Ver Versão Completa : Ranger 4.0 v6 - 1994 - falhando em marcha lenta
PAULO CEZAR - GUARUJA
07/03/2013, 14:39
Amigos, tenho uma ranger 4.0 v6 1994, acabei de adquiri-la tem 03 dias, esta é minha primeira pick up, o problema é que em marcha lenta o motor desliga, fiz a limpeza do atuador de marcha lenta e agora não morre mais, só que o giro do motor fica entre 900 e 1000 rpm, este giro é normal? Qual seria o giro correto? Onde fica o conector para ligar o scanner. Obrigado e até mais.
Pedro Eduardo Patussi
07/03/2013, 18:23
ta normal esse rpm ai... o conector do scanner na ranger 1999 fica no rumo do volante...la proximo daonde abre o capo....provavelmente na 1994 tbm está no msm lugar ja q o painel é o msm...
PAULO CEZAR - GUARUJA
08/03/2013, 11:18
Obrigado por ter respondido, ontem ao sair com a ranger verifiquei que voltou a falhar em marcha lenta, chegando a morrer e a aceleração não fica estável oscila muito na casa dos 500 a 1000 RPM, ao andar da uma falha quando acelera com mais força, o que sera que pode ocasionar isto?
PAULO CEZAR - GUARUJA
11/03/2013, 11:47
Troquei o atuador de marcha lenta neste final de semana, ainda não esta 100% pq funciona começa em 1500 rpm e baixa para 800 rpm, mas fica aquele funcionamento meio quadrado e se deixar ligado na lenta após + ou - 2 minutos a rotação baixa e desliga.
Ao andar as vezes não responde a aceleração rápida tem que sair controlando o pé no acelerador para não engasgar.
Alguém pode me ajudar?
Pedro Eduardo Patussi
11/03/2013, 13:34
Troquei o atuador de marcha lenta neste final de semana, ainda não esta 100% pq funciona começa em 1500 rpm e baixa para 800 rpm, mas fica aquele funcionamento meio quadrado e se deixar ligado na lenta após + ou - 2 minutos a rotação baixa e desliga.
Ao andar as vezes não responde a aceleração rápida tem que sair controlando o pé no acelerador para não engasgar.
Alguém pode me ajudar?
faz uma limpeza geral pra ver se resolve...
MAF(spray proprio ou limpa contatos)
Corpo da Borboleta(spray descarbonizante)
limpa a sonda lambda...( nunca limpei...não sei oq usar...)
e desliga o cabo da bateria por uns minutos...pra "resetar" a central.....
nesse forum gringo ensina como fazer algumas limpezas.....Ford Ranger Forum - Forums for Ford Ranger enthusiasts! (http://www.fordrangerforum.com/)
PAULO CEZAR - GUARUJA
15/03/2013, 09:39
Fiz a limpeza do MAF, corpo de borboleta enter outros do sistema de injeção, mas ocorre que o problema continua, as vezes ela desenvolve normal, ja tem vezes que da uns estouros e engasgamento.
Pedro Eduardo Patussi
15/03/2013, 13:18
Fiz a limpeza do MAF, corpo de borboleta enter outros do sistema de injeção, mas ocorre que o problema continua, as vezes ela desenvolve normal, ja tem vezes que da uns estouros e engasgamento.
vixxe....se nem assim resolveu...
o jeito vai ter q ser levar numa oficina pra passar scanner e ver se aparece algum erro qnd acontece os "problemas"
pra não sair gastando $$ atoa...
estouros...se tiver com escape direto...é normal... se tiver com o abafador..provavelmente ta dando entrada de ar em alguma lugar do escape...
engasgamento....pode ser 1001 coisas...mal contato...cabo de vela...vela...bobina...gasolina batizada...sujeira...bico sujo...filtro de combustivel sujo....bomba de gasolina com mal contato... ou querendo pifa...etc....melhor ver a bixona num mecanico pra dizer concerteza...e não sair gastando $$ com coisa q não "precisava" trocar..
PAULO CEZAR - GUARUJA
16/03/2013, 18:55
Obrigado amigo, é isso mesmo que irei fazer, passar no scanner para evitar gastos á toa, desde já agradeço a atenção, logo que tiver sido solucionado ou encontrado o problema responderei no fórum. bom final de semana.
gabrieloliveira
01/04/2013, 18:41
eu tenho uma ranger 1996 v6 gasolina. Ela ja chegou a desligar o motor enquanto eu estava parado no semáforo, ja fiz limpeza nos bicos e troquei velas e cabo de velas. Agora o mecanico veio me falar desse atuador de marcha lenta. Seria msm esse o problema? ja chequei bomba, velas e cabos, alguem ja teve esse problema resolvido??
miguelcps
01/04/2013, 19:59
eu tenho uma ranger 1996 v6 gasolina. Ela ja chegou a desligar o motor enquanto eu estava parado no semáforo, ja fiz limpeza nos bicos e troquei velas e cabo de velas. Agora o mecanico veio me falar desse atuador de marcha lenta. Seria msm esse o problema? ja chequei bomba, velas e cabos, alguem ja teve esse problema resolvido??
Se a marcha lenta fica variando, talvez ele tenha razao, dá uma pesquizada que tem o atuador acho o do Fiesta que serve na Ranger, ou se nao ta afim de fazer adaptaçao, compra no M Livre ou no Ebay.com, tem bastante ofertas nestes sites.
gabrieloliveira
02/04/2013, 17:07
Se a marcha lenta fica variando, talvez ele tenha razao, dá uma pesquizada que tem o atuador acho o do Fiesta que serve na Ranger, ou se nao ta afim de fazer adaptaçao, compra no M Livre ou no Ebay.com, tem bastante ofertas nestes sites.
se colocar o atuador do fiesta, vai vai dar algum problema futuramente? daqui a um ano, dois, eu precisarei trocar de novo? De qual ano exatamente esse do fiesta serve na ranger 96, vc sabe?
PAULO CEZAR - GUARUJA
04/04/2013, 09:29
Consegui passar o scanner na ranger, foi detectado o codigo de falha 522, alguém pode me informar o que pode ser este codigo, na minha já fiz a troca do atuador de marcha lenta e nada resolvido, continua falhando. Só não fiz limpeza de bicos e verificação de velas
PAULO CEZAR - GUARUJA
08/04/2013, 08:15
Agora troquei as velas, deu uma melhorada logo após a troca e depois voltou a falhar
Messias Neto
15/01/2015, 14:03
Olá pessoal, à respeito do assunto marcha lenta desregulada e quadrada da ranger v6 americana... Lá vai a minha experiência.... QUASE NUNCA é o atuador... atuador é dificil de dar pau na ranger, porém é mais fácil o mecanico falar que ela tem manutenção dificil e ficar trocando peça sem parar e sem resolver o problema.... faziam uns 15 meses que eu estava com minha Ranger 4.0 ano 97 quadradona, ora ficava acelerada demais, ora ficava muito baixa a rotação... segredo pra acabar com esse problema: LIMPEZA!!!!!!!! porém tem uma peça que os mecanicos pulam na hora da limpeza, que é o coletor superior de admissão de nylon (aquele preto)... limpe-o completamente, limpe todos os contatos... limpe bemmmmmm mesmo esses contatos, confira sua valvula EGR (ela recicla os gases do escape, ai se ela estiver levemente entupida a lenta fica alterada)! troque todas as juntas para garantir que não tenha nenhuma entrada falsa de ar, e por último confira a mangueira do hidrovacuo... a ranger quando está com peça defeituosa acende imediatamente a luz do check engine... então se a sua ranger também estiver meio quadradona, siga minhas dicas ae que a ranger fica lisinha!!! a minha está perfeita, e não troquei peça nenhuma...
Olá pessoal,
Comprei minha Ranger em janeiro, sabia q teria q fazer algumas manutenções e neste momento ela esta com os mesmo sintomas ja descritos neste topico.
Na marcha lenta o motor desliga e de vez em quando o giro fica a 2000 acelerado q nem louco.
Passei o scanner e sairam os seguinte erros:
P0102 - Mass or Volume Air Flow A Circuit Low
P0103 - Mass or Volume Air Flow A Circuit High
P0340 - Camshaft Position Sensor a Circuit (Bank 1 or single sensor)
P1131 - Lack of HO2S11 Switches - Sensor indicates Lean
P1151 - Lack of HO2S21 Switches - Sensor indicates Lean
Pelo que vi tenho que trocar o Maf, mas vou pedir pro mecânico fazer a limpeza que indicaram acima.
Fiz antes de passar o Scanner - limpesa dos bicos, mas não funcionou.
No painel não acende o erro de injeção.
Levei em outro mecanico hoje, pois o outro trocou ate motor de arranque e não arrumou... gastei uma grana já.
Aguem pode me ajudar?
OtavioRamos
14/04/2016, 17:30
iVinny,
tudo bem?
Cara, estava com o mesmo problema. Depois de passar por alguns mecânicos que hora condenavam um peça, hora outra, decidi entrar de cabeça na busca pra achar uma solução concreta e, se possível, barata.
Li muitos post aqui no fórum, até que encontrei o manual de limpeza dos sensores e atuadores. Feito pelo Mestre Lincoln Bustamante. O cara montou um passo-a-passo, com foto! :euforico:
Bom, eu segui e manual e a viatura ficou zerada! Não precisei trocar peça nenhuma!
Agraço ao Lincoln e espero que de certo pra você tbm!
Segue link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/413388d1369410133-explorer-s-e-ranger-s-tudo-o-que-precisamos-saber-sobre-elas-limpado-os-componentes-do-tbi.doc.
Cara, Muito obrigado.
Gastei uma grana com um mecanico que me sacaneou, levei num conhecido da familia e pedi para ele fazer a limpeza.
Ela não ficou totalmente zerada, mas esta bemmmm melhor.
Agora com esse manual eu mesmo farei, com certeza.
Obrigado novamente.
Peguei um Ranger STX 97 4.0 em dividas e estou com alguns problemas, primeiro ela esta com kit GNV novo, e fica morrendo direto , tanto gás quanto na gasolina, porem no gás com muita mais frequência, a rotação quando esta motor frio fica em 1500, porem andou uns 10 min ela chega no sinaleiro ou esquina e morre, o segundo é barulho muito forte motor tec tec tec, fui em um mecânico aqui de Curitiba e o mesmo disse que pode ser Pino ou Saia do pistão. e o orçamento fica muito alto entre 3 e 5 mil, me ajudem rs.