PDA

Ver Versão Completa : PAMPA 4x4 PARA DEL REY 4x4



Fernandodp.borges
12/03/2013, 12:51
Ola pessoal, tenho um DEL REY em casa com bom motor e lataria, esto querendo iniciar um projeto de transformação adicionando ao meu DEL REY uma caixa de marcha diferencia etc... de pampa 4x4, com certeza auguem já pode ter feito isso ou ao menos tentado, sobre a opinião do pessoal experiente que trabalha com isso, acham uma ma ideia? Quais as medidas que devo tomar.

Estou a procura do material da pampa (CAIXA, DIFERENCIA ETC para a adaptação)

1) Existe alguma restrição?
2) É viável?
3) Alguém sabe de algum projeto semelhante?

Sou novo no fórum e preciso de dicas para meu projeto!

GRATO.

bgtn
12/03/2013, 15:02
Ola pessoal, tenho um DEL REY em casa com bom motor e lataria, esto querendo iniciar um projeto de transformação adicionando ao meu DEL REY uma caixa de marcha diferencia etc... de pampa 4x4, com certeza auguem já pode ter feito isso ou ao menos tentado, sobre a opinião do pessoal experiente que trabalha com isso, acham uma ma ideia? Quais as medidas que devo tomar.

Estou a procura do material da pampa (CAIXA, DIFERENCIA ETC para a adaptação)

1) Existe alguma restrição?
2) É viável?
3) Alguém sabe de algum projeto semelhante?

Sou novo no fórum e preciso de dicas para meu projeto!

GRATO.

Caro Fernando,

Possivel sempre é, mas, no caso, seria melhor você dar uma geral nesse Del Rey e guardá-lo ( e usá-lo) com carinho e procurar uma belina ou pampa já 4x4...
Diferenças básicas que podem dificultar: entreeixos da pampa maior (2,58 contra 2,44 m, vai demandar corte/ajuste no cardã), suspensão traseira (feixe de molas na pampa contra molas helicoidais no del rey)
Provavelmente vais gastar um monte, e o resultado pode não ser muito bom, já que a tração original da pampa e belina não eram um exemplo confiabilidade

Edintruder
12/03/2013, 22:03
Fernando! Já vi corcel 4x4! Fica muito bom sim. Já vi também uma Belina 4x4 com a suspensão e transmissão da Ranger. O cara levantou ela para colocar as rodas e pneus da Ranger, porém só vi ela em ação na trilha, não consegui ver de perto para entender como ele fez na dianteira...

O ideal seria usar eixos e caixa de samurai, usando feixes de molas. Não é difícil e não sai muito caro não, e de quebra terás o prazer de fazer.

bgtn
13/03/2013, 08:24
Já apareceu na internet, se não me engano foi por aqui mesmo uma pampa, toda modificada também.... Assim com um Ka mk1...

Tendo disposição, alguma habilidade, tempo e dinheiro, dá para fazer em qualquer carro, até em, sei lá, um Isetta..

Se for abraçar essa empreitada, podes fazer como o Edintruder sugeriu, mas não acho que seja uma boa idéia usar o sistema original das pampa/belina 4x4, primeiro por não ser plug´n play, segundo pelo sistema não ser grande coisa nem nos veículos originais....

Edintruder
13/03/2013, 10:20
Nesse ponto, concordo com o Bgtn. Caso querias simplificar o teu trabalho, procura uma pampa 4x4 bem fud... e transplanta a mecânica para o teu Del Rey, mas fica sabendo que a caixa é 4 marchas. Caso queiras um veículo 4x4 confiável e que podes colocar numa trilha ou fazer passeios que deixa qualquer ecosport com inveja, tens que partir para algo mais hard:

Caixa de chevette;
Caixa de transferência de Niva, suzuki ou outra pequena. Dê preferência para CT que se acople na caixa de marchas, como caixa de chevette mais CT de Willys.
Par de eixos Suzuki Samurai ou CJ.

A suspensão é o mais simples de fazer, acredito que o melhor é fazer um frame por baixo do monobloco que fixe toda a suspensão e transmissão. Fica bom, resistente e durável. A alteração de característica é suspensão e 4x4 com reduzida.
Depois podes tentar colocar um motor diesel!

bgtn
13/03/2013, 10:40
Se a habilidade e disposição for compatível com a do Edintruder, vai longe esse negócio aí, kkkkkk

Edintruder
13/03/2013, 10:56
A alteração de característica que me refiro é nos documentos. Tens que ir num CRV e pedir para fazer a alteração, faz o CSV do Inmetro e faz a alteração nos docs.

RGamaJr_4x4
13/03/2013, 11:36
Olha que bacana essa. Gostei tanto quando vi que tinha essas fotos salvas aqui.
Tenho outras tb, de Belinas.


400304400305400306400308400309

Edintruder
13/03/2013, 22:49
Mas é disso que me refiro!!! Virou 4x4 de verdade!

Bizzarro
31/01/2014, 09:29
Pois, vou aproveitar o tópico pra tentar sanar uma dúvida.
Estou a procura de um carro pa fazer minhas pescarias que seja barato e mande bem no fora de estrada. Atualmente estou interessado nas pampas ou belinas 4x4. Vi comentários nesse tópico de que o sistema 4x4 destes veículos não são confiáveis, por qual motivo seria?

Daniel.Shimomoto
02/02/2014, 13:51
Pois, vou aproveitar o tópico pra tentar sanar uma dúvida.
Estou a procura de um carro pa fazer minhas pescarias que seja barato e mande bem no fora de estrada. Atualmente estou interessado nas pampas ou belinas 4x4. Vi comentários nesse tópico de que o sistema 4x4 destes veículos não são confiáveis, por qual motivo seria?

O pessoal fala muita asneira sobre o motivo do sistema de tração da Pampa/Belina ser fraco, e a maior asneira saiu do BestCars que fez uma matéria dizendo que a razão era devido ao fato do diferencial dianteiro ter relação 4,13:1 e o traseiro ser 3,54:1 (a pessoa que escreveu isso não mencionou que a caixa de transferência tem uma redução para o diferencial traseiro de 1,16:1 e multiplicando por 3,54 obtem-se 4,128:1 ˜ 4,13:1 a mesma do diferencial dianteiro.......................)

Pelo que andei lendo em várias fontes, a verdadeira razão do 4x4 da Pampa ser fraco deve-se ao fato de a quinta marcha da caixa de cambio original ter sido vertida para ter a saida para o diferencial traseiro. E considerando que o cambio dos Ford Corcel, Belina, Pampa e Del Rey não serem dos mais robustos, é pepino na certa.

O Conjunto de roda livre pelo que sei também sofria de constantes vazamentos (pelo menos em catalogo, existe hoje AVM), e isso sem falar no CHT que não é nenhuma usina de potencia.

Soma tudo isso tem-se um conjunto duvidoso.

Abs!!!

Troller-a-vista
02/02/2014, 15:46
Daniel, vi pessoas elogiando o sistema (aqui mesmo no forum tem alguns topicos sobre pampa 4x4 que falam isso), outros repudiando....

Teria como colocar um motor melhor e uma quinta marcha e assim usar o sistema 4x4 descentemente?

Sempre gostei de pampas, ja tive uma, e eh notorio que de todas as pickups pqnas eh a q mais aguenta desaforo e peso, constantemente vejo gente colocando 1 ton nela... a bicha arria ate onde nao da pra imaginar mas vai e volta.... se fosse com um carro normal nao iria aguentar.

trocar ou turbinar o cht eh facinho, sem problema... mas e o cambio?

Daniel.Shimomoto
02/02/2014, 22:16
Daniel, vi pessoas elogiando o sistema (aqui mesmo no forum tem alguns topicos sobre pampa 4x4 que falam isso), outros repudiando....

Teria como colocar um motor melhor e uma quinta marcha e assim usar o sistema 4x4 descentemente?

Sempre gostei de pampas, ja tive uma, e eh notorio que de todas as pickups pqnas eh a q mais aguenta desaforo e peso, constantemente vejo gente colocando 1 ton nela... a bicha arria ate onde nao da pra imaginar mas vai e volta.... se fosse com um carro normal nao iria aguentar.

trocar ou turbinar o cht eh facinho, sem problema... mas e o cambio?

Troller, acho que fica caro demais.

A CT e o cambio das Pampas 4x4 estão num conjunto só, não são separados. ACHO que só daria certo se estivessmos nos EUA, onde existe um cambio 013 (Volkswagen) com diferencial central e saida traseira, que equipou a Quantum Syncro de 5 cilindros. Mas ai é nos EUA...

Abs!!!

sallespickup
04/02/2014, 17:41
bom vou dar meu Pitaco pois TENHO uma pampa 4x4, então se for usar pra passar em areião subidas ingrimes vai agora barro acontece como a minha QUEBRA, e onde ocorre como o daniel descreveu, na saida do cardam pro diferencial pois tiraram a quinta e fizeram uma flange então vc engata a 5 por uma alavanca via cabo que na integra aciona o 4x4, e o diferencial tb é fraquinho, carcaça até resistente, porem coroa e pinhão bem fraca, resultado cambio quebrou coloquei outro dai travou o diferencial desisti, dai ja ia colocar diesel mesmo, alias foi por isso que compre 4x4, só pelo docs e passei tudo pra AP, hoje estou voltando o CHT que de tudo é melhor coisa dela, pois apesar de muitos falarem que não tem um belo torque não é motor
de pau(altas esticadas) mais é economico pacas

e respondendo ao dono do topico pra fazer no delrei é totalmente possivel porem tem de arrumar o cambio e diferencial da Belina 4x4, que ja usa molas espirais na trazeira e tem o mesmo sistema do delrey, mais pelo que relatei acima ai ve se compensa....

espero ter ajudado

Bizzarro
04/02/2014, 18:00
Obrigado pelas explicações!!!

sallespickup
05/02/2014, 12:34
Obrigado pelas explicações!!!

disponha, e pra seu uso compra um jeepinho suzuki ou ate um NIVA que pelo menos aguentam

duardobruno
06/02/2014, 15:28
Cara, se é carro pra pescaria.... gastar um punhado pra fazer uma Pampa virar 4x4 de verdade, eu faria o seguinte. Compra uma F100 ou F1000 (sem puxar sardinha!) e dá um trato no diferencial (autoblocante, etc), pneus maiores e geral na parte elétrica e mecânica. Pronto. Taí sua viatura de pescaria. Bem... eu faria isso. Acho melhor que pegar uma Pampa (nao to zuando o carro) e tentar fazer ela virar um offroad. Vai gastar tanto que dá pra comprar uma pickup ou jeep 4x4 já pronto. A idéia do SallesPickup aí é boa. Um Niva não é caro, talvez até mais barato que uma Pampa. Acho que entre 7 k e 10k acha coisa muito boa. Dá uma boa revisão nele, gastando aí uns 2 pila a mais. Pronto! Cai pro mato! Abco.

Edintruder
07/02/2014, 10:38
Tinha muita pampa cabine dupla rodando antigamente. Elas estão escondidas por aí. Mas é melhor do que modificar o Del Rey.

Mas falando em Pampa 4x4, não tem quem não vire a cabeça quando uma passa...

Essa tem AC, painel do Del Rey ouro, VE...
Ford Pampa 4x4 (ar + Dh + Ve) Dois Tanques! - Ano 1985 - 0 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-537258224-ford-pampa-4x4-ar-dh-ve-dois-tanques-_JM)

Pampa 4x4 Alcool,estado De Zero Km,revisada. - Ano 1993 - 115000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-534958496-pampa-4x4-alcoolestado-de-zero-kmrevisada-_JM)

Essa acho que é golpe, pois está muito barata e a foto nem é de uma Pampa 4x4.
Pampa - Ano 1994 - 87402 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-539723825-pampa-_JM)

Walter da Camper
07/02/2014, 11:12
A eficiência e confiabilidade do sistema via depender da utilização e do estado da mecânica. Se fizer trilha vai quebrar, mas naquelas estradas de terra batida que viram um sabão quando chove, vai fazer bonito e deixar muita caminhonete grande (4x2) pra trás.
Tive uma Pampa 4x4 que tirei zero Km em 1994 e vendí com 75.000 Km em 1998 sem nunca ter tido problemas com a transmissão.
Usei bastante o 4x4 em viagens e acampamentos. Aguentou inclusive areiões de praia e pequenas dunas numa viagem de SP a Natal/RN.
Pelo alto preço que estão pedindo nas poucas que aparecem à venda, pode até valer à pena adaptar o sistema no Delrey, caso encontre um conjunto mecânico barato e em bom estado (preferencialmente da Belina 4x4, devido à suspensão traseira).