Ver Versão Completa : Tracker - Acionamento do freio vs Travamento do freio
Murillus
09/03/2013, 13:37
Pessoal,
Recentemente necessitei fazer uma frenagem brusca na Tracker para nao colidir na trazeira de uma anta que entrou na preferencial e pisou no freio sem mais nem menos... Pois bem... Apos parar, o carro ficou com os pneus travados por alguns instantes... No saia do canto... Pisei no freio umas duas vezes e pronto, tudo voltou ao normal... Porem venho notando o carro "pesado" como se tivesse freando... Basta pisar no freio que a sensação volta... Ja olhei o sistema de freio, pastilhas e fluidos... Tudo aparentemente normal... Alguem ja viu isso ???
Pessoal,
Recentemente necessitei fazer uma frenagem brusca na Tracker para nao colidir na trazeira de uma anta que entrou na preferencial e pisou no freio sem mais nem menos... Pois bem... Apos parar, o carro ficou com os pneus travados por alguns instantes... No saia do canto... Pisei no freio umas duas vezes e pronto, tudo voltou ao normal... Porem venho notando o carro "pesado" como se tivesse freando... Basta pisar no freio que a sensação volta... Ja olhei o sistema de freio, pastilhas e fluidos... Tudo aparentemente normal... Alguem ja viu isso ???
Nãp sei como vc "olhou o sistema", mas isso parece problemas no retorno da pinça de freio causado por sujeira. Deve se desmontar, limpar e remontar para ter certeza. É uma operação simples mas exige-se um minimo de conhecimento. Procure seu mecânico e fale dos sintomas.
Abç.
Tiagobel
12/03/2013, 22:59
Acho muito difícil de ser problema na pinça do freio dianteiro. É mais provável que o problema esteja no freio traseiro. É bom verificar o quanto antes, pois além de perigoso, rodar com umas das rodas "agarrando" é prejuízo na certa.
Murillus
13/03/2013, 17:41
recentemente troquei as pastilhas e as lonas trazeiras... e o oleo do freio...
vou voltar ao mecanico e depois posto o resultado...
raffaelmaronez
13/03/2013, 19:51
Pessoal, só uma dúvida.
O pedal do freio aciona tando as rodas da frente como as de trás, é isso mesmo? Esses dias estive olhando o sistema para tentar achar um créc créc quando pisa no freio e me deparei com um sistema hidráulico entrando nos tambores do eixo traseiro, estou correto?
Pessoal, só uma dúvida.
O pedal do freio aciona tando as rodas da frente como as de trás, é isso mesmo? Esses dias estive olhando o sistema para tentar achar um créc créc quando pisa no freio e me deparei com um sistema hidráulico entrando nos tambores do eixo traseiro, estou correto?
Sim, o pedal aciona o freio das 4 rodas. O "freio de mão" só as traseiras.
Mas, na boa, sem ofensa, se vc não sabia disso, melhor não tentar mexer em nada. Esse crec-crec pode ter origem em muitas peças.
Abç.
raffaelmaronez
14/03/2013, 07:12
Sim, o pedal aciona o freio das 4 rodas. O "freio de mão" só as traseiras.
Mas, na boa, sem ofensa, se vc não sabia disso, melhor não tentar mexer em nada. Esse crec-crec pode ter origem em muitas peças.
Abç.
Sem ofensas velhinho, mas depois de fazer lift, trocar bandejas, discos e pastilhas, drop kit, correias e limpar a injeção no quintal de casa, acho que consigo olhar o quanto um par de sapatas estão gastas.
Que bom que não sei tudo, por isso sempre peço ajuda a vocês.
Sem ofensas velhinho, mas depois de fazer lift, trocar bandejas, discos e pastilhas, drop kit, correias e limpar a injeção no quintal de casa, acho que consigo olhar o quanto um par de sapatas estão gastas.
Que bom que não sei tudo, por isso sempre peço ajuda a vocês.
A não! Agora ofendeu. Velhinho não pô! kkkkkkkk
Camarada só quis alertar pra evitar de mexer no conjunto de freio, principalmente qd se desmonta o tambor, e ter problemas na remontagem.
Muitos serviços podem ser feitos com um bom kit de ferramentas, paciencia e diposição no caso de trocas de peças mais "simples" como a suspenção e freio, onde normalmente, tira-se uma e bota-se outra. Porém existem alguns detalhes que qd conhecidos, economizam tempo e evitam o uso de marretas, pés-de-cabra e xingamentos qd algo não quer sair rsrsrs, além, é claro, da segurança durante e após a execução do serviço.
Quando achar a origem do barulho, posta aí pra galera.
Abç,
PH.
Camarada só quis alertar pra evitar de mexer no conjunto de freio, principalmente qd se desmonta o tambor, e ter problemas na remontagem. Muitos serviços podem ser feitos com um bom kit de ferramentas, paciencia e diposição no caso de trocas de peças mais "simples" como a suspenção e freio, onde normalmente, tira-se uma e bota-se outra. Porém existem alguns detalhes que qd conhecidos, economizam tempo e evitam o uso de marretas, pés-de-cabra e xingamentos qd algo não quer sair rsrsrs, além, é claro, da segurança durante e após a execução do serviço.PH.
Pessoal,
seguem os diagramas (alguns) do sistema de freio.
No manual de manutenção da Tracker tem muito mais.
Tem muitas informações interessantes, como fazer a sangria, inspeções e trocas de componentes e PCP torques de apertos.
Até a manutenção nos cilindros, mestre e demais, com limpeza e troca de retentores e coifas.
No link abaixo dá para baixar o manual completo. Tem que fazer um cadastro rápido.
https://www.reparadorchevrolet.com.br/site/reparo-de-veiculos/?v=21
Abraço a todos400708
aleilario
15/03/2013, 12:50
Tive problema deste tipo no meu carro, a principio era somente uma sensação de estar freado, e com o tempo foi piorando, chegando ao ponto de realmente ficar muito freado.
Era o cilindro mestre e hidrovacuo que estavam com problemas. Troquei ambos, meu mecanico adaptou o do Civic.
Guardei o cilindro mestre e o hidrovacuo original para mandar retificar, mas ainda não o fiz, e a adaptação ficou perfeita.
Meu carro é um GV com freio a disco na dianteira original e adaptei o freio a disco nas rodas traseiras, então agora tenho freio à disco nas 4 tbm !
[]´s
raffaelmaronez
15/03/2013, 23:20
A não! Agora ofendeu. Velhinho não pô! kkkkkkkk
Camarada só quis alertar pra evitar de mexer no conjunto de freio, principalmente qd se desmonta o tambor, e ter problemas na remontagem.
Muitos serviços podem ser feitos com um bom kit de ferramentas, paciencia e diposição no caso de trocas de peças mais "simples" como a suspenção e freio, onde normalmente, tira-se uma e bota-se outra. Porém existem alguns detalhes que qd conhecidos, economizam tempo e evitam o uso de marretas, pés-de-cabra e xingamentos qd algo não quer sair rsrsrs, além, é claro, da segurança durante e após a execução do serviço.
Quando achar a origem do barulho, posta aí pra galera.
Abç,
PH.
Oloko!! hehehe não era pra ofender não, a intenção era te deixar tranquilo em passar informações sobre manutenção sem ficar com a pulga atrás da orelha de incentivar a "pratica ilegal" de mechanica de autos. Eu mesmo já fiz muito disso no site do meu moto clube quando percebo que a galera ao invés de consertar vai fazer mérida! Relaxa, tá tudo na paz.
Quase certeza que é sapata pois tem dois meses troquei os discos e pastilhas, vou ver e passo as fotos do serviço.
sergiojusten
16/03/2013, 05:06
ola amigo ghostaria de colocar freio a disco na traseira do meu poderia me dar umas dicas ?? tipo q DISCO vc usou q modelo de PINÇA eq tipo de suporte para a pinça se for pedir de mais umas fotos mande para jo-josinha@hotmail agradeça to qbrando a kbeça com isso!!!!
aleilario
16/03/2013, 07:21
Sergio, quem fez o serviço no meu carro foi o Daniel aqui de SP, bem conhecido por manjar muito de suzukis !
Se não me engano ele usou a pinça do troller e todos os suportes ele usinou, tudo novo.
Fotos até posso tirar, mas só depois que mandar lavar o carro por baixo, pois se tirar agora só irá sair barro hehehee....se quiser o telefone do Daniel, ele é a melhor pessoa para te dar dicas do que ele fez no meu carro, pois ficou excelente o serviço !
É mais provável que o problema esteja no freio traseiro. É bom verificar o quanto antes, pois além de perigoso, rodar com umas das rodas "agarrando" é prejuízo na certa.
Pessoal,
resolvi verificar e manutenir o freio traseiro, principalmente após alguns relatos de freio agarrando.
O freio dianteiro já havia sido desmontado para troca das pastilhas, mas o freio traseiro ainda não havia visto.
Pois bem, após olhar manual de manutenção da Tracker, adquiri 2 parafusos 8mm com cabeça sextavada 13.
Tinha de 2 tipos: um menor, com a rosca na ponta e um maior, com 14 cm e todo rosqueado. Comprei o segundo, mas me arrependi, pois grande empena com facilidade. Pode-se cortar tb.
Para retirar o tambor deve-se usar estes 2 parafusos (foto 1).
É uma verificação muito rápida e fácil de fazer. Demora mais retirar a roda.
Após retirar o tambor, verifica-se o estado do sistema. No meu caso, estava muito sujo, com pó de sapata e areia.
Passei a pressurizadora no tambor, nas sapatas e cilindro. A diferença entre o antes e o depois é considerável.
Pode-se observar que as borrachas do cilindro e as demais peças estão em muito boas condições.
Passei um lubrificante nas partes móveis, tendo o cuidado de não pegar nas sapatas.
O meu não estava travando, mas pelo menos agora eu sei como estão os freios traseiros.
Eu fiz tudo, incluindo a saída para comprar os parafusos, em menos de 1 hora.
Cuidados importantes:
1) utilizar um cavalete. Não tentar fazer o serviço utilizando somente o macaco;
2) calçar o veiculo;
3) soltar o freio de mão antes de colocar os 2 parafusos. Ele impede a retirada do tambor e se forçar, pode-se quebrar o parafuso ou alguma peça lá dentro;
4) após a montagem, deixar o carro em ponto morto. Fazer teste de giro antes e depois da limpeza, para ver a diferença de barulho ao girar a roda.
Abraços
400858400859400860400861400862
Tenho uma boa duvida com relação a substituição do freio do carro. Quando se troca o freio traseiro a tambor por um a disco, como se faz o ajuste para ficar os 70% - 30% de distribuição de frenagem?
aleilario
18/03/2013, 08:05
No meu caso foi feito no cilindro mestre, foi colocado uma espécie de válvula nos flexíveis que vão para os freios traseiros, assim a proporção de frenagem ficou dentro do normal !!!!
Boa tarde estou com um problema que comprei minha Tracker 2009 e quando fui verificar os freios traseiros não existiam mas nada , (quando comprei perguntei e o cara disse que estavam travados a trava estava dura) pensei que estivesse isolado ja que as rodas nao estavam pesadas, mas ao desarmar as rodas encontrei o espelho vazio sem lonas , molas, so com os burrinhos velhos sem os jonsos mas eles estavam vedados não deixando o oleo passar, comecei comparando as peças mas na montagem estou tendo problemas devido as molas e alguns reguladores se puder me ajudar me enviando fotos para que eu possa reconstruir os freios fico grato. Gosto muito do carro pois é um verdadeiro carro pra tudo.
Boa tarde estou com um problema que comprei minha Tracker 2009 e quando fui verificar os freios traseiros não existiam mas nada , (quando comprei perguntei e o cara disse que estavam travados a trava estava dura) pensei que estivesse isolado ja que as rodas nao estavam pesadas, mas ao desarmar as rodas encontrei o espelho vazio sem lonas , molas, so com os burrinhos velhos sem os jonsos mas eles estavam vedados não deixando o oleo passar, comecei comparando as peças mas na montagem estou tendo problemas devido as molas e alguns reguladores se puder me ajudar me enviando fotos para que eu possa reconstruir os freios fico grato. Gosto muito do carro pois é um verdadeiro carro pra tudo.Se puderem me ajudar fico muito grato.
Pessoal,
resolvi verificar e manutenir o freio traseiro, principalmente após alguns relatos de freio agarrando.
O freio dianteiro já havia sido desmontado para troca das pastilhas, mas o freio traseiro ainda não havia visto.
Pois bem, após olhar manual de manutenção da Tracker, adquiri 2 parafusos 8mm com cabeça sextavada 13.
Tinha de 2 tipos: um menor, com a rosca na ponta e um maior, com 14 cm e todo rosqueado. Comprei o segundo, mas me arrependi, pois grande empena com facilidade. Pode-se cortar tb.
Para retirar o tambor deve-se usar estes 2 parafusos (foto 1).
É uma verificação muito rápida e fácil de fazer. Demora mais retirar a roda.
Após retirar o tambor, verifica-se o estado do sistema. No meu caso, estava muito sujo, com pó de sapata e areia.
Passei a pressurizadora no tambor, nas sapatas e cilindro. A diferença entre o antes e o depois é considerável.
Pode-se observar que as borrachas do cilindro e as demais peças estão em muito boas condições.
Passei um lubrificante nas partes móveis, tendo o cuidado de não pegar nas sapatas.
O meu não estava travando, mas pelo menos agora eu sei como estão os freios traseiros.
Eu fiz tudo, incluindo a saída para comprar os parafusos, em menos de 1 hora.
Cuidados importantes:
1) utilizar um cavalete. Não tentar fazer o serviço utilizando somente o macaco;
2) calçar o veiculo;
3) soltar o freio de mão antes de colocar os 2 parafusos. Ele impede a retirada do tambor e se forçar, pode-se quebrar o parafuso ou alguma peça lá dentro;
4) após a montagem, deixar o carro em ponto morto. Fazer teste de giro antes e depois da limpeza, para ver a diferença de barulho ao girar a roda.
Abraços
400858400859400860400861400862
Boa noite. O amigo teria fotos que pudesse mostrar as molas e o regulador que fica separando as sapatas. Comprei uma tracker porém não tinha nada nos tambores imagine. Estou comprando as peças. Desde já obrigado.
Pessoal bom dia. tenho uma tracker 2.0 16v gasolina 2008 a uns quatro anos. nunca tive problemas, mas depois da ultima manutenção que mandei fazer antes de uma viagem meus freios viraram um pesadelo. troquei as sapatas traseiras e a partir as rodas começaram a travar. ( trava de não sair do lugar mesmo!!!!) dois mecanicos já mexeram no carro e não acham o problema. Fica um periodo bom (aparentemente) e volta acontecer. Ja comprei outra marca de sapatas e tambem tambor novo e nada!!! Percebi que sempre ao dar a ré que acaba acontecendo o travamento nas rodas traseiras. Ontem aconteceu novamente e o carro não saia do lugar. Tirei a roda traseira direita, dei umas batidas no tambor até que destravou....o carro volta a andar normalmente. As veses tambem tenho a impressão de ter algo com o freio de mão pois se paro em uma rampa (subida) e puxo o freio de mão é grande chance de ocorrer o travamento. Alguem já passou por isso????