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Ver Versão Completa : Injeção eletrônica em BF 161??? (leia o último tópico)



Ian Moreira
22/11/2003, 12:30
Senhores da Lama é o seguinte:
Mais uma vez em busca de rendimento em meu motor BF 161, fui na Carburauto em Anápolis(especialista no ramo aqui em minha cidade) e troquei uma idéia com o responsável, sobre aumento de força e velocidade e diminuição do consumo, ele me disse que ele vai estudar um jeito de colocar o carburador 2E do opala 6 CC dos últimos que sairão, e ele me garante que vai aumentar de 20 a 30 % força e velocidade e diminuir em 30% o consumo :shock: :shock: , e ele me fez uma proposta eu banco a base de tecnil para adaptar(creio que vou gasatr uns R$ 100,00) e ele põe o carburador dele e me deixa andar uma semana com ele para fazer o teste. Á e outra coisa ele não engole o caroço tão fácil como o original.

nova mensagem embaixo

Abraços :!: :!:

22/11/2003, 13:31
Oi,

Eu fiz algo semelhante, quando tirei a I.E. botei um 2E no meu Samurai. Fiz uma flange de aluminio fundido que me custou R$ 60,00 (Essa peça serve pra prender e adaptar o carburador no coletor de admissão).

Se for de tecnil eu creio que o proprio combustivel iria correndo essa base, o que a estragaria.

E tambem acho que esses valores estao muito superfaturados, talvez voce encontre uma melhora, dado que o 2E é mais moderno, so que o 2E é recomendado para motores abaixo de 2.0, sendo economico. Ou seja, o consumo vai melhorar, mas a força e o torque provavelmente vao diminuir. Uma opcao seria o 3E para seu motor.

[]s!
Osvaldo

Danniel Pizatto
22/11/2003, 19:47
Opala 95??

Giovani
22/11/2003, 20:11
Se for de tecnil eu creio que o proprio combustivel iria correndo essa base, o que a estragaria.

:D Fala Osvaldo!!!

:shock: Corrosão no Tecnil??? Acho que se a base for feita desse material não terá problema algum, pois a base dos carburadores originais do motor Ford 2.3 OHC são de Tecnil, ou algum nylon similar. Não só desse motor, existem outros também... :wink:
:D Quanto ao carburador 2E, não sei dizer, mas baixo consumo e aumento de potência caminham sempre para lados opostos! :wink:
[]'s

Ian Moreira
25/11/2003, 12:44
Mas e se fosse você tentaria, quanto ao carburador não sei realmente se é 2E só sei que é dos últimos opalas que sairam(6 cilindros)
Abraços :!:

Cícero Franco
25/11/2003, 12:47
Estes plásticos não são atacados pelo combustível, exceto o poliestireno (e não o polietileno).

[]s

Ian Moreira
25/11/2003, 18:10
Beleza Galera :!:
Já fiz a cagada :D só que foi um pouco diferente fui na carburauto e conversei de novo e falei que nem um dos meus amigos experientes concordaram com a idéia, aí ele me disse então vamos colocar injeção eletrônica :x , e disse que o outro ia ficar bom, mais esse vai ficar melhor ainda, só bastava eu bolar a base pois a injeção eletrônica é um pouco mais largo que o carburador original porém mais baixo e os parafusos não coincidem a uníca coisa que coincide é a largura do difusor +ou- um é 38mm e o outro é 39mm, resultado comprei 12 centimetros de tecnil por 100 mm de diâmetro e fui fazer a romaria nas torneadoras, fui em 5 e todos me disseram que o tecnil não aguenta e fica muito difícel e BLÁBLÁBLÁ :evil: fui em outra e o cidadão que era meu conhecido me disse que o tecnil não desgastava, e me mostrou uma moto CG 125, a saida do carburador era de borracha, ele me cobrou R$ 40,00 para fazer a peça e aliás entre o corpo de tecnil e o coletor de admissão vou colocar um calço de 10mm de celerom para evitar de derreter o tecnil através do calor. Agora existe uma adaptação que é colocar outro platinado dentro do distribuidor para alimentar não sei o quê, logo pensei outro platinado para me deixar na mão :x só que esse platinado vai trabalhar com uma corrente baixa(5 VCC) e portanto não vai colar esse platinado.
vou relatar passo a passo essa aventura..


Abraços[]' injetados(será :shock: )....

Ian Moreira
26/11/2003, 08:32
NINGUÉM SE HABILITA A DAR UM PALPITE :?: PODE SER QUALQUER UM :(

Luis Assis
26/11/2003, 12:12
Moreira,
Bom seu mecanico deve ter lhe dado a idéia de colocar a Injeção de Ponto único é claro, :idea: Multi Ponto, nem pensar... :!: Embora isso nos EUA seja comum ( colocar Injeção Eletronica em motores antigos ), mas lá eles felizmente tem kits prontos, e a coisa é meio Plug and Play. 8)
A IE Single Point, é bem mais simples que as convenciobais, mas mesmo assim voce vai precisar de alguns sensores no motor, para que ela funcione a contento:
- Sensor de rotação do Motor
- Medidor de fluxo de ar, ou de massa de ar
- Sensor de borboleta
- Sensor de Temperatua do motor e do ar
- Sonda Lambida
- Bomba de gasolina elétrica
Dependendo da IE que for adaptada lá, voce vai precisar de mais ou menos sensores, mas os básicos mesmos são essses...
Outra coisa, a IE é programada segundo calculos minuciosos para cada motor, levando em conta sua potencia, seu torque, sua litragem, seu aquecimento, e destes calculos é que são gerados as curvas de atuação de cada um dos componetes da IE. Sei que hoje é possivel re-programar o chip da injeção, mas quem for fazer isso, vai precisa conhecer muito a fundo o BF.

Por fim, IMHO, impossivel não é, mas vai ser um desafio e tanto...

Analise bem se financeiramente vai valer a pena. Hoje voce encontra excelentes motores, como o Powertech ( 6 em linha ) e o Vortec ( 6 em V ) ja injetados, que ficam ótimos em Jeep, e por um preço bem atrativo ( de R$ 500.00 a R$3.000.00 ) 8) 8)

[]'s
Gustavo

Ian Moreira
27/11/2003, 16:04
Obrigado pela aula Gustavo :) .
Mas hoje estive lá para levar uma basesinha de tecnil coisa de 5mm para ficar entre o coletor e a base de tecnil(que ficou com 10 Centimetros) e ele já tinha montado o outro platinado no distribuidor, e colocou aquele condensador para fora, ele ainda está ajustando, a hora que ele ligou e acelerou fiquei muito entusiasmado o barulho do motor mudou e a aceleração ficou super rápida :) , e ele estava usando a bomba original ainda não tinha colocado a bomba elétrica(que também não sei se ele vai por) o único problema até agora é que não dava macha lenta, segundo ele, vai ser colocado um potênciometro e um módulo para regular a marcha lenta(não me perguntem como), amanhã trarei mais notícias, e vou imprimir o texto que o Gustavo(Iassis) escreveu e perguntar o que foi usado

Abraços [] Injetados...(será :? )

Luis Assis
27/11/2003, 16:40
Isso, e se puder levar uma maquina fotografica para tiar umas fotos tb, publica aqui, que isso interessa a muit gente....
[]'s
Gustavo

Ian Moreira
03/12/2003, 08:09
Moreira,
A IE Single Point, é bem mais simples que as convenciobais, mas mesmo assim voce vai precisar de alguns sensores no motor, para que ela funcione a contento:
- Sensor de rotação do Motor
- Medidor de fluxo de ar, ou de massa de ar
- Sensor de borboleta
- Sensor de Temperatua do motor e do ar
- Sonda Lambida
- Bomba de gasolina elétrica
Analise bem se financeiramente vai valer a pena. Hoje voce encontra excelentes motores, como o Powertech ( 6 em linha ) e o Vortec ( 6 em V ) ja injetados, que ficam ótimos em Jeep, e por um preço bem atrativo ( de R$ 500.00 a R$3.000.00 ) 8) 8)
Gustavo

É, Gustavo depois de 4 dias mechendo(desculpe pela demora em responder) o mecanico chegou a conclusão que todos os artifícios foram em vão :( , agora para que eu possa injetar o BF 161 tenho que comprar uma injeção completa e adaptá-la, aí entra naquele quesito do não compensa sai muito caro, e ele me garantiu que funciona, mas como você disse não é tão interessante, há ele colocou o carburador 2E e eu andei este domingo nele, não andou nem um centimetro a mais, mas em compensação não falha em hipótese alguma, e eu não sei se é por não falhar estou com a ligeira impressão que ele ficou mais forte(pouca coisa) e também não engoliu o caroço, você pode estar de 20 KM/H de terceira(o meu é 3 marchas) e pisar que o Jeep tremendo vai, mas o principal eu ainda não fiz é reabastecer para fazer a média, devo estar fazendo isso hoje ou amanhã, mas posso dizer de cara, andar mais não anda, mas que esse carburador muda o funcionamento do Jeep com vantagens isso é certeza :) se eu conseguir um motor com um bom preço aí é outra história, e a propósito não sabe quem tem um motor do Maveco 6 CC para vender?

Abraços []' Desinjetados :| :|

joao de marco tavares
03/12/2003, 09:02
Ian larga ser mão-de-vaca troca o motor logo que vc sera mais feliz :lol: , não adianta ficar mexendo e melhorando ,sempre será um bf161 :( , pode ser um motor bom mas ele tem seu limite :oops: , faça que nem eu poem logo um 3,6l da ford que e mais economico que o bf161 , e seja feliz!!!!!!!!!


Joao de marco
CJ-5 81 3,6l com fogo no scape :evil:
Cj-5 76 4,1l tembem vai ter fogo :twisted:

Thiago Rodeghel
03/12/2003, 21:11
É verdade Galera :D

Instalar uma injeção eletrônica não é tão simples assim :roll: , principalmente transformar um motor como o BF161 carburado para injeção :shock: ...

Já apanhei pra caramba com meu AP2.0 16v :shock: , pra achar chicotes e módulo :) ...

É melhor mesmo colocar um outro motor e sair pro abraço :D , ou melhor pra Trilha :lol:

[s]

Melancia
09/12/2003, 15:27
ele colocou o carburador 2E e eu andei este domingo nele, não andou nem um centimetro a mais, mas em compensação não falha em hipótese alguma, e eu não sei se é por não falhar estou com a ligeira impressão que ele ficou mais forte(pouca coisa) e também não engoliu o caroço, você pode estar de 20 KM/H de terceira(o meu é 3 marchas) e pisar que o Jeep tremendo vai, mas o principal eu ainda não fiz é reabastecer para fazer a média, devo estar fazendo isso hoje ou amanhã, mas posso dizer de cara, andar mais não anda, mas que esse carburador muda o funcionamento do Jeep com vantagens isso é certeza


Olá Ian, será que teria como vc mandar o desenho da base para adaptar o 2E no jeep, pois arrumei com um amigo o 3E e gostaria de estar experimentando; quanto ao consumo, já fez as contas ?????

Abraços carburados

Melancia
CJ5 - Verde
6 canecos & 3 marchas

Ian Moreira
09/12/2003, 15:40
Olá Ian, será que teria como vc mandar o desenho da base para adaptar o 2E no jeep, pois arrumei com um amigo o 3E e gostaria de estar experimentando; quanto ao consumo, já fez as contas ?????

Abraços carburados

Melancia
CJ5 - Verde
6 canecos & 3 marchas

Fiz a média este final de semana em uma trilha pesada, deu 4,9/5,0 km/l (na trilha, que é a 5 km da cidade) antes com o original fazia +- 4Km/l, mas eu tenho a base ainda de tecnil, vou tirar uma foto e posto aqui

Abraços

Melancia
09/12/2003, 23:46
Fiz a média este final de semana em uma trilha pesada, deu 4,9/5,0 km/l (na trilha, que é a 5 km da cidade) antes com o original fazia +- 4Km/l, mas eu tenho a base ainda de tecnil, vou tirar uma foto e posto aqui

Abraços

Beleza Ian, estou aguardando anciosamente esta foto, pois o 3E é está nas minhas mão e o meu jeep está parado por problemas no infernal DFV 228 :evil: :evil: :evil: :evil: ..... Obrigado

Melancia

Luis Assis
10/12/2003, 08:36
Só para saberem, aqui na minha cidade tem um Powertech MPFI 4.1 6 bocas completo, com chicote, bomba de hidraulica, arranque e tudo mais, por R$ 1500.00...
As vezes ficar mexendo no BF acaba ficando por este preço.
[]'s
Gustavo

Cícero Franco
10/12/2003, 08:46
A não ser que tu queiras fazer uma restauração para ter um veículo original, o melhor é trocar o bom e velho BF. Se se for louco o suficiente para juntar as notinhas de tudo que se gasta, se vê que a brincadeira termina saindo muuuuuuuito mais cara que trocar.

[]s

Paglia01
28/11/2010, 20:59
Eaí pessoal blz. Então, é a prieira vez que entro no papo.

Sobre injeção no Bf, já estou usando no meu. Uso uma Injeforce programavel + base do carburador original + base que une a TBI do monza com a base do Carb. Original + 3 bobinas de fiat + roda fônica 60-2 + bomba eletrica. Ates usava a igniflex, usei a roda fonica + bobinas do kit igniflex. Custos: Injeforce R$ 1800,00 + as peças dá uns R$ 3.000,00.

Abraço

Rodrigotche
28/11/2010, 21:44
Gastou tudo isso e ainda falha devia ter deixado o carbura hehhehehe
Um abraço

chinelao4x4
29/11/2010, 10:28
aew
tenho um colega de Bauru, com um cj, motor 4 cc opala, ele coloco o carbura injetado do gol , um que tem um bico só, fico du caraca de bom,
só que ele tem "ciumes" e nao dá muita explicação , sei que ele ralo pra acertar... queria mais explicaçoes sobre este carbura, se dá pra colocar em um ohc 4cc... se gasto muito ...
abrçs

cangu
09/11/2014, 19:01
Eaí pessoal blz. Então, é a prieira vez que entro no papo.

Sobre injeção no Bf, já estou usando no meu. Uso uma Injeforce programavel + base do carburador original + base que une a TBI do monza com a base do Carb. Original + 3 bobinas de fiat + roda fônica 60-2 + bomba eletrica. Ates usava a igniflex, usei a roda fonica + bobinas do kit igniflex. Custos: Injeforce R$ 1800,00 + as peças dá uns R$ 3.000,00.

Abraço

tem fotos?

Sacidepatinete1
23/07/2019, 00:22
Amigo não vejo mais esse Kit para comprar!! Ele ainda está disponível???

rossirr
26/07/2019, 17:56
Amigo não vejo mais esse Kit para comprar!! Ele ainda está disponível???

https://www.autopecashorizonte.com.br/alimentacao-e-eletrica/kit-ignicao-eletronica-jeep-f75-maverick-rural-4cc-ohc-novo?parceiro=8646&parceiro=8949&gclid=Cj0KCQjwyerpBRD9ARIsAH-ITn9LbT8GD0kAVLBfB8iNbqqdRrwSTyJPJ0GLAhChpVNyHyI_D JNqCdQaAv7tEALw_wcB