Conectar

Ver Versão Completa : Radiador Hilux SW4

Guido Michaelis
11/03/2013, 19:53
Boa noite, galera!
Recentemente adquiri uma SW4 97 3.0 turbodiesel, novinha!
Porém, acabei por descobrir que tenho que trocar o radiador, já que este está corroído.
Portanto, gostaria de saber se alguém conhece uma oficina aqui no Rio boa/barata ou da possibilidade de mandar fazer um radiador, se compensa no custo, etc.
Abraços e obrigado,

Guido

guilhermeabreu
11/03/2013, 20:09
Boa noite, galera!
Recentemente adquiri uma SW4 97 3.0 turbodiesel, novinha!
Porém, acabei por descobrir que tenho que trocar o radiador, já que este está corroído.
Portanto, gostaria de saber se alguém conhece uma oficina aqui no Rio boa/barata ou da possibilidade de mandar fazer um radiador, se compensa no custo, etc.
Abraços e obrigado,

Guido

GUIDO MICHAELIS

Seja muito bem vindo ao forum , é um VÍCIO só , mas RADIADOR vc deve sim comorar um novo ou mandar fazer , aqui tem endereços de fabricantes , fica em torno dos R$1.000,00 ou um pouco menos , fiz um na PACCINI RADIADORES , mas teve outro amigo aqui que comprou em outro lugar por um preço tb bem razoável , estou velho e não me lembro quem comprou , mas logo vai aparecer .

DICA :

1- NÃO ANDE COM O CARRO COM RADIADRO RUIM , PERDÍ UMMOTOR POR FAZER ISTO , ESQUECIA DE COMPLETAR A ÁGUA ATÉ QUE FUNDÍ O MOTOR MESMO A TEMPERATURA NÃO CHEGANDO COM O PONTEIRO NO VERMELHO .

2- COMPRE UM TERMÔMETRO DIGITAL COM SINAL DE ALARME SONORO E INSTALE NO SEU CARRO , É MAIS UMA MEDIDA DE SEGURANÇA PARA VC NÃO PERDER UM MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO POR DISTRAÇÃO .

E boa sorte com a sua SW4 , com certeza te dará muitas alegrias .

FORTE ABRAÇO

Elias_qf
11/03/2013, 21:46
boa noite eu recomendaria um novo porem o valor é muito alto por volta de 1000,00, no meu caso levei aqui em sp em uma casa de radiador com mais de 30 anos... gastei 400,00 reais colocou colmeia nova pois as caixas laterais estavam boas esta perfeito ainda mandei colocar o suporte para o cebolão pois tenho ideia de colocar radiador eletrico

Guido Michaelis
11/03/2013, 21:53
Muito obrigado pelas dicas, galera!
Vou dar uma pesquisada. De repente é possível para mim também trocar apenas a colmeia.

guilhermeabreu
12/03/2013, 00:47
Muito obrigado pelas dicas, galera!
Vou dar uma pesquisada. De repente é possível para mim também trocar apenas a colmeia.

GUIDO

Na minha tb só troquei a colméia , mas a minha era 93 e as laterais e a parte da baixo e de cima eram de metal , este seu radiador é de plástico , acho que não troca colméia destes radiadores , ACHO EU .

Se vc der uma olhada aqui no forum na página da TOYOTA mesmo vc vai encontrar quem comprou um radiador novo para a SW4 dele e não foi caro .

Guido Michaelis
12/03/2013, 12:05
Guilherme,
A oficina que liguei também disse não ser possível trocar a colmeia de radiadores de plástico, mas o meu é de metal! Achei um lugar que faria a troca, mas o cara me cobrou 950 reais. Por esse preço, prefiro comprar um radiador novo...
Estou procurando outras oficinas pra ver se consigo baixar o preço.
Mais uma vez, obrigado.

HERICK
12/03/2013, 12:45
Guilherme,
A oficina que liguei também disse não ser possível trocar a colmeia de radiadores de plástico, mas o meu é de metal! Achei um lugar que faria a troca, mas o cara me cobrou 950 reais. Por esse preço, prefiro comprar um radiador novo...
Mais uma vez, obrigado.

Então a sua viatura não está com o radiador original, com certeza é subdimensionado para o seu motor, coloque a litragem correta e seja feliz!

HERICK
12/03/2013, 12:47
Guilherme,
Mais uma vez, obrigado.

Então a sua viatura não está com o radiador original, com certeza é subdimensionado para o seu motor, coloque a litragem correta e seja feliz!

Inner
12/03/2013, 21:54
Tenta essa muito boa. Abraços

RADIMEC
R. do Bonfim, 350 - São Cristóvão Rio de Janeiro - RJ, 20930-450

(21) 2580-5551/3860-6349

Guilherme,
Mais uma vez, obrigado.

guilhermeabreu
12/03/2013, 22:29
Tem alguem aqui que comprou um radiador novo pra SW4 2001 outro dia atras , não me lembro quem , não é possível que nenhum de vcs lembram tb , procurei lá no fixo de PEÇAS para TOYOTA e não encontrei , mas a pessoa que comprou a qualquer ora destas vai se pronunciar .

Supercharger
12/03/2013, 22:40

Não necessariamente Herick. A caixa superior que é de plástico, depois de muitos anos de uso resseca e trinca. É comum oficinas antigas (das boas) de radiador fazer outra caixa de metal para substituir. Já vi bem feiosa, tosca mas também já vi uma feita à perfeição, parecia peça original.

Talvez foi o que aconteceu na viatura do colega. Radiador original com caixa substituída por uma de metal.

HERICK
12/03/2013, 23:26
Não necessariamente Herick. A caixa superior que é de plástico, depois de muitos anos de uso resseca e trinca. É comum oficinas antigas (das boas) de radiador fazer outra caixa de metal para substituir. Já vi bem feiosa, tosca mas também já vi uma feita à perfeição, parecia peça original.

Talvez foi o que aconteceu na viatura do colega. Radiador original com caixa substituída por uma de metal.

Pois é também pensei nessa possibilidade, mas a primeira impressão é que fica correto? Agora com certeza se essa adaptação foi feita e somente o nosso amigo poderá confirmar ou o seu mecânico é porque o radiador já era, quando eu tive uma SW4 TD 97 mandei soldar o meu radiador e ficou uma M...... No final botei um novo e fiquei feliz, ok!

Guido Michaelis
18/03/2013, 12:01
Galera, bom dia.
Continuando a minha questão.
Achei um ótimo mecânico de radiadores aqui no Rio, com uma loja com mais de 50 anos de existência. Ele me recomendou a troca do radiador, visto que refazer a colmeia não me garantiria tanta durabilidade. Ele mesmo me disse para procurar um radiador no Mercado Livre, já que ele já resolveu carros com esse procedimento.
Realmente encontrei um preço bem razoável no ML, (menor que na América autopeças), mas não tenho certeza se esse radiador serve na minha SW4. Alguém saberia dizer?
Radiador Toyota Hilux 1997 Acima - 2.8 - 3.0 Diesel - 57x65 - R$ 780,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-466282101-radiador-toyota-hilux-1997-acima-28-30-diesel-57x65-_JM#questionText)

Um abraço e obrigado pelas dicas!

Inner
18/03/2013, 19:55
Guido posta o contato da oficina e do mecânico, é sempre bom saber de boas oficinas e bons profissionais.

Galera, bom dia.
Achei um ótimo mecânico de radiadores aqui no Rio, com uma loja com mais de 50 anos de existência. Ele me recomendou a troca do radiador, visto que refazer a colmeia não me garantiria tanta durabilidade. Ele mesmo me disse para procurar um radiador no Mercado Livre, já que ele já resolveu carros com esse procedimento.
Realmente encontrei um preço bem razoável no ML, (menor que na América autopeças), mas não tenho certeza se esse radiador serve na minha SW4. Alguém saberia dizer?
Radiador Toyota Hilux 1997 Acima - 2.8 - 3.0 Diesel - 57x65 - R$ 780,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-466282101-radiador-toyota-hilux-1997-acima-28-30-diesel-57x65-_JM#questionText)

Guido Michaelis
18/03/2013, 21:06
Com certeza, cara!
Não consigo lembrar o nome do mecânico, mas a loja é Radiadores Santo Antônio. Fica na rua Gonzaga Bastos, 305 em Vila Isabel. Os tels são 2288-6184 e 2288-5797

shuther4x4
18/03/2013, 23:00
boa noite eu recomendaria um novo porem o valor é muito alto por volta de 1000,00, no meu caso levei aqui em sp em uma casa de radiador com mais de 30 anos... gastei 400,00 reais colocou colmeia nova pois as caixas laterais estavam boas esta perfeito ainda mandei colocar o suporte para o cebolão pois tenho ideia de colocar radiador eletrico

Boa noite Elias,
O que seria um radiador eletrico?
Att
Fábio

guilhermeabreu
18/03/2013, 23:15
Boa noite Elias,
O que seria um radiador eletrico?
Att
Fábio

SHUTHER4X4

Ele deve ter enganado na fala , pois não existe radiador elétrico e sim VENTILADOR ELÉTRICO , LEIA-SE VENTOINHA ELÉTRICA .

Ezahn
19/03/2013, 00:04
Galera, bom dia.

Qual é a sua hilux? A minha é SW4 93 e as medidas da colmeia são 49 de altura e 53 de largura.

Supercharger
19/03/2013, 20:05
Este radiador postado pelo Guido é originalmente da V6 automática. Veja que tem a entrada inferior para refrigeração do óleo do câmbio. Claro, é só fechar a tubulação, mas o modelo exato do seu carro não é.

Elias_qf
19/03/2013, 22:53
boa noite desculpe pleo engano... rsrsr realmente eu errei na hora de escrever, quero substituir a ventuinha magnetica por uma eletrica ai ja pedi para o rapaz colocar na caixa o local para o cebolão

sinval
23/03/2013, 17:58
Olá pessoal, alguem sabe quantos Litros pega só o radiador fora o motor da sw4 97 3.0 TD, eu medir só pegou 4 Litros, achei estranho.

guilhermeabreu
24/03/2013, 15:42
Olá pessoal, alguem sabe quantos Litros pega só o radiador fora o motor da sw4 97 3.0 TD, eu medir só pegou 4 Litros, achei estranho.

Falam que são 10 litros , mas acho que é com a água que vai no motor tb . Pois na minha BONEQUINHA qdo tive que comprar um radiador novo qdo ele chegou eu enchí e pegou 4 litros e achei extranho tb .

Freitag
24/03/2013, 18:15
Prezado amigo, se quiser aqui em Jacarepaguá tem um cara muito bom, que já fez de varios carros conhecidos inclusive um omega que possuía. Se tiver interesse posso ir com você lá. []s

Inner
25/03/2013, 11:03
Mecânico bom e com referência deve ser divulgado. posta o contato dele. Forte abraço

Prezado amigo, se quiser aqui em Jacarepaguá tem um cara muito bom, que já fez de varios carros conhecidos inclusive um omega que possuía. Se tiver interesse posso ir com você lá. []s

Glaicon
30/04/2013, 07:29
Então, ontem na oficina, enquanto fazia troca dos pivôs e fluídos, olhando sem parar para aquele belo motor, eis que, de repente, não mais que de repente, nada mais que de repente, noto umidade na parte superior do radiador.:shock:
Se percebe até a cor azulada do aditivo.
Bom, arrumo logo ou deixo assim por um ou dois anos?
Quero a opinião isenta e não traumatizada do Guilherme, que tem uma relação de amor com o radiador da sua ex-Bonequinha:mrgreen:

dorderf
30/04/2013, 08:01
Então, ontem na oficina, enquanto fazia troca dos pivôs e fluídos, olhando sem parar para aquele belo motor, eis que, de repente, não mais que de repente, nada mais que de repente, noto umidade na parte superior do radiador.:shock:
Quero a opinião isenta e não traumatizada do Guilherme, que tem uma relação de amor com o radiador da sua ex-Bonequinha:mrgreen:

Glaicon, tens o sensor de temperatura da água? Se tiver, desencana. Se passar de 82°C no verão forte, comece a se preocupar. Depois que instalei esse sensor, deixei de abrir o capô do carro todo dia!

Ezahn
30/04/2013, 22:37
Verifique o nível da água, se estiver abaixando é aconselhável arrumar. Isto tb é simples, uma oficina de radiador troca a vedação da caixa em um dia.

jorge.duarte
30/04/2013, 22:44
Faria o serviço logo, pois o prejú pode ser maior no futuro.
obs. não sou traumatizado!! kkkk

Abs

TCHEIGOR
30/04/2013, 23:18

Abs

tbem acho, já que viu, assim que der faz uma revisão geral no radiador e fica um bom tempo sem se preocupar com ele.
e um bom radiador garante que o motor não sofra, o que pode poupar tbem uma boa grana.

Glaicon
01/05/2013, 08:58

Abs
Só estava zoando com o Guilherme.
Por falar nisso, cadê ele?:grin:
Farei o serviço logo, com certeza.
Mas este fato ratifica a minha teoria de quê as viaturas só fervem por falta de água no sistema.
Essa fama do radiador subdimensionado considero, data venia, lenda.
Mudando de assunto. Jorge, o que é esse teu avatar?:pensativo:

jorge.duarte
01/05/2013, 17:34
Mas este fato ratifica a minha teoria de quê as viaturas só fervem por falta de água no sistema.
O avatar é um adesivo ou design que tinha intenção de colocar na minha pickup, copiei da Net, como troquei de carro, fiquei só na vontade....kkkkkk

Abs

Freitag
01/05/2013, 20:41
Amigo se não for um vazamento de grande proporção que esteja baixando muito o nível de água ou alterando a temperatura do motor vai se programando para fazer o serviço tão logo, agora se é de grande monta não protele pois o dano futuro será muito maior. Faça uma avaliação e veja o que é melhor. Pode durar anos assim sem causar qualquer problema, mas ficar com a pulga atrás da orelha, preocupado é uma mmmm. Viajar tenso, sempre na dúvida e vai que se alastra e fica na mão. Sabemos que não é o caso pelo menos cf. as fotos, mas! []s

Glaicon
27/07/2013, 11:21
Senhores, como havia dito no post anterior, iria mandar arrumar o radiador.
Bom, tiraram o mesmo e reapertaram as garrinhas entre a colméia e a caixa superior.
Como estava para fazer a viagem pelo Chile e Argentina, fiquei olhando todos os dias o sistema.
E ainda parecia que baixava alguma coisinha de nível.
A solução? Um dia antes da viagem troquei o radiador.
Não se faz esse tipo de serviço em cima da hora, mas não iria curtir viajar 7.000 Km´s com uma peça tão importante dando problemas.
E fiz bem, pois depois de desmontar pedi para fazerem um teste de pressão dentro do tanque d´água e acharam um pequeno furinho na parte inferior do mesmo.
Ou seja, problemas sérios à vista.
Depois da troca posso dizer que até a mangueira superior quase nem dá pressão no trânsito urbano, o que deve ser reflexo de uma melhor refrigeração.
Durante a viagem sempre que possível olhava o nível e a mangueira e, tudo certo!
Custo de R$ 750,00.
Por isso, minha opinião é que eu deveria ter ouvido o Guilherme há mais tempo: troque o radiador!:concordo:

guilhermeabreu
27/07/2013, 11:37
Senhores, como havia dito no post anterior, iria mandar arrumar o radiador.
Bom, tiraram o mesmo e reapertaram as garrinhas entre a colméia e a caixa superior.
Como estava para fazer a viagem pelo Chile e Argentina, fiquei olhando todos os dias o sistema.
E ainda parecia que baixava alguma coisinha de nível.
A solução? Um dia antes da viagem troquei o radiador.
Não se faz esse tipo de serviço em cima da hora, mas não iria curtir viajar 7.000 Km´s com uma peça tão importante dando problemas.
E fiz bem, pois depois de desmontar pedi para fazerem um teste de pressão dentro do tanque d´água e acharam um pequeno furinho na parte inferior do mesmo.
Ou seja, problemas sérios à vista.
Depois da troca posso dizer que até a mangueira superior quase nem dá pressão no trânsito urbano, o que deve ser reflexo de uma melhor refrigeração.
Durante a viagem sempre que possível olhava o nível e a mangueira e, tudo certo!
Custo de R$ 750,00.
Por isso, minha opinião é que eu deveria ter ouvido o Guilherme há mais tempo: troque o radiador!:concordo:

CARO GLAICON

Fico feliz por isto mas :

CADA CABEÇA , UM A SENTENÇA .

O que falo aqui e dou as dicas é pq passei pelo problema , E TIVE PREJUÍZOS , e vejo a maioria não seguir minhas dicas , CADA CABEÇA UMA SEMNTENÇA fazer o que , outros que não seguiram as dicas , podem não terem tido prejuízos , mas A LEI DE MURPHY esta aí para provar que : AQUILO QUE TEM A POSSIBILIDADE REMOTA DE DAR ERRADO , VAI DAR ERRADO .

E vc GLAICON tomou a medida correta antes da viagem , se vc viajasse com o outro radiador COM CERTEZA VC VOLTARIA GUINCHADO NO MEIO DA VIAGEM.

E vc ainda citou o que eu havia falado a tempos , fico mais feliz ainda com seu relato , para que outros não INSISTAM EM RECONDICIONAR : " RADIADOR , TURBINA " , não vale a pena ESTA ECONOMIA .

ABRAÇÃO AE BOA VIAGEM .

Zani
27/07/2013, 21:21
Tem alguem aqui que comprou um radiador novo pra SW4 2001 outro dia atras , não me lembro quem , não é possível que nenhum de vcs lembram tb , procurei lá no fixo de PEÇAS para TOYOTA e não encontrei , mas a pessoa que comprou a qualquer ora destas vai se pronunciar .
Dr. Guilherme, não sei se o senhor se refere a mim, mas troquei o radiador da minha CD lá na PACINI, por indicação do senhor.
Faz 1 ano e meio, paguei por volta de R$900 com mão de obra.
Detalhe, a um mês, tive novo vazamento e comentei aqui no fórum. Voltei na PACINI, agora foi um pouco mais difícil pois estou a 550 km de SP, antes eu morava em Cotia. Ao chegar lá tiraram o radiador e verificaram que tinha um vazamento, não era por furo, e sim por ressecamento nas vedações do radiador. Arrumaram e tudo bem, ficou nota 10.
Detalhe: eu imagino que um radiador novo com 1 ano e meio de uso não deveria ter as vedações ressecadas em tão pouco tempo, usando aditivo que eles mesmos colocaram, RV Cool. Além disso, embora a garantia era apenas 6 meses, eu imaginava que como o problema era de ressecamento das vedações, que são material deles, eles não iam me cobrar, mas COBRARAM SIM, R$ 140 , paguei, não foi tão caro, por uma peça tão importante, mas fiquei com um "resquício" de que podiam ter feito isso de graça, pela clientela, eu o faria, mas......
Abraço.

guilhermeabreu
27/07/2013, 21:32
Dr. Guilherme, não sei se o senhor se refere a mim, mas troquei o radiador da minha CD lá na PACINI, por indicação do senhor.
Faz 1 ano e meio, paguei por volta de R$900 com mão de obra.
Detalhe, a um mês, tive novo vazamento e comentei aqui no fórum. Voltei na PACINI, agora foi um pouco mais difícil pois estou a 550 km de SP, antes eu morava em Cotia. Ao chegar lá tiraram o radiador e verificaram que tinha um vazamento, não era por furo, e sim por ressecamento nas vedações do radiador. Arrumaram e tudo bem, ficou nota 10.
Detalhe: eu imagino que um radiador novo com 1 ano e meio de uso não deveria ter as vedações ressecadas em tão pouco tempo, usando aditivo que eles mesmos colocaram, RV Cool. Além disso, embora a garantia era apenas 6 meses, eu imaginava que como o problema era de ressecamento das vedações, que são material deles, eles não iam me cobrar, mas COBRARAM SIM, R$ 140 , paguei, não foi tão caro, por uma peça tão importante, mas fiquei com um "resquício" de que podiam ter feito isso de graça, pela clientela, eu o faria, mas......
Abraço.

ZANI

Não me referia a vc , eu falei de maneira generalizada , vc fez na PACCINI que eu recomendei , e eles na minha opinião não agiram de forma HONROSA com vc , concordo com vc que a garantia mesmo sendo de 6 meses mas APENAS 1 ano e meio dar problema eles deveriam consertar sem cobrar nada e ainda pedirem desculpas pelo ocorrido , pq mais uma vez concordo que um radiador " NOVO " como eles garantem que fica , NÃO ERA PARA DAR PROBLEMA TÃO CEDO .

Mas já teve outros aqui no forum que mandaram fazer em outros fabricantes e não deu problema algum .

O QUE ME REFERÍ É QUE NÃO VALE A PENA EM " VARETAR UM RADIADOR " e sim comprar um novo ou mandar fazer um novo .

Pois o radiador qdo precisa de varetar é pq ele já esta bem velho e CORROÍDO por dentro e qdo o profissional faz ao serviço de varetar ele desmonta o radiador e fecha ele com uma solda que NUNCA FICA 100% , pq eles não tem uma tecnologia de limpeza das peças , e solda a " VAMOS SIMBORA " e a solda não veda completamente , e vc terá problemas logo a seguir de um serviço feito desta forma , JÁ ACONTECEU ISTO COMIGO VÁRIAS VEZES , É POR ISTO QUE DESISTÍ DE VARETAR RADIADOR .

Abração

Marcos Carvalho
27/07/2013, 22:05
Sabias palavras Dr. Guilherme, fica aí o caminho das pedras..........me lembro sempre do exemplo de um semáforo de passagem de trem..............PARE, OLHE, ESCUTE..........passe se quiser

Glaicon
28/07/2013, 09:46
CARO GLAICON

Fico feliz por isto mas :

CADA CABEÇA , UM A SENTENÇA .

O que falo aqui e dou as dicas é pq passei pelo problema , E TIVE PREJUÍZOS , e vejo a maioria não seguir minhas dicas , CADA CABEÇA UMA SEMNTENÇA fazer o que , outros que não seguiram as dicas , podem não terem tido prejuízos , mas A LEI DE MURPHY esta aí para provar que : AQUILO QUE TEM A POSSIBILIDADE REMOTA DE DAR ERRADO , VAI DAR ERRADO .

E vc GLAICON tomou a medida correta antes da viagem , se vc viajasse com o outro radiador COM CERTEZA VC VOLTARIA GUINCHADO NO MEIO DA VIAGEM.

E vc ainda citou o que eu havia falado a tempos , fico mais feliz ainda com seu relato , para que outros não INSISTAM EM RECONDICIONAR : " RADIADOR , TURBINA " , não vale a pena ESTA ECONOMIA .

ABRAÇÃO AE BOA VIAGEM .
A viagem já terminou.
Chegamos na sexta-feira, depois de 7.145 Km´s rodados.
Tudo certo!
A soma dos valores para consertar o radiador ano passado e mês passado custou exatos 72% de um radiador novo.
Ou seja, paga-se caro e ainda não fica bom.
Por isso, consertar radiador, nunca mais!:concordo:

guilhermeabreu
28/07/2013, 11:03
A viagem já terminou.
Chegamos na sexta-feira, depois de 7.145 Km´s rodados.
Tudo certo!
A soma dos valores para consertar o radiador ano passado e mês passado custou exatos 72% de um radiador novo.
Ou seja, paga-se caro e ainda não fica bom.
Por isso, consertar radiador, nunca mais!:concordo:

GRANDE GLAICON

É por aí , poucos tem a sua coragem de colocar os erros cometidos e vc colocou e relatou a solução .

Fico feliz por ter feito boa viagem e ter não ter acontecido nada de errado com o carro , a viagem deve ter sido deslumbrante .

PARABENS PELO PASSEIO .

Abraço

Glaicon
29/07/2013, 07:05
GRANDE GLAICON

É por aí , poucos tem a sua coragem de colocar os erros cometidos e vc colocou e relatou a solução .

Fico feliz por ter feito boa viagem e ter não ter acontecido nada de errado com o carro , a viagem deve ter sido deslumbrante .

PARABENS PELO PASSEIO .

Abraço
Não sei se já vistes meu tópico sobre a viagem. Então me permita juntar umas fotos totalmente off topic.:mrgreen:

guilhermeabreu
29/07/2013, 14:17
Não sei se já vistes meu tópico sobre a viagem. Então me permita juntar umas fotos totalmente off topic.:mrgreen:

GLAICON

INACREDITÁÁÁÁÁÁÁVEL , vc esteve neste lugar e a sua SW4 ficou desta forma ?????????????? Que beleza cara !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Parabens pela bela viagem .

Leonildo Farias
21/03/2015, 11:06
Estou com o mesmo problema, mando consertar e pouco tempo depois vaza, vou optar pela troca por um novo, encontrei aqui em Fortaleza entre 950 e 1300.

guilhermeabreu
21/03/2015, 14:13
Estou com o mesmo problema, mando consertar e pouco tempo depois vaza, vou optar pela troca por um novo, encontrei aqui em Fortaleza entre 950 e 1300.

LEONILDO

É isto aí , vc comprando um novo vai ficar uns bons 15 anos sem problema algum com radiador .

Glaicon
22/03/2015, 08:00
Leonildo, permita-me relatar só para mostrar o quão sábia é a sua decisão:
Em julho de 2013 troquei o radiador e fui viajar. Tudo certo.
Em julho do ano passado retirei parte do líquido do radiador e inclui nova água e aditivo homologado pelo Inmetro.
Só por garantia.
Fiz nova viagem longa pela Argentina, voltei e, até hoje, a água está no mesmo nível.
Pense num homem feliz.
Observe antes da troca a pressão que fica a mangueira do radiador.
Depois de trocar faça novas verificações e reveja a pressão.
Lhe garanto que ela trabalhará mais aliviada, tamanha a eficiência da troca de calor.:concordo:

dpab
21/04/2015, 21:45
Leonildo, permita-me relatar só para mostrar o quão sábia é a sua decisão:
Em julho de 2013 troquei o radiador e fui viajar. Tudo certo.
Em julho do ano passado retirei parte do líquido do radiador e inclui nova água e aditivo homologado pelo Inmetro.
Só por garantia.
Fiz nova viagem longa pela Argentina, voltei e, até hoje, a água está no mesmo nível.
Pense num homem feliz.
Observe antes da troca a pressão que fica a mangueira do radiador.
Depois de trocar faça novas verificações e reveja a pressão.
Lhe garanto que ela trabalhará mais aliviada, tamanha a eficiência da troca de calor.:concordo:

Glaicon,
Chegou a minha vez. O radiador da minha Neguinha tá vazando na junta superior e preciso comprar um novo.
Na CSS do RJ o original custa R$ 3.200,00. Na América, Status e Ferraço o original custa mais de R$ 5.400,00 !!! O Anderson, da Status, me vendeu um paralelo muito bem acabado, mas ao chegar verifiquei que era mais estreito que o original e de baixa capacidade, pegando só 2,5 litros em seu interior e por isso o devolvi, sendo prontamente restituído pelo honestíssimo Anderson. Por isso, pergunto: Qual a marca do seu radiador novo e onde vc comprou? Agradeço a ajuda. Um abraço, Delfim.

Glaicon
22/04/2015, 08:07
Glaicon,
Chegou a minha vez. O radiador da minha Neguinha tá vazando na junta superior e preciso comprar um novo.
Na CSS do RJ o original custa R$ 3.200,00. Na América, Status e Ferraço o original custa mais de R$ 5.400,00 !!! O Anderson, da Status, me vendeu um paralelo muito bem acabado, mas ao chegar verifiquei que era mais estreito que o original e de baixa capacidade, pegando só 2,5 litros em seu interior e por isso o devolvi, sendo prontamente restituído pelo honestíssimo Anderson. Por isso, pergunto: Qual a marca do seu radiador novo e onde vc comprou? Agradeço a ajuda. Um abraço, Delfim.
Delfim, não sei qual é a marca.
Não tem impressa no produto, nem etiqueta que informe.
Deve ser chinês. Mas funciona muito bem.
Eu comprei aqui em Florianópolis. Até ano passado eles não enviavam pelos correios.
Mas você pode ligar e tentar saber a marca:concordo:.
http://www.rmarechal.com.br/index.php

guilhermeabreu
22/04/2015, 13:13
Glaicon,

DELFIM

Na minha EX BONEQUINHA , mandei fazer na PACCINI RADIADORES , mandei o meu , eles aproveitaram a caixa externa e ficou 100% por R$740,00 com frete , mas o meu era de bronze o seu deve ser o de plástico e alumínio , não sei se eles fabricam , acredito que sim , mas não custa nada vc ligar e perguntar .

Abraço

dpab
22/04/2015, 21:59
Bem amigos, não teve jeito, tive que suportar o ônus e comprar o radiador original na concessionária.
Agora é aguardar chegar, trocar e ser feliz. Obrigado a todos. Um abraço, Delfim

Fernando César Ximenes
23/04/2015, 10:51
Caros colegas, preciso de fotos ou vista explodida do sistema de refrigeração do motor hilux 2.8, ano 97.Alguém sabe onde posso conseguir? Grato.

mbsouza
26/06/2016, 21:50
A ventoinha do radiador da minha SW4 fica sempre ligado, isso é normal?

Glaicon
27/06/2016, 06:54
A ventoinha do radiador da minha SW4 fica sempre ligado, isso é normal?
Sim, fica sempre girando, mesmo com o motor totalmente frio.
Na medida que o motor esquenta, ele vai engrossando o gel da polia viscosa, fazendo a ventoinha girar mais ainda, seguindo o ritmo de rotação do motor.
Inclusive, um teste para saber se a polia viscosa está funcionando corretamente, é tentar parar as hélices em marcha lenta, utilizando o pedaço de pano.
Se parar é porque o gel está perdendo eficiência.
Se estiver bom você não consegue parar.:concordo:

Camilo Mendoza
09/04/2022, 07:42
Bom dia.

Faz alguns dias a minha SW4 1997 aqueceu. Não estava acompanhando a temperatura pois estava distraído conversando e só percebi quando estava fervendo. Encostei, esperei esfriar, completei o nível e continuei a viagem. Percebi que a tampa do radiador estava desencaixada - segundo entendo não é para acontecer pois mesmo que abra a válvula de alivio a tampa não deve sair do lugar. Achei que poderia ter soltado durante a viagem, e por isso aqueceu, ainda estou na dúvida. Depois vendo em detalhe, o bocal plástico do radiador onde encaixa a tampa tem desgaste, provavelmente alguém no passado atarraxou a tampa errado ....

Estive acompanhando estes dias e o nível de agua baixa um pouco, tenho que completar uma vez por semana. Não achei nenhum indicio de vazamento, todas as mangueiras estão secas igual que o radiador. Porem não e normal baixar o nível então tem algum problema.

Algumas perguntas para os mais experientes do forum

1. O que acham do que aconteceu?

2. Alguma indicação de uma oficina boa de radiadores em SP? (não tem que ser a mais barata, geralmente nao me importo de pagar um pouco a mais por um bom serviço de qualidade)

3. Pelo que li, o radiador deste carro SW4 1997 esta subdimensionado. Qual radiador novo recomendam? Já ouvi que e melhor colocar de alumínio e achei este, alguma experiência com eles?

Na Loja Master Cooler voce encontra RADIADOR DE AGUA HILUX 3.0 com alta performance e melhor qualidade! (https://www.lojamastercooler.com.br/radiador-de-agua-hilux-3-0)

4. Recomendam além disso a troca ventoinha? Por uma de maior número de paletas ou por uma elétrica?

5. Como posso ter 100% de certeza que não ouve problema no cabeçote?

Estou preparando este carro para viagens longas, então o foco é que seja 100% confiável

Glaicon
09/04/2022, 09:21
Bom dia.

Faz alguns dias a minha SW4 1997 aqueceu. Não estava acompanhando a temperatura pois estava distraído conversando e só percebi quando estava fervendo. Encostei, esperei esfriar, completei o nível e continuei a viagem. Percebi que a tampa do radiador estava desencaixada - segundo entendo não é para acontecer pois mesmo que abra a válvula de alivio a tampa não deve sair do lugar. Achei que poderia ter soltado durante a viagem, e por isso aqueceu, ainda estou na dúvida. Depois vendo em detalhe, o bocal plástico do radiador onde encaixa a tampa tem desgaste, provavelmente alguém no passado atarraxou a tampa errado ....

Estive acompanhando estes dias e o nível de agua baixa um pouco, tenho que completar uma vez por semana. Não achei nenhum indicio de vazamento, todas as mangueiras estão secas igual que o radiador. Porem não e normal baixar o nível então tem algum problema.

2. Alguma indicação de uma oficina boa de radiadores em SP? (não tem que ser a mais barata, geralmente nao me importo de pagar um pouco a mais por um bom serviço de qualidade)

3. Pelo que li, o radiador deste carro SW4 1997 esta subdimensionado. Qual radiador novo recomendam? Já ouvi que e melhor colocar de alumínio e achei este, alguma experiência com eles?

Na Loja Master Cooler voce encontra RADIADOR DE AGUA HILUX 3.0 com alta performance e melhor qualidade! (https://www.lojamastercooler.com.br/radiador-de-agua-hilux-3-0)

4. Recomendam além disso a troca ventoinha? Por uma de maior número de paletas ou por uma elétrica?

Estou preparando este carro para viagens longas, então o foco é que seja 100% confiável
Lamento pelo o que aconteceu com sua viatura.
Mas, de forma categórica já posso lhe dizer que não, os radiadores nas SW4 1997, 98, 99, não são subdimensionados.
Já coloquei foto do manual do proprietário da minha ex 1998, e a capacidade total do sistema é de dez litros.
Até hoje deve ser em volta deste valor nas viaturas atuais.
Estando o sistema selado adequadamente, ou seja, pressurizado, com bomba d´água em dia, aditivo anti-fervura, bem como polia viscosa eficiente, pode rodar tranquilo.
A partir do momento que seu sistema ficou sem pressão, é claro que ferverá.
Se o sistema é subdimensionado, por quê não ferveu antes, tendo a viatura 25 anos de idade?
Portanto, tire esta idéia da cabeça e não gaste com soluções desnecessárias.
Agora, se atingiu o cabeçote, isto dependerá de uma boa investigação, mas se a tampa está vedada, sem umidade nas mangueiras, e a água está sumindo sem vestígios, é provável que esteja indo embora pelo escapamento.
É assim que acontece quando ele ou a junta trincam.
Com o motor frio e em trânsito urbano não perde água, pois a dilatação da trinca é minúscula.
Já em rodovia, em constantes dois a três mil RPM´s, é que aparecerá o problema.
Portanto, começando do básico, é colocar radiador novo, com tampa nova e, aditivo.
Não faça varetamento de radiador.
Fica uma porcaria.
No meu caso, além de ficar ruim, ainda quebraram a mangueira de alumínio do ar quente, embaixo do painel, que passou a pingar dentro do carro.
Claro que não assumiram o prejuízo, pois alegaram que a limpeza do sistema tirou ferrugem das mangueiras e ocorreu o vazamento.
Assim, feita esta manutenção básica, continue observando, inclusive em volta da bomba d´água.
Se continuar sumindo, aí é partir para o cabeçote, infelizmente.
Boa sorte em sua busca.:concordo:

ALVARO ANGELO
09/04/2022, 11:01
Bom dia.

Meu caro, existem muitos relatos diferentes sobre esquentamento desses modelos. Cada um tem uma visão e uma experiência própria. Tenho ainda uma sw4 ano 1998 que já me deu muito prejuízo e dinheiro gasto desnecessariamente com motor fundido, mas continuo com ela.
O que basicamente fiz a mais foi : colocar um relógio para marcar temperatura com acionamento sonoro (sugestão do Guilherme Abreu), colocar no capÔ uma entrada de ar adicional (da própria toyota modelo mais novo) e mandei confeccionar um radiador maior para ser adaptado. Não confio no marcador de temperatura original, quando começa a subir o ponteiro é muito rápido e não andamos olhando para ele, olhamos para a estrada à frente. Para evitar gastar dinheiro sem necessidade comece com as coisas mais simples e importantes como o relógio extra com aviso sonoro que você pode programar o ponto do aviso.

Alvaro Angelo

rsfvet
09/04/2022, 20:33
Sim, fica sempre girando, mesmo com o motor totalmente frio.
Na medida que o motor esquenta, ele vai engrossando o gel da polia viscosa, fazendo a ventoinha girar mais ainda, seguindo o ritmo de rotação do motor.
Inclusive, um teste para saber se a polia viscosa está funcionando corretamente, é tentar parar as hélices em marcha lenta, utilizando o pedaço de pano.
Se parar é porque o gel está perdendo eficiência.
Se estiver bom você não consegue parar.:concordo:

Concord com o Glaicon depois de mto quebrar a cabeça com a minha a solução foi justamente essa, iniciar pelo radiador e tambem se possivel ja avaliar o cabeçote e juntas, na minha esta foi a solução.
Boa srte!

Ricardo Muller
26/08/2022, 08:36
Vale a pena o RADIADOR da Master Cooler?

Quase 1 ano após instalação do radiador + eletroventilador (Registro)
Bom pessoal, vou tentar responder as perguntas que fazia antes da instalação:

1º) O radiador melhora a refrigeração?
- Certamente melhorar a performance, a troca de calor é superior e isso por si só é muito positivo

2º) O eletro ventilador deixa o motor mais potente?
- O motor fica mais leve, ou solto. Sinto diferença em subidas e ultrapassagens, mas não há uma transformação absurda, a tocada vai continuar sendo a mesma (100-120 km/h), só a retomada que fica melhor!

3º) Eletro ventilador no condensador do ar é necessário?
- Sim, pois o motor deixa de ter a ventilação forçada e constante que a viscosa faz. Em situações de trânsito ou quando parado o ar deixa de gelar sem o par de eletro ventilador da frente

4º) Precisa trocar o alternador?
- Eu acredito que não. Mas nesse ponto não posso contribuir pois minha camionete já tem upgrade de alternador com o da hilux 2006 (Bosch)

MINHA EXPERIÊNCIA:

- O kit vinha com um cebolão de 90º, todos sabemos que nossas camionetes têm a válvula termostática para 80-82º, inclusive existem relatos de substituição pela da Prado (76º). Isso faz com que o motor opere mais quente que o de fábrica e que a válvula termostática fique constantemente aberta. EU troquei o cebolão por um de 78º.

- Como o motor mais leve e o pé fica mais pesado! Isso pode ser um problema, já que você pode deixar de fazer marcha e consequentemente força mais o motor e ai não tem radiador que faça troca térmica com eficiência! Recomendo fortemente a instalação de um pirometro e um sensor de temperatura de bloco antes da instalação do Kit da Master Cooler!

- Meu cabeçote trincou na viagem de volta e acredito que esses dois fatores tenham contribuído. Desde então tenho feito testes, rodei muito tempo com o radiador com a viscosa e a performance de troca de calor é sensacional. Recentemente coloquei o eletro ventilador e tem performado muito bem, mas já tive problemas elétricos e ele parou de funcionar, sorte o sensor de bloco me alertou!

- O radiador pode manter a temperatura em viagem em estradas, sem trechos de serra, mesmo sem o eletro ventilador e isso é um ponto positivo! A questão é que você precisa de um sensor de temperatura de bloco e pirômetro para fazer isso com eficiência e manter o pé LEVE! Passei por isso recentemente.

- Meus eletro ventiladores do condensador queimaram e a garantia e o pós venda não são dos melhores infelizmente. A comunicação é lenta e se você estiver viajando e precisar de reposição pela garantia está FU#$%. Eu passei por situações bem chatas, logo que instalei o KIT, o vendedor que antes me mandava mensagem todos os dias para vender, passou a demorar para me responder e até a me ignorar. Para se ter uma ideia essa reposição demorou mais de 1 mês para ser feita e até hoje ninguém me ligou para saber se resolveu o problema!

- Existem 2 reles de acionamento, ou para o eletro ventilador do radiador e outro para os do condensador. Também tive que trocar os dois na garantia, pois oxidaram por não serem blindados e deixavam de funcionar perfeitamente! Como eles são instalados em um ponto que passa muita água eu improvisei uma “proteção” para que a água não os atinja diretamente, apesar que novos enviados serem blindados.

RESUMO:

Gosto da solução e realmente esperava que toda a experiência com a Master Cooler fosse como nos vídeos que vemos em suas redes sociais, fique com a SENSAÇÃO que se eu NÃO tivesse ido instalar lá, a garantia teria sido um problema. Eu só recomendo a solução para quem vai ficar muito tempo com a camionete, pois o investimento é considerável. O radiador original com uma viscosa boa, faz o seu papel!

Não me arrependo do upgrade, faria novamente. Se você está considerando fazer fique atento para esses pontos que relatei: Cebolão, Reles e Sensores de temperatura de bloco e pirômetro!

Espero que essas informações ajudem vocês a tomarem a decisão sobre o radiador e a empresa

Um forte abraço.