PDA

Ver Versão Completa : Quando e como usar a reduzida na TR4.



redshift
05/03/2013, 18:49
Tenho uma dúvida que ainda não consegui esclarecer apesar de já ter garimpado muita informação importante sobre o câmbio (no meu caso at} da TR4 aqui neste fórum.
A dúvida está relacionada ao uso da reduzida.
Suponha que eu esteja em uma estrada de terra sinuosa em subida, necessitando de muita força para puxar uma carreta, por exemplo.
Na TR4 a reduzida só pode ser engatada, com o bloqueio do diferencial central (4LLC). No entanto o uso do bloqueio do diferencial central, pelo que entendi, só é adequado para situações de pouca aderência para permitir que uma ou outra roda derrape se estiver fazendo um percurso menor que a outra. Como no caso que descrevi acima o piso está firme, pergunto aos amigos do fórum:
Posso usar a reduzida neste caso? E se fosse asfalto, iria piorar a situação?
Agradeço qualquer informação que esclareça um pouco mais esta situação.
Abraço a todos

Thiago Pereira
05/03/2013, 19:03
Tenho uma dúvida que ainda não consegui esclarecer apesar de já ter garimpado muita informação importante sobre o câmbio (no meu caso at} da TR4 aqui neste fórum.
A dúvida está relacionada ao uso da reduzida.
Suponha que eu esteja em uma estrada de terra sinuosa em subida, necessitando de muita força para puxar uma carreta, por exemplo.
Na TR4 a reduzida só pode ser engatada, com o bloqueio do diferencial central (4LLC). No entanto o uso do bloqueio do diferencial central, pelo que entendi, só é adequado para situações de pouca aderência para permitir que uma ou outra roda derrape se estiver fazendo um percurso menor que a outra. Como no caso que descrevi acima o piso está firme, pergunto aos amigos do fórum:
Posso usar a reduzida neste caso? E se fosse asfalto, iria piorar a situação?
Agradeço qualquer informação que esclareça um pouco mais esta situação.
Abraço a todos

A principio qualquer estrada de terra tem baixa aderência, você pode usar a reduzida sem restrições.

Uma dica para poupar o equipamento é, se estiver usando muito a primeira marcha acione a reduzida, se estiver usando muito a quarta marcha desligue a reduzida.

Agora no asfalto jamais use a reduzida ou o bloqueio (4HLc ou 4LLc).

redshift
05/03/2013, 20:12
Valeu a dica Thiago. Obrigado

AACL
06/03/2013, 23:39
No asfalto eu só usaria se fosse em linha reta e em baixa velocidade. Se fosse realmente necessario para sair da imobilidade. Mas não é recomendável. Com curvas então vc vai forçar demais o conjunto.

FCH
08/03/2013, 06:28
Redshift, ola´.
Vc comentou aqui que garimpou muito aqui. sobre cambio AT na TR4 . Gostaria de saber mais desse cambio pois estou pensando em pegar uma TR4 zero. Sempre tive jipes (TOy, Land, Troller) mas hoje os engarrafamentos do Rio nao permitem mais que a minha coluna (lombar) ficar pisando na embreagem entre 1a , 2a, ponto morto.

Perguntas:
O cambio e´3 ou 4 marchas a frente ?
Quais as opcoes de 4x4 e reduzida ?
Como esse cambio se comporta em trilhas leves ?

Hoje estou dirigindo um XSara 2005 automatico e acho o cambio muito ruim. Carro da tranco na passagem de marcha, pouca aceleração. Dirijo tambem um CRV automat e nele o cambio e´ outra história ! Vc ate´ esquece que o carro tem marcha.

Obrigado

FCH

Matheus C.
08/03/2013, 13:40
Redshift, ola´.
Vc comentou aqui que garimpou muito aqui. sobre cambio AT na TR4 . Gostaria de saber mais desse cambio pois estou pensando em pegar uma TR4 zero. Sempre tive jipes (TOy, Land, Troller) mas hoje os engarrafamentos do Rio nao permitem mais que a minha coluna (lombar) ficar pisando na embreagem entre 1a , 2a, ponto morto.

Perguntas:
O cambio e´3 ou 4 marchas a frente ?
Quais as opcoes de 4x4 e reduzida ?
Como esse cambio se comporta em trilhas leves ?

Hoje estou dirigindo um XSara 2005 automatico e acho o cambio muito ruim. Carro da tranco na passagem de marcha, pouca aceleração. Dirijo tambem um CRV automat e nele o cambio e´ outra história ! Vc ate´ esquece que o carro tem marcha.

Obrigado

FCH

Não foi pra mim, mas posso ajudar.
Cambio é de 4 marchas a frente. sendo disposto de L - 2 - D -N - P, tendo botão de OD (over drive) onde desliga a 4 marcha.
Cambio não é muito bem escalonado, parece que falta uma segunda mais reduzida, e entre 100 - 110 fica oscilando entre 3ª e 4ª, com um leve toque no acelerador, e acredito que deva ser parecido com o do Xsara que citou, da trancos, mas mais acentuado somente entre 1ª pra 2ª.
4x4 temos o seguinte com acionamento por alavanca:
4x2 - 4x4 para uso em qualquer terreno, inclusive asfalto, (sua grande diferença e pode ser engatado em movimento até 80km/h) - 4x4 com distribuiçao igual de tração nas 4 rodas (4x4 normal encontrado em qualquer veiculo 4x4) - 4x4 com reduzida.

Sobre o comportamento em trilhas tem quem possa responder melhor isso!
Abraço

Thiago Pereira
08/03/2013, 16:35
Não foi pra mim, mas posso ajudar.
Cambio é de 4 marchas a frente. sendo disposto de L - 2 - D -N - P, tendo botão de OD (over drive) onde desliga a 4 marcha.
Cambio não é muito bem escalonado, parece que falta uma segunda mais reduzida, e entre 100 - 110 fica oscilando entre 3ª e 4ª, com um leve toque no acelerador, e acredito que deva ser parecido com o do Xsara que citou, da trancos, mas mais acentuado somente entre 1ª pra 2ª.
4x4 temos o seguinte com acionamento por alavanca:
4x2 - 4x4 para uso em qualquer terreno, inclusive asfalto, (sua grande diferença e pode ser engatado em movimento até 80km/h) - 4x4 com distribuiçao igual de tração nas 4 rodas (4x4 normal encontrado em qualquer veiculo 4x4) - 4x4 com reduzida.

Sobre o comportamento em trilhas tem quem possa responder melhor isso!
Abraço

X2!

Na trilha o cambio não deixa a desejar, apesar da reduzida na minha opinião não ser curta o suficiente.
Usando o L na trilha evita-se trocas de marcha desnecessárias e poupa o cambio, apenas tem que atentar para a rotação, se começar a trabalhar com muita frequência acima de 3.000 rpm utilize as outras opções do cambio.

redshift
11/03/2013, 23:01
Redshift, ola´.
Vc comentou aqui que garimpou muito aqui. sobre cambio AT na TR4 . Gostaria de saber mais desse cambio pois estou pensando em pegar uma TR4 zero. Sempre tive jipes (TOy, Land, Troller) mas hoje os engarrafamentos do Rio nao permitem mais que a minha coluna (lombar) ficar pisando na embreagem entre 1a , 2a, ponto morto.

Perguntas:
O cambio e´3 ou 4 marchas a frente ?
Quais as opcoes de 4x4 e reduzida ?
Como esse cambio se comporta em trilhas leves ?

Hoje estou dirigindo um XSara 2005 automatico e acho o cambio muito ruim. Carro da tranco na passagem de marcha, pouca aceleração. Dirijo tambem um CRV automat e nele o cambio e´ outra história ! Vc ate´ esquece que o carro tem marcha.

Obrigado

FCH
Como este é o meu primeiro carro automático, não tenho muito o que falar em termos de comparação. No entanto, estou muito satisfeito com o carro embora já comece a identificar situações em que o câmbio poderia ser melhor regulado.
Gostei muito do comportamento do câmbio em estradas com barro. Permite que você se concentre apenas na acelelação e trajetória.
Quanto a sua lombar, faça primeiro um test drive pois o jipinho é mais duro que os suv comuns.
Espero ter ajudado
abraço

SergioMedeiros
11/03/2013, 23:20
Se realmente necessitar de reduzida em piso com alta aderencia, a única solução seria estudar uma forma de substituir o sistema de roda livre automático da TR4 por um manual. Desacopla as rodas e manda ver tranquilo na reduzida.

Edimar_Oliveira
26/06/2013, 10:45
Prezados, dando prosseguimento ao assunto, no meu caso é um 2007/2008 manual, também fico em dúvida quanto ao uso da reduzida. Imaginemos uma situação parecida com a relatada no início do tópico, subida de serra por uns 2 km, muito sinuosa, porém estrada bruta, de terra, bem limpa, estreita, com alguns trechos curtos de terreno solto e pedras.

Neste caso, sem puxar reboque, mas prevendo o longo trecho, é desejável engatar a reduzida logo no início? Ou é melhor subir com o bloqueio central ligado e velocidade mais elevada? Se no meio da subida houver dificuldade maior, apenas com o bloqueio ligado, pode-se ligar a reduzida ou força-se muito o conjunto fazer isso no meio do trecho?

Antes que alguém não entenda, no meu caso, embora saiba que o veículo é robusto e eu já tenha alguma experiência em estrada de terra e barro, mas com veículo comum, nunca usei o TR4 em estradas de terra, ainda vou estreiá-lo nestas condições (Serra de Ibitipoca).

Abraços,

Jimmy Offroad
27/06/2013, 14:14
Para engatar a reduzida da TR4 é recomendável estar parado. Na AT o engate da reduzida o cambio deve estar em neutro, não sei se na MT é assim.

Portanto se tiver na dúvida entre reduzido.

Abs,





Prezados, dando prosseguimento ao assunto, no meu caso é um 2007/2008 manual, também fico em dúvida quanto ao uso da reduzida. Imaginemos uma situação parecida com a relatada no início do tópico, subida de serra por uns 2 km, muito sinuosa, porém estrada bruta, de terra, bem limpa, estreita, com alguns trechos curtos de terreno solto e pedras.

Neste caso, sem puxar reboque, mas prevendo o longo trecho, é desejável engatar a reduzida logo no início? Ou é melhor subir com o bloqueio central ligado e velocidade mais elevada? Se no meio da subida houver dificuldade maior, apenas com o bloqueio ligado, pode-se ligar a reduzida ou força-se muito o conjunto fazer isso no meio do trecho?

Antes que alguém não entenda, no meu caso, embora saiba que o veículo é robusto e eu já tenha alguma experiência em estrada de terra e barro, mas com veículo comum, nunca usei o TR4 em estradas de terra, ainda vou estreiá-lo nestas condições (Serra de Ibitipoca).

Abraços,

neilsonhenriques
27/06/2013, 14:42
Imaginemos uma situação parecida com a relatada no início do tópico, subida de serra por uns 2 km, muito sinuosa, porém estrada bruta, de terra, bem limpa, estreita, com alguns trechos curtos de terreno solto e pedras.


A TR4 vai subir aí até em 4x2, pode ficar tranquilo.

Edimar_Oliveira
28/06/2013, 16:45
Bom, você deve ter experiência no off-road, mas desculpe o comentário, talvez vc não conheça a estrada a que me refiro ...:oops: Ela tem várias curvas em subida, tanto para a direita quanto para a esquerda, por isso, acredito que de 4x2 já seria um exagero de confiança!:euforico:
Enfim, agradecido pelas dicas. No frigir dos ovos, acho que o melhor é arriscar no 4x4 sem bloquear, inicialmente. Acredito que a reduzida vai ser indicada quando for subir lá na chuva ...

Abraços,

redshift
22/07/2013, 02:12
Caro Edimar
Por coincidência estive por Ibitipoca agora em julho e enfrentei estradas do tipo que vc mencionou com 4 passageiros à bordo.
Nas situações mais extremas liguei o bloqueio e a reduzida mesmo no seco e o jipinho subiu tranquilo. Na maioria das situações 4x4 e 1 ou 2 de marcha deu conta legal. Quando choveu a reduzida foi fundamental para descidas muito íngremes; parecia um trator grudado na estrada. Enfim, o carro (AT) teve um desempenho excelente.
Um abraço

Edimar_Oliveira
22/07/2013, 11:17
Agora você também entendeu do que estou falando ...:shock: :euforico:

Realmente lá é meio complicado em determinados trechos. Areia e pedras soltas em alguns trechos e terreno bem argiloso em outros, com muita sombra provocada pelas árvores e muita suida íngreme ... A questão que a estrada na qual eu já passei muito com carro comum, Fusca, Brasília, consegue ser um pouco pior do que a que leva ao parque, daí você tem noção melhor sobre a preocupação. Em breve pretendo fazer um curso de pilotagem em 4x4 para aproveitar melhor o "equipamento".

Mas sei que é um jipe nascido para isso e nesta semana, finalmente, acho que vou ter a oportunidade de testar "in loco"!


Abraços,

SergioMedeiros
23/07/2013, 21:56
Agora você também entendeu do que estou falando ...:shock: :euforico:

Realmente lá é meio complicado em determinados trechos. Areia e pedras soltas em alguns trechos e terreno bem argiloso em outros, com muita sombra provocada pelas árvores e muita suida íngreme ... A questão que a estrada na qual eu já passei muito com carro comum, Fusca, Brasília, consegue ser um pouco pior do que a que leva ao parque, daí você tem noção melhor sobre a preocupação. Em breve pretendo fazer um curso de pilotagem em 4x4 para aproveitar melhor o "equipamento".

Mas sei que é um jipe nascido para isso e nesta semana, finalmente, acho que vou ter a oportunidade de testar "in loco"!


Abraços,

Não precisa ser reduzida, mas se for ligar o 4x4 já seleciona o Part Time (bloqueio do dif central), pois usar o 4x4 full time em subida escorregadia, tanto por cascalhos como por lama, é pior, pois uma roda que fique sem aderencia tira a tração das outras tres. Lembre-se, curva fechada em subida ingreme sempre uma roda traseira sai do chão.. se tiver assim e em 4x4 full time vai voltar pra tras!

Edimar_Oliveira
23/07/2013, 22:16
Sérgio, explica melhor ... Quando eu mudo a alavanca para a reduzida (último estágio) não significa que o bloqueio do diferencial não está acionado também?

Mas acredito que entendi a sua dica, ou seja, em subida íngreme, ao invés de subir somente com o 4x4 acionado (primeiro estágio), eu ligo o segundo (bloqueio do diferencial central) e somente se o terreno estiver muito ruim eu uso a reduzida (último estágio). É isso?

Abraços,

SergioMedeiros
23/07/2013, 22:28
Perfeito entendimento Edimar. As configurações da tração da TR4 são quase que perfeitas. Digo quase porque falta uma opção nela, e que faz muita falta, que seria a reduzida sem o bloqueio do dif central. Caso necessite manobrar com uma carreta, onde precise de torque, mas em terreno com alta aderencia, não vai poder usar a reduzida. Ou então uma subida muito, mas MUITO ingreme, com asfalto, também não vai poder usar a reduzida. Tem um exemplo aqui em Curitiba, que é o final da subida no Morro dos Perdidos, que asfaltaram porque nem 4x4 tava subindo mais... mas pense em uma subida forte e com curvas fechadas.... nesse caso o ideal é usar reduzida.

Resumido voce tem.

4x2 - Uso normal com economia de combustível e componentes
4x4 Full Time - Uso do 4x4 com o dif central desbloqueado, para pisos com alta aderencia. Ótimo para asfalto em dias de chuva.
4x4 Part Time - 4x4 com dif bloqueado. Para terrenos com baixa aderencia, como estradas de cascalho, lama, etc.
4x4 Reduzida - Reduzida com dif central bloqueado. Situações de atoleiro, travessia de rios e subidas fortes na terra, cascalho, lama, etc.

Lembre-se que existe uma linha tenue entre usar o 4x4 full time e 4x4 part time em estradas de terra normais. Existem casos onde bloquear é melhor e casos que não. Nem sempre o diferencial bloqueado é melhor em estradas de terra normais. Isso voce aprende com o tempo... tem que sentir o carro e isso demora viu.

Grande agraço.

Edimar_Oliveira
25/07/2013, 12:06
Explicações para perfeito entendimento, Sérgio!

Eu comprei o meu primeiro 4x4 agora em maio e estava, além de conhecer melhor o veículo em condições normais, fazendo alguns ajustes necessários, como troca de pneus e algumas buchas da suspensão traseira. Enfim, acho que neste final de semana será a "grande" estréia em estradas ruins e possivelmente em condições realmente inadequadas, por que aqui está fazendo um tempo bem ruim, com muita garoa e alguma chuva. Não era minha intenção fazer esta estréia em condições já de barro, preferia no seco primeiro, mas acredito que com a pequena experiência que tenho com Fuscas e Brasílias, inclusive com uso de correntes, vai dar para me sair bem.

Vou fazer as experiências considerando as opções que tenho, elencadas por você acima, mas imagino que o que vou usar mais será o 4x4 Part Time e a Reduzida mesmo nos trechos onde realmente "o bicho pega"!

Semana que vem eu informo como foi.

Abraços,

Vantil Jr
30/07/2013, 13:27
Boa Tarde galera!!!!

sábado agora comprei uma TR4 2003 AT e estou tendo dificuldades para engatar o bloqueio e a reduzida....

engato o 4x4 .. os "pneuzinho" acende no painel - NORMAL
qndo engato o bloqueio .. fica piscando o LOCK e não para de piscar.. (engato isso com o carro parado no "N")
dai tento engatar a reduzida apaga tds as luzes .... (tbm parado no "N")

será q esta engatado ???
ou vou ter q levar na concessionária ?

SergioMedeiros
30/07/2013, 21:59
Se comprou na concessionária, leva lá sim... isso tem garantia de 3 meses.
Pode ser somente o sensor ou então o sistema estar com problema. Na posição da reduzida, o carro anda com as marchas reduzidas?
Testa o 4x4 também... levanta a traseira do carro com um jacaré no diferencial traseiro de modo a tirar as duas rodas traseiras do chão e da uma arrancadinha leve(só pra sair o minimo do lugar). Se andar é pq tá engatando pelo menos.

Edimar_Oliveira
31/07/2013, 09:44
Sérgio, conforme comentei, no final de semana foi um teste "leve" por que lá havia chovido fino e havia barro, mas nada de exagerado. O TR4 parece mesmo ter nascido no barro, se sente à vontade e não dá um mínimo de trabalho. Em locais onde eu já subi com dificuldade em carro sem tração, para ele foi um passeio. Não precisei usar a reduzida, apenas testei o bloqueio e funcionou tudo muito bem. Agora é pegar a mesma estrada com chuva prá ver como vai ser a diversão ...

Vantil, eu não conheço o funcionamento dos automáticos, mas no meu mecânico, quando se muda a alavanca e fica piscando depois da mudança, é por que não engatou correto. E quando se desengata, fica piscando por alguns segundos. O próprio manual fala que, nestes casos, basta andar um pouco que as luzes param de piscar. Siga as dicas do Sérgio, leva na concessionária, se comprou lá ou então, leva num mecânico para fazer os testes, se o problema persiste.

Abraços,

SergioMedeiros
31/07/2013, 10:52
Sérgio, conforme comentei, no final de semana foi um teste "leve" por que lá havia chovido fino e havia barro, mas nada de exagerado. O TR4 parece mesmo ter nascido no barro, se sente à vontade e não dá um mínimo de trabalho. Em locais onde eu já subi com dificuldade em carro sem tração, para ele foi um passeio. Não precisei usar a reduzida, apenas testei o bloqueio e funcionou tudo muito bem. Agora é pegar a mesma estrada com chuva prá ver como vai ser a diversão ...

Abraços,


Edimar, muito cuidado nessa hora... você está entrando em um caminho sem volta hein???? 4x4 vicia e não tem cura!!! heheheheh

Grande abraço e vai postando aí suas experiências....

Edimar_Oliveira
02/08/2013, 16:02
Sérgio, vai virar um vício, não tenho dúvidas! O troço é empolgante mesmo. O melhor dos dois mundos eu nem sabia que ia viver: estradas ruins, muita subida, uso do 4x4 em 70% do trecho e do bloqueio em outros e o consumo ficou nos 8,67 km/l. Prá mim fazer o que ele fez e ainda beber relativamente tão pouco já foi uma grata surpresa!

Já estou ansioso pela próxima oportunidade ...

Abraços,

fabriciopessoa
13/08/2013, 19:29
Sérgio, vai virar um vício, não tenho dúvidas! O troço é empolgante mesmo. O melhor dos dois mundos eu nem sabia que ia viver: estradas ruins, muita subida, uso do 4x4 em 70% do trecho e do bloqueio em outros e o consumo ficou nos 8,67 km/l. Prá mim fazer o que ele fez e ainda beber relativamente tão pouco já foi uma grata surpresa!

Já estou ansioso pela próxima oportunidade ...

Abraços,

O mais legal é quando tu planejas as viagens procurando trechos com estrada de chão, ou quando tu pára pra pedir informação sobre como ir a tal lugar SEM pegar asfalto, o pessoal te diz que não é recomendável porque a estrada é ruim. Tu abre aquele sorrisão e a pessoa fica com cara de quem não entendeu nada....

Edimar_Oliveira
13/08/2013, 20:08
É isso aí, Fabrício! Aqui em minha cidade tem locais que são bem ruins as condições das vias. O abusado passa pelos buracos como se estivesse passeando ... Nem toma conhecimento!

Abraços,

SergioMedeiros
13/08/2013, 22:12
O mais legal é quando tu planejas as viagens procurando trechos com estrada de chão, ou quando tu pára pra pedir informação sobre como ir a tal lugar SEM pegar asfalto, o pessoal te diz que não é recomendável porque a estrada é ruim. Tu abre aquele sorrisão e a pessoa fica com cara de quem não entendeu nada....

Fabrício, pior ainda é quando viaja pelas rodovias olhando as entradas ruins de estrada de terra e já fica pensando onde que vai dar... e bate aquela vontade de sair do caminho!!! hehehe...

fabriciopessoa
13/08/2013, 23:21
Fabrício, pior ainda é quando viaja pelas rodovias olhando as entradas ruins de estrada de terra e já fica pensando onde que vai dar... e bate aquela vontade de sair do caminho!!! hehehe...
Hahaahhaah, faço sempre isso... Pior mesmo é quando truques fazer uma dessas mas tá com a patroa do lado... Elas dificilmente entendem... Heheheh
mas consegui convence-lá algumas vezes, como quando. Fomos de Brasília a recife por estradas secundarias... Mas parece que elas não entendem nunca quea graça de ter um 4x4 é se meter nesse tipo de coisa... Ainda tô em processo de desenvolvimento da minha mulher nesse quesito... Um dia eu chego lá;)

SergioMedeiros
14/08/2013, 10:57
Hahaahhaah, faço sempre isso... Pior mesmo é quando truques fazer uma dessas mas tá com a patroa do lado... Elas dificilmente entendem... Heheheh
mas consegui convence-lá algumas vezes, como quando. Fomos de Brasília a recife por estradas secundarias... Mas parece que elas não entendem nunca quea graça de ter um 4x4 é se meter nesse tipo de coisa... Ainda tô em processo de desenvolvimento da minha mulher nesse quesito... Um dia eu chego lá;)

Cara, se eu te contar que quem me colocou no mundo 4x4 foi a minha esposa!!! hehehehe.... Ela incentiva a fazer dessas!!! Parceira total.... nesse quesito eu ganhei na loteria!!!
Grande abraço.

fabriciopessoa
14/08/2013, 11:41
Cara, se eu te contar que quem me colocou no mundo 4x4 foi a minha esposa!!! hehehehe.... Ela incentiva a fazer dessas!!! Parceira total.... nesse quesito eu ganhei na loteria!!!
Grande abraço.
Bah velho, diz pra tua mulher abrir um grupo de discussão de mulheres de donos de 4x4 !!! Garanto que todos nós e os donos de lava-jatos seriam muito mais felizes! Heheheh
abraço mano velho!

ldmelo
26/08/2013, 14:44
A TR4 vai subir aí até em 4x2, pode ficar tranquilo.

Eu também acho.

Mas voltando a questão da trava do diferencial, até onde sei a trava da TR4 é do diferencial central, diferente de outras viaturas que travam o diferencial traseiro e dianteiro. Ou seja, na TR4 a trava diz que vai a mesma rotação pro eixo dianteiro e pro eixo traseiro, mas NÃO significa que vai a mesma rotação pro pneu esquerdo e pro pneu direito do mesmo eixo. Conseqüência disso é que o pneu direito pode rodar mais que o pneu esquerdo do mesmo eixo, mesmo com o carro travado e você força menos o sistema fazendo curvas do que em veículos que travam tudo. De qq forma não é recomendável fazer curvas com diferencial travado em asfalto com a TR4,

Edimar_Oliveira
26/08/2013, 15:26
Bom, você deve ter experiência no off-road, mas desculpe o comentário, talvez vc não conheça a estrada a que me refiro ... Ela tem várias curvas em subida, tanto para a direita quanto para a esquerda, por isso, acredito que de 4x2 já seria um exagero de confiança!

Acredito que, além de desgastar pneus traseiros sem necessidade, por que vai patinar nas curvas, não faz sentido forçar o conjunto usando apenas o 4x2, se há o recurso do 4x4 ...

Abraços,

SergioMedeiros
26/08/2013, 18:18
Eu também acho.

Mas voltando a questão da trava do diferencial, até onde sei a trava da TR4 é do diferencial central, diferente de outras viaturas que travam o diferencial traseiro e dianteiro. Ou seja, na TR4 a trava diz que vai a mesma rotação pro eixo dianteiro e pro eixo traseiro, mas NÃO significa que vai a mesma rotação pro pneu esquerdo e pro pneu direito do mesmo eixo. Conseqüência disso é que o pneu direito pode rodar mais que o pneu esquerdo do mesmo eixo, mesmo com o carro travado e você força menos o sistema fazendo curvas do que em veículos que travam tudo. De qq forma não é recomendável fazer curvas com diferencial travado em asfalto com a TR4,

Amigo, sua análise está incorreta.

Em curvas, além da diferença de velocidades das rodas do mesmo eixo, temos a diferença de velocidade entre os eixos dianteiro e traseiro. O eixo dianteiro executa uma parábola maior em curvas que o eixo traseiro. Se voce aplica a mesma força nos dois eixos, o traseiro estará forçando, e muito.

Carro sem dif. central ou com dif central bloqueado, e eixos dianteiro e traseiro bloqueados praticamente nem faz curva!

Sem dúvida alguma, não se deve bloquear o diferencial central em asfalto em qualquer situação, seco ou molhado! Dif central travado somente em pisos de baixa aderência.

Alexandre Magno
07/09/2013, 19:53
A posição L trava o cambio AT na 1ª?

SergioMedeiros
08/09/2013, 00:18
Isso... L = primeira.

Fernando_Cesar
09/09/2013, 23:26
Boa noite,

Acabei de pegar uma TR4 2011 AT e gostaria de saber se alguém sabe se tem diferença para a reduzida da MT para a AT. Pergunto pois fazia algumas trilhas com a TR 2010 MT de um camarada e na descida ela segurava legal, a minha eu coloco no L e ligo a reduzida na mesma descida e ela embala e não segura nada. Será que está paulado ou por ser AT não segura mesmo? Oq poderia ser? Ela está com 18.500km e pelo que vi nunca deve ter usado o 4x4, era de uma velha...
Onde em SP poderia levar para ver isso sem ser na MIT?
Abraço

SergioMedeiros
10/09/2013, 00:04
Não segura mesmo. Por isso AT não é o cambio recomendado para trilhas e offroad mais agressivo. As relações do AT são mais longas... o que prejudica muito a sua performance offroad.

Fernando_Cesar
10/09/2013, 23:27
Valeu Sergio, achei que era isso mesmo, mas sempre fica aquela dúvida....o esquema é arrebenta na subida que na descida o freio vai canta...

abraço

saulo_borges
10/09/2013, 23:42
Não segura mesmo. Por isso AT não é o cambio recomendado para trilhas e offroad mais agressivo. As relações do AT são mais longas... o que prejudica muito a sua performance offroad.
Opa. TR4 AT reduzida em L segura sim. Pode ser menos que a MT, mas por diferença nas relações. Afinal uma tem 4 marchas e a outra 5. Mas nesta condição ela fica engatada de primeira com redução, da mesma forma.
Mas vc está certo, AT tradicional não foi feito para condução agressiva, seja off ou on road.

SergioMedeiros
11/09/2013, 02:02
Opa. TR4 AT reduzida em L segura sim. Pode ser menos que a MT, mas por diferença nas relações. Afinal uma tem 4 marchas e a outra 5. Mas nesta condição ela fica engatada de primeira com redução, da mesma forma.
Mas vc está certo, AT tradicional não foi feito para condução agressiva, seja off ou on road.

Saulo, em comparação com um cambio MT reduzido, a primeira reduzida do AT não chega perto do MT. Muitas situações de descidas ingremes tem que usar o freio com o cambio AT, mesmo em L e reduzido.
A segunda reduzida da Defender segura mais que a primeira reduzida do AT da L200. Tem que usar o freio junto pq não da conta.

Abs

Vitor DF MA e TO
04/05/2018, 12:38
Moçada retirando o tópico do Bau!!!
estou com uma tr4 2011 com 60km. Já li muita coisa no forum, ja comprei muitas peças ai pra uma revisão grande!
O problema agora está a minha desconfiança da reduzida! Quando aciono a reduzida eu não sinto aquele "aumento de potência" do motor! Aqui em casa temos hilux e s10, e em ambos quando aciono a reduzida e em 1º marcha o carro praticamente não sai do lugar, vira um trator!! Na descida nem precisa de freio e na subida com buracos não preciso da embreagem! Na TR4 eu não senti diferença alguma em estar reduzido ou não!!! Percebi que as 4 rodas estavam sim girando na reduzida, porém não senti diferença do motor!!!

Esse comportamento é normal?

Aproveitando pra tirar outra dúvida que já li muito aqui, mas não compreendo! O bloqueio da TR é no diferencial central e não nas rodas, assim entendo que as 4 rodas estão girando com força do motor 50% dianteira e 50% traseira, mas em caso de alguma das rodas patinarem, fico sem força na outra!!! estou correto pessoal?

Edimar_Oliveira
04/05/2018, 14:27
Vitor, os mais experientes aqui vão explicar melhor, mas para o leigo, permita discordar de você. O diferencial central do TR4 existe exatamente para "desligar" o eixo traseiro do dianteiro. Portanto, se você usar o bloqueio do diferencial, se uma roda do dianteiro ou traseiro girarem em falso, não faz o TR4 parar, por que o outro eixo vai estar firme. Agora, se não tiver o bloqueio de cada roda (extra, não é original), se uma roda de um eixo perder o apoio (girar em falso), a outra não vai girar. Portanto, numa situação em que o TR4 estiver com bloqueio central acionado, se uma roda de cada eixo perder o apoio, entendo que a viatura não vai sair do lugar ...

marcelpb
11/09/2018, 23:12
Aproveito o excelente papo dos confrades e pergunto sobre o over drive quanto ao momento de aciona-lo em relação ao 4x4 com bloqueio ou sem. Li por aí que não podemos acionar o 4x4 com a roda livre acionada. É verdade?

Meggy
08/12/2019, 22:23
Compartilhando...

” A marcha reduzida deve ser utilizada apenas em trechos de trilhas pesadas, com atoleiros e ladeiras íngremes, segundo Nelson de Almeida Filho, o instrutor de condução off-road. “Com o recurso selecionado, o carro multiplica o torque em baixas velocidades, exatamente para ajudar o veículo a sair de terrenos sem aderência. Ela também é útil para rebocar outro carro”. Além disso, Junior comenta que a redução de marcha também pode ser utilizada em situações em que é o freio-motor pode entrar em ação, no caso de descidas enlameadas. “Com a reduzida engatada em vez de brecar o carro, eu acelero, para garantir maior atrito sobre as rodas e não perder controle sobre o carro”. A redução é tão pesada que o utilitário tem que estar parado na hora do acionamento.”
Fonte: Site da Auto Esporte

link:Saiba como usar adequadamente as funcoes do seu veiculo 4X4 - AUTO ESPORTE | Servico (https://revistaautoesporte.globo.com/Servico/noticia/2014/06/saiba-como-usar-adequadamente-funcoes-do-seu-veiculo-4x4.html)

RafaelVans
15/03/2020, 21:05
Pessoal alguem tem alguma posição quanto a duvida do Vitor, pois é a minha tambem. Tenho uma tr4 2011 e percebi a mesma coisa. Antes de compra la andei em uma 2005 e quando liguei a tração senti que estava andando em um trator ao contrario da minha 2011. Na 2011 sinto sim uma leve diferença. Ex. Sem redução o carro chega morrer se tentar sair de 2 marcha e com redução ja consigo sair, mas como disse é um leve aumento de força. Alguem tem ideia do que seja?

RafaelVans
16/03/2020, 08:53
Moçada retirando o tópico do Bau!!!
estou com uma tr4 2011 com 60km. Já li muita coisa no forum, ja comprei muitas peças ai pra uma revisão grande!
O problema agora está a minha desconfiança da reduzida! Quando aciono a reduzida eu não sinto aquele "aumento de potência" do motor! Aqui em casa temos hilux e s10, e em ambos quando aciono a reduzida e em 1º marcha o carro praticamente não sai do lugar, vira um trator!! Na descida nem precisa de freio e na subida com buracos não preciso da embreagem! Na TR4 eu não senti diferença alguma em estar reduzido ou não!!! Percebi que as 4 rodas estavam sim girando na reduzida, porém não senti diferença do motor!!!

Esse comportamento é normal?

Aproveitando pra tirar outra dúvida que já li muito aqui, mas não compreendo! O bloqueio da TR é no diferencial central e não nas rodas, assim entendo que as 4 rodas estão girando com força do motor 50% dianteira e 50% traseira, mas em caso de alguma das rodas patinarem, fico sem força na outra!!! estou correto pessoal?

Vítor, conseguiu resolver o problema da reduzida sem força?

Thiago Rodovalho
29/09/2022, 15:58
Boa tarde, prezados!

Tenho uma dúvida, posso usar a segunda marcha quando estou com a reduzida (4LLc) engatada???

Minha Tr4 é manual, sempre usei a segunda marcha com a reduzida, mas li em algum blog que não é bom, procede?


Obrigado.

Glaicon
30/09/2022, 08:55
Boa tarde, prezados!

Tenho uma dúvida, posso usar a segunda marcha quando estou com a reduzida (4LLc) engatada???

Minha Tr4 é manual, sempre usei a segunda marcha com a reduzida, mas li em algum blog que não é bom, procede?


Obrigado.
Sim, pode usar as marchas normalmente.
Claro que terá a redução de velocidade.
As pessoas apenas não usam as marchas mais altas porque a reduzida é para momentos de força e controle, seja para transpor um obstáculo, andar em dunas, desatolar outra viatura, ou sair de um atoleiro.
Fora isto, como um terreno escorregadio, aonde você consegue se deslocar com certa velocidade, mais prático andar no 4X4 Hi.:concordo:

Thiago Rodovalho
30/09/2022, 09:05
Muito obrigado, Glaicon!