Ver Versão Completa : D10
PantaneiroD10
13/03/2013, 19:28
Olá amigos, sou novo aki e gostaria de de uma ajuda dos + experientes...
Tenho uma D10 turbinada que uso frequentemente em viagens e consigo no maximo 120 km/h de final, forçando muito em ultrapassagens consigo chegar perto dos 140 km/h com o motor perkins e o cambio 4 marchas original da caminhonetinha ("ela pede marcha"), onde eu gostaria de conseguir manter uns 140km/h em viagens sem estar forçando o motor no extremo...
Minhas perguntas são as seguintes: Se eu substituir o cambio original por um ZF da D20 turbo, conseguiria atingir uma maior velocidade final? E quanto seria tal velocidade? Alguem daki tem uma caminhonete adaptada assim?
Tio Eddie
13/03/2013, 23:21
Olá amigos, sou novo aki e gostaria de de uma ajuda dos + experientes...
Tenho uma D10 turbinada que uso frequentemente em viagens e consigo no maximo 120 km/h de final, forçando muito em ultrapassagens consigo chegar perto dos 140 km/h com o motor perkins e o cambio 4 marchas original da caminhonetinha ("ela pede marcha"), onde eu gostaria de conseguir manter uns 140km/h em viagens sem estar forçando o motor no extremo...
Minhas perguntas são as seguintes: Se eu substituir o cambio original por um ZF da D20 turbo, conseguiria atingir uma maior velocidade final? E quanto seria tal velocidade? Alguem daki tem uma caminhonete adaptada assim?
Precisa trocar o câmbio por um 5 marchas e ver a relação do diferencial para ser compativel com o cãmbio e desenvolver a velocidade pretendida.
Que tamanho de pneus tá usando?
[]s
PantaneiroD10
14/03/2013, 16:43
São pneus de rua (lisos), n me lembro as medidas certinho, aro 16, roda original. Me disseram mesmo que talv. tenha que mexer no diferencial tamb!
XAVIER S4T
14/03/2013, 21:30
Amigo... que fica bom o câmbio 5 marchas na sua D10 com o motor Perkins isso eu sei que fica... mas vc vai ter que trocar o diferencial pra "casar' com a relação do câmbio... isso mais o custo de mão de obra e tempo gastos...
Será que não compensa pegar uma D20 cabine dupla, já que atualmente estão com preços bem acessíveis, e vender sua D10, já que a D20 já tem o câmbio 5 marchas e de repente até vc já pega uma com motor Maxxion... afinal sua D10 tem o preço bem perto das D20, e vc vai gastar pouco na troca
pilotothiago
14/03/2013, 21:47
Amigo se brincar, fica mais em conta voce vender a D10 e achar uma boa D20, pois o que gastara para se fazer a adaptaçao ficar praticamente a intera da troca, e voce continuara com a D10, tente achar uma D20 bem conservada, a D10 é facil de se vender e o valor de revenda é bem alto...
RoadRunner
14/03/2013, 22:42
Boa noite,
Esta 'e facil, vc precisa:
Turbinar e trocar a coroa e pinhao de 3.13 (a tua usa esta) para a 2.60 (especial, feita apenas pela engrecom). Vais pagar neste coroa entre 500 e 900 rs e no kit turbo entre 2300 e 2800.
Se sobrar $$ intercoola ela.
So vale a pena trocar o cambio se for pelo ZF (5a drive), todos os outros cambios compativeis com a D10 ou nao tem 5a drive ou sao fracos para o mtor diesel c\turbo. Lembrando que se trocar o cambio e obrigatorio trocar a coroa e pinha pela 2.54.
[s]
Leonardo Raffi
14/03/2013, 23:15
Exatamente caixa com 5 marcha para andar mais somente com over drive...pois 3 marchas , 4 ou 5 todas na ultima marcha sao 1 por 1 ja a de over drive a 4 é 1 por 1 e a 5 é 1 por 0,8 ou algo parecido 1 volta na roda por 0,8 no motor
(isto mesmo a pessoa andando na 3 marcha da caixa de 3 marchas é a mesma velocidade andando na 5 marcha sem over drive)))
Boa noite,
Esta 'e facil, vc precisa:
Turbinar e trocar a coroa e pinhao de 3.13 (a tua usa esta) para a 2.60 (especial, feita apenas pela engrecom). Vais pagar neste coroa entre 500 e 900 rs e no kit turbo entre 2300 e 2800.
Se sobrar $$ intercoola ela.
So vale a pena trocar o cambio se for pelo ZF (5a drive), todos os outros cambios compativeis com a D10 ou nao tem 5a drive ou sao fracos para o mtor diesel c\turbo. Lembrando que se trocar o cambio e obrigatorio trocar a coroa e pinha pela 2.54.
[s]
PantaneiroD10
15/03/2013, 15:09
Estou mesmo inclinado a trocar por um Zf com 5ªdrive, ela já está turbinada 1kg, e o motor pede marcha, penso em colocar + 0,5kg dep q trocar o cambio.
Esta coroa da engrecom seria trocada no diferencial, é isso? Somente isto ja me daria um ganho bom de final ou mesmo fazendo esta troca compensaria colocar ainda o Zf?
Quanto ao fato de trocar a D10 por uma D20, como alguns companheiros sugeriram, realmente sairia + em conta, porem minha D10 é um sonho antigo que estou realizando e é de coleção (1980), ta lindona mesmo, essa semana posto umas fotos... O prob é que como gosto de viajar com ela, gostaria de uns 140km/h o que hoj só consigo forçando muito, ai acaba esquentando!
Leonardo Raffi
16/03/2013, 01:31
eu tive uma C10 a diesil perkins da d10 antes do q20b 36 algo parecido e andava a 135km,,,com caixa 4 marchas... o antigo dono disse q tinha colocada a relaçao do dodg dart...nao sei se é verdade mas éra real a velocidade e a 1 éra lonaga parecia um auto...o cara q comprou de mim trocou a coroa e pinhao por uma original da d10 e ai nao passava de 105... agora o certo é saber a relação da do dodge...
Estou mesmo inclinado a trocar por um Zf com 5ªdrive, ela já está turbinada 1kg, e o motor pede marcha, penso em colocar + 0,5kg dep q trocar o cambio.
Esta coroa da engrecom seria trocada no diferencial, é isso? Somente isto ja me daria um ganho bom de final ou mesmo fazendo esta troca compensaria colocar ainda o Zf?
Quanto ao fato de trocar a D10 por uma D20, como alguns companheiros sugeriram, realmente sairia + em conta, porem minha D10 é um sonho antigo que estou realizando e é de coleção (1980), ta lindona mesmo, essa semana posto umas fotos... O prob é que como gosto de viajar com ela, gostaria de uns 140km/h o que hoj só consigo forçando muito, ai acaba esquentando!
Amigo, procure o Danilo, da Casa da Transmissão (localizada em Unaí-MG). Tenho certeza que ele poderá ajudá-lo. Ele frequenta o fórum e a loja dele também tem um site. Gente finíssima. Saudações
sallespickup
19/03/2013, 17:33
pantaneiro, tenho e sempre tive D10 e nos meus carros como mexia com adaptação diesel, ja coloquei todo tipo de combinação, e a melhor configuração pro seu carro como ele ja esta turbinado e de bomba bem aberta, pois ja da mais de 1 k de pressão, é só colocar o diferencial da engrecom 15x39 que da a relação 2,60, pra vc ter ideia tenho ma D10 guincho e tenho essa relação a 6 anos sem problemas, pois dara cerca de 21% mais, fazendo seu carro andar a 120 com 2500 rpm, e com custo bem legal, pois se vc colcar um cambio zf alem do custo do mesmo quase 5 mil, vc tera de trocar a caixa seca pois as furações de cima não batem, e na 5 como o seu diferencial é muito longo falta motor, então vc estica a 4 e quando coloca 5 demora a subir giro, dai pra resolver tem de diminuir o diferencial pra 11x39 (3.54) ai fica excelente, mais o gasto com tudo fica proximo a uns 6500, enquanto só a troca da relação uns 1500 colocada, não to só falando na teoria, eu ja coloquei o zf com um q20b turbo com 70 mil km e o resultado foi esse ai fui reconfigurando até a melhor, então fica os melhores resultados, se o cambio for a ultima marcha pra traz seja 4 ou 5 marchas(então o cambio é 1 por 1, ou seja o motor da 1 volta e o cardam 1 volta tb) e o carro for turbo, seja com qualquer motor 4cc (perkins ou maxion) só muda o diferencial 2,60, e se usar cambio over drive, seja ZF ou Eaton, (o clarck da c20 não recomendo por causa das quebras), usa-se diferencial 3,54, qualquer coisa estou as ordens.
PantaneiroD10
21/03/2013, 16:14
Então a velocidade final trocando o cambio (zf) e o diferencial (3,54) seria praticamente a mesma trocando somente o diferencial por este da engrecom (15x39)? Gostaria de conseguir uns 140km/h em viagens sem forçar muito. É possível?
casquinha
23/03/2013, 22:53
Bom Pantaneiro D10. tenho uma F 1000, com esse diferencial da engrecom, não tenho do que reclamar anda bem msm, mas 140 acho muito não? Na minha ando a 120 de boa ela é 5 marchas, de vez em quando em uma ultrapassagem a gente arrisca andar a 140, mas não podemos nos esquecer que andamos em picapes, e que estão com mais de 20 anos! Coloquei um video dela com diferencial da uma olhada nele F 1000 com diferencial 15x39 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=tw6a69kRN2s) vai te dar uma ideia de como ficará, comprei do Danilo daqui do forum msm da casa da transmissão 4x4, e precisando estamos aqui!
sallespickup
24/03/2013, 18:00
o casquinha disse tudo, ala chega a 160 no fim do giro de motor e a 140 com uns 2900 rpm, então ir com motor calado é 120 de boa, dai pra frente começa a escutar o motor
Casa da transmissão4x4
24/03/2013, 20:27
pantaneiro, tenho e sempre tive D10 e nos meus carros como mexia com adaptação diesel, ja coloquei todo tipo de combinação, e a melhor configuração pro seu carro como ele ja esta turbinado e de bomba bem aberta, pois ja da mais de 1 k de pressão, é só colocar o diferencial da engrecom 15x39 que da a relação 2,60, pra vc ter ideia tenho ma D10 guincho e tenho essa relação a 6 anos sem problemas, pois dara cerca de 21% mais, fazendo seu carro andar a 120 com 2500 rpm, e com custo bem legal, pois se vc colcar um cambio zf alem do custo do mesmo quase 5 mil, vc tera de trocar a caixa seca pois as furações de cima não batem, e na 5 como o seu diferencial é muito longo falta motor, então vc estica a 4 e quando coloca 5 demora a subir giro, dai pra resolver tem de diminuir o diferencial pra 11x39 (3.54) ai fica excelente, mais o gasto com tudo fica proximo a uns 6500, enquanto só a troca da relação uns 1500 colocada, não to só falando na teoria, eu ja coloquei o zf com um q20b turbo com 70 mil km e o resultado foi esse ai fui reconfigurando até a melhor, então fica os melhores resultados, se o cambio for a ultima marcha pra traz seja 4 ou 5 marchas(então o cambio é 1 por 1, ou seja o motor da 1 volta e o cardam 1 volta tb) e o carro for turbo, seja com qualquer motor 4cc (perkins ou maxion) só muda o diferencial 2,60, e se usar cambio over drive, seja ZF ou Eaton, (o clarck da c20 não recomendo por causa das quebras), usa-se diferencial 3,54, qualquer coisa estou as ordens.
Pantaneiro, e igual ao salles disse, coloca a 15x39 da Engrecom que vai ficar de bom tamanho, e o melhor investimento que você faz. A 15x39 e justamente para D-10/F-1000 que são turbinadas. Colocar um câmbio ZF da D-20 e muito caro, não compensa o investimento, e sua D-10 vai continuar com a 1 macha bem forte ainda.
casquinha
24/03/2013, 21:06
Sales preciso de sua ajuda a minha F1000, está com aquele barulho nas pastilhas de freio aquele das pastilhas internas já fiz de tudo que sabia e imaginei que pudesse funcionar, silicone, borracha, molas extras e nada o que vc me indica tái a foto das pinças com as pastilhas, sei que vc manja muito de D20 e sei que essas pinças são usadas na linha gm tbem, se souber de alguma soluçao por favor me diga!!
OFF topic: desculpa aí D10pantaneiro usar seu topico pra isso!
402434
sallespickup
25/03/2013, 10:30
casquinha, barulho na pinça das F1000 e D20 até 92 são 3 problemas, primeiro o circulo vermelho que é a orelha da pastilha externa que fica fixa na pinça, tem de ir batendo ela fora e colocando até que ela fique justa na pinça pois ela solta é um dos batuques, segundo circulo roxo, é a trava mola da pinça, acontece que ali esta mola perde a pressão e deixa a pinça ficar batendo, então entorta a mola dando mais pressão, e se não resolver é o cavalete que ta gasto, ai ou troca o bicho ou faz um gambi colocando uma chapa junto pra aumentar a dimensão forçando o ajuste, e o terceiro, é na ponta da pastilha de dentro que se prende ao cavalete, que em baixo dela tem uma mola, na verdade uma latinha sem vergonha pra deixa-la firme, espero ter ajudado....
http://imageshack.us/a/img823/6549/pinaf1000.jpg
casquinha
25/03/2013, 11:03
casquinha, barulho na pinça das F1000 e D20 até 92 são 3 problemas, primeiro o circulo vermelho que é a orelha da pastilha externa que fica fixa na pinça, tem de ir batendo ela fora e colocando até que ela fique justa na pinça pois ela solta é um dos batuques, segundo circulo roxo, é a trava mola da pinça, acontece que ali esta mola perde a pressão e deixa a pinça ficar batendo, então entorta a mola dando mais pressão, e se não resolver é o cavalete que ta gasto, ai ou troca o bicho ou faz um gambi colocando uma chapa junto pra aumentar a dimensão forçando o ajuste, e o terceiro, é na ponta da pastilha de dentro que se prende ao cavalete, que em baixo dela tem uma mola, na verdade uma latinha sem vergonha pra deixa-la firme, espero ter ajudado....
http://imageshack.us/a/img823/6549/pinaf1000.jpg
É justamente naquela mola que faz o barulho na parte de cima já troquei os reparos colocando a latinha e dando um grau nela pra ficar mais justo mais é só andar uns dias que volta tudo, coloquei até uma borracha na parte de cima da pastilha pra ver se melhorava mais é freiar umas dez vezes e ela corta, será que colocando uma borracha mais grossa resolverá?
jefferson parizati
25/03/2013, 11:35
É justamente naquela mola que faz o barulho na parte de cima já troquei os reparos colocando a latinha e dando um grau nela pra ficar mais justo mais é só andar uns dias que volta tudo, coloquei até uma borracha na parte de cima da pastilha pra ver se melhorava mais é freiar umas dez vezes e ela corta, será que colocando uma borracha mais grossa resolverá?
Uma borracha mais densa vai ajudar,mas o correto é comprar a mola nova e curvar ela bem,quanto a pastilha de dentro tem bater as orelhas até entrar bem justas,foi como comentado acima.
casquinha
25/03/2013, 13:48
""é na ponta da pastilha de dentro que se prende ao cavalete, que em baixo dela tem uma mola, na verdade uma latinha sem vergonha pra deixa-la firme"" È nessa parte que faz o barulho já dei um grau nesta latinha que serve de mola e nada, acho que vou enxer a parte de cima da pastilha pra ver como fica!
sallespickup
25/03/2013, 18:31
acho que vc ta montando a latinha errado..., pois se é na pastilha de dentro, segue as fotos das 3 peças, a de dentro com a lata na posição correta, a de fora com as abas que tem de bater pra ajustar e a mola que tem de dar mais pressão
http://imageshack.us/a/img534/6100/celnovo159.jpg
casquinha
25/03/2013, 19:09
Estou montando certo Sales, o pode (deve) estar acontecendo e o cavalete estar meio gasto onde as pastilhas assentam esta mola embaixo sempre que desmonto dou um grau nela e nesta outra latinha inox tbem! OU o barulho pode estar vindo de outro lugar as orelhas na foto de cima sempre amasso e ainda colo com silicone, fica bom demais vou prestar mais atenção o barulho pode ser de outro lugar tbem,
sallespickup
25/03/2013, 21:39
é facil saber se vem das pinças, andando e fazendo os barulhos pisa de leve no freio se parar o batuque é uma das 3 peças, caso não pare, pode ser o suporte do amortecedor pois a F1000 adora fazer barulho nele
PantaneiroD10
12/04/2013, 16:47
Olá amigos, agradeço a todos e todas as informações postadas, foram de grande valia!
Adquiri a engrenagem da engrecon, devo instalar esta semana que entra, assim que instalado e testado envio os resultados...
PantaneiroD10
12/04/2013, 19:09
Se eu trocar a relação pela da engrecon (2.60) e dep ainda quiser colocar o Zf posso deixar essa da engrecon mesmo ou teria que trocar tamb?
casquinha
12/04/2013, 20:40
Com certeza vai gostar PantaneiroD10, fica muito bom msm, agora coloque menos chumbo no sapato, 140 é muito!!!!!!:concordo:
PantaneiroD10
14/04/2013, 11:55
Com certeza vai gostar PantaneiroD10, fica muito bom msm, agora coloque menos chumbo no sapato, 140 é muito!!!!!!:concordo:
Vi o video, ficou bom mesmo!!! Só que a minha é D10 1980, 4 marchas, hoj ela da 130 no oço ja, será que o resultado será o mesmo, tendo só 4 marchas? Vou instalar a relação essa semana... Paguei 900 no conjunto.
sallespickup
15/04/2013, 10:28
o resultado é o mesmo no cambio 4 marchas pois na ultima marcha é igual aos 5 marchas de ultima marcha pra traz, então o eixo piloto da uma volta e o cardam 1 volta
PantaneiroD10
17/04/2013, 19:32
Colocada a relação engrecon, rolamentos trocados e tudo ajeitado. No teste rápido que fiz deu uma diferença de 20km/h a + em media, na quarta marcha consegui 150km/h. Acho que com o tempo e alguns ajustes ficará perfeito. Só o velocímetro q n acompanha, estes dados de velocidade consegui no GPS.
sallespickup
18/04/2013, 07:09
é isso mesmo, nas minhas eu ja acostumei onde o velocimetro diz 80 é 100 km/h pois senão as multinhas vem....
PantaneiroD10
18/04/2013, 18:43
Alguem sabe de alguem que possa ter em ferro velho os anti pedra da D10? Não to encontrando por aki! Vai na curva do paralama da caçamba...
406592
MARCAO_CUPIM
21/06/2013, 04:22
Eae PantaneiroD10 td bom!! De fato essa peça é meio complicado achar , mais encontrei um par delas ..... Ta perto de vc ..D-10 - R$ 120,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-491178374-d-10-_JM) . Espero ter ajudado.. Ta linda a D10. Abraço.
Alguem sabe de alguem que possa ter em ferro velho os anti pedra da D10? Não to encontrando por aki! Vai na curva do paralama da caçamba...
406592
Bom dia!
Tenho uma D-10 zerada, ano 84, azul. Toda original, funcionando perfeitamente. Carro de colecionador. Para os interessados entre em contato pelo ZAP (88) 9901-3484. Ai envio fotos e dou mais detalhes. Ela ta em Juazeiro do Norte.
sallespickup
30/04/2016, 19:22
anuncia na parte de venda de veiculos...
alvaro polato sampaio
28/09/2016, 09:11
AMIGOS BOM DIA POR FAVOR UMA AJUDA , minha veraneio 80 original vai ganhar motor perkins q20, o mesmo não esta turbinado, posso usar de inicio a caixa original que esta no motor 261 chevrolet 4 marchas, o que preciso fazer de inicio nesse diferencial em termos de relação,preciso trocar ? qual a relação melhor nesse momento. desde já agradeço. ATENCIOSAMENTE. Alvaro
sallespickup
28/09/2016, 11:01
ai vai do seu bolso, se só colocar o motor o comportamento do carro sera assim com giro maximo dara 90 por hora, o certo é colocar a relação 13x41 ai vai dar 130 de gps, porem tem de trocar a caixa satelite tb, e o cambio sendo na veraneio que não carrega peso vai bem
ai vai do seu bolso, se só colocar o motor o comportamento do carro sera assim com giro maximo dara 90 por hora, o certo é colocar a relação 13x41 ai vai dar 130 de gps, porem tem de trocar a caixa satelite tb, e o cambio sendo na veraneio que não carrega peso vai bem
Desenterrando o topico... Se eu nao turbinar e colocar essa relação, vai ficar muito ruim?
sallespickup
03/04/2018, 17:24
Desenterrando o topico... Se eu nao turbinar e colocar essa relação, vai ficar muito ruim?
fica bom mais rapido, porem velocidade final igualzinha, no diesel quem manda é a bomba e ela corta com 3200 rpm
seja turbo ou não
neipiloto
01/09/2018, 19:11
Boa noite, minha d10 é 13x43, posso trocar coroa e pinhão 15x39? precisa mais de algo? obrigado..
Tobiasborges
25/10/2018, 14:35
Boa tarde!!!
Estou no mesmo dilema, quero andar na d10 a 120km porém com giro do motor mais baixo, alguém sabe me sugerir qual cambio e quais mudanças fazer no diferencial? Desde já agradeço atenção.
sallespickup
25/10/2018, 15:15
Tobias e Nei , diferencial 15x39 só pra carro turbinados, e com cambio que a ultima marchas seja pra traz, seja 4 ou 5 marchas, outra coisa em diferenciais que ja usam pinhão de 13 dentes não precisa trocar caixa satelite, eu tenho em 2 minhas é excelente, porem como disse sem turbo nem coloca pois falta motor
griloswi
07/02/2021, 23:02
Dae Piazada do Djanho, daqui uns dias começo a reforma da minha D10, ela é 1984 perkão turbinado ( masterpower), cambio 4 marchar acredito ser o garrafinha, parece que tem a primeira marcha trator, baita caminhonete, estava a venda porém desisti de vender. Vou precisar da vossa ajuda galera, vou trocar o óleo do diferencial e vou verificar qual a relação, a minha também é 120 na migalha, urra muito o motor, quero colocar a 5º drive da silverado, porém quero a melhor relação de aproveitamento, ou se não colocar a 5º drive, que na quarta marcha consigo fazer o motor baixar a rotação, infelizmente estou sem conta giros, mas dependendo como for, deixa na 4º marcha mesmo. abraço.575500575501575499575502
sallespickup
28/02/2021, 12:27
Dae Piazada do Djanho, daqui uns dias começo a reforma da minha D10, ela é 1984 perkão turbinado ( masterpower), cambio 4 marchar acredito ser o garrafinha, parece que tem a primeira marcha trator, baita caminhonete, estava a venda porém desisti de vender. Vou precisar da vossa ajuda galera, vou trocar o óleo do diferencial e vou verificar qual a relação, a minha também é 120 na migalha, urra muito o motor, quero colocar a 5º drive da silverado, porém quero a melhor relação de aproveitamento, ou se não colocar a 5º drive, que na quarta marcha consigo fazer o motor baixar a rotação, infelizmente estou sem conta giros, mas dependendo como for, deixa na 4º marcha mesmo. abraço.575500575501575499575502
ja ta turbinada, só relação diferencial 15x39 e ta resolvido, seu cambio deve ser original, re junto com a terceira se sim, pode fazer que fica otimo, andei com a minha dupla por 5 anos com o 4 marchas, coloquei um 5 2615, por uma oportunidade, ja que o meu de tão rodado ja arranhava a terceira, com 15x39 vc anda a 120 de boa, qualquer duvida chama no zap 11 96448 6454 que ajudo no que for possivel
griloswi
09/07/2021, 19:26
Obrigado Caro Saller, vou te chamar sim para conversar. Deus abençoe pela dica.
griloswi
09/07/2021, 19:27
Show de bola.
Obrigado pela ajuda Caro Salles, vou cotar a coroa e pinhão 15x39 aqui em Curitiba para ver o valor.
ja ta turbinada, só relação diferencial 15x39 e ta resolvido, seu cambio deve ser original, re junto com a terceira se sim, pode fazer que fica otimo, andei com a minha dupla por 5 anos com o 4 marchas, coloquei um 5 2615, por uma oportunidade, ja que o meu de tão rodado ja arranhava a terceira, com 15x39 vc anda a 120 de boa, qualquer duvida chama no zap 11 96448 6454 que ajudo no que for possivel