Ver Versão Completa : Scanner ELM 327 bluetooth no motor MWM 3.0 NGD - Troller
Prezados, estou com um problema no meu Troller 2008 mas não encontrei nenhuma informação satisfatória (baixo custo e funcional) em canto nehum da net, então, se já há outro tópico com alguma solução, por favor me informem.
De vez em quando a luz de manutenção no painel acende e o motor não passa dos 3000 rpm. Cada passada do scanner é uma grana e estou pensando em comprar um desses bluetooth com a plicativos para PC ou para celular.
Há alguém dos senhores que conseguiu fazer comunicar com a ECU do Troller. Pelo que sei, a ECU é a SIEMENS SID 901K e é diferente da ranger, pois eu já fui num mecânico e o scanner dele (profissional) não pegou, nem na concessionária da Ford.
Agradeço a ajuda. http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon14.png
Lamberto
08/03/2013, 00:18
Amigo, também já pesquisei muito e não achei nenhum leitor compatível com o protocolo dessa central. Já testei um elm 327 bt e não consegui nenhuma leitura.
Amigos, também procurei algo deste tipo e ainda não localizei. Estamos juntos na procura. A ECU da Ranger usa protocolo diferente do que a do Troller, embora que o aspecto físico de ambas ECUs sejam iguais, este foi o motivo do Scanner da concessionária não funcionar.
Continuo procurando....
Abs,
Rubens
To assinando pois tb estou nessa procura, meu carro anda apresentando muitos problemas no motor e já estou suspeitando de ser um problema na ECU dele. Será que eu mandando pro Reiko remapear e for um problema de ECU, ele conseguiria identificar?
vlw.
Fernando A. G
26/03/2013, 14:55
Mais 1 na fila, e pesquisando também!
Vinicius.goncalvesmoreira
26/03/2013, 15:01
Não sei se tem lá, mas não custa pesquisar!
Cheap Obd Scanner & Cables, Diagnostic Tools For Cars on Sale - DX (http://dx.com/c/car-accessories-799/diagnostic-tools-equipment-713)
Pessoal, eu comprei a alguns dias, no DealExtreme um desses leitores da porta OBD.
Ainda não chegou, mas como dono do Troller 3.2 eu achei melhor comprar logo um!
O modelo que comprei é esse: 3.0" LCD OBDII Vehicle Car OBD Multi-Function Trip Computer / Diagnostic Tool / Condition Monitor - Worldwide Free Shipping - DX (http://dx.com/p/3-0-lcd-obdii-vehicle-car-obd-multi-function-trip-computer-diagnostic-tool-condition-monitor-140352)
Não há garantias de que vai funcionar. Teoricamente ele deveria funcionar em todos os carros com porta OBDII, então resolvi arriscar.
Videos dele em funcionamento: V-checker A301multi-function trip computer(euipment set up vedio).flv - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=lbnviyPz1WM)
V-Screen trip and onboard computer (OBD-II fault code reader) (Black Edition) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=AE9ZYlu7_VE)
Me parece ser fantástico, inclusive pode-se apagar os erros para que os veículos voltem ao normal.
Seria essa a solução para os nosso Troller 3.2? Kkkkkk
Quando o meu chegar eu aviso.
Abraços!
Alemao_Am
26/03/2013, 19:10
Serve no 3.0 Abreu?
Serve no 3.0 Abreu?
Na verdade eu não sei se serve nem no 3.0 nem no 3.2...
Comprei correndo o risco...
Teoricamente ele funciona sim, mas só vou saber quando conectado.
Veja nos vídeos que é possível visualizar o erro e também apaga-los da centra, zerando-a.
Acredito que isso seja suficiente para tirar o Troller 3.2 do "prego" quando ele entra em "pane".
Mas claro que essa não é a solução definitiva. Isso irá mascarar o problema.
Se seu carro está entrando em proteção tem que achar a fonte de problema.
Abraços.
Pedro Rocha
27/03/2013, 13:18
Abreu, tudo bem.
Ferramenta interessante!
Quando chegar posta pra gente se realmente é compatível, pois o valor é convidativo, e além da função diagnose ainda serve de computador de bordo.
Alemao_Am
28/03/2013, 12:44
Na verdade eu não sei se serve nem no 3.0 nem no 3.2...
Comprei correndo o risco...
Teoricamente ele funciona sim, mas só vou saber quando conectado.
Veja nos vídeos que é possível visualizar o erro e também apaga-los da centra, zerando-a.
Acredito que isso seja suficiente para tirar o Troller 3.2 do "prego" quando ele entra em "pane".
Mas claro que essa não é a solução definitiva. Isso irá mascarar o problema.
Se seu carro está entrando em proteção tem que achar a fonte de problema.
Abraços.
Obrigado Abreu!!
Fernando A. G
04/04/2013, 13:05
e ai galera até agora nada? acho que vou comprar este aqui para testar:
LSON ELM327A Bluetooth OBD0II Car Auto Diagnostic Interface - Black - Free Shipping - DealExtreme (http://dx.com/p/lson-elm327a-bluetooth-obd0ii-car-auto-diagnostic-interface-black-191072)
04/04/2013, 15:49
Pessoal, peguei emprestado esse aqui de um amigo meu: Cheap ELM327 Bluetooth OBD-II Wireless Transceiver Dongle (http://dx.com/p/elm327-bluetooth-obd-ii-wireless-transceiver-dongle-16921)
Conexão bluetooth com o celular android. Mas tenho uma pergunta: ONDE FICA A PORTA OBD DO TROLLER???
Posto aqui o resultado pra vcs saberem se é compatível!
Pessoal, peguei emprestado esse aqui de um amigo meu: Cheap ELM327 Bluetooth OBD-II Wireless Transceiver Dongle (http://dx.com/p/elm327-bluetooth-obd-ii-wireless-transceiver-dongle-16921)
Conexão bluetooth com o celular android. Mas tenho uma pergunta: ONDE FICA A PORTA OBD DO TROLLER???
Posto aqui o resultado pra vcs saberem se é compatível!
Nos pés do passageiro.
Abraços.
05/04/2013, 08:56
Nos pés do passageiro.
Abraços.
Valeu Abreu! Vou conectar amanhã e posto aqui os resultados!
Alemao_Am
05/04/2013, 10:33
Pessoal aquele que funcionar posta os resultados ok.
To querendo um!!!!
Valeuuuuu!!
Alemao_Am
29/04/2013, 20:55
E ai pessoal alguém testou??
O meu chegou mas infelizmente não funcionou no Troller 3.2 =(
O scaner é perfeito, mas não conseguiu se comunicar com o motor =(
Teoricamente ele deveria se comunicar com todos os motores com OBD2, então ainda vou pesquisar mais para ver o que está havendo.
Abraços.
Abreu,
O que precisa ser conferido para o ECU se comunicar com o Scanner é o drive da Siemens. estive pesquisando pra comprar um e são poucos que possuem o drive que se comunica com a ECU do Troller... isso o 3.0 o 3.2 eu já nem sei.
Pessoal, consegui conectar o V-Checker no Troller 3.2!
Fantástico! Está funcionando e lendo tudo perfeitamente!
Peguei uma dica com quem entende do assunto e o problema era que os pinos do V-Checker tem padrão diferente do Troller. Foi só fazer um chicote para adaptar e está funcionando beleza!
Amanha eu posto fotos aqui para vocês! Mas é muito massa!
Abraços.
GPBarbosa
01/05/2013, 10:44
Valeu Abreu! Vou conectar amanhã e posto aqui os resultados!
E ai Vinicius deu certo?
01/05/2013, 10:54
Peguei uma dica com quem entende do assunto e o problema era que os pinos do V-Checker tem padrão diferente do Troller. Foi só fazer um chicote para adaptar e está funcionando beleza!
Abraços.
Abreu, consegue colocar as fotos de qual a alteração tem que ser feita no conector??
Valeu
Amarildo4x4
01/05/2013, 11:48
Abraços.
Abreu,
Eu conectei o meu OBD (parecido com o seu), ele checou todos os protocolos mas não conectou com nenhum deles, e registrou falha de conexão com a ECU. Antes disso, eu fiz uma medição no conector do Troller e confirmei a existência do padrão CAN-BUS.
Eu já estava me preparando para ligar um CAN BUS analyser na viatura e tentar descobrir o que está rolando, mas se vc conseguiu achar o problema.... Pode ser que a inversão esteja ocorrendo na montagem destes módulos chineses e não no carro.
Quando puder, poste a alteração da pinagem. Talvez este procedimento solucione vários problemas de compatibilidade destes módulos.
Abs.
Lamberto
01/05/2013, 21:10
Abreu, aguardando ansiosamente a foto/diagrama do chicote. Se possível, testa em algum 3.0 de conhecido para ver se funciona.
agradece,
Lamberto
Abreu,
Eu conectei o meu OBD (parecido com o seu), ele checou todos os protocolos mas não conectou com nenhum deles, e registrou falha de conexão com a ECU. Antes disso, eu fiz uma medição no conector do Troller e confirmei a existência do padrão CAN-BUS.
Eu já estava me preparando para ligar um CAN BUS analyser na viatura e tentar descobrir o que está rolando, mas se vc conseguiu achar o problema.... Pode ser que a inversão esteja ocorrendo na montagem destes módulos chineses e não no carro.
Quando puder, poste a alteração da pinagem. Talvez este procedimento solucione vários problemas de compatibilidade destes módulos.
Abs.
Isso, foi o mesmo que aconteceu comigo.
Você precisa fazer um chicote adaptando o padrão do Troller para o padrão OBD2 Internacional.
Primeiro é necessário comprar um plug OBD2 macho e outro femea, e fios de diversas cores.
Feito isso eu vou checar no esquema que tenho e posto aqui quais conectores você precisa ligar.
Abraços.
Amarildo4x4
02/05/2013, 23:45
Isso, foi o mesmo que aconteceu comigo.
Você precisa fazer um chicote adaptando o padrão do Troller para o padrão OBD2 Internacional.
Primeiro é necessário comprar um plug OBD2 macho e outro femea, e fios de diversas cores.
Feito isso eu vou checar no esquema que tenho e posto aqui quais conectores você precisa ligar.
Abraços.
Blz Abreu, eu tenho material para adaptação. Tô aguardando o esquema.
Abs,
Amarildo.
Alemao_Am
03/05/2013, 11:47
Abs,
Amarildo.
Amarildo vc trabalha com isto? Vc faria um chicote para venda? Obrigado.
Alemao_Am
03/05/2013, 11:51
Abraços.
Abreu vc criou os alarmes?? Funcionam todas as opções??
willtroller
03/05/2013, 12:15
Galera, li rapidamente, mas faço a leitura do meu cm o KTS 200 da Bosh!
Tenho Auto Center e tenho esse aparelho, tranquilidade total!
programa do Troller É DELE, de nenhum outro carro não!
Abração!
Alemao_Am
03/05/2013, 17:31
Galera, li rapidamente, mas faço a leitura do meu cm o KTS 200 da Bosh!
Tenho Auto Center e tenho esse aparelho, tranquilidade total!
programa do Troller É DELE, de nenhum outro carro não!
Abração!
WillTroller o problema é o valor de um scaner como este que vc falou. Estou querendo coisa barata como o do Abreu.
Quero apenas para aprender como funciona os parametros do motor 3.0.
Obrigado
Abs,
Amarildo.
Xi, o problema é que meu esquema é para o Troller 3.2TGV...
Não tenho ideia se é o mesmo do Troller 3.0...
Tem como você tirar uma foto da sua tomada OBD para eu ver o parâmetro dos fios?
Abraços.
Abreu vc criou os alarmes?? Funcionam todas as opções??
Não funcionam todas as opções, só o básico mesmo.
Criei alguns alarmes sim, e funcionam.
Criei para temperatura (a temperatura do Troller 3.2 é bem diferente do informado no painel).
No painel ele informa + de 90 graus. A leitura do sensor mostrar que esse motor trabalha entre 77 e 80 graus.
Se forçar muito ele vai a 82 graus.
Criei alarme de temperatura, de voltagem da bateria, de troca de marcha, de limite de rotação, limite de rotação excedida, velocidade, e erros na ECU.
Ele tem várias outras opções.
Abraços.
03/05/2013, 18:16
Bom vamos lá, descobri algumas coisas com uma pesquisa na net!
O PADRÃO DO TROLLER DIESEL A PARTIR DE 2005 É SIEMENS SID901K. AS CAVIDADES UTILIZADAS SÃO 04,05,07, 15 e 16. (segue ilustração) Padrão ISO9141 (não reconhecido pelo leitor bluetooth)
Dessa maneira pra não alterar nada deve ser feito um chicote (macho / fêmea). Do lado macho deve ser utililzado o padrão acima mostrado.
AGORA ESTOU SUPONDO E PRECISO PESQUISAR MAIS PARA TER CERTEZA. NÃO SEI SE FUNCIONA E SE ISSO PODE CAUSAR ALGUM PROBLEMA NO VEÍCULO
Do lado fêmea deve ser utilizado as cavidades da linha CAN, ou seja, PINO 6 e PINO 14 que deve ser o protocolo que o leitor bluetooth reconhece!
Dessa forma a ligação deverá ficar da seguinte maneira:
CAVIDADE MACHO----------------CAVIDADE FÊMEA
04 ---------------------------------------04
05 ---------------------------------------05
07 ---------------------------------------06
15 ---------------------------------------14
16 ---------------------------------------16
Abreu se vc puder confirmar se foi feito isso no seu chicote....
Abs
Amarildo4x4
03/05/2013, 20:09
Amarildo vc trabalha com isto? Vc faria um chicote para venda? Obrigado.
Meu objetivo é só pesquisa sobre a implementação do CAN-BUS e como ele foi implementado no TROLLER. Na prática eu sou toscão, e só monto gambiarra kkkkkkkk...
Abs,
Amarildo.
No 3.2 é diferente.
Deve-se ligar os pinos 3 e 11 aos 6 e 14 da ferramenta.
Fazendo-se isso o scaner conecta pelo padrão ISO-15765-4.
Não é o ideal, mas funciona.
Abraços.
No 3.2 é diferente.
Abraços.
abreu,
Sabe o modelo da central do 3.2?
Grato
Lamberto
03/05/2013, 23:46
Abreu, vc não teria como testar se funciona em algum troller 3.0? Ajudaria muito!
Agradece,
Lamberto
06/05/2013, 10:46
No 3.2 é diferente.
Abraços.
Abreu, os pinos 3 e 11 teoricamente não estão sendo usados pelo módulo do carro. Estou considerando a numeração das cavidades conforme foto em anexo. Vc está considerando da mesma maneira??
Abraço
Alemao_Am
06/05/2013, 13:08
Vou comprar e tentar no 3.0 ai posto aqui o resultado. :)
Alemao_Am
06/05/2013, 15:51
Fora de estoque :freaking:
3.0" LCD OBDII Vehicle Car OBD Multi-Function Trip Computer / Diagnostic Tool / Condition Monitor - Free Shipping - DealExtreme (http://dx.com/p/3-0-lcd-obdii-vehicle-car-obd-multi-function-trip-computer-diagnostic-tool-condition-monitor-140352)
3.0" LCD OBDII Vehicle Car OBD Multi-Function Trip Computer / Diagnostic Tool / Condition Monitor - Free Shipping - DealExtreme (http://dx.com/p/3-0-lcd-obdii-vehicle-car-obd-multi-function-trip-computer-diagnostic-tool-condition-monitor-140352)
O que uso está disponível, é esse aqui:
A301 Vehicle Car OBD Multi-Function Trip Computer - Black (3.0" LCD) - Free Shipping - DealExtreme (http://dx.com/p/a301-vehicle-car-obd-multi-function-trip-computer-black-3-0-lcd-102570)
Abraços!
07/05/2013, 08:33
Alemão,
Esse daqui tem a mesma função mas as informações são mostradas no aparelho celular ou computador.
OBDII Bluetooth Car Diagnostic Cable - Black + Blue + Orange (DC 12V) - Free Shipping - DealExtreme (http://dx.com/p/obdii-bluetooth-car-diagnostic-cable-black-blue-orange-dc-12v-42825)
A vantagem é o preço!! Para o celular ele tem um software grátis chamado "Torque" para android.
Alemao_Am
07/05/2013, 08:53
Valeuuu pessoal!!
Obrigado!!
Alemao_Am
07/05/2013, 09:03
A301 Vehicle Car OBD Multi-Function Trip Computer - Black (3.0" LCD) - Free Shipping - DealExtreme (http://dx.com/p/a301-vehicle-car-obd-multi-function-trip-computer-black-3-0-lcd-102570)
Abraços!
Abreu comprei este que vc indicou, só esperar agora.
Obrigado!
GPBarbosa
07/05/2013, 10:45
Abreu, os pinos 3 e 11 teoricamente não estão sendo usados pelo módulo do carro. Estou considerando a numeração das cavidades conforme foto em anexo. Vc está considerando da mesma maneira??
Abraço
Vinicius,
vc conseguiu conectar com o celular? Onde comprou o cabo?
eu achei o app para iOS mas não é de graça o nome é Engine Link
obrigado
07/05/2013, 11:14
Vinicius,
vc conseguiu conectar com o celular? Onde comprou o cabo?
eu achei o app para iOS mas não é de graça o nome é Engine Link
obrigado
Achei o cabo aqui:
OBD2 16-Pin Male to Female Extension Cable (110cm) - Free Shipping - DealExtreme (http://dx.com/p/obd2-16-pin-male-to-female-extension-cable-110cm-129002)
Ainda não conectei, estou pesquisando um pouco melhor uma vez que tem uma divergência das cavidades utilizadas.
Vou postando aqui as atualizações!
Abs
Erick-Pfutz
06/06/2013, 09:27
Fala Vinicius, tudo bom?
Conseguiu utilizar o cabo? Teve que fazer alguma adaptação? Estou quase comprando este adaptador bluetooth!
Vlw abrs
06/06/2013, 17:35
Fala Vinicius, tudo bom?
Conseguiu utilizar o cabo? Teve que fazer alguma adaptação? Estou quase comprando este adaptador bluetooth!
Vlw abrs
Erick,
Consegui sim. Deve ser feita uma alteração nos pinos do cabo que vão para o adaptador. Coisa simples de fazer. Usei a dica do Abreu e funcionou 100%
"No 3.2 é diferente.
Fazendo-se isso o scanner conecta pelo padrão ISO-15765-4."
Pode comprar que vale a pena. Fica show!
Pedro Rocha
06/06/2013, 18:37
Abreu comprei este que vc indicou, só esperar agora.
Obrigado!
Acompanhando....
Paulo Fogaça
06/06/2013, 21:15
Abreu, boa noite
Você deixou ele com a instalação fixa no seu Troller? Se deixou, pode mandar uma foto para eu ver como ficou? Comprei um e estou aguardando a chegada.
Muito obrigado!
Sds,
Abraços!
06/06/2013, 22:08
Paulo, lembrei que tem algumas fotos do v-checker do Abreu aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/121251-melhora-no-sistema-eletrico-do-troller.html
Paulo Fogaça
06/06/2013, 22:56
Valeu Vinicius... obrigado!
Paulo, lembrei que tem algumas fotos do v-checker do Abreu aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/121251-melhora-no-sistema-eletrico-do-troller.html
Alemao_Am
10/06/2013, 12:26
Pessoal o meu ainda não chegou, assim que chegar vou fazer um vídeo de instalação ou uma sequencia de foto.
Abç a todos
Pedro Rocha
10/06/2013, 22:27
Pessoal o meu ainda não chegou, assim que chegar vou fazer um vídeo de instalação ou uma sequencia de foto.
Abç a todos
Alemao,
o seu é 3.0? vô ficar na "escuta"...
abs.
rafabene
16/06/2013, 23:07
Abreu,
Onde você conseguiu os conectores OBDII macho e femea de 16 pinos?
Obrigado.
Alemao_Am
19/06/2013, 10:43
Alemao,
o seu é 3.0? vô ficar na "escuta"...
abs.
Opa é sim amigo! 3.0 2010!
Chegou ontem em casa o v-checker acredito que na próxima semana estarei instalando.
Tenho compromisso se não eu já estava agarrado no menino :euforico:
Vou tentar ser o mais claro possível, com fotos e vídeos.
Abç a todos.
rafabene
19/06/2013, 21:35
Opa é sim amigo! 3.0 2010!
Chegou ontem em casa o v-checker acredito que na próxima semana estarei instalando.
Tenho compromisso se não eu já estava agarrado no menino :euforico:
Vou tentar ser o mais claro possível, com fotos e vídeos.
Abç a todos.
Opa! Então ganhou mais um na escuta! :pipoca:
Opa! Mais um aprendiz.:pipoca:
Alemao_Am
01/07/2013, 17:37
Boa tarde pessoal. tentei fazer a ligação neste final de semana, mas sem sucesso. Tentei varias configurações e nada, alguém sabe me dizer qual é o protocolo OBD2 do Troller? Ou especificar os fios do conector fêmea? O pino 16 e 4 estão corretos, eles são positivo e terra negativo, aguem sabe qual a função dos outros?
Abç a todos e obrigado
01/07/2013, 22:19
Boa tarde pessoal. tentei fazer a ligação neste final de semana, mas sem sucesso. Tentei varias configurações e nada, alguém sabe me dizer qual é o protocolo OBD2 do Troller? Ou especificar os fios do conector fêmea? O pino 16 e 4 estão corretos, eles são positivo e terra negativo, aguem sabe qual a função dos outros?
Abç a todos e obrigado
Alemão, não sei se o 3.0 usa os mesmos pinos do 3.2. Se vc tirar uma foto e postar aqui fica fácil de identificar.
De qualquer maneira, se for igual use a seguinte configuração:
MACHO ----- FÊMEA
4--------------------4 PADRÃO EM TODOS OS CARROS, NÃO ALTERAR
5--------------------5 PADRÃO EM TODOS OS CARROS, NÃO ALTERAR
16-------------------16 PADRÃO EM TODOS OS CARROS, NÃO ALTERAR
3--------------------6 LINHA DE DADOS
11------------------14 LINHA DE DADOS
Abraço
r.caribe
02/07/2013, 11:16
Abç a todos e obrigado
Gente, infelizmente o nosso 3.0 não funciona muito bem com CANBUS. Os pinos 14 e 6 estão certos e a voltagem está certa para CAN, mas não conecta com esses scanners genéricos pois a ECU da Siemens (diferente da ranger) tem alguma codificação diferente que os scanners genéricos não conseguem conectar. Clássico uso de segurança por obscuridade (segurança pra quem afinal? Quem tá ganhando com isso não é o consumidor e sim os fabricantes de scanner para motor que cobram 20x mais que esses genéricos). Já o pino 7 do conector OBD do Troller é para comunicação via K-Line, ou também chamado de ISO 9141-2, mas também não funciona. O ISO 9141-2 teria de tar com 12V aguardando conexão, que é estabelecida com o scanner jogando para terra em 5 bauds, ai estabelece conexão, só que ele está com 0V pelo menos no meu carro. Mais uma vez, é um padrão internacional que foi ignorado pela Troller (Não adianta culpar a Siemens pelo ECU, quem define esses parâmetros é a fabricante do veículo).
Resumindo, esqueçam qualquer scanner genérico no Troller 3.0
Alemao_Am
02/07/2013, 12:46
Alemão, não sei se o 3.0 usa os mesmos pinos do 3.2. Se vc tirar uma foto e postar aqui fica fácil de identificar.
De qualquer maneira, se for igual use a seguinte configuração:
MACHO ----- FÊMEA
4--------------------4 PADRÃO EM TODOS OS CARROS, NÃO ALTERAR
5--------------------5 PADRÃO EM TODOS OS CARROS, NÃO ALTERAR
16-------------------16 PADRÃO EM TODOS OS CARROS, NÃO ALTERAR
3--------------------6 LINHA DE DADOS
11------------------14 LINHA DE DADOS
Abraço
Obrigado Vinicius vou tirar uma foto e posto aqui.
Vou tentar esta ligação também e retorno a informação.
Obrigado Abç
Alemao_Am
02/07/2013, 12:52
Gente, infelizmente o nosso 3.0 não funciona muito bem com CANBUS. Os pinos 14 e 6 estão certos e a voltagem está certa para CAN, mas não conecta com esses scanners genéricos pois a ECU da Siemens (diferente da ranger) tem alguma codificação diferente que os scanners genéricos não conseguem conectar. Clássico uso de segurança por obscuridade (segurança pra quem afinal? Quem tá ganhando com isso não é o consumidor e sim os fabricantes de scanner para motor que cobram 20x mais que esses genéricos). Já o pino 7 do conector OBD do Troller é para comunicação via K-Line, ou também chamado de ISO 9141-2, mas também não funciona. O ISO 9141-2 teria de tar com 12V aguardando conexão, que é estabelecida com o scanner jogando para terra em 5 bauds, ai estabelece conexão, só que ele está com 0V pelo menos no meu carro. Mais uma vez, é um padrão internacional que foi ignorado pela Troller (Não adianta culpar a Siemens pelo ECU, quem define esses parâmetros é a fabricante do veículo).
Que pena!!! :(
Obrigado amigo pelas informações.
Vou comprar um 3.2 para não perder dinheiro no V-Checker :chorandoderir:
Brincadeira Abç
r.caribe
02/07/2013, 13:29
Que pena!!! :(
Obrigado amigo pelas informações.
Vou comprar um 3.2 para não perder dinheiro no V-Checker :chorandoderir:
Brincadeira Abç
Eu comprei uma ECU de troller usada para dar uma fuçada nela e descobrir como fazer a conexão via K-line... Assim que eu descobrir algo, posto aqui...
JRoberto
02/07/2013, 17:49
Pessoal, isso significa que também não vai funcionar para a Ranger 3.0. Quem fabrica a ECU da Ranger?
Obrigado e abraços.
r.caribe
02/07/2013, 22:11
Pessoal, isso significa que também não vai funcionar para a Ranger 3.0. Quem fabrica a ECU da Ranger?
Obrigado e abraços.
Muito pelo contrário, a ranger tem o CAN implementado da forma correta, seguindo padrão internacional. Nela vai funcionar direitinho. O ECU da Ranger é o Siemens SID 901 C, enquanto que o do Troller é o Siemens SID 901 K. A ECU da ranger é bem melhor, dá até para modificar parâmetros dos bicos injetores, mas não funciona no Troller pois o mesmo não tem o sistema PATS na chave de partida...
JRoberto
03/07/2013, 07:27
Muito pelo contrário, a ranger tem o CAN implementado da forma correta, seguindo padrão internacional. Nela vai funcionar direitinho. O ECU da Ranger é o Siemens SID 901 C, enquanto que o do Troller é o Siemens SID 901 K. A ECU da ranger é bem melhor, dá até para modificar parâmetros dos bicos injetores, mas não funciona no Troller pois o mesmo não tem o sistema PATS na chave de partida...
r.caribe, obrigado pela atenção :concordo:
Tem alguém aqui que já está usando na Ranger?
Abraços a todos.
Alemao_Am
03/07/2013, 11:39
Eu comprei uma ECU de troller usada para dar uma fuçada nela e descobrir como fazer a conexão via K-line... Assim que eu descobrir algo, posto aqui...
Fico no aguardo, valeu!
Abç
Galera!
Voltando ao primeiro post... o problema do T4 3.0 que acendia luz de injeção... foi resolvido ? Se sim, como ?
Valeu!
Galera!
Voltando ao primeiro post... o problema do T4 3.0 que acendia luz de injeção... foi resolvido ? Se sim, como ?
Valeu!
fred, vá nessa ordem:
Passe o scanner, mas não confie nele. Exemplo:
Testando valvulas VCV e PCV da Ranger 3.0 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=yvwme7gdO80)
Verifique se o problema não é causado por:
Filtro de combustível;
Filtro de ar;
Bomba d'água; <- Mais comum
Bomba de baixa pressão (auxiliar); <- Não basta testar a pressão de saída. O ideal é testar com uma nova emprestada.
Sensores (T-MAP, Fase, Rotação e Temperatura); <- Difícil ser eles, mas antes ver BI não custa testar a resistência. São baratos tb p trocar!
Válvulas VCV e PCV da bomba injetora; <- BI a diesel mecânico ou eletrônico, sempre só com bombista especializado!
Se não comer mosca nos testes, 100% chance de resolver. Do contrário, leva na MWM que eles veem o que muitas vezes passa despercebido aos olhos dos aventureiros mecânicos amadores (jipeiros)!
Semanas atrás, segui esses passos e resolvi. Era a bomba de baixa. O meu entrava em módo de segurança aos 2500 rpm e só de vez em quando. Troquei filtros e mandei checar a bomba d'água e nada de resolver. Testei a pressão da bomba de baixa e estava ok. Mas, eu sou teimoso e instintivo. Troquei a bomba de baixa e resolveu. Ela só baixava a pressão de vez em quando, e isso acarretava o modo de segurança. Durou 7 anos e 180.000 km.
Boa sorte, depois posta a solução.
opa!
Vou estudar esse passo a passo aqui no final de semana :)
Valeu d+ Jorgao!
opa!
Vou estudar esse passo a passo aqui no final de semana :)
Valeu d+ Jorgao!
Beleza fred.
Esqueci de uma coisa:
Pode ser fio quebrado também. Esses 4 chicotes dos bicos quando quebram o fio e ficam com mau contato.... cara ninguém acha o defeito pois, ninguém desconfia e o scanner não ajuda, a não ser que seja realmente um mecânico cuidadoso! Tem que examinar com cuidado.
Na ordem da lista, eu checaria esses fios antes dos sensores.
Pois eh... imprimi essa lista sua e vou no meu meca e exigir q ele veja todos esses itens :)
Tomara que ache...
Valeu d+ Jorgao!
Coveiro Mode On
Alguém conseguiu conectar um scanner no 3.0?
Vinícius-RS
15/05/2014, 00:02
Pessoal, também estou com uma interface ELM 327 para usar em um Troller 3.0.
Alguém já fez ele funcionar? Tem que fazer alguma modificação na pinagem do conector?
[]'s
Pessoal, também estou com uma interface ELM 327 para usar em um Troller 3.0.
Alguém já fez ele funcionar? Tem que fazer alguma modificação na pinagem do conector?
[]'s
Da última vez que li algo a respeito, no troller 3.0 não funciona. Só funciona na ranger 3.0. O software da ranger é diferente do troller, pois a ecu da ranger é diferente. E os softwares gratuitos da internet não possuem suporte ao troller 3.0, até onde sei, a não ser que alguém tenha feito.
Eu já testei e não funcionou no meu 3.0.
Martin427
15/05/2014, 10:16
A pinagem do conector é diferente (os pinos de dados não estão no mesmo lugar que o padrão OBD normal), justamente para obrigar você a ir na concessionária.
É possível fazer um chicote para colocar entre o conector do carro e o scanner, "transferindo" os pinos para posição que qualquer scanner lê. Da última vez que pesquisei, um cara fez isso "na unha" e funcionou, mas não vi nenhum tutorial ou chicote pronto.
Se alguém souber de algo, posta ai !
Abraço,
Martin
Vinícius-RS
15/05/2014, 11:34
Segue foto do conector do meu Troller (3.0, ano 2007). Possui os pinos 4-5-6-7-14-16.
Pelo que pesquisei, estaria de acordo com a ISO 9141-2 (pois deveria possuir os pinos 4-5-7-16).
Por que não ocorre a comunicação?
Já levei em oficina, que não era concessionária, e colocaram normalmente o scanner no Troller. Teria que fazer algum adaptador, como o Martin comentou?
[]'s
Vinícius-RS
22/05/2014, 18:33
Conectei a dita interface em outro carro e é show de bola... Aparecem vários dados interessantes (dependendo das informações que a ECU libera), como abertura do corpo de borboleta, mistura A/F, carga, rpm, velocidade, etc.
Se alguém souber de alguma luz para este aparelho funcionar, posta por aqui. Seria bem interessante um "computador de bordo" para o Troller...
[]'s
tormenta
11/07/2014, 22:27
No 3.2 é diferente.
Abraços.
Fiz isso usando um chicote e funcionou perfeitamente, Troller 3.2 TGV. Valeu pela dica!
Dá pra ver pressão na turbina, temperatura do ar na admissão, temperatura no sistema de arrefecimento, quantidade de combustível injetado por segundo, etc. Muito legal!
Martin427
05/08/2014, 16:58
Coveiro, de novo.
Saiu agora o ELM 327 1.5 (uma versão nova).
Alguém tem alguma idéia se funciona no Troller 3.0 ou ainda não?
Vinícius-RS
10/08/2014, 18:08
Buenas pessoal.
Essa semana fiz o teste, comprei duas tomadas (macho e fêmea) e fiz um chicote para alterar a posição dos pinos. Mantive os pinos 4 e 5 (terra) e o pino 16 (alimentação).
Testei trocar a posição dos outros 3 pinos entre eles e nada feito. Alguma sugestão?
Abraços
tormenta
11/08/2014, 11:53
Vinícius, eu mantive tudo e troquei apenas o que o abreu indicou. Funciona plug-and-play. Estou usando um ELM genérico chinês com bluetooth e o app Torque para Android.
Vinícius-RS
11/08/2014, 13:34
tormenta, o meu é 3.0, é o mesmo esquema??
tormenta
11/08/2014, 14:11
Vinícius, pelo que entendi é a mesma coisa mas ainda não testei. Da próxima vez que encontrar um amigo que tem o 3.0 vou ligar pra ver se também funciona.
Existe um tópico mais antigo e muito mais detalhado, aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/28876-obd-2-na-ranger-diesel.html. Lá quando dissecam os protocolos, mostram que o padrão seria os pinos ECU+ e ECU- estarem no 3 e no 11, mas no protocolo usado pelo Troller na era Ford eles estão como CAN High e CAN Low nos pinos 6 e 14. Isto é exatamente o que o Abreu falou, ligue os pinos 3 e 11 ao 6 e 14, respectivamente.
Vai abaixo um tutorial com o caminho das pedras pra quem também quiser fazer:
1- Compre um ELM327 destes:
última versão v2.1 elm327 bluetooth super mini obd2 scanner bluetooth elm 327 para multi marcas can bus obd2 modelo suporta todos os em Leitoras de Código e Aparelhos de Escaneamento de Automóveis & Motocicletas no AliExpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Latest-Version-V2-1-Super-Mini-ELM327-Bluetooth-OBD2-Scanner-ELM-327-Bluetooth-For-Multi-brands/808159089.html)
R$ 11,29
2- Compre um extensor destes: obd 2 2014 16 pinos macho para fêmea extensão elm327 scanner de diagnóstico teleférico 30cm transporte livre alta qualidade em Cabos e Conectores para Diagnóstico em Automóveis de Automóveis & Motocicletas no AliExpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Factory-OBD2-16Pin-Male-To-Female-Extension-ELM327-Diagnostic-Scanner-Car-Cable-Free-Shipping-High-Quality/1570359275.html)
R$ 12,44
3- Espere uns 3 meses até tudo chegar. :zzz:
4- Pegue o extensor, corte ao meio e busque usando um multímetro descobrir quais são os fios 3, 6, 11 e 14. Cruze os fios do pino 3 com o do 6, e cruze os fios do pino 11 com o do 14. Religue o restante normalmente. (aqui tentei usar código de cores mas os chineses não respeitam o padrão... então tive que descobrir um por um cortando todos)
5- Baixe no Android o programa Torque (há versão grátis e paga): https://play.google.com/store/apps/details?id=org.prowl.torque&hl=en
6- Plugue no carro, concecte via bluetooth pelo celular usando o programa Torque (senha padrão 1234). Pronto! :dance:
É barato e mostra muita coisa em tempo real, inclusive na versão paga ele pode calcular autonomia do carro pois dá pra ver quanto diesel está sendo injetado. Também mostra a temperatura do sistema de arrefecimento, que ao meu ver seria uma forma muito melhor de monitorar do que aquela tampa de tanque de expansão adaptada com sensor que postaram aqui no fórum. Diminuir o volume não necessariamente implica em superaquecimento.
Se não quiser usar o celular pode comprar também um monitor dedicado (Computador de viagem de carro, OBD Multi Function Trip Computer V Checker A301 Frete Grátis! em Leitoras de Código e Aparelhos de Escaneamento de Automóveis & Motocicletas no AliExpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Car-Trip-Computer-OBD-Multi-Function-Trip-Computer-V-Checker-A301-Free-Shipping/503014328.html), R$216), eliminando a necessidade do item 1 deste tutorial.
Vinícius-RS
11/08/2014, 14:33
Vinícius, pelo que entendi é a mesma coisa mas ainda não testei. Da próxima vez que encontrar um amigo que tem o 3.0 vou ligar pra ver se também funciona.
Existe um tópico mais antigo e muito mais detalhado, aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/28876-obd-2-na-ranger-diesel.html. Lá quando dissecam os protocolos, mostram que o padrão seria os pinos ECU+ e ECU- estarem no 3 e no 11, mas no protocolo usado pelo Troller na era Ford eles estão como CAN High e CAN Low nos pinos 6 e 14. Isto é exatamente o que o Abreu falou, ligue os pinos 3 e 11 ao 6 e 14, respectivamente.
Ok, vou verificar ainda esta tarde e dou o retorno por aqui.
Att. Vinícius
Vinícius-RS
11/08/2014, 16:16
última versão v2.1 elm327 bluetooth super mini obd2 scanner bluetooth elm 327 para multi marcas can bus obd2 modelo suporta todos os em Leitoras de Código e Aparelhos de Escaneamento de Automóveis & Motocicletas no AliExpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Latest-Version-V2-1-Super-Mini-ELM327-Bluetooth-OBD2-Scanner-ELM-327-Bluetooth-For-Multi-brands/808159089.html)
R$ 11,29
2- Compre um extensor destes: obd 2 2014 16 pinos macho para fêmea extensão elm327 scanner de diagnóstico teleférico 30cm transporte livre alta qualidade em Cabos e Conectores para Diagnóstico em Automóveis de Automóveis & Motocicletas no AliExpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Factory-OBD2-16Pin-Male-To-Female-Extension-ELM327-Diagnostic-Scanner-Car-Cable-Free-Shipping-High-Quality/1570359275.html)
R$ 12,44
4- Pegue o extensor, corte ao meio e busque usando um multímetro descobrir quais são os fios 3, 6, 11 e 14. Cruze os fios do pino 3 com o do 6, e cruze os fios do pino 11 com o do 14. Religue o restante normalmente. (aqui tentei usar código de cores mas os chineses não respeitam o padrão... então tive que descobrir um por um cortando todos)
5- Baixe no Android o programa Torque (há versão grátis e paga): https://play.google.com/store/apps/details?id=org.prowl.torque&hl=en
6- Plugue no carro, concecte via bluetooth pelo celular usando o programa Torque (senha padrão 1234). Pronto! :dance:
É barato e mostra muita coisa em tempo real, inclusive na versão paga ele pode calcular autonomia do carro pois dá pra ver quanto diesel está sendo injetado. Também mostra a temperatura do sistema de arrefecimento, que ao meu ver seria uma forma muito melhor de monitorar do que aquela tampa de tanque de expansão adaptada com sensor que postaram aqui no fórum. Diminuir o volume não necessariamente implica em superaquecimento.
Se não quiser usar o celular pode comprar também um monitor dedicado (Computador de viagem de carro, OBD Multi Function Trip Computer V Checker A301 Frete Grátis! em Leitoras de Código e Aparelhos de Escaneamento de Automóveis & Motocicletas no AliExpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Car-Trip-Computer-OBD-Multi-Function-Trip-Computer-V-Checker-A301-Free-Shipping/503014328.html), R$216), eliminando a necessidade do item 1 deste tutorial.
tormenta, obrigado pela resposta!
Pelo visto é realmente diferente a transmissão de dados do 3.2 e do 3.0.
Fiz um chicote mas não cruzei os fios conforme você citou, pois no Troller, aparecem em uso somente os pinos 4,5,6,7,14 e 16. Saindo destas posições, liguei nas posições 4,5,3,7,11 e 16, respectivamente. Ainda tenho minhas dúvidas da utilidade do pino 7, testei com ele isolado e com ele conectado, e não tive resultado positivo.
Mais alguma sugestão?
Att., Vinícius
R$ 11,29
R$ 12,44
alguem ja testou isso?
parece interessante....
Vinícius-RS
11/08/2014, 16:49
alguem ja testou isso?
parece interessante....
vermeio, conforme comentei acima, acabei de testar e não funcionou.
Aleluia2
21/09/2014, 10:03
Estou no item 3 :zzz:, assim que eu receber posto pra vcs a minha experirencia.
John_Niterói
20/11/2014, 16:57
Aguardando alguém conseguir, no troller 3.0.
John_Niterói
20/11/2014, 17:07
Algum sucesso???
Martin427
21/11/2014, 00:59
O Abreu disse em outro tópico que conseguiu fazer funcionar. Mas até hoje ele não quis postar a solução aqui pra ajudar os colegas.
Um auto eletrico de confiança me disse uma vez que é impossível, pois o protocolo da SID 901K é próprio dela. Eu ainda tenho esperança.
O esquema do Tormenta está corretíssimo.
Para um scaner funcionar no Troller 3.0 ou 3.2 basta acertar o CAN LOW e o CAN HI.
A porta tem 16 pinos, olhando para ela de frente basta:
Ligar o pino 6 da ferramenta do 3 da porta OBD do carro.
Ligar o pino 14 da ferramenta no 11 da porta OBD.
A melhor forma de fazer isso é comprando um cabo OBD cortando-o ao meio e refazendo a ligação dos cabos citados, como disse o tormenta.
Segue o padrão da porta OBD II:
http://plxdevices.com/support/images/obd2pins.png
Martin427
21/11/2014, 10:25
Para um scaner funcionar no Troller 3.0 ou 3.2 basta acertar o CAN LOW e o CAN HI.
A melhor forma de fazer isso é comprando um cabo OBD cortando-o ao meio e refazendo a ligação dos cabos citados, como disse o tormenta.
Boa!!! Valeu Abreu !
O cidadão ali em cima disse que testou e não funcionou; você conseguiu fazer funcionar usando esse esquema? Será que ele fez algo errado?
Thanks!
Martin
Boa!!! Valeu Abreu !
O cidadão ali em cima disse que testou e não funcionou; você conseguiu fazer funcionar usando esse esquema? Será que ele fez algo errado?
Thanks!
Martin
Sim, meu scaner funciona no Troller 3.0 e 3.2 exatamente dessa forma.
A própria Troller usa um chicote desses para adaptar a porta do Troller 3.0 e 3.2 para suas ferramentas.
Não existe legislação no Brasil para carros a diesel leve quanto ao padrão da porta OBD, por isso o Troller 3.0 e 3.2 usam esse "padrão sem padrão".
Já o novo Troller 3.2 usa o padrão internacional OBD II.
Abraços.
Martin427
21/11/2014, 12:55
Sim, meu scaner funciona no Troller 3.0 e 3.2 exatamente dessa forma.
A própria Troller usa um chicote desses para adaptar a porta do Troller 3.0 e 3.2 para suas ferramentas.
Não existe legislação no Brasil para carros a diesel leve quanto ao padrão da porta OBD, por isso o Troller 3.0 e 3.2 usam esse "padrão sem padrão".
Já o novo Troller 3.2 usa o padrão internacional OBD II.
Abraços.
Show! Vou comprar uma extensão OBD no mercado livre então.
Valeu!
abraço,
Martin
Carolino
21/11/2014, 12:57
Pessoal, to afim d comprar um desse aqui, será que funciona?
Scanner Diagnostico Automotivo Elm 327 Obd2 Wifi Iphone Ipad - R$ 94,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-604809659-scanner-diagnostico-automotivo-elm-327-obd2-wifi-iphone-ipad-_JM#questionText)
E no meu trolha 3.0 e assim, essa foto e dele.....
484466
Martin427
21/11/2014, 13:14
Olhando a foto, o Troller tem os pinos 4, 5, 6, 7, 14 e 16 - ou seja, não tem nem o 3 nem o 11.
:?:
Olhando a foto, o Troller tem os pinos 4, 5, 6, 7, 14 e 16 - ou seja, não tem nem o 3 nem o 11.
Basta inverter...
6 e 14 no Carro, 3 e 11 na ferramenta...
Abraços.
Quem souber mexer com plug (soltar as conexões dentro) pode fazer a inversão diretamente na porta. Eu já fiz assim também.
Basta jogar o plug 6 e 14 para o lugar do 3 e 11.
Abraços.
John_Niterói
22/11/2014, 08:06
Caro Abreu, você fez isso na prática e, de fato, funcionou? Abs
John_Niterói
22/11/2014, 08:08
Pessoal, to afim d comprar um desse aqui, será que funciona?
Scanner Diagnostico Automotivo Elm 327 Obd2 Wifi Iphone Ipad - R$ 94,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-604809659-scanner-diagnostico-automotivo-elm-327-obd2-wifi-iphone-ipad-_JM#questionText)
E no meu trolha 3.0 e assim, essa foto e dele.....
484466
Estou vendo isso há um tempão, mas até agora acho que ninguém conseguiu fazer funcionar...Tem muita teoria, mas ninguém afirmou que o Troller 3.0 funcionou na prática. Vamos esperar. Tô nessa, junto.
Caro Abreu, você fez isso na prática e, de fato, funcionou? Abs
Sim, usei scaner no Troller 3.0, Troller 3.2 e hoje utilizo no 2015.
Abraços.
Boa noite pessoal , também comprei o obd2 para meu troller 3.0 de ano 2008 , e gostaria que pudesse detalhar melhor a correção dos fios ,
Pois está complicAdo de entender ??? MUITO OBRIGADO
Oh Abreu , voce que teve melhor respostas , por favor detalha melhor os números no carro e na ferramenta , MUITO OBRIGADO
Lucas Nassif
10/02/2015, 14:51
Quem souber mexer com plug (soltar as conexões dentro) pode fazer a inversão diretamente na porta. Eu já fiz assim também.
Basta jogar o plug 6 e 14 para o lugar do 3 e 11.
Abraços.
Troquei a pinagem diretamente na porta OBD do carro conforme instrução acima e mesmo assim não funcionou. Alguma dica?
Troller 3.0 2010.
Troquei a pinagem diretamente na porta OBD do carro conforme instrução acima e mesmo assim não funcionou. Alguma dica?
Troller 3.0 2010.
Botou o 6 no lugar do 3 e o 14 no lugar do 11?
Não pode inverter, tipo botar o 6 no lugar do 11.
Aparentemente a ligação do seu carro está correta, qual o scaner que você está utilizando?
Tente outro com outro scaner.
Abraços.
Lucas Nassif
10/02/2015, 16:08
Botou o 6 no lugar do 3 e o 14 no lugar do 11?
Não pode inverter, tipo botar o 6 no lugar do 11.
Aparentemente a ligação do seu carro está correta, qual o scaner que você está utilizando?
Tente outro com outro scaner.
Abraços.
Abreu,
fiz exatamente como você disse, 6 no 3 e 14 no 11.
Estou usando o Elm327 BT492547
Lucas Nassif
10/02/2015, 16:09
Junto com o ELM 327 estou utilizando o App Torque Pro. Fica buscando protocolos mas não lê nenhum.
Estranho, não tem muito mistério para fazer o scaner funcionar.
O scaner precisa de basicamente 4 pinos para funcionar, são eles:
Can High
Can Low
Terra
Positivo
http://www.mecatronicaatual.com.br/cache/diagnostico_veicular_figura_06_files_image_thumb_m edium600_300.png
Dentre os pinos presentes no seu carro, tem que achar esses 4.
Tanto o Troller 3.0 quanto o Troller 3.2TGV não seguem nenhum padrão para porta OBD, pois hoje no Brasil não há regulamentação para esse tipo de porta.
O concessionário tem sempre um cabo que adapta a porta para o scaner, tente ver que cabos o scaner deles utiliza.
Nos carros que já testei, tanto 3.0 quanto 3.2TGV, apenas a troca citada acima faz o scaner funcionar.
Abraços.
Boa noite Lucas, uso um igual ao seu, fiz a alteração conforme o Abreu orientou e só consegui conexão não colocando nenhum parametro do carro no Torque.
Abçs,
Helio.
Lucas Nassif
13/02/2015, 09:11
Boa noite Lucas, uso um igual ao seu, fiz a alteração conforme o Abreu orientou e só consegui conexão não colocando nenhum parametro do carro no Torque.
Abçs,
Helio.
Olá, Hélio!
Como assim? Nâo entendi o lance do parâmetro.
Abs.
John_Niterói
15/02/2015, 09:47
Alguma resposta para funcionar no 3.0? Abs.
Carolino
15/02/2015, 10:15
Me tirem uma duvida.
Eu ja levei meu 3.0 em duas oficinas que passam scanner, e sempre funcionou a contento.
Se foi assim, o porque desses ELM 327 não funciona no troller?
Estranho isso ne nao?
Carolino
16/02/2015, 08:38
Deem uma lida nessas perguntas e respostas que fiz pra esse vendedor, ele disse que se tem o conector 14 e pra funcionar, o que acham?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-627090686-scanner-automotivo-obd2-wifi-iphone-ipad-pronta-entrega-_JM#questionText
Abreu,
Meu pai tem um troler 2015 e estou querendo instalar um scaner nele. Qual o modelo do seu scaner? Qualquer scaner OBD II Funciona? A instalação é simples (é só plugar)?
Queria instalar um com uma tela LCD para ficar no painel.
Desde já agradeço.
Abraço.
John_Niterói
24/02/2015, 18:31
Deem uma lida nessas perguntas e respostas que fiz pra esse vendedor, ele disse que se tem o conector 14 e pra funcionar, o que acham?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-627090686-scanner-automotivo-obd2-wifi-iphone-ipad-pronta-entrega-_JM#questionText
Carolino, comprei esse scanner. Chegou hoje. Baixei um APP para mini Ipad, chamado DashCommand. Parece ser muito bom esse aplicativo. Fiz a conexão WiFi, conforme está no manual que vem com ele. Tudo ligado, conectado, mas.............
Infelizmente, não funcionou no meu Troller 3.0, ano 2008.
Ele tenta conectar, mas não encontra o protocolo correto.
O próximo passo é comprar um cabo com macho e fêmea, para fazer a troca dos pinos. Uma grande pena, pois fiquei super animado.
Vamos ver o que dará....Difícil é achar um cabo que possa ser aberto para a troca dos pinos. Como vou viajar em abril para os EUA, vi que na amazon vende cabos assim.
Fica para mais alguém tentar......
Abs em todos.
Carolino
24/02/2015, 23:15
John,
o meu chega quinta, o estranho e que qualquer oficina que tenha scanner consegue ler meu carro na boa.
Nao entendo o porque disso,e estranho demais ne.
Mas o cara de uma auto elétrica que tem scanner me falou que faz uma gambi pro scanner ELM 327 funcionar, dou noticias,assim que testar.
Abs.
John_Niterói
25/02/2015, 17:09
John,
o meu chega quinta, o estranho e que qualquer oficina que tenha scanner consegue ler meu carro na boa.
Nao entendo o porque disso,e estranho demais ne.
Mas o cara de uma auto elétrica que tem scanner me falou que faz uma gambi pro scanner ELM 327 funcionar, dou noticias,assim que testar.
Abs.
Vou aguardar, ansiosamente, rsrsrs....Depois passa a dica. Abs e fique com Deus.
tormenta
25/02/2015, 17:39
Essa "gambi" nada mais é do que fazer a troca na pinagem (ou nos fios de um extensor) como foi falado anteriormente aqui no tópico. Só cruzar os fios do pino 3 com o do 6, e cruzar os fios do pino 11 com o do 14.
John_Niterói
25/02/2015, 19:00
Essa "gambi" nada mais é do que fazer a troca na pinagem (ou nos fios de um extensor) como foi falado anteriormente aqui no tópico. Só cruzar os fios do pino 3 com o do 6, e cruzar os fios do pino 11 com o do 14.
Pois é, pessoal, como sou ansioso demais, retirei a etiqueta do aparelhinho e vi que há 04 pequenos parafusos. Então, abri a caixinha e fiz a troca dos fios. Algo super simples, pois o pino 3 e o pino 11 não são usados, ou seja, não há fios presos neles. Retirei o fio que estava soldado no 6 e coloquei ele no 3. O mesmo fiz com o fio que estava no pino 14. Soltei e o prendi no pino 11. Algo bem simples, não? Pois é. Se essa é a solução, não funciona no Troller 3.0, ano 2008. Não há nem como errar, pois os pinos têm a numeração marcada no plástico. Então não tem complicação. O aparelho continua funcionando a rede WIFI, conecta no Ipad, mas o programa DashCommand fica buscando o sinal e não acha. Diz que o protocolo não funcionou.
Uma pena, mas acho que não tem solução para o meu troller. Espero que alguém tenha conseguido para passar a dica. Com essa pinagem não funcionou. Abs e fiquem com Deus.
Martin427
26/02/2015, 10:55
Estou no aguardo de uma solução também.
Essa de trocar os pinos 3/6 e 11/14 é furada confirmada por várias pessoas.
Carolino
26/02/2015, 21:50
E o meu nao chegou.... A encomenda empacou em BH de acordo com o rastreio, maldito pt , acabou ate com os Correios, afff.
Carolino
03/03/2015, 18:31
O meu chegou a gora a tarde.
Na Amarok 2013 funcionou, não andei no carro mas conectou e leu parâmetros na hora.
No Kia Mohave gasolina 12/12 não funcionou.
No troller idem, ta froids....kkkkk
Amanha levarei o scanner e o troller pro eletricista que falou que faz funcionar, dou noticias.....
Abs
John_Niterói
03/03/2015, 19:07
Na Amarok 2013 funcionou, não andei no carro mas conectou e leu parâmetros na hora.
Amanha levarei o scanner e o troller pro eletricista que falou que faz funcionar, dou noticias.....
Abs
Putz! Fico aguardando ansioso. Vamos ver...Abs
Abs
Carolino, já usei o meu na Mohave, funcionou 100% sem precisar de cabos adaptadores, só que a minha é 2009 3.8 V6 gasolina...
Abraços.
Carolino
04/03/2015, 12:32
Uai Abreu, li sua MSG e fui la testar, ontem eu não tinha ligado o Mohave, agora liguei e funcionou na hora, estranho ne, na Amarok não precisa ligar que funciona.
Obrigado.
Estou no aguardo de uma solução também.
Essa de trocar os pinos 3/6 e 11/14 é furada confirmada por várias pessoas.
Furada nenhuma.
Eu tenho o chicote com essa adaptação e de vez em quando ligo meu scaner no Troller de alguns amigos para checar quais os erros que está apresentando.
Furada é o scaner que vc está usando. O método de ligação está corretíssimo.
Carolino
04/03/2015, 16:31
Zebra!
Levei ao eletricista, e assim que ele viu o aparelho ja deu bomba!
Disse ele que os scanner mais robustos, tem atualizações, e dentre elas tem o tipo que o Troller usa.
Desse modelo como o meu, disse ele que nem adianta, pois ele vem com os padrões usados pelo mercado, e o do Troller não se enquadra nesses.
Nem mudando a pinagem não resolve.
Uma pena ne, mas ta bao tambem.....
Abs
Carolino
04/03/2015, 16:33
Outra coisa, gastei 50 conto no programinha e não agradei, achei muito tosco.
Queria algo mais simples e com relógios ou algo parecido, alguém sabe de algum Free, ou baratinho?
Quero pra usar no Iphone.
Obrigado
Martin427
05/03/2015, 11:08
Furada nenhuma.
Eu tenho o chicote com essa adaptação e de vez em quando ligo meu scaner no Troller de alguns amigos para checar quais os erros que está apresentando.
Furada é o scaner que vc está usando. O método de ligação está corretíssimo.
Não estou usando nenhum scanner. Estou aguardando alguém postar uma foto/video do scanner ELM327 (ou outro de preço similar) funcionando no 3.0, e aí sim vou usar a solução proposta. Até agora, você é o único que alega que fez funcionar.
Não estou usando nenhum scanner. Estou aguardando alguém postar uma foto/video do scanner ELM327 (ou outro de preço similar) funcionando no 3.0, e aí sim vou usar a solução proposta. Até agora, você é o único que alega que fez funcionar.
E me parece que o único que não utiliza o ELM327.
Uso o V-Checker A301.
Martin427
06/03/2015, 10:37
E me parece que o único que não utiliza o ELM327.
Uso o V-Checker A301.
Mea culpa. Como o tópico é "ELM 327 (...)", tinha entendido que você fez um ELM 327 funcionar no 3.0. Eu não tentei a sua sugestão de trocar os pinos, pois o ELM327 não tem alguns dos pinos que você disse para trocar (o pino do carro ficaria num slot vazio do scanner) daí com 100% de certeza não ia funcionar. Vi pelas fotos no eBay que o V-Checker tem todos os pinos. Mês que vem vou arriscar comprar.
Thanks.
Martin
Mea culpa. Como o tópico é "ELM 327 (...)", tinha entendido que você fez um ELM 327 funcionar no 3.0. Eu não tentei a sua sugestão de trocar os pinos, pois o ELM327 não tem alguns dos pinos que você disse para trocar (o pino do carro ficaria num slot vazio do scanner) daí com 100% de certeza não ia funcionar. Vi pelas fotos no eBay que o V-Checker tem todos os pinos. Mês que vem vou arriscar comprar.
Thanks.
Martin
Martin,
Quando comprar, não deixe de nos informar sobre os resultados.
Obrigado!
Pedro Rocha
07/03/2015, 14:23
V-checker tá muito mais em conta no aliexpress http://www.aliexpress.com/item/Car-Trip-Computer-OBD-Multi-Function-Trip-Computer-V-Checker-A301-Free-Shipping/503014328.html do que no E-bay
o link acima aparenta ser um com instruções de operação no display em chinês, mandarim... sei lá o que. Esse é em inglês.
http://www.aliexpress.com/item/V-Checker-A301-Car-Diagnostic-Trip-Scanner-OBD2-Error-Code-Reader-Display-OBDII-V-Checker-Support/32276430343.html
diogo ludovico
09/03/2015, 13:13
O ELM-327 não le o troller, nem na Marruá, mas na Marruá consigo apagar os registros do modulo, o que acontecia quando rodei um tempo sem o cabo do velocímetro nos deslocamentos entre as oficinas.
Mauriciolindoia
13/04/2015, 22:37
Tenho acompanhado o tópico, nenhuma novidade? Algum scanner que funcione no troller 3.0 2010????
Martin427
14/04/2015, 10:42
Ninguém comprou o V-Checker? Eu desisti pois estou vendendo o carro.
jmanzano
15/04/2015, 13:34
Ninguém comprou o V-Checker? Eu desisti pois estou vendendo o carro.
Como no final do ano passado fui à casa de minha cunhada e não tinha o que fazer, fiquei sapeando pelo fórum e acabei por encontrar esse tópico e comprei três itens no aliexpress: Vchecker, ELM327 blue tooth e um cabo extensor para porta obd. Comprei tudo no dia 23. postaram no dia 24. Chegou no Brasil entre os dias 16 e 17/01/15. Mas daí os correio.... O ELM327 e o cabo foram entregues semana retrasada (O CD do ELM veio rachado, unitilizado). Já o Vchecker foi entregue em um endereço em Jaraguá do Sul/SC. :shock:... Daí estou na briga com os correios para o reembolso. Se conseguir, vou comprar de novo.
Pedro Rocha
11/07/2015, 20:30
Ressuscitando o tópico.
Comprei o V-checker a301 e uma extensão. Pelo que já foi colocado é trocar a pinagem 3 pelo 6 e 11 pelo 14 pra fazer funcionar, mas tô querendo entender o pq antes de simplesmente trocar, ligar e testar baseado em relatos mas sem ver funcionar na prática... antes que alguém se manifeste, não tô duvidando mas por precaução quero saber o que tô fazendo pra não fazer errado e dar em merda.
De acordo manual o V-checker lê 05 padrões(ISO15765 CAN BUS, ISO 14230 kp2000, J1850PWM, j1850VPW, e ISO914-2)de ODB2 automaticamente.
No troller (2007 3.0) existem os pinos 4,5,6,7, 14 e 16.
Senão tivesse o 07 estaria no padrão CAN BUS.
Deduzo que passando o 6 para o 3(vazio) e 14 para o 11 (tb vazio) ficaria no padrão ISO 914-2 e seria possível a leitura do scanner conforme diagrama abaixo.
Será isso mesmo?
Pedro Rocha
13/07/2015, 16:44
Teste feito, veredito final: não funciona.
Não funciona como trip computer/computador de bordo apenas como diagnóstico OBD. E para essa função (diagnóstico OBD) nem é necessário a troca da pinagem.
A mensagem após tentativa de leitura dos padrões de pinagem OBD é: "only OBD diagnost is suported for this vehicle".
Vc até consegue lêr e apagar erro, mas tb é só.
Só pra constar a pinagem da extensão ficou 3(substituindo o 6), 4, 5 , 7, 11 (substituindo o 14) e 16 e funcionou do mesmo jeito que com o cabo original do V-checker (para diagnóstico OBD). Inclusive o conector obd fêmea que eu peguei no desmanche tinha ford em relevo na peça e a pinagem era exatamente essa 3,4,5,7,11,16.
Vou fazer ainda alguns testes alterando os padrões mas tô achando que talvez a ECU do troller não seja compatível com função (trip computer). Díficil acreditar né... mas tá parecendo.
Detalhe... o V-checker funcionou legal em fiat, GM e VW (1.0 e 1.6).
Walter da Camper
13/07/2015, 17:49
Pedro esse diagnóstico OBD inclui leitura de sensores, como temperatura, RPM, pressão do rail, trottle position... ?
Pedro Rocha
13/07/2015, 19:07
Pedro esse diagnóstico OBD inclui leitura de sensores, como temperatura, RPM, pressão do rail, trottle position... ?
Walter,
Só lê e apaga erro, infelizmente não faz nenhuma dessas leituras.
No menu só aparece "obd diagnose"(read e erase DTC) e factory set (para resetar o V-checker antes de utilizar em outro modelo (veículo).
GuilhermeACC
18/07/2015, 08:50
Pessoal, sobre esse ELM 327, tem que tomar muito cuidado com chips piratas. A versão 1.0 dele era muito bugada e não veio com proteção do firmware, então muitas empresas copiaram, mudaram a versão e venderam como se fosse original (o chip é um microcontrolador PIC18F2480). Por isso tem muita gente pedindo por aí pra comprar a versão 1.5, apesar da 2.1 ser mais nova. Isso acontece pois a maioria dos piratas anunciam ser a versão 2.1, quando na verdade são o 1.0.
Eu comprei um adaptador desses antes de pesquisar direito e me dei mal. Por fora ele é praticamente idêntico a um que outras pessoas compraram e recomendaram, só olhando com muita atenção para o circuito dentro dele dá pra notar que é diferente. Tem vários vídeos no youtube mostrando as diferenças entre esses aparelhos. Uma maneira fácil de determinar se é pirata é o endereço MAC Bluetooth, esse código deveria ser único de cada aparelho, muitos dos piratas começam com 66:35:56:... sendo que muitos usam o mesmo endereço MAC 66:35:56:78:90:AB. Outra dica é ficar de olho no preço, só o chip custa US$14,50, então não tem como esses adaptadores de R$50 serem originais, pois não sobraria margem nenhuma para os demais componentes e o lucro do fabricante e do vendedor.
Uma alternativa é usar um STN1100 ou STN1170, que são compatíveis com o protocolo do ELM327 usado por aplicativos como o Torque no Android e pelo que pesquisei até agora, ainda não sofre o mesmo problema de ter clones que não funcionam. Porém é bem mais difícil de achar adaptadores que usam esse chip e os preços são de lascar. US$49,95 o mais barato que achei, sem bluetooth (serial, bom pra Arduino) e precisa de um cabo adaptador pra ligar na porta OBDII.
Antes de pesquisar na internet e descobrir isso aí, eu testei no carro da minha esposa também (um Fox 1.0 2012), geralmente não funciona, para funcionar precisa plugar ele com o motor já ligado e conectar no Torque em menos de 1 minuto, se não ele nem conecta pelo Bluetooth também. Porém mesmo quando funciona ele é perigoso, se o aplicativo no smartphone é encerrado ou se a conexão bluetooth cai por qualquer motivo, o motor do carro desliga. Aconteceu três vezes com o carro parado na garagem, enquanto eu ajustava as configurações do Torque. Sorte que o máximo que andei com o aparelho ligado foi uma volta na quadra, num sábado de manhã sem ninguém na rua. Esses adaptadores piratas são um perigo!
Opa
E este aqui, "lê" os 3.0?
http://www.lojadomecanico.com.br/produto/82400/3/49/340/scanner---leitor-de-codigos-de-falhas-automotivo-foxwell---obdiieobd-e-can-fortgpro-nt300
Abs
Trollerthru
07/12/2015, 18:54
E este : "Scanner Diagnóstico Automotivo Obd2 Wifi Iphone Ipad Apple", pro tgv 3.2, motor mwm, 4cc?
Alguém indica ou conhece?
Na descrição, funciona no sistema ios.
Mauriciolindoia
19/01/2016, 23:12
Nada ainda pessoal?
Pessoal , alguma novidade sobre este assunto.Vou viajar pro Chile e argentina e estou preocupado com o fato de não acessar a injeção do troller (2012 3.0). O colega Abreu indica um scanner que funciona no troller nas mensagens iniciais mas procurei e não tem mais a venda. Outro colega tentou com um modelo mais econômico e não funcionou. Tem 2 revendas Bosch aqui na região de Bauru/Araraquara que tem scanner para o troller, mas os caras tem os mais profissionais. Estava pensando em levar alguma opção para o problema na injeção. Quanto ao resto até não estou preocupado pois tem muita ranger 3.0 na Argentina. abraços e obrigado.
Walter da Camper
20/05/2016, 18:59
Sua preocupação procede.
O protocolo de comunicação da ECU foi alterado pela Siemens a pedido da Troller, ainda em 2006, antes da aquisição pela Ford.
Portanto, (até provem o contrário) somente scanners nacionais, cujos fabricantes fizeram desenvolvimento específico, são capazes de ler os parâmetros dessa central.
Lembrando que para um diagnóstico de defeito não basta ler e apagar códigos de erro (DTCs), como faz o V-Checker A-301. É preciso ler pressão do rail, temperaturas, tempo de abertura dos bicos, etc...
Se quer viajar tranquilo para fora do país, aconselho alugar de alguma oficina um Rasther, Kaptor, Raven ou Napro que contenha o pacote de dados específico do Troller 3.0
Ou então, pagar 3500 Temers num Kaptor V2 que é o mais barato dentre os portáteis que não precisam de computador.
Pessoal , alguma novidade sobre este assunto.Vou viajar pro Chile e argentina e estou preocupado com o fato de não acessar a injeção do troller (2012 3.0). O colega Abreu indica um scanner que funciona no troller nas mensagens iniciais mas procurei e não tem mais a venda. Outro colega tentou com um modelo mais econômico e não funcionou. Tem 2 revendas Bosch aqui na região de Bauru/Araraquara que tem scanner para o troller, mas os caras tem os mais profissionais. Estava pensando em levar alguma opção para o problema na injeção. Quanto ao resto até não estou preocupado pois tem muita ranger 3.0 na Argentina. abraços e obrigado.
[QUOTE=Walter da Camper;2371504]Sua preocupação procede.
O protocolo de comunicação da ECU foi alterado pela Siemens a pedido da Troller, ainda em 2006, antes da aquisição pela Ford.
Portanto, (até provem o contrário) somente scanners nacionais, cujos fabricantes fizeram desenvolvimento específico, são capazes de ler os parâmetros dessa central.
Lembrando que para um diagnóstico de defeito não basta ler e apagar códigos de erro (DTCs), como faz o V-Checker A-301. É preciso ler pressão do rail, temperaturas, tempo de abertura dos bicos, etc...
Se quer viajar tranquilo para fora do país, aconselho alugar de alguma oficina um Rasther, Kaptor, Raven ou Napro que contenha o pacote de dados específico do Troller 3.0
Ou então, pagar 3500 Temers num Kaptor V2 que é o mais barato dentre os portáteis que não precisam de computador.[/QUOTE
Pois é Walter, é complicado. A ford poderia muito bem ter simplificado isto. Levar um raster tá meio fora. Acho que daria até para levar uma bomba de alta por este preço...Obrigado ..
Walter da Camper
23/05/2016, 09:44
Sempre acompanho os relatos de defeitos aqui no forum e é comum aparecer pessoas dizendo: "meu carro apresenta o defeito ..tal ... e tal... e o mecânico já trocou os bicos (ou a bomba de alta...) e o defeito continua."
Ao final, depois de muita gente opinar, o cara descobre que o defeito estava num simples sensor ou na polia do comando fora de posição ou mal contato num conector.:parede:
Fico imaginando quantas bombas de alta ($4000) ou quantos jogos de bico (mais $4000) já foram trocados sem necessidade, em casos em que o problema era bem mais barato de resolver.
Concordo que pagar 3500 por um scanner é caro. Mas se for comparar, o que é barato num jipe a diesel com motor eletrônico? $3,5k é o preço de um jogo de pneus 31'.
Voltando à questão da viagem internacional, muitos donos de oficina possuem 2 ou 3 scanners, porque um sozinho nunca atende à diversidade de veículos que aparecem numa oficina. Portanto, não é difícil encontrar algum que se disponha a alugar um Rasther ou Kaptor, principalmente ser for um modelo mais antigo, que não suporta atualização para os carros mais modernos.
Eu sempre fui, e continuo sendo, adepto da simplicidade dos motores mecânicos, mas diversos fatores me levaram à necessidade de ter um jipe mais novo e, portanto, eletrônico. A única forma que encontrei para ter paz de espírito andando com ele é levando um scanner na caixa de ferramentas.
Sempre acompanho os relatos de defeitos aqui no forum e é comum aparecer pessoas dizendo: "meu carro apresenta o defeito ..tal ... e tal... e o mecânico já trocou os bicos (ou a bomba de alta...) e o defeito continua."
Ao final, depois de muita gente opinar, o cara descobre que o defeito estava num simples sensor ou na polia do comando fora de posição ou mal contato num conector.:parede:
Fico imaginando quantas bombas de alta ($4000) ou quantos jogos de bico (mais $4000) já foram trocados sem necessidade, em casos em que o problema era bem mais barato de resolver.
Concordo que pagar 3500 por um scanner é caro. Mas se for comparar, o que é barato num jipe a diesel com motor eletrônico? $3,5k é o preço de um jogo de pneus 31'.
Voltando à questão da viagem internacional, muitos donos de oficina possuem 2 ou 3 scanners, porque um sozinho nunca atende à diversidade de veículos que aparecem numa oficina. Portanto, não é difícil encontrar algum que se disponha a alugar um Rasther ou Kaptor, principalmente ser for um modelo mais antigo, que não suporta atualização para os carros mais modernos.
Eu sempre fui, e continuo sendo, adepto da simplicidade dos motores mecânicos, mas diversos fatores me levaram à necessidade de ter um jipe mais novo e, portanto, eletrônico. A única forma que encontrei para ter paz de espírito andando com ele é levando um scanner na caixa de ferramentas.
Vou começar a conversar com o pessoal da Bosch. Quem sabe alguem me oferece alguma alternativa. Achei algumas materias suas sobre injeção na Net. Abraços e obrigado
Edison - Mp3
29/10/2016, 11:32
Bom dia pessoal. Li com bastante atenção os posts deste tópico. Como adquiri um 3.2TGV, resolvi instalar o scanner. Consegui fazer funcionar o deste link.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-767362343-hhobd-elm327-obd2-obdii-v21-android-bluetooth-carro-auto-fg-_JM
Precisei alterar os pinos conforme já várias vezes descrito. As fotos são fora do Troller, mas funcionou.
Edison - Mp3
29/10/2016, 12:47
Vamos agora com as fotos.
Vamos agora com as fotos.
Excelente!!!
Também tenho um 3.2 TGV (2013).
Você alterou só esse fio vermelho de posição, é isso?
Tem como você tirar uma foto dele aberto, pegando uma vista frontal dos pinos, para ver melhor como ficou esse fio.
Bom dia gente... tenho um mês de troller 2013 3.2 TGV amarelão... realmente quem conhece não troca. Bom, minha contribuição aqui é informar que consegui ler os dados de meu troller, utilizando as dicas deste tópico referente a unir os pinos 3 ao 6 e os pinos 11 ao 14. Comprei uns 4 aparelhinhos destes chineses para tentar ler dados de um siena.... montei um carpc e só faltou isso. Vendido o siena, estou transferindo o carpc para o troller e a primeira coisa que tentei fazer (segunda na verdade.. a primeira foi instalar o sistema de som) foi pescar algumas dicas aqui no forum... calibragem, pneus, oleo, etc.. ai me deparei com este tópico falando como funcionar os OBD2 unindo os pinos... primeiro testei o USB_OBD2 sem unir... nada de detectar ECU como no siena... ao voltei, soldei tudo certinho e testei novamente.. resultado, conectou e leu uma porção de variáveis (fotos em anexo) através da porta COM5: do computador, criada pelo dispositivo USB. Como programo alguma coisa em Delphi vou ver se consigo fazer meu próprio programa de diagnóstico.. lendo dados da OBD2 e exibir em algum tipo de painel/gauge na tela do carpc. 539037 539038 539039 539040 539041
marcelomtxp
30/11/2016, 19:48
pessoal acompanhei um pouco e não vi a certeza se existe o leitor da injeção para o troller ano 2011 3.0
se alguém postar algum link de produtos a venda confiáveis e livres de adaptação. obrigado.
marcelomtxp
07/12/2016, 16:02
pessoal alguém pode postar um link pra comprar esse leitur no mercado livre, do scanner do motor 3.0 da troller 2011? obrigado
Walter da Camper
07/12/2016, 17:55
Não existe.
3.0 só com scanner profissional de fabricação nacional (Kaptor, Rasther, Napro, Raven)
pessoal alguém pode postar um link pra comprar esse leitur no mercado livre, do scanner do motor 3.0 da troller 2011? obrigado
marcelomtxp
08/12/2016, 23:02
Não existe.
3.0 só com scanner profissional de fabricação nacional (Kaptor, Rasther, Napro, Raven)
Walter, e um scanner desses é muito caro tipo mais de mil temers?
Walter da Camper
09/12/2016, 10:31
O mais barato custa 3500
Walter, e um scanner desses é muito caro tipo mais de mil temers?
Vinicius Fraga
29/01/2017, 16:43
Eu tenho esse scanner do link abaixo, funciona muito bem no meu 3.0, dos modelos de Troller, só não funciona nos que tem motor AP VW, show de bola!
Ferramentas - Scanner Automotivo INJ-102 - Injetronics - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=4QxSX2VIoTo&t=4s)
marcelomtxp
01/02/2017, 22:30
Eu tenho esse scanner do link abaixo, funciona muito bem no meu 3.0, dos modelos de Troller, só não funciona nos que tem motor AP VW, show de bola!
Vinicius, é o seguinte eu entrei no link desse vídeo no youtube e perguntei, me desculpe informar a todos do forum mas esse leitor somente é compatível com o motor da ford que equipa o troller a partir de 2015 o 3.2 duratorq
Vinicius Fraga
02/02/2017, 02:38
Engraçado, no meu vai tranquilo, mas prefiro então não indicar para que não prejudique ninguém, se possível até excluir o post, eu tentei mas não consegui, estava pesquisando, e vi que a tomada de diagnósticos dos NGD não segue um padrão, fazendo alguns terem diagnóstico outros não, será que é possível isso?
Walter da Camper
02/02/2017, 09:02
Que ano é o seu Troller?
Vc comprou zero ou conhece os antigos donos?
Sabemos que scanner genéricos funcionam na Ranger NGD 3.0, mas não no Troller porque o módulo é diferente (Siemens SID901C na Ranger e SID901K no Troller.
Existe uma grande possibilidade de seu módulo de injeção ter sido trocado pelo da Ranger. Nesse caso o motor também teria sido trocado.
Para tirar a dúvida, basta retirar o porta-luvas e ver o código do módulo.
Engraçado, no meu vai tranquilo, mas prefiro então não indicar para que não prejudique ninguém, se possível até excluir o post, eu tentei mas não consegui, estava pesquisando, e vi que a tomada de diagnósticos dos NGD não segue um padrão, fazendo alguns terem diagnóstico outros não, será que é possível isso?
Vinicius Fraga
02/02/2017, 11:13
O meu é 2008, não comprei zero não, e não tenho uma referência dos donos anteriores, vou dar uma olhada nisso do módulo, pois testei o equipamento em outros dois um com motor 3.0 e outro 3.2, realmente não foi, não conseguiu testar, vou olhar o módulo, provavelmente o que acontece foi o que falou mesmo, é um sistema da Ranger, mas vou verificar. Obrigado pelos esclarecimentos, peço desculpas pela antecipação na postagem, mas a intenção era somente ajudar os amigos!
Vinicius Fraga
05/02/2017, 17:02
Gente, realmente o módulo do meu é o Siemens 901C, mandei um email para Injetronics, e realmente só pega o motor 3.2 Duratorq, mas questionei a possibilidade de pegar no NGD, me falaram que vai ter um outro que vai entrar que eles estão desenvolvendo, só estão estudando a viabilidade, então vamos quem quiser ter um scanner para o NGD, vale a pena mandar um email para eles solicitando, segue o email: contato@injetronics.com.br
Abraço!
marcelomtxp
05/02/2017, 19:06
Vinicius pelo menos os caras foram honestos e informaram que não funciona e evitaram dor de cabeça.
E a você a turma aqui agrade por verificar no seu carro o módulo correto.
Desde já obrigado e vamos que vamos.
Como diria: "é junto dos bons que a gente fica melhor"
Walter da Camper
06/02/2017, 10:06
Seria muito interessante se um fabricante nacional se interessasse em desenvolver um scanner para o Troller NGD a preço acessível.
Quem utiliza o veículo para viagens em regiões remotas necessita ter acesso ao sistema de injeção, nem que seja apenas para ler e apagar códigos de falha.
Repetindo o que já foi informado nesse tópico, a Troller mandou a Siemens modificar o módulo 901C da Ranger e daí foi criado o 901K que (aparentemente) não segue nenhum protocolo padrão de comunicação e por isso somente pode ser acessado por scanners nacionais especialmente desenvolvidos para ele. Até agora somente os fabricantes de scanner profissionais fizeram isso (Tecnomotor, Alfatest, Raven, Napro...) e incorporaram em seus modelos vendidos com preço a partir de 3500.
Quem fizer uma viagem fora do Brasil não encontrará sequer uma oficina equipada para acessar essa ECU, mesmo em países onde circulam Ranger com NGD 3.0, como a Argentina.
Alguém que tiver saco... digo tempo e paciência, pode tentar reunir aqui e nas redes sociais um número expressivo de trolleiros interessados, o que tornaria o projeto economicamente viável para um desenvolvedor nacional de scanners fazer um modelo simplificado e de pequenas dimensões para levar na caixa de ferramentas. Fica a dica. Eu tô fora porque já morri com 3500 no Kaptor-V2.
Gente, realmente o módulo do meu é o Siemens 901C, mandei um email para Injetronics, e realmente só pega o motor 3.2 Duratorq, mas questionei a possibilidade de pegar no NGD, me falaram que vai ter um outro que vai entrar que eles estão desenvolvendo, só estão estudando a viabilidade, então vamos quem quiser ter um scanner para o NGD, vale a pena mandar um email para eles solicitando, segue o email: contato@injetronics.com.br
Abraço!
Vinicius Fraga
27/02/2017, 21:04
Boa noite Walter, eu questionei isso como a Injetronics, porém, o que realmente inviabiliza é o número de pessoas que iria ser comercializado esse equipamento, mas eles não descartaram a possibilidade não, mas tem que ter um número de Trolleiros interessados, vamos encher a caixa postal dos caras com solicitação, mandem o interesse e dados de contato para o email deles que é contato@injetronics.com.br.
Senhores, sobre esse assunto consegui uma informação nova:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-805260941-scanner-automotivo-obdii-em-portugus-do-brasil-dm-290p-_JM
Esse parece funcionar com um valor intermediário ~R$ 800,00
Acabei de comprar....assim que chegar informe se deu certo. E se alguém já testou ele poderia informar
Walter da Camper
19/04/2017, 16:54
Quando estava pesquisando há uns 2 anos atrás comprei o MaxiScan MS509, que parece ser o mesmo produto com outro nome.
Comprei junto um conector OBDII e cortei o cabo para poder inverter fios como descrito nesse tópico.
Testei todas as combinações possíveis de pinagem do conector e NÃO FUNCIONOU NO TROLLER 3.0 - 2010.
Espero que tenha melhor sorte.
546690
Senhores, sobre esse assunto consegui uma informação nova:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-805260941-scanner-automotivo-obdii-em-portugus-do-brasil-dm-290p-_JM
Esse parece funcionar com um valor intermediário ~R$ 800,00
Acabei de comprar....assim que chegar informe se deu certo. E se alguém já testou ele poderia informar
Alguém pode indicar um Scanner ,de baixo custo, que seja compatível com o motor 3.0 da Troller ?Encontrei o Super Scan da Plana TC que custa aproximadamente R$800,00 e atende a Troller segundo o fabricante, mas eu acho ainda muito caro para uso eventual.
Encontrei no Aliexpress o Vgate VS890 com a aparência igual mas com nome diferente , consegui um aqui em Salvador e testei mas não funcionou .
Alguém sabe qual o protocolo da utilizado na Troller?
Walter da Camper
08/05/2017, 12:22
Prezado,
Todos os seus questionamentos encontram-se respondidos neste mesmo tópico. Basta ler as mensagens.
Vale à pena perder... digo, investir um tempinho na leitura, pois caso contrário irá jogar dinheiro fora.
Boa leitura.
Alguém pode indicar um Scanner ,de baixo custo, que seja compatível com o motor 3.0 da Troller ?Encontrei o Super Scan da Plana TC que custa aproximadamente R$800,00 e atende a Troller segundo o fabricante, mas eu acho ainda muito caro para uso eventual.
Encontrei no Aliexpress o Vgate VS890 com a aparência igual mas com nome diferente , consegui um aqui em Salvador e testei mas não funcionou .
Alguém sabe qual o protocolo da utilizado na Troller?
à todos que interessar.....não funcionou....
quando estava pesquisando há uns 2 anos atrás comprei o maxiscan ms509, que parece ser o mesmo produto com outro nome.
Comprei junto um conector obdii e cortei o cabo para poder inverter fios como descrito nesse tópico.
Testei todas as combinações possíveis de pinagem do conector e não funcionou no troller 3.0 - 2010.
Espero que tenha melhor sorte.
546690
não funcionou.............
Walter da Camper
31/05/2017, 13:12
4 anos e 180 postagens nesse tópico e a conclusão é que nenhum scanner genérico consegue ler o módulo SID901K do Troller 3.0.
Quem pretende usá-lo para expedições em outros países ou lugares remotos ou, como eu, tem paranoia de dominar o funcionamento desse motor, tem uma alternativa para não pagar R$ 3500 num scanner profissional: trocar o módulo pelo da Ranger (SID901C) que conecta facilmente com o ELM327.
Nesse caso tem que trocar também o eixo de comando, o sensor de fase e o pedal do acelerador, tudo da Ranger 3.0.
Sai mais caro que o scanner pró, mas o custo pode ser todo recuperado com a venda das peças retiradas.
Minha dúvida é se necessita trocar também o painel e o contato da chave para esse módulo funcionar.
Muitos vão dizer que tudo isso é loucura, mas o objetivo é trocar ideia sobre possibilidades de modificação e melhoria, já que os Troller estão ficando velhos e seu destino é ser tratado como os outros jipes em que os donos não economizam na criatividade para deixar do jeito que gostam.
Boa tarde, vou relatar minha experiencia com scanner, acho que os TGVs não são todos iguais.
Utilizo à 2 anos um modelo ELM324 wifi no meu TGV 2013, funciona perfeito, usando o aplicativo TORQUE-Pró no celular, tendo feito as mudanças na pinagem orientadas por Abreu.
Como informação, tentei instalar esse mesmo scanner em um T4 2008 e um 2011, não funcionou.
A aprox. 2 meses comprei no aliexpress o modelo Trip V-Checker A301, conclusão, não funcionou, testei em outro carro e tudo normal, já no TGV diz que o protocolo não é suportado e se ligar o motor acende a famigerada lampada amarela.
Fiz esse relato para informar que se alguem se aventurar com o A301 pode acontecer tb o que ocorreu com o meu.
Acho que é +- o que aconteceu com o módulo do JM (Natal), em uns funcionou bem em outros foi uma catástrofe, vai entender...
Troller TGV 2013
gilberto maia
16/10/2017, 13:36
caros amigos sou mais um sofredor do troller tenho um ja fiz varias troca de pecas no carro e no motor agora estou tentando analizar ecu do 3.0 pois o meu esta com um erro e luz ecu esta acendendo quando ligado o carro funciona perfeitamente compre ja dois scanner nao leu o ecu fiz a modificacao que colega colocou no site tambem nada o que acomtese e que a troller quando fez este veiculo queria que todo mundo levace na autorizada aqui no rio tem uma eu quando eu esta tirando os bicos para levar para o bombeiro quebrei o sensor do rail eles me pediram 1800 reais ai comprei pela net 240 reais isso e uma ignorancia da fabrica pois esta visando so o mercado do brasil nao pensa como uma pessoa na africa vai resouver o problema do carro e triste
caros amigos sou mais um sofredor do troller tenho um ja fiz varias troca de pecas no carro e no motor agora estou tentando analizar ecu do 3.0 pois o meu esta com um erro e luz ecu esta acendendo quando ligado o carro funciona perfeitamente compre ja dois scanner nao leu o ecu fiz a modificacao que colega colocou no site tambem nada o que acomtese e que a troller quando fez este veiculo queria que todo mundo levace na autorizada aqui no rio tem uma eu quando eu esta tirando os bicos para levar para o bombeiro quebrei o sensor do rail eles me pediram 1800 reais ai comprei pela net 240 reais isso e uma ignorancia da fabrica pois esta visando so o mercado do brasil nao pensa como uma pessoa na africa vai resouver o problema do carro e triste
Opa
Visão estreita de mercado.
Muito parecida com aquela que dominou o Brasil há alguns anos e nos deixou nesse atraso tecnológico.
Uma pena.
Desejo melhor sorte ao amigo e que consiga resolver os seus problemas.
Abs
Walter da Camper
17/10/2017, 12:41
Pode levar em qualquer oficina que trabalhe com injeção.
Todos os scanners profissionais NACIONAIS (Kaptor, Rasther, Raven, Napro... etc) são capazes de ler a ECU do Troller 3.0
Quantos aos scanner baratos ou xing-ling: esqueça.
gilberto maia
17/10/2017, 14:36
valeu colega se o brasil fosse o usa nao seria assim
Milton.souza
18/12/2017, 20:35
Caro colega,
conseguiu programar? vi esse post agora e, por coincidência, estava indo nessa linha: programar meu proprio scanner a partir de biblitecas obd, o que conseguiu?
passe as dicas, essa da inversão dos conectores é uma dica de ouro.
Bom dia gente... tenho um mês de troller 2013 3.2 TGV amarelão... realmente quem conhece não troca. Bom, minha contribuição aqui é informar que consegui ler os dados de meu troller, utilizando as dicas deste tópico referente a unir os pinos 3 ao 6 e os pinos 11 ao 14. Comprei uns 4 aparelhinhos destes chineses para tentar ler dados de um siena.... montei um carpc e só faltou isso. Vendido o siena, estou transferindo o carpc para o troller e a primeira coisa que tentei fazer (segunda na verdade.. a primeira foi instalar o sistema de som) foi pescar algumas dicas aqui no forum... calibragem, pneus, oleo, etc.. ai me deparei com este tópico falando como funcionar os OBD2 unindo os pinos... primeiro testei o USB_OBD2 sem unir... nada de detectar ECU como no siena... ao voltei, soldei tudo certinho e testei novamente.. resultado, conectou e leu uma porção de variáveis (fotos em anexo) através da porta COM5: do computador, criada pelo dispositivo USB. Como programo alguma coisa em Delphi vou ver se consigo fazer meu próprio programa de diagnóstico.. lendo dados da OBD2 e exibir em algum tipo de painel/gauge na tela do carpc. 539037 539038 539039 539040 539041
adriano84
28/02/2018, 16:48
Caro colega,
conseguiu programar? vi esse post agora e, por coincidência, estava indo nessa linha: programar meu proprio scanner a partir de biblitecas obd, o que conseguiu?
passe as dicas, essa da inversão dos conectores é uma dica de ouro.
Tenho alguns scanners OBD2 aqui comigo na verdade computadores de bordo, três modelos autool X50 Plus, TurboGauge IV e UltraGauge. Este ultimo tem uma ótima compatibilidade, inclusive com veículos Diesel. Se quiseres um apoio neste projeto entre em contato, na parte funcional do negocio pois na parte de programação não manjo.
Daniel HH
12/04/2018, 16:40
Walter. Esse teu scanner é o kaptor V2S (frente preta) ou o anterior kaptor.com (frente prata)? Sabe dizer se ambos leem o 3.0? Tenho visto esse ultimo em preços entre 2 mil e 2,5 mil.
Walter da Camper
12/04/2018, 21:16
O meu é o Kaptor V2 (frente preta). O anterior eu não conheço.
Se for comprar qualquer um dos 2 usado, terá que questionar o vendedor sobre os pacotes instalados nele e, de preferencia, fazer um teste no jipe antes da compra. Se for longe, pode pedir para o vendedor ligar ele num Troller 3.0 e filmar o funcionamento.
Walter. Esse teu scanner é o kaptor V2S (frente preta) ou o anterior kaptor.com (frente prata)? Sabe dizer se ambos leem o 3.0? Tenho visto esse ultimo em preços entre 2 mil e 2,5 mil.
Sobre este assunto, comprei um scanner desses mais baratos que achava que funcionaria com o NGD 3.0. Ainda não acabei os testes pois vou fazer a inversão da cabeação que o colega sujeriu lá trás, mas fui pesquisar na internet descobri que não vai funcionar pois tem que atender ao padrão MS-CAN (padrão antigo da Ford/Mazda)e o mesmo não atende. A Mazda vendia a ranger nos EUA, pois andei em uma lá no ano de 1998 e era igualzinha a ranger brasileira. Existe o padrão CAN posterior a 2008 que quase todos os carros tem que seguir mais não é este pois o troller NGD 3.0 é de 2006. Nem todos os scanners baratos atendem ao padrão MS-CAN. O que eu comprei, descobri depois que não atende. Tem um site que explica melhor a inversão da cabeação trazida pelo colega Abreu lá trás. Quem se interessar mais pelo assunto. Segue o link do site.
FORScan forum • View topic - How to access MS CAN bus using FORScanV2 and modified ELM327 (http://forscan.org/forum/viewtopic.php?f=4&t=4)
O scanner indicado pelo forista Abreu nos posts anteriores é o "V-checker A301 Trip Computer". Segundo as especificações atende ao MS-CAN.
Achei na internet um scanner mais barato que talvez funcione pois segundo o site ele é compatível MS-CAN.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715904244-scanner-ford-mazda-focus-obd2-hs-ms-can-pronta-entrega-_JM
Se alguem quiser arriscar.
Abraços.
Coophamat
13/04/2018, 11:58
Ihneves, o vendedor lá respondeu que acha que não serve no troller. Pelo que vi é um elm327 com cabo USB.
Walter da Camper
13/04/2018, 13:32
Não sei não... Para mim não faz muito sentido.
Em 2006, quando passou a usar o NGD 3.0, a Troller ainda não havia sido comprada pela Ford.
Nesse ano ela pegou o motor da Ranger e mandou a Siemens modificar o protocolo de comunicação do módulo, que passou a se chamar SID901K no lugar de SID901C (ao que parece virou K-Line no lugar de CAN Bus).
Depois de muito debater o assunto no fórum, concluímos que a Troller encomendou um protocolo de comunicação que não bate com nenhum padrão anteriormente existente.
O método de inverter fios usado pelo forista Abreu no V-Checker A301 funcionou no motor TGV 3.2. Embora ele faça menção ao 3.0, ninguém até agora confirmou isso.
Caso dê certo, informe-nos por gentileza.
Boa sorte.
Sobre este assunto, comprei um scanner desses mais baratos que achava que funcionaria com o NGD 3.0. Ainda não acabei os testes pois vou fazer a inversão da cabeação que o colega sujeriu lá trás, mas fui pesquisar na internet descobri que não vai funcionar pois tem que atender ao padrão MS-CAN (padrão antigo da Ford/Mazda)e o mesmo não atende. A Mazda vendia a ranger nos EUA, pois andei em uma lá no ano de 1998 e era igualzinha a ranger brasileira. Existe o padrão CAN posterior a 2008 que quase todos os carros tem que seguir mais não é este pois o troller NGD 3.0 é de 2006. Nem todos os scanners baratos atendem ao padrão MS-CAN. O que eu comprei, descobri depois que não atende. Tem um site que explica melhor a inversão da cabeação trazida pelo colega Abreu lá trás. Quem se interessar mais pelo assunto. Segue o link do site.
FORScan forum • View topic - How to access MS CAN bus using FORScanV2 and modified ELM327 (http://forscan.org/forum/viewtopic.php?f=4&t=4)
O scanner indicado pelo forista Abreu nos posts anteriores é o "V-checker A301 Trip Computer". Segundo as especificações atende ao MS-CAN.
Achei na internet um scanner mais barato que talvez funcione pois segundo o site ele é compatível MS-CAN.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715904244-scanner-ford-mazda-focus-obd2-hs-ms-can-pronta-entrega-_JM
Se alguem quiser arriscar.
Abraços.
Ihneves, o vendedor lá respondeu que acha que não serve no troller. Pelo que vi é um elm327 com cabo USB.
É isto mesmo, mas perguntei mais pra verificar a disponibilidade do que confiar no que o cara falou. No caso da Troller existe a inversão da pinagem que a Troller fez para driblar os mecânicos e forçar a ida na concessionária. Pelo que entendi de tudo que lí sobre isto é que a Troller quer enganar os leitores ODB2 colocando o sinal no pino 6 e 14 para parecer protocolo CAN-Iso mas na verdade o protocolo da ECU é o MS-CAN da Ford e que por padrão escuta o sinal nos pinos 3 e 11. Por isso tem que fazer esta inversão de pinagem. O resto depende do nivel de software da ferramenta que você conecta. Estes scanner´s baratinhos só conseguem ler as funções básicas, porém conseguem ler todos os parametros. Os scanner´s mais profissionais implementam outras funções mais sofisticadas (airbag, todos os 7 do troller rsrsrsrs) ABS e algumas funções como chipagem que o pessoal faz por aí. Para manutenção corretiva, que acho que é o que o pessoal mais está interessado por aqui, é eventualmente resetar um código de erro, acho que os mais simples servem. Comprei um por 400 pilas e descobri esta semana que ele não lê MS-CAN. Tinha um modelo só 80 reais mais caro que lê. Só descobri uns dias depois de comprar. Agora já era.
Não sei não... Para mim não faz muito sentido.
Em 2006, quando passou a usar o NGD 3.0, a Troller ainda não havia sido comprada pela Ford.
Nesse ano ela pegou o motor da Ranger e mandou a Siemens modificar o protocolo de comunicação do módulo, que passou a se chamar SID901K no lugar de SID901C (ao que parece virou K-Line no lugar de CAN Bus).
Depois de muito debater o assunto no fórum, concluímos que a Troller encomendou um protocolo de comunicação que não bate com nenhum padrão anteriormente existente.
O método de inverter fios usado pelo forista Abreu no V-Checker A301 funcionou no motor TGV 3.2. Embora ele faça menção ao 3.0, ninguém até agora confirmou isso.
Caso dê certo, informe-nos por gentileza.
Boa sorte.
walter, lembre-se que os Trollers diesel seguem as ranger´s desde o 2002, se eu não me engano o primeiro ano do Troller diesel. (T4 Clube Brasil | Troller | Clube Troller (https://www.t4clube.com.br/troller-2002)).
Walter da Camper
13/04/2018, 14:03
O primeiro Troller diesel veio em 2001 e utilizou o motor MWM Sprint 2.8 (modelo 4.07), o mesmo da S-10, Frontier e Microonibus Volare. Esse motor permaneceu no Troller até 2005 e nunca foi utilizado na Ranger.
Além disso, o fato do Troller ter utilizado peças da Ranger não significa nada em termos de compatibilidade de Scanner, já que qualquer scanner OBD funciona na Ranger 3.0 e não funciona no Troller com o mesmo motor. Isso devido à alteração de protocolo que citei na msg anterior.
walter, lembre-se que os Trollers diesel seguem as ranger´s desde o 2002, se eu não me engano o primeiro ano do Troller diesel. (T4 Clube Brasil | Troller | Clube Troller (https://www.t4clube.com.br/troller-2002)).
rodrigogalli
16/04/2018, 08:42
Bom dia pessoal. Li com bastante atenção os posts deste tópico. Como adquiri um 3.2TGV, resolvi instalar o scanner. Consegui fazer funcionar o deste link.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-767362343-hhobd-elm327-obd2-obdii-v21-android-bluetooth-carro-auto-fg-_JM
Precisei alterar os pinos conforme já várias vezes descrito. As fotos são fora do Troller, mas funcionou.
Edison, blz? Prestou?
Comprei um mas não sabia que conseguiria funcionar no Troller de jeito nenhum....usei ele no novo Ká e vi que as informações são muito toscas...consumo não tem nada a ver e tal...
Compensa o crime no troller?
Edison - Mp3
17/04/2018, 11:34
Bom dia. Funcionou mas com informações muito simples. O principal que é as mensagens de erro e reset não funcionam. Não recomendo a dor de cabeça. Analisei bem e as respostas obtidas não são precisas também.
Abraços
Edison, blz? Prestou?
Comprei um mas não sabia que conseguiria funcionar no Troller de jeito nenhum....usei ele no novo Ká e vi que as informações são muito toscas...consumo não tem nada a ver e tal...
Compensa o crime no troller?
Walter da Camper
18/05/2018, 12:52
Para o Troller com motor NGD 3.0 (2006 a 2012) o scanner mais barato é o Kaptor da Alfatest:
4x4 Brasil - Portal Off-Road - Fórum 4x4 - Classificados (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/pecas/59568/4284-scanner-para-troller-3-0-e-outros-4x4/)
558456
Patolino
03/07/2018, 00:09
Recebi a seguinte mensagem do pessoal da Injetronics... Agora é só aguardar e torcer que o preço não seja Temers impossíveis de pagar.....
Bom dia Sr.,
Agradecemos pela oportunidade!
Esse modelo não é compatível com esse modelo de Troller (3.0), somente para o modelo com motor Duratorq, porém, nesse segundo semestre, estaremos lançando um modelo para computador e tablet baseados em Windows, o qual esse e outros modelos Troller serão compatíveis, o equipamento será sem fio.
Atenciosamente,
evandro111
13/02/2019, 23:38
Olá a todos. Obtive sucesso usando as dicas de pinagem deste forum em conectar o Scanner ELM237 no meu Troller TGV 2013. Comprei no Mercado Livre o scanner e um cabo extensor ODBII, desmontei o cabo retirando os conectores, em seguida aproveirando o cabo com fios do próprio extensor montei o cabo adaptador. A conexão entre o conetor macho e o fêmea ficou, pino 3 no 6, pino 4 e 5 jampeados no 4 e 5 jampeados, pino 11 no 14 e finalmente o pino 16 no 16. Segue fotos e os links dos produtos.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-934289444-obd2-cabo-extensor-16-pinos-60cm-p-scanners-automot-origi-_JM?quantity=1 (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-934289444-obd2-cabo-extensor-16-pinos-60cm-p-scanners-automot-origi-_JM?quantity=1)
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1101453930-obd2-bluethooth-scanner-carro-diagnostico-elm327-original-_JM?quantity=1
564447564450564451564448564449
Alllexandre
03/06/2020, 09:20
Olá a todos. Obtive sucesso usando as dicas de pinagem deste forum em conectar o Scanner ELM237 no meu Troller TGV 2013. Comprei no Mercado Livre o scanner e um cabo extensor ODBII, desmontei o cabo retirando os conectores, em seguida aproveirando o cabo com fios do próprio extensor montei o cabo adaptador. A conexão entre o conetor macho e o fêmea ficou, pino 3 no 6, pino 4 e 5 jampeados no 4 e 5 jampeados, pino 11 no 14 e finalmente o pino 16 no 16. Segue fotos e os links dos produtos.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-934289444-obd2-cabo-extensor-16-pinos-60cm-p-scanners-automot-origi-_JM?quantity=1 (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-934289444-obd2-cabo-extensor-16-pinos-60cm-p-scanners-automot-origi-_JM?quantity=1)
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1101453930-obd2-bluethooth-scanner-carro-diagnostico-elm327-original-_JM?quantity=1
564447564450564451564448564449
Evandro, bom dia.
Sabe me dizer se com esse seu esquema eu conseguiria acessar os diagnóstico no meu Troller 2018 3.2?
Obrigado
MatheusJipeiroBsb
17/09/2020, 18:26
Revivendo o Fórum... acharam algum aparelho que funcione no troller 3.0 2011?
BLACK ESTRADA
21/02/2021, 07:54
Ola,pessoal, quero agradecer pelas informações que adiquiri aqui neste forum, com respeito a conexao ao troller atravez da porta obd2 com o scaner elm327, usei as informações aqui adquirida e tive sucesso na comunicacao com meu troller e um 3.2tgv 2013, sempre tenho que ir a consecionaria para fazer diagnotico de falha porque outras oficinas nao possuiem aparelho compativel com o meu troller e cobram muito caro so para fazer diagonstico de falha.Tive que confeccionar um cabo fazendo as inversoes de pinagem conforme aqui informado.
Alguém já tentou mudar o modulo do troller 2009 para o modulo da ranger. sei que o que muda no protocolo é uma letra,sendo assim se trocar o modulo não resolve o problema com os scanner?
Walter da Camper
19/08/2021, 09:30
Além do módulo, tem mais dois pontos diferentes. Pelo que me lembro muda o sensor de fase do comando e mais algum componente. Tem essa informação em algum tópico no forum.
evandro111
16/10/2021, 18:09
Olá, desculpe a demora em responder, tudo indica que nos Trollers a partir de 2015 a coisa fica muito fácil, se usa um ELM exclusivo para linha Ford. Segue os links.
Utilizacao do Scanner ELM327 com FORSCAN no Troller 3.2 Duratorque - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=hWAEocm7k94)
https://shopee.com.br/Em-Barroco-Scanner-De-Diagn%C3%B3stico-Usb-Modificado-Elm327-Ms-Can-Hs-Can-Forscan-Obd2-Para-Ford-i.292806416.12719841284?sp_atk=9b2aa837-2236-4132-951b-5b8ac26f851f
Então quer dizer que o scanner genérico ELM327 v.1,5 funcionará com perfeição nas ranger com ECU Siemens 901C, correto? Lendo 100%?!!!
Eugenio Risovas
19/01/2024, 12:42
Boa tarde!
Mais uma tentativa de ressuscitar o tópico....
Alguma nova informação sobre o assunto?
Boa tarde!
Olha que coincidência, exatamente uma ano depois da minha pergunta, rs.
izaiasBR48
16/04/2024, 14:50
Boa tarde!
Só alfatest 😐já testei com vários desses baratinho, nenhum funcionou 🥲vou continuar na luta
Boa noite,
Também estou em busca de Scanner para meu Troller 3.0 ano 2008.
Comprei o modelo CR3001, também conhecido como Cread@r 3001. Não funciona no Troller. Acusa erro de leitura.
Se alguém tiver alguma solução favor informar.
Obg
izaiasBR48
21/09/2024, 23:32
Boa noite,
Também estou em busca de Scanner para meu Troller 3.0 ano 2008.
Comprei o modelo CR3001, também conhecido como Cread@r 3001. Não funciona no Troller. Acusa erro de leitura.
Se alguém tiver alguma solução favor informar.
Obg
Comprei também esse scanner não funcionou também. 🥴
Olá, poderia explicar como fez para conseguir conectar o OBD-2 do Troller? Quais pinos precisam ser alterados?
Obrigado.