Ver Versão Completa : Dúvidas regularizar HT Baofeng UV 5r
Olá pessoal,
Gostaria de uma ajuda dos amigos, adiquiri um rádio portátil HT Baofeng UV 5r, minha intenção é de manter contato apenas com uma pessoa a um da distância de no máximo 5km mas com bastante área onde tem concreto armado.
Mas sou totalmente leigo no que diz respeito a rádios HT, minhas perguntas são:
1- Posso usar esse rádio (eu e mais uma pessoa) livremente sem ter problemas com a policia de nos abordar?
2- O que significa homologação do aparelho HT? precisa de nota fiscal p fazer isso? como adiquiri no MP o meu veio sem nota fiscal.
3- A outra pessoa que estará usando o segunda aparelho tb tem que ter alguma autorização, mesmo que o aparelho seja meu?
4- Posso usá-lo fora do Brasil?
Aguardo uma ajuda se possível, forte abraço a todos. :concordo:
Claudio_Mag
09/03/2013, 22:00
Prezado MPujol,
1 - Não, legalmente não pode utilizar. Qualquer equipamento de radiocomunicação que não seja FRS (Family Radio Service)/GMRS (General Mobile Radio Service (exemplo - os Talkabout da Motorola) necessitam de licença específica concedida pela Anatel. O Baofeng UV 5r não pode ser classificado como FRS/GMRS pela sua faixa de frequencias e pela sua potência ( 1 / 4 W).
2 - Significa o reconhecimento pela ANATEL de que o equipamento atende as caracteristicas técnicas exigidas. Para pessoa física, o maior impedimento não é apenas a da nota fiscal, mas principalmente o custo e burocracia exigidas, muito superiores aos cerca de US$ 40,00 destes aparelhos no Ebay, DealExtreme, etc. . . Sugiro consultar a Anatel ou Labre de sua região.
3- Sim, qualquer usuário de HT que não sejam os FRS/GMRS - Talkabout - potência inferior a 0,5 W - deve ter a licença específica - ou de Serviço Limitado Privado ou o COER. Consulte a Labre ou a Anatel.
4- A pergunta está muito vaga....depende da legislação do pais onde vc vai utilizar. . .