PDA

Ver Versão Completa : Reparo para Coluna de Direção do Troller



Francisco Gefferson
08/03/2013, 14:10
Meu Troller (2009/2010) está com folga na coluna de direção. Algum companheiro de forum saberia informar se essa peça tem reparo??? Segundo me informei, uma coluna nova custa cerca de R$ 700,00. :roll:

RcPM
08/03/2013, 14:59
Francisco,
Também estou novamente com folga na maldita coluna. A primeira vez foi com 20mil km e trocado na garantia.
Agora de novo com 60mil km.
Conversando com amigos, parece que desmontando a coluna e limpando/lubrificando e ajustando a folga do eixo/luva que compensa a torção carrocecia/chassi isso pode ser consertado. Vou encostar o meu para verificar isso na segunda-feira.
Assim que tiver algum veredito, informo aqui.
Obs.: Até pensei em trocar a coluna, mas não tinha pra vender na concessionária. :screwy:

Francisco Gefferson
08/03/2013, 16:34
Ficaria muito grato por qualquer informação. Vou tentar me informar também, e, assim que tiver alguma coisa eu posto. Obrigado.

Gefferson


Francisco,
Também estou novamente com folga na maldita coluna. A primeira vez foi com 20mil km e trocado na garantia.
Agora de novo com 60mil km.
Conversando com amigos, parece que desmontando a coluna e limpando/lubrificando e ajustando a folga do eixo/luva que compensa a torção carrocecia/chassi isso pode ser consertado. Vou encostar o meu para verificar isso na segunda-feira.
Assim que tiver algum veredito, informo aqui.
Obs.: Até pensei em trocar a coluna, mas não tinha pra vender na concessionária. :screwy:

RcPM
13/03/2013, 11:48
Ficaria muito grato por qualquer informação. Vou tentar me informar também, e, assim que tiver alguma coisa eu posto. Obrigado.

Gefferson

Desmontamos tudo, lavamos e lubrificamos de novo. Preciso andar mais com o bugão, mas a principio, resolveu. Tinha um pouco pó e areia misturada na graxa.
A confirmar a solução, será mais um item de revisão periodica no bugão.

Abraços,
Reinaldo

Savago
13/03/2013, 17:46
Amigo

Se for a cruzeta no topo da barra de direção, ela é igual a da barra do Uno mille. Você consegue comprar uma nova por uns 50-70 conto e depois é só levar para um torneiro cortar e soldar.

[]s


Adenilson

RcPM
13/03/2013, 18:20
Amigo

Se for a cruzeta no topo da barra de direção, ela é igual a da barra do Uno mille. Você consegue comprar uma nova por uns 50-70 conto e depois é só levar para um torneiro cortar e soldar.

[]s


Adenilson

Não é na cruzeta, não troquei nada é no eixo/luva que compensa a torção carroceria/chassi. eu ia chamar de recartilhado mas não chega a ser isso.
A "camisinha" acaba deixando passar um pouco do pó e ai já viu, né?
Graxa+pó = manutenção necessária.
Salvo uma folga exagerada neste ponto, basta uma limpeza e lubrificação bem feita e pronto.

Francisco Gefferson
16/03/2013, 19:32
Valeu pelas dicas. Quando for mexer na minha coluna de direção vou observar todas as possibilidades. Não pretendo trocar uma peça dessas sem antes "esgotar" todas as possibilidades. O preço (R$ 700,00) de uma nova é um crime. Outro absurdo é a Troller não disponibilizar, originalmente, um reparo pra esse conjunto. Nem justifica dizer que eles têm interesse em vender a peça, pois de qualquer forma, ganhariam vendendo o reparo se houvesse. É triste!!! Muito grato.

Gefferson


Não é na cruzeta, não troquei nada é no eixo/luva que compensa a torção carroceria/chassi. eu ia chamar de recartilhado mas não chega a ser isso.
A "camisinha" acaba deixando passar um pouco do pó e ai já viu, né?
Graxa+pó = manutenção necessária.
Salvo uma folga exagerada neste ponto, basta uma limpeza e lubrificação bem feita e pronto.

jrmotta
24/06/2013, 00:16
Desmontamos tudo, lavamos e lubrificamos de novo. Preciso andar mais com o bugão, mas a principio, resolveu. Tinha um pouco pó e areia misturada na graxa.
A confirmar a solução, será mais um item de revisão periodica no bugão.

Abraços,
Reinaldo

Reinaldo,

É muito complicado desmontar a coluna de direção? O meu 2009 está apresentando um pequeno barulhinho ao esterçar o volante, quando estou manobrando, e eu estou achando que é falta de lubrificação em algum ponto.

Obrigado.

Abs.

RcPM
25/06/2013, 21:20
Reinaldo,

É muito complicado desmontar a coluna de direção? O meu 2009 está apresentando um pequeno barulhinho ao esterçar o volante, quando estou manobrando, e eu estou achando que é falta de lubrificação em algum ponto.

Obrigado.

Abs.

Dá mão de obra, porque tem que soltar também a parte interna para conseguir tirar o a ponta recartilhada do encaixe.

Olha, o meu não tinha estalos ao esterçar o volante, mas sim sentir um "tuc" no volante ao arrancar o carro e o passar lombadas normalmente em linha reta. Isso é porque o recartilhado não se mexe corretamente se tiver poeira misturada na graxa neste ponto.

Um item que fez estalar a direção foi o fato dos parafusos do amortecedor de direção terem sido apertados demais.

Abs,

Reinaldo

Sandrãobh
25/06/2013, 22:04
Reinaldo,

É muito complicado desmontar a coluna de direção? O meu 2009 está apresentando um pequeno barulhinho ao esterçar o volante, quando estou manobrando, e eu estou achando que é falta de lubrificação em algum ponto.

Obrigado.

Abs.

Jmotta, o meu tava estalando assim e era a panhard, foi só apertar do lado do chassi e pronto... peça a alguém para girar o volante e entre embaixo e vá procurando...

abç

jrmotta
26/06/2013, 12:42
Dá mão de obra, porque tem que soltar também a parte interna para conseguir tirar o a ponta recartilhada do encaixe.

Olha, o meu não tinha estalos ao esterçar o volante, mas sim sentir um "tuc" no volante ao arrancar o carro e o passar lombadas normalmente em linha reta. Isso é porque o recartilhado não se mexe corretamente se tiver poeira misturada na graxa neste ponto.

Um item que fez estalar a direção foi o fato dos parafusos do amortecedor de direção terem sido apertados demais.

Abs,

Reinaldo

Reinaldo,
Obrigado pela informações. O meu também faz um leve "tuc", eventualmente, mas somente quando estou manobrando o carro na minha garagem e, às vezes, quando piso no freio com o carro quase parando.
Abs.

jrmotta
26/06/2013, 12:44
Jmotta, o meu tava estalando assim e era a panhard, foi só apertar do lado do chassi e pronto... peça a alguém para girar o volante e entre embaixo e vá procurando...

abç

Sandrão,
Obrigado pela dica. O problema é que ele faz este "tuc"eventualmente, conforme expliquei no post anterior.
Abs.

Sandrãobh
26/06/2013, 22:17
Sandrão,
Obrigado pela dica. O problema é que ele faz este "tuc"eventualmente, conforme expliquei no post anterior.
Abs.

O meu também era eventualmente, mas fui observando e eventualmente se tornou repetitivo na entrada da garagem, pois entro sempre na mesma posição, e o jipe torcia, então consegui ver onde era o barulho.... observe quem sabe vc não encontra uma relação entre o estalo e um local em particular...

abç

jrmotta
27/06/2013, 18:11
O meu também era eventualmente, mas fui observando e eventualmente se tornou repetitivo na entrada da garagem, pois entro sempre na mesma posição, e o jipe torcia, então consegui ver onde era o barulho.... observe quem sabe vc não encontra uma relação entre o estalo e um local em particular...

abç

Bom, pensando por dessa maneira, não é tão eventualmente assim porque a direção faz esse barulho quase sempre que estou manobrando para estacionar, dentro da garagem.
Valeu pelas dicas, Sandrãobh! Vou fazer o que voce falou.:concordo:

Abs.