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Ver Versão Completa : Tanque de combustível / bocal afogando



maikpenner
12/03/2013, 16:29
Consegui resolver o problema do meu tanque de combustível que vivia afogando. :dance:
Solução simples, talvez até ridícula, mas sei que ainda tem muito toyoteiro sofrendo ao encher o tanque. Ah se eu não tivesse faltado às aulas de física. hehehe :parede:
Brincadeiras a parte.
Antes eu não conseguia colocar 5 litros dentro do tanque com a bomba na pressão máxima sem aquela famosa afogada. Sempre tinha que abastecer devagar, e os últimos 10 litros eram uma eternidade. :freaking:
Quando troquei o tanque e o bocal pelos de plástico da CLA, usei as mangueiras que vieram junto e mantive-as no tamanho original. Apenas conectei as mesmas do bocal até o tanque, mas, elas formavam uma "barriga", pois eram compridas demais. Nessa "barriga" ficava diesel acumulado quando completava o tanque e esse diesel não deixava o ar passar na hora de abastecer novamente.
Vendo aquele diesel acumulado nas mangueiras suspeitei que ele pudesse estar obstruindo o respiro. :idea:Resolvi cortar as mangueiras e deixá-las esticadas de modo que o diesel não pudesse ficar parado dentro delas. Assim, a medida que o combustível vai baixando no tanque, as mangueiras ficam livres para a próxima abastecida. :palmas:
Funcionou! :concordo:
Fui no posto mandei completar o tanque e usar a pressão máxima da bomba. Foi perfeito até chegar nos últimos 10 litros. Pra quem enche até a "boca", sabe que os ultimos 10 litros são críticos, pois o diesel obviamente atinge a altura das mangueiras e as obstrui novamente. Mas passei a ganhar tempo nas minhas abastecidas agora. :dance:
Espero que a dica ajude outros Toyoteiros com o mesmo problema.

hercilio.neto
12/03/2013, 20:29
Meu jipe está no meca colocando o tanque de plástico CLA.
Amanhã vou lá observar esse detalhe.

Leandro.toyband
13/03/2013, 07:22
Consegui resolver o problema do meu tanque de combustível que vivia afogando. :dance:
Solução simples, talvez até ridícula, mas sei que ainda tem muito toyoteiro sofrendo ao encher o tanque. Ah se eu não tivesse faltado às aulas de física. hehehe :parede:
Brincadeiras a parte.
Antes eu não conseguia colocar 5 litros dentro do tanque com a bomba na pressão máxima sem aquela famosa afogada. Sempre tinha que abastecer devagar, e os últimos 10 litros eram uma eternidade. :freaking:
Quando troquei o tanque e o bocal pelos de plástico da CLA, usei as mangueiras que vieram junto e mantive-as no tamanho original. Apenas conectei as mesmas do bocal até o tanque, mas, elas formavam uma "barriga", pois eram compridas demais. Nessa "barriga" ficava diesel acumulado quando completava o tanque e esse diesel não deixava o ar passar na hora de abastecer novamente.
Vendo aquele diesel acumulado nas mangueiras suspeitei que ele pudesse estar obstruindo o respiro. :idea:Resolvi cortar as mangueiras e deixá-las esticadas de modo que o diesel não pudesse ficar parado dentro delas. Assim, a medida que o combustível vai baixando no tanque, as mangueiras ficam livres para a próxima abastecida. :palmas:
Funcionou! :concordo:
Fui no posto mandei completar o tanque e usar a pressão máxima da bomba. Foi perfeito até chegar nos últimos 10 litros. Pra quem enche até a "boca", sabe que os ultimos 10 litros são críticos, pois o diesel obviamente atinge a altura das mangueiras e as obstrui novamente. Mas passei a ganhar tempo nas minhas abastecidas agora. :dance:
Espero que a dica ajude outros Toyoteiros com o mesmo problema.

maikpenner, poderia colocar fotos do local? minha situação é a mesma!

Ronaldo Petri
13/03/2013, 07:37
E eu achando que era só eu que tinha esse problema. Eu coloquei o tanque e o bocal plástico da cla também e desde então eu sofro para abastecer, toda vez tenho que falar para o frentista que é preciso ir na manha. A mangueira que veio junto com o bocal para ligar ao tanque era comprida demais e eu precisei cortar um pedaço. Eu não entendi o que você falou sobre a barriga que fica na mangueira, a minha está bem esticada e mesmo assim afoga

Dendrobates
13/03/2013, 07:51
Ronaldo,

É que falta o suspiro do tanque de combustível... Como o diesel forma espuma, ficam bolhas de ar dentro do tanque ocupando o espaço que deveria ser do óleo.

Vc tem 3 alternativas:

Instale um suspiro do tanque até o bocal
válvula respiro para tanques
Andar com um toco de madeira dentro do jipe para colocar embaixo da roda traseira...

Continuo com a terceira a anos kkk

Fe_jipeiro
13/03/2013, 11:21
O problema de abastecer com diesel é a espuma que ocorre.


Uma outra dica, além dessa de encurtar a mangueira, é "mirar" a boca da bomba de abastecimento, na parede do bocal da band(o mais para dentro possivel para nao respingar diesel para fora), fazendo o diesel descer sem espuma e sem muita briga com o ar que está saindo.


Uso o tanque CLA de 55 litros e não tenho respiro, dessa maneira consigo encher até a boca, ficando somente entre 2 a 3 litros para completar devagar até a boca, dando aquela balançada basica para o ar que resta sair, que basicamente é considerado normal.


Abs,

maikpenner
13/03/2013, 15:14
Dendro, o tanque do Ronaldo já possui respiro do tanque para o bocal.
O problema é quando acumula diesel dentro dessa mangueira que vai do tanque para o bocal.
O ideal era que o respiro fosse na parte de cima do tanque e não na parte lateral superior como é produzido, enfim.


Ronaldo,

É que falta o suspiro do tanque de combustível... Como o diesel forma espuma, ficam bolhas de ar dentro do tanque ocupando o espaço que deveria ser do óleo.

Vc tem 3 alternativas:

Instale um suspiro do tanque até o bocal
válvula respiro para tanques
Andar com um toco de madeira dentro do jipe para colocar embaixo da roda traseira...

Continuo com a terceira a anos kkk

maikpenner
13/03/2013, 15:15
O problema é querer ensinar o frentista encher tanque. kkkkk
É igual querer ensinar o padre a rezar a missa.... hehehehe

Os frentista pira.... hehehehe


O problema de abastecer com diesel é a espuma que ocorre.


Uma outra dica, além dessa de encurtar a mangueira, é "mirar" a boca da bomba de abastecimento, na parede do bocal da band(o mais para dentro possivel para nao respingar diesel para fora), fazendo o diesel descer sem espuma e sem muita briga com o ar que está saindo.


Uso o tanque CLA de 55 litros e não tenho respiro, dessa maneira consigo encher até a boca, ficando somente entre 2 a 3 litros para completar devagar até a boca, dando aquela balançada basica para o ar que resta sair, que basicamente é considerado normal.


Abs,

maikpenner
13/03/2013, 15:19
Ronaldo, quando instalei na minha, deixei a mangueira no tamanho original, então ela ficou caída (barriguda) entre o bocal e o tanque. Quando enchia o tanque até a boca a mangueira enchia de diesel e depois do uso, ficava diesel acumulado dentro da mangueira, não permitindo que o ar saísse.
Por isso comprei mangueiras novas (mais resistentes) e cortei na medida para sair do bocal, direto no tanque, sem que ficasse sobrando mangueira. Assim quando o encho o taque a mangueira enche de diesel, mas ao ir consumindo esse diesel vai descendo e voltando para o tanque, sem ficar preso na mangueira como antes.
Depois disso, não tive mais problemas com bocal afogando na hora de abastecer.

Abraços
Maik


E eu achando que era só eu que tinha esse problema. Eu coloquei o tanque e o bocal plástico da cla também e desde então eu sofro para abastecer, toda vez tenho que falar para o frentista que é preciso ir na manha. A mangueira que veio junto com o bocal para ligar ao tanque era comprida demais e eu precisei cortar um pedaço. Eu não entendi o que você falou sobre a barriga que fica na mangueira, a minha está bem esticada e mesmo assim afoga

maikpenner
13/03/2013, 15:22
Leandro, estou sem condições de fazer fotos essa semana. Estou viajando amanha e retorno na semana que vem.
Vou tentar lembrar de fotografar na próxima semana.
O ideal era ter o antes e depois para verem a diferença, mas nao fotografei de como era antes.


maikpenner, poderia colocar fotos do local? minha situação é a mesma!

Dendrobates
13/03/2013, 16:44
maikpenner,

Entendi o que vc fala das mangueiras...

Se o suspiro está mal posicionado e não funciona, não tem suspiro! kkk

E o bom é ir chegando no posto e ver os frentistas, um empurrando o outro pra atender a gente kkkk

Por incrível que pareça ainda ando com meu tanque de metal, quando comprei o jipe o dono tinha acabado de colocar. E estou esperando ele abrir o bico para fazer um em inox com cash tank onde era o estepe original.

AlexandreStudart
13/03/2013, 23:50
Pessoal, eu tb instalei, eu mesmo, o tanque da CLA. O problema não é o comprimento da mangueira, obviamente desde que não tenha barriga e esteja em desnível para que o diesel desça sem parar no caminho.

O problema é o diâmetro do bocal do tanque, se vcs observarem o bocal do tanque tem 4,0 cm aproximadamente enquanto que o bocal do tanque do Toyota tem 4,5 cm. Parece pouco mas não é.

Eu só comprei o tanque, o peito de aço e o bocal, fiz até um passo-a-passo para quem quiser, quando fui comprar as mangueiras de abastecimento, suspiro e retorno, a mangueira de abastecimento veio muito mais larga que o bocal, então pedi uma mais fina, o vendedor explicou que a que levei era a padrão, incluvise ela coube perfeito no bocal mas não no tanque. O vendedor me deu um pedaço de uma mangueira menor para fazer calço, foi assim que resolvi, mas tenho problemas para abastecer sem paradinhas. A moral é que essa redução faz muita diferença, pois antes não tinha problemas e agora sim.

A credito que a solução mesmo seria transferir o bocal para a traseira e deixar bem perto do bocal, assim o percurso seria bem menor e aumentar o diâmetro da mangueira do suspiro para o ar sair mais facilmente.

Discordo de que o suspiro na lateral do tanque cause problemas, pois na minha opinião quando o Diesel entra no tanque o ar sai por qualquer lugar que tenha uma saída sem obstrução, o que vai interferir é o tamanho do buraco.

Alexandre

maikpenner
15/03/2013, 23:28
A minha nao tem essa redução Alexandre.
Usei a mesma mangueira do tanque original.
Acabaram-se meus problemas para abastecer.
Ficou 10!

edwint
16/03/2013, 10:48
Manda o frentista enfiar mais no fundo.... :drunk: Rssss... Pra descontrariar!!

hercilio.neto
17/03/2013, 10:00
Troquei o tanque essa semana.
Fiz como o Maik falou e aparentemente acabou o problema de afogar.

AlexF
18/04/2013, 16:30
Boa Tarde,
tenho um tanque CLA na minha band 87 e acabei empurrando o parafuso do dreno para dentro do tanque ao limpar o mesmo.
Saberiam me dizer se retirando o pescador e o retorno seria possivel recolocar o dreno?
Ou como é a fixação do pescador / dreno no tanque. Se for com rosca sem fim posso abrir e montar novamente.
Obrigado pela força ao iniciante no esporte!
Alex

Carlo Pecca
19/04/2013, 08:45
AlexF
Tira umas fotos do teu problema de forma a facilitar o entendimento para que a turma possa dar possíveis soluções. Nos temos tanques da CLA de 45, 55 e 80 lts. Bocas para direita e para esquerda. Sacou???

AlexandreStudart
20/04/2013, 17:07
Boa Tarde,
tenho um tanque CLA na minha band 87 e acabei empurrando o parafuso do dreno para dentro do tanque ao limpar o mesmo.
Saberiam me dizer se retirando o pescador e o retorno seria possivel recolocar o dreno?
Ou como é a fixação do pescador / dreno no tanque. Se for com rosca sem fim posso abrir e montar novamente.
Obrigado pela força ao iniciante no esporte!
Alex

Alex, é só tirar a bóia de combustível pq o espaço é maior.