PDA

Ver Versão Completa : Tracker - Acionamento do freio vs Travamento do freio

Murillus
09/03/2013, 13:37
Pessoal,

Recentemente necessitei fazer uma frenagem brusca na Tracker para nao colidir na trazeira de uma anta que entrou na preferencial e pisou no freio sem mais nem menos... Pois bem... Apos parar, o carro ficou com os pneus travados por alguns instantes... No saia do canto... Pisei no freio umas duas vezes e pronto, tudo voltou ao normal... Porem venho notando o carro "pesado" como se tivesse freando... Basta pisar no freio que a sensação volta... Ja olhei o sistema de freio, pastilhas e fluidos... Tudo aparentemente normal... Alguem ja viu isso ???

PHMello
11/03/2013, 22:16
Pessoal,

Recentemente necessitei fazer uma frenagem brusca na Tracker para nao colidir na trazeira de uma anta que entrou na preferencial e pisou no freio sem mais nem menos... Pois bem... Apos parar, o carro ficou com os pneus travados por alguns instantes... No saia do canto... Pisei no freio umas duas vezes e pronto, tudo voltou ao normal... Porem venho notando o carro "pesado" como se tivesse freando... Basta pisar no freio que a sensação volta... Ja olhei o sistema de freio, pastilhas e fluidos... Tudo aparentemente normal... Alguem ja viu isso ???

Nãp sei como vc "olhou o sistema", mas isso parece problemas no retorno da pinça de freio causado por sujeira. Deve se desmontar, limpar e remontar para ter certeza. É uma operação simples mas exige-se um minimo de conhecimento. Procure seu mecânico e fale dos sintomas.
Abç.

Tiagobel
12/03/2013, 22:59
Acho muito difícil de ser problema na pinça do freio dianteiro. É mais provável que o problema esteja no freio traseiro. É bom verificar o quanto antes, pois além de perigoso, rodar com umas das rodas "agarrando" é prejuízo na certa.

Murillus
13/03/2013, 17:41
recentemente troquei as pastilhas e as lonas trazeiras... e o oleo do freio...
vou voltar ao mecanico e depois posto o resultado...

raffaelmaronez
13/03/2013, 19:51
Pessoal, só uma dúvida.

O pedal do freio aciona tando as rodas da frente como as de trás, é isso mesmo? Esses dias estive olhando o sistema para tentar achar um créc créc quando pisa no freio e me deparei com um sistema hidráulico entrando nos tambores do eixo traseiro, estou correto?

PHMello
13/03/2013, 23:58
Pessoal, só uma dúvida.

O pedal do freio aciona tando as rodas da frente como as de trás, é isso mesmo? Esses dias estive olhando o sistema para tentar achar um créc créc quando pisa no freio e me deparei com um sistema hidráulico entrando nos tambores do eixo traseiro, estou correto?

Sim, o pedal aciona o freio das 4 rodas. O "freio de mão" só as traseiras.
Mas, na boa, sem ofensa, se vc não sabia disso, melhor não tentar mexer em nada. Esse crec-crec pode ter origem em muitas peças.
Abç.

raffaelmaronez
14/03/2013, 07:12
Sim, o pedal aciona o freio das 4 rodas. O "freio de mão" só as traseiras.
Mas, na boa, sem ofensa, se vc não sabia disso, melhor não tentar mexer em nada. Esse crec-crec pode ter origem em muitas peças.
Abç.

Sem ofensas velhinho, mas depois de fazer lift, trocar bandejas, discos e pastilhas, drop kit, correias e limpar a injeção no quintal de casa, acho que consigo olhar o quanto um par de sapatas estão gastas.

Que bom que não sei tudo, por isso sempre peço ajuda a vocês.

PHMello
15/03/2013, 10:50
Sem ofensas velhinho, mas depois de fazer lift, trocar bandejas, discos e pastilhas, drop kit, correias e limpar a injeção no quintal de casa, acho que consigo olhar o quanto um par de sapatas estão gastas.

Que bom que não sei tudo, por isso sempre peço ajuda a vocês.

A não! Agora ofendeu. Velhinho não pô! kkkkkkkk

Camarada só quis alertar pra evitar de mexer no conjunto de freio, principalmente qd se desmonta o tambor, e ter problemas na remontagem.
Muitos serviços podem ser feitos com um bom kit de ferramentas, paciencia e diposição no caso de trocas de peças mais "simples" como a suspenção e freio, onde normalmente, tira-se uma e bota-se outra. Porém existem alguns detalhes que qd conhecidos, economizam tempo e evitam o uso de marretas, pés-de-cabra e xingamentos qd algo não quer sair rsrsrs, além, é claro, da segurança durante e após a execução do serviço.
Quando achar a origem do barulho, posta aí pra galera.
Abç,
PH.

m_bispo
15/03/2013, 12:47
Camarada só quis alertar pra evitar de mexer no conjunto de freio, principalmente qd se desmonta o tambor, e ter problemas na remontagem. Muitos serviços podem ser feitos com um bom kit de ferramentas, paciencia e diposição no caso de trocas de peças mais "simples" como a suspenção e freio, onde normalmente, tira-se uma e bota-se outra. Porém existem alguns detalhes que qd conhecidos, economizam tempo e evitam o uso de marretas, pés-de-cabra e xingamentos qd algo não quer sair rsrsrs, além, é claro, da segurança durante e após a execução do serviço.PH.

Pessoal,
seguem os diagramas (alguns) do sistema de freio.
No manual de manutenção da Tracker tem muito mais.
Tem muitas informações interessantes, como fazer a sangria, inspeções e trocas de componentes e PCP torques de apertos.
Até a manutenção nos cilindros, mestre e demais, com limpeza e troca de retentores e coifas.
No link abaixo dá para baixar o manual completo. Tem que fazer um cadastro rápido.
https://www.reparadorchevrolet.com.br/site/reparo-de-veiculos/?v=21
Abraço a todos400708

aleilario
15/03/2013, 12:50
Tive problema deste tipo no meu carro, a principio era somente uma sensação de estar freado, e com o tempo foi piorando, chegando ao ponto de realmente ficar muito freado.

Era o cilindro mestre e hidrovacuo que estavam com problemas. Troquei ambos, meu mecanico adaptou o do Civic.

Guardei o cilindro mestre e o hidrovacuo original para mandar retificar, mas ainda não o fiz, e a adaptação ficou perfeita.

Meu carro é um GV com freio a disco na dianteira original e adaptei o freio a disco nas rodas traseiras, então agora tenho freio à disco nas 4 tbm !

[]´s

raffaelmaronez
15/03/2013, 23:20
A não! Agora ofendeu. Velhinho não pô! kkkkkkkk

Camarada só quis alertar pra evitar de mexer no conjunto de freio, principalmente qd se desmonta o tambor, e ter problemas na remontagem.
Muitos serviços podem ser feitos com um bom kit de ferramentas, paciencia e diposição no caso de trocas de peças mais "simples" como a suspenção e freio, onde normalmente, tira-se uma e bota-se outra. Porém existem alguns detalhes que qd conhecidos, economizam tempo e evitam o uso de marretas, pés-de-cabra e xingamentos qd algo não quer sair rsrsrs, além, é claro, da segurança durante e após a execução do serviço.
Quando achar a origem do barulho, posta aí pra galera.
Abç,
PH.

Oloko!! hehehe não era pra ofender não, a intenção era te deixar tranquilo em passar informações sobre manutenção sem ficar com a pulga atrás da orelha de incentivar a "pratica ilegal" de mechanica de autos. Eu mesmo já fiz muito disso no site do meu moto clube quando percebo que a galera ao invés de consertar vai fazer mérida! Relaxa, tá tudo na paz.

Quase certeza que é sapata pois tem dois meses troquei os discos e pastilhas, vou ver e passo as fotos do serviço.

sergiojusten
16/03/2013, 05:06
ola amigo ghostaria de colocar freio a disco na traseira do meu poderia me dar umas dicas ?? tipo q DISCO vc usou q modelo de PINÇA eq tipo de suporte para a pinça se for pedir de mais umas fotos mande para jo-josinha@hotmail agradeça to qbrando a kbeça com isso!!!!

aleilario
16/03/2013, 07:21
Sergio, quem fez o serviço no meu carro foi o Daniel aqui de SP, bem conhecido por manjar muito de suzukis !

Se não me engano ele usou a pinça do troller e todos os suportes ele usinou, tudo novo.

Fotos até posso tirar, mas só depois que mandar lavar o carro por baixo, pois se tirar agora só irá sair barro hehehee....se quiser o telefone do Daniel, ele é a melhor pessoa para te dar dicas do que ele fez no meu carro, pois ficou excelente o serviço !

m_bispo
16/03/2013, 13:50
É mais provável que o problema esteja no freio traseiro. É bom verificar o quanto antes, pois além de perigoso, rodar com umas das rodas "agarrando" é prejuízo na certa.

Pessoal,

resolvi verificar e manutenir o freio traseiro, principalmente após alguns relatos de freio agarrando.
O freio dianteiro já havia sido desmontado para troca das pastilhas, mas o freio traseiro ainda não havia visto.
Pois bem, após olhar manual de manutenção da Tracker, adquiri 2 parafusos 8mm com cabeça sextavada 13.
Tinha de 2 tipos: um menor, com a rosca na ponta e um maior, com 14 cm e todo rosqueado. Comprei o segundo, mas me arrependi, pois grande empena com facilidade. Pode-se cortar tb.
Para retirar o tambor deve-se usar estes 2 parafusos (foto 1).
É uma verificação muito rápida e fácil de fazer. Demora mais retirar a roda.
Após retirar o tambor, verifica-se o estado do sistema. No meu caso, estava muito sujo, com pó de sapata e areia.
Passei a pressurizadora no tambor, nas sapatas e cilindro. A diferença entre o antes e o depois é considerável.
Pode-se observar que as borrachas do cilindro e as demais peças estão em muito boas condições.
Passei um lubrificante nas partes móveis, tendo o cuidado de não pegar nas sapatas.
O meu não estava travando, mas pelo menos agora eu sei como estão os freios traseiros.
Eu fiz tudo, incluindo a saída para comprar os parafusos, em menos de 1 hora.
Cuidados importantes:
1) utilizar um cavalete. Não tentar fazer o serviço utilizando somente o macaco;
2) calçar o veiculo;
3) soltar o freio de mão antes de colocar os 2 parafusos. Ele impede a retirada do tambor e se forçar, pode-se quebrar o parafuso ou alguma peça lá dentro;
4) após a montagem, deixar o carro em ponto morto. Fazer teste de giro antes e depois da limpeza, para ver a diferença de barulho ao girar a roda.
Abraços
400858400859400860400861400862

chicok
17/03/2013, 21:14
Tenho uma boa duvida com relação a substituição do freio do carro. Quando se troca o freio traseiro a tambor por um a disco, como se faz o ajuste para ficar os 70% - 30% de distribuição de frenagem?

aleilario
18/03/2013, 08:05
No meu caso foi feito no cilindro mestre, foi colocado uma espécie de válvula nos flexíveis que vão para os freios traseiros, assim a proporção de frenagem ficou dentro do normal !!!!

EBSVIDA
01/07/2018, 15:21
Boa tarde estou com um problema que comprei minha Tracker 2009 e quando fui verificar os freios traseiros não existiam mas nada , (quando comprei perguntei e o cara disse que estavam travados a trava estava dura) pensei que estivesse isolado ja que as rodas nao estavam pesadas, mas ao desarmar as rodas encontrei o espelho vazio sem lonas , molas, so com os burrinhos velhos sem os jonsos mas eles estavam vedados não deixando o oleo passar, comecei comparando as peças mas na montagem estou tendo problemas devido as molas e alguns reguladores se puder me ajudar me enviando fotos para que eu possa reconstruir os freios fico grato. Gosto muito do carro pois é um verdadeiro carro pra tudo.

EBSVIDA
20/07/2018, 16:24
Boa tarde estou com um problema que comprei minha Tracker 2009 e quando fui verificar os freios traseiros não existiam mas nada , (quando comprei perguntei e o cara disse que estavam travados a trava estava dura) pensei que estivesse isolado ja que as rodas nao estavam pesadas, mas ao desarmar as rodas encontrei o espelho vazio sem lonas , molas, so com os burrinhos velhos sem os jonsos mas eles estavam vedados não deixando o oleo passar, comecei comparando as peças mas na montagem estou tendo problemas devido as molas e alguns reguladores se puder me ajudar me enviando fotos para que eu possa reconstruir os freios fico grato. Gosto muito do carro pois é um verdadeiro carro pra tudo.Se puderem me ajudar fico muito grato.

EBSVIDA
02/08/2018, 22:33
Pessoal,

resolvi verificar e manutenir o freio traseiro, principalmente após alguns relatos de freio agarrando.
O freio dianteiro já havia sido desmontado para troca das pastilhas, mas o freio traseiro ainda não havia visto.
Pois bem, após olhar manual de manutenção da Tracker, adquiri 2 parafusos 8mm com cabeça sextavada 13.
Tinha de 2 tipos: um menor, com a rosca na ponta e um maior, com 14 cm e todo rosqueado. Comprei o segundo, mas me arrependi, pois grande empena com facilidade. Pode-se cortar tb.
Para retirar o tambor deve-se usar estes 2 parafusos (foto 1).
É uma verificação muito rápida e fácil de fazer. Demora mais retirar a roda.
Após retirar o tambor, verifica-se o estado do sistema. No meu caso, estava muito sujo, com pó de sapata e areia.
Passei a pressurizadora no tambor, nas sapatas e cilindro. A diferença entre o antes e o depois é considerável.
Pode-se observar que as borrachas do cilindro e as demais peças estão em muito boas condições.
Passei um lubrificante nas partes móveis, tendo o cuidado de não pegar nas sapatas.
O meu não estava travando, mas pelo menos agora eu sei como estão os freios traseiros.
Eu fiz tudo, incluindo a saída para comprar os parafusos, em menos de 1 hora.
Cuidados importantes:
1) utilizar um cavalete. Não tentar fazer o serviço utilizando somente o macaco;
2) calçar o veiculo;
3) soltar o freio de mão antes de colocar os 2 parafusos. Ele impede a retirada do tambor e se forçar, pode-se quebrar o parafuso ou alguma peça lá dentro;
4) após a montagem, deixar o carro em ponto morto. Fazer teste de giro antes e depois da limpeza, para ver a diferença de barulho ao girar a roda.
Abraços
400858400859400860400861400862

Boa noite. O amigo teria fotos que pudesse mostrar as molas e o regulador que fica separando as sapatas. Comprei uma tracker porém não tinha nada nos tambores imagine. Estou comprando as peças. Desde já obrigado.

GILIOLI
16/05/2023, 10:54
Pessoal bom dia. tenho uma tracker 2.0 16v gasolina 2008 a uns quatro anos. nunca tive problemas, mas depois da ultima manutenção que mandei fazer antes de uma viagem meus freios viraram um pesadelo. troquei as sapatas traseiras e a partir as rodas começaram a travar. ( trava de não sair do lugar mesmo!!!!) dois mecanicos já mexeram no carro e não acham o problema. Fica um periodo bom (aparentemente) e volta acontecer. Ja comprei outra marca de sapatas e tambem tambor novo e nada!!! Percebi que sempre ao dar a ré que acaba acontecendo o travamento nas rodas traseiras. Ontem aconteceu novamente e o carro não saia do lugar. Tirei a roda traseira direita, dei umas batidas no tambor até que destravou....o carro volta a andar normalmente. As veses tambem tenho a impressão de ter algo com o freio de mão pois se paro em uma rampa (subida) e puxo o freio de mão é grande chance de ocorrer o travamento. Alguem já passou por isso????