Ver Versão Completa : ranger 2001 maxion euro II fumaça na tampa de óleo(sem óleo) nada na vareta!
marcosvales
14/03/2013, 11:22
Amigos estou com uma ranger que sai fumaça pela tampa de óleo. não sai nada pela vareta, só sai fumaça do escape pela tampa de óleo. o que poderia ser isso? ela está andando super bem. quando abro a tampa escuto um barulhinho bem baixo de ferro rosnando em ferro sem lubrificação. o que poderia ser? Obrigado!
Douglas Souza
28/03/2013, 19:53
se estiver baixando óleo, em especial nas rodovias, pode ser desgaste nos aneis ou em todo kit, como pistão, camisa e aneis.
Edintruder
30/03/2013, 19:52
Marcos, quantos km está esse motor? És o único dono? Pode ser apenas turbina indo pro saco como pode ser anel e camisa com esgaste como pode ser até uma junta queimada largando compressão para o cárter. Não cai no conto dos mecânicos que o motor está ruim e sair logo de cara pagando retífica completa. Pode ser muita coisa.
Faz um teste simples, liga o motor, solta a tampa do óleo (a amarela) e deixa no lugar, ela ficará balançando, então tu aceleras direto na Bomba Injetora e verifica se a tampa permanece no lugar ou vai cair fora. Se ela ficar no lugar o motor está ok, porém se ela pular fora é possível que esteja realmente perdendo compressão para o cárter. Mas vapor de óleo no carter é algo comum, tanto é que o respiro desse motor é ligado na admissão, e por sua vez suja o intercooler e turbina de óleo lubrificante, mesmo quando o motor é novo.
marcosvales
01/04/2013, 20:16
valeu galera..... farei os testes! ela está com 160 mil km rodados!
Edintruder
03/04/2013, 13:55
Só 160.000km? Não procura chifre em cabeça de cavalo. Se perguntares nas oficinas é lógico que condenarão o teu motor para terem serviço e te extraírem $$$.
Esquece disso.
RGamaJr_4x4
03/04/2013, 15:07
Aproveitando o tópico para tirar uma dúvida sem abrir outro....
Sempre soube que o HSD é bem barulhento, mas recentemente um amigo adquiriu uma, também 2.5, porém o motor trabalha muito mais silencioso.. quase um eletrônico.. rs.. Já percebi isso em outras.
O desempenho dessa do amigo é bem inferior ao da minha, e consome mais diesel tb. Além de demorar a pegar, às vezes (a dele).
Será que o barulho é porque a minha está fora do ponto ou com folga excessiva nas válvulas ou são aquelas que estão com motor cansado que ficam mais silenciosas?
Edintruder
03/04/2013, 16:51
Grande Rogério! Na verdade a Ranger dele está com o ponto atrasado. O mecânico deixou a bomba injetora atrasada demais, isso diminui fumaça, mas o motor trabalha mais quente e consome mais por falta de torque.
O HSD é barulhento sim, mas tem como diminuir um pouco o ruído se deixar as válvulas um pouco mais justinhas. E além de barulhento, ele é um motor muito "esperto", sobe o guro bem rápido, e no caso da Ranger dele tu mete o pé (em ponto morto) e o motor é amarrado até para acelerar solto.
Para ajustar o ponto, tem que tirar a tampinha bem na reta da BI na tampa da correia dentada. Afrouxa os 3 parafusos da polia da BI e com uma chave 24mm tu viras "bem pouquinho" o eixo da BI mais para a direita para adiantar ou esquerda para atrasar. No caso, tem que tentar adianter cerca de 1° a BI do teu amigo.
Se ficar muito adiantada, o motor vai dar uns estouros na admissão quando passar dos 2500 rpm. Mas tem que ligar e acelerar para ver como ficou. É muito fácil e simples de fazer esse ajuste.
RGamaJr_4x4
03/04/2013, 17:01
Grande Rogério! Na verdade a Ranger dele está com o ponto atrasado. O mecânico deixou a bomba injetora atrasada demais, isso diminui fumaça, mas o motor trabalha mais quente e consome mais por falta de torque.
O HSD é barulhento sim, mas tem como diminuir um pouco o ruído se deixar as válvulas um pouco mais justinhas. E além de barulhento, ele é um motor muito "esperto", sobe o guro bem rápido, e no caso da Ranger dele tu mete o pé (em ponto morto) e o motor é amarrado até para acelerar solto.
Para ajustar o ponto, tem que tirar a tampinha bem na reta da BI na tampa da correia dentada. Afrouxa os 3 parafusos da polia da BI e com uma chave 24mm tu viras "bem pouquinho" o eixo da BI mais para a direita para adiantar ou esquerda para atrasar. No caso, tem que tentar adianter cerca de 1° a BI do teu amigo.
Se ficar muito adiantada, o motor vai dar uns estouros na admissão quando passar dos 2500 rpm. Mas tem que ligar e acelerar para ver como ficou. É muito fácil e simples de fazer esse ajuste.
Obrigado pelas explicações Edin.
A dele tá saindo bastante fumaça quando liga, parece ser movida à lenha (fumaça branca/cinza).
O HSD é bem esperto sim, na estrada não tenho do que reclamar nas ultrapassagens e retomadas. O amigo disse que na minha é de colar no banco.
Só acho lerdo nas arrancadas, soma-se a isso eu evitar esticar a 1ª e 2ª.
Pedro Eduardo Patussi
03/04/2013, 23:28
Edin a bomba adiantada causaria oq?? perda de potencia e aquecimento provavelmente correto?? minha ranger da tp um estouro acima de 2200rpm...e engrossa o ronco como se o motor antes estivesse funcionando apenas 1cil...e dps estivesse funcionando os 4cil...(mas eu acho q é só a turbina resolvendo funcionar a plena potencia não??)(e o ronco muda somente no escape...no motor é "igual" sempre... um barulho sem sal ...sem graça... kkkkkkk parecendo o motor de hilux ¬¬ mas ela anda bem em qlq rotação....
Edintruder
04/04/2013, 08:50
Pedro, o momento de injeção deve ocorrer no momento que as válvulas de admissão se fecham e quando o pistão atinge o PMS, porém o ponto exato tem um espaço de menos de 3°. Se ficar adiantado, a injeção e explosão ocorre com as válvulas ainda se fechando e escapa gases para a admissão, se ficar atrasado se perde grande potencial de energia pois o pistão começa a descer antes da injeção e explosão.
Mas só se percebe a explosão quando acelera pois com o aumento de rpm, a BI tem um sistema de avanço, que antecipa ainda mais esse ponto de injeção.
A turina sempre está funcionando, basta estar com o eixo livre. Acho que vale a pena ajustar o ponto da tua pois pode trincar a flauta que segura os balancins, coisa bem comum no 2.5 se trabalhar com o ponto da BI muito adiantado.
Tem ferramentas de ajuste de ponto para esse motor, é uma trava de volante e uma trava para a BI. Essas travas deixam a BI quase no ponto exato, normalmente fica um pouquinho atrasado, cerca de 1,5°.
cassiouru
04/04/2013, 13:19
Faz um teste simples, liga o motor, solta a tampa do óleo (a amarela) e deixa no lugar, ela ficará balançando, então tu aceleras direto na Bomba Injetora e verifica se a tampa permanece no lugar ou vai cair fora. Se ela ficar no lugar o motor está ok, porém se ela pular fora é possível que esteja realmente perdendo compressão para o cárter. Mas vapor de óleo no carter é algo comum, tanto é que o respiro desse motor é ligado na admissão, e por sua vez suja o intercooler e turbina de óleo lubrificante, mesmo quando o motor é novo.
Que dica valiosa! Farei isso hoje quando chegar em casa! Vlw Edin!
buenas indiada.. aproveito o tópico pra contar que depois de 2 anos e meio eu volto ao mundo de camionetes a diesel, e agora é 4x4. estou com uma ranger 2001 4x4. aparentemente tudo funcionando bem, como disse o mecanico. a minha solta tbm uma fumacinha pela tampa do óleo, porém fiz o teste do edin e a tampa ficou quietinha. ela tem 145mil km, aparentemente originais.
abraços.
Edintruder
12/04/2013, 22:23
Tarso, a Ranger aguenta muito mais que as S-10, porém os cubos dianteiros e pivôs de direção costumam durar menos que nas S-10.
gaucho42pcrs
19/04/2013, 17:24
Estou com um dilema, já olhei várias questões sobre o assunto, mas não consegui ainda descobrir um vazamento de óleo que encharca o 1º parafuso embaixo da tampa de valvulas, on de passa a mangueira do respiro.(acho que é respiro)
Francisco Casal
02/09/2015, 19:36
Boa noite pessoal... Revivendo o tópico. Tenho uma ranger 1998 que tmb solta essa fumaça pela tampa do óleo no cabeçote, mas não solta nada na vareta! Fazendo o teste que o Edintruder falou acima a de acelerar pela bomba com a tampa solta, na lenta ela balança mais do que qndo se acelera. A turbina dela aparenta estar boa, ela anda mto bem faz médias boas. Um mecânico de confiança falou que isso é desgaste natural dos seus 185 mil km, que não preciso me preocupar! É normal nesse teste qndo acelerar ela dimibuir o balanço ou ela teria de balançar mais?
Edintruder
03/09/2015, 13:13
Francisco, se o respiro do cárter estiver conectado corretamente na linha de aspiração de ar é normal. Fica tranquilo que o teu motor deve estar normal e ainda roda muito.
Francisco Casal
03/09/2015, 20:11
Boa noite. Obrigado pela resposta Edintruder! Sim esta conectado a admição. Mas quase cai nessa de fazer o motor inteiro! Esses dias atras ela começou a bater válvula e um mecânico que achava de confiança queria que eu fizesse a parte de baixo pq estava batendo! Ai conversei com outro mecânico e esse regulou as válvulas parou de bater e me disse pra parar de me preocupar que o meu motor vai longe!
Edintruder
04/09/2015, 07:47
Francisco, infelizmente o único problema desse motor é a má fama. Esquece disso pois esse motor é muito melhor do que a grande maioria das pessoas acham. Quem já teve um HSD e conhece mecânica, gosta muito desse motor.
Quem desdenha é porque nunca teve um ou porque caiu nas mãos de merdânico!
Francisco Casal
04/09/2015, 19:44
Com certeza!! E pra piora comparam ele com os MWM 229 e com o X10 que são motores de outras categorias!
Edintruder
05/09/2015, 07:59
Francisco, com certeza essa comparação foi a que mais impactou negativamente para o HSD. Muito fazendeiro tinha F1000 para trabalho de fazenda, aonde o 229 era mais um trator na roça, daí com os HSD que demandavam mais manutenção e cuidados, além de mecânicos que conhecessem motores mais modernos, virou a caraminhola que foi...