PDA

Ver Versão Completa : Jalapão de Suzuki Grand Vitara 2013. Dá pra ir?

Dab75
12/03/2013, 10:48
Olá pessoal,

Sou novo no mundo 4x4 e aqui no fórum.
No começo do ano comprei um Suzuki Grand Vitara 2013, zero km, 4x4 automático.
Mas como o GV não é nem uma camionete nem um jipe, tenho dúvidas até onde ele pode ir.
Quero fazer uma viagem em julho de carro, e estava pensando em ir para o Jalapão-TO. Mas andei lendo algumas coisas e vi que as condições off-road lá são bem pesadas.

Aí surgiu a dúvida: será que o meu GV aguenta ir para o Jalapão? O que vocês acham?

m_bispo
14/03/2013, 11:46
Olá Dab75,

dá pra ir sim, mas você pode ter problemas com a altura do carro, pcp quando cair nos buracos de areia ou sair deles em velocidade, a frente do carro pode raspar.
Deve-se tomar alguns cuidados e planejar tudo o que vais levar para não esquecer nada que precise ou levar o que não precisa.
Eu fiz esta viagem em JUL 12, só eu e a patroa, num Tracker 2008, com lift 2 pol e pneus BF All Terrain. Dei a volta completa no parque, pois ia de Brasilia para Belém.
Você irá andar pela estrada principal do parque que é de terra batida, mas com muita pedra e panelões de areia. Neste caso, tem tomar cuidado, pois ta na terra batida, de repente, abrem-se crateras enromes com areia. Mas nada que 4x4 não resolva.
O maior problema que eu vi foram as pedras. O BF aguentou bem, mas tenho dúvidas quanto ao pneu urbano. Li em alguns sites de viagens, que os caras tiveram os pneus rasgados. De qq forma levei 2 desses tubos que enchem e tapam furos de pneus e que são vendidos no Carrefour, mas nem cheguei a usá-los.
A estrada que vai para a Cachoeira da Velha é o pior trecho, na minha opinião. As trilhas de areia eram as melhores. Nem precisei esvasiar os pneus.
Há muitas lendas sobre o Jalapão:
- Lenda 1: só 4x4 anda por lá. Na estrada principal, qq tipo carro passa. Para minha surpresa, passaram por mim 1 Uno e 1 Gol a toda velocidade. Deviam ser carros de empresa, pois o motorista não estava muito preocupado com a suspensão. Nas trilhas de acesso às atrações, tem muita areia, aí sim, tem ter 4x4. Pcp na trilha de acesso às dunas, em que a trilha de areia é bem pesada, mas de outro mundo.
- Lenda 2: Não há gasolina. Como você vem de Brasilia, sugiro passar em Porto Nacional e abastecer. Depois, até Ponte Alta, são + - 130 km de asfalto. Lá dá para abastecer. Cuidado com um posto que fica do outro lado do rio, virando a esquerda, do lado esquerdo da rua. Não eu não me engano, era Visão o nome. Ao abastecer, vi que a bomba marcou uma quantidade de gasolina maior do que eu tinha gasto. Era para ser algo entre 13 a 15 litros e ele abasteceu + de 20 litros. Saia de tanque cheio. As outras cidades: Mateiros e São Félix tb tem postos e eu abasteci neles. A volta completa no parque foi uns 700km.
Lenda 3: não há local de hospedagem. Em todas as cidades há boas pousadas. Pode-se reservar. Chegando em Ponte Alta, tem uma pousada a direita com piscina, que eu gostei muito. Depois dormi num camping antes das dunas. Tem placa indicando, a entrada é do lado esquerdo. Depois, pernoitei em São Félix. Levei todo material para camping. Mas dormi algumas vezes em pousada, pois ainda tinha que voltar para Belem. Além das pousadas, tem outros camping. Veja aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/trilhas/36700-jalapao-expedicao-capim-dourado.html
Lenda 4: só com você chega nas atrações. Hoje está tudo sinalizado com placas. Em Ponte A. as pousadas tem um croqui com as atrações e as distancias. Eu tenho todo o percurso e as atrações mapeadas no gps garmin. Posso mandar o arquivo.
Além de tudo isso, o ideal é que vá em 2 ou mais carros, para apoio e segurança. Como seu carro é zero, não pode mexer, se não perde garantia. Eu levei um estoque peças que podiam quebar, além de uma caixa de ferramentas. Mas não precisei, o Tracker aguentou o tranco. Estourei os pivos da balança e os amortecedores dianteiros, mas acho que eles já estavam meia boca, pois tinham 70 mil sem troca.
Como passei por cima máquina fotográfica em PA, só tenho as fotos até o passeio da pedra furada no por do sol. Muito show.
Neste post tem umas fotos bem legais do Jalapão:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/112707-chapada-dos-veadeiros-e-jalapao-abril-de-2013-a.html
No planejamento veja a melhor época para voce ir. Em julho, não chove. As águas estão bem limpas, mas o clima é quente de dia e frio de noite.
Tem muitos insetos que picam, leve repelente.
Por fim, estou indo morar em Brasilia até o meio do ano. Meu irmão já mora aí. Ele tem uma X Terra. Vamos manter contato.
Boa Viagem e sorte.

andre_monteiro
14/03/2013, 15:34
Tem tempo que to querendo ir ao jalapão sou de Brasilia também, o problema é que minha mulher quer distancia de lá. Tenho uma Tracker parecida com do colega acoma, lift de 2''+Pneus All Terrain

Dab75
14/03/2013, 18:28
m_bispo, MUITO OBRIGADO pelo post! Muitas informações úteis! Eu ainda estou em fase de decisão. Tenho muita vontade de conhecer o Jalapão, mas como você mesmo disse, ouvi muitas "lendas" sobre lá. Que as trilhas eram muito difíceis, estradas não acessíveis, esse tipo de coisa. Aí fiquei em dúvida se o GV iria aguentar. Tenho até julho para planejar. Se não der Jalapão vou pra Chapada Diamantina. O clima de lá em Julho deve ser o mesmo daqui da Chapada dos Veadeiros, aí já estou bem acostumado. Ah, se puder mandar o arquivo do GPS, eu agradeço. Ir com os pneus urbano será que é muito arriscado?

E seja bem-vindo à Brasília! Por aqui tem ótimos lugares para fazer trilhas por perto!!! Precisando estamos aqui!

Dab75
14/03/2013, 18:31
Tem tempo que to querendo ir ao jalapão sou de Brasilia também, o problema é que minha mulher quer distancia de lá. Tenho uma Tracker parecida com do colega acoma, lift de 2''+Pneus All Terrain

André, estou planejando ir em julho. Devo ter 9 dias disponíveis para viagem. Podemos trocar informações por aqui!

m_bispo
14/03/2013, 20:39
Foi mal pelos erros. Digitei rápido no tablet.
Onde se lê: não eu não me engano. Leia-se: Se eu não me engano.
Onde se lê: mas de outro mundo. Leia-se: mas nada de outro mundo.
Onde se lê: só com você chega-se nas atracões. Leia- se: só com guia chega-se.
Obrigado pelas boas vindas.
Abraços

PHMello
15/03/2013, 10:15
Dab75, André e m_bispo, bom dia!
O jalapão tb está na minha lista de desejos e quem sabe montamos uma expedição de Brasilia p lá?
Para obterem maiores informações sobre Jalapão e outros destinos, convido-os a irem ao encontro semanal do Jipe Clube de Brasilia as quintas a partir das 19:30 no Shopping Popular. Não é necessário ser sócio para chegar e bater um bom papo e saber sobre a programação de eventos.
Abç e seja bem vindo m_bispo.
PH

m_bispo
15/03/2013, 11:13
Que beleza, muita gente em Brasilia com Tracker. Assim que chegar, vou fazer contatos com todos.
Meu e-mail: mjnbispo@gmail.com
PHMello (e André tb), como sua trk é original, dê uma olhada no link abaixo, pois tem muita informação.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/117040-gm-tracker-somente-topicos-de-manutencao.html#post1882586
Abraços

Dab75
15/03/2013, 13:41
É PHMello, pode ser uma boa ideia!
Você participa dos encontros semanais? Onde é esse Shopping Popular, é aquele ao lado da Rodoferroviaria?

andre_monteiro
15/03/2013, 14:08
Senhores, confesso que já fui nesse encontro tinha uns 5 Jeeps no máximo, fui com um colega mas nem soubemos com quem conversar, ficamos um bom tempo la olhamos os Jeeps e fomos embora. Vi umas 2 Trackers por la, uma com Lift de 2'' e mesmo pneu BFGoodrich. Eu to dentro do planejamento, vamos levar o projeto p/ frente, minha pequena dificuldade é levar familia..Tenho uma criança de 2 anos, minha esposa afirma que é impossivel ir com criança para o jalapão por conta das lendas..

PHMello
15/03/2013, 21:24
É PHMello, pode ser uma boa ideia!
Você participa dos encontros semanais? Onde é esse Shopping Popular, é aquele ao lado da Rodoferroviaria?
Sim esse mesmo. Estou sempre lá. E é lá tb que o pessoal do CTDF (clube do tracker-DF) se reune, no mesmo dia e horário(na verdade somos todos sócios do JCB).
Aparece lá.
PH

PHMello
15/03/2013, 21:28
Senhores, confesso que já fui nesse encontro tinha uns 5 Jeeps no máximo, fui com um colega mas nem soubemos com quem conversar, ficamos um bom tempo la olhamos os Jeeps e fomos embora. Vi umas 2 Trackers por la, uma com Lift de 2'' e mesmo pneu BFGoodrich. Eu to dentro do planejamento, vamos levar o projeto p/ frente, minha pequena dificuldade é levar familia..

Tenho uma criança de 2 anos, minha esposa afirma que é impossivel ir com criança para o jalapão por conta das lendas..

André não sei qdo vc foi, mas ontem tinha pra mais de vinte, de todos os tipos. Acho que foi num dia ruim(proximo de feriados qdo o povo viaja) ou muito cedo. Apesar de marcarem as 19:30, só la´pras 21:00 é que fica mais cheio mesmo.
Volta lá!
Jeep Clube de Brasília (http://www.jeepclubedebrasilia.com.br/portal/)
Abç,
PH.

andre_monteiro
16/03/2013, 14:04
André não sei qdo vc foi, mas ontem tinha pra mais de vinte, de todos os tipos. Acho que foi num dia ruim(proximo de feriados qdo o povo viaja) ou muito cedo. Apesar de marcarem as 19:30, só la´pras 21:00 é que fica mais cheio mesmo.
Volta lá!
Jeep Clube de Brasília (http://www.jeepclubedebrasilia.com.br/portal/)
Abç,
PH.
PH, realmente sai de lá era por volta de 20:00, e foi perto de algum feriado, vou voltar la essa semana se estiver por la te procuro!

PHMello
17/03/2013, 23:06
PH, realmente sai de lá era por volta de 20:00, e foi perto de algum feriado, vou voltar la essa semana se estiver por la te procuro!

André e demais brasilienses, infelizmente esta semana não irei por conta de outro compromisso mas não se acanhem em participar.
Cheguem por volta das 20:30 e já deverá ter mais gente. Procurem a Sra Olga,secretária do clube ou o Gustavo vice-presidente e ex Trakeiro, que com certeza serão bem recebidos e poderão obter muita informação. Perguntem ao Gustavo sobre os trakeiros do grupo e ele os apresenta.
Na próxima semana eu vou.
Abç, PH.

pili
18/03/2013, 09:20
Dab75, seu carro vai numa boa, com folga. Fui ao Jalapão com um Suzuki Grand Vitara 4x4, todo original, em 2010. Não atolei, não tive problemas e passei em lugares mais barra pesada, onde cheguei a ver outros carros atolados. O maior problema são as piscinas de areia que se formam na pista principal. Tem que entrar com o diferencial sempre bloqueado e de segunda marcha, ou até primeira, e giro um pouco mais alto.

O acesso a alguns lugares é um mar interminável de areia. Tem que baixar a pressão dos pneus um pouco. O difícil é conciliar a pressão para a terra e para a areia. Acabei usando uns 24 libras, o que é alto demais para areia. Cuidado com pedras grandes soltas.

O lugar mais difícil, na minha opinião, é o acesso às dunas. A areia é muito fofa e a trilha já foi muito cavada, então a parte central raspa de leve no piso do carro. Lá já entrei de reduzida engatada, único lugar que usei, e foi o que me salvou de atolar. Bastava tirar o pé do acelerador que o carro afundava. Tentei manter cerca de 3.500 RPM no caminho todo.

Não sou expert em offroad, pelo contrário. O pessoal mais experiente poderá te dar instruções melhores de condução na terra.

Acho que a única modificação necessária no carro é instalar os protetores da New Track, que a própria Soma, aqui de Brasília, vende. Eles protegem o cárter e a caixa de transmissão de pedras soltas ou batidas. Isso é essencial.

Lembre-se de levar uma pá e um facão, para poder se safar sozinho, caso atole. E encha o tanque em Ponte Alta do Tocantins, que só vi postos lá e em Mateiros.

Convém também ter um GPS e tracklogs da região, para não se perder. O tráfego de carros é muito pequeno e pouca coisa é sinalizada.

Aproveite a viagem. Lá é lindo. Fui pela Chapada dos Veadeiros e saí do outro lado, na divisa Piauí, Tocantis e Bahia, pegando o asfalto próximo a Luiz Eduardo Magalhães - BA.

Dab75
18/03/2013, 11:20
Dab75, seu carro vai numa boa, com folga. Fui ao Jalapão com um Suzuki Grand Vitara 4x4, todo original, em 2010. Não atolei, não tive problemas e passei em lugares mais barra pesada, onde cheguei a ver outros carros atolados. O maior problema são as piscinas de areia que se formam na pista principal. Tem que entrar com o diferencial sempre bloqueado e de segunda marcha, ou até primeira, e giro um pouco mais alto.

O acesso a alguns lugares é um mar interminável de areia. Tem que baixar a pressão dos pneus um pouco. O difícil é conciliar a pressão para a terra e para a areia. Acabei usando uns 24 libras, o que é alto demais para areia. Cuidado com pedras grandes soltas.

O lugar mais difícil, na minha opinião, é o acesso às dunas. A areia é muito fofa e a trilha já foi muito cavada, então a parte central raspa de leve no piso do carro. Lá já entrei de reduzida engatada, único lugar que usei, e foi o que me salvou de atolar. Bastava tirar o pé do acelerador que o carro afundava. Tentei manter cerca de 3.500 RPM no caminho todo.

Não sou expert em offroad, pelo contrário. O pessoal mais experiente poderá te dar instruções melhores de condução na terra.

Acho que a única modificação necessária no carro é instalar os protetores da New Track, que a própria Soma, aqui de Brasília, vende. Eles protegem o cárter e a caixa de transmissão de pedras soltas ou batidas. Isso é essencial.

Lembre-se de levar uma pá e um facão, para poder se safar sozinho, caso atole. E encha o tanque em Ponte Alta do Tocantins, que só vi postos lá e em Mateiros.

Convém também ter um GPS e tracklogs da região, para não se perder. O tráfego de carros é muito pequeno e pouca coisa é sinalizada.

Aproveite a viagem. Lá é lindo. Fui pela Chapada dos Veadeiros e saí do outro lado, na divisa Piauí, Tocantis e Bahia, pegando o asfalto próximo a Luiz Eduardo Magalhães - BA.

Mais um de brasília!

Pili, muito obrigado. Bom ter informções de quem já foi lá realmente. Muito utéis suas informações.

Sobre os protetores, tem ideia de quanto custam?

Muito obrigado!

VOVÔ DO TROLLER
18/03/2013, 14:14

Boa tarde pessoal. Uma prancha de desatolamento também é muito importante, principalmente na areia (prancha de desatolagem - Google Search (http://www.google.com/search?q=prancha+de+desatolagem&hl=en&rlz=1C2ARAB_enBR462BR463&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=BkpHUff8JJH89gTtqYFg&ved=0CCwQsAQ&biw=1920&bih=979))

No final do ano passado, tentando puxar uma L200, atolei (ou melhor," areei") com o Troller neste trecho que vai para as dunas. Fizemos um trenzinho com 3 Trollers e os 3 afundaram na areia. Se não fosse a prancha que um amigo tinha levado , tínhamos ficados todos na roça. A prancha nos livrou de passarmos por um grande perrengue. Abs e uma boa viagem.Válter.

pili
18/03/2013, 18:50
Mais um de brasília!

Pili, muito obrigado. Bom ter informções de quem já foi lá realmente. Muito utéis suas informações.

Sobre os protetores, tem ideia de quanto custam?

Muito obrigado!

Uns R$ 700. Instalei na Soma, mesmo, porque saía quase o mesmo preço de comprar pela internet, direto da New Track, e a mão-de-obra era gratuita.

Concorco com o que o colega acima disse: cuidado com a trilha das dunas. Foi o único lugar em que realmente passei um aperto. Uma prancha de desatolagem vai bem. Também levei uma cinta de reboque, que é essencial.

Abraço,

rivaldoguedes
08/11/2016, 08:08
Olá pessoal, também sou de Brasília e novo no mundo 4x4.
Gostaria de saber como foi a viagem do Dab75 para o Jalapão. Eu irei pra lá no carnaval 2017 numa GV 4x4 2015 e gostaria das dicas e recomendações de quem já esteve por lá.
Abraço!

ivancgbsb
08/11/2016, 08:41
Bom dia Rivaldo.

Já andei pelo Jalapão umas oito vezes e também sou de Brasília.
Como já disseram, seu carro vai tranquilo. No carnaval você deve pegar chuva e lama. Em compensação no caminho das dunas a areia deve estar menos fofa por causa da chuva.
Caso prefira pode mandar mensagem para ivandearaujo arroba gmail ponto com.
Sugiro que você trace um roteiro prévio para que a turma lhe passe mais informações.
Aqui tem alguma coisa: Viagens ao Jalapao - IvandeAraujo (https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/viagens-ao-jalapao)

tiagoeborsanyi
08/11/2016, 17:52
Olá, estou me preparando a ir ao jalapão por volta de março do ano que vem mais se puder juntar a trip eu iria no carnaval contigo, minha intenção é dar a volta completa no parque, vou com uma tracker 2008, peguei ontem o carro e comecei a prepara-lo. E no próximo ano vou para a patagonia começo de 2018.
Meu email é tiagoeborsanyi@gmail.com