PDA

Ver Versão Completa : Barulho quando ligo a roda livre

valoka
08/03/2013, 10:51
Bom pessoal so novo aqui, tenho um troller 2010 a pouco tempo troquei os rolamentos dianteiros e semanas apos essa troca estava viajando em uma estrada de chão com bastante chuva o 4x4 ligado e o troller se perdeu isso a uns 70 km/h entrei com as rodas trazeiras em uma vala e elas colidiram com uma rampa de entrada de uma fazenda dei um 180 no ar e entrei de frente na vala do outro lado da rampa, apos esse ocorrido verifiquei que quando eu ligo a roda livre apos algum tempo começa um barulho e trepidamento e tenho que para o jeep para ele parar se desligo a roda livre ele ainda persiste mas depois de um tempo passa, so mencionei a historia pois depois da troca do rolamento nao tinha testado a traçao derrepente ja poderia estar fazendo esse barulho, e ainda por cima apos a troca do rolamento senti umas folgas na roda o mecanico me disse que era normal e que eu deveria depois deixar la para ele dar uma apertada. espero ajuda muito obrigado

Frederico Mendes
08/03/2013, 11:38
Valoka, roda livre, quando não está engraxada, faz barulho de trepidação quando desligada.
Sabe informar se a sua está desta forma?
Fez o teste para saber se ela está acionando normalmente?

valoka
08/03/2013, 13:47
Nao sei ao certo se e na roda livre, mas so faz quando esta ligada sendo a traçao 4x4 ligada ou nao apos desligarla passa o barulho.

homerohermida
08/03/2013, 14:09
Minha roda-livre não está engraxada (nunca fiz isso) e não faz barulho algum, seja ligada ou não.

RcPM
08/03/2013, 15:19
Valoka, roda livre, quando não está engraxada, faz barulho de trepidação quando desligada.
Sabe informar se a sua está desta forma?
Fez o teste para saber se ela está acionando normalmente?

Tem gente (inclusive concessionária) que coloca tanta graxa que o anel não consegue voltar totalmente ficando "meio acionado",
roçando nas estrias do eixo.
Eu começaria por ai.

Complementando:
Não seu usa graxa neste tipo de roda livre, conforme está escrito no manual.

RcPM
08/03/2013, 15:27
Minha roda-livre não está engraxada (nunca fiz isso) e não faz barulho algum, seja ligada ou não.

Eu demorei pra descobrir isso e a concessionária entupiu de graxa um dia depois de usar a tração desliguei a roda livre ficou aquele barulho de engrenagem pegando.
Engate/desengatei varias vezes e ai parou.
Fui caçar informações no forum e descobri que não devia ter graxa nenhuma lá dentro. Abri, lavei e passei um WD40.
Nunca mais encheu o saco.
Qdo troquei o reparo uns meses atras, vi no manual em letras destacadas: Não use graxa.

Murillus
08/03/2013, 17:03
concessionária entupiu de graxa

sei nao... o mexanicos estes nossos...

vi no manual em letras destacadas: Não use graxa.

imagina só as bartaridades que eles fazem com nossos carros...

Frederico Mendes
08/03/2013, 18:36
Tem gente (inclusive concessionária) que coloca tanta graxa que o anel não consegue voltar totalmente ficando "meio acionado",
roçando nas estrias do eixo.
Eu começaria por ai.

Complementando:
Não seu usa graxa neste tipo de roda livre, conforme está escrito no manual.

Pois é... Quem me falou que tem que colocar graxa, (inclusive colocam nos novos) para acabar com barulho de trepidação, foi o mecânico da autorizada daqui de Vitória.
Padrão de qualidade total Troller, as vezes me assusta.

valoka
11/03/2013, 10:39
Valeu pelas dicas pessoal, vo leva no mecanico para dar uma olhada, abraço

RcPM
11/03/2013, 11:03
Pois é... Quem me falou que tem que colocar graxa, (inclusive colocam nos novos) para acabar com barulho de trepidação, foi o mecânico da autorizada daqui de Vitória.
Padrão de qualidade total Troller, as vezes me assusta.

Pois é, eles falam muita coisa, mas o engraçado é quando temos um problema mais sério, eles nuuuuunca ouviram falar, não sabem ou foi mau uso.
Por isso há tantas oficinas que sobrevivem desse nicho deixado aberto pelas concessionárias.

Heverton
08/10/2013, 15:34
Passando aqui p/ relatar o meu caso:
Também tive o mesmo problema de barulho (como se fosse ferro com ferro, algo parecido com rangido de coisa enferrujada), pensei que fosse a roda livre. Porém, ao levar p/ o mecanico, descobrimos que era falta de graxa na cruzeta do cardan. O Cardan tem vários pontos de graxeira, mas bem no meio do carro, proximo a cx de transferencia não tem.
Procedimento: retirar o cardan dianteiro, retirar a cruzeta, engraxar e pronto. Problema resolvido.

Espero que seja útil p/ alguém.

hugocsl
08/10/2013, 16:39
A minha roda livre está com o barulho ao contrário.... Quando está desligada fica com o barulho, mas quando passo pra 4x4 o barulho para. O som que faz e como um pião de bicicleta girando sem pedalar entende...

Alguém tem alguma dica?

homerohermida
08/10/2013, 17:03
A minha roda livre está com o barulho ao contrário.... Quando está desligada fica com o barulho, mas quando passo pra 4x4 o barulho para. O som que faz e como um pião de bicicleta girando sem pedalar entende...

Alguém tem alguma dica?
Pode ser o "calço de graxa" já comentado aqui.

valoka
10/10/2013, 20:09
Bom pessoal, tinha conferido todas as gracheiras e estava tudo ok o problema foi na junta cv do cardan dianteiro, liguei na autorizada e me deram o preço muito alto dai li aqui no forum para tirar ela e soldar direto e no fim meu problema foi resolvido gastei 150 latinhas no torneiro e soldador e esta tudo ok

Alan Brandão
15/08/2015, 14:10

Alguém tem alguma dica?
Estou com o mesmo problema na minha frontier e começou logo após eu trocar as roda livre. Não sei se foi montada de forma errada ou se é defeito de fábrica. Acontece que o 4x4 está funcionando corretamente.