Ver Versão Completa : TETO SOLAR
ANDRÉ PEIXOTO
18/09/2005, 21:33
Vi uma foto de um NIva com teto solar, e achei que ficou bem legal. No meu caso, a instalação de um, ajudaria a resolver uma falha (amassado) que tem bem onde costumam colocar o teto solar. Alguém tem alguma dica/alerta ou tem alguem que colocou e ficou bom ? Minha preocupação é não entrar água. Se alguém colocou, tem alguma sugestão de qual modelo poderiamos adaptar?
Tem um ferro velho aqui na minha cidade que tem um do Golf para vender.
Abraços,
André.
MANFREDI
20/09/2005, 10:33
Carinha, interessante essa idéia do Teto Solar.
Acho até que aqueles mais antigos que só elevavam a parte de traz já resolveriam bastante o calor do interior do Niva.
INTERESsANTE MESMO............
GRande abraço
christian govastki
20/09/2005, 13:27
O combate ao calor dentro do niva é por outra frente, é isolar o motor/câmbio com uma manta térmica, emborrachamento entre outros.
O teto solar acoplado aos vidros laterais corrediços podem reduzir a sensação de claustrofobia para os passageiros de trás...
O teto solar da F1000 é como o Manfredi falou, só levanta atrás.
Eu vi um niva que o cara colocou o da D20 (aquela escotilha), ventila mas não entra sol.
O Tempra/Tipo/Marea/Stilo(acho que todos os anos) e o Focus 2003 em diante tem com acionamento elétrico.
Qualquer um que seja, é importante:
1- Ter um dreno que leve a água que fica em volta dele para baixo do carro, antes que ela caia no seu colo, e deve ser constamente verificado se não há entupimentos neste dreno.
2 - É interessante que o teto tenha uma "persiana" ou cortina para que você não torre no sol....quando você não quiser.
3 - Que a adaptação seja muito bem feita, para evitar infiltrações...
Abrxs, e um Filtro de proteção solar 50 para todos...
ANDRÉ PEIXOTO
20/09/2005, 20:59
Amigos Niveiros, descobri um site de uns malucos que colocam teto solar em qualquer veículo. E pareçe ficar perfeito. Trata-se de um sistem diferente dos tetos originais dos carros tipo Omega, vectra, golf, etc.... Nesses veículos, existe uma escotilha interna entre o forro e o teto em que o vidro corre horizontalmente (seja por acionamento eletrico ou mecanico). No sistema desses caras, o vidro abre em uma certa inclinação e corre para tras deixando apenas 18cm de vão livre para ver o céu. O site dos caras é http://www.osmalas.com.br/index_osmalas.php
Para adiantar, abaixo segue a resposta que os caras me deram ao meu pedido de informações via e-mail:
" Bom Dia André;temos o teto solar manual que sai por $990.00 e o elétrico por $1.980.00 que dividimos em 6x sem juros no cartão ou 3 no cheque . A medida do corte é de 75cm de largura e 34cm de comprimento, o manual bascula e retira o vidro, o elétrico bascula e corre p/ tráz acima do teto do carro com a abertura de 18cm no caso 70% da area de corte e o vidro é fume. "
Fiquei empolgado, mas agora a grana tá curta e prefiro pagar meus IPVAs atrasados.
:mrgreen:
MANFREDI
21/09/2005, 09:40
Continua interessante a ideia do teto solar mas o manual e o dá F1000 - acho que achamos em desmanche por um preço bem melhor. Tinha uma Brasília 79 com um teto destes e que entrava muita agua. Retirei ele todo e reformei a canaleta e os drenos, Ficou 10, muito fácil de fazer uma canaleta nova com aquela lata que o pessoal usa pra funilaria, dobra fácil e se bem protegida com uma tinta a prova de água, dura muito. E eles tem uma telinha no vidro que filtra bem o sol e se quiser pode retirar o vidro pra ficar totalmente aberto. Só tomar cuidado onde vai deixar o vidro pra não quebrar. ehehehe
Se alguem souber de um desses pra vender - em desmanches, me dá um toque por favor.
Grande abraço a todos
ANDRÉ PEIXOTO
21/09/2005, 09:49
Caro Manfredi, nesse teto solar da F1000, a abertura é só aquela angular (para apenas entrar um arzinho) ou também abre na horizontal. E se abre, vc lembra mais ou menos o tamanho da abertura em CM ?
abraços,
André.
MANFREDI
21/09/2005, 10:37
Ele tem uma "rodinha" em baixo que você girando-a ela eleva o vidro na parte traseira, só aquela angular, pra entrar um arzinho. ehehehe
Se quiser tomar um bronze tem que RETIRAR o vidro fora, sai fácil, só encaixado na frente.
Paulo Ernani
02/10/2005, 02:51
No meu NIva tem um elétrico e ficou 10. Foi colocado na loja AndaLuz www.andaluzacessorios.com.br
MANFREDI
03/10/2005, 10:33
Poe umas fotos dele ai pra gente "babar" :palmas: :palmas:
Quanto pagou?
Grande abraço
acrobata
27/01/2006, 18:11
Vocês não acham que um Ragtop como os americanos usam no Fusca não seria mais interessante?
http://www.vintagewagen.com/60rag.html
Cavalcante
27/01/2006, 20:25
O problema do ragtop no brasil são os amigos do alheio. Muita gente que compra niva faz porque é um jipe que tranca...
Ai galera, depois de percorrer uns quinhentos ferros velhos a procura de um teto solar para meu niva e só encontrar daquele que corre p/ tras por dentro do forro e que tem uma armacao que pegaria todo o teto do niva encontrei exatamente o que eu estava procurando num ferro velho bem próximo de casa.Trata-se de um teto da webasto karman-guia(acho que é destes que o Manfredi falou) que segundo informacoes equipava os pumas.O teto ta em perfeito estado e consegui arrancá-lo do opala por míseras 30 latinhas.O custo maior foi uma mordida do cachorro do dono do ferro velho em minha canela.É que andando no meio dos carros velhos me descuidei e passei em frente a catuta dele e ele nem saiu de dentro pra me cravar os dentes na perna.Mas acho que ainda valeu a pena.Quando tiver instalado mando fotos p/ vcs verem...
Camaradas,
Eu mesmo sou um daqueles que tem Niva "tambem" porque tranca !
Uso o meu no dia a dia para trabalhar, o carro fica na rua na frente da empresa.
Adotar o ragtop seria dar mole pro azar.
Porem, esta ideia deste que vc nazafks quer colocar é boa.
Pena a mordida.
[ ]'s e Sucesso !
MANFREDI
02/02/2006, 10:45
Não tem nenhum outro desses lá.
Esse que achou acho o ideal.
[]s
Olá amigos, hj instalei o teto no nivinha.Tive que arrancar fora uma das barras de reforco do teto, mas, como vcs poderao ver nas fotos eu a usei para reforcar a fixacao da parte de tras da armacao do teto solar, evitando que a lata se mova para cima ou p/ baixo quando fechar ou abrir o teto.Manfredi, se eu souber de outro eu te dou um toque, mas como ja mencionei, ja tinha ate desistido de colocar devido a ter procurado muito e nao ter achado.hj, quando estava instalando o meu, percebi que nao é assim tao complicado de adaptar um daqueles em que o vidro corre entre a lata e o forro do teto, pois as barras de reforco sao faceis de retirar e modificá-las para adaptacao.Porém acho que este igual o meu é mesmo o ideal pq ficou muito firme e nao comprometeu a estrutura que reforca o teto.Vai as fotos da instalacao.
MANFREDI
03/02/2006, 09:30
Legal mesmo.
E a curvatura do teto do Niva com a curvatura do Teto solar, deu diferença?
[]s
ANDRÉ PEIXOTO
03/02/2006, 14:45
Parabens Nazafcs!!!
Me diz ai, esse teto solar ele tambem abre (deslizando) ou só abre aquela angulação da 1ª foto ?
Há uma pergunta que não quer calar: Vc já fez o teste da chuva forte ?
Depois manda mais fotos de como ficou o acabamento interno!!
Abraços,
André
Manfrdi, o vidro do teto é um pouquinho ais curvo que o teto do niva.S vc olhar bem na foto verá que nas beiradas o vidro fica em torno de um milímetro abaixo do que fica no meio, mas é muito pouco mesmo, quase nem dá p/ perceber.
André, este teto só bascula mais dá tb p/ tirar o vidro e colocá-lo em cima do banco traseiro, etc.O vidro na frente é só encaixado e atras tem uma travinha para que seja retirado.Nao é nem uma tcnologia mais pro niva ta bao neh?Quanto a chuva eu ainda nao testei.Na verdade meu carro está p/ pintar.Só peguei ele p/ por o teto e levei de volta pro pintor.Ainda bem que consegui encontrar o teto antes de pintar o bichinho.Por falar nisso pintarei o russo de verde militar com os acessórios marrons.Talvez depois se eu nao tiver problemas com as autoridades eu vou camuflá-lo com vinil marrom e verde claro.
ANDRÉ PEIXOTO
03/02/2006, 22:14
Caro Nazafks.
Espero que não tenha problemas com a chuva.
Eu queria mesmo era colocar um teto solar que abrisse, etc.
Eu até vi um num site só de teto solar, mas acho que o que vc usou foi o melhor custo beneficio.
boa sorte.
Andre, vc pode colocar um de omega, vectra, etc.Só que vc vai ter que cortar a lataria do teto do omega e soldar na lataria do teto do niva pra ficar original.Vc vai ter que retirar tb as barras de reforco do teto.Talvez dê pra recolocar as barras depois por baixo da armacao do teto.ë mais complicado mais ficaria show niva com teto elétrico.
juniorvrz
04/02/2006, 14:25
Caros Amigos
Quem não acha empolgante a idéia de um teto solar :?: Ainda mais depois da propaganda do Stilo :mrgreen:
Bom, aqui em Brasília, numa autorizada da VW, é feita a instalação dos tetos solares da Webasto, os pontos positivos que eu vejo são: serviço com garantia, acabamento perfeito (tenho um folder deles) e opções de estilo, o negativo: preço, lógico que deve sair bem mais caro que um de ferro-velho :parede:
Mas como esse é um tema de interesse geral... existem 3 modelos:
- Hollandia 100 (abertura como o do naza), deve ser o mais barato;
- Hollandia 300 (manual ou elétrico, o teto desliza para trás e para cima, sistema spoiler), intermediário;
- Hollandia 700 (eletrônico, quando aberto o vidro desliza entre o teto do carro e o forro), show de bola, supra sumo dos teto solares :palmas: o sonho em teto solar :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
A quem interessar possa, o mail deles é tetosolar@webasto.com.br e o tel 0800-703-7476, deve ter um site mas eu não achei. Acredito que nas autorizadas da VW de outros estados tb façam a intalação.
Grande abraço a todos :!:
É isso ai Junior, os tetos da webasto realmente sao show de bola.Entrei em contato com eles para ver se tinham as borrachas do meu p/ reposicao mas o cara falou que nao tem.Segundo ele o meu teto é da década de 80.Mas quem se dispor a colocar um novo com certeza o acabamento é "das origem".Um holandia 100 que seria mais ou menos igual ao meu só que bem mais moderno sai entre 950 e 1100 reais nas instaladoras autorizadas.O site deles é www.webastobrasil.com.br.
galera esse site diz que coloca em qualquer carro... http://www.webastobrasil.com.br/ em um outro forum (de gol) tem gente que elogiou
Turma,
Perguntar não ofende, né??? Bom, então vamos a pergunta...
Alguém ai já pensou em colocar ou já viu em algum Niva aquela "escotilha" de teto estilo D20 ou de ônibus (entrada de ar no teto)???
Tô falando daquele esquema quadrado que abre para o alto (abre em 3 posições: só a parte da frente, só a parte de trás ou inteiro para o alto). Aquilo deve ser bem barato, pois tem um mecanismo de abertura e funcionamento bem simples e, como tem um pequeno degrau na borda toda, não deve dar problema de vazamento também.
Att.,
Drovk
ANDRÉ PEIXOTO
22/03/2006, 12:05
Quando eu escrevi esse tópico, essa escotilha também passou pela minha cabeça. Mas 2 coisas me desanimaram:
1) que o teto do NIva não dá sustentação (a escotilha ficaria bamba);
2) Não daria para ter a escotilha e o bagageiro juntos.
abraços,
André
Zé Novais
13/06/2006, 09:00
Fala Galera
Sou novo aki mas acho q posso dar uma opnião sobre teto solar ja q meu Niva tem... comprei o carro pouco tempo depois de intalado o T.S., é da marca "Webastaos" com garantia vitalicia para o dono do carro no meu caso a garantia acabou pois o ex-dono me vendeu, mas o serviço foi mto bem feito e a assistencia é permanente. Ja peguei mta chuva e ñ tive problemas nenhum... façam o serviço em um lugar de confiança e com um produto bom q vcs ñ teram problema...
Abç.
kemramone
20/06/2006, 13:27
Vi nesse site http://www.ladausa.net/ uma idéia de um teto solar que ficou muito bom, acabamento fino :palmas: e pode ser uma idéia pros camaradas que desejam instalar um teto solar na sua viatura.
Manfredi,
Eu ví semana passada em um ferro velho aqui no RJ um elétrico de santana. O cara tava pedindo 150 latinhas.
Não sei se dá para adptar ou coisa assim ( pois ele é grande e de correr), porem se interessar fala.
MANFREDI
21/06/2006, 09:14
Lurich,
Obrigado pela lembrança.
O eletrico é muito grande e tem que alterar as lonagarinas de suporte do teto. O que procuro é igual ou parecido com este da foto postada pelo Kemramone.
Mas mesmo assim obrigado.
Zé Novais
21/06/2006, 12:05
Fala galera...
Volto a indicar os TS da WB pois é o do meu Niva e é mto bom...
kemramone
27/11/2006, 11:47
< Segue essa idéia de um niveiro Brazuca que mora no ES tem mais fotos do Niva dele no site do Cassiano www.natal4x4.com.br ficou muito boa essa instalação desse teto solar vejam as fotos.!!:palmas: :palmas:
shuther4x4
28/11/2006, 20:45
< Segue essa idéia de um niveiro Brazuca que mora no ES tem mais fotos do Niva dele no site do Cassiano www.natal4x4.com.br ficou muito boa essa instalação desse teto solar vejam as fotos.!!:palmas: :palmas:
P.... viatura estilosa!!!
friedmann
29/11/2006, 08:22
show de bola!! só não gostei do aluminio por dentro..... e esse teto? de que carro seria? e a forração do teto, não parece tecido né?