.

Flw abrass e volte sempre...

Sadlowski
16/03/2013, 18:05
Bom não tem coisa melhor do que entrar em um tópico e ter varias fotos pra ficar olhando.... segue fotos de uma visita ao ferro velho... a medição que levou à tomada de decisão...

400912400913400914400912400917400918

É claro que a medição foi mais precisa do que nas fotos 1 e 2.

Sadlowski
16/03/2013, 18:37
Bom os próximos passos são:

1º Finalizar a documentação da pick up (retirada do GNV, oh processo complicado, carro e estressante)
2º Depois quando chegar a mecânica da blazer, levar a cabine, caçamba ao restaurador que citei nos posts acima pra ele alongar o chassi (cerca de 28 cm), reposicionar os suportes da caçamba / cabine, cortar a ponta dianteira do chassi e confeccionar uma travessa, alongar a parte traseira do chassi (após o ultimo suporte do jumelo).

Depois de pronta as 2 etapas iniciais, volta pra casa pra desmontar, revisar e pintar tudo o que for necessário.

antonio umino
17/03/2013, 12:21
Bom os próximos passos são:

1º Finalizar a documentação da pick up (retirada do GNV, oh processo complicado, carro e estressante)
2º Depois quando chegar a mecânica da blazer, levar a cabine, caçamba ao restaurador que citei nos posts acima pra ele alongar o chassi (cerca de 28 cm), reposicionar os suportes da caçamba / cabine, cortar a ponta dianteira do chassi e confeccionar uma travessa, alongar a parte traseira do chassi (após o ultimo suporte do jumelo).

Depois de pronta as 2 etapas iniciais, volta pra casa pra desmontar, revisar e pintar tudo o que for necessário.

Vc vai usar o chassis da Blazer. com o documento da F 75 ????

Eita mais uma F 75 Modernizada na mecanica...... Com certeza vai ficar muito bom..

até mais.
abçs/

Sadlowski
17/03/2013, 12:34
Vc vai usar o chassis da Blazer. com o documento da F 75 ????

Eita mais uma F 75 Modernizada na mecanica...... Com certeza vai ficar muito bom..

até mais.
abçs/

Positivo Antonio, pesquisei bastante e vi que é possível...
A ideia é ter um carro confiável e confortável.....acho que consiguirei nessa combinação.

Volte sempre...

Angelo Tomachewski
17/03/2013, 13:53
Muito bom!
Estou pensado em fazer isso na minha willis 1951.
Iria deixar original mas estou mudando de ideia!
Boa sorte no projeto!!!!
Vou acompanhar!

Sadlowski
17/03/2013, 14:23
Muito bom!
Estou pensado em fazer isso na minha willis 1951.
Iria deixar original mas estou mudando de ideia!
Boa sorte no projeto!!!!
Vou acompanhar!

Fala Ângelo,

Se vc fazer uma análise financeira (dependendo da aplicação, quer placa preta?, vai usar na trilha) esta opção pode se tornar mais barata do que uma reforma.

E também julgo que há algumas vantagens. Vai do teu gosto tbm.

Abrasss e volte sempre.

antonio umino
17/03/2013, 16:50
Angelo..... Com certeza esta sua pickup 1951... deixaria original.....

Compraria outra F 75 (pickup). e faria tal qual, o Sadlowsk, com o chassis da blazer e mecanica dela e o amigo Santista está fazendo em sua F 75.... com a Mecânica da Mitsubishi Triton... que logo-logo deve estar saindo da toca ou melhor da oficina...

Mas cada um é cada um...
abçs

franscione
17/03/2013, 16:59
i ae mano
tava na hora de começar essa bagaça ae neh bixo
to gostando do que eu vi aí.. vai ficar bala!!
quanto ao radiador.. voce deveria usar o original da v6, pois ele tem uma colméia separada na lateral dele para o oleo do motor, o oleo sai do motor por uma mangueira e vem até o filtro em uma peça separada do motor, vai ate o radiador e volta pro motor, refrigerando o oleo, ja vi alguns que eliminaram tudo isso e colocaram o filtro direto no bloco mas pensei bem e se vem originéki assim, assim vai ficar hehe.
é isso ae..
to acompanhando a empreitada :pipoca:

Sadlowski
17/03/2013, 18:31

Compraria outra F 75 (pickup). e faria tal qual, o Sadlowsk, com o chassis da blazer e mecanica dela e o amigo Santista está fazendo em sua F 75.... com a Mecânica da Mitsubishi Triton... que logo-logo deve estar saindo da toca ou melhor da oficina...

Mas cada um é cada um...
abçs

Isso mesmo Antonio,

Pelo que andei pesquisando, as medidas da triton são as melhores pra se adaptar na F. O comprimento entre eixos, a altura da elevação traseira é menor que da Blazer.

Mas optei pela blazer por se tratar de uma mecânica mais acessível $$.

Com um bom profissional qualquer uma fica bom..

Sadlowski
17/03/2013, 19:00
i ae mano
tava na hora de começar essa bagaça ae neh bixo
to gostando do que eu vi aí.. vai ficar bala!!
quanto ao radiador.. voce deveria usar o original da v6, pois ele tem uma colméia separada na lateral dele para o oleo do motor, o oleo sai do motor por uma mangueira e vem até o filtro em uma peça separada do motor, vai ate o radiador e volta pro motor, refrigerando o oleo, ja vi alguns que eliminaram tudo isso e colocaram o filtro direto no bloco mas pensei bem e se vem originéki assim, assim vai ficar hehe.
é isso ae..
to acompanhando a empreitada :pipoca:

Fala Frans....

Quero usar o máximo possível da BLazer. Será que o radiador vai caber lah na frente da F ??? se servir ele será usado...

Fica a vontade ai, como comentei no 1º post do tópico, pitacos, doações e etc... serão bem vindos.

Júnior_NF
18/03/2013, 08:45
Sensacional!!! Um raio X completo do projeto, Sadlowski vc esta de parabéns!!! :palmas:

Gostei de mais dessa solução:

Acho que ja vi essa solução em algum outro projeto!!! :wink:

Forte abraço e vamos aocmpmpanhando seu projeto.

Bom pessoal,

Depois de muito tempo de pesquisa, eis que "startei" o tópico da minha "F"... Vamos lá.

Trata-se de uma F-75 ano 76/76 que comprei no inicio de 2012. Eu sabia o que queria mais não sabia como fazer e nem o que fazer.

Queria uma F-75 com um visual mais original possível, mas com muito conforto e uma mecânica confiável, pois esta será minha pick-up dos fins de semana e para os passeios (pra onde for tem que aguentar).

Inicialmente pensei em partir pro estilo "Hot" com caçamba Step-side, motor 2.0 AP, cambio de chevette, mas logo desisti da ideia (ainda bem).

Quando comprei a minha F em 2012, fui em um restaurador aqui na minha cidade e na época ele estava fazendo uma F-1 (sem comentários) e então conversando com ele, me sugeriu passar no FV e comprar um chassi de blazer ( fez a F-1 usando chassi, suspensão e tudo mais da blazer, menos o motor) que havia por lá. Ná época, de imediato descartei esta possibilidade e fui pesquisando, procurando por tudo "qué" lado, ai resolvi partir pro 6L do opala, mas pensei melhor e desisti pelo fato de ser carburado e não achar um motor bom por menos de 3K.

Por final, estava decidido. Iria comprar uma mecânica da blazer (motor, cambio, direção hidráulica, diferencial traseiro e o sistema de freio), e montar na F-75. Mas ainda faltava um item muito importante pra mim que era a suspensão. Fui em um pessoal que trabalha com 4x4, e iria acertar para primeiro fazer a suspensão semelhante a do Engesa/Troller e depois partir pro restante das adaptações, mas conversa vai, conversa vem, já tinha acertado o valor pra fazer a suspensão, quando comentei que iria pegar em breve a mecânica da blazer. Foi onde mudou tudo de rumo novamente, o cara botou maior pilha pra usar toda a mecânica da blazer, ai meu pai gostou da ideia, eu tbm e começamos a pesquisar.

Depois de muito pesquisa, mede aqui, mede ali, vai no ferro velho, encontra ficha técnica da blazer, imagina um corte aqui, outro corte ali e o veredito final. Vamos usar tudo da blazer.

Por fim segue abaixo a ficha técnica do que será a minha F-75 (caso não mude de ideia).

A Mecânica:

Mais confiável e confortável possível.

Motor: V6 4.3
Cambio: 5M Blazer (modelo não definido).
Embreagem: Hidráulica Blazer.
Radiador: se servir, será o da Blazer, caso contrario farei sob medida.
Direção: Hidráulica Blazer
Coluna de direção: Escamotiável do Opala .
Freios: Sistema completo da Blazer ( pinças, pedaleiras, servo).
Freio traseiro: tambor, Sistema completo da Blazer com acionamento orignal da F-75 para o freio de estacionamento.
Diferencial traseiro: Blazer (Blazer 1,54)
Suspensão dianteira: Sistema completo da Blazer.
Suspensão traseira: feixes de mola, Sistema completo da Blazer.
Amortecedores: ainda não definidos.
Rodas: Modelo daytona (offset negativo nas rodas traseiras).
Pneus: Maxxis 771 Bravo (to na duvida de qual perfil)
Tanque combustível: Balzer ou irei fazer de inox sob medida.
Limpadores de parabrisas: não definido.
Posição do Estepe: Ficará no lugar original, mas provavelmente mudarei o sistema.
Detalhes que não lembrei, e que vou lembrar.

O Visual:

Mais clean e original possível.

Cor principal: voodoo blue da FJ CRUISER (PU, mas talvez ainda mude a cor pelo amarelo).
Cor secundária: Branco (teto e os parachoques)
Cabine: Modelo original F-75.
Caçamba: Modelo original F-75 (tampa FORD).
Parachoque dianteiro: Modelo original F-75.
Parachoque traseiro: Modelo original F-75.
Acabamento parachoque dianteiro: sim.
Retrovisores: Modelo original F-75.
Grade dianteira: quadriculada (que já está nela, inclusive na cor branca).
Vidros: inteiriços da Stepside.
Bocal tanque: Kit vendido com tampa da RD350.
Lona maritima: Sim.
Farol: De vidro modelo da kombi.
Pisca dianteiro: Modelo grande F-75.
Lanternas traseiras: Modelo original F-75.
Luz de ré: Sim.
Farol de milha: bem provável (Falta definir como, onde, qual).
Mola à gás no capô: sim (definir a força necessária)

O interior:

Mais confortável possível.

Bancos: Banco traseiro em couro do Xsara picasso, caso não fique confortável partirei para algum banco inteiriço (talvez até o original, pois quero manter os 03 lugares).
Forros de porta: Modelo de fibra da Stepside
Instrumentos: Gostaria de manter os originais, mas o sensor do velocímetro é eletrônico (achei uma solução no eBay que custa $300), mas tentarei adaptar algum mecanismo eletrônico no original.
Comandos: Seta, limpador, alerta e esguicho irão para a coluna do opala, mas manterei o estilo original no painel deixando liga/desliga farol, luz alta/baixa no painel e um interruptor para os milhas.
Acendedor de cigarros original: Sim, Falta encontrar.
Tela proteção alto falante original no painel: sim.
Cinzeiro no painel: Sim (colocar moedas :D)
Porta luvas: sim (muito útil).
Forração interna: Falta definir.
Maçanetas internas: Falta definir.
Ar condicionado: sim falta definir qual, mas já vi alguns que acho que ficará bem discreto.
Os opcionais que ainda estão por definir: vários

Bom sendo assim, vou postar algumas fotos ( são poucas), e no decorrer da obra irei postar todo o andamento da "empreitada" que será dura e longa (sem malícias).

Pretendo também contar com a colaboração de todos e agradecer a todos que eu já incomodei aqui no fórum.

Dúvidas, sugestões, doações :lol: e criticas serão bem vindas.

santistadoente
18/03/2013, 09:12
Quando penso que eu sou louco, aparece muito mais louco por aqui, parabens amigo, pela disposição, eu quase fiz essa mecanica la atras no começo das mexidas, boa sorte, disposição, estou vendo que não falta!

franscione
18/03/2013, 12:28
gostei do comentario do santistadoente kkkkkkk
as vezes tambem acho que to loco fazendo tudo isso em uma F.. nessas horas é bom entrar no forum pra ver que o hospicio é muito maior do que se imagina ehauehauehheu
acho que a motivação é saber que no final de tudo sabemos que vai ficar uma jóia, uma coisa única.. por mais que alguns perguntam.. "nossaaa vai gasta tudo isso? não seria mais facil comprar uma pronta ou comprar um troller??" e a resposta é sempre a mesma.. si eu quizesse um troller teria comprado um, se eu quizesse uma F pronta não seria a MINHA F.. com as coisas do meu jeito, feita sob medida pra mim!

dale pau ae sadlowski tamo junto nessa pira kkkk

Sadlowski
18/03/2013, 22:28
Sensacional!!! Um raio X completo do projeto, Sadlowski vc esta de parabéns!!! :palmas:

Gostei de mais dessa solução:

Acho que ja vi essa solução em algum outro projeto!!! :wink:

Forte abraço e vamos aocmpmpanhando seu projeto.

Grande Chará...

Sem duvidas, não há poorque inventar a roda... :concordo:

Este escopo me tomou algumas horas de sono, alguns finais de semana.... sem contar nas horas em frente ao computador e várias idas e vindas aos FV....

O projeto já ta bolado, vamos ver o andamento da obra....

Abrass e volte sempre e fique a vontade..

Sadlowski
18/03/2013, 22:35
Quando penso que eu sou louco, aparece muito mais louco por aqui, parabens amigo, pela disposição, eu quase fiz essa mecanica la atras no começo das mexidas, boa sorte, disposição, estou vendo que não falta!

Grande Santista.... a "Bacatritona" serviu de ajuda nas tomadas de decisão.... Quando encabecei a ideia, fui reler seu tópico pra pegar os "pulos dos gatos" nesse tipo de adaptação.

Eu louco ??? vai nessa. O cara reforma a camionete toda, 4.1I, CA, tudo do bom e do melhor, quanto ta finalizada, desmonta pra fazer outra !!!!

Abrasss Volte sempre e fique a vontade...

Sadlowski
18/03/2013, 22:38
gostei do comentario do santistadoente kkkkkkk
as vezes tambem acho que to loco fazendo tudo isso em uma F.. nessas horas é bom entrar no forum pra ver que o hospicio é muito maior do que se imagina ehauehauehheu
acho que a motivação é saber que no final de tudo sabemos que vai ficar uma jóia, uma coisa única.. por mais que alguns perguntam.. "nossaaa vai gasta tudo isso? não seria mais facil comprar uma pronta ou comprar um troller??" e a resposta é sempre a mesma.. si eu quizesse um troller teria comprado um, se eu quizesse uma F pronta não seria a MINHA F.. com as coisas do meu jeito, feita sob medida pra mim!

dale pau ae sadlowski tamo junto nessa pira kkkk

okaoskoaskoaskoa,

É bem assim mesmo, me falaram: pq não compra uma blazer então? comecei a rir, pq tem coisas que não tem explicação.

Volte sempre e vai dando umas dicas ai da mecânica.

abrasss :grin:

Ismael Montes Sousa
19/03/2013, 20:38
A minha F75 vai ser quase mesma coisa só que suspensão cambio na coluna e motor maverick 6cil 3000 só que vou alongar mais um poko a relação original tira a 4.88 e coloka uma 3.90 :euforico: pneus rodas originais (faixa branca calota cromada) vou dar uma rebaixadinha poca nela vidros eletricos inteiriços stepside carroceria modelo stepside (porém vamos fabricar ela aki com paralamas de lata) pois não curto nem um pokim fibra, pintura conjunto saia e blusa em dois tons diferente de verde metalico, e é isso ai vamos trocando umas ideias ai rsrsrs Abraços:bye:

Sadlowski
19/03/2013, 21:17
A minha F75 vai ser quase mesma coisa só que suspensão cambio na coluna e motor maverick 6cil 3000 só que vou alongar mais um poko a relação original tira a 4.88 e coloka uma 3.90 :euforico: pneus rodas originais (faixa branca calota cromada) vou dar uma rebaixadinha poca nela vidros eletricos inteiriços stepside carroceria modelo stepside (porém vamos fabricar ela aki com paralamas de lata) pois não curto nem um pokim fibra, pintura conjunto saia e blusa em dois tons diferente de verde metalico, e é isso ai vamos trocando umas ideias ai rsrsrs Abraços:bye:

Isso camarada, manda bala aiiiii...

vamo que vamo, abrasss

Sadlowski
19/03/2013, 21:34
Bom pessoal, hj minha primeira tristeza com a F.

Levamos a F para fazer a vistoria de retirada do GNV, tudo certo pra vistoria quando o cara disse que não faria a vistoria pq a caçamba era "plataforma" (conforme foto no inicio do tópico, caçamba flet bed), logo teria que ter as laterais, ele comentou que se eu só colocasse umas tabuas em volta já passaria. AI comentei com ele que tinha a caçamba original e iria por ela para fazer a vistoria.

Na sequencia ele olhou os documentos e disse que a minha F estava com a classificação errada (MIS/CAMIONETA/NAOAPLIC). logo eu teria problemas com ela, comentou que esta classificação se aplicaria à veículos tipo a Blazer.

Disse que eu teria que pedir alteração das características, inclusive se quisesse usar a camba de lata original. Ai fiquei cabrero e disse que eu não faria isto. pois quando comprei ela já estava com esta classificação, e se o detran não viu problemas, inclusive na vistoria de transferência, eu tbm não via. Disse que se o detran quer que eu altere está classificação ele que faça sozinho, pois pra mim assim está bom.

Resumindo: No final das contas, só precisarei colocar a caçamba original em cima, pintar ela (não tem problema se o tom de azul for diferente da cabine) e deixar as lanternas funcionando. Nem a tampa é necessária.

Bom lá se vão mais algumas latinhas.... e se tudo ocorrer bem, logo ela estará legalizada sem o gnv, caso contrario mando essa embora e compro uma cabine pra montar como protótipo.

Abrasss

André-4WD
19/03/2013, 22:24
Putz.. DETRAN é sempre complicado, mas eu pensava que o de SC era menos chato do que o meu aqui (RS).
Ainda bem que conseguiu contornar a situação.
Avante no projeto!! Eu gosto das F e das Rurais, a minha rural deixou saudade. Hoje fico sonhando com uma F75, mas teria que ter o motor ford 4.9i.. como algumas Fs que tem aqui no fórum.
abraço
andre

Sadlowski
19/03/2013, 22:45
Putz.. DETRAN é sempre complicado, mas eu pensava que o de SC era menos chato do que o meu aqui (RS).
Ainda bem que conseguiu contornar a situação.
Avante no projeto!! Eu gosto das F e das Rurais, a minha rural deixou saudade. Hoje fico sonhando com uma F75, mas teria que ter o motor ford 4.9i.. como algumas Fs que tem aqui no fórum.
abraço
andre

OOoo André, seja bem vindo cara....

É cara, esse negocio de vistoria é bem chatinho mesmo. O pior é que o cara que me atendeu, nem sabia ao certo se podia ou não... :(

Mas c der tudi certo logo logo estarei livre disto...

Abrasss e volte sempre...

Angelo Tomachewski
24/03/2013, 15:31
Fala Ângelo,

Se vc fazer uma análise financeira (dependendo da aplicação, quer placa preta?, vai usar na trilha) esta opção pode se tornar mais barata do que uma reforma.

E também julgo que há algumas vantagens. Vai do teu gosto tbm.

Abrasss e volte sempre.

Eu pensei em placa preta, mas o custo seria alto. Pretendo usar para uns passeios no fim semana com minha esposa e minha filha.

Angelo Tomachewski
24/03/2013, 15:32

Mas cada um é cada um...
abçs

Tenho vontade mas o custo é alto!!!

Angelo Tomachewski
24/03/2013, 15:36
Cara Detran é complicado vou começar a lidar com eles para acertar os doc da minha!

Sadlowski
24/03/2013, 18:53
Cara Detran é complicado vou começar a lidar com eles para acertar os doc da minha!

Vái fundo, isso que eu só quero fazer a retirada de GNV. quero ver quando for pra remarca chassi e alterar o nº do motor. quero me informar bem certinho agora pra não sofrer depois.

Tenho vontade mas o custo é alto!!!

Tudo tem seu preço, talvez nem custe tanto assim. optei por essa mecânica por varios fatores, dentre eles: sistema de freio que não precisarei adaptar nada, sistema de direção que da blazer vira bastante e já ta pronto, já o da F, vira nada e tem que adaptar varias coisas, no quesito conforto, nem se compara as suspensões e quando fui ver pra fazer outra suspensão na F....

Eu pensei em placa preta, mas o custo seria alto. Pretendo usar para uns passeios no fim semana com minha esposa e minha filha.

Se é só pros finais de semana, talvez valha a pena uma mecânica mais "moderna"

Angelo Tomachewski
27/03/2013, 10:40
O bom de fazer como você que é que ja tudo la direção, freio...

lucianobarbosa
28/03/2013, 07:31
E ai Sadlowski agora vai!, e pela configuração vai ficar muito boa mesmo sua F , pena que as questoes burrocraticas dos detrans e funcionarios com pouca informação sobre sua função as vezes estagiarios acabam dificultando o trabalho, mas pensamento positivo que tudo vai dar certo parabens e vamos acompanhando a saga abraçosss

Sadlowski
28/03/2013, 22:17
E ai Sadlowski agora vai!, e pela configuração vai ficar muito boa mesmo sua F , pena que as questoes burrocraticas dos detrans e funcionarios com pouca informação sobre sua função as vezes estagiarios acabam dificultando o trabalho, mas pensamento positivo que tudo vai dar certo parabens e vamos acompanhando a saga abraçosss

Grande Luciano,

já dediquei boa parte do meu tempo este projeto (pesquisas, etc, etc.) e com certeza irá muito mais.

Quanto ao detran, isso chega até a me preocupar, quero tentar fazer a documentação da REM + nº motor antes mesmo de terminar a F. Já conversei com o "master" do detran e ele disse que posso fazer sem medo, mas prefiro me antecipar, vai que muda de pessoa ou até mesmo a lei.....

E vamos acompanhando ai Luciano, a saga é grande.

E o seu projeto, parou ???

[]

lucianobarbosa
29/03/2013, 09:04
Sadlowski o projeto ta indo devagar mas mas não para, essa semana ja acertei com um latoeiro pra fazer as soldas da cabine que nao é muita coisa e ja começar as adptaçoes das fechaduras da porta que vai ser do fusca interna, essa semana ja to transferindo os doc pra ficar mais sussegado, amanha to indo ver umas peças se der vo trazer outra f para doação de peças ai postos a fotos feliz Pascoa

Grande Luciano,

já dediquei boa parte do meu tempo este projeto (pesquisas, etc, etc.) e com certeza irá muito mais.

Quanto ao detran, isso chega até a me preocupar, quero tentar fazer a documentação da REM + nº motor antes mesmo de terminar a F. Já conversei com o "master" do detran e ele disse que posso fazer sem medo, mas prefiro me antecipar, vai que muda de pessoa ou até mesmo a lei.....

E vamos acompanhando ai Luciano, a saga é grande.

E o seu projeto, parou ???

[]

Sadlowski
01/04/2013, 20:25
Sadlowski o projeto ta indo devagar mas mas não para, essa semana ja acertei com um latoeiro pra fazer as soldas da cabine que nao é muita coisa e ja começar as adptaçoes das fechaduras da porta que vai ser do fusca interna, essa semana ja to transferindo os doc pra ficar mais sussegado, amanha to indo ver umas peças se der vo trazer outra f para doação de peças ai postos a fotos feliz Pascoa

Grande Luciano,

Mete bronca na F ai... Quero ver se essa semana faço a vistoria e desenrolo a F, ai me sinto mais segura pra continuar... Sei que não é nada de mais a questão da vistoria, mas sabe como é; a desconfiança permanece...

abrasss e vai postando ai

Sadlowski
01/05/2013, 11:55
Olá pessoal.... tudo parado....

Acho que finalmente até sexta feira consigo fazer a ultima vistoria (Detran) e ai é só aguardar os documentos..... Como a facul e o meu trampo, tomam quase todo meu tempo e eu não queria fazer nada sem estar com a documentação em dia, começo a me animar novamente pra dar andamento no projeto.... Próximo passo, achar um despachante que esteja afim de encarar a documentação das alterações... pois o meu atual despachante, não demonstrou muito interesse no assunto....

Abrass "vamo" que "vamo".

franscione
05/05/2013, 20:06
Olá pessoal.... tudo parado....

Acho que finalmente até sexta feira consigo fazer a ultima vistoria (Detran) e ai é só aguardar os documentos..... Como a facul e o meu trampo, tomam quase todo meu tempo e eu não queria fazer nada sem estar com a documentação em dia, começo a me animar novamente pra dar andamento no projeto.... Próximo passo, achar um despachante que esteja afim de encarar a documentação das alterações... pois o meu atual despachante, não demonstrou muito interesse no assunto....

Abrass "vamo" que "vamo".

dae maninho
é isso ae bora bota essa obra pra frente hehe se o teu despachante nao ta na pira tu deve achar outro mesmo pois as coisas ja nao sao faceis ainda se o cara nao tem interesse tu só vai se estressar..
é isso ae abraço

Sadlowski
06/05/2013, 00:21
dae maninho
é isso ae bora bota essa obra pra frente hehe se o teu despachante nao ta na pira tu deve achar outro mesmo pois as coisas ja nao sao faceis ainda se o cara nao tem interesse tu só vai se estressar..
é isso ae abraço

Então cara... Esta semana deve ficar pronto o documento dá retirada do gás... Mas o problema é q ninguém a fazer a documentação dá troca do motor e do chassis...esta semana vou tentar um último despachante, caso este não faça, não há outro na cidade q possa fazer... Aí não sei o h vou fazer...(acho a vou comprar uma c10...kkkkkk)

Abrass

franscione
06/05/2013, 19:39
ixx dai entao reza pra ele fazer kkkk
pena que as cidades sao longe mas axo que o meu despachante aqui faria sem medo.. hehe
ah c10 nao né bixo kkkkkk

falow

Sadlowski
06/05/2013, 21:40
ixx dai entao reza pra ele fazer kkkk
pena que as cidades sao longe mas axo que o meu despachante aqui faria sem medo.. hehe
ah c10 nao né bixo kkkkkk

falow

C10 é F***... não faz meu tipo.... meu velho curte mais a C10...

Hj fiquei mais animado... consegui falar com o cara do despachante e ele disse que pra tudo te um jeito... fiquei mais contente... a REM do chassi ele disse que é mole. O que ele vai ter que ver de perto é o numero do motor. Como excede os 10%, ele vai tentar só trocar o nº...

Qualquer coisa eu levo a bixinha ai pra tua cidade... só vê com despachante e se ele fizer, quando ela ficar pronta eu vou rodando com ela e damos a entrada no documento... E já volto rodando e legalizada...

Angelo Tomachewski
12/05/2013, 18:23
C10 é F***... não faz meu tipo.... meu velho curte mais a C10...

Hj fiquei mais animado... consegui falar com o cara do despachante e ele disse que pra tudo te um jeito... fiquei mais contente... a REM do chassi ele disse que é mole. O que ele vai ter que ver de perto é o numero do motor. Como excede os 10%, ele vai tentar só trocar o nº...

Qualquer coisa eu levo a bixinha ai pra tua cidade... só vê com despachante e se ele fizer, quando ela ficar pronta eu vou rodando com ela e damos a entrada no documento... E já volto rodando e legalizada...

Boa Tarde Sadlowski (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/62875-sadlowski.html)!
Mas os 10% é para aumentar a potencia do motor dela não para trocar o motor. No caldeirão do Huck ele fizeram um chevete, o dono queria turbinar mas pelos 10% não valeria a pena então se eu não estou errado eles colocaram um do opala 6 canecos...

Sadlowski
13/05/2013, 22:36
Boa Tarde Sadlowski (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/62875-sadlowski.html)!
Mas os 10% é para aumentar a potencia do motor dela não para trocar o motor. No caldeirão do Huck ele fizeram um chevete, o dono queria turbinar mas pelos 10% não valeria a pena então se eu não estou errado eles colocaram um do opala 6 canecos...

Fala Angelo, e como vai a sua Willys ???

Então Angelo, quanto a questão dessas alterações, enrolado o assunto mesmo... Nem despachante sabe ao certo como tratar... Um despachante me disse que até daria pra trocar o motor, porem iria constar como turbinado (vê se pode, num tem cabimento)... agora deixei nas mãos de um despachante que disse que pra tudo c da um jeito... vou aguardar ele...

Enquanto isso, eu não vou mexer em nada, pq não quero me incomodar depois... Caso eu não consiga em minha cidade, vou tentar em cidades vizinhas....

Abrasss

Angelo Tomachewski
21/05/2013, 20:26
Boa Noite Sadlowski (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/62875-sadlowski.html)!
A vida ta corrida não trabalhei mais nela. E outra esta faltando grana para ela...

Sadlowski
27/05/2013, 20:13
Bom pessoal,

Após alguns meses... ficou pronta os documentos da retirada de gás, até que enfim concluída esta etapa... Porem não gostei, pois ficou a observação do gás no documento ( conforme imagem abaixo)... Tenho medo que um policial desinformado acabe criando causo por esta observação... outro ponto que tbm é motivo de muita discussão aqui no fórum, é a classificação do veiculo ( MIS/CAMIONETA/NÂO APLIC), que solicitei ao antigo despachante, e em primeiro momento ele disse que estava certo, depois, insisti novamente e ele disse que iria tentar alterar. Resultado: continuou igual... Agora que fique assim...

413989

PRÓXIMA ETAPA:

Aguardarei por mais alguns dias o meu atual despachante que está verificando a troca do motor e do chassi... caso ele não consiga, vou verificar em outra cidade onde eu consiga tais alterações, pois até o mês de julho quero estar com a mecânica aqui em casa...

Bom pessoal, por enquanto é isso... estou tentando ir por vias legais para poupar os contratempos posteriores...

Abraços

santistadoente
28/05/2013, 06:15
Grande Santista.... a "Bacatritona" serviu de ajuda nas tomadas de decisão.... Quando encabecei a ideia, fui reler seu tópico pra pegar os "pulos dos gatos" nesse tipo de adaptação.

Eu louco ??? vai nessa. O cara reforma a camionete toda, 4.1I, CA, tudo do bom e do melhor, quanto ta finalizada, desmonta pra fazer outra !!!!

Abrasss Volte sempre e fique a vontade...

Realmente loucura, é o termo certo para tanta ideia maluca...
Eu acho, que essa adaptação, vai te deixar muito mais louco, pois a parte eletrica, vai requerer muito mais mão de obra, pois esse motor assim o exige, por isso que acabei optando pelo motor GM 4.1, mais simples e pratico, apesar que acabei trocando tudo, como bem sabe.
Boa sorte ai!

Sadlowski
28/05/2013, 22:55
Realmente loucura, é o termo certo para tanta ideia maluca...
Eu acho, que essa adaptação, vai te deixar muito mais louco, pois a parte eletrica, vai requerer muito mais mão de obra, pois esse motor assim o exige, por isso que acabei optando pelo motor GM 4.1, mais simples e pratico, apesar que acabei trocando tudo, como bem sabe.
Boa sorte ai!

Grande Santista...

É, realmente, espero não perder o resto dos meus cabelos com esse projeto... por que noites de sono eu já perdi... ta tudo demorado, mas espero estar fazendo a coisa certa.

Abrass e volte sempre

Ronaldo S. Koziel
17/06/2013, 21:13
Força ai no projeto. Fique tranquilo o mundo é dos loucos. Rsrsrs. Estou pensando em uma transformação na minha, mas, a falta de $$$ compromete as ideias. Quanto ao Doc. é enrolado mesmo. E em relação a despachantes tem que ficar em cima mesmo. cara e DETRAN é um porre. abraços.

Sadlowski
12/06/2015, 20:29
Boa noite pessoal.

Depois de muito tempo, sem encontrar resposta para alguns impasses... Estou na busca novamente. Vamos ver se esse projeto sai do papel ou rasgamos o rascunho.

Abraços

Rafaelopaleiro
12/06/2015, 21:07
Isso ai meu velho qual e a ideia do projeto ???? manda os detalhes

Sadlowski
12/06/2015, 22:01
Isso ai meu velho qual e a ideia do projeto ???? manda os detalhes

Fala Rafael, ta tudo la na primeira pagina. Também tem um pouco do contra tempo que tive só no retirar o GNV que estava com ela.

Depois de vários despachantes ficarem enrolando com a documentação para remarcar o chassi e alterar o numero do motor que virá, deixamos o projeto de lado e priorizamos outras coisas.

Agora estou me formando, e sobrando um gás pra encarrar o projeto.

Vamos o ver o que resolvemos.

Angelo Tomachewski
29/10/2015, 13:57
Boa tarde Sadlowski!
Como vai as coisas?
E com relação a troca do chassis e motor como esta?

Sadlowski
07/06/2018, 20:33
Boa tarde Sadlowski!
Como vai as coisas?
E com relação a troca do chassis e motor como esta?

Fala Angelo,

Então, nunca consegui aqui alguém me deu certeza. Realmente desisti do projeto e está tudo parado. Desisti de usar a mecânica da Blazer, pois aqui não consigo documentar. Sei que em São Paulo eu conseguiria, mas nunca fui atrás e não encontrei ninguém que pudesse me ajudar.

A F-75 está toda desmontada tem um bom tempo e a lataria toda jateada (não tinha mais mexido nela). Vou reformar ela toda, e se no decorrer da obra encontrar alguma solução para a mecânica, vou usar, mas caso contrário, estou com umas ideias aqui (estamos na era Down-size e turbos. Talvez um ap 1.6 forjado, turbo intercooler).

Sadlowski
07/08/2018, 12:33
Dando atualizada no tópico....aproveitei as férias e aos poucos começar a recuperação do chassi... Haviam muitas trincas na região próxima ao suporte da mola, e ali já algumas soldas mal feitas, inclusive soldas com eletrodo de inox. Haviam uns reforços mal feitos que aproveitei para remover...Ao remover a chapa interna do chassi, deu pra ver o real estrago de muitos anos de sujeira e corrosão.

Na primeira foto as soldas (próxima ao numero do chassi) que eram eletrodos de inox
560544560546

Não sei por qual motivo, mas o suporte amortecedor do lado esquerdo estava solda em cima de uma chapa de 5/8"
560545560547

Já removi todos os suportes e reparei as trincas...agora jatear o chassi e soldar os reforços e reparar o que for necessário após o jateamento.

Atualmente estou com 03 cabines e duas delas foram totalmente jateadas.
560548

Para poder jatear sem desalinhar ainda mais o chassi, optei por fazer uns reparos pontuais...
560549560550560551

Sadlowski
07/08/2018, 12:56
Também já providenciei alguns upgrades...

Diferencial, cardã, barra estabilizadora, pinças de freio, servofreio e hidrovacuo, todos retirados de uma Ranger 2.3
560552560553560554

Caixa direção S10
560555

Cambio Eaton FSO 1305 A (equipa S10/Blazer)....Estou com dificuldades para acoplar o motor BF161 neste cambio, e para fazer uma capa seca com o pessoal que faz, está inviável...Ainda não sei como fazer, pois não é possível simplesmente fazer uma flange...se alguém tiver sugestões, eu agradeço.
560556560557

santistadoente
09/08/2018, 10:36
Acompanhando👍

Sadlowski
09/08/2018, 21:14
Acompanhando

É uma honra ter você por aqui...Muita inspiração a Bacatritona...Por aqui a obra será devagar, mas agora vai...receita básica, mas possivel.

Sadlowski
09/08/2018, 21:25
Chassi jateado é hora de começar a tratar as doenças. Aplicação de Wash-primer até finalizar os remendos e solda dos suportes de motor, travessa do câmbio, reforços e etc...Em substituição aos rebites, vou utilizar parafuso Allen cabeça abaulada e e posteriormente soldar as porcas por dentro.

560679560680560681560682

antonio umino
10/08/2018, 09:08
Bom dia. Todas as F 75 geralmente 4x4 com carroceria de madeira, foram utilizados para o transporte de animais,....
Então no chassis logo no término da cabine, um pouco antes da curvatura do chassis, com o estrume dos animais (xixi). apodrece neste lugar e com o tempo causa quebra de chassis.....Outro ponto do chassis, geralmente do lado esquerdo na caixa de direção, e nas abas do chassis aparece trincas nos dois lados...mas nada que uma boa lixadeira e um bom soldador não refaça o ponto de trinca..... e vamos que vamos....tenho reparado que com o tempo não vai haver mais F 75 á venda. os que estão á venda geralmente tem problema de documento....atrazado, placa amarela e em estado precário por estar no relento..
Quem tiver condições de guardar uma F 75 ou RURAL. documentada, com o passar dos tempos vai ter para comprar, a não ser por herança ou doação de parentes....
antonio umino.

santistadoente
10/08/2018, 17:08
É uma honra ter você por aqui...Muita inspiração a Bacatritona...Por aqui a obra será devagar, mas agora vai...receita básica, mas possivel.

Opa amigo estamos aqui , qualquer coisa dou uns pitacos , boa sorte ai👍

Sadlowski
13/08/2018, 21:33
Bom dia. Todas as F 75 geralmente 4x4 com carroceria de madeira, foram utilizados para o transporte de animais,....
Então no chassis logo no término da cabine, um pouco antes da curvatura do chassis, com o estrume dos animais (xixi). apodrece neste lugar e com o tempo causa quebra de chassis.....Outro ponto do chassis, geralmente do lado esquerdo na caixa de direção, e nas abas do chassis aparece trincas nos dois lados...mas nada que uma boa lixadeira e um bom soldador não refaça o ponto de trinca..... e vamos que vamos....tenho reparado que com o tempo não vai haver mais F 75 á venda. os que estão á venda geralmente tem problema de documento....atrazado, placa amarela e em estado precário por estar no relento..
Quem tiver condições de guardar uma F 75 ou RURAL. documentada, com o passar dos tempos vai ter para comprar, a não ser por herança ou doação de parentes....
antonio umino.

Exatamente Antonio,

Procurei outro chassi que estivesse melhor que o meu, mas todos eles iguais ou piores....

Sem dúvidas, vamos restaurar para nós, será para a posteridade, pois daqui um tempo F75 e Rural serão raros.

Sadlowski
15/08/2018, 21:56
Cambio Eaton FSO 1305 A (equipa S10/Blazer)....Estou com dificuldades para acoplar o motor BF161 neste cambio, e para fazer uma capa seca com o pessoal que faz, está inviável...Ainda não sei como fazer, pois não é possível simplesmente fazer uma flange...se alguém tiver sugestões, eu agradeço.
560556560557

Um dos obstáculos nessa adaptação era o acoplamento do cambio Eaton no motor BF161...Nesse câmbio a capa seca é parte da carcaça do cambio, o que dificulta a adaptação.

Depois de muita procura, encontrei uma flange, que saiu em alguns cambio para a S10/blazer onde a capa seca é separada. Agora será mais fácil para adaptar, e provavelmente farei adaptações na capa seca da F-75.
560869560870560871

Sadlowski
30/08/2018, 22:38
Alguns dias atrás comecei a restaurar o chassi...Inicialmente optei por um reparo local, mas depois mudei de ideia.

561120561121

Mas a possibilidade de empenamento e torção da longarina era grande...então optamos por substituir parte dela. O chassi estava com empenamento, deslocamento lateral de 25 mm e vertical de 15 mm...A necessidade de alinhamento posterior era clara, então agora conseguimos alinhar completamente. Nas fotos, é possivel ver os parafusos que usamos para travar e preparar para solda.

561122561123

santistadoente
31/08/2018, 00:13
Opa amigo estamos aqui , qualquer coisa dou uns pitacos , boa sorte ai👍

O que houve com a documentação? Tenho um despachante aqui que faz isso! Dá um grito ai

antonio umino
31/08/2018, 09:41
Opa, boa restauração do chassis,... vai ficar muito bom...

Sadlowski
03/09/2018, 20:00
O que houve com a documentação? Tenho um despachante aqui que faz isso! Dá um grito ai

Então, aqui não consegui ninguém que acertasse o documento. Já tinha abandonado o projeto e então resolvemos restaurar ela fazendo somente as melhorias pontuais...certamente é a opção mais cara e trabalhosa, desgastante.

Pra esse projeto vai assim mesmo.

Quanto ao seu despachante, vamos ver pro futuro. Fui em alguns leilões por aqui e teve hilux 2009 sucata saindo por R$14k... fiquei bem tentado.

Quem sabe mais pra frente eu converse com seu despachante.

Sadlowski
03/09/2018, 20:01
Opa, boa restauração do chassis,... vai ficar muito bom...

Antônio, estamos tentando fazer o melhor possível...hehhe.

Problema é que agora o processo será lento, pois trabalhar somente nos finais de semana...vou postar umas fotos de como ficou o chassi após a subsituição...

Sadlowski
03/09/2018, 20:23
Conseguimos finalizar a troca de parte do chassi... Com esse serviço conseguimos alinhar o chassi, deixando com uma diferença de cerca de 2 mm em uma das medidas. Agora é soldar os reforços, fazer as adaptações para a caixa de direção, suporte de motor e travessa do cambio.

561190561191561192561193561194561195561195

antonio umino
04/09/2018, 12:57
Está ficando muito bom.... Nada como um trabalho bem feito.
vamos acompanhando..
abçs

Sadlowski
04/09/2018, 19:50
Está ficando muito bom.... Nada como um trabalho bem feito.
vamos acompanhando..
abçs

Antônio, fica a vontade pra dar suas dicas e sugestões...sei que vc tem muita experiência.

Obrigado

Sadlowski
21/04/2020, 18:06
Alguns anos sem atividade neste tópico e tbm na F-75...Mesmo a atividade do forum estando em baixa, vou postar para manter um histórico...

Depois que comprei um alternador moderno e a bomba hidráulica, ambos com polia poly-V, tbm estou estudando como converter a tradicional correia A. Como pretendo ficar com o motor BF161, acho que o melhor que posso fazer é modernizá-lo.

No meu caso estou pensando em instalar a bomba hidráulica abaixo do alternador e utilizar duas polia livres para aumentar o arco de contato da correia entre a polia do virabrequim, bomba hidráulica e alternador. O tensionamento continuaria sendo feito pelo alternador. Para fixar as novas polias, penso em fazer um suporte único e fixar no suporte do motor.

Para converter as polias A em Poly-V, pretendo buscar polias com diâmetros próximos que sejam comerciais, e em últimos casos partir para alguém que produza, como e o caso desta empresa: Polias Poly V - Grupo NS (https://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fwww.ns.com.br%2Fprodutos%2 Fns-metal-mecanica%2Fpolias%2Fpolias-poly-v%2F)

Anexo o esquemático que pensei para as polias.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/572097d1587489654t-melhor-forma-de-adaptar-polia-no-bf-correia.jpg (https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/572097d1587489654-melhor-forma-de-adaptar-polia-no-bf-correia.jpg)

Sadlowski
21/04/2020, 19:28
O BF 161 estava sem ligar desde 2014 e devido aos periféricos como: motor de partida, alternador, carburador, bomba de combustível estarem em péssimas condições, viabilizavam a compra de um motor "moderno" como o do Vectra 2.2 8V, visto que para restaurar o BF-161, o custo seria parecido com o valor da compra do motor completo, e ainda teria a comodidade de alternador, bomba hidraulica, motor de partida estarem prontos, e acoplar perfeitamente no cambio FSO1305A da S10.

Analisando alternativas para tornar o motor BF161 confiável, inicialmente fizemos algumas substituições.

Alternador Mitsubishi Lancer 105A (era o mais barato que ferro velho tinha, visto que essa alternador não tem procura para substituição. Lei da oferta e procura). Muito fácil de adaptar. Somente fiz uma bucha e soldei no suporte do motor. O esticador permaneceu o original Willys. A polia comprei uma polia 1-A de ferro fundido e o torneiro usinou copiando o cubo da polia original do alternador.

572099572100

Motor de partida Onix 1.4 - 2016, este cabe perfeitamente na carcaça e foi necessário somente fazer um desbaste no focinho para não pegar na cremalheira. O motor funciona muito bem e no meu caso, preciso fazer uma chapa nova entre a capa seca e motor, com o furo menor e que esteja reta.

572101

Como meu carburador está em péssimo estado, sem afogador, furado para GNV, flange quebrada, consegui por um preço muito acessível um carburador paralelo porém praticamente novo. Este ficará até não aguentar mais.

572102

E para nossa grata surpresa, foi limpar o distribuidor, ajustar o ponto, por gasolina e o BF roncou...Parece que todo esse tempo fez ele acordar com muita vontade de viver.

O próximo passo será acoplar o cambio FSO1305A no BF161.

Audie
16/09/2022, 00:57
[QUOTE=Sadlowski;2482861]Dando atualizada no tópico....aproveitei as férias e aos poucos começar a recuperação do chassi... Haviam muitas trincas na região próxima ao suporte da mola, e ali já algumas soldas mal feitas, inclusive soldas com eletrodo de inox. Haviam uns reforços mal feitos que aproveitei para remover...Ao remover a chapa interna do chassi, deu pra ver o real estrago de muitos anos de sujeira e corrosão.

Na primeira foto as soldas (próxima ao numero do chassi) que eram eletrodos de inox
560544560546

Não sei por qual motivo, mas o suporte amortecedor do lado esquerdo estava solda em cima de uma chapa de 5/8"
560545560547

Já removi todos os suportes e reparei as trincas...agora jatear o chassi e soldar os reforços e reparar o que for necessário após o jateamento.

Atualmente estou com 03 cabines e duas delas foram totalmente

Olá amigo vacina está com as cabines?