PDA

Ver Versão Completa : Cherokee Sport: Amortecedores da tampa porta-malas.



lbenedito
18/09/2005, 16:38
Após 7 anos de "existência", os amortecedores (ou mais precisamente as molas pressurizadas) da tampa do porta-malas da minha Cherokee Sport XJ 98 estão ficando sem ação. Alguém sabe onde adquirir outras por um "bom preço"? Existe alguma alternativa do tipo "adaptar" algum similar de carros nacionais? Ou existe alguma forma de "recuperar" a força da mola ou repressurizar a peça cansada?

Florestal
18/09/2005, 20:57
O wallace tem

Florestal
18/09/2005, 21:00
ah esqueci de mencionar.. é tão barato que não valeria a pena tentar arrumar, mesmo porque não dá pra recuperar mesmo... tem que trocar...

Arbass
13/12/2007, 12:53
Já tive problemas c/ "amortecedores" de malas de outros carros e um primo meu me ensinou uma solução Tabajara:

Segure o amortecedor no meio dele e puxe com força razoável, com o objetivo de entortá-lo, porém sem quebrar.
Ou seja você empena o "amortecedor" e ele passa a segurar o peso que antes não segurava.

Grosseria pura!

Vejam bem:

Não estou recomendando nem sugerindo que façam isto. Apenas relatando uma grosseria que me foi ensinada e que já funcionou. A XJ ainda não precisou, mas se precisar, provavelmente farei o descrito acima.

Abs,

Mauricio Bordin
11/01/2008, 17:01
Pessoal,

Apesar de acompanhar o forum há um bom tempo, nunca tive "oportunidade" de dar uma dica, em função do grande conhecimento já presente. Mas acho que minha oportunidade chegou...

Sem conhecer a dica de uso das molas à gás da Veraneio, fui garimpando e encontrei uma mola fabricada pela FNA (Fábrica Nacional de Amortecedores - www.fna.ind.br) de código 5856.0, utilizada em ônibus, à qual eu uso à cerca de 1 ano e meio sem problemas. O único "porém" é que é necessário uma pequena "adaptação" no terminal que vai preso à porta das Cherokas: no caso da FNA esse terminal é do tipo bola. Para resolver, basta desrosquear o terminal da mola cansada e o terminal bola do FNA. As roscas são diferentes, sendo o parafuso do FNA menor que o da rosca fêmea do terminal. Para sanar este problema usei um pedaço de plástico (na realidade um pedaço de cerca de 10mm do isolamento de cabo elétrico de 10mm2), servindo como "bucha". Basta rosquear este "tubo plástico" sobre o parafuso e em seguida rosquear o teminal sobre ele. Obtive uma resistência muito boa do conjunto, mesmo porque ele trabalha em "compressão"... Na época paguei cerca de R$70,00 cada peça, mas depois descobri que a loja aplicava generosos descontos a quem chora um pouco... Na empolgação e alegria de encontrado uma mola equivalente, esqueci de chorar as pitangas...

Acho que era isso...